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Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma

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Mensagem por Altar Qua Out 09 2013, 12:27

Imagem será o ícone das Jornadas Marianas

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que será o ícone das Jornadas Marianas em Roma, vai «ocupar um lugar como um passageiro» durante a viagem de avião, informou esta quarta-feira à agência Lusa o Santuário de Fátima.

Uma comitiva de nove pessoas, liderada pelo reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, acompanha a imagem, que «não irá no porão» do avião, sublinhou a instituição, adiantando que à chegada ao aeroporto de Fiunmicino, a 12 de outubro, «a imagem será levada em helicóptero para a Praça de São Pedro, para o acolhimento do papa».

A delegação integra três elementos do Grupo de Vigilantes do Santuário, que farão a guarda mais próxima à imagem: dois levarão o estojo com a imagem e um outro o estojo da coroa.

Os papas Bento XVI e Francisco pediram que a imagem fosse o ícone da Jornada Mariana, que decorre em Roma, nos dias 12 e 13 de outubro, uma das últimas atividades inseridas no calendário oficial da Santa Sé para a celebração do Ano da Fé.

A primeira solicitação partiu do agora papa emérito Bento XVI, sendo posteriormente reforçada pelo atual líder da Igreja Católica.

O Santuário de Fátima contava já participar na Jornada Mariana, pelo que, frisou o reitor, é «com redobrada alegria que acolhe o convite para que a imagem de Fátima seja o ícone mariano escolhido pelo papa nesse encontro internacional», que congrega associações, movimentos e lugares que, no mundo, estão ligados à devoção a Maria.

Em carta dirigida ao bispo de Leiria e Fátima, António Marto, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, salientou que «é um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo», motivo pelo qual se pensou «na amada estátua original de Nossa Senhora de Fátima».

No dia 13 de outubro, junto da Imagem de Nossa Senhora, o papa Francisco irá fazer a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

O santuário adiantou que, no seu lugar, na Capelinha das Aparições, ficará a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima que está atualmente à veneração dos fiéis na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

«A escolha da imagem de Nossa Senhora de Fátima honra-nos e alegra-nos muito. É também uma grande responsabilidade para o Santuário de Fátima que tem como missão difundir a mensagem e a devoção a Nossa Senhora», salientou à Lusa o reitor do Santuário de Fátima.

Na comitiva liderada pelo reitor Carlos Cabecinhas, destaque para a presença do «chefe de gabinete da Casa Episcopal de Leiria, Vítor Coutinho, (...) e da irmã Ângela Coelho, postuladora para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta».

fonte :

http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/fatima-nossa-senhora-imagem-maria-roma-tvi24/1497485-4071.html
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Mensagem por António Madaleno Qua Out 09 2013, 12:50

Altar como encaras esta passagem bíblica em relação ao uso de imagens, tal como exemplo que colocas agora?


"...Os ídolos deles são prata e ouro, Trabalho das mãos do homem terreno. Têm boca, mas não podem falar; Têm olhos, mas não podem ver; Têm orelhas, mas não podem ouvir. Têm nariz, mas não podem cheirar. As mãos são deles, mas não podem apalpar. Os pés são deles, mas não podem andar; Não proferem som algum com a sua garganta.  Iguais a eles se tornarão os que os fazem, Todos os que neles confiam." - Salmo 115:4-8
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Mensagem por Altar Qua Out 09 2013, 13:57

TJ Curioso escreveu:

Altar como encaras esta passagem bíblica em relação ao uso de imagens, tal como exemplo que colocas agora?

Pode-se fazer bom uso ou mau uso de imagens e estátuas, é verdade que a bíblia proíbe a idolatria e é um pecado para quem a pratica

Deus proíbe a adoração de estatuas mas não proíbe o seu uso religioso, como por exemplo Êxodo 25:18–20 e I Crónicas, 28:18–19

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Mensagem por Crixus Qua Out 09 2013, 14:12

Altar escreveu:
TJ Curioso escreveu:

Altar como encaras esta passagem bíblica em relação ao uso de imagens, tal como exemplo que colocas agora?

Pode-se fazer bom uso ou mau uso de imagens e estátuas, é verdade que a bíblia proíbe a idolatria e é um pecado para quem a pratica

Deus proíbe a adoração de estatuas mas não proíbe o seu uso religioso, como por exemplo Êxodo 25:18–20  e I Crónicas, 28:18–19

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Bem nunca o tinha visto desta forma.... Mas ja agora altar. As imagens nao são veneradas? As pessoas ajoelham se perante as imagens e oram as imagens? pelo menos e a ideia que tenho.
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Mensagem por Altar Qua Out 09 2013, 14:37

Crixus escreveu:
Bem nunca o tinha visto desta forma.... Mas ja agora altar. As imagens nao são veneradas? As pessoas ajoelham se perante as imagens e oram as imagens? pelo menos e a ideia que tenho.
Os católicos usam estátuas, pinturas e outras representações artisticas para lembrar a pessoa ou coisa representada

É a exactamente a mesma coisa com olhas para uma fotografia da tua mãe ou do teu pai, não estás a adorar a fotografia mas no teu espírito forma-se a imagem da pessoa que tu amas, a verdadeira. A fotografia apenas torna-te mais viva essa recordação

A única coisa que realmente adoramos ajoelhados é a Hóstia Consagrada porque acreditamos que ali está o espírito de Deus

Agora a imagem, o facto de se ter respeito por ela, é preciso bom senso nisso. Vais rasgar a fotografia da tua mãe ? cuspir nessa fotografia ? obviamente que não, é uma questão de bom senso e respeito por aquilo que representa, mas não é a imagem ou fotografia em si. É como a bíblia, é papel e tinta, mas algum crente vai urinar sobre ela ?!





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Mensagem por António Madaleno Qua Out 09 2013, 14:54

Altar, embora existam imagens usadas na adoração em Israel, tal como na tampa da arca do pacto e dentro do Santíssimo, é preciso perceber que tais imagens não eram usadas do mesmo modo que, por exemplo, as imagens a ICAR as usa.

Em primeiro lugar, a arca do pacto quando circulava de um local para o outro estava sempre tapada. SEMPRE!

E dentro do Santíssimo, apenas o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação e podia ver. Apenas ele.

É fácil de entender que tais imagens de querubins, não estavam à vista de todos e nem sequer eram usadas como lembrança visual diante das quais os israelitas se curvavam.

A forma como a ICAR tem utilizado as imagens de santos, cai no contexto de idolatria, porque a Bíblia é clara que ninguém se deve prostar diante de tais imagens, invocá-las ou fazer intercessões por meio delas.

A Bíblia mostra que apenas Jesus é o mediador. Apenas ele e ele só.

Quando alguém se prostra diante de uma imagem, pratica aquilo que a Lei Mosaica condenava de modo explícito:

“Não farás para ti escultura, nem imagem alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui em baixo, na terra, ou daquilo que existe debaixo da terra, nas águas. Não te prostrarás diante delas, nem as servirás.” - Êxodo 20:4, 5, Pontifício Instituto Bíblico
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Mensagem por Altar Qui Out 10 2013, 14:52

TJ Curioso escreveu:Altar, embora existam imagens usadas na adoração em Israel, tal como na tampa da arca do pacto e dentro do Santíssimo, é preciso perceber que tais imagens não eram usadas do mesmo modo que, por exemplo, as imagens a ICAR as usa.

Em primeiro lugar, a arca do pacto quando circulava de um local para o outro estava sempre tapada. SEMPRE!

E dentro do Santíssimo, apenas o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação e podia ver. Apenas ele.

É fácil de entender que tais imagens de querubins, não estavam à vista de todos e nem sequer eram usadas como lembrança visual diante das quais os israelitas se curvavam.

A forma como a ICAR tem utilizado as imagens de santos, cai no contexto de idolatria, porque a Bíblia é clara que ninguém se deve prostar diante de tais imagens, invocá-las ou fazer intercessões por meio delas.

A Bíblia mostra que apenas Jesus é o mediador. Apenas ele e ele só.

Quando alguém se prostra diante de uma imagem, pratica aquilo que a Lei Mosaica condenava de modo explícito:

“Não farás para ti escultura, nem imagem alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui em baixo, na terra, ou daquilo que existe debaixo da terra, nas águas. Não te prostrarás diante delas, nem as servirás.” - Êxodo 20:4, 5, Pontifício Instituto Bíblico

olha, repara aqui no deserto :

Números, 21:8-9

e no templo :

Ezequiel, 41:16–18


Ninguém adora as imagens
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Mensagem por Altar Sex Out 11 2013, 13:48

Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser recebida pelos dois Papas

Sábado à tarde vai haver uma procissão de uma hora, na Praça de São Pedro. São esperados 150 mil peregrinos, a quem foi pedido que levem lenços brancos.

A Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser recebida no Vaticano, no sábado, pelos dois Papas: Francisco e Bento XVI.

Depois de aterrar, vai haver uma pequena procissão interna e a primeira paragem será na casa de Bento XVI. A imagem vai entrar na capela da habitação onde vive o Papa Emérito para um breve momento de oração pessoal.

Segue, depois, para a Casa de Santa Marta, onde reside o Papa Francisco. Será o próprio Santo Padre a acolher a imagem.

Da parte da tarde, a imagem de Fátima vai percorrer o recinto da Praça de são Pedro durante uma hora. A organização pediu aos 150 mil peregrinos que se prevê que estejam presentes para levar lenços brancos e assim cumprir o tradicional adeus à Virgem.

Durante a procissão, a imagem será carregada aos ombros por vários grupos voluntários para a tarefa, ladeada por escolta de honra da Guarda Suíça.

Com pouco mais de 1,5 metros de altura, a imagem esculpida pelo mestre José Thedim viaja na madrugada deste sábado num avião da TAP acompanhada de uma delegação de seis pessoas, liderada pelo reitor do Santuário de Fátima.

Esta é já a terceira vez que a imagem vai a Roma. A primeira foi em 1984, a pedido de João Paulo II, para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria. A segunda foi em 2000, quando o mesmo Papa quis consagrar o novo milénio à Virgem.

Agora, a pedido, quer do Papa Francisco quer do Papa Bento XVI, a imagem vai ao Vaticano, onde este fim-de-semana se realiza uma jornada mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. A imagem na Capelinha das Aparições em Fátima vai ser o ícone da iniciativa.

Em seu lugar, no santuário mariano vai ficar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

fonte:

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=125371

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Mensagem por Paulo Neto Sáb Out 12 2013, 17:02

Eu sou Gnóstico, mas já que estão chamando passagens bíblicas para apoiar os vossos comentários, o que vocês me dizem deste textos...

Jeremias 10:4,5 - Embelezam-no com prata e com ouro.+ Firmam-nos com pregos e com martelos, para que nenhum vacile. 5 São como o espantalho do pepinal e não podem falar.+ Impreterivelmente são carregados, porque não podem dar passos.+ Não tenhais medo deles, porque não podem fazer nada calamitoso, e ainda mais, não está neles fazer qualquer bem.

Isaias 47: 7 -  Carregam-no sobre o ombro, sustentam-no e depositam-no no seu lugar para que fique parado. Não se afasta do lugar da sua posição.+ Clama-se até mesmo para ele, mas não responde; não salva a ninguém da sua aflição

2 Coríntios 6:16 E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? Pois nós somos templo dum Deus vivente; assim como Deus disse: “Residirei entre eles e andarei entre [eles], e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Atos 17:29
Visto, pois, que somos progênie de Deus, não devemos imaginar que o Ser Divino seja semelhante a ouro, ou prata, ou pedra, semelhante a algo esculpido pela arte e inventividade do homem

Deuteronómio 4:24
Pois Jeová, teu Deus, é um fogo consumidor, um Deus que exige devoção exclusiva

Todos os textos foram retirados da TNM...Embarassed Laughing
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Mensagem por António Madaleno Sáb Out 12 2013, 19:56

Altar escreveu:
olha, repara aqui no deserto :

Números, 21:8-9

e no templo :

Ezequiel, 41:16–18


Ninguém adora as imagens
Obrigado por mencionares essas passagens Altar. Vejamos então o que cada uma delas diz.

Números 21:8-9
"Jeová disse então a Moisés: “Faze para ti uma cobra ardente e coloca-a numa haste de sinal. E terá de acontecer que, quando alguém for mordido, então deve olhar para ela e assim terá de ficar vivo.” Moisés fez imediatamente uma serpente de cobre e a colocou numa haste de sinal; e acontecia que, quando alguma serpente mordia um homem e ele fitava os olhos na serpente de cobre, então ficava vivo."

É verdade que esta imagem foi erigida e colocada à vista da nação. Mas com que objetivo? Estava envolvida na costumeira adoração a Deus? Não estava e foi uma situação isolada.

Vejamos o objectivo desta imagem.

Albert Barnes Notes of the Bible
Make thee a fiery serpent - i. e. a serpent resembling in appearance the reptiles which attacked the people. The resemblance was of the essence of the symbolism (compare 1Sa_6:5). As the brass serpent represented the instrument of their chastisement, so the looking unto it at God’s word denoted acknowledgment of their sin, longing for deliverance from its penalty, and faith in the means appointed by God for healing. In the serpent of brass, harmless itself, but made in the image of the creature that is accursed above others Gen_3:14, the Christian fathers rightly see a figure of Him Joh_3:14-15 who though “holy, harmless, undefiled, separate from sinners” Heb_7:26, was yet “made sin” 2Co_5:21, and “made a curse for us” Gal_3:13. And the eye of faith fixed on Him beholds the manifestation at once of the deserts of sin, of its punishment imminent and deprecated, and of the method of its remission devised by God Himself.


Assim, esta figura semelhante às serpentes que haviam atacado o acampamento Israelita, servia de lembrete do seu pecado e olhar para ela era um reconhecimento do seu erro. Nada indica que esta serpente tenha sido usada mais alguma vez. Foi apenas numa ocasião e segundo as ordens divinas. Nenhum israelita dirigiu preces à imagem ou pediu qualquer favor a ela. Simplesmente a ordem era olhar para ela.

É isso que acontece com as imagens usadas na ICAR?


Ezequiel 41:16-18
"...os limiares, e as janelas de vãos que se estreitavam, e as galerias estavam ao redor dos três. Defronte do limiar havia painéis de madeira em todo o redor, e [do] chão até as janelas; e as janelas eram [janelas] cobertas. Até acima da entrada e até a casa interna, e do lado de fora e sobre toda a parede em redor, na [casa] interna e por fora, havia demarcações, sim, esculpiram-se querubins e figuras de palmeiras, havendo uma figura de palmeira entre querubim e querubim, e o querubim tinha duas faces."


Este texto refere-se não ao templo literal, mas a uma visão dada ao profeta Ezequiel do templo espiritual de Jeová. Conforme já mencionei antes, as imagens de querubins colocadas no templo literal estavam ocultas do povo e não eram usadas como lembretes durante a adoração deste. Visto que esta visão não reflete o templo construído por Salomão, nem mesmo o reconstruído após a reconstrução deste depois do retorno de Babilónia, não pode ser usado como base para afirmar que imagens eram usadas na adoração da nação israelita.

Ainda hoje os judeus são muito criteriosos no uso das imagens e assim como no passado, não usam imagens religiosas na sua adoração.

A ICAR neste respeito viola completamente o princípio inequívoco dado, quer aos israelitas quer aos cristãos, de não usar imagens religiosas na sua adoração, independemente de afirmarem que não as adoram, mas simplesmente as veneram ou usam como lembrete daqueles que viveram antes de nós e são considerados santos.
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Mensagem por Altar Dom Out 13 2013, 17:07

TJ Curioso escreveu:

Assim, esta figura semelhante às serpentes que haviam atacado o acampamento Israelita, servia de lembrete do seu pecado e olhar para ela era um reconhecimento do seu erro. Nada indica que esta serpente tenha sido usada mais alguma vez. Foi apenas numa ocasião e segundo as ordens divinas. Nenhum israelita dirigiu preces à imagem ou pediu qualquer favor a ela. Simplesmente a ordem era olhar para ela.

Estiveste lá ?!

TJ Curioso escreveu:

É isso que acontece com as imagens usadas na ICAR?

O que eu disse sobre imagens e figuras está escrito em cima, pouco mais tenho a acrescentar sobre o assunto

TJ Curioso escreveu:

A ICAR neste respeito viola completamente o princípio inequívoco dado, quer aos israelitas quer aos cristãos, de não usar imagens religiosas na sua adoração, independemente de afirmarem que não as adoram, mas simplesmente as veneram ou usam como lembrete daqueles que viveram antes de nós e são considerados santos.

Acho que se aproxima mais disso a idolatria dedicada à bíblia, coisa que um católico jamais fez mas apenas um protestante

E nem concordo de tentares justificar passagens bíblicas com fontes exteriores tiradas de enciclopédias, ou o que quer que seja. O grego e traduções concedo-te, mas doutrinas que são claras na bíblia não
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Mensagem por António Madaleno Dom Out 13 2013, 17:16

Ok Altar.

Na falta de argumentação em relação ao que já expus, não tenho mais a acrescentar. A não ser que surja alguma "nova luz" sobre este assunto...

Já agora, vi hoje na TV as imagens sobre a imagem de Maria (N. S. Fátima) no Vaticano, e vi o que me pareceu ser um bispo ou o próprio Papa a tocar na base da imagem e logo de seguida a fazer o sinal da cruz no seu corpo.

Se isto não é idolatria, não sei o que é...

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

Já agora, respeitar a Bíblia como a Palavra ou Mensagem de Deus para os homens, não é o mesmo que idolatrá-la. É impressionante como um católico afirma que curvar-se diante de uma imagem de um santo, fazer-lhe pedidos e intercessões ou até mesmo oferendas não é idolatria, mas aceitar e respeitar a Bíblia pelo que ela afirma ser já é idolatria.

Haja paciência...

Ainda te admiras das TJ, serem tão ferverosas na sua fé e levarem a sério o seu compromisso por aquilo que consideram ser a "verdade"...
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Mensagem por Altar Dom Out 13 2013, 17:27

TJ Curioso escreveu:Ok Altar.

Na falta de argumentação em relação ao que já expus, não tenho mais a acrescentar. A não ser que surja alguma "nova luz" sobre este assunto...

Já agora, vi hoje na TV as imagens sobre a imagem de Maria (N. S. Fátima) no Vaticano, e vi o que me pareceu ser um bispo ou o próprio Papa a tocar na base da imagem e logo de seguida a fazer o sinal da cruz no seu corpo.

Se isto não é idolatria, não sei o que é...

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

Já agora, respeitar a Bíblia como a Palavra ou Mensagem de Deus para os homens, não é o mesmo que idolatrá-la. É impressionante como um católico afirma que curvar-se diante de uma imagem de um santo, fazer-lhe pedidos e intercessões ou até mesmo oferendas não é idolatria, mas aceitar e respeitar a Bíblia pelo que ela afirma ser já é idolatria.

Haja paciência...

Ainda te admiras das TJ, serem tão ferverosas na sua fé e levarem a sério o seu compromisso por aquilo que consideram ser a "verdade"...
TJC há é que ter bom senso

Repara que idolatrar a bíblia conduz a excessos, basta ver essa questão do sangue...

O ser humano é limitado, é feito de carne e osso. É normal que necessite de fotografias e imagens para avivar a sua memória, ou até para avivar a sua fé

Para um católico o facto de Jesus sendo Deus ter-se revestido de carne e osso tornando-se visível destruiu tudo o que se possa considerar idolatria dedicada a um Deus desconhecido e invisível

percebes ?!

tu precisas de imagens, de fotografias dos teus entes mais queridos para reavivar a tua memória, para pensar neles, para viveres essa experiência do amor que lhe tens

repito, percebes ?!
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Mensagem por António Madaleno Dom Out 13 2013, 18:09

Altar escreveu:
TJC há é que ter bom senso

Repara que idolatrar a bíblia conduz a excessos, basta ver essa questão do sangue...

O ser humano é limitado, é feito de carne e osso. É normal que necessite de fotografias e imagens para avivar a sua memória, ou até para avivar a sua fé

Para um católico o facto de Jesus sendo Deus ter-se revestido de carne e osso tornando-se visível destruiu tudo o que se possa considerar idolatria dedicada a um Deus desconhecido e invisível

percebes ?!

tu precisas de imagens, de fotografias dos teus entes mais queridos para reavivar a tua memória, para pensar neles, para viveres essa experiência do amor que lhe tens

repito, percebes ?!
Concordo contigo que há que ter bom senso, mesmo ao ler a Bíblia. Mas aqui o que está em questão, não são questões de fanatismo religioso devido a interpretações mais ou menos literais de textos bíblicos. O que estamos a discutir é a prática religiosa de usar imagens na adoração, não apenas como visualizações ou lembretes daquilo que não se vê (mundo espiritual), mas tratar essas imagens como ídolo (daí a palavra idolatria).

Por exemplo, eu posso ter em casa uma cruz para me lembrar do sacrifício de Cristo e do seu amor por nós. Até aí não considero idolatria.
Posso até ter a imagem de uma cena bíblica para me recordar de determinada lição que me ajude a valorizar aspetos espirituais. Até aí não considero idolatria.

Mas se eu tiver uma imagem (cruz, santo, etc.), me curvar diante dele, falar para ele(a), pedir favores e intercessões a ele(a) e praticar determinados rituais dirigidos àquela figura ou imagem, isso é idolatria.

Porque achas que a imagem de N. S. Fátima foi levada de avião até ao Vaticano, como figura VIP de propósito, para estar presente nas celebrações? Se a figura de Maria existe certamente às "pazadas" nesse centro religioso mundial? Não será exatamente porque AQUELA IMAGEM é considerada especial?

Porquê o desejo de tocar nela, como se possuisse poderes ou algo especial em relação às outras? Apenas como lembrete visual? Não sejamos ingénuos.

Determinadas imagens religiosas são consideradas e veneradas de modo especial e a imagem de N. S. Fátima é uma delas. O problema é que os católicos, na ânsia de justificarem o uso de imagens na adoração, acabam por arranjar desculpas esfarrapadas e contrárias àquilo que a Bíblia diz de modo EXPLÍCITO, até mesmo contrariando aquilo que os cristãos praticavam.

Os cristãos, herdeiros do monoteísmo judaico e tendo aversão a tudo o que "cheirasse" a idolatria, desde bem cedo recusaram usar imagens na adoração. Só a partir do 2º século é que são gradualmente introduzidas imagens nos rituais e adoração cristãs.

Mas vejamos algumas passagens do NT sobre este tema:

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." - Gálatas 5:19-21

"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis." - Romanos 1:22-23

"Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria." - 1 Coríntios 10:14

"...idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções..." - Gálatas 5:20

"No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante." - 1 Pedro 4:3

Podem-se arranjar mil e umas desculpas para aquilo que os católicos e a ICAR faz com as suas imagens. Não sou ninguém para julgar sobre isso. Esse julgamento caberá a Cristo como representante de Deus. Mas não podemos simplesmente negligenciar aquilo que a Bíblia diz de forma EXPLÍCITA sobre o assunto e fazer tábua rasa, anulando ou tentando dar outro sentido à palavra "idolatria".

Aquilo que se pratica na ICAR é sem dúvida, idolatria do ponto de vista bíblico.
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Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma Empty Re: Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma

Mensagem por António Madaleno Dom Out 13 2013, 18:46

A propósito disto conto uma história passada no interior de Portugal.


Certo marceneiro, artesão e habilidoso com a madeira, construía com esta, peças das mais variadas: cadeiras, mesas, utensílios e até mesmo bonecos. Não, não estou a falar do Gepetto, que esse é na Itália... Morrer a rir 

A paróquia da aldeia ia ter a festa anual em honra da Senhora não sei das quantas e a quem foram pedir para se fazer uma bela imagem de N. S.?

Exatamente àquele artesão tão habilidoso. Ele tratou logo do assunto, porque era uma grande honra e responsabilidade ter recebido esse trabalho, para além do valor que seria pago por ele. Wink

Ele foi à floresta e arranjou uma bela árvore, que após umas machadas estava no chão. Pegou nos bocados de madeira que achou apropriados e levou-os para a sua oficina.

Durante algum tempo lá esteve a fazer a boneca, o mais perfeita que sabia. E o resultado ficou excelente!
Como ainda tinha sobrado uns bons bocados de madeira, ele entreteve-se e fez uma burra de madeira.

Chegado o dia da procissão e com todo o povo nas ruas, lá vinha a boneca a passar. N. S. vinha belamente adornada e carregada por homens que apoiavam a estrutura onde estava colocada, aos ombros.

À medida que a procissão passava, as pessoas curvavam-se, ora em contrição e emoção, ora com alegria e regozijo perante a sua santa padroeira.

O marceneiro lá estava no meio da população observando a cena e quando a procissão passa por ele, ele nem pestaneja. Um amigo que estava com ele pergunta-lhe:

"Ouve lá, então não te curvas diante de N. S.?"

Ao que responde o marceneiro artesão:

"Para quê? Esta é irmã da burra que tenho lá em casa!"

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
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Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma Empty Re: Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma

Mensagem por Índigo Dom Out 13 2013, 19:55

TJ Curioso escreveu:
"Ouve lá, então não te curvas diante de N. S.?"

Ao que responde o marceneiro artesão:

"Para quê? Esta é irmã da burra que tenho lá em casa!"

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
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Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma Empty Re: Imagem de ''Nossa Senhora'' viaja como passageiro até Roma

Mensagem por mjp Seg Out 14 2013, 23:51

Caro Altar, neste assunto, "IMAGENS", confesso que como católico, homem que me tenho e quero por esclarecido e livre pensador, me distâncio completamente deste aspecto da vida religiosa da ICAR.

Nunca acompanhei nem acompanho, quer por TV quer pessoalmente, este aspecto da vida religiosa de muitos católicos.

Sempre que tive oportunidade de apresentar os meus argumentos neste respeito, quer antes quer agora, sempre me encontrei muito bem acompanhado por várias figuras da ICAR, em Lisboa, e noutros pontos do país. Estou plenamente convicto que, quanto mais o católico é esclarecido menos participa nestas manifestações.

Razões:

1 - A imagem, em si, de antibíblico nada tem, nem vale a pena agora estar a apresentar razões para isso; mas é impossível desassociar, nalguns casos, entre o cultuante da imagem e o objecto propriamente dito, uma certa "fé" "supersticiosa", arraigada na ideia da "protecção" que ela lhe proporciona. Nada mais falso, como qualquer católico esclarecido pode saber e perceber.

2 -  Ainda que a imagem sirva de ícone simbólico, nada contra, nem podia por razões de coerência de pensamento a isso objectar, a verdade é que muitos são os que não separam esses dois aspectos, a saber, a simbologia da imagem e a prestação de culto à imagem.

3 - Ainda que o cultuante não pretenda, conscientemente, substituir o culto que lhe presta ao núcleo da sua fé, Cristo, Jesus, a verdade é que em nada também aparenta saber ou querer deixar clara essa diferença.

4 - Não estou sozinho ( e que estivesse) nesta leitura e apreciação. São vários os católicos que apresentam essa mesma perspectiva negativa em relação ao fenómeno religioso em torno de uma determinada imagem.

5 - A ICAR, neste aspecto, perscindiu de algo que eu sempre defendo: autoridade espiritual para ensinar, explicar e repreender tal "confusão" por parte de muitos católicos.

6 - É de lamentar, embora tendo sido raros os casos a que tenha assistido pessoalmente, que o Pe. tenha já interrompido uma Missa para, sem qualquer hesitação (é cá dos meus!) chamar a atenção de um senhor que, sem qualquer tipo de cerimónia, sistematicamente se ajoelhava ou se inclinava durante a Missa num dos locais reservados à apresentação de uma imagem de um Santo. Ainda assim, esse senhor, no Domingo seguinte esteve a fazer a mesma coisa durante toda a Missa e, tendo sido, por acaso, o mesmo Pe. o celebrante, disse à assembleia: "os que aqui estiveram na semana passada verificaram a minha chamada de atenção para um determinado facto; não posso conduzir a liberdade de ninguém até Cristo, mas, repito, esta atitude é profundamente errada.

7 - Ao contrário dos que muitos podem pensar, a venda de imagens e representações religiosas não são "negócio" da ICAR, mas dos fabricantes e negociantes dessa mercadoria, pelo que, o interesse económico da ICAR, neste aspecto, é despiciendo, irrelevante, não significativo.

8- Não há como iludir e separar estas duas realidades: a simbologia iconográfica nada tem de antiblíco, a substância religiosa do acto de veneração da imagem, sim.

9 - Para terminar, quero deixar claro que este é um aspecto em que a ICAR se deixou ir no facilitismo, por causas por mim nunca muito investigadas, mas urge, neste aspecto, uma reeducação muito séria e profunda, sobretudo nas novas gerações que, em relação aos mais velhotes (mas não todos) essa seria uma causa de indisputáveis méritos, mas perdida.
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