EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por António Madaleno Qua Ago 14 2013, 00:34

Esta é a pergunta que vem à mente depois de ver documentários como Zeitgeist e Religulous. Vários críticos do cristianismo têm traçado paralelos entre os supostos registos históricos que retratam a vida de deuses mitológicos, tais como Mitra, Hórus e Osíris.

Mas será que isso corresponde à verdade? Nada como escutar os argumentos do outro lado, com peritos e investigadores do NT que defendem que a história de Jesus é singular e bem enraízada no judaísmo. Afirmam mesmo que as histórias de tais deuses não têm qualquer semelhança com a história de Jesus.










António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Re: Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por hocosi Qui Ago 15 2013, 11:16

Maurice Sachot, diretor do departamento de ciências da educação da Universidade de Ciências humanas de Estrasburgo. Mestre em Teologia Católica e em Letras, no seu Livro A invenção de Cristo diz na página 18:

A história do Cristianismo original, enquanto história das primitivas comunidades cristãs, sai progressivamente do limbo. A história do Jesus histórico, ao contrário, patina. Definir a sua personalidade, reconhecer com alguma certeza o que foram as suas próprias palavras, as ipsissima verba, e os atos que ele realmente realizou, as ipsissima gesta, é uma tarefa impossível. De um ponto de vista heurístico, ela merece sem dúvida ser empreendida, mas o seu fim parece-se com o horizonte, que se afasta à medida que dele nos aproximamos.
(…) Todas as denominações que os cristãos usam par definir Jesus [Profeta, Messias, Rei, Filho do Homem, Filho de Deus, (novo) Elias, (novo) David, (novo) Moisés, Adão, ect] são, como é devido, compreensíveis no seu enraizamento judaico. Nesse jogo de perfeitas correspondência , em que finalmente já não se sabe mais, do judaísmo ou do cristianismo, qual é o espelho do outro, Jesus acaba, também aí, por perder toda a consistência própria. Ele não sabe de um nome para significar a descontinuidade numa perfeita continuidade.
Haverá possibilidade de sair desta aporia?....

O cristianismo definiu-se como a homilia do judaísmo , uma vez que Jesus e os seus discípulos se compreenderam a si próprios como homiliastas do Reino de Deus a chegar e já chegado, num movimento que foi ao mesmo tempo um cumprimento e uma superação, uma substituição e uma subversão.
Os destaques são meus.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Re: Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por hocosi Qui Ago 15 2013, 14:31

Quanto a mim, se não é possível saber exatamente o que Jesus disse ou fez, a não ser através dos relatos dos seu seguidores, escritos muitos anos após a sua morte, todos os cenários são possíveis.

Da mesma forma que a Igreja Católica adotou doutrinas, dogmas, deuses, templos e dias festivos para atrair os pagãos quando estes não iam nem à força, foi necessário construir um cenário que fosse cativante para outros povos com outras crenças.

Segundo o livro de Atos dos apóstolos, Paulo usa um altar a um deus desconhecido para pregar o seu cristianismo, dizendo que é daquele deus desconhecido que está a pregar.

E em I Coríntios 9:20-23 ele diz:
"Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, tornei-me como se estivesse sujeito à Lei (embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da Lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como que sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, e sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a Lei. Para os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele."

Portanto não me admira que se tenha criado todo um enredo visando expandir o cristianismo, tornando-o atrativo para os povos "gentios" e outros.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Re: Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por mjp Qui Ago 15 2013, 17:00

hocosi escreveu:Quanto a mim, se não é possível saber exatamente o que Jesus disse ou fez, a não ser através dos relatos dos seu seguidores, escritos muitos anos após a sua morte, todos os cenários são possíveis.

Da mesma forma que a Igreja Católica adotou doutrinas, dogmas, deuses, templos e dias festivos para atrair os pagãos quando estes não iam nem à força, foi necessário construir um cenário que fosse cativante para outros povos com outras crenças.

Segundo o livro de Atos dos apóstolos, Paulo usa um altar a um deus desconhecido para pregar o seu cristianismo, dizendo que é daquele deus desconhecido que está a pregar.

E em I Coríntios 9:20-23 ele diz:
"Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, tornei-me como se estivesse sujeito à Lei (embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da Lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como que sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, e sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a Lei. Para os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele."

Portanto não me admira que se tenha criado todo um enredo visando expandir o cristianismo, tornando-o atrativo para os povos "gentios" e outros.
Deixa-me retribuir-te, hocosi, sem ponta de qualquer tentativa de compensação (mas isto é sempre um pau de dois bicos pois escreve-se uma coisa e lêm-se intenções onde elas não existem) o elogio que me fizeste no outro tópico: excelente, do meu ponto de vista, este teu comentário à evangelização de S.Paulo e, de alguma forma, à colagem da Igreja primitiva e depois à própria Igreja constituida enquanto instituição no seguimento deste modelo paulino.

S. Paulo - e não sou só eu que assim penso - é o grande mentor e construtor do cristianismo.

Um "apóstolo" "especial", sem dúvida.

Nos meus tempos de tj chegava a sentir "medo" daquela postura zelosa e temerária e pensava que se ele se auto considerava algo parecido a um "excremento", então, eu não tinha a mínima hipótese. Hoje, o que sinto é uma grandiosa e espantosa admiração, um carinho e uma reverência colossais.

Quem diz que a gente não muda sequer, que seja, um bocadinho? Curioso ou não, é que mudei muito mais como pessoa após tj que alguma vez durante aquele tempo todo.

Cumprimentos

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Re: Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por António Madaleno Sáb Jul 12 2014, 10:24

Mais um artigo sobre este tema:

Was the Account of Jesus’ Death and Resurrection Copied from Other Ancient Deities?
http://y-jesus.com/jesus-death-resurrection-copied-other-deities/?utm_source=Y-Jesus&utm_campaign=1233202005-Y_Jesus_Newsletter_07_11_2014&utm_medium=email&utm_term=0_facce9096f-1233202005-301465738
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos? Empty Re: Existe realmente paralelos entre a vida de Jesus (NT) e outros deuses mitológicos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos