EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Futuro de bispo alemão "amante do luxo" nas mãos do Vaticano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Futuro de bispo alemão "amante do luxo" nas mãos do Vaticano Empty Futuro de bispo alemão "amante do luxo" nas mãos do Vaticano

Mensagem por Altar Seg Out 14 2013, 15:13

Um bispo católico alemão criticado pelo estilo de vida luxuoso, e por alegadamente ter mentido sob juramento, viajou para o Vaticano, onde pode estar em discussão a sua permanência em funções.

Franz-Peter Tebartz-van Elst, bispo de Limburg, no estado do Hesse, perto de Frankfurt, viajou, segundo a Reuters, num voo de baixo custo, na sequência de um escândalo a que deu origem na Igreja alemã. O bispo construiu um luxuoso complexo residencial diocesano. O novo Papa, Francisco, tem proclamado uma “Igreja pobre para os pobres”.

“O bispo deixou bem claro que qualquer decisão sobre o seu serviço como bispo está nas mãos do Santo Padre", informa um comunicado divulgado pela diocese no sábado. “O bispo está triste pela escalada da actual discussão. Vê e lamenta que muitos fiéis estejam a sofrer com a presente situação.”

Já esta segunda-feira, o chefe da Igreja Católica germânica, arcebispo Robert Zollistsch, disse que Tebartz-van Elst deve fazer "auto-crítica". Questionado em Roma, confirmou que vai discutir o assunto com o Papa e que o caso não deve ficar "sem consequências".

Os resultados de um inquérito preliminar aos custos da sumptuosa residência diocesana, e do complexo de que faz parte, revelado após a visita de um enviado do Vaticano a Limburg, em Setembro, indicam que foram gastos pelo menos 31 milhões de euros, seis vezes mais do que o previsto. O jornal Welt am Sonntag escreveu no domingo que o custo final pode chegar aos 40 milhões.

Prelado com "desejos extravagantes"
Para além da residência episcopal, o complexo inclui um museu, salas de conferências, capela e apartamentos privados. Inicialmente, os custos do projecto, decidido pelo antecessor do actual bispo, tinham sido estimados em 5,5 milhões de euros. O arquitecto que desenhou o projecto disse que o agravamento de custos se deve aos “desejos extravagantes” do prelado, conhecido na Alemanha como “bispo do luxo”.

Numa declaração ao diário Bild, Tebartz-van Elst disse: “Compreendo que o elevado custo de 31 milhões de euros assusta. Os que me conhecem sabem que não tenho um estilo de vida pomposo”.

O bispo, 53 anos, descrito como autoritário, numa carta aberta sobre as despesas execessivas assinada por mais de 4400 fiéis, é também acusado de ter mentido sob juramento no caso de uma visita, em voo de classe executiva, quando se deslocou à Índia para um programa de luta contra a pobreza. Na semana passada, a procuradoria de Hamburgo anunciou a intenção de o multar por falsas declarações à revista Der Spiegel sobre a viagem.

A conferência episcopal alemã nomeou uma comissão especial para investigar as finanças da diocese, a qual deverá apresentar o relatório antes do final do ano. O arcebispo Robert Zollistsch disse que as acusações ao bispo atingem todos os crentes e que discutiria o assunto esta semana em Roma, com o Papa. Depois da visita de representantes do Vaticano, o bispo pediu desculpa por “qualquer descuido ou erro de julgamento”.

A forma de Francisco lidar com o problema é vista como um importante sinal da forma como tenciona promover a simplicidade numa Igreja abalada por escândalos sexuais e por opacas operações financeiras.

fonte :

http://www.publico.pt/mundo/noticia/futuro-de-bispo-alemao-amante-do-luxo-nas-maos-do-vaticano-1609065#/0

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro de bispo alemão "amante do luxo" nas mãos do Vaticano Empty Re: Futuro de bispo alemão "amante do luxo" nas mãos do Vaticano

Mensagem por Ana Cláudia Dom Out 20 2013, 19:08

Der Spiegel: bispos alemães escondem parte do património
Na diocese de Limburgo, foram transferidos nos últimos 65 anos 300 milhões de euros de receitas fiscais religiosas para pequenas estruturas poucos transparentes
Os bispos da Igreja Católica alemã poderão estar a esconder milhões de euros de património em orçamentos especiais, de acordo com uma investigação publicada hoje pelo jornal Der Spiegel.

Nos últimos dias, tem sido amplamente noticiado na Alemanha o caso do bispo de Limburgo, Franz-Peter Tebartz-van Elst, criticado pelo estilo de vida luxuoso, e por alegadamente ter mentido sob juramento, estando neste momento, de acordo com a imprensa local, a ser discutida a sua permanência em funções.

"Há muito tempo que não há uma ofensiva como esta à transparência na Igreja Católica", diz o Der Spiegel, citado pela France Presse.

Na diocese de Limburgo, foram transferidos nos últimos 65 anos 300 milhões de euros de receitas fiscais religiosas para pequenas estruturas poucos transparentes, de acordo com o jornal.

"Nas particularmente ricas arquidioceses de Colónia, Munique e Freising, os próprios diretores financeiros ignoram a magnitude do património," os pontos do jornal.

Na Alemanha, os contribuintes declaram se são católicos, protestantes ou sem religião e o Estado procede à consignação de entre 8 e 10% dos rendimentos dos crentes declarados para as respetivas instituições.

Em 2012, os 23 milhões de alemães que declararam ser católicos geraram receitas à Igreja em torno de 5,2 mil milhões de euros com o imposto religioso.

http://www.ionline.pt/artigos/mundo/der-spiegel-bispos-alemaes-escondem-parte-patrimonio
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos