EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Reencarnação

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reencarnação Empty Reencarnação

Mensagem por castanho em Sab Abr 14 2012, 20:29

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o tema reencarnação.

É um tema que como tjs nem sequer era aceite, mas para mim hoje desperta muita curiosidade.

No mundo algumas religiões acreditam, outras não.
Por exemplo, em alguma culturas asiáticas a reencarnação é algo tão real que tentam levar uma vida exemplar, para beneficiar depois da morte renascer para uma nova e melhor vida.

Agora uma curiosidade, study no texto de João 1:21 diz: "E perguntaram lhe: "que, então? Es tu Elias?" Ele disse: "não sou." "es tu o profeta?" E ele respondeu: "não!""
(esta passagem acontece quando os sacerdotes e levitas de Jerusalem questionam João Baptista sobre sua identidade.)

Mais a frente no versículo 25 questionam se ele não é "o Cristo, nem Elias, nem o profeta."

Se os sacerdotes não acreditassem em reencarnação, qual o sentido de estas perguntas? Eles sabiam que Elias tinha morrido... Question

Abro assim este tópico para que possamos partilhar opiniões sobre este tema. scratch

Abraço a todos.

Ama o próximo como a ti mesmo e estarás mais perto de Deus do que imaginas.
castanho
castanho

Ver perfil do usuário

Reencarnação Empty Re: Reencarnação

Mensagem por Somar em Sab Abr 14 2012, 21:56

Caros amigos

Há muitas passagens na Bíblia (não estou a falar da TNM, porque isso é uma fraude) que dão a entender que existe a reencarnação. Por exemplo, Jesus disse que o Elias tinha voltado na pessoa de S. João Batista. Também os discípulos de Jesus lhe perguntam se o cego de nascença era cego porque tinha pecado. Ora se ele já nasceu cego, esse pecado teria que ter sido cometido numa vida anterior.
Na minha formação de psicoterapeuta aprendi a fazer regressões de memória e fui submetido a algumas. Quando fiz a primeira, foi uma surpresa, porque quando supostamente abri a porta do inconsciente, fui parar acima dum cavalo a percorrer as ruas de Paris em pleno século XVII. Isto prova a reencarnação? Não, porque há explicações alternativas. Poderia por exemplo ter entrado no que C. G. Jung chamou de inconsciente coletivo. Ou então, poderia ser uma projeção na mente de fantasias recalcadas, etc. A reencarnação não é o mais importante para os povos orientais. O que eles querem é interromper o ciclo kármico através da obtenção de um estado de consciência cósmica, no qual a barreira entre a personalidade e o Absoluto (ou Deus, ou como lhe queiram chamar) é quebrada. Para isso, é necessário despertar uma energia que se encontra latente na base da coluna (será por acaso que chamamos a esta zona "coluna sagrada") e conduzi-la ao topo do crânio. Esse processo pode requerer longos anos de prática de exercícios respiratórios, meditação, vocalizações de sons, castidade ou castidade nos atos sexuais (o chamado sexo tântrico), etc., e culmina na transformação do corpo físico num corpo divino (também chamado corpo de diamante, corpo de luz, etc.). Os hindus chamam a esta energia kundaliní, os tibetanos tigle, e os gnósticos cristãos água viva ou mãe divina. Esta energia feminina foi chamada na Idade Média Santo Graal (não é a Maria Madalena como diz O código Da Vinci). Os hindus também lhe chamam o poder da serpente. Não precisam de ficar com medo, porque a representação do Diabo para os hindus não é uma serpente, mas sim um anão. Chamam-lhe assim porque o seu despertar repentino assemelha-se ao salto de uma serpente enrolada quando pretende morder uma presa.

De seguida apresentarei alguns textos da tradição cristã que parecem mencionar este processo:

Jesus respondeu: «Garanto-te: se alguém não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus». Nicodemos disse: «Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e renascer?» Jesus respondeu: «Eu te garanto: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nasce da água e do Espírito»” (Jo 3, 3-5).

“Jesus respondeu: «Se conhecesses o dom de Deus e Quem te pede de beber, tu é que Lhe pedirias. E Ele dar-te-ia água viva». A mulher disse a Jesus: «Senhor, não tens um balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente não pretendes ser maior que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele bebeu com seus filhos e animais!» Jesus respondeu: «Quem bebe desta água volta a ter sede. Mas aquele que beber a água que Eu vou dar, nunca mais terá sede. E a água que Eu lhe darei vai tornar-se dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna»” (Jo 4, 10-14).

“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: «Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre»” (Jo, na tradução de João Ferreira de Almeida, 7, 37-38).

“Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes aqueles que lavam as suas vestes para terem direito à Árvore da Vida, e para entrarem na Cidade pelas portas. Vão ficar de fora os cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam ou praticam a mentira. Eu, Jesus, enviei o Meu Anjo para vos testificar todas estas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou o Rebento da família de David, a brilhante estrela da manhã. O Espírito e a Esposa dizem: «Vem!» Aquele que ouve isto diga também: «Vem!» Quem estiver com sede, venha! E quem quiser, receba gratuitamente a água da vida” (Ap 22, 13-17).

“...Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sóis vós” (1 Cor 3, 16-17).

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e vos foi dado por Deus?” (1 Cor 6, 19).

“porque minha mãe deu[-me à luz], mas a minha verdadeira [mãe] deu-me a Vida” (To 101, 7-Cool.

“Jesus disse: Não sou teu Mestre, porque bebeste e te enebriaste na fonte borbulhante que eu próprio medi” (To 13, 12-
-15).

“O Salvador disse: «Minha mãe, que é o Espírito Santo, acabou de me levantar por um dos meus cabelos e transportou-me para a alta montanha do Tabor»” (Orígenes, sobre Jo 2, 6, citado em Evangelhos apócrifos, 1991, p. 64).

“Cristo, pendurado na árvore da morte (a Cruz) é a serpente que dá a vida, vencendo a serpente que se pendurara na «árvore da vida»” (Bíblia Sagrada, Tradução dos Missionários Capuchinhos, 1978, p. 1677).

“Por esta razão kundaliní é o mesmo princípio que o Soter, a serpente salvadora dos gnósticos” (Jung, A Psicologia do Kundalini Yoga, 1996, p. 69).

Outro escrito gnóstico, chamado a Grande Anunciação, citado por Hipólito na sua Refutação de Todas as Heresias, explica da seguinte forma a origem do universo: Do poder do Silêncio surgiu “um grande poder, a Mente do Universo, que gere todas as coisas, e é um macho (...) o outro (...) uma grande Inteligência (...) é uma fêmea que produz todas as coisas”. Atendo-se ao género gramatical das palavras para “mente” (nous – masculino) e “inteligência” (epinoia – feminino), o autor explica que estes poderes, juntos em união, “são, descore-se, dualidade (...) Trata-se isto de Mente na Inteligência, sendo estes separáveis um do outro, e no entanto um só, descobertos num estado de dualidade”. Isto significa, explica o mestre gnóstico, que “em todos há [poder divino] existindo numa condição latente (...) Este é um poder dividido acima e abaixo; gerando-se a si próprio, descobrindo-se a si próprio, sendo mãe de si próprio, pai de si próprio, irmã de si próprio, esposa de si próprio, filha de si próprio, filho de si próprio – mãe, pai, unidade, sendo uma fonte de todo o círculo da existência” (Pagels, Evangelhos Gnósticos, 2002).

Tenho também em casa uma tese de doutoramento dum padre católico que diz que os gnósticos pretendiam despertar uma força que estava latente no ser humano, e que isto é a maior de todas as heresias. Só que, no Bom Jesus do Monte (em Braga), no início do escadório dos cinco sentidos, podemos ver duas colunas nas quais uma serpente enrolada até ao cimo, verte pela boca água para um cálice. Portanto, isto é uma heresia, ou pretenderam guardar estes conhecimentos só para eles?

Somar

Ver perfil do usuário

Mensagem por castanho em Sab Abr 14 2012, 22:17

aplausos uau! muita informação valiosa, obrigado somar pela partilha Vénia

castanho
castanho

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Sab Abr 14 2012, 22:56

Castanho, pelo que sei o conceito de reencarnação é uma idéia alheia ao pensamento judaico.

Embora nos dias de Jesus já existissem grupos religiosos judaicos que acreditavam na imortalidade da alma e no seu julgamento após a morte (talvez a parábola de Jesus do Rico e do Lázaro tenha sido dada exatamente devido a estas crenças existentes) a doutrina de uma reencarnação não era reconhecida.

Os judeus tinham como fundamento religioso a doutrina da ressurreição. Isso é bem visível ao longo de toda a Bíblia.

Mesmo quando Jesus está prestes a ressuscitar Lázaro, Marta diz a Jesus: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” (João 11:23, 24)

Esta era a esperança da grande maioria dos judeus.

Com respeito aos textos usados e citados aqui, vistos dentro deste contexto (ressurreição) revelam que os judeus acreditavam que, quer Jesus, quer João Batista seriam, não a reencarnação de Elias ou um dos profetas, mas sim que eram os profetas ressuscitados por Deus.

"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
TJ Curioso
TJ Curioso

Ver perfil do usuário http://www.extj.net

Mensagem por castanho em Sab Abr 14 2012, 23:13

É verdade TJ curioso, tem toda lógica o que dizes, de facto os sacerdotes certamente pensavam estar diante de alguem ressuscitado.

E sobre a reencarnação, tens alguma ideia formada?

castanho
castanho

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Sab Abr 14 2012, 23:14

@castanho escreveu:É verdade TJ curioso, tem toda lógica o que dizes, de facto os sacerdotes certamente pensavam estar diante de alguem ressuscitado.

E sobre a reencarnação, tens alguma ideia formada?

Castanho, sendo cristão e acreditando na Bíblia, acredito na ressurreição e não na reencarnação.

"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por castanho em Sab Abr 14 2012, 23:42

Obrigado na mesma TJ Curioso, pelo menos ajudas te me a esclarecer a duvida sobre aquela passagem bíblica. Tinha lido umas coisas na net e já andava a fazer uns filmes na cabeça...

castanho
castanho

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Sab Abr 14 2012, 23:57

@castanho escreveu:Obrigado na mesma TJ Curioso, pelo menos ajudas te me a esclarecer a duvida sobre aquela passagem bíblica. Tinha lido umas coisas na net e já andava a fazer uns filmes na cabeça...

Pois... quando as coisas são tiradas do contexto é o que dá... LOLOL

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por Liza_Lima em Qua Maio 30 2012, 22:46

Atualmente sou espírita kardecista e portanto acredito na reencarnação.

As próprias Testemunhas de Jeová afirmam que corpo e espírito são duas coisas diferentes.

"[...] “espírito” se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto." - Livro: O que a Bíblia realmente ensina.

Mais pra frente o mesmo capítulo do livro no entanto fala que o espírito não tem a capacidade de sentir ou de pensar e o compara a eletricidade que faz funcionar um aparelho eletrônico.

Pra mim não faz sentido. Se o espírito que dá vida a um corpo, como ele pode não sentir nada? Então se o corpo é só matéria e o espírito não é nada além de "eletricidade", como somos capazes de sentir e de onde vem nossa inteligência?
Lembro que a primeira vez que me perguntei isso foi estudando para as perguntas do batismo. Rsrs.

Enfim, é aí que o espiritismo se diferencia. O espírito é o que faz o corpo "funcionar" sim, mas é uma força inteligente.

Segundo também a doutrina, a ressurreição é cientificamente impossível. Por outro lado, a reencarnação acontece quando esse espírito inteligente encarna em um corpo diferente projetado pra ele.

Aí você pode me dizer que isso também não é comprovado cientificamente. E eu vou dizer que AINDA não, mas diversas pesquisas têm sido feitas.

Por exemplo, descobriu-se em sessões de regressão de vidas passadas que as áreas ativadas do cérbero durante a regressão são o lobo médio temporal e o lobo pré-frontal esquerdo, responsáveis pela memória e pela emoção e NÃO pela imaginação.

A reencarnação é vista pelo espiritismo como uma lei natural diretamente ligada a evolução do ser humano.

O problema é que se for aceita, muitas outras crenças vão por água abaixo, como o pecado original, o Armagedom, os 144.000, o Paraíso, a divindade de Jesus, etc.
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maer em Qui Maio 31 2012, 00:04

A s informações bíblicas tem de ser contextualizadas e segundo a mesma os próprios Judeus criam na ressurreição ou seja " levantar de novo" em algum tempo específico no futuro. Esta crença é incongruente com a reencarnção , sucessivos nascimentos aliás, tambem sucessivos sofrimentos.
Se formos dicutir a fundo veremos que a reencarnação é incongruente com as escrituras no todo. O espírito que mantem o corpo em atividade , não é um corpo espiritual à parte. A energia elétrica não assume o formato da fonte consumidora,por exemplo ; um motor. Assim, o espírito ou o fôlego de vida aí , não assume o formato de corpo , apenas o mantém. A confusão é gerada por ser a palavra espírito polissemica.
Agora, todo dia nascem cada vez mais pessoa , teria algum corpo espiritual esperando para reencarnar em cada um ?
Então de onde surge este corpo espiritual novo ele é criado? Como? Por quê o risco de "superpopular a terra" se cada pessoa que nasce na verdade ocupa o seu próprio lugar?
A reencarnação não é aceita pelos "cristãos em geral" não é porque outras doutrinas podem ser afetadas não , e sim porque não há espaço para ela nas escrituras.
Maer
Maer
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 00:13

Aconselho a lerem este livro que aborda o conceito de imortalidade da alma (onde se insere o conceito de reencarnação) e a doutrina da ressurreição:

http://www.mentesbereanas.org/download/imort-ressur_folheto.pdf

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por Liza_Lima em Qui Maio 31 2012, 00:23

@Maer escreveu:A s informações bíblicas tem de ser contextualizadas e segundo a mesma os próprios Judeus criam na ressurreição ou seja " levantar de novo" em algum tempo específico no futuro. Esta crença é incongruente com a reencarnção , sucessivos nascimentos aliás, tambem sucessivos sofrimentos.
Se formos dicutir a fundo veremos que a reencarnação é incongruente com as escrituras no todo. O espírito que mantem o corpo em atividade , não é um corpo espiritual à parte. A energia elétrica não assume o formato da fonte consumidora,por exemplo ; um motor. Assim, o espírito ou o fôlego de vida aí , não assume o formato de corpo , apenas o mantém. A confusão é gerada por ser a palavra espírito polissemica.
Agora, todo dia nascem cada vez mais pessoa , teria algum corpo espiritual esperando para reencarnar em cada um ?
Então de onde surge este corpo espiritual novo ele é criado? Como? Por quê o risco de "superpopular a terra" se cada pessoa que nasce na verdade ocupa o seu próprio lugar?
A reencarnação não é aceita pelos "cristãos em geral" não é porque outras doutrinas podem ser afetadas não , e sim porque não há espaço para ela nas escrituras.

Oi, Maer.

Realmente os judeus não acreditavam na ressurreição, mas até aí também não acreditam até hoje que Jesus foi o Messias...
Sucessivas encarnações não indicam necessariamente sucessivos sofrimentos. Uma pessoa não vai necessariamente sofre em todas as suas vidas.
O espírito realmente não tem a forma do corpo humano. Como eu disse, o que me intriga é: se o corpo é uma "casca" feita de pó e o espírito é uma força sem inteligência, porque somos seres inteligentes e emocionais?
Eu pelo menos acredito que o espírito é uma força inteligente.

E respondendo às suas perguntas, sim, há um espírito esperando para encarnar em cada corpo que está nascendo, eles não são criados.
E não entendi a pergunta da superpopulação.

E quanto a não ser aceita pelos cristãos em geral, o Espiritismo crê em Jesus como mestre e tem como base principal seus ensinamentos de apresentados nos quatro livros do evangelho, portanto pode ser considerada uma religião cristã.
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por Liza_Lima em Qui Maio 31 2012, 00:25

@TJ Curioso escreveu:Aconselho a lerem este livro que aborda o conceito de imortalidade da alma (onde se insere o conceito de reencarnação) e a doutrina da ressurreição:

O link só abriu a capa...
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 00:28

@Liza_Lima escreveu:
@TJ Curioso escreveu:Aconselho a lerem este livro que aborda o conceito de imortalidade da alma (onde se insere o conceito de reencarnação) e a doutrina da ressurreição:

O link só abriu a capa...

Liza é um pdf online. Podes salvar para o teu computador ou ler mesmo assim.

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 00:33

Não nos podemos esquecer que a base fundamental do cristianismo é e sempre será a doutrina da ressurreição.

Foi com base nessa doutrina que os cristãos pregaram a ressurreição de Cristo, como Messias e foi o elo de ligação com o judaísmo (que já a ensinava).

Para os gentios, o conceito de ressurreição era um conceito completamente estranho, porque eles acreditavam na doutrina da imortalidade da alma.

Por isso, a pregação sobre um judeu ressuscitado e elevado aos céus como criatura glorificada era tolice para muitos.

Qualquer religião que embora diga seguir a Cristo, mas não acredita na ressurreição como doutrina, não é cristã embora possa afirmar sê-la.

A doutrina da ressurreição é a base fundamental do cristianismo.

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por Liza_Lima em Qui Maio 31 2012, 00:59

@TJ Curioso escreveu:Não nos podemos esquecer que a base fundamental do cristianismo é e sempre será a doutrina da ressurreição.

Foi com base nessa doutrina que os cristãos pregaram a ressurreição de Cristo, como Messias e foi o elo de ligação com o judaísmo (que já a ensinava).

Para os gentios, o conceito de ressurreição era um conceito completamente estranho, porque eles acreditavam na doutrina da imortalidade da alma.

Por isso, a pregação sobre um judeu ressuscitado e elevado aos céus como criatura glorificada era tolice para muitos.

Qualquer religião que embora diga seguir a Cristo, mas não acredita na ressurreição como doutrina, não é cristã embora possa afirmar sê-la.

A doutrina da ressurreição é a base fundamental do cristianismo.

Pensando no que diz o dicionário Cristianismo é "o conjunto das religiões cristãs, i. e., baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo".
Então desculpe se me enganei. Não estou tentando impor nada. Só achei que uma religião que segue os ensinamentos de Jesus de amor, perdão e caridade, que acredita em sua existência poderia ser considerada Cristã.
Realmente nem enquanto Testemunha de Jeová pensava que a base fundamental do Cristianismo era a ressurreição de Cristo e sim a lei deixada por ele de amar a Deus e ao próximo.
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 01:14

Liza, o que motivou os cristãos a seguir a Cristo e a continuarem seguindo hoje em dia, não foi apenas os seus ensinamentos. Não é isso apenas que faz um cristão.

Ser cristão baseia-se fortemente na esperança da ressurreição dos mortos, tendo como base a própria ressurreição de Cristo.

Foi essa mensagem que os primeiros cristãos difundiram e foi devido a essa mesma mensagem que foram perseguidos. Não foi apenas por ensinarem o que Jesus havia dito durante o seu ministério.

A mensagem principal dos cristãos, que começou logo em Pentecostes com o discurso de Pedro perante as multidões reunidas para a festividade foi:

"“Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus, o nazareno, homem publicamente mostrado a vós por Deus, por intermédio de poderosas obras, e portentos, e sinais, que Deus fez por intermédio dele no vosso meio, conforme vós mesmos sabeis, a este [homem], como alguém entregue pelo conselho resolvido e [pela] presciência de Deus, vós fixastes numa estaca pela mão de homens contrários à lei e [o] eliminastes. Mas Deus o ressuscitou por afrouxar as ânsias da morte, porque não era possível que ele continuasse a ser segurado por ela. Pois, Davi diz com respeito a ele: ‘Eu tinha constantemente a Jeová diante dos meus olhos; porque ele está à minha direita, para que eu nunca seja abalado. Por esta razão, meu coração ficou animado e a minha língua se alegrou muito. Além disso, até mesmo a minha carne residirá em esperança; porque não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção. Fizeste-me saber os caminhos da vida, encher-me-ás de boa animação com o teu rosto.’" - Atos 2:22-28

Esta mensagem era central na fé cristã e foi com base nesta mesma doutrina que os cristãos enfrentaram perseguições, provações e muitas vezes a morte.

Era a certeza da ressurreição de Cristo e da sua própria ressurreição no futuro, que levava um cristão a despojar-se da sua vida terrestre ao ser perseguido, desejando alcançar o privilégio de ser ressuscitado, assim como Cristo o foi.

É exatamente por isso, que Paulo, falando para alguns da primitiva congregação cristã que estavam levantando dúvidas e questões sobre a ressurreição dos mortos e sua realidade, disse o seguinte:

"Ora, se se prega Cristo, que ele tem sido levantado dentre os mortos, como é que alguns entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos? Se, deveras, não há ressurreição dos mortos, tampouco Cristo foi levantado. Mas, se Cristo não foi levantado, a nossa pregação certamente é vã e a nossa fé é vã. Além disso, somos também achados como falsas testemunhas de Deus, porque temos dado testemunho contra Deus, de que ele levantou o Cristo, a quem ele, porém, não levantou, se realmente é que os mortos não hão de ser levantados. Pois, se os mortos não hão de ser levantados, tampouco Cristo foi levantado. Outrossim, se Cristo não foi levantado, a vossa fé é inútil; ainda estais em vossos pecados. De fato, também pereceram os que adormeceram [na morte] em união com Cristo. Se somente nesta vida temos esperado em Cristo, somos os mais lastimáveis de todos os homens. - 1 Coríntios 15:12-19

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por Liza_Lima em Qui Maio 31 2012, 01:30

@TJ Curioso escreveu:Liza, o que motivou os cristãos a seguir a Cristo e a continuarem seguindo hoje em dia, não foi apenas os seus ensinamentos. Não é isso apenas que faz um cristão.

Ser cristão baseia-se fortemente na esperança da ressurreição dos mortos, tendo como base a própria ressurreição de Cristo.

Foi essa mensagem que os primeiros cristãos difundiram e foi devido a essa mesma mensagem que foram perseguidos. Não foi apenas por ensinarem o que Jesus havia dito durante o seu ministério.

A mensagem principal dos cristãos, que começou logo em Pentecostes com o discurso de Pedro perante as multidões reunidas para a festividade foi:

"“Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus, o nazareno, homem publicamente mostrado a vós por Deus, por intermédio de poderosas obras, e portentos, e sinais, que Deus fez por intermédio dele no vosso meio, conforme vós mesmos sabeis, a este [homem], como alguém entregue pelo conselho resolvido e [pela] presciência de Deus, vós fixastes numa estaca pela mão de homens contrários à lei e [o] eliminastes. Mas Deus o ressuscitou por afrouxar as ânsias da morte, porque não era possível que ele continuasse a ser segurado por ela. Pois, Davi diz com respeito a ele: ‘Eu tinha constantemente a Jeová diante dos meus olhos; porque ele está à minha direita, para que eu nunca seja abalado. Por esta razão, meu coração ficou animado e a minha língua se alegrou muito. Além disso, até mesmo a minha carne residirá em esperança; porque não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção. Fizeste-me saber os caminhos da vida, encher-me-ás de boa animação com o teu rosto.’" - Atos 2:22-28

Esta mensagem era central na fé cristã e foi com base nesta mesma doutrina que os cristãos enfrentaram perseguições, provações e muitas vezes a morte.

Era a certeza da ressurreição de Cristo e da sua própria ressurreição no futuro, que levava um cristão a despojar-se da sua vida terrestre ao ser perseguido, desejando alcançar o privilégio de ser ressuscitado, assim como Cristo o foi.

É exatamente por isso, que Paulo, falando para alguns da primitiva congregação cristã que estavam levantando dúvidas e questões sobre a ressurreição dos mortos e sua realidade, disse o seguinte:

"Ora, se se prega Cristo, que ele tem sido levantado dentre os mortos, como é que alguns entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos? Se, deveras, não há ressurreição dos mortos, tampouco Cristo foi levantado. Mas, se Cristo não foi levantado, a nossa pregação certamente é vã e a nossa fé é vã. Além disso, somos também achados como falsas testemunhas de Deus, porque temos dado testemunho contra Deus, de que ele levantou o Cristo, a quem ele, porém, não levantou, se realmente é que os mortos não hão de ser levantados. Pois, se os mortos não hão de ser levantados, tampouco Cristo foi levantado. Outrossim, se Cristo não foi levantado, a vossa fé é inútil; ainda estais em vossos pecados. De fato, também pereceram os que adormeceram [na morte] em união com Cristo. Se somente nesta vida temos esperado em Cristo, somos os mais lastimáveis de todos os homens. - 1 Coríntios 15:12-19

Eu também sempre achei que os Cristãos haviam sido perseguidos principalmente por motivos políticos. Jesus começou a "chamar atenção" demais e os líderes religiosos da época não gostaram da ideia, então decidiram que iam acabar com o cristianismo. Não?
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por Liza_Lima em Qui Maio 31 2012, 01:37

Ah! Outra coisa... o espiritismo se baseia (não sei se falei isso já...) no evangelho apenas... nas coisas que Jesus disse. Nesse caso aí foi Paulo né?
Liza_Lima

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 02:35

@Liza_Lima escreveu:
@TJ Curioso escreveu:Liza, o que motivou os cristãos a seguir a Cristo e a continuarem seguindo hoje em dia, não foi apenas os seus ensinamentos. Não é isso apenas que faz um cristão.

Eu também sempre achei que os Cristãos haviam sido perseguidos principalmente por motivos políticos. Jesus começou a "chamar atenção" demais e os líderes religiosos da época não gostaram da ideia, então decidiram que iam acabar com o cristianismo. Não?

Liza há que separar entre a perseguição criada a Jesus e a perseguição criada a seus discípulos. Jesus foi perseguido, embora na maior parte das vezes de uma forma dissimulada, porque ele abertamente apontava a hipocrisia religiosa existente no judaísmo de seus dias. Eles haviam abandonado o espírito da Lei de Deus e se tinham entregue às tradições rabínicas ou mandados de homens.

Jesus expunha a falsa religiosidade dos líderes de seus dias e a forma como estes punham cargas pesadas nos ombros do povo, acrescentando à lei de Deus, coisas que se baseavam em ensinos de homens.

A perseguição aos cristãos, depois da morte de seu líder, surge por outras motivações. A razão principal é que eles não se calavam em pregar a ressurreição de Cristo e de anunciar que ele era o Messias profetizado nas Escrituras. A ressurreição era a prova disso mesmo, e é esse argumento que Pedro usa no discurso em Pentecostes 33 EC.

Desde esse tempo em diante, as autoridades judaicas tentam silenciar a mensagem da ressurreição e do messianismo de Jesus, pregado pelos seus discípulos. Não se tratava de uma questão política, embora ela pudesse ser usada como argumento pelos opositores do cristianismo. O problema tinha a sua génese da doutrina da ressurreição como prova de que Jesus era o Messias escolhido por Deus para governar sobre Israel e o mundo.

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 31 2012, 02:39

@Liza_Lima escreveu:Ah! Outra coisa... o espiritismo se baseia (não sei se falei isso já...) no evangelho apenas... nas coisas que Jesus disse. Nesse caso aí foi Paulo né?

Certo Liza. Foi Paulo que fez a defesa da ressurreição. Mas não apenas ele. Os evangelhos mostram Jesus anunciando a sua morte e ressurreição após 3 dias. O Atos dos Apóstolos mostra também, vez após vez, o anúncio do Jesus ressuscitado e elevado aos céus, à direita de Deus.

Volto a repetir, sem ressurreição não há cristianismo.

TJ Curioso
TJ Curioso

Mensagem por bodyrules em Qui Maio 31 2012, 09:59

Bom dia.
É um tema interssante este, como aliás todos podem ser, haja vontade de debater e trocar ideias, opiniões.
Gosto muito de ler o TJ Curioso, parabéns, será das pessoas mais "capacitadas", ou com melhor visão aqui do fórum.
Com o devido respeito por todos os outros.
Abraço
bodyrules

Ver perfil do usuário

Mensagem por hibridizado em Qui Maio 31 2012, 10:32

Entendo ser difícil conciliar reencarnação e ressureição, pois são esperanças opostas.

Eu particularmente não acredito na reencarnação.
hibridizado
hibridizado

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Neto em Qui Maio 31 2012, 11:01

@TJ Curioso escreveu:

Volto a repetir, sem ressurreição não há cristianismo.

Em parte tens razão. Mas... sem a morte...! Não há ressurreição!

Então... , sem a morte de Jesus Cristo não há cristianismo!

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Reencarnação Banner10
Admn sugere:

Reencarnação 4179919739Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Reencarnação 4179919739 Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Reencarnação 4179919739 Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por Paulo Neto em Qui Maio 31 2012, 11:03

@bodyrules escreveu:Bom dia.
É um tema interssante este, como aliás todos podem ser, haja vontade de debater e trocar ideias, opiniões.
Gosto muito de ler o TJ Curioso, parabéns, será das pessoas mais "capacitadas", ou com melhor visão aqui do fórum.
Com o devido respeito por todos os outros.
Abraço

Concordo, mas ler apenas não tornam os debates interessantes, mas sim participar. Pensa nisso! tass bem

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Reencarnação Banner10
Admn sugere:

Reencarnação 4179919739Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Reencarnação 4179919739 Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Reencarnação 4179919739 Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: