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Por que eu não sou um neo-ateu?

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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 28 2013, 22:04

Alguns ficam confusos com a minha posição quanto à religião. Alguns chegam a pensar que sou católico e quando digo que sou ateu se assustam. Isto porque não me engajo em militância ateísta, não me identifico com os “neo-ateus” e acho a antirreligião uma babaquice que vai contra os princípios de liberdade individual ao culto, à associação e à expressão.

Sou um ateu despreocupado. Não me preocupo se as pessoas adoram Javé, Allah, ou Iansã. Isto não é relevante para mim. Deuses não são relevantes para mim. Eu os desconsidero em toda e qualquer atividade cotidiana da minha vida. Penso que a religião é um hábito, uma tradição da maioria das pessoas, embora hajam aqueles que de fato tenham e vivam a fé.

Tive minha fase de contestação da religião e de “neo-ateísmo”, mas nunca tive uma oposição forte à “rebeldia” inicial por causa da educação que minha mãe, descrente, me deu. Por isso acho muito infantil o modo como se portam hoje ateus de mais de 20 anos na cara que parecem pré-adolescentes com oxiúros. Por isso listei dez razões para que você, ateu level 1, não seja um neo-ateu por muito tempo.

1. Ateísmo não é diploma
Descobriu que é ateu ontem? Ótimo. Não precisa usar as palavras “lógica”, “razão” e “argumento” cinco vezes por frase. O fato de ser ateu não te faz mais inteligente, melhor informado ou maior conhecedor da ciência. Na verdade, grandes gênios da humanidade foram crentes até o final de suas vidas e grandes nomes da ciência hoje continuam sendo crentes. Considere que ateísmo, apesar de não ser recente, é uma filosofia minoritária entre as pessoas. A maioria das pessoas é crente e não deixa de desenvolver habilidades fantásticas por causa disso.


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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 28 2013, 22:05

O grande problema dos neo-ateus é justamente o proselitismo. A maioria está recém se descobrindo como ateu e precisa se afirmar de um jeito ou de outro. O resultado é um púbere falando besteira e ofendendo os outros porque acha que é um iluminado que descobriu a verdade.

2. Religião não é doença
O neo-ateu acha que foi milagrosamente curado, e acredita que deve curar os outros “doentes”. Insiste que a religião é um mal no mundo e que ela precisa ser eliminada. Na sua cabeça, a religião é instrumento de poder, de dominação, de enganação, etc.

Iludido pela novidade, embarca numa verdadeira pregação do Devangelho. É um dever moral fazer o maior número possível de desconversões.


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Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 28 2013, 22:05

Não sabe portanto que a religião nunca foi o mal, e sim a repressão religiosa. Repressão religiosa é feita de religião para religião e de ideologias políticas para religiões em geral. Quando sustentamos que a religião é um mal a ser eliminado, estamos perpetuando justamente a repressão religiosa.

3. Ignorância não é força
Caindo na ilusão de que tudo que é contra a religião é “científico”, o neo-ateu pensa que crer em figuras do “ateísmo” é um tipo de ceticismo ou livre pensamento. Repete ipsis literis as besteiras de Sam Harris e Richard Dawkins sem considerar se estas pessoas estão habilitadas para discutir o assunto ou se o que dizem é lógico e faz sentido. Acreditar no que diz Dawkins sobre Teologia é como acreditar no que diz Craig sobre zoologia. Ambos podem emitir opinião sobre o assunto, mas nenhum está qualificado para discuti-lo com propriedade. Dawkins é um excelente zoólogo, e só isso.


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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 28 2013, 22:06

Para deixar o estado de credulidade do neo-ateu, é necessário que ele entenda que o ateísmo é uma postura filosófica como as outras, que precisa ser estudada se pretende levá-la à sério. Não se pode discutir religião sem entender religião. E entendê-las não através de esteriótipos desenhados por aqueles que as atacam. Sem conhecer os argumentos do outro lado, jamais se pode ter segurança e convicção da própria posição, mas sim uma opinião escorada na credulidade, como a de um crente fanático sem conhecimento da própria doutrina religiosa.

É mais fácil ler críticas contundentes à religião em autores que escreveram há séculos como Locke, Paine e Mill, ou até religiosos como Erasmo de Roterdã, do que nos livros de comédia e ficção de nova seita antiteísta.

4. Antiteísmo não é ateísmo
Chame como quiser: neo-ateísmo, ateísmo militante, humanismo secular, fundamentalismo ateu, etc. Antiteísmo não é ateísmo. Ateísmo, com prefixo -a-, indica uma ausência: ausência de crença, de religião, de deus ou deuses. Um ateu não acredita que deuses existem (ou acredita que deuses não existem, dá na mesma), e não segue religião teísta alguma. É só isso. Ateísmo acaba aí.

Hoje em dia pouca gente pensa nisso, mas um ateu poderia acreditar em espíritos, forças sobrenaturais e planos não-materiais. É suficiente para ser ateu que não se acredite em divindades. Nada impede a existência de um espiritismo ateu, por exemplo. De fato, existem até religiões ateístas como o positivismo (religião da humanidade), o humanismo, a cientologia, etc.

Antiteísmo é oposição às religiões teístas e ao pensamento teísta. Na prática, significa que o antiteísta acredita que a religião e a crença em deuses são um mal a ser eliminado. O antiteísmo é portanto tão intrusivo quanto uma religião expansionista, já que busca a conversão. Ou, neste caso, a “desconversão”.

5. Se fosse para pregar, eu seria crente
O antiteísta não se contenta em pregar que a religião é nociva e (des)converter os outros para a sua seita. O neo-ateu também se congrega em igrejas, virtuais ou não. Eles se juntam em congregações como a ATEA, a Liga Humanista Secular, etc.

Se fosse para pregar, ter liturgia, ir numa congregação e ter discurso oficial, eu seria crente. Qual o sentido de se congregar em torno de uma descrença? É como juntar pessoas num clube de não-torcedores do Flamengo, ou numa associação de não-moradores da Vila Cruzeiro. É óbvio que as associações se dão em razão de características comuns e positivas: torcedores do Flamengo e moradores da Vila Cruzeiro. Anticomunistas se associam, antifascistas se associam, anticapitalistas se associam. No caso dos neo-ateus, são antiteístas e antirreligiosos se associando em prol de uma doutrina política antirreligiosa.

Texto completo:
http://direitasja.com.br/2012/04/07/por-que-eu-nao-sou-um-neo-ateu/


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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por mjp Sex Mar 01 2013, 01:07

UP!

Imperdível! Não estou sozinho quando penso o que penso e como penso.
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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por pascoalnaib Sex Mar 01 2013, 09:22

mjp escreveu:UP!

Imperdível! Não estou sozinho quando penso o que penso e como penso.
mjp fale um pouco de suas ideias para nós trocarmos algumas considerações. Wink


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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por mjp Sex Mar 01 2013, 22:16

Partamos daqui:

1. Ateísmo não é diploma (Conforme texto inserido no comentário acima):

Descobriu que é ateu ontem? Ótimo. Não precisa usar as palavras “lógica”, “razão” e “argumento” cinco vezes por frase. O fato de ser ateu não te faz mais inteligente, melhor informado ou maior conhecedor da ciência. Na verdade, grandes gênios da humanidade foram crentes até o final de suas vidas e grandes nomes da ciência hoje continuam sendo crentes. Considere que ateísmo, apesar de não ser recente, é uma filosofia minoritária entre as pessoas. A maioria das pessoas é crente e não deixa de desenvolver habilidades fantásticas por causa disso.


Não mudo, sequer, um acento gráfico na ideia que é transmitida.

Torna-se, não obstante, imperioso que acrescente para posterior desenvolvimento do raciocínio, no entanto, que nem ateu ou neo-ateu, religioso, crente, agnóstico, esquerdista ou de direita, conservador ou revolucionário, do Flamengo, do Benfica, ou do Real Madrid é, ou deixa de ser, o que vem expresso nesta primeira ideia, mesmo que a corrente de pensamento seja minoritária ou maioritária. E acrescento isto, porque mesmo que nos agrupemos, eventualmente, num destes “ideais”, o indivíduo nunca deixa de ser ele mesmo. Por outras palavras, tenho encontrado melhores argumentos nas escolas que defendem o ser humano como um ente que é primariamente um indivíduo solitário que tem necessidade de se socializar, que um ente social que necessita de espaço individual. Embora esta minha afirmação pareça completamente pacífica para a maioria dos que sobre este assunto se debruçam, a verdade é que estas correntes do pensamento, prefiro chamar-lhes assim que movimentos, pois de formas de pensar se tratam, arrastam consigo, ainda que em último rácio e de forma muito disfarçada, consequências sociais que negariam na prática, a livre expressão da liberdade individual.

2-...
3-...
4-...
5-...

Ora, parece resultar claro dos outros 4 pontos, que a interpretação extensiva que faço do ponto 1, e daí a importância dessa interpretação extensiva, leva à irremediável conclusão, que a forma como se querem fundamentais certas verdades isoladas, como que as forçam a fazerem parte de um resultado global ao qual elas são estranhas, pois a liberdade que cada verdade de per si encerra, não pode ser contraditada por um resultado que se pretende verdadeiro, mas que nega os postulados de verdades livres do qual se partiu. Este é o grande, real e verdadeiro perigo do anti-fundamentalismo dos anti-fundamentalistas… pelo que, em sede teórica e pela demonstração da sua contradição na vida individual e social, onde se querem aplicadas as melhores e mais consistentes teorias, os partidários das correntes anti-fundamentalistas, demonstram ser, consciente ou inconscientemente, mais auto destrutivos e, eles próprios, mais perigosos e fundamentalistas para uma sociedade que se quer livre e esclarecida, que aqueles que pretendem desmascarar como perigosos impositores de uma qualquer verdade de que natureza for.

Aguardo, agora, meu caro Pascoal, uma opinião tua sobre este assunto.

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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

Mensagem por pascoalnaib Ter maio 28 2013, 20:03

mjp cita:
Este é o grande, real e verdadeiro perigo do anti-fundamentalismo dos anti-fundamentalistas… pelo que, em sede teórica e pela demonstração da sua contradição na vida individual e social, onde se querem aplicadas as melhores e mais consistentes teorias, os partidários das correntes anti-fundamentalistas, demonstram ser, consciente ou inconscientemente, mais auto destrutivos e, eles próprios, mais perigosos e fundamentalistas para uma sociedade que se quer livre e esclarecida, que aqueles que pretendem desmascarar como perigosos impositores de uma qualquer verdade de que natureza for.
Concordo. O pensamento quando elaborado como "destruidor" ou "redentor" tende a intolerância e isso infelizmente está causando maniqueísmos e divisões sem sentido. O verdadeiro conhecimento é agregador e de uma certa forma contribue para a evolução de todos os envolvidos.


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Por que eu não sou um neo-ateu? Empty Re: Por que eu não sou um neo-ateu?

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