EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Qui Jul 25 2013, 23:07

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)


Numa mensagem já anteriormente dirigida aos anciãos e servos ministeriais que nos visitam, enderecei o assunto pertinente da vossa participação ativa (como agentes) numa organização religiosa que promove práticas e ensinos anti-bíblicos e muitos deles nefastos, quer para a vida pessoal e familiar, quer até mesmo para a própria integridade física dos seus membros. Ver AQUI.
 
Nesta nova mensagem, gostava de tocar num ponto altamente sensível e na ordem do dia.

 
É rara a semana ou mês, em que notícias nos media, não tragam reportagens sobre escândalos de pedofilia em congregações das Testemunhas de Jeová. Muitas destas notícias dão conta de que muitos destes casos poderiam ter sido evitados, se os anciãos tivessem tomado a posição corajosa de denunciar tais casos às autoridades atempadamente.
 
Também percebo, como ex-ancião, que um ancião está vinculado a um sigilo rigoroso com respeito ao que se passa portas-a-dentro na congregação e este sigilo imposto pela Organização é mantido a todo o custo. Quando se é leal e acredita-se na religião que professamos e na sua autoridade, muitas das vezes aquilo que seria moralmente correto e lógico de fazer, torna-se errado como se fosse um pecado aos olhos de Deus.
 
Isso acontece principalmente, quando aqueles em quem depositamos a nossa confiança e crédito, afirmam que antes de se obedecer aos homens, deve-se respeitar a autoridade designada por Deus.
 

No entanto, pensemos um pouco.

     
  • Que base bíblica existe para que alguém acusado de violar uma criança ou molestá-la sexualmente, não seja denunciado às autoridades?

  • Que base bíblica existe que oriente os anciãos congregacionais a ocultarem das autoridades tal potencial perigo para a sociedade e principalmente para outras crianças com quem o indivíduo tem contato, ocultando dos pais o conhecimento sobre tais pessoas nas congregações?

  • Que base bíblica existe que leve anciãos a pressionar ou pelo menos a orientar os pais a não fazerem queixa às autoridades e a “deixar nas mãos de Jeová” qualquer sentimento de justiça, como tem acontecido ao longo dos anos?

 
Encontram algum texto ou passagem bíblicos, sequer um princípio, que leve a tal conclusão?
 
Dificilmente o poderão encontrar, a não ser que distorçam textos ou princípios que são usados relativamente a situações de relacionamento social “normal” ou entre membros congregacionais que têm algum tipo de “quezília” entre si.
 
A única razão pela qual os anciãos não reportam o assunto às autoridades, tem apenas como objetivo proteger a imagem da organização perante a comunidade. A organização recorre à regra bíblica das “duas testemunhas” apenas como escape para a sua própria responsabilidade e para se proteger do mau nome.
 
Sabemos bem como isso tem causado muito mais mal que bem para a mesma e principalmente para as crianças inocentes dentro das congregações.
 
Este último caso é apenas a ponta do icebergue. Ver AQUI.
 
O caso da Candace Conti comparado com este caso é quase irrelevante, quando se vê o historial deste indivíduo e o seu contínuo abuso de crianças e, mesmo sabendo disso, ter sido designado servo ministerial e ancião, perpetuando os abusos ao longo dos anos. Não será de estranhar que a Organização tenha pago milhões de dólares às vítimas num acordo extra-judicial, de forma a calar uma potencial mancha na sua pretensa impoluta conduta com respeito a estes casos, evitando deste modo que fosse levada a julgamento.
 
A forma como os anciãos e a Organização lidaram com este caso, é bem semelhante ao que foi trazido ainda nas semanas anteriores sobre outro caso, em que anciãos recusaram prestar depoimento mesmo estando debaixo da ordem do tribunal para o fazer, por um caso de abuso sexual. Ver AQUI.
 

Todos estes casos, bem como centenas de outros, revelam um padrão de comportamento imoral por parte de uma organização que afirma defender as suas crianças e protegê-las de predadores sexuais. Se este é o melhor tipo de protecção que podem oferecer, Deus tenha misericórdia destas crianças e de seus pais!
 
Não nos podemos esquecer também que não são apenas as crianças nas congregações que estão em perigo quando um pedófilo ou predador sexual é encoberto na congregação.
 
É requerido que cada Testemunha de Jeová pregue as “Boas Novas do Reino” de porta-em-porta. Mesmo sendo uma pessoa com tal cadastro é requerido que continue a participar das atividades religiosas semanais da congregação, o que inclui acima de tudo a pregação.
 
Por mais precauções que os anciãos tomem e/ou admoestações dêem a tal pessoa, ainda assim, a sociedade em geral poderá estar a receber em seus lares um potencial abusador de crianças.
 
Também os jovens e crianças que acompanharem tal indivíduo na pregação, poderão tornar-se presas fáceis de alguém com tais motivações. Imaginem por exemplo, numa saída ao campo um servo ministerial que desconhece o cadastro do “irmão”, mandá-lo sair com um menor de idade ou mesmo adolescente.
 
É impossível que isso aconteça? Infelizmente não. Nem sempre nas saídas ao campo estão anciãos para supervisionar e mesmo que existam anciãos, muito provavelmente nem todos no corpo de anciãos saberão de todos os pormenores relativos ao “irmão”. Em muitos casos e também nestes, apenas a comissão que tratou do caso sabe o que está envolvido e muitas vezes os restantes anciãos do corpo desconhecem o potencial perigo existente em seu meio.
 
Podemos assim entender, como as congregações se podem tornar aquilo que alguns têm designado como um “paraíso para pedófilos”. E o mais triste é que a maioria das Testemunhas de Jeová (até mesmo anciãos), acabam por “estar a leste” de como são resolvidos tais assuntos, a menos que se vejam envolvidos neles.
 
E a sua crença inabalável na Organização, acreditando que ela zela pelo melhor interesse de seus membros, leva as pessoas a confiarem cegamente nela, e mesmo quando surgem tais casos nas notícias (cada vez mais), acabam por descartar tais notícias como mentiras satânicas, promovidas pelos inimigos de Jeová: os apóstatas.
 
É por isso que a hipocrisia da Organização é tão deplorável! Ela sabe que as notícias são verdadeiras. Ela sabe que a sua política tem sido nefasta para centenas de vítimas (senão milhares). Mas continua a apregoar que a sua política neste respeito é a melhor que existe e que é adequada. Que não é semelhante à Igreja Católica ou outras religiões da cristandade. Ela faz isso, enquanto tenta varrer para debaixo do tapete centenas de casos em litígio e o mau nome que tem sido dado a conhecer através de programas, tais como o da BBC em 2002, Panorama, com o título “Sofrem as criancinhas” e outros similares desde então.
 
Como ancião, nunca me confrontei com tais casos de abuso sexual e creio que a maioria nunca se confrontou ou confrontará. Apenas um pequeno número de anciãos é designado para tais casos e muitas vezes são criadas comissões pelo próprio Betel para tratar destes assuntos melindrosos, longe do conhecimento e olhares exteriores.
 
Mas para todos os anciãos que conhecem tais casos ou que participam neles...
Para todos aqueles que ainda se virão a confrontar com tais casos...
 
Deixo aqui o meu apelo:
 
Denunciem! Denunciem! Denunciem!


 
Quem valorizar uma designação “teocrática” acima da segurança daqueles que estão aos vossos cuidados, a quem estará a agradar? Será a Jeová? Ou será ao seu Opositor?
 
Quem acham que se agradará mais de que predadores sexuais continuem encobertos dentro das congregações, sempre prontos a satisfazerem os seus desejos perniciosos e a destruírem a vida de crianças inocentes?
 
Quer na lei mosaica, quer no primitivo cristianismo, os mais indefesos eram tratados com preocupação e carinho. O próprio Deus havia dado leis que mostravam tal preocupação para com o órfão, a viúva e o atribulado e pobre. E existem diversas outras passagens que demonstram tal preocupação amorosa (Êxodo 22:22, 23; Deuteronômio 24:19-21; Salmo 146:9; Salmo 72:12, 13; Tiago 1:27; Tiago 2:5, 6, 15, 16; Gálatas 2:9, 10; Atos 4:34, 35).

Hoje a Organização das TJ, para além de não demonstrar a mesma preocupação para com estes, apesar de todos os bens e riqueza material que possui, ainda toma medidas que não levam em conta aqueles que dentro da congregação poderão ser uma séria ameaça ao bem-estar físico dos mais desprotegidos - as crianças. E acaba por fazer o inverso!
 
Quando se tratam práticas criminosas como meros pecados derivados da imperfeição humana, a Organização retira àqueles a quem Deus deu o direito alienável de usar a “espada”, a possibilidade de estes (autoridades que derivam seu poder do Estado), a possibilidade de protegerem, punirem e “vingarem” essas mesmas práticas nocivas para a sociedade.
 


  • Como ficará a sua consciência sabendo destes casos em primeira mão e escondendo-os das autoridades e de seus irmãos na congregação?

  • Como poderá dormir descansado, quando sabe que pais despreocupados poderão deixar seus queridos filhinhos ter associação com homens (e por vezes mulheres) que poderão ser como “lobos vorazes” no meio do rebanho?

  • Acredita mesmo que Jeová Deus apoiaria tal atitude igual a Pilatos, como se você dissesse a Deus que a culpa não é sua, mas apenas cumpre ordens da autoridade instituída?

  • Será que os profetas e homens de Deus no passado pensaram assim ao verem os príncipes e autoridades religiosas dos seus dias seguirem um proceder que envergonhava a Deus e trazia “mau cheiro” ao próprio Deus?

 

Pensem também:



  • Caso tenha ou venha a ter filhos, gostaria de permancer na ignorância, sem saber que seu filho ou filha poderá tornar-se uma vítima em potencial de um predador sexual?

  • Se não gostava de estar nesta situação, como pode encarar essa mesma situação em relação aos outros pais? É isso justo? Amoroso? Espiritual?

  • Será que a obediência a uma autoridade religiosa como a Watchtower, merece que você viva com culpa de sangue quando um caso destes ocorrer com o seu conhecimento e nada fizer?

  • É o seu amor à verdade, superior ao amor que tem pelo seu cargo? Superior ao bem-estar e à segurança daqueles a que tem a seu cargo como pastor?

 
 
Espero que quem estiver neste papel, reflita nestas palavras e pondere bem qual o seu papel diante de Deus.
 
Afinal, no fim, todos nós seremos julgados individualmente segundo as nossas ações e não poderemos alegar que o que fizemos foi devido a uma suposta autoridade religiosa. Certamente que muitos irão alegar isso mesmo, mas não é difícil  prever o desfecho do julgamento divino (Romanos 14:10-12).
 
Afinal, Deus quer que usemos as nossas faculdades mentais ao seu serviço, bem como as qualidades de um pastor que cuida amorosamente do seu rebanho e o defende incondicionalmente de todos os perigos.
 
Encara a si mesmo como este tipo de pastor?


Última edição por TJ Curioso em Ter Fev 17 2015, 19:56, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Paulo Neto Dom Jul 28 2013, 18:33

Enviei este tópico para um grupo de tubarões de alta classe da ORGA Portuguesa.bounce 
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Dom Jul 28 2013, 19:12

ellipsis escreveu:Enviei este tópico para um grupo de tubarões de alta classe da ORGA Portuguesa.bounce 

Fizeste bem. Morrer a rir 

Penso é que a consciência desta gente, está mais dura que diamante. Afinal são "homens da companhia" que vivem e subsistem da "teta" da mãe-organização.

O bem-estar das crianças não é a sua principal preocupação. Afinal se fosse, jamais apoiariam tal política criminosa ao longo destes anos e não seriam cúmplices no encobrimento destes casos e do sofrimento e silenciamento das vítimas, vez após vez.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Paulo Neto Qui Mar 20 2014, 16:58

Este tópico foi para o Indice
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por River raid Sáb Mar 22 2014, 18:59

Anciãos e Servos assim como publicadores, QUE ATITUDE TOMARÃO?

Será que ainda não se aperceberam da verdade? Amar a Deus ou amar uma ... empresa?

Onde estão os ensinamentos de Jesus? O amor, a Lei do Amor, onde está? Pois é... muitos preferem a superficialidade...

Não disse o senhor Jesus que "o pastor alegra-se mais pela ovelha perdida do que as outras?" - mas os líderes das TJ incentivam-vos a expulsar a "ovelha perdida".

Muitos de vocês, anciãos, são homens dominados por "doutrinas de homens", iguais aos fariseus dão mais importância a um coalho do que a um camelo.

Não seria mais fácil compreender os problemas da ovelhinha em vez de expulsarem-na do aprisco? Das duas uma ou são HIPÓCRITAS ou não possuem meios de o fazer porque a ORGANIZAÇÃO passa a responsabilidade toda para vocês, anciãos, o que não é de todo justo.






avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Ana Cláudia Sex maio 23 2014, 12:17

Espero que os que nos estão a visitar pela primeira vez pensem muito bem no que podem ler neste tópico.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por antonio1965 Sex maio 23 2014, 22:08

Atena escreveu:Espero que os que nos estão a visitar pela primeira vez pensem muito bem no que podem ler neste tópico.

Especialmente os que possuem cargos de responsabilidade dentro da organização
antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por DoC Dom maio 25 2014, 10:55

Excelente exposição TJCtass bem 

Assiste-me uma dúvida em relação a este assunto.

O ks refere o seguinte na página 132, ponto 19:

Abuso de menores é crime. Nunca sugiram a uma pessoa que deixe de denunciar um suposto caso de abuso de menores à policia ou a outras autoridades. Se lhe perguntarem, deixe claro que fazer isso é uma decisão pessoal e que não há sanções congregacionais, seja qual for a decisão. Os anciãos não devem criticar alguém que faz esse tipo de denúncia às autoridades. Se a vítima desejar fazer uma denúncia, ela tem todo o direito de fazer isso.

A minha dúvida é: como é que a tua exposição se compatibiliza com este parágrafo do ks?

Obrigado!

Abraço,
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Dom maio 25 2014, 11:07

DoC escreveu:Excelente exposição TJCtass bem 

Assiste-me uma dúvida em relação a este assunto.

O ks refere o seguinte na página 132, ponto 19:

Abuso de menores é crime. Nunca sugiram a uma pessoa que deixe de denunciar um suposto caso de abuso de menores à policia ou a outras autoridades. Se lhe perguntarem, deixe claro que fazer isso é uma decisão pessoal e que não há sanções congregacionais, seja qual for a decisão. Os anciãos não devem criticar alguém que faz esse tipo de denúncia às autoridades. Se a vítima desejar fazer uma denúncia, ela tem todo o direito de fazer isso.

A minha dúvida é: como é que a tua exposição se compatibiliza com este parágrafo do ks?

Obrigado!

Abraço,

A referência que citas é do novo Ks. Porque achas que decidiram colocar essa frase no novo KS? Porque os anciãos, motivados pelo espírito corporativo e de modo a não manchar o bom nome da Organização (com ou sem a sua orientação), de modo explícito diziam às vítimas e seus pais que não deviam expôr esse assunto perante as autoridades seculares.

Mas como sabemos existem muitas maneiras de o fazer, quer de forma explícita ou implícita. Penso que esse ajuste foi importante, mas na prática, é sempre colocada na mente da vítima a mensagem que a sua exposição perante as autoridades seculares poderá manchar o nome de Deus e da Sua Organização. Neste momento acredito é que já não o possam fazer de modo tão descarado e ameaçador como no passado.

E isto porquê?

Porque as notícias vindas à luz do dia, com documentários, reportagens e entrevistas expuseram este proceder organizacional e a Organização sabe que está debaixo de olho por parte das autoridades competentes. Fica-lhes bem colocar tal aviso no manual, mas na prática há maneiras de dar a volta à questão.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por DoC Dom maio 25 2014, 11:14

TJ Curioso escreveu:A referência que citas é do novo Ks. Porque achas que decidiram colocar essa frase no novo KS? Porque os anciãos, motivados pelo espírito corporativo e de modo a não manchar o bom nome da Organização (com ou sem a sua orientação), de modo explícito diziam às vítimas e seus pais que não deviam expôr esse assunto perante as autoridades seculares.

Mas como sabemos existem muitas maneiras de o fazer, quer de forma explícita ou implícita. Penso que esse ajuste foi importante, mas na prática, é sempre colocada na mente da vítima a mensagem que a sua exposição perante as autoridades seculares poderá manchar o nome de Deus e da Sua Organização. Neste momento acredito é que já não o possam fazer de modo tão descarado e ameaçador como no passado.

E isto porquê?

Porque as notícias vindas à luz do dia, com documentários, reportagens e entrevistas expuseram este proceder organizacional e a Organização sabe que está debaixo de olho por parte das autoridades competentes. Fica-lhes bem colocar tal aviso no manual, mas na prática há maneiras de dar a volta à questão.

Ou seja, se percebi bem, apesar de no novo ks estar referido que os anciãos não devem desencorajar as vítimas ou familiares a fazer uma denúncia às autoridades o procedimento continua a ser o antigo? Se sim, por que mantêm o procedimento antigo quando no ks diz outra coisa? Há indicações nesse sentido? Onde é que eu posso encontrar informação, lançada após o novo ks, que dê tais indicações (cartas, etc.)?

Novamente, obrigado!

Abraço,
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Dom maio 25 2014, 12:40

DoC escreveu:
TJ Curioso escreveu:A referência que citas é do novo Ks. Porque achas que decidiram colocar essa frase no novo KS? Porque os anciãos, motivados pelo espírito corporativo e de modo a não manchar o bom nome da Organização (com ou sem a sua orientação), de modo explícito diziam às vítimas e seus pais que não deviam expôr esse assunto perante as autoridades seculares.

Mas como sabemos existem muitas maneiras de o fazer, quer de forma explícita ou implícita. Penso que esse ajuste foi importante, mas na prática, é sempre colocada na mente da vítima a mensagem que a sua exposição perante as autoridades seculares poderá manchar o nome de Deus e da Sua Organização. Neste momento acredito é que já não o possam fazer de modo tão descarado e ameaçador como no passado.

E isto porquê?

Porque as notícias vindas à luz do dia, com documentários, reportagens e entrevistas expuseram este proceder organizacional e a Organização sabe que está debaixo de olho por parte das autoridades competentes. Fica-lhes bem colocar tal aviso no manual, mas na prática há maneiras de dar a volta à questão.

Ou seja, se percebi bem, apesar de no novo ks estar referido que os anciãos não devem desencorajar as vítimas ou familiares a fazer uma denúncia às autoridades o procedimento continua a ser o antigo? Se sim, por que mantêm o procedimento antigo quando no ks diz outra coisa? Há indicações nesse sentido? Onde é que eu posso encontrar informação, lançada após o novo ks, que dê tais indicações (cartas, etc.)?

Novamente, obrigado!

Abraço,

Doc o que eu pretendo dizer, é que embora, exista esta nova orientação e não exista outra coisa escrita através de cartas ou orientações pessoais através do Sup. de Circuito, etc. o espírito ou a ideia de não manchar o nome de Jeová e da Sua Organização continua na mente, quer dos anciãos, quer das próprias TJ que se vêem perante situações dessas.

Basta que um ancião ou corpo de anciãos induza esse pensamento na mente das vítimas, eles não precisam sugerir nada. Basta apresentarem o raciocínio à pessoa de que antes de decidir o que quer que seja, ela deve pensar bem nas consequências que isso trará perante a comunidade e o reflexo que poderá implicar na congregação e no bom nome de Jeová (leia-se Organização).

Enquanto antes eles iriam ameaçar com expulsão, etc., agora não podem porque já se viu que as pessoas vão a público expôr esses casos e até mesmo os levam a tribunal. Se leres este último caso, vindo a lume, perceberás que pouca coisa mudou na mentalidade e proceder:

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t2580p15-jonathan-rose-o-anciao-pedofilo-que-ganhou-o-apoio-da-congregacao-e-do-betel#59578
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Paulo Neto Sáb Jun 28 2014, 12:36

ANCIÃOS - QUE ATITUDE TOMARÃO?
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Ter Fev 17 2015, 19:58

Desde que escrevi este tópico, cada vez mais é necessário relembrá-lo a quem está na dianteira das congregações!
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por gregdagangue Ter Fev 17 2015, 20:18

Será  que dentre esses anciãos que tanto são rotulados de "amorosos", "compassivos", "bondosos"... e blá,blá, não tem UM que seja de mentalidade justa ao ponto de tomar a decisão de não apoiar mais um sistema sectarista falido moralmente? Eu diria que se esses caras continuam a "aliciar" outros para violar leis e "proteger criminosos", eles mesmos estão comprando um passe para fazer companhia aos pedófilos que eles tanto "cercam" com seu questionável senso de lealdade. Aí eu quero ver o que sua amada "torre de vigia" vai fazer por eles, quando estiverem servindo de "lavadeiras" para os marmanjos  da carceragem. Morrer a rir Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Serpico Qua Fev 18 2015, 16:45

DoC escreveu:
O ks refere o seguinte na página 132, ponto 19:

Abuso de menores é crime. Nunca sugiram a uma pessoa que deixe de denunciar um suposto caso de abuso de menores à policia ou a outras autoridades. Se lhe perguntarem, deixe claro que fazer isso é uma decisão pessoal e que não há sanções congregacionais, seja qual for a decisão. Os anciãos não devem criticar alguém que faz esse tipo de denúncia às autoridades. Se a vítima desejar fazer uma denúncia, ela tem todo o direito de fazer isso.


O facto de esta orientação estar no novo livro é apenas para ilibar responsabilidades da parte da Organização, por que se realmente quisessem proteger as crianças, os próprios anciãos denunciavam o caso às autoridades e não deixavam essa decisão para os pais...até porque existem casos em que o pedófilo confessa apenas aos anciãos e eles não denunciam.

A orientação do livro é apenas nos casos em que houve um abuso, os pais têm conhecimento mas só houve uma testemunha...nesta situação mesmo que houvesse confissão por parte do pedófilo aos anciãos, duvido que apoiassem a vítima com o seu testemunho em tribunal se os pais quisessem avançar com a queixa...só estou a ver fazerem isso se forem obrigados judicialmente a fazerem-no e mesmo assim passam pelo departamento legal de Betel para irem com a lição bem estudada.

E tudo bem que existe sigilo religioso, mas quando existe uma actividade criminal envolvida, e ainda por cima grave...

Duvido que se alguém confessasse homicídio aos anciãos ( se tal caso já tivesse acontecido) eles não iriam denunciar às autoridades, pois se encobrissem iriam ser cúmplices. Penso que a maneira de agir num caso de abuso sexual não deveria ser encarado de forma diferente.
Serpico
Serpico

Mensagens : 28
Likes : 9
Data de inscrição : 20/01/2015
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por António Madaleno Qua Fev 18 2015, 17:01

Serpico, e quando é um dos pais que comete o abuso como infelizmente tantas vezes acontece?

Quem zela pelo bem estar e segurança da criança?

Muitas vezes as mães têm tanto medo do marido que preferem calar-se e os abusos continuam.

É horrível mas acontece.

Com respeito a crimes de sangue existe uma carta sobre o assunto e a orientação é também não informar as autoridades.

Nas TJ nenhuma informação que possa manchar a sua reputação é passada pra fora.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Kristy123 Dom Mar 22 2015, 19:23

UP !


Há 5 minutos atrás fiquei de repente aqui sozinha online no Forum...

E eu pensei....
Olha que engraçado....
Vou ter que ir buscar um tópico importante, para que não falte nada  
aos 18 que estão aqui invisíveis.


Boa leitura!!!
tass bem
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5221
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos) Empty Re: Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos