EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por António Madaleno Qui Set 11 2014, 11:23

Este é um dos textos onde mais claramente se percebe a distorção doutrinal da Organização das Testemunhas de Jeová. Cheguei a usar este texto, ainda quando estava "dentro" para fazer raciocinar alguns irmãos, incluindo anciãos. A todos quanto questionei ficaram sem resposta e acharam que realmente a interpretação poderia ser a que apresentei.

Coloco aqui a explicação de forma a que possam usar ao falar com uma TJ e fazer-lhe ver como um simples texto bíblico é distorcido e mal interpretado.



“E tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; a estas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, um só pastor." – João 10:16


Quem são as "outras ovelhas" mencionadas por Jesus? 

As TJ dizem que são as pessoas que viverão na terra em contraste com os ungidos que irão viver no céu com Cristo. 


As perguntas a fazer são: 

1) A quem Jesus diz essas palavras? 

2) Qual é o assunto em questão? Está sendo discutida algum tipo de esperança para o futuro (terra vs céu)? 

3) A expressão "ovelhas" usada muitas vezes por Jesus referia-se a quem? 


Primeiro, se você ler o contexto vai perceber que Jesus está falando com os fariseus (João 9:40 em diante). 

Em segundo lugar, o tema em debate é a identificação de Jesus como o "Pastor excelente", o defensor e protetor das ovelhas. Ele tem um aprisco onde elas podem encontrar proteção.
Este é o contexto do seu argumento. Em nenhum lugar, Jesus fala de uma esperança futura no céu ou na terra, mas apenas acerca de um "aprisco" simbólico para "ovelhas" figurativas. 

Jesus diz que no aprisco que ele tem, os dois grupos serão reunidos sob sua proteção e supervisão. Lembre-se que essas palavras são ditas diretamente para os fariseus e com toda a multidão dos discípulos e outras pessoas ouvindo. Não há menção de esperanças envolvidas no argumento de Jesus. 

Em terceiro lugar, Jesus diz: "E tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco..." 

"Outras ovelhas", mas não são deste aprisco ... o que isso significa? A expressão "deste aprisco" é importante aqui! 
Imaginem Jesus cercado por dezenas, senão centenas de pessoas. Fazendo um gesto amplo, apontando para a multidão em redor ele diz "...que não são deste aprisco..." 


Que aprisco? 

Bem... qual era a nacionalidade de seus ouvintes? Israelitas! 
Jesus disse várias vezes que ele tinha vindo para pregar a quem? 

Ele respondeu: "Não fui enviado a ninguém senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." - Mateus 15:24 

Esta é a chave para entender que Jesus estava falando de "outras ovelhas" que não eram da "casa de Israel". 
Quem eram eles? 

Jesus disse antes de ascender ao céu: "Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as..." - Mateus 28:19 

Sim! Pessoas de todas as nações seriam reunidos no mesmo "aprisco" que os discípulos pertencente à "casa de Israel" tornando-se um só rebanho e um só pastor. 

Isso aconteceu quando os gentios começaram a receber e aceitar as Boas Novas do Evangelho. 

Quando alguém lê este texto no contexto e com simplicidade, é clara essa compreensão. A TJ terá dificuldade para rebater esta explicação e vai ver a distorção que Organização dá ao texto e às palavras de Jesus.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por deuclick Qui Set 11 2014, 12:11

Muito boa explanação TJ curioso! E essa explicação tem muito mais lógica e muito mais aceitável que a do EFD.

Mas como tudo na bíblia, também este texto poderá ter outras interpretações, conforme a pessoa que o está a ler.

A maneira como nós interpretamos tem muito a ver com o local em que vivemos (País, Continente), até com a nossa educação religiosa anterior, isto na minha maneira de ver.

Não sei se me consegui expressar bem...
deuclick
deuclick
Membros
Membros

Mensagens : 205
Likes : 14
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 63
Localização : Centro Sul

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por António Madaleno Qui Set 11 2014, 12:30

deuclick escreveu:Muito boa explanação TJ curioso! E essa explicação tem muito mais lógica e muito mais aceitável que a do EFD.

Mas como tudo na bíblia, também este texto poderá ter outras interpretações, conforme a pessoa que o está a ler.

A maneira como nós interpretamos tem muito a ver com o local em que vivemos (País, Continente), até com a nossa educação religiosa anterior,  isto na minha maneira de ver.

Não sei se me consegui expressar bem...

Sim, claro que a interpretação depende dos valores morais, religiosos e pessoais. Mas a explicação que dei está de acordo, não só com a minha visão do assunto, mas também de muitos eruditos do Novo Testamento que analisaram e escreveram sobre esta passagem.

O problema nas TJ é que pegam num texto como este e precisam de ir buscar outros textos que em nada têm a ver, ligando-os de modo artificial para construir uma doutrina. Como a maioria das pessoas é biblicamente iletrada devido à ausência ou carência de explicações bíblicas da sua religião anterior (principalmente no catolecismo), vêem neste tipo de explicações uma aura de revelação e descoberta.

É tudo artificial e uma forma de enganar a malta.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por River raid Qui Set 11 2014, 15:19

Sempre fui bastante crítico, um chato e por isso mesmo tenho uma dúvida: acho que o texto diz mesmo que as ovelhas perdidas eram da casa de Israel.

"Não fui enviado a ninguém senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Faz lembrar as tribos dos 144000, cuja genealogia está perdida para sempre, não há meio de saber quem é descendente de quem.

Uma coisa eu tenho a certeza: os americanos ungidos de Brooklyn ou do "restante ungido" podem ser muita coisa excepto descendentes directos de tribos judaicas.

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por António Madaleno Qui Set 11 2014, 15:24

Não percebi a tua questão River. A dúvida centra-se em quem são as "outras ovelhas".


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por River raid Qui Set 11 2014, 18:33

Sim, está escrito que as outras ovelhas são da casa de Israel, daí a minha dúvida.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por António Madaleno Qui Set 11 2014, 19:15

River raid escreveu:Sim, está escrito que as outras ovelhas são da casa de Israel, daí a minha dúvida.

Acho que não percebeste o que escrevi... ora lê lá outra vez... Morrer a rir


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por Kristy123 Qui Set 11 2014, 19:28

Nós todos somos ovelhas
e somos todos iguais
e somos ovelhas do mesmo aprisco
e também só temos um pastor.
Méééé
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por António Madaleno Qui Set 11 2014, 19:54

Kristy123 escreveu:Nós todos somos ovelhas
e somos todos iguais
e somos ovelhas do mesmo aprisco
e também só temos um pastor.
Méééé

Simmm?


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por gregdagangue Seg Set 15 2014, 01:06

MÉEEEEEE...., Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"? Empty Re: João 10:16 - Quem são as "outras ovelhas"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos