EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por António Madaleno Ter Jul 22 2014, 15:35

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Juizesss

Ao ler a sentença de prisão para Chang-jo Im, um objetor de consciência ao serviço militar, a juíza do Tribunal Distrital de Suwon começou a chorar. Naquele mesmo dia, ela já havia proferido sem nenhum sinal de tristeza

Publicado Terça-Feira, 22 de Julho de 2014, às 09:38 | Fonte JW.ORG
       

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Ao ler a sentença de prisão para Chang-jo Im, um objetor de consciência ao serviço militar, a juíza do Tribunal Distrital de Suwon começou a chorar. Naquele mesmo dia, ela já havia proferido sem nenhum sinal de tristeza os veredictos de outros cinco processos criminais. Mas a injustiça cometida contra essa Testemunha de Jeová de 21 anos deixou a juíza muito emocionada. Sem ter nenhuma alternativa, ela condenou o jovem a um ano e meio de prisão.

Todo mês, os juízes na Coreia do Sul enfrentam a mesma situação. Um jovem se apresenta ao tribunal como um objetor de consciência e, não importam quais sejam os motivos desse jovem, o juiz profere a prevista sentença de um ano e meio. Sobre a decisão que emitiu em um caso envolvendo um objetor de consciência, o Juiz Young-sik Kim disse: “Ao sentenciarem objetores de consciência, os juízes raramente acham que estão ‘punindo criminosos’.” O conflito que ele sentiu o fez questionar se a lei contra a recusa ao recrutamento é mesmo um parâmetro válido para sentenciar objetores de consciência.

Testemunhas de Jeová sentenciadas à prisão por objeção de consciência: 40-50 por mês
Testemunhas de Jeová atualmente presas por objeção de consciência: 602
Total de Testemunhas de Jeová presas por objeção de consciência desde 1950: 17.840

A Coreia do Sul se recusa a reconhecer o direito à objeção de consciência ao serviço militar e não oferece um serviço civil alternativo. Sem poder escapar desse impasse, os juízes sul-coreanos são obrigados a sentenciar os objetores de consciência como criminosos. Além disso, os juízes sabem que, para o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, a Coreia do Sul não está honrando seu compromisso internacional de respeitar os direitos humanos fundamentais. Em vários casos, que ao todo envolveram 501 jovens do sexo masculino, o Comitê declarou que o país viola esse compromisso ao processar e prender objetores de consciência. Assim, um número cada vez maior de juízes sente um conflito em sua própria consciência quando condena à prisão jovens cristãos que não prestam serviço militar por questão de consciência.

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul já havia determinado em 2011 que a lei do serviço militar está de acordo com a constituição. Apesar disso, seis juízes de tribunais distritais encaminharam ao Tribunal Constitucional casos envolvendo objeção de consciência. As decisões tomadas pelos juízes também levantaram questões importantes.

O que alguns juízes dizem:

É correto prender uma pessoa que, por causa de sua consciência, se recusa a participar em guerras?
“O objetivo principal de a Constituição proteger a liberdade de consciência como um direito fundamental é proteger a consciência desses indivíduos. É a consciência que forma a base para o valor e a dignidade humana. . . . Embora a decisão desses indivíduos de rejeitar o serviço militar seja diferente do ponto de vista da maioria, seria difícil argumentar que a decisão deles representa um grave crime contra a sociedade ou contra a nação a ponto de merecer o mesmo castigo dado a criminosos.” – Hye-won Lim, Tribunal Distrital de Suwon, 21 de fevereiro de 2013, 2012Chogi2381.

“Decidir como se relacionará com outros . . . [e] saber compreender o ‘valor da existência humana’ é um processo fundamental da formação do caráter de qualquer pessoa. Isso também abrange a decisão de não tirar a vida de ninguém, mesmo quando ocorrem conflitos armados. Se as pessoas [que tomam] essa decisão são castigadas por se recusarem a prestar serviço militar ou a pegar em armas, seria negar a elas seus direitos e sua identidade. Com certeza é uma violação da dignidade humana.” – Young-hoon Kang, Tribunal Distrital Norte de Seul, 14 de janeiro de 2013, 2012Chogi1554.

Será que o direito à objeção de consciência poderia comprometer a segurança do país?
“Não existem evidências ou informações substanciais e específicas de que a adoção do sistema de serviço alternativo poderia enfraquecer a segurança nacional ou a igualdade estabelecida pela imposição do serviço militar.” – Gwan-gu Kim, Tribunal Distrital de Changwon Masan, 9 de agosto de 2012, 2012Chogi8.

“Não existem motivos suficientes para alegar que a segurança nacional estará gravemente ameaçada a um ponto que seja impossível proteger a dignidade humana e o valor de todos os cidadãos quando uma minoria, incluindo as Testemunhas de Jeová, . . . se recusar a pegar em armas e receber treinamento militar. Na verdade, o réu . . . já se recusou a prestar serviço militar apesar da punição. Assim, se essa alegação tivesse base, a segurança nacional, a dignidade humana e o valor de todos os cidadãos já estariam em sério perigo.” – Seung-yeop Lee, Tribunal Distrital de Ulsan, 27 de agosto de 2013, 2013Godan601.

Como esse assunto poderia ser resolvido?
“Se o Tribunal Constitucional achar que esse caso é contra a Constituição, o escritório administrativo e a Assembleia Nacional têm o poder e a competência de avaliar tanto a segurança nacional quanto a liberdade de consciência, e elaborar leis que reconheçam a objeção de consciência ao serviço militar sem enfraquecer a segurança nacional.” – Young-sik Kim, Tribunal Distrital Sul de Seul, 9 de julho de 2013, 2013Chogi641.

“Não haverá perda de força militar nem efeitos significativos na segurança nacional, desde que o sistema de serviço civil seja planejado com cuidado e implantado de um modo que impeça o uso da objeção de consciência como pretexto para fugir do recrutamento.” – Seong-bok Lee, Tribunal Distrital Leste de Seul, 20 de fevereiro de 2014, 2014Chogi30.

O que o Tribunal Constitucional fará?
Esses juízes pediram que o Tribunal Constitucional forneça uma resposta para o dilema que enfrentam ao lidar com a questão da objeção de consciência. No momento, o Tribunal aceitou analisar 29 casos, incluindo dois que envolvem ao todo 433 homens.

O que o Tribunal Constitucional decidirá para esses casos? Será que o tribunal mais importante da Coreia do Sul vai reconhecer o direito à objeção de consciência e abrir caminho para uma nova legislação? Se fizer isso, o país honrará seus compromissos internacionais e sua própria Constituição, e respeitará a consciência de muitas pessoas. Além disso, trará alívio para centenas de jovens que são presos sem merecer.

Fonte: http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=292206&codDep=30
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por River raid Ter Jul 22 2014, 16:43


Não acredito nem por um minuto que "a juíza Sul-Coreana tenha chorado por enviar uma TJ" para a prisão devido a ser objector de consciência, para isso tinha chorado por muitos outros objectores cujos motivos para a objecção são mais dignos.


avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por TJ esclarecido Ter Jul 22 2014, 19:08

River raid escreveu:
Não acredito nem por um minuto que "a juíza Sul-Coreana tenha chorado por enviar uma TJ" para a prisão devido a ser objector de consciência, para isso tinha chorado por  muitos outros objectores cujos motivos para a objecção são mais dignos.

Caro River,

Poderás estar a ser um pouco injusto na avaliação dos valores e princípios éticos, morais e religiosos que leva um jovem TJ a se declarar objector de consciência.
Será que as muitas pessoas (não TJ’s) que também são objectores de consciência relativamente à eutanásia, aborto, etc. são objectores de consciências por motivos mais dignos?
Penso que estas questões de objecção de consciência não podem ser avaliadas com + ou -  mas claro, é apenas a minha opinião.

Um abraço
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por River raid Ter Jul 22 2014, 19:37

TJ esclarecido,

Como bem disseste, este caso tem unicamente que ver com a objecção por parte de jovens TJ´s ao serviço militar. No entanto, recordo que o país em causa é a Coreia do Sul. Está fortemente ameaçado pela Coreia do Norte, um regime que, tambem ele, utiliza o controlo mental e cuja semelhança entre os métodos TJ e norte-coreanos foi explorada aqui no fórum.

Já sabemos que as TJ não vão à tropa mas uma coisa é certa:
- se no sec-XX fôssemos quase todos objectores de consciência hoje estaríamos falando alemão ou tampouco teríamos nascido...

Sempre haverá o mal e o bem. Portanto, acho muito bem que haja serviço militar nem que seja como salvaguarda e protecção. O mundo é mesmo assim, quem quer, quer quem não quer, aguente-se à bronca.

Recordo que uma das principais causas de riqueza da Watchtower é a liberdade de pregar em países outrora ditaduras cuja democracia foi conquistada a ferro e fogo à custa de muitas vidas, sem falar na II Guerra Mundial, se os nazis tivessem ganho não havia cá pregação, nem filiais, nem nada...


avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por António Madaleno Ter Jul 22 2014, 20:42

River raid, eu considero também que neste assunto temos de respeitar a consciência individual. Existem também católicos, evangélicos, etc. que são objetores de consciência.

A única coisa que pode ser avaliada negativamente ou criticada tem a ver com a imposição da Organização da negação ao serviço militar de forma total, impondo até mesmo penalidades severas para quem quiser ser militar.

Não existe base bíblica para isso e os argumentos que usa já estão bem rebatidos noutros tópicos. Devia ser deixado à consciência de cada um.


Última edição por TJ Curioso em Ter Jul 22 2014, 20:52, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por estudante eterno Ter Jul 22 2014, 20:51

River raid escreveu:TJ esclarecido,

Como bem disseste, este caso tem unicamente que ver com a objecção por parte de jovens TJ´s ao serviço militar. No entanto, recordo que o país em causa é a Coreia do Sul. Está fortemente ameaçado pela Coreia do Norte, um regime que, tambem ele, utiliza o controlo mental e cuja semelhança entre os métodos TJ e norte-coreanos foi explorada aqui no fórum.

Já sabemos que as TJ não vão à tropa mas uma coisa é certa:
- se no sec-XX fôssemos quase todos objectores de consciência hoje estaríamos falando alemão ou tampouco teríamos nascido...

Sempre haverá o mal e o bem. Portanto, acho muito bem que haja serviço militar nem que seja como salvaguarda e protecção. O mundo é mesmo assim, quem quer, quer quem não quer, aguente-se à bronca.

Recordo que uma das principais causas de riqueza da Watchtower é a  liberdade de pregar em países outrora ditaduras cuja democracia foi conquistada a ferro e fogo à custa de muitas vidas, sem falar na II Guerra Mundial, se os nazis tivessem ganho não havia cá pregação, nem filiais, nem nada...



É bom relembrar que foi exactamente assim que o senhor Adolfo Hitler convenceu milhões de Alemães (e não só), a praticar uma das maiores chacinas na história da humanidade. Pelo não respeito da objecção de consciência.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência Empty Re: Juízes têm peso na consciência ao sentenciar objetores de consciência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos