EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Convidado Sáb Set 01 2012, 22:18

Kimba escreveu:Acho que estás a extrapolar, "aplicação directa e obrigatória" sáo adjectivos teus, não meus....
Mas por exemplo, o principio de se abster de sangue está lá escrito com todas as letras.
Kimba,

Eu sei que estou a extrapolar e que os adjectivos são meus, porque eu quis provocar o debate.

A questão do sangue é muito sensível e é por demais debatido em outros fóruns e também aqui!

E, para além da questão do sangue que é polémica, que outros princípios, regras ou leis de carácter estritamente religioso tu encontras na Bíblia, como aplicável de forma obrigatória ou não, nos dias de hoje?

...mas não quero estar já agora a entrar em conflito com ninguém, pois como ainda agora cheguei, não sei como são as sensibilidades por aqui...
Não te preocupes com esta questão, pois basta termos opiniões contrárias, o que até é salutar, para eventualmente "provocar" conflito. O importante é saber gerir esse conflito em cada momento sem gerar conflitualidade generalizada!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Paulo Neto Sáb Set 01 2012, 22:47

Para a ORGA o que interessa é a Origem. Todavia Ela só fala daquilo que lhe interessa.
Se chegarmos perante alguns anciãos e colocarmos este problema e estas questões, muitos não vão saber como responder, pois praticamente todos só estão dentro da matéria que a ORGA dispõe.

Muitos gostam de falar da origem, por exemplo o apêndice do Livro "A Bíblia ensina" pag. 222, mas se depois de lermos este capitulo apresentarmos muitos dos fatos aqui citados eles caêm redondos.

Coitados... tanta ignorância
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Kimba Sáb Set 01 2012, 22:49

Investigando a Torre escreveu:
Kimba escreveu:Acho que estás a extrapolar, "aplicação directa e obrigatória" sáo adjectivos teus, não meus....
Mas por exemplo, o principio de se abster de sangue está lá escrito com todas as letras.
Kimba,

Eu sei que estou a extrapolar e que os adjectivos são meus, porque eu quis provocar o debate.

A questão do sangue é muito sensível e é por demais debatido em outros fóruns e também aqui!

E, para além da questão do sangue que é polémica, que outros princípios, regras ou leis de carácter estritamente religioso tu encontras na Bíblia, como aplicável de forma obrigatória ou não, nos dias de hoje?

...mas não quero estar já agora a entrar em conflito com ninguém, pois como ainda agora cheguei, não sei como são as sensibilidades por aqui...
Não te preocupes com esta questão, pois basta termos opiniões contrárias, o que até é salutar, para eventualmente "provocar" conflito. O importante é saber gerir esse conflito em cada momento sem gerar conflitualidade generalizada!

IT
Eu não encontro nem deixo de encontrar nada, andei quase 30 anos a reger a minha vida por crenças que na sua maioria se têm provado no mínimo duvidosas, por isso deves compreender que neste momento estou um bocado como o Descartes . Parece-me que entendeste a minha intervenção como uma defesa da regra: “se está na bíblia é para cumprir”. Não o foi, apenas quis fazer uma distinção entre o que está escrito versus o que se lê nas entrelinhas, sendo que a própria leitura das entrelinhas é muitas vezes enviesada. Não deixa de ser irónico que uma das recomendações que mais se ouvem dos palanques seja para não ir além do que está escrito, e depois a maior parte das regras com que sobrecarregam as “ovelhas”sigam esse exacto modus operandi.
Kimba
Kimba
Membros
Membros

Mensagens : 704
Likes : 89
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 49
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Paulo Neto Sáb Set 01 2012, 22:55

Kimba escreveu:
Eu não encontro nem deixo de encontrar nada, andei quase 30 anos a reger a minha vida por crenças que na sua maioria se têm provado no mínimo duvidosas, por isso deves compreender que neste momento estou um bocado como o Descartes . Parece-me que entendeste a minha intervenção como uma defesa da regra: “se está na bíblia é para cumprir”. Não o foi, apenas quis fazer uma distinção entre o que está escrito versus o que se lê nas entrelinhas, sendo que a própria leitura das entrelinhas é muitas vezes enviesada. Não deixa de ser irónico que uma das recomendações que mais se ouvem dos palanques seja para não ir além do que está escrito, e depois a maior parte das regras com que sobrecarregam as “ovelhas”sigam esse exacto modus operandi.

Concordo aplausos aplausos Good

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Convidado Dom Set 02 2012, 00:35

Kimba escreveu:Parece-me que entendeste a minha intervenção como uma defesa da regra: “se está na bíblia é para cumprir”
Não, não entendi isso. Tal como já escrevi, somente quis provocar o debate!

De facto, concordo quando dizes que do palanque efectivamente se incentiva a ir muito além do que está escrito, embora se diga o contrário.

Este procedimento não é um exclusivo das TJ. Todas as seitas e grupos religiosos, sejam eles minoritários ou não, criam factos, leis e regras sem qualquer apoio bíblico, ou procuram-no de forma enviesada para se destacarem ou distinguiram dos demais.

Regras actuais em vigor para alguns como a guarda do Sábado por parte dos Sabatistas e alguns grupos Adventistas, ou regras relativas à alimentação, como não consumir as denominadas "carnes imundas", são um exemplo disso. E, o interessante é notar que sempre se encontra na Bíblia alguma forma de "apoio" para estas orientações.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Dom Set 02 2012, 02:48

MariaL escreveu:Pascoal, muito bom.
Alguns dos exemplos apresentados aqui como tendo origem pagã, eu já conhecia, mas a maioria não. É claro que milhares de anos de história, tradição e cultura teriam marcar de algum modo a atualidade, sem que isso faça de nós praticantes de magia ou adoradores disto ou daquilo. É ridículo!
Nunca, nunca percebi esse problema das TJ com os anivesários e nunca convivi bem com isso.
Mas, como sabem, as Tj têm outro argumento contra os aniversários. Os dois relatos bíblicos de celebração de aniversários natalícios, acabaram com cabeças sendo cortadas. Para as TJ, isso é Deus a dizer que não gosta dessas festas.
Pois é, MariaL eu não conseguia diferenciar a comemoração de um aniversário (proibida) e a comemoração de aniversário de de casamento. Não conseguia entender que o uso da aliança teve passado pagão e mesmo assim a Torre de Vigia dizia que podia.
Sobre o aniversário eu tenho um texto sobre essa questão específica da Bíblia. Não sei se postei aqui no Fórum português, mas caso não abro um tópico específico. Wink
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Dom Set 02 2012, 03:22

Kimba cita:
Esta questão do que se pode ou não pode fazer é algo que sempre me fez muita confusão na cabeça. Existem certos principios e restrições, com os quais podemos concordar ou não, mas que estão expressos explicitamente na bíblia. E depois há toda uma zona cinzenta de regras e restrições,que não são claras e por isso, quanto a mim, deveriam ficar sujeitas à consciência de cada um. Mas o que se vê não é isso, inventam-se leis e leizinhas que parecem depender do humor do corpo governante.
Não fez confusão somente na sua cabeça não...na minha era uma furacão de ideias.
O que eu achava mais complicado era que o texto citado para sermos como os bereanos (zelosos na pesquisa) nunca se aplicava as próprias Testemunhas de Jeová e se uma dúvida surgia todos me vinham com aquela palavra mágica: quem sabe não virão novas luzes?
Concordo com você que certas coisas na Bíblia são específicas tais como a fornicação, adultério e realmente existem textos e contextos para apoiarem tal comportamento para um cristão, mas como você bem citou existe uma "zona cizenta" que são regras institucionais e que acabam se tornando "santas" porque se a Organização é de Deus, por que iríamos contrariar ou questionar essas "pequenas" coisas? Essa é a lógica deles.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por MariaL Seg Set 03 2012, 00:08

Kimba escreveu:

Eu não encontro nem deixo de encontrar nada, andei quase 30 anos a reger a minha vida por crenças que na sua maioria se têm provado no mínimo duvidosas, por isso deves compreender que neste momento estou um bocado como o Descartes .

Compreendo como te sentes, Kimba. Quando comecei a vir aqui ao fórum, teria dado exatamente a mesma resposta. Smile
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Qui Set 27 2012, 03:36

MariaL escreveu:
Kimba escreveu:

Eu não encontro nem deixo de encontrar nada, andei quase 30 anos a reger a minha vida por crenças que na sua maioria se têm provado no mínimo duvidosas, por isso deves compreender que neste momento estou um bocado como o Descartes .

Compreendo como te sentes, Kimba. Quando comecei a vir aqui ao fórum, teria dado exatamente a mesma resposta. Smile

Essa fase "São Tomé" é algo extremamente normal quando se deixa de acreditar numa crença considerada anteriormente como divina, mesmo vindo de uma organização terrestre.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por mjp Qui Set 27 2012, 21:23

Meu caro Pascoal, por favor não dês mais ideias aos senhores de Brooklin!... coitadas das tj's que já têm carradas de regras mais que suficientes em cima!... Razz
Mas agora mais a sério, obrigado pelo que trouxeste a este fórum. Está excelente!
Eu conhecia a origem de algumas tradições que aqui trouxeste, especialmente a das alianças, e uma vez comentei, já não me lembro com quem, que os aniversários já tinham perdido de todo, no mundo ocidental, essa carga religiosa. O argumento centrou-se então no destaque que é dado ao aniversariante. Mas então nas festas pelo baptismo das TJ's a quem é dado destaque? E nas festas de casamento? (e que grandes festas dão as TJ's pela altura dos casamentos!) E o destaque dado aos superintendentes por altura das visitas às congregaçoes? Nunca me esquecerei, que ainda estudante da bíblia, fui convidado pelo meu instrutor (anciao), a reunir-me com a família na noite de 31 de Dezembro. Fiquei admirado, nao pelo convite mas pelo dia, e para surpresa minha, embora sob a desculpa de que os cristãos também jantavam nessa noite, a verdade e que à meia-noite não faltou champagne, passas e frutos secos e pelo que soube, nao foi só na casa dele. Enfim, as regras sao tantas e tão estúpidas que as próprias tj's fazem ouvidos de mercador a muitas delas. Pelo menos os mais esclarecidos.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Sex Set 28 2012, 01:11

mjp vou citar outras coisas estranhas:
- conheço muitos TJs que não comemoram aniversários, mas fazem festas surpresas com tudo que um aniversário tem.
- comem de comidas típicas de determinadas datas (natal e páscoa).
- fazem do aniversário de casamento uma data especial.
Obrigado pelos comentários. Abraços.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Maer Sex Set 28 2012, 03:24

A minha posição sobre os aniversários é que deveriam ficar a cargo da consciencia de cada um, porém com alguma ressalva.É bom que saibamos que não há registro bíblico , mencionando a comemoração de um natalício por um adorador de Deus.Muitos se precipitam e citam a passagem em que os filhos de Jó ,fazem banquetes,cada um no seu dia , ali não diz que é comemoração de aniversário.Não há como provar isso.
Algo muito importante , não é simplesmente a origem de um costume , todos os que são cristãos independente se são ou não tj , devem levar em consideração se o costume ainda tem alguma relação com o paganismo , e na questão dos aniversários , recentemente me deparei com uma colega de trabalho-que é espírita-lendo um livro , tambem espírita, falando sobre o significado do mesmo, ou seja , embora a maioria não veja desta forma e nem se dê conta da origem da festa, a verdade é que ainda há uma ligação com o místico. Também algumas coisas mencionadas como de origem pagã, não são descartadas pela Bíblia , e outras nem mesmo podemos ter certeza das suas origens, uma vez que muito que temos hoje em livros, principalmente da cultura helenistica foi primeiramente passado oralmente , e por conta disso muito se "perdeu". Hoje o que podemos fazer é supor que alguma coisa tenha se originado de determinada forma.Infelizmente a história não é uma ciência que possa ser reproduzida em laboratório para fornecer garantias.
Maer
Maer
Membros
Membros

Mensagens : 267
Likes : 10
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 54
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Sex Set 28 2012, 11:21

Maer cita:
A minha posição sobre os aniversários é que deveriam ficar a cargo da consciencia de cada um, porém com alguma ressalva.
Maer a primeira indagação que deve ser feita é o que é um aniversário hoje em dia e o que era o aniversário em séculos passados. Nunca existiu uma uniformidade dessa prática, ou seja, nas mais variadas culturas existe uma diferenciação.

Maer cita:
Algo muito importante , não é simplesmente a origem de um costume , todos os que são cristãos independente se são ou não tj , devem levar em consideração se o costume ainda tem alguma relação com o paganismo

Se você tiver lido meu texto inicial irá perceber que tudo se origina de algo e esse algo, que você denomina como paganismo, nada mais é que a forma de pensamento não cristão que moldou nossa vida atual. Se formos nos prender a essa questão "pagã" praticamente nada escapa e a pessoa teria que virar um ermitão e se isolar do mundo.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Maer Sex Set 28 2012, 12:46

pascoalnaib escreveu:Maer cita:
A minha posição sobre os aniversários é que deveriam ficar a cargo da consciencia de cada um, porém com alguma ressalva.
Maer a primeira indagação que deve ser feita é o que é um aniversário hoje em dia e o que era o aniversário em séculos passados. Nunca existiu uma uniformidade dessa prática, ou seja, nas mais variadas culturas existe uma diferenciação.

Maer cita:
Algo muito importante , não é simplesmente a origem de um costume , todos os que são cristãos independente se são ou não tj , devem levar em consideração se o costume ainda tem alguma relação com o paganismo

Se você tiver lido meu texto inicial irá perceber que tudo se origina de algo e esse algo, que você denomina como paganismo, nada mais é que a forma de pensamento não cristão que moldou nossa vida atual. Se formos nos prender a essa questão "pagã" praticamente nada escapa e a pessoa teria que virar um ermitão e se isolar do mundo.
A questão não é tão somente a origem que muitas vezes nem temos como provar se foi pagã ou não. A questão que explicitei foi a relação contemporânea com o
panganismo.Se ainda hoje há uma relação com o pagão , isto é problema para o cristão, se não então fica configurada a desvinculação com o passado muito embora
tendo originado-se dele. É o modo que vemos a coisa. Não estamos tratando de um caso em que seja impossível a desvinculação.
Algumas culturas desaparecem e o que sobrevive assume outra dimensão e deve ser visto por outra perspectiva.
Maer
Maer
Membros
Membros

Mensagens : 267
Likes : 10
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 54
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Sex Set 28 2012, 13:16

Maer cita:
A questão não é tão somente a origem que muitas vezes nem temos como provar se foi pagã ou não.
Então se não podemos provar nada (segundo sua concepção) para que criar regras de algo que nem se sabe?
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por hibridizado Sex Set 28 2012, 13:27

pascoalnaib escreveu:Maer cita:
A questão não é tão somente a origem que muitas vezes nem temos como provar se foi pagã ou não.
Então se não podemos provar nada (segundo sua concepção) para que criar regras de algo que nem se sabe?

Bem, se pelo simples fato de uma determinada ação ser citada na bíblia como sendo feita por pessoa que não adore a Jeová já ser argumento para que não se faça, então deveria ser proibido as mulheres se maquiarem. A única citação na bíblia de uma mulher se pintando e maquiando é feita quando se narra a vida de Jezabel, que era má, não mais há citações explícitas sobre isso, então seguindo o mesmo raciocínio dos aniversários, a maquiagem também deveria ser proibida.
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Paulo Neto Sex Set 28 2012, 13:59

hibridizado escreveu:

Bem, se pelo simples fato de uma determinada ação ser citada na bíblia como sendo feita por pessoa que não adore a Jeová já ser argumento para que não se faça, então deveria ser proibido as mulheres se maquiarem. A única citação na bíblia de uma mulher se pintando e maquiando é feita quando se narra a vida de Jezabel, que era má, não mais há citações explícitas sobre isso, então seguindo o mesmo raciocínio dos aniversários, a maquiagem também deveria ser proibida.

Exatamente Hibridizado. E tendo em mente o conceito em que as TJ veem os aniversários e se virmos com a mesma luz o texto de 2 Samuel 13:23-28 , muitas, para não dizer todas as reuniões sociais seriam erradas.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por hibridizado Sex Set 28 2012, 15:55

ellipsis escreveu:
hibridizado escreveu:

Bem, se pelo simples fato de uma determinada ação ser citada na bíblia como sendo feita por pessoa que não adore a Jeová já ser argumento para que não se faça, então deveria ser proibido as mulheres se maquiarem. A única citação na bíblia de uma mulher se pintando e maquiando é feita quando se narra a vida de Jezabel, que era má, não mais há citações explícitas sobre isso, então seguindo o mesmo raciocínio dos aniversários, a maquiagem também deveria ser proibida.

Exatamente Hibridizado. E tendo em mente o conceito em que as TJ veem os aniversários e se virmos com a mesma luz o texto de 2 Samuel 13:23-28 , muitas, para não dizer todas as reuniões sociais seriam erradas.
Para tentarem se mostrar diferentes inventaram esas coisas. Deixaram de ser diferentes e se tornaram exóticos. rsrsrsr
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Maer Sex Set 28 2012, 16:59

ellipsis escreveu:
hibridizado escreveu:

Bem, se pelo simples fato de uma determinada ação ser citada na bíblia como sendo feita por pessoa que não adore a Jeová já ser argumento para que não se faça, então deveria ser proibido as mulheres se maquiarem. A única citação na bíblia de uma mulher se pintando e maquiando é feita quando se narra a vida de Jezabel, que era má, não mais há citações explícitas sobre isso, então seguindo o mesmo raciocínio dos aniversários, a maquiagem também deveria ser proibida.

Exatamente Hibridizado. E tendo em mente o conceito em que as TJ veem os aniversários e se virmos com a mesma luz o texto de 2 Samuel 13:23-28 , muitas, para não dizer todas as reuniões sociais seriam erradas.
Primeiramente , acho que deixei claro a minha posição "pessoal" sobre aniversários .
Segundo não é o caso de uma simples citação de um pagão.O que coloquei foi o fato de não encontrarmos nenhum vestígio desta prática tanto entre os judeus quanto entre os cristãos. Principalmente entre os judeus , estranha o fato , justamente por serem um povo de "comemorações".
A grande verdade é que alguns não estão nem um pouco interessado em saber se é "errado" ou não ,
querem mesmo é "divertir" ...Quanto à maquiagem cadê a relação do ato de Jezabel com o paganismo no ato que ela pinta os olhos? E ainda que tivesse, ainda o é hoje? Se pesquisarem mais a fundo que maquiar é um processo de ornamentação e os judeus se onamentavam com colares, brincos , com penteados, e embora não se mencione especificamente a maquiagem , alguns textos dão a entender que usavam (Jer. 4:30; Eze. 23:40) .
Quanto ao texto de 2 Samuel 13:23-28 não tem nada a ver com o que falei até agora .Nenhum judeu deixou de reunir em família por conta disso , se foi para comparar e dizer que a citação de aniversário na Bíblia é simplesmente contextual , as abordagens são bem diferentes.Muito embora eu tambem concorde que o simples fato de mencionar natalícios não seja razão de proibí-los. A minha abordagem é em relação a dimensão da ligação com o paganismo nada mais.
Maer
Maer
Membros
Membros

Mensagens : 267
Likes : 10
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 54
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por António Madaleno Sex Set 28 2012, 17:08

Maer, qual é a sua opinião sobre a piñata e a posição atual da Organização sobre esta celebração mexicana?

E já agora tendo em mente a posição da Org sobre ela, porque não podemos extrapolar para outras práticas atuais tais como as celebrações de aniversários.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por mjp Sex Set 28 2012, 17:14

O que é contextual e deixa de o ser? O que tem uma dimensão pagã ou deixa de o ter? Deixemos o mundo das conceptualizações e desçamos ao mundo da realidade das TJ e a sua relação com os contextos e ligações pagâs. Dois exemplos corriqueiros: o bolo-rei e as amendoas da páscoa. No caso do bolo-rei ( ou o tronco de natal ) dois acepipes com conatação pagã e confeccionados pelas alturas das festividas natalícias que como sabe não se reduzem ao 24/25 de Dezembro, são comprados e consumidos pelas TJ em Agosto? Maio? Não! Sao comprados e consumidos exactamente na epoca em que são fabricados ou seja no contexto do Natal. Aqui está um exemplo de uma prática reiterada pelas TJ quer no contexto pagão ( celebraçao do Natal ) quer na conatação do alimento com o paganismo ( bolo-rei e tronco de natal). Exactamente o mesmo com a Páscoa e alimentos associados. Gostava que me explicasse/diferenciasse estes usos das TJ de forma a que eu perceba em quê, dentro dos comuns mortais da sociedade envolvente, elas se distinguem.
Obrigado
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Ancião Brasileiro Sex Set 28 2012, 21:04

Acho sempre insteressante seus comentarios e repletos de significados. Mas sempre existe espaço para observações não é verdade?
A torre/Orga não é omissa em suas atribuições. Um grupo dilegente e muito trabalhador. Sem duvida uma equipe singular com seus colaboradores motivados com o que existe de melhor; amor a DEUS. Mas algo negativo é seu controle em todos os assuntos mas poderiamos ver isso como positivo por não negarem-se a expressar suas opiniões em todos os asssuntos e quando digo todos parece que eles lembram-se de cada aspecto da vida.(rsrsrsrsr) Emfim acredito que a torre/Orga é completa em suas diretrizes e instruções. Mas podemos esplanar muito a forma que suas instruções e ponto de vista são apresentados. Mas em diversos assunto sentimos uma linha de raciocinio que é irrefutavel a expressa em 1 cor 10:23 "Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas. Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas edificam. Que cada um persista em buscar, não a sua própria [vantagem], mas a da outra pessoa."

Será que comemorar aniversario, papai noel, dias das mães e outros seria errado? Não. Mas será que é vantajosa? Também não! Por isso alguns argumentos como o do uso da aliança é toleravel e justificavel. Parece que é um peso e duas medidas mas analisando a motivação e essencia das proibições não biblicas acredito que seguilas é algo muito vantajoso, nos protege espiritual mente Galatas 4:10,11 ? 10 Observais escrupulosamente dias, e meses, e épocas, e anos. 11 Temo por vós, que de algum modo eu tenha labutado em vão com respeito a vós.
Ancião Brasileiro
Ancião Brasileiro

Mensagens : 58
Likes : 1
Data de inscrição : 27/09/2012
Idade : 109
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por mjp Sex Set 28 2012, 21:27

Ancião brasileiro escreveu e citou:
Mas em diversos assunto sentimos uma linha de raciocinio que é irrefutavel a expressa em 1 cor 10:23 "Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas. Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas edificam. Que cada um persista em buscar, não a sua própria [vantagem], mas a da outra pessoa."

Nem por sombras porei alguma vez, proteja-me Deus dessa tentação, de questionar as suas orientações. Mas posso questionar a autoridade de quem se arroga o direito de em nome Dele, usando princípios de amor cristão, ver neles uma razão para controlar praticamente todos os aspectos da vida dos fiéis e de puni-los em função desse controlo e autoridade. Integrando essa passagem de S.Paulo noutras de similar alcance percebe-se que a orientação na liberdade cristã é a da vivencia da liberdade com a sensibilidade de não ferir ou fazer os outros tropeçar. Se uma organização religiosa dita todos os aspectos da vida cristâ retira à liberdade o seu aspecto fulcral e submete-a um princípio menos nobre e espiritual que e o da regra e da punição, à semelhança dos líderes religiosos judaicos que, com raciocíneos em muito semelhantes às TJ, para tudo tinham leis e regras muito além daquilo que estava escrito.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por mjp Sex Set 28 2012, 21:59

Ancião Brasileiro citou:
Galatas 4:10,11 ? 10 Observais escrupulosamente dias, e meses, e épocas, e anos. 11 Temo por vós, que de algum modo eu tenha labutado em vão com respeito a vós.
Meu caro, nestes versículos S.Paulo exorta os cristãos de origem judaica na Galácia que se libertem das tradições e festas judaicas, que cumpriam uma finalidade segundo a lei, mas que havia sido dessa mesma lei que Jesus Cristo os havia salvo. Esse cordão umbilical entre esses neófitos e a Lei ainda não havia sido cortado, não que a lei fosse allgo a evitar mas pela desnecessariedade presente do seu cumprimento à luz do evangelho. Este é um grande problema na formulação doutrinária das TJ; apegam-se à letra da texto sagrado, quando lhes interessa, e fazem dele bandeira para justificar as suas opiniões, fazendo tábua raza do contexto histórico e dos destinatários. De novo aqui presente a liberdade cristâ, nunca o controlo de uma organização religiosa pelos seus membros. Pelo menos não leio nas passagens que citou qualquer ameaça ainda que velada a uma puniçao por parte dos apóstolos para os que nao seguissem aquela orientação.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por pascoalnaib Sáb Set 29 2012, 13:20

Ancião Brasileiro cita:
Acho sempre insteressante seus comentarios e repletos de significados. Mas sempre existe espaço para observações não é verdade
Com certeza isso é algo primordial. A partir do momento que percebi que tudo deve ser avaliado e questionado (de forma construtiva) saí da Torre de Vigia. Esse é o princípio básico da liberdade de expressão, algo ausente em religiões fundamentalistas.

Será que comemorar aniversario, papai noel, dias das mães e outros seria errado? Não. Mas será que é vantajosa? Também não!
Se você pudesse me explicar porque não é vantajoso e porque mesmo não sendo errado foi acrescentado como uma carga a mais seria interessante.
(Mateus 11:28-30) Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve.”
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Costumes que uma TJ não deveria mais adotar! - Página 2 Empty Re: Costumes que uma TJ não deveria mais adotar!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos