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Opiniões sobre: Deus, Religião, Espiritualidade e Ateísmo

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Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 14 2012, 23:12

Bem, como TJs e Ex-TJs que somos (a grande maioria pelo menos) algo que sempre vai estar rondando nossa vida e mente é a questão religiosa. O tópico vai servir para cada forista expor um pouco de sua atual situação com relação a crença ou não crença e ao mesmo tempo um debate construtivo que não leve a uma solução pronta ou única, pois acredito eu, isso é impossível.

Hoje em dia, o que mais se comenta é sobre um novo embate Ciência vs Religião e observamos isso pelos mais variados títulos, principalmente de ateístas com livros entre os mais vendidos. Aqui vale até uma reflexão sobre esse fenômeno: existe só essas duas linhas de embate? Vivemos num maniqueísmo pós-moderno dos que creem e dos que não creem? São as duas classes tão firmemente estruturadas para chegarmos a essa conclusão?

Bem, sinceramente não me enquadro nesses dois extremos e por vezes acho muito danoso tal tipo de atitude. Acredito que o radicalismo tanto religioso como cético apenas aprofundam os problemas e fecham diversas portas para o diálogo e para a superação de equívocos de ambas as partes.

Vamos as opiniões pessoais de cada um sobre essas questões.
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Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 14 2012, 23:15

Minha opinião inicial sobre os assuntos em pauta:

Não sou ateu na concepção exata da palavra, porém já “matei” muitos deuses da minha mente e coração! Para mim hoje em dia, não vejo mais Deus da forma bíblica, nem o seu retrato via concepção judaica, nem seu reload no cristianismo, porém isso não me faz desacreditar de algo que supere nossos instintos e que na realidade não consigamos definir numa forma única.

A origem da vida é algo muito complexo, imagine a origem de Deus ou de algo que deu fôlego a tudo. Não consigo associar tudo ao mero acaso ou sorte, mas também não consigo suportar a idéia de Deus construindo tudo feito uma brincadeira de massa de modelar. Lendo o livro “O Delírio de Deus” de Dawkins, minha convicção de “Algo” causador de tudo foi novamente despertada. O ateu Dawkins disse sobre a origem da vida na p.190:

“Uma vez que aquele golpe inicial da sorte tenha sido assegurado – e o princípio antrópico decisivamente tenha sido assegurado – a seleção natural assume: e a seleção natural não é – e o não é enfático – uma questão de sorte”.

Só para salientar essa distinção que ele faz da origem da vida pela “sorte” e a evolução como algo real. Acredito que a evolução realmente tenha ocorrido, porém não consigo colocar o fator “sorte” como início da vida no Universo.

Sou um agnóstico que respeita a diversidade religiosa!
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Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 16 2012, 17:29

O uso da Bíblia ou de qualquer livro dito sagrado pode se adaptar a qualquer cirscunstância, ou seja, pode ser um incentivo para realizar grandes obras de caridade mediante essa “palavra”, como podem ser efetuados os mais vis massacres em nome dessa "palavra".

É interessante que Michael Onfray em seu livro “Tratado de Ateologia” comenta esse aspecto da religião. Ele estava numa visita ao Oriente Médio e conversava com seu motorista que era mulçumano sobre o Alcorão, depois de muita conversa ele chegou a seguinte conclusão:
“Não lhe agrada que um não-mulçumano leia o Corão e refira-se a esta ou aquela surata para dizer-lhe que ele tem razão quando são selecionados os versículos que o confortam, mas que há textos nesse mesmo livro que dão razão ao combatente armado cingido pela faixa verde dos seguidores da causa, ao terrorista do Hezbollah carregado de explosivos”.

Mais na frente ele complementa sobre esse assunto:
“O mesmo livro justifica, no entanto, esses dois homens que avançam nos antípodas da humanidade: um pende para a santidade, os outros realizam a barbárie”.

É possível a religião contribuir com um mundo melhor? Hoje alguns céticos condenam a religião como um mal a ser eliminado, não veem contribuição nenhuma para sua existência, mas será que isso não é radicalidade demais?
Já muitos segmentos fundamentalistas da religião se fecham em seu mundo de sonhos e loucuras e acham que tudo fora dos livros sagrados deve ser combatido.

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Mensagem por António Madaleno Qui Fev 16 2012, 21:52

Pascoal acho que a religião usada de modo fanático, assim como o atéismo cego pode ser causa de grande mal.

Não creio que a religião em cima mesma o seja. O problema é que o homem tende a usar qualquer coisa com essa dualidade: bem/mal.
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Mensagem por pascoalnaib Sex Fev 17 2012, 01:06

TJ Curioso escreveu:Pascoal acho que a religião usada de modo fanático, assim como o atéismo cego pode ser causa de grande mal.

Não creio que a religião em cima mesma o seja. O problema é que o homem tende a usar qualquer coisa com essa dualidade: bem/mal.


Vivemos numa época em que realmente a informação é amplamente divulgada e os questionamentos bastante incisivos. Também acho muito importante a denúncia e o combate aos excessos em qualquer setor da vida. Meu receio está na atual maneira de um certo segmento "ateu" ou neo-ateu ou ateu passional dar o troco. Não vejo nada de construtivo nisso. Existem muitas generalizações e poucas conclusões e por vezes o discurso se resume a “eliminação” da religião e de toda forma de religiosidade, ou seja, utopia pura!

Osho em seu livro “O Deus que nunca existiu” diz:
Agora vem o outro lado da moeda. Você remove Deus e deixa o homem completamente vazio. Você declara sua liberdade, é claro, mas com que propósito? Como ele usará essa liberdade de forma criativa e responsável? Como evitará que a liberdade seja reduzida a libertinagem”? P.32
“O vazio sempre leva as pessoas à insanidade. Você precisa se apoiar em alguma coisa, centrar-se; precisa de uma relação com a existência. Com Deus morto, todo o seu relacionamento com a existência estará acabado. Se Deus está morto, você foi deixado só e sem raízes. Uma árvore não pode sobreviver sem raízes. Nem você”. P.33

Então eu pergunto: o que realmente podemos fazer para tornar um ser humano melhor? Destruir crenças ou aprimorá-las? Quando é colocado que a religião atrasou a evolução da humanidade em mil anos, vale lembrar que nossa política e ciência modernas foram também responsáveis por genocídios incalculáveis e que nosso século atual está a beira de uma crise ecológica por causa da mesma ciência que alguns tentam colocar como um modelo a se seguir! Então tanto a religião como ciência tem que aprender uma com a outra para evitar tais excessos!

Só para complementar o ateu Michael Onfray diz em seu livro “Tratado de Ateologia”:
“O ateísmo pós-moderno abole a referência teológica, mas também científica, para construir uma moral. Nem Deus nem a Ciência, nem o céu inteligível nem o arranjo de proposições matemáticas...”.
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Mensagem por Regis Medina Sex Fev 17 2012, 14:31

A ciência é amoral, independe do bem ou do mau. A ciência hoje é apenas o acumulo de nosso conhecimento. Não faz sentido algum personalizar a ciência e julgar seu caráter ou transportar para a ciência o uso que se faz dela.
Com a ciência se pode salvar muitos ou matar muitos mas é ao ser humano que se deve cobrar. A inquisição usou muito da mecânica e de outras ciências pra o uso da tortura. Quem deve ser culpado por isso?

A religião por outro lado assume o papel de norte moral para bilhões de pessoas a milhares de anos. Faz sentido cobrar dela o uso que essas instituições fazem do conhecimento assim como quando ignoram conhecimento cientifico e limitam ele aos seus seguidores.
O ateísmo é apenas a descrença em deuses, não tem doutrina, nem é uniforme, é o individuo ateu que escolhe um padrão moral si mesmo.
Sou simpático ao humanismo secular que valoriza os seres vivos sem os preconceitos primitivos que muitas religiões trazem.
Mas a ciência de fato não tem nada haver com crença ou descrença, ciência não é propriedade do ateísmo ou da religião é uma conquista da humanidade..

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Mensagem por pascoalnaib Sex Fev 17 2012, 19:30

Estamos até agora tratando a CIÊNCIA como algo geral, temos que lembrar que existe nesse aspecto de pesquisas as ciências humanas, Exatas, Biológicas...todas com sua visão de mundo esquematizadas. As pessoas tendem a privilegiar a Ciência de “laboratório” como algo muito acima das demais e isso se torna um argumento frágil. Por que digo isso?

Porque não se pode limitar a visão de mundo a uma particularidade dele. Nunca vou conseguir criar um remédio em laboratório através de um ritual religioso, isso é verdade, mais posso conseguir resultados melhores com um chá fornecido por um índio xamã do que com esse remédio criado artificialmente. Joel Gracioso em seu texto “As relações entre fé e razão” diz o seguinte:
“Ora, não será o cientificismo tão dogmático e perigoso quanto os fundamentalismos religiosos? Talvez o olhar do homo cientificus não deva excluir o olhar do homo religiosus, nem o olhar do homo poeticus, pois todos esses olhares, antes de tudo, refletem os modos de adaptação do homo sapiens ao seu meio, que é ao mesmo tempo misterioso, operacional e poético, e muitas outras coisas que nem sequer podemos ainda cogitar”.

Ou seja, um casal apaixonado não vai dizer um para o outro que foi o feronômio dele ou dela que fez os dois se unirem e que “amor” é algo "calculável". Ou mesmo um poeta ou artista plástico não tem como definir logicamente uma obra de arte, ou um religioso medir a quantidade de fé....tudo tem seu lugar é claro, mas acaba se entrelaçando, sem nenhuma ideologia superior a outra.

A atual sociedade política-econômica-científica é a maior causadora de mortes atualmente. Matou-se ou mata-se em nome de Deus, porém o atual racionalismo é fonte das maiores explorações do ser humano e causador da maior desigualdade entre pobres e ricos de todos os tempos de vida humana na Terra. O próprio planeta nunca se viu tão maltratado....se a religião origina loucos e fundamentalistas, nossa industrialização científica está para acabar com a vida na Terra.


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Mensagem por Regis Medina Sex Fev 17 2012, 20:08

O chá que realmente cura não é mistico, é uma ciência, mesmo que de um pequeno grupo.
A mecânica da vida pode parecer fria para quem procura uma razão espiritual, mas tem muita gente (inclusive eu) que vê beleza nessa mecânica sem se deixar levar por um sentimento sobrenatural. Muitas das belezas da natureza se revelam mais belas ainda ao entendermos algumas de sua complexidades.
Mas se o racionalismo é ruim o irracional é melhor?
Mais uma vez o problema não é o racionalismo ou a ciência e sim o uso que fazemos delas. A própria palavra "razão" não precisa de defesa, pois usar a razão é fazer o que faz mais sentido, fazer o que é certo.
As pessoas que usam o conhecimento para degradar o planeta tem uma razão particular como a ganancia, mas não a razão para o bem da vida de todos. A "razão" desse é menor e egoísta, em ultimo caso não é razão visto que pode prejudicar seu meio de vida e de sua prole.
A solução para esses problemas não dependem de nada espiritual, são problemas que dependem de uma união humana que ainda é distante e não me parece que a religião contribua para isso.
De qualquer forma a humanidade também não é tão importante assim no ponto de vista da história e do tempo. A Terra já teve sete grandes extinções em massa, algumas com o desaparecimento de mais de 95% da vida terrestre e a humanidade da forma de Homo sapiens esta por aqui a apenas 200 mil anos, algo como um quase nada comparado ao tempo que outras especies já povoaram a Terra.
O conhecimento cientifico tirou o homem do centro do universo e isso não é agradável espiritualmente falando.
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Mensagem por pascoalnaib Sáb Fev 18 2012, 01:35

A questão não é que a religião seja um mal ou uma etapa infantil do ser humano, aqui vale até transportar para o termo espiritualidade. Esse “gene” espiritual está em todas as fases da constituição do ser humano e é algo imanente, assim como a cultura, política, ciência. A esperança não é marca registrada da religião, é do ser humano.
Citando esse texto de Osho:

Agora vem o outro lado da moeda. Você remove Deus e deixa o homem completamente vazio. Você declara sua liberdade, é claro, mas com que propósito? Como ele usará essa liberdade de forma criativa e responsável? Como evitará que a liberdade seja reduzida a libertinagem”? P.32“O vazio sempre leva as pessoas à insanidade. Você precisa se apoiar em alguma coisa, centrar-se; precisa de uma relação com a existência. Com Deus morto, todo o seu relacionamento com a existência estará acabado. Se Deus está morto, você foi deixado só e sem raízes. Uma árvore não pode sobreviver sem raízes. Nem você”. P.33

A religião e espiritualidade sempre existiram e existem, então não se pode dizer que isso é “nada”. Crer no sagrado não é crer em fantasias, é uma esfera da realidade humana e é algo que pode sim contribuir para uma boa relação entre os homens, mas também não é a única forma de se conseguir isso.

O problema é que hoje vivemos a era dos extremos e infelizmente a racionalidade também entrou nesse modismo. O mais prático para alguns seria a destruição de um pensamento ou de uma linha de raciocínio, vê-se isso nas religiões fundamentalistas, nas políticas econômicas desumanas, no racionalismo prático das grandes empresas científicas...não se percebe que o grande problema não é a instituição em si, como a Igreja, o Estado, a Economia, mas a maneira que está sendo utilizada e muitas vezes não percebemos mais que são os Homens que inventaram isso e que só eles podem mudar....assim a espiritualidade poder combater os fundamentalismos religiosos, uma política econômica mais humana pode combater o Neoliberalismo, regimes democráticos podem combater Ditaduras....isso se chama transformação, mas precisa-se de boa vontade para isso!
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Mensagem por pascoalnaib Qui Fev 23 2012, 17:00

Destruir a fé dos outros sem preparar essa pessoa para um novo rumo pode ser desastroso. O que deve ser especificado é que ninguém tem a obrigação de querer "ajudar" ou mostrar um novo caminho, pois aí cairíamos no mesmo erro das religiões que se dizem donas da verdade, porém se de forma IRRESPONSÁVEL usarmos nossas energias apenas para tripudiar ou fazer pouco caso de quem crê em Deus e com isso apenas querer competir e "ganhar" um debate...agimos como estúpidos.
Osho tem esse texto:
“Toda mentira retirada deixa um espaço vazio por algum tempo. Você pode usar esse vazio para tornar-se miserável e, então, a miséria o preencherá. Você pode preencher esse espaço com angústia, ansiedade, sofrimento ou dor; isso é com você. Você pode fazer desse vazio um novo começo, uma nova porta. Deus está morto e agora você tem que procurar a verdade por si mesmo; ninguém pode dá-la a você. Esse vazio deveria transformar-se numa porta para seu interior”. P.98

A religião e espiritualidade sempre existiram e existem, então não se pode dizer que isso é “nada”. Crer no sagrado não é crer em fantasias, é uma esfera da realidade humana e é algo que pode sim contribuir para uma boa relação entre os homens, mas também não é a única forma de se conseguir isso.

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Mensagem por pascoalnaib Sex Fev 24 2012, 23:34

Muitas acabam confundindo que um discurso crítico a Ciência é uma defesa de Deus ou de uma crença. Não existe essa interdependência.
O que tento colocar como visão geral é que não devemos substituir deuses sagrados por deuses profanos.
Não é porque não creio mais no Deus cristão que vou condenar a espiritualidade imanente do ser humano e colocar a Ciência ou racionalismo como minha nova divindade, pura e que detém a VERDADE.
A Espiritualidade e religiosidade na minha concepção deve ser encarada de um outro ângulo.
O ateísta que mais gosto é Feuerbach e no seu livro “A essência do Cristianismo” ele dá um show sobre esse novo olhar sobre o sagrado. No prefácio, porém o Agnóstico Rubem Alves comenta:

“Sua intenção não era destruir mas redescobrir; não silenciar a voz da religião, como ilusão ou quimera, mas oferecer um código que nos permitisse entender os seus segredos”. P.7
“O que é ilusão não é a religião mas, antes, a tradução que dela faz a teologia, transformando-a em conhecimento de uma realidade metafísica, supra – sensória”. P.8
“O problema hermenêutico está em descobrir a razão por que o homem produz a religião. Que é que ela significa? Qual a chave que nos permite decifrar-lhe o enigma? Se as imagens religiosas não se referem aos deuses, como pensava a teologia, e se a imaginação não pode ser reduzida à ilusão, como pretendia o empirismo, que caminho nos resta?” p.11
“A religião é um sonho da mente humana. Mas mesmo nos sonhos não nos encontramos no vazio (empirismo) ou nos céus (teologia), mas na terra, no reino da realidade. O que ocorre é que nos sonhos vemos as coisas reais no esplendor mágico da imaginação e do capricho, ao invés de simples luz divina da realidade e da necessidade”. p.11

Eu fico arrepiado quando leio isso!!
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Mensagem por pascoalnaib Dom Fev 26 2012, 18:13

O problema de se defender uma ideologia pronta é o perigo da limitação. Vejo no ateísmo fundamentalista a limitação de culpar a religião por tudo....uma pobreza de visão.

Do mesmo modo as religiões fundamentalistas e com pregações tipo "Só Jesus salva" são repressoras da diversidade religiosa no mundo, são avessas em muitos casos as conquistas da ciência e se limitam a atacar.

O livre pensador tem que superar ideologias e saber cortar na própria carne quando ver os excessos. A educação é uma bandeira que independe de crença e não crença e somente a união dos mais diversos setores da sociedade é que podem fazer com que possamos combater todos os fundamentalismos e conseguir uma ética e cidadania para o ser humano.


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