EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3 Empty Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Mensagem por hibridizado Dom Out 14 2012, 16:29

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Parte 3 - Será que estamos pregando em toda a terra habitada?

Em uma série de artigos, eu estou examinando a alegação muitas vezes feitas em A Sentinela de que as Testemunhas de Jeová estão sozinhos em representar o povo escolhido de Deus, e que a Sociedade Torre de Vigia (em particular, o seu Corpo Governante) representa o canal exclusivo de Deus para comunicar com a humanidade.

Se você está interessado neste assunto, então peço que você considere com cuidado os meus artigos que tratam de cada um dos argumentos acima. Ao fazer isso, você está estreitamente a testar o fundamento da sua fé.

Se o que eu tenho a dizer sobre cada assunto não é verdade, então isso deve ser claramente evidente. Se, no entanto, o que eu digo faz sentido e meus artigos levarem você a examinar suas crenças mais de perto, então você terá dado mais um passo para a descoberta da verdade real por mais inesperado ou chocante que pode vir a ser. Independentemente disso, tenha certeza de que eu entendo o seu dilema interno, e eu espero que você ache as seguintes informações úteis.


"Uma testemunha para todas as nações"

Ao falar aos seus discípulos no Monte das Oliveiras, Jesus respondeu algumas questões sobre eventos que levam à destruição do templo de Jerusalém, e (em maior escala) o sistema judaico de coisas. Um indicador desses eventos nefastos foi fornecido na seguinte previsão de Jesus:
"E estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14 - Tradução do Novo Mundo)

Jesus reafirmou essa idéia de uma campanha de pregação "toda a Terra", quando ele falou a seus discípulos outra vez depois de sua ressurreição, dizendo:
"Ide, portanto, fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E, Eis! Eu estou convosco todos os dias até a conclusão do sistema de coisas "(Mateus 28:19,20 - Tradução do Novo Mundo).

Como Testemunhas de Jeová, nós usamos essas duas escrituras com freqüência para explicar e promover a urgência de nossa atividade de pregação. Assumimos também que as palavras acima ditas por Jesus teve um duplo cumprimento - em primeiro lugar no primeiro século DC, seguido de uma grandiosa realização na era moderna. Assumindo que esta interpretação é correta, os verdadeiros discípulos de Jesus podem ser identificados por sua pregação (e de conversão de) pessoas de "todas as nações" da "terra habitada". Isso leva as três seguintes perguntas:

• As Testemunhas de Jeová estão pregando "em toda a terra habitada"?
• As Testemunhas de Jeová estão fazendo "discípulos de pessoas de todas as nações"?
• Se eles estão fazendo o que precede, eles são os únicos a fazê-lo?

Vou abordar cada uma dessas questões, por sua vez, e explorar as respostas de uma perspectiva honesta e factual. Em seguida, cabe a você decidir se esta informação é precisa, e / ou se tem alguma relação com as reivindicações feitas em publicações da Sociedade.

Para ajudar a explicar meus argumentos de forma mais clara, vamos avaliar a 1º questão:

Em toda a terra habitada?

Não é erro dizer que a "terra habitada" é um lugar muito grande. Nosso planeta tem uma população de mais de 7 bilhões de homens, mulheres e crianças espalhados por cerca de 200 países. Parece altamente improvável que qualquer campanha de pregação em todo o mundo, não importa o quão bem organizado, poderia chegar a todas essas pessoas individualmente. No entanto, para o Deus do universo, "tudo é possível"! (Mateus 19:25) Assim, quando se trata do trabalho de pregação, podemos razoavelmente esperar uma forte presença pelas Testemunhas de Jeová como povo escolhido de Deus em todo e qualquer país. É isso o que vamos encontrar?

Cada ano, a Sociedade imprime um relatório de todo o mundo em nosso Anuário. O relatório mundial de 2011 pode ser encontrado nas páginas 44 a 55 do Anuário 2012 das TJ. O relatório alista o número de publicadores em 206 "terras" (incluindo ilhas e territórios), assim como mais 30 "outras terras" na parte inferior da lista. Podemos muito bem perguntar, o que são essas "30 outras terras" a que se refere o relatório anual?
Simplificando, estas "outras terras" são países onde o trabalho de pregação das Testemunhas de Jeová está sob proibição governamental, ou onde as Testemunhas de Jeová são abertamente perseguidas. A Sociedade Torre de Vigia nunca menciona o nomes desses países no relatório, porque não quer reconhecer oficialmente que os seus representantes são ativos nestes países, apesar do trabalho que está sendo proibido ou oposição. Por conseguinte, é difícil dizer definitivamente que países são englobados por esta figura. No entanto, é relativamente simples descobrir quais são estes países apenas por ver que os países estão ausentes da lista. Quando fazemos isso, nos damos conta de que há, de facto 33 terras (e não apenas 30) de tamanho notável que estão faltando no relatório mundial. Estes países são os seguintes:

Afeganistão, Argélia, Bahrein, Butão, Brunei, China, Djibuti, Egito, Eritreia, Irã, Iraque, Jordânia, Coreia do Norte, Kuwait, Laos, Líbia, Maldivas, Mauritânia, Marrocos, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Somália, Síria, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Vietnã, Saara Ocidental e Iêmen.

Os países acima citados, a maioria dos quais estão sob governos islâmicos ou comunista, representam uma parcela considerável da população da Terra. Baseado em meus cálculos, mais de 1,9 bilhão de pessoas vivem na lista acima de países, cerca de 27% da população da Terra! – Isso somaria um total de 9.8 milhões de quilômetros quadrados. Você poderia colocar confortavelmente a América do Norte neste espaço!
A título de ex, há alguns países incluídos no relatório mundial com nº de publicadores extremamente baixos em comparação com a população. Por exemplo, em Bangladesh no ano passado havia uma média de 1 publicador para 1.062.086 cidadãos desse país. Então da próxima vez que você visitar Bangladesh, suas chances de encontrar uma das Testemunhas de Jeová são uma em um milhão!

Quão ruim é isso?
Vamos voltar por um momento para essas terras sob proibição que compões uma faixa considerável da superfície terrestre do planeta (17%, se você estiver interessado). Podemos muito bem perguntar - qual o impacto que são Testemunhas de Jeová tem nestes países? Bem, o Anuário 2012 nos informa que houve um pico de apenas 26.272 publicadores espalhados por 30 dessas "outras terras" no ano passado. Isso é 0,0014% do total da população destes países sob embargo, ou (colocar em termos mais simples) uma Testemunha de Jeová para cada 72.207 pessoas nesta parte do mundo! Pense por um momento: Apenas alguns dos maiores estádios do mundo dos esportes poderia acomodar mais de 70.000 pessoas - e estamos a falar de uma pessoa, sentada em uma multidão tão vasta, sendo representativa do número coletiva das Testemunhas de Jeová nestas "outras terras"!

A relação TJ/população em países proibidos pode ser comparado a uma pessoa em um estádio lotado com mais de 70.000 pessoas
É verdade, o relatório mundial indica que o número está aumentando. No ano passado, um aumento de 12,7% no número de publicadores médios para esses países combinados. No entanto, quando consideramos como poucas pessoas são representadas por este percentual (um aumento de 2.762 publicadores sobre o ano anterior), encontramos a estatística de crescimento no mínimo decepcionantes. No ano passado houve um aumento maior no número de publicadores no Peru (3.182) do que havia entre todos os 30 "outras terras" combinados. Simplificando, quanto menor o número existente de publicadores, menos impressionante é o percentual de crescimento. Por exemplo, as Ilhas Malvinas conseguiram um aumento impressionante de 100% no ano passado, quando o número de publicadores para essas ilhas dispararam de 5 para 10!
Ou seja, quase insignificante!

Você vê, tudo é relativo. Sim, o número de editores publicadores aumentou no ano passado em "outras terras", mas considerando foram tão poucos publicadores que parece que as Testemunhas de Jeová continuam a ser uma "espécie em extinção" nesses países. Imagine nossa solitária fã TJ no estádio cheio de 72.207 pessoas. Ele consegue aumentar o seu tamanho de 12,7% em um ano, talvez por comer “fast food” demais. No entanto, no grande esquema das coisas, em comparação com a massa de pessoas ao seu redor, seu crescimento é quase irrelevante.


"Pessoas de todas as nações"
Isso nos traz de volta à questão de uma campanha de pregação em todo o mundo. Pode-se dizer que estamos "fazer discípulos de pessoas de todas as nações"? Pergunte-se honestamente: como podemos realmente estar pregando a mensagem do reino em "toda a terra habitada", quando as Testemunhas de Jeová são praticamente inexistentes (apenas 1 em 72.207) em uma lista de países que compõem 27% da população da Terra?

Se a nossa pregação tem o apoio de Deus, por que as Testemunhas de Jeová praticamente são desconhecidas em muitos países asiáticos e orientais?

Se Armageddon vier amanhã, a grande maioria dos 1,9 bilhão de pessoas nesses países nem sequer sabem quem são as TJ e a nossa mensagem não teve nenhum alcance na vida delas Lembre-se, nesses países, é quase impossível fazer a pregação sem ser preso, ou talvez até mesmo morto. Quando você pensa sobre isso dessa forma, você pode dizer honestamente que estamos pregando a boa notícia "em toda a terra habitada"? Na melhor das hipóteses, estamos pregando a boa nova em menos de três quartos da terra habitada, e mesmo assim, apenas na medida do possível. Mesmo em alguns países onde o trabalho não está sob proibição, as Testemunhas de Jeová são tão poucos que algumas congregações simplesmente não conseguem visitar cada casa, em seu território dentro de um ano! A congregação da qual sou atualmente um membro é um bom exemplo disso. Se sua congregação é mais rural e abrange um grande território geográfico, então você provavelmente vai saber o que eu quero dizer.

Estou sendo injusto em apontar as deficiências da nossa campanha de pregação em todo o mundo? Até certo ponto, sim, eu sou. Afinal, é preciso uma quantidade enorme de dedicação e organização para realizar uma campanha de pregação nas 206 terras que são nomeadas no relatório mundial. No entanto, não devemos cair na armadilha de ver esta questão em “padrões humanos” . Segundo a Sociedade, esta é a campanha de Deus de pregação final, com milhares de milhões de vidas na balança. No entanto, realisticamente as suas chances de aprender as "boas novas" do reino de Deus depende muito de que parte do mundo em que você vive, ou (mais precisamente) se o seu governo é democrático ou autoritário. Da próxima vez que você encontrar-se maravilhado com os números do relatório mundial, pergunte a si mesmo:

• Se Armagedom vier amanhã, quantas pessoas realmente foram contatadas? Todos ouviram sobre nós?
• É Jeová interessado apenas em pessoas que vivem em países que não são governados por governos islâmicos ou comunistas?
• Se Jeová realmente abençoa nosso trabalho, não garantiria ele que, independente do sistema político estas boas novas chegariam a tais países?
• Como é que pode-se dizer que estamos pregando em "toda a terra habitada", se mais de um quarto da população do planeta não pode ouvir a nossa mensagem?


Somos nós os únicos a fazê-lo?

Além da questão das transfusões de sangue e alegações de mídia de tolerar o abuso de crianças, as TJ tem desenvolvido uma reputação de nossa incansável dedicação ao nosso ministério. No entanto, poderíamos nos perguntar:
Somos os únicos a pregar?

Pense sobre isso por um momento, o que é a pregação? Meu dicionário Oxford define como segue:

Pregar - expor (o Evangelho, etc); falar em favor de;.

A própria sociedade cita A Lexicon Grego-Inglês, por H. Liddell e Scott R.:
O grego ke • rys'so, que é comumente traduzido por "pregar", significa, basicamente, "fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador). O substantivo relacionado é ke'ryx e significa 'arauto, mensageiro público, enviado, pregoeiro (que fez a proclamação e mantinha a ordem nas assembléias, etc.) " Outro substantivo correspondente é ke'ryg • ma, que significa "aquilo que se apregoa por um anúncio arauto, proclamação, (de vitória em jogos), o mandato, convoca." (Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume Dois, página 671)

Em outras palavras, pregar, significa você “contar aos outros sobre algo. Você proclamá-lo, expô-lo e falar favoravelmente dele.
Isso pode ser feito apenas por ir de casa em casa? Claro que não.

Pregação pode ser feita de várias formas. É por esta razão que há tantas denominações cristãs espalhadas ao redor do mundo, muitas das quais tornam as TJ “pequenas” em tamanho. Alguns, como os mórmons (numeração mais de 14 milhões), pregam de casa em casa. Possuem missionários em mais de 200 terras. Outros pregam em suas próprias maneiras, usando filmes, mídia ou Internet para obter a sua mensagem.
Independentemente de como eles fazem isso, se o crente é cristão, muçulmano, judeu ou budista, todos eles pregam. A prova de seu sucesso está ao nosso redor. Meu amigo Paul Grundy coloca de uma forma simples esta questão: "Todas as religiões pregam de alguma forma. Caso contrário, não teria quaisquer membros ".

"O que é a verdade?"

Você pode dizer "mas essas outras religiões não estão pregando a verdade da Bíblia!", Eu respondo, como fez Pilatos: "Que é a verdade" (João 18:38) A partir da perspectiva Mórmon, eles são os únicos pregando o verdade sobre o propósito de Deus para a humanidade. Da nossa perspectiva, estamos pregando a verdade, e eles não.

Quem está certo? - Se crescemos como Testemunhas de Jeová ou temos estado associado com a organização por muitos anos, isso significa automaticamente que nós somos os únicos a pregar as boas novas, e mais ninguém?

Um mórmon pode e usa a mesma linha de raciocínio em relação apenas “ao que ele sabe”! – Como ter uma visão geral das coisas se não fizermos um exame honesto e completo das nossas crenças?

Em última análise, a verdade sobre a Bíblia deve ser determinada numa base individual. Sim, se um mórmon examinar atentamente suas crenças comparando-as com as escrituras, ele provavelmente descobrirá que nem todos elas são baseadas nos ensinamentos de Jesus.

Mas pergunte-se honestamente, qual é a sua mensagem quando você vai pregar de porta em porta? Você está pregando a palavra de Deus, ou você está distribuindo literatura? Você está dizendo às pessoas que sigam a Cristo como seu mediador, ou você está incentivando-as a participar de uma organização que recebe ordens de um grupo de homens? – A nossa pregação, segue o que Cristo havia ordenado, digo: incentiva as pessoas a seguir a Cristo ou nela ficamos falando sobre a “organização e sobre um paraíso na terra”?

Se você examinar suas crenças de perto, você pode muito bem fazer algumas descobertas chocantes, mas peço-lhe para fazê-lo a partir de uma perspectiva honesta e de mente aberta. (2 Coríntios 13:5) Você pode se surpreender com o quão pouco a sua fé tem a ver com fatos e lógica, ou até mesmo os ensinamentos de Cristo para esse assunto.


Em síntese

Espero que este artigo tenha pelo menos lhe dado algumas pistas de reflexão sobre este assunto. Eu certamente espero que você não tenha achado chocante o que falei. Peço desculpas se isto aconteceu. Talvez você ainda acredite que as Testemunhas de Jeová são os únicos pregando as boas novas em "toda a terra habitada" e fazem discípulos em "todas as nações". Por outro lado, talvez você concorde que, mesmo se estamos pregando estas boas novas, mesmo assim elas não atingem o mundo todo, pelo menos não de uma forma significativa, o que seria de esperar de uma obra orientada por Deus.

O percentual de TJ no mundo, ou seja, quase inexistente, o ¼ da população que não é sequer contatada somado ao desvio do que realmente deveriam ser “as boas novas do Reino” provam que é francamente arrogante para nós sugerir que estamos chegando a todos, quando na verdade estamos apenas arranhando a superfície de um planeta muito grande.

Em meu artigo final, vou olhar para o principal motivo apresentado pela Sociedade de explicar por que goza de aprovação do único Deus - a seleção por Cristo em 1919.

Eu espero que você ache este artigo interessante e esclarecedor. Enquanto isso, eu gostaria de agradecer a você por seguir esta discussão até agora, e eu recomendo que você por sua coragem em fazer isso.


Última edição por TJ Curioso em Dom Out 14 2012, 20:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Facilitar e melhorar a leitura do texto.)
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3 Empty Re: Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Mensagem por mjp Dom Out 14 2012, 21:49

As aplicações lteralistas da STV em razão do seu papel no plano Divino e das profecias que pretendem aplicar a si mesmas e aos seus feitos têm por base uma interpretação da Bíblia que toda a sua história tem mostrado falível e falsa. A tentativa de provar cumprimentos proféticos em declarações e em números como os dos seus anuários só não são publicamente desmontados porque o público alvo são os seus pregadores.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3 Empty Re: Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Mensagem por Índigo Dom Out 14 2012, 22:56


Hibridizado

Obrigada por estes artigos.

Para mim foram muito uteis. Smile


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3 Empty Re: Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Mensagem por liberto Qui Out 18 2012, 17:00

Desiludida escreveu:
Hibridizado

Obrigada por estes artigos.

Para mim foram muito uteis. Smile

concordo!! Sao excelentes!!



liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3 Empty Re: Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos