EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Papa Francisco

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Sara Mel Dom Ago 25 2013, 13:10

devia ter trazido uns terços benzidos com a foto do Papa Francisco para oferecer no sábado Smile

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 


Sara Mel
Sara Mel
Sara Mel
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 2743
Likes : 96
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 30 2013, 12:03

http://www.lux.iol.pt//internacionais/video-papa-telefonou-a-mulher-vitima-de-violacao-papa-papa-francisco-violacao-telefonema-video/1484636-4997.html escreveu:O Papa Francisco telefonou para uma argentina, vítima de violação, que lhe tinha escrito uma carta.

Alejandra Pereyra, de 44 anos, contou como foi receber esta chamada. «Ele perguntou-me: "É a senhora Alejandra Pereyra?" E eu respondi: "Sim, sou eu, quem fala?" Ele disse: "É o Papa Francisco". Fiquei sem palavras. Ele pediu-me que me acalmasse e voltei a perguntar se era realmente o Papa e ele disse: "Sim, tenho aqui a sua carta que chegou no dia 14 às 5 da manhã"».

A carta que chegou às mãos do líder da igreja católica é o testemunho da violação de Alejandra, em 2008, por parte de um comissário da polícia.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sex Ago 30 2013, 22:34

Atena escreveu:
http://www.lux.iol.pt//internacionais/video-papa-telefonou-a-mulher-vitima-de-violacao-papa-papa-francisco-violacao-telefonema-video/1484636-4997.html escreveu:O Papa Francisco telefonou para uma argentina, vítima de violação, que lhe tinha escrito uma carta.

Alejandra Pereyra, de 44 anos, contou como foi receber esta chamada. «Ele perguntou-me: "É a senhora Alejandra Pereyra?" E eu respondi: "Sim, sou eu, quem fala?" Ele disse: "É o Papa Francisco". Fiquei sem palavras. Ele pediu-me que me acalmasse e voltei a perguntar se era realmente o Papa e ele disse: "Sim, tenho aqui a sua carta que chegou no dia 14 às 5 da manhã"».

A carta que chegou às mãos do líder da igreja católica é o testemunho da violação de Alejandra, em 2008, por parte de um comissário da polícia.
Não te preocupes com a estima que sentes por este Papa. Os "midia" já andam a tratar de lhe destruírem a imagem... porquê?... sei lá!...Rolling Eyes
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 30 2013, 22:36

mjp escreveu:

Não te preocupes com a estima que sentes por este Papa. Os "midia" já andam a tratar de lhe destruírem a imagem... porquê?... sei lá!...Rolling Eyes 
Tens alguma teoria?

O "despedimento" do Bertone é um dado mais.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sex Ago 30 2013, 22:39

Atena escreveu:
mjp escreveu:

Não te preocupes com a estima que sentes por este Papa. Os "midia" já andam a tratar de lhe destruírem a imagem... porquê?... sei lá!...Rolling Eyes 
Tens alguma teoria?

O "despedimento" do Bertone é um dado mais.
Não, não tenho!

Conheço as razões, é o suficiente!

Não respondo a perguntas... não me apetece! Estou muito bem disposto, mas não me apetece assuntos sérios ao fim de semana... Morrer a rir

Quero dizer, já me bastam os inevitáveis! Morrer a rir 
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Crixus Sex Ago 30 2013, 22:43

Atena escreveu:
mjp escreveu:

Não te preocupes com a estima que sentes por este Papa. Os "midia" já andam a tratar de lhe destruírem a imagem... porquê?... sei lá!...Rolling Eyes 
Tens alguma teoria?

O "despedimento" do Bertone é um dado mais.
sem duvida que o é. mas nao sera so esse. ha os outros partidos no vaticano que tb nao devem estar a gostar muito



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 30 2013, 22:48

mjp escreveu:
Tens alguma teoria?

O "despedimento" do Bertone é um dado mais.

Não respondo a perguntas... não me apetece!  [/quote]
Fico á espera que te dê vontade!
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sex Ago 30 2013, 22:54

Atena escreveu:
Tens alguma teoria?

O "despedimento" do Bertone é um dado mais. 
mjp escreveu:Não respondo a perguntas... não me apetece!  
Atena escreveu:Fico á espera que te dê vontade!
Amanhã.... não! Razões sobejamente conhecidas: trabalhos de tarde... e alguma diversão pela noite ( ouve lá, temos o Benfica na TV ou não?... não me trames...Morrer a rir )

Domingo é Dia Santo... nada de "trabalheiras pensantes" que já tenho noutros lados quem se encarregue disso...Morrer a rir  (private joke)

Segunda e terça, impossível ! Posso explicar no jantar!

Lá para quarta... se não for quarta-feira europeia...Morrer a rir[/quote]


Última edição por Atena em Sex Ago 30 2013, 22:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição da citação)
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 30 2013, 23:01

mjp escreveu: ( ouve lá, temos o Benfica na TV ou não?... não me trames...Morrer a rir )


Não me apetece responder a perguntas Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sex Ago 30 2013, 23:02

Atena escreveu:
mjp escreveu: ( ouve lá, temos o Benfica na TV ou não?... não me trames...Morrer a rir )


Não me apetece responder a perguntas Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
Não fujas ao tópico!!! Morrer a rir 

mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sex Ago 30 2013, 23:06

mjp escreveu:
Atena escreveu:
mjp escreveu: ( ouve lá, temos o Benfica na TV ou não?... não me trames...Morrer a rir )


Não me apetece responder a perguntas Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
Não fujas ao tópico!!! Morrer a rir 

Resposta no TÓPICO DO JANTAR
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Independe Sex Ago 30 2013, 23:40

mjp escreveu:
Não te preocupes com a estima que sentes por este Papa. Os "midia" já andam a tratar de lhe destruírem a imagem... porquê?... sei lá!...Rolling Eyes
Porque o Papa tem mediatismo, ao ter isso a sua imagem vende jornalisticamente, é um "pop star" como por exemplo é o C.Ronaldo ou o Mourinho, quando de atinge este ponto tudo o que faça ou "não faça" vem nos midia , o melhor e o pior... no futebol é mais rapido a passagem de besta a bestial e vice versa no caso do Papa será mais gradual mas é basicamente o mesmo processo.

Depois ha outro aspecto, dentro da Igreja Catolica ha grandes opositores dos Papas sejam qual for.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_papas_assassinados
Independe
Independe

Mensagens : 187
Likes : 0
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Crixus Sex Set 06 2013, 19:21

Bem tenho aqui mais uma noticia do Papa francisco. Realmente o homem e fora de serie. imaginem voces a escreverem uma carta ao corpo governante e receber uma respostas por telefone...

http://www.ionline.pt/artigos/mundo/papa-francisco-convence-mulher-nao-abortar-oferece-se-padrinho



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por searchingthetruth Sex Set 06 2013, 20:47

Crixus escreveu:Bem tenho aqui mais uma noticia do Papa francisco. Realmente o homem e fora de serie. imaginem voces a escreverem uma carta ao corpo governante e receber uma respostas por telefone...

http://www.ionline.pt/artigos/mundo/papa-francisco-convence-mulher-nao-abortar-oferece-se-padrinho

Realmente, a Igreja Católica sabe bem vender os seus papas... Transformou este homem numa pop star!



avatar
searchingthetruth

Mensagens : 326
Likes : 8
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Crixus Sex Set 06 2013, 23:17

Nao amigo o homem faz exatamente o que eles nao querem que se faça. Tambem nao podemos dizer que sao todos farinha do mesmo saco. Assim como entre as Tj não sao todos iguais. Ha os sinceros e este homem e um deles.



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por River raid Sáb Set 07 2013, 13:16

O papa é mais simpatico que a malta fedorenta do CG.

Para mim isso basta porque cada gesto dese homem (Papa) influencia a atitude de milhões de padres que vão tentar agir como ele, tornado este mundo melhor.

Pelo menos este dá o exemplo...
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Crixus Qua Set 11 2013, 17:34

River raid escreveu:O papa é mais simpatico que a malta fedorenta do CG.

Para mim isso basta porque cada gesto dese homem (Papa) influencia a atitude de milhões de padres que vão tentar agir como ele, tornado este mundo melhor.

Pelo menos este dá o exemplo...
ora ai está...



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Qua Set 11 2013, 18:58

http://www.publico.pt/mundo/noticia/papa-quer-transformar-conventos-vazios-em-asilos-para-refugiados-1605476 escreveu:Papa quer transformar conventos vazios em asilos para refugiados

O Papa Francisco apelou nesta terça-feira às ordens religiosas em Roma para que dêem abrigo aos refugiados nos conventos vazios, ao invés de os transformarem em hotéis de luxo.

"Caríssimos religiosos e religiosas: os conventos vazios não devem servir para a Igreja os transformar em hotéis para ganhar dinheiro. Os conventos vazios não são nossos, são para a carne de Cristo, que são os refugiados”, afirmou o Papa durante uma visita a um centro de acolhimento Astalli, gerido por jesuítas, na capital italiana.

Segundo o El País, a Igreja Católica italiana é proprietária de 20 a 30% do património imobiliário no país. Entre centros educativos, conventos, igrejas ou hospitais, é o maior senhorio italiano – em muitos casos isento do pagamento de impostos. Algumas ordens religiosas converteram os seus edifícios em hotéis rentáveis.

Francisco entende que a Igreja é chamada a “fazer mais, recebendo e compartilhando” os bens materiais. “Todos os dias, aqui e em outros centros, muitas pessoas, especialmente jovens, estão na fila para terem uma refeição quente. Essas pessoas lembram o sofrimento e o drama da humanidade. Mas isso também nos diz que é preciso fazer algo, agora, todos”, afirmou.

Durante a visita, o Papa defendeu também que os refugiados têm direito à integração e à participação activa na sociedade e destacou o papel da Igreja nesse processo. E deixou um recado às autoridades: “A misericórdia requer justiça. Só através da justiça se pode fazer com que o pobre encontre o caminho para deixar de o ser. A Igreja, a cidade de Roma, as instituições têm que se unir para que ninguém tenha mais necessidade de uma cantina social, de um abrigo, de um serviço de assistência jurídica para ver reconhecido o próprio direito a viver e a trabalhar, para ser plenamente uma pessoa”.

Portugal antecipou desafio do Papa
A mensagem do Sumo Pontífice, também ele jesuíta, é “um desafio” ao qual o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Portugal se antecipou. O director, André Costa Jorge, adianta ao PÚBLICO que o JRS tem, em parceria com as Irmãs Missionárias da Consolata, um projecto que visa a transformação de um antigo seminário desta congregação, situado na Quinta do Castelo, no Cacém (Sintra), num centro de acolhimento para refugiados. "Em Portugal não há nenhuma experiência do género, nem na Europa. Vamos ser pioneiros", afirma.

Desocupado há menos de um ano, o antigo seminário é um edifício do século XIX instalado numa quinta. Terá capacidade para acolher 30 pessoas. Para o transformar, é preciso adaptar os espaços, garantir alimentação, vestuário, recursos humanos. “Temos o apoio do Ministério da Administração Interna, para a comparticipação nacional”, diz André Costa Jorge. O projecto aguarda apoio do Fundo Europeu para os Refugiados para avançar. “Esperamos poder receber refugiados até ao final do ano”, afirma.

Mas o apoio financeiro não é o principal. “Transformar espaços em lares de acolhimento até é fácil, difícil é que estes espaços sirvam realmente para a integração das pessoas na sociedade”, considera o director do JRS. Os imigrantes podem permanecer cerca de um ano nestes centros mas depois têm de encontrar o seu lugar na comunidade. Um emprego, uma casa. “Respondemos a uma emergência social mas depois as pessoas têm de continuar a viver”, diz Costa Jorge. "É preciso prudência", avisa.

Este responsável admite que a ideia de converter antigos conventos ou mosteiros em asilos para refugiados, ou mesmo para idosos e crianças mais vulneráveis, não é nova mas “era preciso que alguém com autoridade na Igreja o dissesse”. Por isso, recebeu a mensagem do Papa com agrado. Mas lembra que, no caso português, “boa parte dos conventos foram expropriados e são hoje edifícios do Estado, que este não cuida ou vendeu a privados”. Como exemplo, aponta o antigo Convento da Cartuxa, em Caxias (Oeiras), propriedade do Ministério da Justiça, actualmente "mal tratado", mas com condições para se tornar um centro de acolhimento.

A maioria dos imóveis que se mantiveram na mão das ordens religiosas “continuam a ter uso, embora com menos pessoas e mais envelhecidas do que há 50 anos”. Além disso, o director do JRS sublinha que algumas ordens estão, tal como o país, a braços com dificuldades financeiras, pelo que a eventual reconversão dos espaços em hotéis será uma importante fonte de receitas para a sua sobrevivência. “Muitas vezes, [os responsáveis] também não sabem como fazer para colocar o espaço ao serviço dos refugiados, porque não trabalham no terreno”, aponta Costa Jorge.

Actualmente, o JRS gere o Centro Pedro Arrupe, na Ameixoeira (Lisboa), onde acolhe temporariamente imigrantes em situações de emergência. Desde 2006, já acompanhou quase 300 pessoas. Além deste, Portugal tem outro centro de acolhimento para refugiados na Bobadela, em Loures, a cargo do Conselho Português para os Refugiados, uma organização não-governamental, parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Set 14 2013, 11:48

http://www.swissinfo.ch/por/internacional_afp/Novo_secretario_de_Estado_do_Vaticano_diz_que_celibato_nao_e_um_dogma.html?cid=36878114 escreveu:O recém-nomeado secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, considerou, em entrevista ao jornal El Universal, que o celibato "não é um dogma da Igreja", mas um preceito que pode ser "discutido".

O celibato "não é um dogma da Igreja e pode ser discutido porque é uma tradição eclesiástica", declarou Parolin, ao admitir que este debate é um "desafio" para o Papa Francisco, que o designou em 31 de agosto ao posto de número 2 da Igreja.

"O esforço que a Igreja fez para instituir o celibato eclesiástico deve ser considerado. Não se pode dizer, simplesmente, que pertence ao passado. É um grande desafio para o Papa (...) e todas essas decisões devem ser assumidas como uma forma de unir a Igreja, não de dividi-la", acrescentou na entrevista publicada no domingo.

"É preciso levar em conta o momento de se adotar decisões, os critérios (a vontade de Deus, história da Igreja), assim como a abertura aos sinais dos tempos", opinou o próximo secretário de Estado, que assumirá sua funções em 15 de outubro em substituição ao polêmico Tarcisio Bertone.

Parolin, nascido na região de Véneto (nordeste da Itália), também considerou que as mudanças no Vaticano, como as promovidas pelo Papa, podem ser alcançadas com um "espirito democrático" e "uma condução colegiada da Igreja onde todas as instâncias podem se expressar".

"Sempre foi dito que a Igreja não é uma democracia. Mas é bom, atualmente, que haja um espírito mais democrático no sentido de escutar atentamente, e creio que o Papa tem feito disso um dos objetivos de seu pontificado".

Desde a eleição em março de Francisco, uma ampla reforma da Cúria -governo do Vaticano- está em andamento. O Papa nomeou várias comissões encarregadas de tratar das mudanças nesta instituição e da lavagem de dinheiro do Vaticano. As grandes linhas da reforma da Cúria serão anunciadas no início de outubro.

Parolin, de 58 anos, era núncio da Venezuela desde agosto de 2009. Sua gestão foi marcada pelas tensões entre o episcopado venezuelano e o governo de Hugo Chávez, morto em março.
Destaque é meu.

E parece-me que a frase merece um enorme destaque!
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por searchingthetruth Sáb Set 14 2013, 13:01

Crixus escreveu:
River raid escreveu:O papa é mais simpatico que a malta fedorenta do CG.

Para mim isso basta porque cada gesto dese homem (Papa) influencia a atitude de milhões de padres que vão tentar agir como ele, tornado este mundo melhor.

Pelo menos este dá o exemplo...
ora ai está...

Dá o exemplo? Tem a noção que estamos a falar de uma das organizações mais sanguinárias de toda a história humana?

E as incongruências ao nível do ensino? Não deveriam ser tidas em conta?

Será que se um novo membro do corpo governante viesse visitar os crentes de vários países e organizasse uma festa na praia todos aqui concordariam em como realmente este novo membro do corpo governante é bom?



avatar
searchingthetruth

Mensagens : 326
Likes : 8
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sáb Set 14 2013, 15:20

Atena escreveu:
http://www.swissinfo.ch/por/internacional_afp/Novo_secretario_de_Estado_do_Vaticano_diz_que_celibato_nao_e_um_dogma.html?cid=36878114 escreveu:O recém-nomeado secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, considerou, em entrevista ao jornal El Universal, que o celibato "não é um dogma da Igreja", mas um preceito que pode ser "discutido".

O celibato "não é um dogma da Igreja e pode ser discutido porque é uma tradição eclesiástica", declarou Parolin, ao admitir que este debate é um "desafio" para o Papa Francisco, que o designou em 31 de agosto ao posto de número 2 da Igreja.

"O esforço que a Igreja fez para instituir o celibato eclesiástico deve ser considerado. Não se pode dizer, simplesmente, que pertence ao passado. É um grande desafio para o Papa (...) e todas essas decisões devem ser assumidas como uma forma de unir a Igreja, não de dividi-la", acrescentou na entrevista publicada no domingo.

"É preciso levar em conta o momento de se adotar decisões, os critérios (a vontade de Deus, história da Igreja), assim como a abertura aos sinais dos tempos", opinou o próximo secretário de Estado, que assumirá sua funções em 15 de outubro em substituição ao polêmico Tarcisio Bertone.

Parolin, nascido na região de Véneto (nordeste da Itália), também considerou que as mudanças no Vaticano, como as promovidas pelo Papa, podem ser alcançadas com um "espirito democrático" e "uma condução colegiada da Igreja onde todas as instâncias podem se expressar".

"Sempre foi dito que a Igreja não é uma democracia. Mas é bom, atualmente, que haja um espírito mais democrático no sentido de escutar atentamente, e creio que o Papa tem feito disso um dos objetivos de seu pontificado".

Desde a eleição em março de Francisco, uma ampla reforma da Cúria -governo do Vaticano- está em andamento. O Papa nomeou várias comissões encarregadas de tratar das mudanças nesta instituição e da lavagem de dinheiro do Vaticano. As grandes linhas da reforma da Cúria serão anunciadas no início de outubro.

Parolin, de 58 anos, era núncio da Venezuela desde agosto de 2009. Sua gestão foi marcada pelas tensões entre o episcopado venezuelano e o governo de Hugo Chávez, morto em março.
Destaque é meu.

E parece-me que a frase merece um enorme destaque!

Hesitei, hesitei, hesitei, hesitei e hesitei uma outra vez e, mesmo agora, hesito.

No entanto, "nobless oblige". Daí, decidi partilhar convosco esta informação.


mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Set 14 2013, 17:09

mjp, não conheço o suficiente da história da Igreja Católica para discutir este assunto, no entanto, gostava de entender...

O Secretário Geral do Vaticano deve ser uma pessoa com conhecimento da história da Igreja, custa-me a crer que desconheça a origem do celibato.

O Padre do video (que eu não sei quem é mas isso não lhe retira nenhuma credibilidade) defende uma opinião completamente diferente do Sec. Geral.

Ajudas-me a entender? Alguém tem de estar a dizer disparate.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Sáb Set 14 2013, 20:07

Atena escreveu:mjp, não conheço o suficiente da história da Igreja Católica para discutir este assunto, no entanto, gostava de entender...

O Secretário Geral do Vaticano deve ser uma pessoa com conhecimento da história da Igreja, custa-me a crer que desconheça a origem do celibato.

O Padre do video (que eu não sei quem é mas isso não lhe retira nenhuma credibilidade) defende uma opinião completamente diferente do Sec. Geral.

Ajudas-me a entender? Alguém tem de estar a dizer disparate.
Posso tentar.

1º há que tentar perceber bem o que é, neste contexto, um dogma, visto que dogmas há muitos e de variada natureza que não só religiosos:


Na Igreja Católica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida 1 . Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar 1 Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica 2 e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável 3 .
Os dogmas têm estas características porque os católicos romanos confiam que um dogma é uma verdade que está contida, implicita ou explicitamente, na imutável Revelação divina ou que tem com ela uma "conexão necessária" 3 . Para que estas verdades se tornem em dogmas, elas precisam ser propostas pela Igreja Católica diretamente à sua fé e à sua doutrina, através de uma definição solene e infalível pelo Supremo Magistério da Igreja (Papa ou Concílio ecuménico com o Papa 4 ) e do posterior ensinamento destas pelo Magistério ordinário da Igreja. Para que tal proclamação ou clarificação solene aconteça, são necessárias duas condições:
o sentido deve estar suficientemente manifestado como sendo uma autêntica verdade revelada por Deus 5 ;
a verdade ou doutrina em causa deve ser proposta e definida solenemente pela Igreja como sendo uma verdade revelada e uma parte integrante da fé católica 5 .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica


Como já aqui partilhei como informação, num outro tópico qualquer a respeito do assunto "dogma",são poucos os verdadeiros dogmas, no seu verdadeiro sentido, na ICAR. Depois há a Doutrina, o Magistério e a Teologia que, estes sim, tal como desde o tempo dos Apóstolos são objecto de análise, meditação, estudo, reflexão e mesmo investigação (muita investigação) para que no decorrer da História, a ICAR, - de acordo com o que afirma ser o testemunho que recebeu desde a sua fundação por Cristo, em Pedro - (travessão de conteúdo a negrito para evitar especulações sobre qualquer tentativa de proselitismo da minha parte, na medida em que me limito a debitar uma informação e um esclarecimento que me foi pedido) esteja apta a ser usada por Cristo e ser por Ele orientada na sua Missão Evangelizadora Universal.

Ora, como já deves ter percebido, nem o Secretário Geral do Vaticano está a dizer disparates, nem este Padre (já agora informo que tem Mestrado em Teologia e era amigo pessoal de João Paulo II) o diz.

O Secretário diz muito bem: não é dogma, logo é para reflectir!
Pe. Paulo Ricardo diz, também, muito bem: atenção à História e à Tradição (Testemunho Apostólico) pois desde a raiz do cristianismo que é assim, de acordo com investigações históricas ainda não rebatidas.

2º A divergência de opiniões, baseadas em bons e sólidos fundamentos, não é caso para crítica, no sentido em que alguns querem fazer passar, como por exemplo, dizendo que na ICAR cada um diz o que quer e faz o que lhe apetece; não é bem assim. Ora, disso sabes tu tão bem quanto eu que, desde sempre que assim foi. Desde o tempo apostólico que entre eles existiam diferentes pontos de vista a respeito de vários assuntos, desde sobre quem ia com quem e para onde, até aos de maior profundidade teológica e doutrinária, como por exemplo se a lei mosaica continuava em vigor ou não e em que aspectos; ora, desde que essa liberdade esteja ao serviço de Cristo e da sua Igreja, os seus servos têm cabeça, coração e humildade para se deixarem orientar pelo Espírito Santo e discernirem, em cada momento da História, qual a Doutrina que melhor serve o Magistério da Igreja. Verdade seja dita, em matérias mais sensíveis e profundas a ICAR tem-se mantido muito conservadora e zelosa das suas tradições.

Quanto aos dogmas da ICAR, subdividos, tens também aqui um resumo correcto em breve listagem, com entradas explicativas muito interessantes para quem se quer informar:
http://bibliaytradicion.wordpress.com/tradicion/dogmas-catolicos/
parecem muitos, mas em boa não são muitos, ainda que com subdivisões internas em função do esclarecimento de aspectos decorrentes do dogma propriamente dito.

Tu calças-me cada bota, rapariga! WinkMorrer a rir
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Ana Cláudia Dom Set 15 2013, 11:20

Então, se bem percebi, o celibato não é um dogma, é uma tradição.

Partindo desta base, torna-se passível de discussão, certo?

Posso perguntar qual é a tua opinião?

Compreendo o que o padre diz no video, o sacrifício etc, mas também me parece que que o celibato não torna ninguém "santo", parece-me que há muitas outras formas de mostrar a entrega á igreja e ao rebanho.

Nada disto é proselitismo, é esclarecimento, é informação, não te preocupes. Very Happy 

E muito obrigada por me responderes! Smile 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por mjp Dom Set 15 2013, 11:58

Atena escreveu:Então, se bem percebi, o celibato não é um dogma, é uma tradição.
Sim.

Atena escreveu:Partindo desta base, torna-se passível de discussão, certo?
Sim. Mas repara que uma tradição, na ICAR, não é uma coisa que caiu assim do céu aos trambolhões, em que um dia, alguém sem mais nada para fazer, lembrou-se daquilo. Uma tradição na ICAR é algo que remonta àquilo que se pensa e acredita ser o testemunho oral e vivêncial dos apóstolos e dos primitivos cristãos que de perto os seguiam. Mudar algumas tradições com este peso e profundidade históricas não é para decidir com a opinião pública e muito menos ao sabor das notícias dos mídia.  

Atena escreveu:Posso perguntar qual é a tua opinião?
Morrer a rir  complicado. Mas eu sou muito conservador em muitos aspectos da vida, como sabes. Morrer a rir  E o celibato faz parte de uma chamada vocação que eu não sinto, pelo que uma opinião a este respeito... é muito complicado.

Atena escreveu:Compreendo o que o padre diz no video, o sacrifício etc, mas também me parece que que o celibato não torna ninguém "santo", parece-me que há muitas outras formas de mostrar a entrega á igreja e ao rebanho.
Absolutamente. A classe clerical é uma coisa e os "leigos" são outra. Todos, no entanto, trabalham de acordo com o que acreditam ser a vontade Cristo.


Atena escreveu:E muito obrigada por me responderes! Smile 
Sempre bem vinda!Smile


Última edição por Atena em Dom Set 15 2013, 12:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição da citação)
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Papa Francisco  - Página 2 Empty Re: O Papa Francisco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos