EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corpo, Alma e Espírito

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Qua Nov 02 2016, 19:47

O ser humano é constituído por:

Corpo - Alma - Espirito

Quem daqui NÃO concorda com isto?
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qua Nov 02 2016, 20:22

Não concordo!

Obs: Obrigado por me dares a palavra... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Qua Nov 02 2016, 20:30

Obrigada eu

Então tu achas que és constituído de quê?
De um corpo, somente porque o consegues ver e tocar?
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qua Nov 02 2016, 21:32

Kristy123 escreveu:Obrigada eu

Então tu achas que és constituído de quê?
De um corpo, somente porque o consegues ver e tocar?

Eieieieiei... só fizeste inicialmente uma pergunta, não venhas agora com as tuas manhas, e colocar agora um rol de perguntas! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Qua Nov 02 2016, 22:13

Então uma primeira pergunta é sempre uma pergunta inicial e não invalida uma resposta e outras perguntas e outras respostas.

Mas eu entendo... só tens um corpo




Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qui Nov 03 2016, 09:00

Kristy123 escreveu:Mas eu entendo...  só tens um corpo

Brilhante conclusão, não vá o meu espírito posteriormente apoderar-se de algum ser monstruoso!  tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Qui Nov 03 2016, 09:09

Todos, sejam pessoas mais viradas para as ciências ou mais virados para a religião concordam com a existência de:

- CORPO - aquilo que, obviamente, observamos e palpamos
- ALMA ou Psyché - todas as características do indivíduo que não são palpáveis; objecto de estudo da Psicologia

Quanto ao ESPÍRITO, só os religiosos acreditam, uns acham que é o mesmo que alma e outros, como as TJ, acham que não.

Segundo as TJ é a força activa de Deus que regressa a ele, aquando a morte. (Ecl.12:7)
O que é dizer que, em cada um de nós circula uma espécie de energia dada por Deus da qual, supostamente, precisamos para viver mas, cuja função desconheço, que volta à origem quando deixa de ser necessária, neste caso a Deus.

Essa energia vital foi transferida para o primeiro humanos, quando Deus soprou nas narinas do boneco de barro, depois chamado Adão. Como um aparelho que está pronto a funcionar mas, que nunca terá nenhuma utilidade, a menos que se ligue à corrente eléctrica.

E é aqui que se torna difícil a compreensão.

Conhecemos a energia eléctrica, sabemos como se forma, de onde vem, conseguimos descrever como é utilizada, por cada aparelho mas, no caso do espírito não.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qui Nov 03 2016, 09:38

Juba escreveu:Todos, sejam pessoas mais viradas para as ciências ou mais virados para a religião concordam com a existência de:
...
- ALMA ou Psyché - todas as características do indivíduo que não são palpáveis; objecto de estudo da Psicologia.

Sobre este assunto, a grande maioria fala do que nada sabe!
Eu também posso falar e engendrar milhares de teorias à volta deste conceito, mas não consigo provar a ninguém que a Alma exista aparte do Corpo.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Helena Vieira Qui Nov 03 2016, 10:10

Pois bem, aqui vou dar a minha opinião após ler muito respeitosamente a dos meus antecessores.
Temos um corpo físico constituido por átomos e temos algo não físico ( se é alma , espírito ou outra coisa, não faço a mínima ideia), apenas sei que rejeito o que me foi ensinado pelkas TJ.
Esse algo não físico, prefiro chamar-lhe uma energia universal, presente também nos animais e nas plantas, embora estes a manifestem de formas diferentes. Pessoalmente acredito que após a morte física dá-se uma reconversão/transmutação energética e que nós num outro plano que não o físico continuamos a existir, mas numa outra frequência vibratória.
Desculpem se não soube explicar-me melhor.

Obrigada a todos
Helena Vieira
Helena Vieira
Membros
Membros

Mensagens : 58
Likes : 13
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 61
Localização : área metropolitana Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Qui Nov 03 2016, 10:25

Investigando a Torre escreveu:
Juba escreveu:Todos, sejam pessoas mais viradas para as ciências ou mais virados para a religião concordam com a existência de:
...
- ALMA ou Psyché - todas as características do indivíduo que não são palpáveis; objecto de estudo da Psicologia.

Sobre este assunto, a grande maioria fala do que nada sabe!
Eu também posso falar e engendrar milhares de teorias à volta deste conceito, mas não consigo provar a ninguém que a Alma exista aparte do Corpo.

IT

Então, não aceitas a Psicologia, como ciência.
Psico+logia - Ciência que estuda a Psyché (termo grego traduzido por alma).
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qui Nov 03 2016, 13:27

Juba escreveu:Então, não aceitas a Psicologia, como ciência.
Psico+logia - Ciência que estuda a Psyché (termo grego traduzido por alma).

Eu aceito a Psicologia como uma ciência, mas isso não me impele a aceitar tudo como "verdades" que não possam ser questionadas! Não é a primeira vez que a ciência diz uma coisa, e posteriormente vem desmentir conclusões que à partida eram verdades fundamentais.
O nosso prémio Nobel da Medicina que o diga! Até já existiu um movimento para lhe retirarem o Nobel... tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Qui Nov 03 2016, 14:19

Investigando a Torre escreveu:
Juba escreveu:Então, não aceitas a Psicologia, como ciência.
Psico+logia - Ciência que estuda a Psyché (termo grego traduzido por alma).

Eu aceito a Psicologia como uma ciência, mas isso não me impele a aceitar tudo como "verdades" que não possam ser questionadas! Não é a primeira vez que a ciência diz uma coisa, e posteriormente vem desmentir conclusões que à partida eram verdades fundamentais.
O nosso prémio Nobel da Medicina que o diga! Até já existiu um movimento para lhe retirarem o Nobel... tass bem

IT

Então se aceitas a Psicologia, tens que, logicamente, aceitar a existência do seu objecto de estudo, tenha o nome que tiver, haja as teorias que houver em relação a ele.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qui Nov 03 2016, 14:36

Juba escreveu:Então se aceitas a Psicologia, tens que, logicamente, aceitar a existência do seu objecto de estudo, tenha o nome que tiver, haja as teorias que houver em relação a ele.

Objecto de estudo, mesmo que inatingível? Está bem, é como estudar o Cosmos paras além do Cosmos! tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Maer Qui Nov 03 2016, 14:41

É uma tema complexo, principalmente na parte do espírito que é um termo polissêmico, mas vou me arriscar:
Corpo = estrutura física somente.
Alma = estrutura do campo da mente que conduz o corpo físico de forma subjetiva mantendo-se assim um roteiro de vida.
Espírito = estrutura abstrata que além de manter  o funcionamento do corpo, mantém um backup de todos nós.
Pronto me arrisquei, que venha o debate!
Maer
Maer
Membros
Membros

Mensagens : 267
Likes : 10
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 54
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Qui Nov 03 2016, 19:59

Investigando a Torre escreveu:
Juba escreveu:Então se aceitas a Psicologia, tens que, logicamente, aceitar a existência do seu objecto de estudo, tenha o nome que tiver, haja as teorias que houver em relação a ele.

Objecto de estudo, mesmo que inatingível? Está bem, é como estudar o Cosmos paras além do Cosmos! tass bem

IT

Sim.
Tens as Ciências exactas, em que o objecto é físico ou tangível, se quiseres e as que alguns designam por Sociais que têm a ver com o comportamento do ser humano, seja em contexto individual ou social e aí o objecto não é, de facto, palpável mas, é válido como outro qualquer que o digam os que já necessitaram pessoal ou profissionalmente, desses profissionais.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Qui Nov 03 2016, 21:39

Juba escreveu:Tens as Ciências exactas, em que o objecto é físico ou tangível, se quiseres e as que alguns designam por Sociais que têm a ver com o comportamento do ser humano, seja em contexto individual ou social e aí o objecto não é, de facto, palpável mas, é válido como outro qualquer que o digam os que já necessitaram pessoal ou profissionalmente, desses profissionais.

Pois, e daí?  Morrer a rir

Já agora, existem as:

  • Ciências Puras e as Ciências Aplicadas


  • Ciências Exactas e Inexactas


  • Ciências Duras e Moles


  • Ciências Nomotéticas e Ideográficas


IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Sex Nov 04 2016, 09:49

Investigando a Torre escreveu:
Juba escreveu:Tens as Ciências exactas, em que o objecto é físico ou tangível, se quiseres e as que alguns designam por Sociais que têm a ver com o comportamento do ser humano, seja em contexto individual ou social e aí o objecto não é, de facto, palpável mas, é válido como outro qualquer que o digam os que já necessitaram pessoal ou profissionalmente, desses profissionais.

Pois, e daí?  Morrer a rir

Já agora, existem as:

  • Ciências Puras e as Ciências Aplicadas


  • Ciências Exactas e Inexactas


  • Ciências Duras e Moles


  • Ciências Nomotéticas e Ideográficas


IT

Eu acho que não me estou a fazer entender e esta vai ser a minha última tentativa.

Nós temos um corpo. Não há dúvida.

Há dúvida que temos personalidade, sentimentos, emoções, sonhos, memórias, atitudes, crenças, valores, estereótipos, etc.? Não

Essas coisas constituem um corpo físico? Não

Têm sido estudadas, através do método científico? Sim.

Que designação escolheu essa ciência? Psicologia, adoptando o termo alma para se referir a todos esses aspectos do nosso ser, não enquadráveis nas ciências naturais exactas.

Podia ter escolhido outro nome? Claro. Assim como, os linguísticos podiam ter decidido chamar qualquer outro nome a tudo o que nos rodeia. Por exemplo, deram o nome "garfo" ao que conhecemos por "garfo", podiam ter dado o nome "xpto". Se, assim fosse, todos chamávamos "xpto" a um garfo, sem problema e todos nos entenderíamos à mesma.

Que muitos têm formulado teorias de natureza "espiritual" em relação ao que podemos designar por "alma", as quais rejeitamos? Sim

O facto de rejeitarmos algumas teorias sobre um objecto, seja ele qual for, faz com que ele não exista? Não. A Psicologia rejeita as teorias de natureza espiritual mas, não abandonou o objecto de estudo.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Altar Sex Nov 04 2016, 13:13

o corpo é uma coisa decadente, não presta para nada, bem se pode colocar botox e fazer cirurgias plásticas para tentar ser jovem que não adianta nada....o corpo degrada-se...

o meu sogro morreu hoje e o que desejo é que sua alma, o seu EU, encontre paz e a verdadeira essência do viver

sem alma, sem espírito, não somos nada e eu não acredito nisso, somos mais que animais, muito mais

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Juba Sex Nov 04 2016, 17:55

Altar escreveu:o corpo é uma coisa decadente, não presta para nada, bem se pode colocar botox e fazer cirurgias plásticas para tentar ser jovem que não adianta nada....o corpo degrada-se...

o meu sogro morreu hoje e o que desejo é que sua alma, o seu EU, encontre paz e a verdadeira essência do viver

sem alma, sem espírito, não somos nada e eu não acredito nisso, somos mais que animais, muito mais


Esses são os momentos que todos gostaríamos de evitar mas é uma luta perdida, infelizmente.
Nenhumas palavras são suficientemente boas, nestes momentos.
Que posso dizer-te?
Muita força para apoiares a tua esposa e restante família, nesse momento difícil.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Sex Nov 04 2016, 19:05

Altar,

Lamento imenso o falecimento do teu sogro.
São sempre momentos muito difíceis e desejo muita coragem, força e serenidade. E quando temos ao nosso lado alguém que nos apoia, tudo se pode tornar mais fácil.

E a vida e a esperança é como tu disseste mais acima.



Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Sex Nov 04 2016, 19:20

Juba escreveu:
Altar escreveu:o corpo é uma coisa decadente, não presta para nada, bem se pode colocar botox e fazer cirurgias plásticas para tentar ser jovem que não adianta nada....o corpo degrada-se...

o meu sogro morreu hoje e o que desejo é que sua alma, o seu EU, encontre paz e a verdadeira essência do viver

sem alma, sem espírito, não somos nada e eu não acredito nisso, somos mais que animais, muito mais


Esses são os momentos que todos gostaríamos de evitar mas é uma luta perdida, infelizmente.
Nenhumas palavras são suficientemente boas, nestes momentos.
Que posso dizer-te?
Muita força para apoiares a tua esposa e restante família, nesse momento difícil.

X2 idem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Sex Nov 04 2016, 22:04

Investigando a Torre escreveu:
Juba escreveu:Todos, sejam pessoas mais viradas para as ciências ou mais virados para a religião concordam com a existência de:
...
- ALMA ou Psyché - todas as características do indivíduo que não são palpáveis; objecto de estudo da Psicologia.

Sobre este assunto, a grande maioria fala do que nada sabe!
Eu também posso falar e engendrar milhares de teorias à volta deste conceito, mas não consigo provar a ninguém que a Alma exista aparte do Corpo.

IT

IT,
Mas eu não te estou a pedir que me proves que a alma exista aparte do corpo ou que me defines todos os pontos de vista a nível religioso,  se por exemplo somos ou temos uma alma.

Eu só levantei uma questão mesmo muito básica e simples. E volto a perguntar:
És constituído por corpo, alma e espírito?
Dou-te a palavra e sou toda ouvidos.
Para mim, este teu não, não chega!
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Sex Nov 04 2016, 22:19

Kristy123 escreveu:E volto a perguntar:
És constituído por corpo, alma e espírito?
Dou-te a palavra e sou toda ouvidos.
Para mim, este teu não, não chega!

E eu volto a dizer, que somente somos matéria, logo corpo, esta é a minha opinião, e não tenho como acreditar no contrário, por muitas deduções e especulações que se façam, pois não me conseguem convencer, mesmo que essas tais deduções e especulações venham da parte de grandes estudiosos e eruditos, que nada conseguem PROVAR! tass bem
Não sou obrigado a acreditar, pois não? Evil or Very Mad

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Convidado Sex Nov 04 2016, 22:23

Juba escreveu:Nós temos um corpo. Não há dúvida.

Há dúvida que temos personalidade, sentimentos, emoções, sonhos, memórias, atitudes, crenças, valores, estereótipos, etc.? Não

Essas coisas constituem um corpo físico? Não

Têm sido estudadas, através do método científico? Sim.

Que designação escolheu essa ciência? Psicologia, adoptando o termo alma para se referir a todos esses aspectos do nosso ser, não enquadráveis nas ciências naturais exactas.

Os animais também têm algumas dessas características!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 05 2016, 12:04

Penso que aqui estamos todos de acordo :  CORPO = MATÉRIA

Bingo! Morrer a rir


IT, consegues-me PROVAR, que somente és Matéria?

corpo + alma = matéria + energia

Os animais têm as mesmas características!

Para mim, os animais têm: corpo e alma

De que características falas aqui, se somente existe matéria?  Suspect

A matéria simples é inerte/morta/sem vida    e não tem mais nada.....
Falta o resto....

Um carro não anda sem combustível e mesmo assim, um carro cheio de combustível ainda não anda...
falta o condutor  Morrer a rir  Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Corpo, Alma e Espírito  Empty Re: Corpo, Alma e Espírito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos