EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Judite de Sousa - Sentido da Vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Altar Qua Jul 02 2014, 21:30

Vi hoje nas notícias uma notícia da jornalista Judite de Sousa que tinha deixado uma mensagem no facebook

li essa mensagem na TV, comoveu-me porque a Judite realmente passou um ano de grande sofrimento e dor : um divórcio e agora a morte do seu único filho, se o divórcio já é bastante mau imagine-se agora perder o seu único filho

entrei agora no facebook e não é que me deparei com a carta que o TJC colocou no seu timeline ?!

a carta é esta :

A jornalista Judite de Sousa escreveu esta tarde, no Facebook, uma mensagem de agradecimento pelo apoio que recebeu após a morte do seu filho, André Sousa Bessa. «Uma parte de mim morreu com o meu André», desabafou a pivot da TVI.
O texto foi publicado escassas horas após o último adeus a André Sousa Bessa, de 29 anos, falecido domingo na sequência de um acidente numa piscina.

«Não tenho palavras para expressar a minha gratidão. A todos. Do fundo do meu coração», começa por escrever a jornalista.
«Perdi o meu filho. O meu único filho. A luz que dava sentido à minha vida. O meu santo que tantas alegrias me deu. Bom filho, bom estudante, inteligente. Com uma carreira de sucesso. Não sei como vou ultrapassar esta dor. O que sei é que uma parte de mim morreu com o meu André. Interrogo-me sobre o sentido da minha vida. As minhas escolhas, a minha vida focada no trabalho, na escrita, tendo sempre presente que o meu filho era quem mais se orgulhava do que eu fiz e construí ao longo da minha vida. Fiz tudo para que nada faltasse ao meu André, mas não consegui salvar-lhe a vida. Um fracasso e uma tragédia. Estranha vida a minha! Realizada profissionalmente, dramática pessoalmente. O último ano foi penoso. Apenas existia o meu André que me dizia muitas vezes: " Mãe, não vais ficar sozinha". E eu acreditava. Acreditava. Eram palavras ditas pelo meu filho, um jovem ponderado e sensato», pode ler-se na página de Judite de Sousa.

----------

este filho já era de um outro casamento

porque é que acontece tantos casamentos e descasamentos ?!

parecem muitas estrelas de hollywood que casam e descasam dezenas de vezes e depois morrem infelizes

fala ela que se calhar fez más escolhas no campo pessoal, e devemos escolher quem ?!

é triste a carta, sente-se a dor

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por António Madaleno Qua Jul 02 2014, 21:39

Olá Altar. Também me emocionou as palavras dela. Refletem a dor profunda de perder um filho.
Sei dar valor ao que ela sentiu, embora noutra proporção certamente.  Crying or Very sad 

Gosto de te ver por aqui.  Smile
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Ana Cláudia Qua Jul 02 2014, 22:01

Este post da Judite de Sousa no facebook causou-me uma insónia ontem. A parte em que escreve "Apenas existia o meu André que me dizia muitas vezes: " Mãe, não vais ficar sozinha". E eu acreditava. Acreditava. Eram palavras ditas pelo meu filho" tocou-me brutalmente, ela acreditava que não ficaria sozinha porque era o filho a dizer e ele morre...

Toda esta situação me tocou profundamente, até as palavras do Padre que celebrou a missa de corpo presente (julgo) que disse, e cito de memória, que a Judite teria certamente muitas perguntas e que devia dirigir essas perguntas a Deus, que algumas respostas teria mas não todas. Se a Judite de Sousa for crente acredite que a ajude, mesmo pensando eu que é impossível sobreviver á morte de um filho único.

Esta questão da diferença entre perder um filho único e perder um filho tendo outros foi outra que me interessou. Perder um filho é perder um filho. No entanto li experiências de pais que explicaram que quando se perde um filho e se tem outros ainda ficam com razões para viver, quem perde o único que tem fica sem razões para continuar. E parece que há estudos que comprovam que as tentativas de suicídio após a perda de um filho são muito superiores em quem perde filhos únicos.

Acho que é a maior dor que existe, a dor de uma mãe que perde um filho, que me desculpem os pais (homens). Não gosto nem de imaginar. Como alguém dizia no Face por estes dias:"Quando um filho morre, morre para sempre a sua mãe, sobrevivendo, muitas vezes, para os outros filhos.
Atrevo-me, como filha única e mãe de filha única, a adivinhar que quando um filho único morre deixa de haver razão para se, sequer, sobreviver. "
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por António Madaleno Qua Jul 02 2014, 22:11

Quando morre um filho, morre um pedaço de nós. Acho que isso é indiscutível. Ter mais filhos ajuda a superar a dor e a manter o equilíbrio emocional porque, embora estes não substituam o filho que morreu, ajudam a apaziguar a dor e a solidão que essa ausência cria na vida dos pais.

Realmente perder um filho único é profundamente angustiante e devastador. É preciso muita força de vontade para superar e continuar em frente. Acho que é mesmo necessária ajuda psicológica neste caso.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Altar Qua Jul 02 2014, 22:18

TJ Curioso escreveu:Olá Altar. Também me emocionou as palavras dela. Refletem a dor profunda de perder um filho.
Sei dar valor ao que ela sentiu, embora noutra proporção certamente.  Crying or Very sad 

Gosto de te ver por aqui.  Smile

oi, TJC

ausente por falta de tempo e paciência para discussões religiosas, mas sigo atentamente alguns pelo facebook  bounce 

o meu filho mais velho também se chama André, sinto bem a dor da Judite

vi a carta dela toda na TV, que não está aqui toda transcrita, e ela fala das escolhas ao nível pessoal

provavelmente referindo-se a casamentos de descasamentos, este filho era de um outro casamento

porque é que as coisas têm que ser assim ?! afinal quem devemos escolher para casar ?!

não é o ser humano que às vezes escolhe o caminho da infelicidade e solidão ?! que escolhe uma vida longe de Deus ?!

"Deus" às vezes parece uma palavra vã escrita aqui ou noutro lado, num livro, blog, ou rede social, mas que ninguém lhe liga nenhuma porque ninguém sabe o que é, ou se sabe atribui-lhe apenas sabores amargos e indiferentes


Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Ana Cláudia Qua Jul 02 2014, 22:23

Altar escreveu:
não é o ser humano que às vezes escolhe o caminho da infelicidade e solidão ?! que escolhe uma vida longe de Deus ?!
A tua equação é: Deus = felicidade

Como não é a minha equação falhamos na plataforma de entendimento.

Todos nós procuramos a felicidade, esta é a minha convicção. E ás vezes casar e descasar faz parte dessa procura.

Sou completamente incapaz de passar desta tragédia para a discussão sobre o afastamento de Deus ser a razão de todos os males, neste caso de todas as infelicidades.

 tass bem 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Índigo Qua Jul 02 2014, 22:33

Por esta e outras razões eu não sou apologista de filhos únicos

Não é bom pros filhos nem prós pais.
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Altar Qua Ago 13 2014, 14:50

Atena escreveu:
Altar escreveu:
não é o ser humano que às vezes escolhe o caminho da infelicidade e solidão ?! que escolhe uma vida longe de Deus ?!
A tua equação é: Deus = felicidade

Como não é a minha equação falhamos na plataforma de entendimento.

Todos nós procuramos a felicidade, esta é a minha convicção. E ás vezes casar e descasar faz parte dessa procura.

Sou completamente incapaz de passar desta tragédia para a discussão sobre o afastamento de Deus ser a razão de todos os males, neste caso de todas as infelicidades.

 tass bem 

viste os 10 conselhos do papa para alcançar a felicidade ?

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=157158

o que achas deles ?
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Ana Cláudia Qua Ago 13 2014, 15:49

Altar escreveu:

viste os 10 conselhos do papa para alcançar a felicidade ?

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=157158

o que achas deles ?

Acho fantásticos. E acho que são conselhos universais, ou seja, não necessariamente católicos.

Queres ajudar-me a entender como é que isto se encaixa no assunto anterior?
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Altar Qua Ago 13 2014, 16:12

Atena escreveu:
Altar escreveu:

viste os 10 conselhos do papa para alcançar a felicidade ?

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=157158

o que achas deles ?

Acho fantásticos. E acho que são conselhos universais, ou seja, não necessariamente católicos.

Queres ajudar-me a entender como é que isto se encaixa no assunto anterior?

o que disseste de que a minha equação é: Deus = felicidade

a equação é mais complexa, Deus representa muita coisa

eu falei o que falei no início desta thread, falando da Judite e das suas más escolhas de maridos, no contexto de divórcios e infelicidades e etc...

quero dizer, é mais fácil a um não temente a Deus enveredar por casamentos e descasamentos do que a um que o seja. Não é regra geral, note-se, mas é mais fácil isso ocorrer, é mais fácil mover-se por paixões.



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Ana Cláudia Qua Ago 13 2014, 16:19

Altar escreveu:
quero dizer, é mais fácil a um não temente a Deus enveredar por casamentos e descasamentos do que a um que o seja. Não é regra geral, note-se, mas é mais fácil isso ocorrer, é mais fácil mover-se por paixões.
Logo é mais fácil uma vitima de violência domestica manter-se num casamento se for crente... parece-me conclusão lógica...  Exclamation 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Altar Qua Ago 13 2014, 16:23

Atena escreveu:
Altar escreveu:
quero dizer, é mais fácil a um não temente a Deus enveredar por casamentos e descasamentos do que a um que o seja. Não é regra geral, note-se, mas é mais fácil isso ocorrer, é mais fácil mover-se por paixões.
Logo é mais fácil uma vitima de violência domestica manter-se num casamento se for crente... parece-me conclusão lógica...  Exclamation 

também não sejas assim tão redutora, num mundo ideal a mulher escolheria o homem que se ajustasse aos seus valores e vice-versa

claro que isso não acontece
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Paulo Neto Qua Ago 13 2014, 18:09

Índigo escreveu:Por esta e outras razões eu não sou apologista de filhos únicos

Não é bom pros filhos nem prós pais.

Índigo um filho nunca substitui o outro. A dor da morte vai ser a mesma.

Entendo então que estás a pensar ser mãe novamente... tass bem 
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Índigo Qua Ago 13 2014, 19:09

ellipsis escreveu:
Índigo escreveu:Por esta e outras razões eu não sou apologista de filhos únicos

Não é bom pros filhos nem prós pais.

Índigo um filho nunca substitui o outro. A dor da morte vai ser a mesma.

Entendo então que estás a pensar ser mãe novamente... tass bem 

Não substituí mas ajuda a levantar a cabeça e a seguir em frente!

Eu sonhava ter uma "equipa de futebol" no novo Mundo.  Morrer a rir 


Mas o orçamento só deu para arranjar o árbitro!!!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Paulo Neto Qua Ago 13 2014, 19:24

Índigo escreveu:
ellipsis escreveu:
Índigo escreveu:Por esta e outras razões eu não sou apologista de filhos únicos

Não é bom pros filhos nem prós pais.

Índigo um filho nunca substitui o outro. A dor da morte vai ser a mesma.

Entendo então que estás a pensar ser mãe novamente... tass bem 

Não substituí mas ajuda a levantar a cabeça e a seguir em frente!

Eu sonhava ter uma "equipa de futebol" no novo Mundo.  Morrer a rir 


Mas o orçamento só deu para arranjar o árbitro!!!

Pois eu que o diga... tass bem 
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Judite de Sousa - Sentido da Vida Empty Re: Judite de Sousa - Sentido da Vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos