EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espero que o céu exista!

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Espero que o céu exista!

Mensagem por Ana Cláudia Qui Ago 08 2013, 15:47

Ontem tive uma experiencia muito diferente.

Estive com uma senhora, familiar, numa aldeia no interior de Portugal, 95 anos, toda de negro há anos incontáveis, com o nariz ao pé dos joelhos por motivos de muito trabalho na vida e questões de saúde, com tanta dificuldade em se movimentar mas com a cabeça completamente sã e memória melhor que a minha.

E eu que não sou particular fã de "velhos" (confesso meu pecado), ouvi-a com toda a atenção. A conversa é estranha para mim, criada como TJ e sem conhecimento profundo da religião católica.

Aprendi, aprendi o significado da acção de benzer. Sim, não sabia. Benzer na testa para afastar os maus pensamentos, benzer a boca para afastar as más palavras e benzer o peito para afastar as más obras que nascem no coração. O benzer "normal" sempre que a tentação se aproxima.

As obras de misericórdia, do corpo e do espírito. A obrigatoriedade de rezar pelos outros, vivos e mortos para que também os outros possam ter os seus pecados perdoados para irem para o céu.

A obrigatoriedade de ir á missa porque deus quando esteve na terra deixou essa ordem. Rezar o terço todos os dias ás 18h30 para garantir protecção divina. "Porque se não dermos importância a deus todos os dias ele também não nos dará importância a nós". "Vocês não rezam nem vão á missa, vocês estão em perigo!"

E mais umas quantas coisas com pouca ou nenhuma base bíblica, mas que para ela fazem tanto sentido que são, agora, o sentido da vida.

Esta senhora está consciente da sua partida a qualquer momento, está a organizar a sua partida mesmo, e está completamente em paz, em paz consigo e com a sua fé.

E sente que tem um lugar no céu á sua espera. E eu saí de lá a desejar que o céu exista para ela!
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Qui Ago 08 2013, 16:28

Muito bom......



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por searchingthetruth Qui Ago 08 2013, 18:00

Mais uma pobre alma formatada pelas religiões...



avatar
searchingthetruth

Mensagens : 326
Likes : 8
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Qui Ago 08 2013, 20:02

Formatada sim, mas e bom acreditarmos em alguma coisa..... E aSrª acredita nisso é o que a faz Viver ou sobreviver. Temos de acreditar em algo ter fé em algo. Se não somos vazios e sem esperança vamos cair cedo...... Bem pelo menos acredito nisso



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Ana Cláudia Qui Ago 08 2013, 20:36

searchingthetruth escreveu:Mais uma pobre alma formatada pelas religiões...
A agnóstica que habita em mim concorda em absoluto com a tua afirmação.

Mas há outra que habita em mim que gostava (tanto) de ter fé e que acha que esta mulher nos seus 95 anos é feliz com a sua fé e feliz na sua ausência de duvidas existenciais.

Podemos discutir se ser feliz na ignorância é bom ou mau... mas para quê aos 95 anos?

Quem ficou com questões existenciais fui eu! Será que vale a pena incomodar a paz de espírito dos outros? Obviamente que coloco esta questão apenas quando a religião não tem consequências destrutivas.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Qui Ago 08 2013, 20:58

E eu concordo contigo atena,  nao temos o direito de derrubar a fe de ninguem mesmo que acredite em tretas. Ate dentro da torre ha pessoas felizes com a esperança que teem, isso faz com que elas vençam as dificuldades da vida.

Mas esperança e fé podemos ter. A religião nao e unica coisa que nos faz ter fé... podemos ter esperança e fé em muita coisa mesmo que nao seja em Deus.......


Última edição por Atena em Qui Ago 08 2013, 21:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção ortográfica)



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Qui Ago 08 2013, 21:57

Atena escreveu:

Aprendi, aprendi o significado da acção de benzer. Sim, não sabia. Benzer na testa para afastar os maus pensamentos, benzer a boca para afastar as más palavras e benzer o peito para afastar as más obras que nascem no coração. O benzer "normal" sempre que a tentação se aproxima.

As obras de misericórdia, do corpo e do espírito. A obrigatoriedade de rezar pelos outros, vivos e mortos para que também os outros possam ter os seus pecados perdoados para irem para o céu.

A obrigatoriedade de ir á missa porque deus quando esteve na terra deixou essa ordem. Rezar o terço todos os dias ás 18h30 para garantir protecção divina. "Porque se não dermos importância a deus todos os dias ele também não nos dará importância a nós". "Vocês não rezam nem vão á missa, vocês estão em perigo!"

E mais umas quantas coisas com pouca ou nenhuma base bíblica (...)
Uns supersticiosos estes católicos! Sem base bíblica nenhuma... ou... será que têm?... e andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais?...

Olha, se eu fosse só pelo que está escrito preto no branco... nem uma cadeirinha em Direito tinha conseguido fazer... pois não Sara Mel? Tanta coisa escondida debaixo do preto no branco!... O espírito da lei! Lembras-te Sara Mel? Do espírito da lei?... nem uma palavrinha escrita e estava lá tudo! Um dia destes a ver se ganho paciência e volto ao espírito da lei!...
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Qui Ago 08 2013, 22:02

Ja agora MJP o que podemos então tirar nas entrelinhas do Preto e do branco? Como uma vez te perguntei gostava de saber mais sobre as crenças catolicas. Pois como disseste e bem 'andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais''



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Qui Ago 08 2013, 22:12

Crixus escreveu:Ja agora MJP o que podemos então tirar nas entrelinhas do Preto e do branco? Como uma vez te perguntei gostava de saber mais sobre as crenças catolicas. Pois como disseste e bem 'andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais''
A lei (ou a norma) é servida pelo seu espírito (pelo que dela emana de bom e justo e que ela prossegue) e é a letra que serve o espírito e não o seu contrário.

Também é assim com a letra da lei da Bíblia. Todo o seu espírito é explicado em e por Jesus Cristo. Vale mais o Sábado ou a vida de um homem? A vida de um homem, explicou Jesus. Se assim é, que vale mais? Regras de homens ou a Igreja de Cristo? Cristo não fundou uma Igreja?... Há pois não, que não fundou... Histórica e biblicamente comprovadíssimo.

Quanto ao resto... é investigar, estudar, trabalhar muito e no duro; logo te envio por MP alguns links que te podem ajudar nesse trabalho. Mas ando cheio de trabalho e um pouco (muito, na verdade) cansado.

Abraço

mjp

P.S. também deixei o meu pc na terrinha e tenho lá muita coisa. Em Setembro, quando lá voltar para ir buscar o que não pude trazer agora, será mais fácl para mim partilhar alguns documentos.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Qui Ago 08 2013, 22:34

Estou a perceber. um amigo meu uma vez tambem me exlicou esse principio do direito, ele deu lhe um nome mas eu nao me lembro...... Fico a espera MJP. e obrigado



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Qui Ago 08 2013, 22:36

Crixus escreveu:Estou a perceber. um amigo meu uma vez tambem me exlicou esse principio do direito, ele deu lhe um nome mas eu nao me lembro...... Fico a espera MJP. e obrigado

enviei-te MP
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Qui Ago 08 2013, 22:42

Olha Crixus, um link de linguagem simples sobre a hermenêutica do espírito da lei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_jur%C3%ADdica
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Setubalense Sex Ago 09 2013, 09:28

No sentido bíblico, da minha parte não faço ideia se existe (como agnóstico que sou), respeitando sempre quem acredita e quem não acredita.
Se for num sentido mais abrangente (panorama observado da Terra), é fácil, é só observar

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9u


"A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito"
Ernest Renan
Setubalense
Setubalense
Membros
Membros

Mensagens : 681
Likes : 49
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 59
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Crixus Sex Ago 09 2013, 13:21

mjp escreveu:Olha Crixus, um link de linguagem simples sobre a hermenêutica do espírito da lei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_jur%C3%ADdica
Obrigado mjp muito esclarecedor.... acho que devia ser ensinado um pouco de direito na escola... mas claro isso era meter as pessoas a saberem demais...


Última edição por Atena em Sex Ago 09 2013, 18:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição caps lock)



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Paulo Neto Sex Ago 09 2013, 17:58

É pá eu até respeito essa coisa das crenças e fé!!!!

Mas infelizmente não consigo acreditar em nada dessas coisas. (que grande céptico me estou a tornar, abandonei a verdade e deu nisto Morrer a rir Morrer a rir  ) Acho que todas essas coisas não passam de histórias sem sentido.

O mundo actual não vive de fé... Vive de realidades observadas...

Fé... só cabe dentro do mundo espiritual. Será que o mundo espiritual é algo necessário para que o ser humano seja feliz?



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 09 2013, 18:23

mjp escreveu:
Uns supersticiosos estes católicos! Sem base bíblica nenhuma... ou... será que têm?... e andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais?...
Referi-me á pouca ou nenhuma base bíblica com o pensamento no acto de benzer, também usei as entrelinhas Very Happy 

Há base biblica para o acto de benzer? Mesmo no "cinzento"?
ellipsis escreveu: Será que o mundo espiritual é algo necessário para que o ser humano seja feliz?
Acredito que sim. Para alguns. As necessidades variam de pessoa para pessoa portanto acredito que sim.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Sex Ago 09 2013, 19:03

Atena escreveu:
mjp escreveu:
Uns supersticiosos estes católicos! Sem base bíblica nenhuma... ou... será que têm?... e andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais?...
Referi-me á pouca ou nenhuma base bíblica com o pensamento no acto de benzer, também usei as entrelinhas Very Happy 

Há base biblica para o acto de benzer? Mesmo no "cinzento"?
Qual cinzento?... Eu não me referi a nenhum cinzento! Mas podes esquecer, que nessa eu não caio... é o caio! Morrer a rir 
Ontem, por causa do cansaço, distraí-me e escorreguei um bocadinho... mas hoje já estou com os sentidos todos alerta! Morrer a rir
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Sex Ago 09 2013, 19:36

ellipsis escreveu:É pá eu até respeito essa coisa das crenças e fé!!!!

Mas infelizmente não consigo acreditar em nada dessas coisas. (que grande céptico me estou a tornar, abandonei a verdade  e deu nisto Morrer a rir Morrer a rir  ) Acho que todas essas coisas não passam de histórias sem sentido.

O mundo actual não vive de fé... Vive de realidades observadas...

Fé... só cabe dentro do mundo espiritual. Será que o mundo espiritual é algo necessário para que o ser humano seja feliz?

Caro ellipsis, tu escreves: "Fé... só cabe dentro do mundo espiritual." Concordo. Assim simples e directo para que não haja confusões.

Depois escreves: " Será que o mundo espiritual é algo necessário para que o ser humano seja feliz?"

Aqui pergunto eu: mas só a fé faz parte do mundo espiritual do Homem? Será que a fé esgota toda a espiritualidade nas pessoas?

Então e ler prosa ou poesia? Os sentimentos que tal acto provoca no leitor?
Ouvir música? idem, aspas
Apreciar arte? idem aspas
Elaborar pensamentos?
Amar? (nas diversas vertentes do sentido etimológico da palavra no grego)
Distinguir o bem do mal?
O certo do errado?
A beleza da fealdade, em sentido estético?

Em que mundo colocas estas realidades? No mundo mental ou emocional, certo? Onde então colocas a fé? Consegues apartar tudo isto e dissecar de forma a isolar a fé como um fenómeno estritamente espiritual de forma a excluires os outros que enumero?

Não tenho lido quase nada de novo sobre estes assuntos, a não ser o que por aqui se vai colocando.

Fiquei curioso!
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Paulo Neto Sex Ago 09 2013, 20:55

mjp escreveu:
Então e ler prosa ou poesia? Os sentimentos que tal acto provoca no leitor?
Se for prosa ou poesia religiosa vai entrar concertesa, se não for não estou a ver como...

mjp escreveu:Ouvir música? idem, aspas
Colo no mesmo patamar de cima
mjp escreveu:Apreciar arte? idem aspas
idem aspas
mjp escreveu:Elaborar pensamentos?
idem aspas
mjp escreveu:Amar? (nas diversas vertentes do sentido etimológico da palavra no grego)
Fé no amor... confused 

mjp escreveu:Distinguir o bem do mal?

O certo do errado?
Adão e Eva...

mjp escreveu:A beleza da fealdade, em sentido estético?
Fala-me português por favor... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir É pa isso é um português muito caro...Morrer a rir 

mjp escreveu:Em que mundo colocas estas realidades? No mundo mental ou emocional, certo? Onde então colocas a fé? Consegues apartar tudo isto e dissecar de forma a isolar a fé como um fenómeno estritamente espiritual de forma a excluires os outros que enumero?

Não tenho lido quase nada de novo sobre estes assuntos, a não ser o que por aqui se vai colocando.

Fiquei curioso!
Na minha modéstia opinião estas realidades se não tiverem a ver com espiritualidade ou religião não necessitam de fé.

Se necessitam, necessitam para quê?



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 09 2013, 21:07

mjp escreveu:
Atena escreveu:
mjp escreveu:
Uns supersticiosos estes católicos! Sem base bíblica nenhuma... ou... será que têm?... e andámos a aprender uma mentira tão profunda que se entranhou tanto no nosso espírito e mente e coração e alma e essas coisas todas, que agora só percebemos biblicamente o preto no branco e nada mais?...
Referi-me á pouca ou nenhuma base bíblica com o pensamento no acto de benzer, também usei as entrelinhas Very Happy 

Há base biblica para o acto de benzer? Mesmo no "cinzento"?
Qual cinzento?... Eu não me referi a nenhum cinzento! Mas podes esquecer, que nessa eu não caio... é o caio! Morrer a rir 
Ontem, por causa do cansaço, distraí-me e escorreguei um bocadinho... mas hoje já estou com os sentidos todos alerta! Morrer a rir
Lamento a citação extensa mas tem de ser.

mjp, anda lá! Eu falava a sério. Gostava desta explicação. Dada por ti e não pelos muitos sites que me vão explicar. Very Happy 

Gosto de te "ouvir". Wink 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 09 2013, 21:20

mjp escreveu:
Em que mundo colocas estas realidades? No mundo mental ou emocional, certo? Onde então colocas a fé? Consegues apartar tudo isto e dissecar de forma a isolar a fé como um fenómeno estritamente espiritual de forma a excluires os outros que enumero?

Não tenho lido quase nada de novo sobre estes assuntos, a não ser o que por aqui se vai colocando.

Fiquei curioso!
A fé coloco no mundo espiritual, aquele que não reconheço ter. Todos os exemplos que dás podem ser colocados no mental e emocional.

Se formos ao significado total da palavra complicamos. O contexto aqui é a fé religiosa, por isso colocada exclusivamente no mundo espiritual.

http://www.significados.com.br/fe/ escreveu:O que é Fé:

Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)

O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:

"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.

"Dar fé": afirmar como verdade

"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.

"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.
Espero ter-te entendido...Embarassed
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Setubalense Sáb Ago 10 2013, 14:13

Calma meninos, mjp e ellipsis.
Não estou aqui a defender ninguém.
Sei que o mjp tem mais que capacidades para se defender, no entanto se me é permitido, o entendimento que tive foi este:
Quando o mjp se referiu a fé, incluiu a mesma no campo espiritual, ou seja, no mesmo campo da espiritualidade estão ouvir música, apreciar arte, elaborar pensamentos, amar, distinguir o bem do mal, distinguir o certo do errado, distinguir o belo do feio.
Ora a fé entre muitas outras “facetas” fazem parte da espiritualidade, ninguém afirmou que para ou vir música ou apreciar arte é preciso ter fé, a fé é uma “situação”, a espiritualidade é outra “situação”.


"A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito"
Ernest Renan
Setubalense
Setubalense
Membros
Membros

Mensagens : 681
Likes : 49
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 59
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Sáb Ago 10 2013, 15:15

Atena (primeiro as senhoras) e ellipsis, meu caros:

Estou ainda atrasado em dois tópicos com o hocosi. Hoje é o meu primeiro fim de semana inteiro em Lx e verdadeiramente o meu primeiro fim de semana em muitos meses. Mas , pronto, penso que o assunto aqui se resume a tal questão da fé.

Antes, só uma nota para o ellipsis, grande preguiçoso, Morrer a rir que é só ir a um dicionário; fealdade: característica do que é morfologica, conceptual ou fisicamente feio, inestético, desarmonioso, etc, que pode provocar repulsa; que do ponto de vista estético se contrapõe ao belo, harmonioso, agradável, etc,. Procurar melhor definição em algum dicionário, que eu aqui não tenho nenhum. Aliás, eu quase nunca carrego muita coisa comigo, sabe-se lá porquê, tavez seja desta minha alma de cigano... Morrer a rir 

Quando coloquei esta pergunta: "Aqui pergunto eu: mas só a fé faz parte do mundo espiritual do Homem? Será que a fé esgota toda a espiritualidade nas pessoas?", foi com a intensão de procurar perceber se "espiritualidade" se confunde unica e exclusivamente com a fé e o fenómeno religioso, ou se fora dele também podemos enquadrar outros atributos humanos como os que enumerei no "post" anterior, como também fazendo parte das manifestações de espiritualidade no ser humano.



Se a procura de respostas sobre a fonte da vida é uma permanente busca por parte do Homem, se a humanidade não se sacia somente com o que vê e observa, se é dotada de uma estrutura mental que a transporta para patamares de abstração conceptual como é o mundo das ideias, da música, da arte, da moral, da ética etc, parece-me um pouco redutor a ideia de espiritualidade como algo estritamente religioso; em alguns pensadores como Kant ( e não só) a ideia de espiritualidade é explicada como fenómeno mental não exclusivamente religioso, e tal nada tem a ver com os avanços científicos sobre as novas descobertas do funcionamento do cérebro. Pelo contrário, tudo aponta para uma globalidade biofísica do cérebro humano de modo a que ele funcione numa permanente interligação de faculdades, embora certas áreas se encontrem mais adstritas a certas funções biológicas que outras, aliás, mesmo mais mecânicas, tal não impede que, por exemplo, um acidente vascular cerebral incapacitante de uma determinada função cerebral não venha a ser compensado pelo apuramento compensatório noutras áreas do cérebro, dessa lesão.

http://html.rincondelvago.com/kant_critica-del-juicio_introducion-a-la-estetica.html
(estou  a escrever de um computador emprestado por uma amiga espanhola, daí as buscas na net virem todas em espanhol; e eu não quero mexer em comandos que não são meus)

RACIONALIDADE E ESPIRITUALIDADE: TENSÕES  
SOLOMON, Robert C. Espiritualidade para céticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Anaxsuell Fernando da Silva1


Merece destaque neste livro, publicado pela editora Civilização Brasileira em 2003, a leveza da linguagem e as constantes referências e problematizações da visão espiritual de Hegel e Nietzsche, além de belas e comoventes citações e/ou alusões a grandes nomes das letras e do pensamento Kierkegaard, Kafka, Sartre, Dostoiévsky, Camus, Sócrates, Descartes, Buda, Kurt Cobain, Heidegger e Cristo.



Muitos destes autores, como sabem, nem crentes eram, outros, mesmo ateus confessos

Nestes e noutros autores se estuda e pensa a racionalidade como uma forma de espiritualidade com ou sem fé em Deus.

Pessoalmente, costumo raciocinar muito nesta linha de fio condutor do pensamento, pelo que, para mim, a espiritualidade do Homem não se esgota só no fenómeno religioso da fé.

Bom Sábado!
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por MariaL Sáb Ago 10 2013, 15:28

Atena escreveu:

Esta senhora está consciente da sua partida a qualquer momento, está a organizar a sua partida mesmo, e está completamente em paz, em paz consigo e com a sua fé.

Quantos podem dizer o mesmo?
Se esta senhora foi feliz, fez algum bem para si e para o próximo, terá cumprido a sua missão aqui e por isso está em paz.

A mim, a religião, desde sempre me levou no sentido contrário.


“Quem come do fruto do conhecimento é expulso de algum paraíso.” - Melanie Klein
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por hocosi Sáb Ago 10 2013, 15:36

mjp escreveu:

Estou ainda atrasado em dois tópicos com o hocosi. Hoje é o meu primeiro fim de semana inteiro em Lx e verdadeiramente o meu primeiro fim de semana em muitos meses. Mas , pronto, penso que o assunto aqui se resume a tal questão da fé.
Não te preocupes com isso, caro amigo. Goza as tuas férias bem. Temos muito tempo para falar, discutir e discordar.Morrer a rir 

Um abraço,
hocosi



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos