EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Deus, Eu e os Animais!

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Deus, Eu e os Animais! - Página 3 Empty Re: Deus, Eu e os Animais!

Mensagem por Dream5 em Seg Nov 10 2014, 19:21

@Investigando a Torre escreveu:
@Dream5 escreveu:É Pá!!!!! vós sois burros ó quê???hum ... então não se está mesmo a ver que a Eva comeu a maçã, o Adão tambem e depois houve alguns animais que comeram o caroço da maçã, esses animáis foram comidos por outros, e por sua vez indirtamente comeram tambem a maçã ......e por aí adiante até aos Dinausauros,,,já agora!!!! porque é que Deus criou os Dinaussauros,,,,alguem sabe-me explicar?

É pá vê lá se te acertas!
Então os Dinossauros não existiram antes de Adão e Eva? Ou será que foi depois?  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir
Pois é, nestas coisas da "criação" existem situações que não encaixam definitivamente, por mais voltas que lhe demos.

IT

Tens razaõ IT scratch scratch scratch scratch cruses canhoto irra que é burro, pois é.... foi os Dinaussauros que criaram Deus. lol!

Dream5
Dream5
Membros
Membros

Mensagem por hocosi em Seg Nov 10 2014, 19:47

Genesis 3:21 diz:
E Jeová Deus passou a fazer vestes compridas de peles para Adão e para a sua esposa, e a vesti-los.

Portanto o próprio deus andou a matar e esfolar animais para vestir os "nossos" ancestrais. Ainda por cima teve o trabalho de os vestir. Bem que podia ter dito: "tomai lá seus desgraçados, cobri-me essas vergonhas".

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagem por hocosi em Seg Nov 10 2014, 19:54

A explicação das TJ é:

CICLOS DA TERRA EM BENEFÍCIO DO HOMEM
14 Alguns perguntam: ‘Que dizer do fato de que todas as coisas vivas tendem a deteriorar, que as células e os tecidos se decompõem, de modo que começa a velhice, culminando na morte? Não continuaria isso para sempre, com a vida humana?’ Vejamos.
15 Todas as coisas físicas, na terra, tendem a decompor-se com a idade. Rochas fragmentam-se. Madeira decompõe-se. Imagine, porém, como seria a situação se não houvesse o efeito do tempo sobre as rochas, a madeira e outro material, e se não houvesse decomposição da matéria orgânica. Isto significaria que a terra era estéril. Poucas ou nenhumas reações químicas ocorreriam. Nosso sistema digestivo não funcionaria corretamente, porque opera por meio de reações químicas e bacteriológicas, decompondo e transformando a composição dos alimentos. Far-se-ia pouco trabalho, porque poucas coisas poderiam ser alteradas na sua estrutura. Até mesmo agora, certos plásticos que não se decompõem facilmente causam um problema na eliminação do lixo.
16 Então, para que a vida terrena continue, precisa haver transformações na matéria orgânica e inorgânica. Os ciclos de nascimento e morte foram originalmente intencionados para toda coisa vivente na terra, com exceção da humanidade. Por que eximir a humanidade? Porque o homem foi feito à imagem e à semelhança de Deus. Apenas os humanos podem ser chamados “filhos” e “filhas” de Deus, não os animais. Não foi dos animais, mas sim do homem, que se disse que ‘a morte entrou por intermédio do pecado’. — Gênesis 1:27; Romanos 5:12.

Do ponto de vista de um crente em Deus parece-me uma explicação razoável e plausível.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagem por Investigando a Torre em Seg Nov 10 2014, 20:52

Ora bem..

Meio a sério e meio a brincar com coisas sérias Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir  o Dream5 e o ellipsis foram o únicos a tocar num ponto importante, que eu esperava que alguém aflorasse mais cedo, mas ao contrário de serem pragmáticos na análise, alguns pretenderam desviar as atenções para o etéreo.

Vamos então voltar a colocar os pés bem assentes na terra e continuar a analisar o cerne da questão.

Parece então que, para não contrariar o relato bíblico e até porque somos todos muito crentes num qualquer Deus Criador Morrer a rir de tudo e mais alguma coisa, que antes de Adão e Eva (vamos comportar-nos como "totós" e aceitar estes personagens bíblicos como reais), existiram os Dinossauros.

Mas então, que espécie de Deus criador é este que para além de os conduzir pacientemente à morte (parece que viviam muitos anos), em dada altura através de um cataclismo global os levou à sua destruição, qual dilúvio dos dias de Noé?

Sadismo puro, pois até nos dias de Noé, parece ter ordenado a essa pobre família a magna tarefa de preservar na arca uns quantos (animais comuns... não dinossauros)...  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  E olha que não foi tarefa fácil, já nessa altura eles eram "selvagens"... os animais é claro, e não estavam todos ali à mão de semear (ou foram conduzidos por esse Deus até à arca, ou Noé teve que fazer longas caminhadas à procura dos ditos cujos... ufff é preciso ser-se muito crente ou louco completo e eu confesso que não sou, para acreditar numa patranha destas.)!  Morrer a rir

Qual foi o pecado cometido?

E, porque não decidiu "Deus" criar o homem na era Neoproterzoica?

Irra... que Deus complicado.  Twisted Evil

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagem por River raid em Ter Nov 11 2014, 15:42

O Diluvio pode ter sido localizado e não global. A Bíblia não diz que foi global porque a palavra Terra poderia significar uma área de terreno ou um país (não me lembro onde li isto, mas na altura convenci-me que era verdade).

Isso explicaria o facto da arca ter tão pouco espaço para tantas espécies animais. O Noé salvou-se a ele, á família e a uns quantos animais nativos. Não há outra explicação, senão como os cangurus tinham ido parar à Austrália? Acredito que os animais têm o poder de se adaptar, mas não de evoluir.

Basicamente o que a Torre diz - subliminarmente - é que por ex. bastaria ter um felino na arca para dar continuidade a todos os outras raças de felinos e por aí adiante. Mesmo assim, as espécies animais eram tantas que era impossível que todos coubessem lá dentro. O petróleo é testemunha física de que existem animais há milhões de anos.

As religiões mostram uma arca enorme, mas não era tão grande assim e mesmo que fosse não dava vazão a uma comunidade animal representativa de cada espécie existente na época.

Cada vez mais sigo crendo em Deus e menos nas religiões.
River raid
Membros
Membros

Mensagem por Kristy123 em Qua Nov 19 2014, 18:28

Podemos dar voltas e mais voltas e estudar, imaginar e especular, como terá sido a Era Neoproterzoica, a vida dos primeiros humanos "no paraíso", e como é que os cangurus da Austrália foram a saltar para dentro da arca de Noé, etc. mas nunca se irá chegar a uma conclusão, até porque talvez o dito dilúvio pode ter sido localizado e os continentes também não eram, como os conhecemos agora....

Não se podem estabelecer comparações com as condições de todo este nosso ecossistema actual, com as condições existentes, do primeiro casal no "jardim Eden" , nem antes e nem depois do "pecado" , por ser manifestamente incomparável e porque tudo se terá alterado, a partir do "pecado" e quando foram expulsos e "colocados no mundo real", talvez nessa altura, começaram a usar alguma vestimenta e a ter que procurar alimento, etc..

O facto de ninguém nunca vir a saber ao certo, como terão sido as condições dos humanos e dos animais e o que se terá realmente passado, não é justificação para que se deixe de acreditar num real propósito ou que se deixe de acreditar num Deus.

Mesmo que queiras falar de Dinossauros...
todas as conversas conduzem sempre ao REX !
Morrer a rir  Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Investigando a Torre em Qua Nov 19 2014, 18:32

@Kristy123 escreveu:Mesmo que queiras falar de Dinossauros...
todas as conversas conduzem sempre ao REX !
Morrer a rir  Morrer a rir

Que também morria sem saber muito bem porquê!
Afinal... um qualquer Deus criou a morte propositadamente... só para se contradizer a si mesmo mais tarde. Suspect

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagem por Kristy123 em Qua Nov 19 2014, 18:45

O DEUS UNIVERSAL, com todas as suas qualidades
(que tu bem conheces) :

tem que estabelecer sempre o equilíbrio cósmico
ou um balanço universal, em que têm que existir sempre os opostos :
o bem e o mal, grande e pequeno, noite e dia,
amor e ódio, guerra e paz, sim e não
vida e morte.

Tal como a vida foi criada, também tem que haver o oposto: a morte
Tudo faz parte!!!!! Tudo interligado com o teu livre-arbítrio...
Aqui não existem contradições!!!

Pensa, alma de Deus, pensa.... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Investigando a Torre em Qua Nov 19 2014, 18:51

@Kristy123 escreveu:O DEUS UNIVERSAL, com todas as suas qualidades
(que tu bem conheces) :

tem que estabelecer sempre o equilíbrio cósmico
ou um balanço universal, em que têm que existir sempre os opostos :
o bem e o mal, grande e pequeno, noite e dia,
amor e ódio, guerra e paz, sim e não
vida e morte.

Tal como a vida foi criada, também tem que haver o oposto: a morte
Tudo faz parte!!!!! Tudo interligado com o teu livre-arbítrio...
Aqui não existem contradições!!!

Pensa, alma de Deus, pensa....  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir

Miúda... isso é muita areia para a minha camioneta, e eu neste momento não estou interessado em investir numa maior... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Pensa rapariga, pensa... isso é só conversa fiada para enganar o pobre do proletário! tass bem

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagem por Kristy123 em Qua Nov 19 2014, 19:20

Quem te viu e quem te vê... Morrer a rir Morrer a rir
estás sem rodas...
Morrer a rir Morrer a rir
Andas muito preguiçoso...
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Kristy123 em Qua Nov 19 2014, 19:40

Pensa rapazinho, pensa....
Precisamente por eu ser contra de todo este sistema que mexe com o proletariado....
é que eu ainda continuo a acreditar em algo muito maior e glorioso e não vou atrás de conversa fiada para enganar o pobre do proletário, tal como pelo vistos pensas ser.
Eu até fico mouca contigo Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Desejo outras coisas muito superiores...
Até pode ser um dinossauro, como tu Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Kristy123 em Qua Nov 19 2014, 19:53

IT,

Como é que é????
Dizes : "muita areia para a minha camioneta" ???
Mas tu tens alguma camioneta????
Andas aí com um carrinho de mão!!! E sem areia...
Agora também tens medo de areia???

É o que eu digo: isto tem tudo influência do REX.
que gosta muito de areia, porque faz tão bem....
Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Nov 27 2014, 22:48

Quem puder, dê uma olhadela...

http://www.extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=16222

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagem por gregdagangue em Qui Nov 27 2014, 22:51

Animais pecam...? Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Tas brincando... Morrer a rir Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Nov 27 2014, 22:54

@gregdagangue escreveu: Animais pecam...? Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Tas brincando... Morrer a rir Morrer a rir

Eu não digo isso, mas acho graça ao raciocínio utilizado, com alguma lógica, fora da lógica religiosa (bíblica). Twisted Evil

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagem por gregdagangue em Qui Nov 27 2014, 23:06

É sério IT, há tempos que eu não me ria a valer. Valeu pela "perola" ofertada pela "única" seita verdadeira no planeta. valeu. tass bem
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagem por Kaarlo Luhtanen em Sex Nov 28 2014, 02:47

@gregdagangue escreveu: Animais pecam...? Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Tas brincando... Morrer a rir Morrer a rir
Kkkkkk. Eu também morri de rir vendo os argumentos daquele povo, estão querendo condenar até os probrezinhos dos animais. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Kaarlo Luhtanen
Kaarlo Luhtanen
Membros
Membros

Mensagem por Kristy123 em Sex Nov 28 2014, 12:51

Para reflectir...

http://intellectus-site.com/site2/artigos/existencia/o-que-sucede-aos-animais-apos-a-morte.htm
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por so em Sex Nov 28 2014, 14:35

A resposta da ORG.

Livro Raciocínio P 32-36  
"Onde diz a Bíblia que os animais são almas?
Gên. 1:20, 21, 24, 25: “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes* . . .’ E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. . . . E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies . . .’ E Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie e todo animal movente do solo segundo a sua espécie.” (*Em hebraico, a palavra aqui é né·fesh. Al reza “alma”. Algumas traduções a vertem “animais”.)
Lev. 24:17, 18: “Caso um homem golpeie fatalmente qualquer alma [hebraico, né·fesh] do gênero humano, sem falta deve ser morto. E quem golpear fatalmente a alma [hebraico, né·fesh] dum animal doméstico deve dar compensação por ela, alma por alma.” (Note que a mesma palavra hebraica para alma é aplicada tanto à humanidade como aos animais.)
Rev. 16:3: “Este se tornou em sangue como de um morto, e morreu toda alma* vivente, sim, as coisas no mar.” (Assim, as Escrituras Gregas Cristãs também mostram que os animais são almas.) (*Em grego, a palavra aqui é psy·khé. VB, Al e Tr vertem-na “alma”. Algumas traduções usam o termo “seres”; NTI diz “peixes” e Pe, “animal”.)
Reconhecem outros eruditos que não são Testemunhas de Jeová que é isso que a Bíblia diz ser a alma?
“Não existe nenhuma dicotomia [divisão] do corpo e da alma no V[elho] T[estamento]. O israelita via as coisas de modo concreto, na sua totalidade, e assim considerava os homens como pessoas, não como compostos. O termo nepeš [né·fesh], embora traduzido pela nossa palavra alma, jamais significa alma distinta do corpo ou da pessoa individual. . . . O termo [psy·khé] é a palavra do N[ovo] T[estamento] que corresponde a nepeš. Pode significar o princípio de vida, a própria vida ou o ser vivente.” — New Catholic Encyclopedia (1967), Vol. XIII, pp. 449, 450.
“O termo hebraico para ‘alma’ (nefesh, aquilo que respira) foi usado por Moisés . . ., significando um ‘ser animado’ e aplicável igualmente a seres não-humanos. . . . O emprego de psychē (‘alma’) no Novo Testamento era comparável a nefesh.” — The New Encyclopædia Britannica (1976), Macropædia, Vol. 15, p. 152.
“A crença de que a alma continua sua existência após a dissolução do corpo é um assunto de especulação filosófica ou teológica e não de simples fé, e, concordemente, não é expressamente ensinada em parte alguma da Escritura Sagrada.” — The Jewish Encyclopedia (1910), Vol. VI, p. 564."

Eu gosto muito de animais, (por isso uso como avatar o gato) mas cada um no seu local.
Eu não vou para o paraíso e o meu gato também  não.

Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagem por hocosi em Sex Nov 20 2015, 13:24

Muito bonito!
https://www.facebook.com/denizepunheiro/videos/vb.641723419198844/920603131310870/?type=2&theater

Até onde chega a estupidez humana! E já agora a animal também! Morrer a rir

hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagem por vshappy34 em Qua Ago 24 2016, 19:18

Esta é uma questão que muito me faz pensar.
Ora se o pecado passou aos descendentes de Adão e Eva, nada teve a ver com o resto da criação, animais etc...
Segundo a biblia, em nenhum momento a morte foi planeada por deus.
É interessante que as Despertai costumava ter um artigo dedicado somente para as excecionais criações de Deus e suas caracteristicas (muitas dessas criaçoes era vangloriado a capacidade de caçarem, os seus dentes, a sua camuflagem, etc.)
Bom, se nao foi planeado que houvesse uma cadeia alimentar, porquê serem esses animais criados assim? Assumindo, que tudo foi planeado, afinal Deus implantou a morte na sua criação. Outra questão é: nós vamos ter vida eterna, e os animais? Continuarão a morrer?
Entao o texto de Revelação 21:3, 4 perde a sua credibilidade. Se os animais morrem, continua a haver morte. E quem de nós nao chora e fica triste quando perde o seu animal de estimação? Então, também vai haver tristeza se eles morrerem.
Depois há o texto que diz que deus "satisfaz o desejo de toda a coisa vivente". Se o meu animal morrer, eu vou desejar que ele ressuscite. Então deus vai ressuscitá-lo?
E todos os animais que viveram e foram criados nao voltarao a viver? Foram criados apenas para existir?
Falando agora no EU: não haverá mais morte? isso quer dizer que seremos imortais. E se nos cair um penedo em cima? e se nos metermos à frente dum camiao (se houver no paraiso)? e se eu me meter pelo mar a dentro, nao me afogo? ganho guelras?
E se nao formos imortais? Haverá morte e todo o ciclo volta ao seu principio. Ou seremos todos ressuscitados passado 3 dias como Lázaro?
Nada disto me entra na cabeça.

"A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero."
Jean-Jacques Rousseau
vshappy34
vshappy34
Membros
Membros

Mensagem por HALDYS em Qua Ago 24 2016, 19:30

novos rolos vshappy34 novos rolos.A resposta está nos novos rolos.
Mas penso que a orga não nega que a morte ha de existir..(passo a contradição) para as plantas os animais. Quanto aos humanos terão eternidade não imortalidade. Isto é se fizerem alguma asneira morrerão, só que por magia os que sobrevivem não sentirão mais dor pela pessoa morta. Eu já não acredito no paraíso, mas penso que o que consola aqueles que me amaram, é que no paraíso não haverá mais dor, logo não irão sentir a dor de não me ter ao lado deles. Serei esquecida.
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagem por vshappy34 em Qua Ago 24 2016, 20:23

nubia escreveu:novos rolos vshappy34 novos rolos.A resposta está nos novos rolos.
Mas penso que a orga não nega que a morte ha de existir..(passo a contradição) para as plantas os animais. Quanto aos humanos  terão eternidade não imortalidade. Isto é se fizerem alguma asneira morrerão, só que por magia os que sobrevivem não sentirão mais dor pela pessoa morta. Eu já não acredito no paraíso, mas penso que o que consola aqueles que me amaram, é que no paraíso não haverá mais dor, logo não irão sentir a dor de não me ter ao lado deles. Serei esquecida.

Mas voltamos ao mesmo...se temos eternidade e nao imortalidade...entao haverá morte Silêncio e revelação 21:3, 4 onde se aplica? nao faz sentido....

"A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero."
Jean-Jacques Rousseau
vshappy34
vshappy34
Membros
Membros

Mensagem por Dicklopes em Sab Out 29 2016, 22:27

Fica aqui minha sugestão.
Pressupondo estar em contato com pessoas que, finalmente, conseguiram desfazer-se do preconceito. Pessoas que aprenderam a pensar por si mesmos... a pesquisar.
Eis uma questão que durante toda minha vida me inquietou: a relação homens e animais. Hoje estou com 59 asnos de idade e sempre meditei e ainda me pego a meditar nesse assunto.
A melhor explicação para essa questão dos animais que eu já encontrei, até o presente momento, encontra-se num livro que eu duvido que um TJ leia, e até mesmo alguns ex-TJs, devido ao grande estigma gerado pela watchtower frente às outras religiões e filosofias. Então muitos ex-TJs ainda alimentam muitos preconceitos, os quais só irão se desvanecendo com o tempo. Mas, como eu disse, acredito que a maioria dos que adentram este Forum já tenham vencido as barreiras do preconceito. O livro que me refiro chama-se A GÊNESE de Allan Kardec.
E existem outras fontes de explicações também muito interessantes.
Eu mesmo estou empenhado em um trabalho de elucidar ao máximo essa questão. Estou a escrever uma monografia e creio que ainda vou demorar mais alguns meses para terminar.
Caso alguem que tenha lido essa minha postagem tenha interesse em conversar comigo mais miudamente a respeito da questão dos animais, ficarei muito contente em trocar ideias. Quem quiser pode me adicionar no facebook Lopes Francisco. Ou se preferir, jesusfranciscolopes@gmail.com
Dicklopes
Dicklopes
Membros
Membros

Mensagem por Kristy123 em Ter Nov 01 2016, 19:09

Olá  Dicklopes,

Julgo que alguns daqui já tenham lido o livro a que te referes.

Este tema pode ser bastante interessante e gostaria de perceber melhor o teu ponto de vista ou a tua ideia "espiritista" sobre Deus, Eu e os Animais.

Não irei enviar-te nenhum e-mail, a não ser que me confirmes que és veterinário, para te poder fazer uma pergunta relacionada com uma doença do meu cão. Morrer a rir

De outra forma penso que o tema deste ou similar tópico no fórum será o local mais indicado para o discutir aqui por todos nós aqui no fórum.

Se quiseres, abre um tópico novo e explica-nos a tua teoria Kardecista. tass bem
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: