EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Convidado Sex Nov 27 2015, 15:49

Muito já se escreveu em anos anteriores sobre esta temática, mas quase sempre  desde um ponto de vista negativo em relação à posição adoptada em tempo pelos responsáveis das TJ.
Sem querer deixar expresso desde já a qui o meu ponto de vista, gostaria de lançar para debate as seguintes questões:

Será que podemos aceitar o ponto de vista das TJ em relação a este assunto como sendo formalmente correcto?

São as TJ as únicas a rejeitarem as celebrações natalícias?

Quais são afinal as possíveis origens dos costumes de Natal?

Como foi escolhida a data de Natal?

Etc...

IT


Última edição por Investigando a Torre em Sáb Nov 28 2015, 12:53, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 28 2015, 11:29

Bom dia,

Está aqui o meu ponto e vista, com ajuda da célebre internet  paz

ORIGENS e escolha da data:
"Para entendermos a história do natal temos que buscar a origem da palavra natal. Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado de 'Noite Bendita'."

No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua Paixão e Morte na Cruz. No entanto, não era costume na época comemorar o aniversário e portanto não sabiam que dia havia nascido o seu Senhor. Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho direto que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.

De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.

A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho.

Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.
http://www.esoterikha.com/presentes/a-origem-do-natal.php

Quem não comemora o Natal:
http://www.ebc.com.br/cultura/2012/12/quem-nao-comemora-o-natal


Os Cristãos devem celebrar o Natal?
Para os cristãos há liberdade para comemorar o Natal e para não comemorar o Natal, e é uma questão de consciência. A Bíblia diz em Romanos 14:5 que: Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.

O apóstolo Paulo conclui o pensamento dizendo em Romanos 14:22:

Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus.
Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.

No entanto, existe muita discussão sobre este tema, e nem todo mundo concorda sobre o tema.

Muitos cristãos não celebram o Natal e usam os seguintes argumentos:
1.A Bíblia não ordena que cristãos celebrem o Natal ou proíbe mesmo;
2.Não existe indicação de que os primeiros cristãos celebravam o Natal;
3.Jesus não nasceu em dezembro;
4.Atualmente o Natal é uma celebração do materialismo;
5.A celebração popular do Natal tem origem em festas pagãs, assim como elementos associados, como a árvore de Natal;
6.Árvores de Natal são proibidas nas Escrituras, em passagens como Jeremias 10:2-4, Isaías 44:14-15 e Jeremias 3:13;
7.Papai Noel é um mito que tira o foco de Jesus.

Algumas das respostas mais comuns dos cristãos que celebram o Natal são:
1.A Bíblia não ordena nem proíbe especificamente a celebração do nascimento de Jesus, mas encoraja-a (anúncio dos anjos cheio de alegria, por exemplo);
2.Os primeiros cristãos não faziam muitas outras coisas que hoje os cristãos fazem e aceitam com naturalidade;
3.Existe muita discussão sobre quando Jesus nasceu e não há consenso, mesmo entre estudiosos.
É possível que Jesus tenha nascido em dezembro, embora não haja certezas.
4.Cristãos devem celebrar o Natal de forma diferente, não caindo no materialismo.
5.Cristãos devem aproveitar todas as oportunidades para exaltar a Cristo e transformar completamente mesmo celebrações pagãs em algo que honre a Deus.
6.As passagens referem-se à criação de ídolos, estão fora do contexto da passagem e não se referem de forma alguma a árvores de Natal. Ninguém adora a árvore de Natal.
7.É verdade que Jesus tem que ter o centro de toda nossa atenção, e devemos condenar a mentira. Cristãos não precisam de forma alguma aceitar Papai Noel para celebrar o Natal.

Perigos em que Você Pode Cair
Existem dois perigos em que o cristão pode cair na época do Natal. O primeiro é aceitar tudo o que a sociedade e cultura atuais dizem que o Natal deve ser e como deve ser celebrado. O segundo é rejeitar a festividade por completo e acabar por cair numa espécie de legalismo, que nos distrai da Boa Notícia que é a vinda de Jesus ao mundo.

Então, crente deve ou não deve celebrar o Natal?
Sim, todo cristão deve celebrar o nascimento de Jesus, o Salvador. Juntamente com a morte e ressurreição de Jesus, a sua encarnação (o momento em que o Verbo se fez carne, se tornou um de nós) deve ser celebrado sim. Mas cada um tem a liberdade de fazer isso de acordo com a sua consciência e como o Espírito Santo guiar e não precisa ser em nenhuma data específica.
Você celebra o Natal no dia 25? Faça isso para a glória de Deus. Você prefere não celebrar nesse dia? Glorifique a Deus nisso.
Você tem árvore de Natal? Use a oportunidade para se lembrar das várias bênçãos que temos em Jesus. Está convencido de que não deve ter? Aproveite para dizer para todo mundo que você prefere celebrar de outra forma esse acontecimento super importante que foi o nascimento de Jesus!

Qualquer que seja a sua convicção, o importante é abençoar as pessoas não só nesta época mas durante o ano todo. Dar as boas notícias de que Jesus veio, morreu e ressuscitou para nos salvar tem que ser sempre e não só em dezembro!
http://www.respostas.com.br/cristaos-devem-celebrar-o-natal/

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa,
ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, está em Cristo". (Colossenses 2.16-17)

sinatal
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Jaffar Sáb Nov 28 2015, 11:47

Já li muita matéria sobre isso. (ainda tenho muitas dúvidas IT)

Pelo que li as TJ não são os únicos a rejeitar o Natal.


Apesar de sua falta de fundamento bíblico, não podemos deixar de nos lembrar de que o Natal é também uma excelente oportunidade para pregar o evangelho, pois tem muita gente que se sente bastante triste e melancólica nesta época do ano. Então, se você realmente deseja fazer uma diferença nesta época, faça algo de positivo e construtivo. Ao invés de sair por aí queimando árvores de natal, recusando presentes ou batendo com a Bíblia na cabeça do Papai Noel, pregue o evangelho.

Se for possivel me informar gostava de saber se a pregação TJ nesta altura do ano(porta em porta) é diferente ou não? mudam alguma coisa?

.....--------------

Em relação ao Natal talvez na minha opinião o cap 15 de Atos pode ter uma das respostas(posso estar enganado.)

O contexto é :Os novos convertidos (que provavelmente tinham os seus costumes e festas natalicias)

cap 15

1 - Certos homens desceram então da Judéia+ e começaram a ensinar os irmãos: “A menos que sejais circuncidados,+ segundo o costume de Moisés,+ não podeis ser salvos

5 - Contudo, alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: “É necessário circuncidá-los+ e adverti-los que observem a lei de Moisés.

8-11 - e Deus, que conhece o coração,+ deu testemunho por dar-lhes o espírito santo,+ assim como dera também a nós. 9  E ele não fez nenhuma distinção entre nós+ e eles, mas purificou os corações deles pela fé.+ 10  Ora, portanto, por que estais pondo Deus à prova por impor no pescoço dos discípulos um jugo+ que nem os nossos antepassados nem nós somos capazes de levar?+ 11  Ao contrário, confiamos em ser salvos por intermédio da benignidade imerecida+ do Senhor Jesus, do mesmo modo como também essas pessoas.”+

19-20 - Por isso, a minha decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Deus,+ 20  mas escrever-lhes que se abstenham* das coisas poluídas por ídolos,+ e da fornicação,*+ e do estrangulado,*+ e do sangue.*


27-29 - Mandamos, portanto, Judas e Silas,+ para que eles também possam relatar as mesmas coisas por palavra.+ 28  Pois, pareceu bem ao espírito santo+ e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional,+ exceto as seguintes coisas necessárias: 29  de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos,+ e de sangue,+ e de coisas estranguladas,*+ e de fornicação.*+ Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas,+ prosperareis. Boa saúde para vós! e bom Natal? Idea ”*

tudo tirado da TNM http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/bi12/livros/atos/15/

Posso estar enganado mas ao ler o capitulo dá ideia que se pode participar nas festas das nações.


"Jeová deu Jesus para salvar-nos.Olhando para ele e seguindo-o,podemos ter a vida eterna." - Meu livro de Histórias Bíblicas WTBTSP 1978 Parte 3 -41
Jaffar
Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 56
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 28 2015, 12:04

Olá, Jaffar,

(Atos 15 ) ..... Boa saúde para vós! e bom Natal e bom ano novo e tudo de bom para todos!!!!
Very Happy
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Jaffar Sáb Nov 28 2015, 12:51

Vamos lá ver primeiro se passamos no teste Kristy.
Se o querido professor IT valida ou não as nossas respostas. (tou a brincar). Morrer a rir

Por outro lado, os frutos+ do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,+ fé, 23  brandura, autodomínio.+ Contra tais coisas não há lei

https://www.youtube.com/watch?v=NyoTvgPn0rU
Jaffar
Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 56
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 28 2015, 13:08

Olá Jaffar,

O querido professor, no teu caso, vai passar-te no teste, Smile
mas, no meu caso, eu só levo reguadas e já estou chumbada! Crying or Very sad
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 28 2015, 16:41

Natal é uma festividade muito mais tradicional actualmente do que pagã.

As TJ  não festejam o Natal no sentido da crença, Jesus e o seu nascimento, mas na verdade eles acabam por entrar no espírito natalício.

Lembro-me de quando era TJ activa e depois das reuniões íamos passear para o shooping e em conversa com outras TJ que esta época apesar dos contornos era muito bonita. As decorações e toda esta "envolvência" porque muito que se tente as TJ são obrigadas a penetrar... Morrer a rir

O Natal move muito dinheiro. E por vezes é nestas ocasiões que vêm aqueles discursos cheios de boas intenções, e com muito textos para embelezar o discurso, só para chegar ao fim e o ancião dizer que é necessário uma quantia de dinheiro para isto e aquilo.

Tentam de afastar das tradições, mas tendo em conta a logistica desta época sempre se acaba por beber um vinho espumante, mas que não era aberta se não fosse a época que os levou a abrir tal bebida.

As TJ não participam no natal... tretas...



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Índigo Dom Nov 29 2015, 11:35

Sim as TJ não celebram de forma oficial mas quantos o fazem de forma camuflado.?!

Compram bolo de rei, comem bacalhau, tem família ou amigos em casa,  comem frutos secos.

Prendas não as dão no dia do natal mas dão uns dias depois nem que seja só às crianças.

No natal nem tanto, mas enquanto TJ vi e fui mtas vezes a grandes jantaradas com família ou amigos. Comia-se conforme a tradição com bacalhau à mesa. Mas como já não era no dia de natal já não tinha problema.

Principalmente para tj que toda a vida celebraram o natal e que agora não o podem fazer, não deve ser nada fácil conciliar o desejo do coração e as regras da religião.

Eu ainda estou adaptar - me ao espírito natalício, mas pelas crianças fazemos tudo ao nosso alcance para eles viverem esta época mágica!


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Convidado Dom Nov 29 2015, 14:40

Li atentamente tudo o que foi dito até aqui, e concordo em parte com a posição actual de muitos Ex-TJ, mas lembremos que a festividade do Natal, teve uma evolução gradual desde os tempos que antecederam, e muito, o período cristão, relativamente ao qual todos se referiram aqui. Passarei a dar algumas dicas decorrentes de alguma pesquisa por mim feita no passado.

Foi sobrepondo-se  aos festivais pagãos, e a muitas das suas observâncias, que com o tempo se fizeram adaptações de cerimoniais pagãos, convertendo-os em cristãos.

Por exemplo, durante o Séc. II a.C., os gregos praticavam rituais em homenagem ao seu deus Dionísio ou Baco. O nome latino para esta celebração era Bacchanalia, e espalhou-se  desde os gregos até Roma.

Era por volta de 21 de Dezembro que os antigos gregos celebravam os chamados "bacanais" ou festas em honra de Baco, o deus do vinho. Nestas festas as pessoas entregavam-se a cantar, dançar e a outras coisas que muitas vezes passavam dos limites da moral e dos bons costumes.

Por causa das orgias nocturnas associadas a este festival, o senado romano acabou com a observância em 186 a.C. Porém, os senadores levaram vários anos para alcançar esta meta por causa da popularidade desse feriado.

Além do Bacanal, os romanos celebravam outro feriado, a Saturnália, realizado em honra a Saturno, o deus do tempo, que começava a 17 de Dezembro e seguia-se por sete dias. Muitas vezes, este também terminava em tumulto e desordem. A partir daí, as palavras "Bacanal" e "Saturnália" começaram a ter uma má reputação nos seus últimos dias.

O motivo para o descrédito da Saturnália é revelador. Na mitologia pagã Saturno era um antigo deus-rei da agricultura que comia os seus próprios filhos, presumivelmente para se evitar o regicídio. Durante o período das comemorações, todos os estabelecimentos eram fechados, excepto aqueles que forneciam alimentos ou acessórios para a festa.

Os escravos eram igualados aos mestres ou até mesmo eram elevados acima deles, e todos eram incentivados à bebedeira, à jogatina e à comilança. As pessoas trocavam presentes, chamados de stranae, por causa da deusa da vegetação Strenia, a quem era importante honrar em meados do inverno.

E nessa decadência e barbárie descontrolada, a Saturnália servia de desculpa entre os soldados romanos do Oriente, para os sacrifícios humanos do rei das pândegas.

Ambos os feriados eram observados por volta do solstício de inverno, a época do ano com o menor período de luz do dia. Em função disso, quando o calendário Juliano foi proclamado em 46 d.C., foi instituída a data de 25 de Dezembro como data comemorativa do solstício de Inverno. Posteriormente as reformas ao calendário fizeram com que a data do solstício astronómico migrasse para 21 de Dezembro, mas os resquícios irresistível da data anterior permaneceu.

No rastro da Saturnália, os romanos marcaram 25 de Dezembro como data duma festa chamada Brumalia, denotando o dia mais curto do ano, mas a tradição de comemorar este dia como sendo o do aniversário do nascimento de Cristo, veio dos romanos da Pérsia. Mas, sobre isto escreverei mais tarde!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por River raid Dom Nov 29 2015, 15:30

Sinceramente, acho que o natal não passa de um convívio, uma desculpa para estar com familiares, trocar ideias, rever pesoas e gastar algum $$$$ em presentes.

Mas são coisas que fazem parte da economia.

E acho que as TJ´s (através da sua governança) não têm que se meter nesse assunto.

Por exemplo, segundo as TJ, o jogo é errado nem que seja uma raspadinha ou um totoloto. Mas imaginemos que me calhava 40 milhões de € no euro ilhões e eu queria doaria parte da fortuna `Torre.  Será que eles deixavam de aceitar o dinheiro devido a ser obtido através do jogo?

Deixo a resposta para os foristas. Obrigado.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Kristy123 Dom Nov 29 2015, 17:37

O IT é bacana !
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Paulo Neto Dom Nov 29 2015, 18:28

Índigo escreveu:Sim as TJ não celebram de forma oficial mas quantos o fazem de forma camuflado.?!

Compram bolo de rei, comem bacalhau, tem família ou amigos em casa,  comem frutos secos.

Prendas não as dão no dia do natal mas dão uns dias depois nem que seja só às crianças.

No natal nem tanto, mas enquanto TJ vi e fui mtas vezes a grandes jantaradas com família ou amigos. Comia-se conforme a tradição com bacalhau à mesa. Mas como já não era no dia de natal já não tinha problema.

Principalmente para tj que toda a vida celebraram o natal e que agora não o podem fazer, não deve ser nada fácil conciliar o desejo do coração e as regras da religião.

Eu ainda estou adaptar - me ao espírito natalício, mas pelas crianças fazemos tudo ao nosso alcance para eles viverem esta época mágica!

Completamente de acordo. Good Arvnatal



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Paulo Neto Seg Nov 30 2015, 18:26

Não tem nada a ver, mas acho que faz sentido colocar aqui este vídeo para reflectir...




Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Jaffar Qua Dez 02 2015, 11:51

Eu gostei do video.
Foi uma boa aula.

Faz me lembrar aquele livro/filme A Christmas Carol.
------------

Ontem ao fazer as minhas listas de musicas de Natal, lembrei - me dos Jackson 5 que na altura eram TJ.

A "Orga" liberou a eles para fazerem um album de Natal?? Rolling Eyes

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Jackson5-ChristmasAlbum
Jaffar
Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 56
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Convidado Sex Dez 25 2015, 09:02

De tudo o que foi dito, ainda não deu para perceber se a opinião dos foristas vai no sentido das TJ, terem um conceito formalmente correcto ou não sobre o Natal!

Abstraindo-nos da opinião de cada um em relação à época, e cada um terá a sua, o que opinam então acerca do conceito teológico do Corpo Desgovernado TJ sobre o Natal?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por kusalacitto.extj Sex Dez 25 2015, 09:38

Investigando a Torre escreveu:De tudo o que foi dito, ainda não deu para perceber se a opinião dos foristas vai no sentido das TJ, terem um conceito formalmente correcto ou não sobre o Natal!

IT

Caro IT, vou tentar ser curto e directo sobre a minha visão!
As TJS estão correcta em relação ao que a Igreja Cristão vende sobre Jesus ter nascido no dia 25 de Dezembro. No entanto depois os calculos deles para tentar descobrir a data de nascimento correcta de Jesus varia muito, eu proprio já em duas filosofias diferentes encontrei uma data a meados do mes de Setembro e outra em Outubro. Por isso acho q a base de não celebrar o Natal no sentido de venerar o nascimento de Jesus faz sentido dado que não foi nesta data 25 de Dezembro que ele nasceu.

O que eu sou contra é a forma "extremista" e "fundamentalista" que depois os TJS-CG aplica!

Todo o mundo pára neste dia para unir as famílias e jantar em paz e em amor, não importa as discussões, problemas dificuldades que tenham tido durante o ano, as famílias que até possam estar longe uma das outras, neste dia tentam se encontrar e partilhar um sentimento bonito, o amor incondicional.

Como é conhecimento geral eu sigo uma filosofia Budista e o Budismo nada tem haver com o Natal, Buda nunca falou de natal e muito menos de Jesus mas, pouco importa, porque na filosofia Budista e o que importa é a intenção dos humanos neste dia, a partilha de um sorriso e do amor! Então com base neste principio, um Budista deve se juntar à família e a todos amigos e partilhar também este amor, seguindo as tradições cristãs se assim for necessário, para conquistar a sua familia.

A diferença entre a filosofia TJ e a do Budismo e de outras filosofias e religiões pagãs é a partilha do amor de uma forma real e verdadeira e prática no dia a dia.

O que custava ao CG dizer olhem meus irmãos, não celebrem o natal com a intenção de celebrar o aniversario de jesus porque este não nasceu no dia 25 de Dezembro, não celebrem porque é uma festa pagã para adorar o sol como deus.
Mas ponham a intenção de partilhar o amor entre todos durante o jantar, ou o encontro com vossos amigos e que o vosso "Feliz Natal" signifique para vós o "Amor esteja contigo e connosco".
No fundo é isto o que trata o Natal a partilha de um dia carregada de amor incondicional que deveria existir todo o ANO.

Mais não falo se não um dia sou expulso deste maravilhoso grupo.
kusalacitto.extj
kusalacitto.extj

Mensagens : 38
Likes : 5
Data de inscrição : 09/03/2015
Idade : 45
Localização : Belgium

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por hocosi Sex Dez 25 2015, 10:03

kusalacitto.extj escreveu: (...)
O que custava ao CG dizer olhem meus irmãos, não celebrem o natal com a intenção de celebrar o aniversario de jesus porque este não nasceu no dia 25 de Dezembro, não celebrem porque é uma festa pagã para adorar o sol como deus.
Mas ponham a intenção de partilhar o amor entre todos  durante o jantar, ou o encontro com vossos amigos e que o vosso "Feliz Natal" signifique para vós o "Amor esteja contigo e connosco".
No fundo é isto o que trata o Natal a partilha de um dia carregada de amor incondicional que deveria existir todo o ANO.

Mais não falo se não um dia sou expulso deste maravilhoso grupo.


Amigo Kusalatito, não entendo este teu comentário. Tens medo de ser expulso do fórum por expressares o teu pensamento? Embora, como é óbvio o fórum tenha regras, ainda não chegou a esse ponto. Está tranquilo. Os administradores e os moderadores têm as suas idiossincrasias mas são todos "bons rapazes". tass bem



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por hocosi Sex Dez 25 2015, 10:06

Kristy123 escreveu:Bom dia,

Está aqui o meu ponto e vista, com ajuda da célebre internet  paz

(...)

(...)


Muito bem menina Kristy. Uma redação muito bonita sobre o Natal e o nascimento de nosso Senhor! tass bem



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por kusalacitto.extj Sex Dez 25 2015, 10:21

[quote="hocosi"]
kusalacitto.extj escreveu: (...)


Amigo Kusalatito, não entendo este teu comentário. Tens medo de ser expulso do fórum por expressares o teu pensamento? Embora, como é óbvio o fórum tenha regras, ainda não chegou a esse ponto. Está tranquilo. Os administradores e os moderadores têm as suas idiossincrasias mas são todos "bons rapazes". tass bem

Hahaha não gosto de abusar "do falar muito" dou a sensação que sou enfadonho e qualquer dia começam a dizer lá vem o lunático e o chato ahahahha sou exactamente o contrario dessa imagem! Mas os tópicos aqui apresentados exigem bastante texto.. nao há outra forma se não falar um pouco/muito! Perdoem-me! ahhahaha

Abraço e Feliz Natal
kusalacitto.extj
kusalacitto.extj

Mensagens : 38
Likes : 5
Data de inscrição : 09/03/2015
Idade : 45
Localização : Belgium

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Convidado Sex Dez 25 2015, 10:25

hocosi escreveu:Amigo Kusalatito, não entendo este teu comentário. Tens medo de ser expulso do fórum por expressares o teu pensamento? Embora, como é óbvio o fórum tenha regras, ainda não chegou a esse ponto. Está tranquilo. Os administradores e os moderadores têm as suas idiossincrasias mas são todos "bons rapazes". tass bem

É isso mesmo hocosi, cada um de nós com a sua "pancada", mas não somos assim tão... tão... Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por hocosi Sex Dez 25 2015, 10:31

kusalacitto.extj escreveu: Hahaha não gosto de abusar "do falar muito" dou a sensação que sou enfadonho e qualquer dia começam a dizer lá vem o lunático e o chato ahahahha sou exactamente o contrario dessa imagem! Mas os tópicos aqui apresentados exigem bastante texto.. nao há outra forma se não falar um pouco/muito! Perdoem-me! ahhahaha

Abraço e Feliz Natal

Obrigado da minha parte.

Quero dizer-te que gostei da tua apresentação e da tua intervenção nos tópicos bem como da forma como escreves. Dado que a tua vida tem passado por outra filosofias de vida, podias, sem tentar fazer proselitismo, escrever seguindo a sugestão dada AQUI

Eu estou a pensar escrever um artigo sobre o buraco na camada do Ozono. Morrer a rir



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por kusalacitto.extj Sex Dez 25 2015, 11:06

hocosi escreveu: Dado que a tua vida tem passado por outra filosofias de vida, podias, sem tentar fazer proselitismo, escrever seguindo a sugestão dada AQUI


Combinado vou tentar ser mais participativo! E claro eu sou contra o proselitismo!
kusalacitto.extj
kusalacitto.extj

Mensagens : 38
Likes : 5
Data de inscrição : 09/03/2015
Idade : 45
Localização : Belgium

Ir para o topo Ir para baixo

NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto? Empty Re: NATAL - Será que as TJ têm um ponto de vista formalmente correcto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos