EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por hocosi Sáb Fev 04 2012, 09:44

Quando fiz minha apresentação neste forum, creio que não o fiz convenientemente por falta de prática nestas andanças, por isso desejo agora fazê-lo saudando a todos os que “andam” por aqui.

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t292-apresentacao#2179

Relacionado com o tópico aqui apresentado, vale lembrar que as Testemunhas de Jeová para demonstrarem que são a religião verdadeira, gabam-se de produzir os seguintes frutos:

1. “Amor entre si ” João 13:34,35.
2. “Respeito pela palavra de Deus” Mateus 19:4-6.
3. “Santificar o nome de Deus”. Mateus 6:9.
4. “Proclamação do Reino como única esperança para a humanidade” Daniel 2:44.
5. “Separação do mundo e dos seus negócios”. Tiago 1:27

Por hoje abordarei o ponto nº 1”amor entre si”

Quando alguém começa estudar com as Testemunhas de Jeova, sente-se alvo de todas as atenções e carinhos. O ambiente nos locais de reunião parece de facto um lugar de paz e harmonia. Quando se batiza, é como no dia do casamento em que tudo parece idílico e paradisíaco. Se se torna um publicador “exemplar” por assistir a todas as reuniões e por ter uma boa participação no “serviço de campo” rápidamente recebe privilégios e mais privilégios. Se é um varão acabará por ser designado ancião. Foi o que aconteceu comigo.

Temos que admitir que as TJ não podem ser acusadas de se matarem umas às outras nas guerras, pois se recusam a isso. Mas que tipo de amor é produzido? Será o amor “agape”, um amor baseado em princípios? Ou tudo é feito com segundas intenções e não porque a pessoa ama o seu “próximo” realmente?

Lembro perfeitamente o que um superintendente de distrito alemão, chamado Henrique, que costumava dizer nas assembleis “queremos que os bons católicos se tornem testemunha de jeová, porque esses se tornarão boas testemunhas de Jeová”. Isto salienta um pormenor importante: quando a pessoa é por natureza ou por formação amorosa, hospitaleira, bondosa, amiga de fazer o bem, ela ao se tornar TJ ela vai continuar a sê-lo. Se antes não era, como Tj ela vai ser incentivada a fazer isso, mas o motivo por que faz isso tem sempre um propósito: dar testemunho colocar livros fazer discipulos. Não porque realmente ama a outra pessoa.

Neste aspeto, vale salientar que tenho visto pessoas “do mundo” muito mais preocupadas e com verdadeiras ações de compaixão, e sem segundas intenções, do que
entre as TJ.

Lembro-me de que muitas vezes, como ancião ter que fazer discursos à congregação e motivar as pessoas a ajudar irmãs viúvas sós e sem familiares, pois estavam em verdadeira necessidade. Isto não deveria ser necessário se as pessoas tivessem o verdadeiro amor altruista. Que faz a organização? Coloca sobre os ombros dos anciãos o cuidar destas necessidades. Pode a congregação prover alguma ajuda financeira? Apenas em raríssimos casos. O dinheiro da congregação deve ser enviado para o corpo governante.

Mas uma prova de que “o amor entre sí” é balofo e interesseiro, é o que se passa quando alguém entra em fraqueza espiritual. Esta pessoa começa a ser posta de lado porque” não é espiritual” segundo o termo usado pelas Tj e portanto não é boa companhia. As pessoas espirituais são as que assistem a todas as reuniões e fazem muitas horas no serviço de campo ou são pioneiras. Podem ser as pessoas mais tagarelas e intrometidas nos assuntos dos outros, mas são os “exemplares” que sempre estão na tribuna e a contar as suas experiências.

E quando alguém sai fora da organização? Então, todo aquele “amor” termina e a pessoa passa a ser desprezada por todos. Lembro-me no meu caso, que fui Tj por trinta anos. Trabalhei, brinquei, conviví com centenas de “irmãos”. Ajudei dezenas a tornarem-se anciãos e servos ministeriais. Tinha três anciãos na minha família. Quando resolví sair, quantos tiveram o “amor” de me telefonar ou visitar mesmo que fosse para me repreender? Nem um só. Passam por mim na rua e nem se digam a olhar-me. Meus pais e irmãs não vêm a minha casa.

Que tipo de amor é este?

Tiago 1:27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.

Tiago 5:19,20 Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter,
sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Tiago :4,12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Fev 04 2012, 11:47

hocosi escreveu:[justify]Quando fiz minha apresentação neste forum, creio que não o fiz convenientemente por falta de prática nestas andanças, por isso desejo agora fazê-lo saudando a todos os que “andam” por aqui.

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t292-apresentacao#2179

Relacionado com o tópico aqui apresentado, vale lembrar que as Testemunhas de Jeová para demonstrarem que são a religião verdadeira, gabam-se de produzir os seguintes frutos:

1. “Amor entre si ” João 13:34,35.
2. “Respeito pela palavra de Deus” Mateus 19:4-6.
3. “Santificar o nome de Deus”. Mateus 6:9.
4. “Proclamação do Reino como única esperança para a humanidade” Daniel 2:44.
5. “Separação do mundo e dos seus negócios”. Tiago 1:27

Por hoje abordarei o ponto nº 1”amor entre si”

Lembro perfeitamente o que um superintendente de distrito alemão, chamado Henrique, que costumava dizer nas assembleis “queremos que os bons católicos se tornem testemunha de jeová, porque esses se tornarão boas testemunhas de Jeová”. Isto salienta um pormenor importante: quando a pessoa é por natureza ou por formação amorosa, hospitaleira, bondosa, amiga de fazer o bem, ela ao se tornar TJ ela vai continuar a sê-lo. Se antes não era, como Tj ela vai ser incentivada a fazer isso, mas o motivo por que faz isso tem sempre um propósito: dar testemunho colocar livros fazer discipulos. Não porque realmente ama a outra pessoa.
]

Olá hocosi gostei muito deste teu tópico.

Com respeito ao primeiro tema deixa primeiro te dizer que à um tempo atrás escrevi algo do género no meu blog AQUI .

Lembro-me perfeitamente desse irmão, aliás todos gostavam de o ouvir pois ele sabia cativar.
E de facto as pessoas católicas e genuínas de coração quando colocadas como TJ viram pessoas comerciais, aliás ultimamente às reuniões da escola e de serviço não passam de reuniões comerciais que usam a bíblia como produto e "chamarís" e essa foi das coisas que me ajudou a deixar de me associar com eles.

Hoje a forma de actuar dos "irmãos" da dianteira não tem nada a ver com aquele espírito que se vivia nos anos 80, pois a partir daí a coisas foram se modificando e ficando cada vez mais "light" e o amor ao próximo desapareceu, pois era esse amor que fazia as pessoas saírem de casa para pregar, hoje é para fazer horas e colocar revistas para poderem apresentar no relatório e serem consideradas pessoas fortes na fé, enfim... Um bom relatório é um irmão(ã) forte na fé... ao que isto chegou Crying or Very sad

O tal amor não é visto entre as TJ, mas segundo Jesus esse demonstra quem é realmente seu seguidor . Mateus 7:20 “. . .Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens]. . .”
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por António Madaleno Sáb Fev 04 2012, 14:25

Hocosi, tens toda a razão. Eu como ancião, também testemunhei bem aquilo que afirmas. Para a Organização os números e os resultados estão bem à frente das necessidades emocionais e físicas das pessoas.

Jesus deixou-nos um excelente exemplo nesse sentido. Não apenas ele, mas os que vieram depois dele. Nesse sentido a Igreja Católica, bem como outras organizações religiosas batem-nos aos pontos. É verdade que muitas vezes deixam para trás a parte mais espiritual ou educativa (falando do ensino da Bíblia).

Mas creio que equilibram isso bem melhor do que as TJ.

Quer Jesus, quer os apóstolos preocupavam-se, quer com a parte espiritual, quer com a parte material - as necessidades físicas, emocionais das pessoas do seu tempo.

Tanto é que Jesus tinha uma caixa para os pobres. Os apóstolos criaram diversas ajudas monetárias e físicas para quem passava necessidade.

Era um arranjo que vinha de cima e não apenas uma resolução congregacional. O exemplo vinha daqueles que tinham a responsabilidade de dar o exemplo.

Que exemplo dá a Organização? Apenas quando há catástrofes e mesmo aí acabam por não gastar nada (porque é td feito à base de donativos e mão-de-obra de graça), bem como acabam muitas vezes por receber os dinheiros dos seguros (pedindo aos irmãos que os tornem beneficiários desses mesmos).

O fórum dos EUA relata diversas experiências sobre isso.

Ou seja, é td lucro.

Depois, a nível congregacional, as pessoas já andam tão sobrecarregadas, sem tempo, sem dinheiro, sem ânimo. Como vão cuidar dos mais necessitados, quando muitas vezes elas também precisavam de ajuda?

Os anciãos às vezes têm de fazer "das tripas coração" para conseguir que alguém ajude um idoso ou vá visitar os acamados ou os que estão em hospitais.

Pois claro. Isso não conta para o relatório!

Conheço casos de pioneiros que puseram seus pais num lar ou deixaram de dar o apoio necessário, porque tinham a responsabilidade de fazer as quotas de horas.

E então a responsabilidade bíblica de cuidar dos pais idosos, dos enviuvados, dos acamados ou dos necessitados?

Não é isso que a Bíblia explicitamente ensina a fazer? Onde na Bíblia se ensina que se pode relegar para 2º ou 3º plano aqueles que necessitam, apenas para ir pregar ou fazer uma quota de horas?

Não é isso que Jesus criticou entre os líderes religosos dos seus dias? O "corbã", a prática de se colocarem nas ruas para serem vistos por todos, etc.!?

Acredito que a religião das Testemunhas de Jeová é cada vez mais uma religião mercantilista e voltada para números e funciona nessa lógica.

O amor ao próximo é apenas usado como "isco" para prender os novatos.

Como diz Steven Hassan, no seu livro "Combatting Cult Mind Control", o "love bombing" é uma caraterística dos cultos que pretendem dar uma imagem positiva de si mesmos, entre os iniciados, porque depois de entrarem, a coisa normalmente muda de figura.

Os mexericos, as calúnias, a tagarelice e maldicência entre muitos dos membros das congregações provam que a nova personalidade cristã está ausente de muitos.

Mas muitas vezes são esses mesmos, que não demonstram verdadeiro amor, que vão contar experiências de pregação e que são elogiados nas congregações. E porquê?

Porque tiveram atos de compaixão, de misericórida, de amor altruísta para com o seu próximo?

Não! Apenas porque fizeram ou alcançaram x horas, x estudos bíblicos, etc.

Uma vergonha!
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Crystal Dom Fev 05 2012, 15:58

A falta de amor genuino deve-se à falha que existe para com o que está registado em 2Cor.3:3 "porque vós sois demonstrados ser carta de Cristo...não com tinta...não em tábuas de pedra, mas em tábuas carnais, nos corações". Jesus aboliu uma série de leis escritas, e indicou que o amor deveria ser a principal motivação. Se tivermos esse amor no nosso coração, o resto virá naturalmente, sem necessidade de pressão, sem necessidade de códigos escritos, porque como diz Rom 13:10 "...o amor é o cumprimento da lei". Não são as muitas horas gastas na pregação que dão testemunho de nós como cristãos, mas as nossas acções diárias para com outros que dão esse testemunho.
Conheço casos de pessoas que gastam imensas horas na pregação, por "amor ao próximo" como dizem; mas não se inibem de prejudicar outros quando os seus próprios interesses estão em jogo! A estes aplica-se 1Cor.13:1-3.
Muitos dirão que é natural que existam falhas devido à imperfeição. Mas se as falhas valem para as Tj e líderes, então também valerão para os membros das outras religiões e seus líderes. E neste caso, qual a diferença? Nenhuma!
Crystal
Crystal

Mensagens : 310
Likes : 37
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 55
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por hocosi Dom Fev 05 2012, 17:14

Concordo plenamente com o que calimera diz.
Não se pode classificar uma religião à base do que uma ou um grupo de pessoas pertencentes a essa religião fazem. De facto existem pessoas amorosas, hospitaleiras e dispostas a fazerem verdadeiros sacrifícios pelo seu próximo em todas as religiões. Também se pode ver pessoas más em todas as religiões. Entre as testemunhas de Jeová cada ano são desassociadas cada ano milhares de pessoas com os mesmos problemas das outras tais como: fornicação, roubo, mentira, pedofilia, violência e outros problemas morais.
O problema é que quando as testemunhas de Jeová se gabam de ser a verdadeira religião por demonstrar ter amor entre os seus membros, aquilo que se pode ver é que o tão apregoado amor entre eles é
muito débil, interesseiro e dependente de se o outro é ou não testemunha "exemplar" e isto faz parte das orientações da organização.

hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por liberto Dom Fev 05 2012, 17:27

os frutos da wt é viver das aparencias!!!
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por castanho Dom Fev 05 2012, 18:36

sim, concordo com tudo o que foi dito pelos companheiros, encontra se pessoas boas e genuinas em todas as religiões dai vêm a duvida que trabalhava na minha cabeçinha como tj... Como Deus poderia destruir tal pessoa?
Sabem o que me tirava do serio na minha congregação? (penso que se passa o mesmo em outras) É que alguns pareciam policias, sempre a ver quando os irmãos metiam o pé na argola!!! isto é amor pergunto eu? assuntos como roupa, quem limpa melhor o salão, quem trás o carro limpo, que tem a erva do jardim aparada... e pá Explodindo
castanho
castanho

Mensagens : 56
Likes : 0
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por liberto Dom Fev 05 2012, 18:56

castanho escreveu: sim, concordo com tudo o que foi dito pelos companheiros, encontra se pessoas boas e genuinas em todas as religiões dai vêm a duvida que trabalhava na minha cabeçinha como tj... Como Deus poderia destruir tal pessoa?
Sabem o que me tirava do serio na minha congregação? (penso que se passa o mesmo em outras) É que alguns pareciam policias, sempre a ver quando os irmãos metiam o pé na argola!!! isto é amor pergunto eu? assuntos como roupa, quem limpa melhor o salão, quem trás o carro limpo, que tem a erva do jardim aparada... e pá Explodindo

concordo contigo castanho, tambem sentia isso na minha congregação, olham para todos de cima abaixo a procura de algum promenor na vestimenta e querem saber de todos os promenores dos convivios entre os jovens.. tem de sempre existir adultos, fazem dos jovens uns tótós.. por isso os jovens tjs terem tanto medo de socializar com outros, e têm medo de tudo!!
E o prazer quando descobrem o podre de alguem, corre por toda a congregação e todos sentem um gostinho em ver o outro a cair!! E as anciãs?? Que chegam a ser mais policias que os proprios anciaos.. sao as maiores tagarelas do sitio!!
Com tanta informaçao e pressao psicologica quem anda mentelamente doente nao sao os que estao fora... nós obtivemos a cura!! Morrer a rir
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por castanho Dom Fev 05 2012, 19:09

Morrer a rir é verdade as anciãs são feras! Morrer a rir
castanho
castanho

Mensagens : 56
Likes : 0
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 44
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Justiceiro Dom Fev 05 2012, 19:32

Como hão de ter genuíno amor as Testemunhas de Jeová, se o exemplo não vem de cima? Que amor é esse que parte do pressuposto que uma mensagem onde é prometido um paraíso terrestre é melhor que qualquer outra demonstração de amor?

Este post fazes-me lembrar uma conversa que tive ontem (creio eu) com a minha esposa sobre esta vaga de frio que assola Portugal. Conversava-mos que se não fosse muitas instituições (algumas ligadas à "detestável" igreja Católica), alguns sem abrigo acabariam por sucumbir ao frio. Foi aí que a minha esposa me relembrou: "o que fazem as Testemunhas de Jeová em relação a esta matéria"? Na verdade, nem nesta matéria, nem em coisíssima nenhuma. As Testemunhas de Jeová pura e simplesmente não fazem NADA. Limitam-se apenas a proclamar que todos esses desafortunados, poderão usufruir de algo muito melhor que essas "pequenas" (aos olhos deles) ajudas. Para eles dar testemunho de uma coisa que eles acreditam, já é uma grande ajuda e só não aproveita quem não quer... Como disse a minha esposa: "Os sem abrigo têem frio hoje e precisam de ajuda agora."

Como podem as Testemunhas de Jeová ter amor pelo próximo, se nem sequer sabem tratar condignamente os que já foram os seus irmãos de fé? Não faz sentido. Consigo ver sim em tudo isso apenas hipocrisia. A palavra amor (genuíno, aquele tão alardeado pelas Testemunha de Jeová: o agape), é totalmente desconhecida dessa gente. É claro que no meio jeovista existem pessoas altruístas, mas por força de uma crença, acabam por se moldar e assim tornam-se iguais a todos os outros companheiros de fé.

Como todos sabemos, a Torre de Vigia não passa de uma multinacional, assim como a sua arqui inimiga, a igreja católica. Duas empresas riquíssimas, onde o dinheiro é o que na realidade interessa. Mas na verdade o que fazem elas pelo próximo, para a sociedade? Com a igreja católica eu não me importo, porque nunca fui membro dessa, mas quantas creches possuí o universo jeovista? Quantos lares foram construídos com o dinheiro das contribuições? Hospitais? Pois... segundo me parece, nada disto existe no meio da Torre de Vigia, mas a "má" igreja católica, ou bem ou mal, tem equipamentos destes (e pasme-se, alguns TJs usufruem dos mesmos).

Se nem dos deles eles tratam, como podem tratar dos outros? Falsos moralistas. Abrem a boca para dizerem que "não fazem parte do mundo", mas deviam ser coerentes e agirem em conformidade. Não fazem parte do mundo, mas usufruem as benesses que o mesmo lhes proporciona.

Como podem dizer quem têem amor, se muitos dedicam toda uma vida à organização, e depois, já no fim de vida, por algum motivo, são deitados fora como lixo (veja-se o caso de Raymond Franz).

De facto, não existe amor no seio das Testemunhas de Jeová e todos nós somos prova disso. Para quê escondermo-nos atrás de pseudónimos? Deveríamos ser livres e ter o direito de seguir ou não uma qualquer religião, sem medo de represálias.
avatar
Justiceiro

Mensagens : 1126
Likes : 57
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : N/C

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Justiceiro Seg Fev 06 2012, 00:15

Sobre a questão dos convívios, escrevi no meu post há mais de um ano. É engraçado como todos sofremos na pele a ditadura de alguns anciãos que tinham a mania que eram todos poderosos! Alguns nem em casa mandavam, mas para se afirmarem (cá fora), faziam a vida negra ao pessoal. Uns autênticos frustrados, que precisam de sentirem algum (falso) poder e reconhecimento, que de outra maneira "no mundo" nunca obteriam...

Link do post: http://otalho.blogs.sapo.pt/21777.html
avatar
Justiceiro

Mensagens : 1126
Likes : 57
Data de inscrição : 27/09/2011
Localização : N/C

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 30 2013, 17:14

Este Tópico foi para o Índice - AQUI
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que “frutos” - Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER? Empty Re: Que “frutos” são produzidos pela WATCHTOWER?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos