EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é a verdade?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O que é a verdade? Empty O que é a verdade?

Mensagem por mjp Dom Out 23 2011, 18:08

O que é a verdade? Sabemos que esta pergunta tem encontrado eco entre muitos homens e mulheres de todas as épocas e das mais variadas áreas do conhecimento. Até mesmo Pilatos perguntou isso mesmo a Cristo por alturas do seu julgamento.

Eu não sei o que é a verdade, como nunca souberam todos aqueles que se deram ao trabalho de procurá-la e até mesmo de dedicar toda a sua vida ao serviço dessa nobre causa. Mas somente o facto da humanidade se interrrogar sobre o que é a verdade é sinal do quanto nos é importante, enquanto seres pensantes, a necessidade de respostas para perguntas que nos acompanham ao longo da vida, embora em graus diferentes de intensidade segundo a nossa própria natureza. Lembro-me de Fernando Pessoa quando desejava ser como a ceifeira que no afã do seu trabalho tinha ainda alegria para cantar (ou para calar as suas dores, acrescento eu) sem muita preocupação com a razão da sua exist~encia ou sem racionalizar em demasia as suas dores ou sentimentos. Como ele próprio arrazoaria por outras linhas "um gato é mais feliz do que eu" porque o gato não pensa nem se interroga.

Mas tem a busca da verdade algum interesse prático? Bom, diria asssim de repente que procurar a verdade enquanto conceito ideal ou filosófico talvez só para alguns raros resulte imediatamente em por um bom bife no prato e num tecto em cima da cabeça. Mas procurar a verdade nas suas múltiplas facetas estudadas nas ciencias humanas e técnológicas tem sido crucial no desenvolvimento da nossa sociedade quer em termos de organização enquanto sociedade ( a democracia vem dos gregos, pais da filosofia, a ideia de justiça, proporcionalidade e equidade nasce de pensadores como Emmanuel Kant ou Hegel, os ideais da Revolução a verdadeFrancesa vão beber a filósofos como Montesquieu, Voltaire ou Rosseau e não menos importante o valor da dignidade da vida humana enquanto tal tem origem nos pensadores cristãos que desde Sto. Ireneu a Sto. Agostinho, passando tantos outros que não vem ao caso agora citar, mudaram por completo a forma de olharmos para nós e para os outros e para a necessidade de nos aperfeiçoarmos debaixo de princípios de verdade, conceptual ou física, sem os quais talvez a vida fosse hoje bem mais dura e difícil do que ela já é.

Por isso á pergunta o que é a verdade? tenderia a responder algo de contornos parecidos com isto: a verdade é a explicação final e primeira para a razao da nossa existencia, que precisamos adquirir ou ir aquirindo enquanto seres limitados, para cumprirmos a plenitude da nossa existencia. Por essa razão contuarei em busca da verdade sabendo que se nao a encontrar toda, pelo menos os pedaços que vou adquirindo do todo me dão a força, o conforto e a satisfação necessária para continuar em busca dessa plena satisfação. Será Deus a verdade suprema? Será Deus a explicação para a nossa existencia? Eu penso sincera e convictamente que sim, mas talvez noutra altura e consoante o interesse que este tópico despertar poderemos voltar a este assunto.

Desculpem-me a pontuaçao e acentuaçao mas estou com problemas no meu teclado.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a verdade? Empty Re: O que é a verdade?

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 23 2011, 21:27

MJP Laughing não precisavas abrir um Tópico para responder à minha pergunta lá no outro tópico.
Porém e já que abris-te e quem sabe até pode interessar aos usuários.

Vou dizer o que para mim é a verdade.
A verdade é algo que procuramos desde que nos sentimos gente, todavia, por muito que procuremos a verdade ela se torna cada vez mais difícil de acreditar. O que hoje achamos que é a verdade amanhã já não é tanto assim.

Todos procuramos a tal verdade que para mim pode ser uma e para outra pessoa a verdade já é algo totalmente diferente.

Sim, a verdade é talvez uma ciência ou uma teologia ou o que quer que seja, que o homem irá procurar por toda a sua vida, sem realmente encontrar.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos