EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Será possivel a anulaçao de batismo??

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por liberto Dom Out 07 2012, 02:54

Por lei seria possivel alguem pedir anulaçao de batismo de uma religiao ou isso já está fora do alcance da propria lei, e é se existe algo para estes casos??
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por António Madaleno Dom Out 07 2012, 11:08

Pelo que sei, existem orientações da Organização nesse sentido. Mas elas só se aplicam se a pessoa justificar tal anulação, por exemplo, se foi batizada numa idade tenra e apontar que não estava suficientemente madura para ter tomado tal decisão.

Mas são casos muito raros.

Na lei portuguesa, não conheço nada que possa ajudar nesse aspeto.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Convidado Dom Out 07 2012, 11:14

liberto escreveu:Por lei seria possivel alguem pedir anulaçao de batismo de uma religiao ou isso já está fora do alcance da propria lei, e é se existe algo para estes casos??

Embora não seja muito comum em Portugal, uma vez que legalmente existe a separação entre Igreja e Estado nesta matéria, é sempre possível solicitar essa acção directamente junto das instituições religiosas.
Para Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) essa acção tem a designação de "actus defectionis" ou "acto de roptura".

Vejam o vídeo seguinte duma pessoa que tomou essa acção.



Sigam também este assunto num artigo do EXPRESSO Online:

http://expresso.sapo.pt/ja-nem-o-batismo-e-para-a-vida=f640510

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por António Madaleno Dom Out 07 2012, 11:33

O que eu sei, é que pela lei da protecção de dados, pode-se exigir à entidade que possui dados sobre a pessoa, a sua completa destruição ou cópia.

Ver aqui:

http://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm

Vejam especialmente o artigo 11º e 12º.

Neste caso, qualquer documento que contenha informações confidenciais sobre a pessoa, considerado confidencial pela Organização, deve ser dado a conhecer à pessoa que os requisitar (cópia) ou até mesmo destruídos, caso a pessoa o exiga.

Neste respeito, no fórum americano já existem quem o tenha feito depois de um longo processo. Sabemos como a Organização jamais aplicará tal lei.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Convidado Dom Out 07 2012, 11:39

TJ Curioso escreveu:O que eu sei, é que pela lei da protecção de dados, pode-se exigir à entidade que possui dados sobre a pessoa, a sua completa destruição ou cópia.

Ver aqui:

http://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm

Vejam especialmente o artigo 11º e 12º.

Neste caso, qualquer documento que contenha informações confidenciais sobre a pessoa, considerado confidencial pela Organização, deve ser dado a conhecer à pessoa que os requisitar (cópia) ou até mesmo destruídos, caso a pessoa o exiga.

Neste respeito, no fórum americano já existem quem o tenha feito depois de um longo processo. Sabemos como a Organização jamais aplicará tal lei.
Não estamos a falar da mesma coisa!
São actos distintos e para a eliminação de dados secretos ou de desconhecimento do cidadão (o registo de batismo não é um acto nem secreto nem desconhecido), aplica-se o que a legislação prevê para estes casos conforme mencionado.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por hocosi Dom Out 07 2012, 11:47

Do ponto de vista organizacional a Sentinela de 15/02/2010 diz nas perguntas dos leitores:

Sob que circunstâncias pode se considerar um novo batismo?
Sob certas circunstâncias, uma pessoa batizada talvez queira considerar a validade de seu batismo e pensar na possibilidade de um novo batismo.
Por ocasião do batismo, por exemplo, ela talvez estivesse praticando algo em secreto ou vivendo numa condição que poderia resultar em desassociação caso já fosse legitimamente batizada. Como poderia ter feito uma dedicação a Deus nessas circunstâncias? Ela só poderia ter feito uma dedicação válida a Jeová se nessa ocasião já tivesse descontinuado a sua conduta não bíblica. Portanto, quem foi batizado mesmo quando havia esse sério impedimento, pode apropriadamente considerar a necessidade de um novo batismo.
Que dizer de uma pessoa que não vivia em pecado na época do batismo, mas, depois, comete uma transgressão que exige a formação de uma comissão judicativa? Digamos que ela afirme agora que na ocasião do batismo não entendia bem o que estava fazendo e, por isso, seu batismo realmente não valeu. Ao se reunirem com um transgressor, os anciãos não devem levantar dúvidas sobre seu batismo ou perguntar o que ele acha sobre a validade de sua dedicação e batismo. Afinal, ele ouviu um discurso bíblico sobre o significado do batismo. Respondeu de modo afirmativo a perguntas sobre dedicação e batismo. Daí trocou de roupa e foi literalmente imerso em água. Portanto, é razoável crer que ele estava bem ciente da seriedade do que fazia. De modo que os anciãos o tratarão como pessoa batizada.
Se a pessoa levantar a questão da validade de seu batismo, os anciãos poderão indicar-lhe A Sentinela de 1.° de janeiro de 1961, páginas 31-32, e a de 1.° de agosto de 1964, páginas 474-477, que tratam em detalhes da possibilidade de um novo batismo. Um novo batismo sob certas circunstâncias (como insuficiente conhecimento bíblico quando a pessoa foi batizada) é assunto pessoal.

A questão é se pode alegar que vivia em pecado e quer anular o batismo e depois dizer que não quer ser batizado. Rolling Eyes

hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por António Madaleno Dom Out 07 2012, 14:50

Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:O que eu sei, é que pela lei da protecção de dados, pode-se exigir à entidade que possui dados sobre a pessoa, a sua completa destruição ou cópia.

Ver aqui:

http://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm

Vejam especialmente o artigo 11º e 12º.

Neste caso, qualquer documento que contenha informações confidenciais sobre a pessoa, considerado confidencial pela Organização, deve ser dado a conhecer à pessoa que os requisitar (cópia) ou até mesmo destruídos, caso a pessoa o exiga.

Neste respeito, no fórum americano já existem quem o tenha feito depois de um longo processo. Sabemos como a Organização jamais aplicará tal lei.
Não estamos a falar da mesma coisa!
São actos distintos e para a eliminação de dados secretos ou de desconhecimento do cidadão (o registo de batismo não é um acto nem secreto nem desconhecido), aplica-se o que a legislação prevê para estes casos conforme mencionado.

IT

IT, mas mesmo que os dados não sejam nem secretos nem do desconhecimento da pessoa, não temos o poder dado pela lei de mandar apagar esses registos de uma qualquer entidade não-estatal?
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Convidado Dom Out 07 2012, 15:21

TJ Curioso escreveu:IT, mas mesmo que os dados não sejam nem secretos nem do desconhecimento da pessoa, não temos o poder dado pela lei de mandar apagar esses registos de uma qualquer entidade não-estatal?
Sim, mas volto a dizer que não é disso que estamos a tratar aqui!
Podemos solicitar que se apaguem registos, mas o questão do baptismo não se insere neste âmbito uma vez que se rege por normas internas das igrejas, relativamente às quais o Estado não interfere. Neste caso, a relação existente é somente entre a entidade religiosa e o suposto prosélito e neste sentido, qualquer solicitação deve ser feita directamente à entidade religiosa, sem que o Estado possa "obrigar" legalmente que procedam desta ou daquela maneira. Afinal, quando decidimos integrar um determinado grupo religioso e submeter-nos ao baptismo por eles proposto, não solicitámos ao Estado nenhuma autorização para tal, nem supervisão do acto.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por António Madaleno Dom Out 07 2012, 15:33

Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:IT, mas mesmo que os dados não sejam nem secretos nem do desconhecimento da pessoa, não temos o poder dado pela lei de mandar apagar esses registos de uma qualquer entidade não-estatal?
Sim, mas volto a dizer que não é disso que estamos a tratar aqui!
Podemos solicitar que se apaguem registos, mas o questão do baptismo não se insere neste âmbito uma vez que se rege por normas internas das igrejas, relativamente às quais o Estado não interfere. Neste caso, a relação existente é somente entre a entidade religiosa e o suposto prosélito e neste sentido, qualquer solicitação deve ser feita directamente à entidade religiosa, sem que o Estado possa "obrigar" legalmente que procedam desta ou daquela maneira. Afinal, quando decidimos integrar um determinado grupo religioso e submeter-nos ao baptismo por eles proposto, não solicitámos ao Estado nenhuma autorização para tal, nem supervisão do acto.

IT

Obrigado pela explicação IT!
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por liberto Dom Out 07 2012, 19:08

Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:IT, mas mesmo que os dados não sejam nem secretos nem do desconhecimento da pessoa, não temos o poder dado pela lei de mandar apagar esses registos de uma qualquer entidade não-estatal?
Sim, mas volto a dizer que não é disso que estamos a tratar aqui!
Podemos solicitar que se apaguem registos, mas o questão do baptismo não se insere neste âmbito uma vez que se rege por normas internas das igrejas, relativamente às quais o Estado não interfere. Neste caso, a relação existente é somente entre a entidade religiosa e o suposto prosélito e neste sentido, qualquer solicitação deve ser feita directamente à entidade religiosa, sem que o Estado possa "obrigar" legalmente que procedam desta ou daquela maneira. Afinal, quando decidimos integrar um determinado grupo religioso e submeter-nos ao baptismo por eles proposto, não solicitámos ao Estado nenhuma autorização para tal, nem supervisão do acto.

IT

Boa explicaçao do assunto, para quem pensa que anular um batismo das tjs é facil, engana se uma vez batizado, batizado para sempre..!! Nao deveria ser assim, se nao partilhamos mais a crença, a religiao devia conceder a anulaçao para quem quisesse, mas claro isso implicaria na perda total do poder que a orga incide na vida da pessoa.. a pessoa continuando batizada é alvo de todo o preconceito e ostracização por parte do ex membros!! Se desse anulava o meu batismo na hora, realmente eu aos 16 anos nao sabia muito bem o que estava a fazer.!!
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 19:55

Então se podemos anular o batismo, pensemos...

Se a ORGA quiser desassociar alguém, podemos chegar junto deles e dizemos que queremos anular o batismo porque na altura pecavamos.

Ora batismo anulado,impossibilidade de haver desassociação.

Certo? ... Question
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Convidado Dom Out 07 2012, 20:43

ellipsis escreveu:Então se podemos anular o batismo, pensemos...

Se a ORGA quiser desassociar alguém, podemos chegar junto deles e dizemos que queremos anular o batismo porque na altura pecavamos.

Ora batismo anulado,impossibilidade de haver desassociação.

Certo? ... Question
Se essa é uma das opções colocadas pelo Corpo Desgovernado TJ para se proceder à anulação dos seus baptismos (pelos vistos a única conhecida), penso que será uma óptima solução para quem deseje avançar com um pedido nesse sentido.

Sinceramente, vou actualizar-me um pouco mais com as indicações do "Santo Escravo Fiel e Discreto Tejoteano" e eventualmente solicitar a anulação do meu baptismo!

Agradeço ao liberto por ter levantado esta questão.

IT


Última edição por Investigando a Torre em Dom Out 07 2012, 20:47, editado 3 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por pascoalnaib Dom Out 07 2012, 20:44

Existia um tópico interessante no TJs Livres sobre essa questão e mostrando que tinha como anular, mas infelizmente o Fórum TJs Livres está fora do ar...não sei se só hoje. confused
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por hibridizado Dom Out 07 2012, 20:48

No legalismo TJ de hoje a pessoa pode pedir desligamento da associação, mas não pode pedir a anulação de seu batismo.
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 21:46

Ora vamos lá ver uma coisa.

Eu foi batizado num balneário. A pessoa que me batizou foi desassociada, mas ela nem se lembra quem me batizou.

Ora se não há testemunhas que eu foi batizado, como podem me desassociar?
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 21:53

Será possivel a anulaçao de batismo?? Cpiadeimg031w
Será possivel a anulaçao de batismo?? Img032c
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por António Madaleno Dom Out 07 2012, 22:05

Neste respeito, vejam o que diz o KS 2010:

Será possivel a anulaçao de batismo?? Picture3sd




Será possivel a anulaçao de batismo?? Picture4zz

António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por hibridizado Dom Out 07 2012, 22:36

hibridizado escreveu:No legalismo TJ de hoje a pessoa pode pedir desligamento da associação, mas não pode pedir a anulação de seu batismo.
Então reafirmo.
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 22:42

A Sentinela 15 de Fevereiro de 2010

Será possivel a anulaçao de batismo?? Pl_00110
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por hibridizado Dom Out 07 2012, 22:49

Estando batizado o cara se ferrou, pedir para sair é dissociação. A alternativa de pedir anulação de seu batismo para sair não existe, a torre faz de tudo para manter cativo toda sua tropa.
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 22:50

hibridizado escreveu:
hibridizado escreveu:No legalismo TJ de hoje a pessoa pode pedir desligamento da associação, mas não pode pedir a anulação de seu batismo.
Então reafirmo.

hibridizado eu também reafirmo minhas palavras.

ellipsis escreveu:Ora vamos lá ver uma coisa.

Eu foi batizado num balneário. A pessoa que me batizou foi desassociada, mas ela nem se lembra quem me batizou.

Ora se não há testemunhas que eu foi batizado, como podem me desassociar?

Ou seja, onde estão as testemunhas que me virão batizar. Onde estão as Testemunhas que me viram nas perguntas para os batizados.
Não existe. Ainda por cima ele nem sabiam a data do meu batismo, foi eu à pouco tempo que emendei. E mesmo assim sei que está mal.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por hibridizado Dom Out 07 2012, 22:53

ellipsis escreveu:
hibridizado escreveu:
hibridizado escreveu:No legalismo TJ de hoje a pessoa pode pedir desligamento da associação, mas não pode pedir a anulação de seu batismo.
Então reafirmo.

hibridizado eu também reafirmo minhas palavras.

ellipsis escreveu:Ora vamos lá ver uma coisa.

Eu foi batizado num balneário. A pessoa que me batizou foi desassociada, mas ela nem se lembra quem me batizou.

Ora se não há testemunhas que eu foi batizado, como podem me desassociar?

Ou seja, onde estão as testemunhas que me virão batizar. Onde estão as Testemunhas que me viram nas perguntas para os batizados.
Não existe. Ainda por cima ele nem sabiam a data do meu batismo, foi eu à pouco tempo que emendei. E mesmo assim sei que está mal.

Quando vc é batizado a data vai para seu cartão de publicador, não tem essa fuga. Não é necessário terem testemunhas.

É assim que funciona. Não estou dizendo que é certo! Estou informando como é o legalismo do lado de cá ok?
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Paulo Neto Dom Out 07 2012, 23:48

hibridizado escreveu:

Quando vc é batizado a data vai para seu cartão de publicador, não tem essa fuga. Não é necessário terem testemunhas.

É assim que funciona. Não estou dizendo que é certo! Estou informando como é o legalismo do lado de cá ok?

Pois aí é que está o problema, a data que eles têm lá, está errada.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Convidado Seg Out 08 2012, 00:14

ellipsis escreveu:
hibridizado escreveu:

Quando vc é batizado a data vai para seu cartão de publicador, não tem essa fuga. Não é necessário terem testemunhas.

É assim que funciona. Não estou dizendo que é certo! Estou informando como é o legalismo do lado de cá ok?

Pois aí é que está o problema, a data que eles têm lá, está errada.
Meus amigos, deixem lá as datas e as testemunhas!
Afinal, quando cada um se baptizou de acordo com o Corpo Desgovernado teve que responder a duas perguntas de forma alta e em bom som SIM. Só dessa forma o baptismo é válido!
E a pergunta que se impõe agora é: E se eu afirmar a pés juntos que nunca dei esse SIM e que a imersão para mim foi só folclore?
O baptismo é válido ou NÃO? Se NÃO, então como reagirá a Congregação/Betel se eu lhes disser que simplesmente DESCONSIDEREM?
Irão forçar um baptismo ou aceitar o facto de que eu nunca o aceitei com o tal SIM?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por mjp Seg Out 08 2012, 02:32

Desconheço em absoluto essa figura da anulação do Baptismo. Mas diz-me o bom senso, se bem que para a STV e suas intrincadas regras de carácter "a ver como corre" bom senso é coisa discutível, o Baptismo é um acto voluntário e consciente de um adulto que sabe, ou deve (tem essa obrigação) saber, quais as responsabilidades do seu acto em função da organização em que se baptiza. Assim, e partindo do princípio que o Baptismo é um acto voluntario e consciente por parte de quem é baptizado, qualquer alegação futura no sentido de dizer que afinal estava a "brincar" só a ele diz respeito e terá de se sujeitar às regras que aceitou a "brincar". O Baptismo segue-se ao tal sim, pelo que o baptismo é, por parte do baptizado, a declaração tácita que disse sim.
Problemas meramente administrativos, datas erradas e desaparecimento dos baptizadores, em princípio não serão invocáveis para a tal anulação, desde que o baptismo (dentro desta lógica) tenha decorrido nas circunstâncias acima descritas.

mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Será possivel a anulaçao de batismo?? Empty Re: Será possivel a anulaçao de batismo??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos