Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
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Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
Mais uma vez, a ciência descarta a possibilidade de falsificação
Continua inexplicável para as ciências humanas a formação da imagem de Jesus Cristo no Santo Sudário de Turim.
Até agora ninguém conseguiu reproduzi-la de modo satisfatório, explicou ao Vatican Insider o Dr. Nello Balossino, professor de Informática da Universidade de Turim, vice-diretor do Centro Internazionale di Sindonologia de Turim e especialista em elaboração de imagens.
Mais ainda, ele revelou que o Santo Sudário contém “informações tridimensionais”.
O Prof. Balossino esclareceu que a formação de uma imagem de tipo fotográfica é produzida por uma energia luminosa sobre uma superfície sensível como um filme ou um sensor digital.
Normalmente a impressão é superficial, por isso um negativo fotográfico não possui informações tridimensionais.
Mas é bem isso o que não acontece no Santo Sudário de Turim.
Nele, a imagem reage como um negativo fotográfico sob certos aspectos, mas, na verdade, não é um negativo no sentido da fotografia.
Explica o especialista:
“Trata-se de uma representação na qual foram constatadas evidentes matizações cromáticas tendentes ao vermelho que modelam um corpo, conferindo-lhe uma dimensão tridimensional. Podemos obter uma figura como se estivéssemos observando-a na realidade que conserva o relevo.
“O negativo fotográfico tradicional não reproduz informações tridimensionais. Porém, a imagem do Sudário possui essas informações, codificadas numa série de matizes."
“Em outras palavras, encontramo-nos diante de uma imagem fruto de um processo de criação 3D, que ainda até agora não foi explicado, mas que se consegue simular na prática para gerar imagens semelhantes ao Sudário."
“A diferença de tonalidades entre as cores claras e as cores escuras da imagem é de tal maneira pequena que o olho só consegue perceber as feições de um rosto humano na sua globalidade, mas não identifica facilmente os detalhes."
“A imagem nos apresenta um rosto com uma distribuição de luminosidade que é exatamente a oposta do que percebemos na realidade, com as partes salientes mais escuras do que as afundadas. O processo de inversão torna visível o rosto de um homem como numa observação real.”
O Vatican Insider perguntou então ao professor Balossino o que seria necessário fazer para reproduzir o Sudário.
Ele respondeu: “Eu examinei as várias tentativas daqueles que procuraram reproduzir o Sudário de Turim com técnicas diversas.
“Porém, em caso algum as imagens obtidas duravam no tempo, nem continham as informações tridimensionais do Sudário, nem as características próprias da imagem, como a superficialidade das variações cromáticas das fibras de linho e sua integridade."
“Essas particularidades tornam por certo mais árdua a explicação que pretende atribuir à imagem da mortalha do Sudário uma falsificação medieval.”
http://www.aleteia.org/pt/religiao/conteudo-agregado/santo-sudario-inexplicavel-imagem-tridimensional-5807293350281216
Continua inexplicável para as ciências humanas a formação da imagem de Jesus Cristo no Santo Sudário de Turim.
Até agora ninguém conseguiu reproduzi-la de modo satisfatório, explicou ao Vatican Insider o Dr. Nello Balossino, professor de Informática da Universidade de Turim, vice-diretor do Centro Internazionale di Sindonologia de Turim e especialista em elaboração de imagens.
Mais ainda, ele revelou que o Santo Sudário contém “informações tridimensionais”.
O Prof. Balossino esclareceu que a formação de uma imagem de tipo fotográfica é produzida por uma energia luminosa sobre uma superfície sensível como um filme ou um sensor digital.
Normalmente a impressão é superficial, por isso um negativo fotográfico não possui informações tridimensionais.
Mas é bem isso o que não acontece no Santo Sudário de Turim.
Nele, a imagem reage como um negativo fotográfico sob certos aspectos, mas, na verdade, não é um negativo no sentido da fotografia.
Explica o especialista:
“Trata-se de uma representação na qual foram constatadas evidentes matizações cromáticas tendentes ao vermelho que modelam um corpo, conferindo-lhe uma dimensão tridimensional. Podemos obter uma figura como se estivéssemos observando-a na realidade que conserva o relevo.
“O negativo fotográfico tradicional não reproduz informações tridimensionais. Porém, a imagem do Sudário possui essas informações, codificadas numa série de matizes."
“Em outras palavras, encontramo-nos diante de uma imagem fruto de um processo de criação 3D, que ainda até agora não foi explicado, mas que se consegue simular na prática para gerar imagens semelhantes ao Sudário."
“A diferença de tonalidades entre as cores claras e as cores escuras da imagem é de tal maneira pequena que o olho só consegue perceber as feições de um rosto humano na sua globalidade, mas não identifica facilmente os detalhes."
“A imagem nos apresenta um rosto com uma distribuição de luminosidade que é exatamente a oposta do que percebemos na realidade, com as partes salientes mais escuras do que as afundadas. O processo de inversão torna visível o rosto de um homem como numa observação real.”
O Vatican Insider perguntou então ao professor Balossino o que seria necessário fazer para reproduzir o Sudário.
Ele respondeu: “Eu examinei as várias tentativas daqueles que procuraram reproduzir o Sudário de Turim com técnicas diversas.
“Porém, em caso algum as imagens obtidas duravam no tempo, nem continham as informações tridimensionais do Sudário, nem as características próprias da imagem, como a superficialidade das variações cromáticas das fibras de linho e sua integridade."
“Essas particularidades tornam por certo mais árdua a explicação que pretende atribuir à imagem da mortalha do Sudário uma falsificação medieval.”
http://www.aleteia.org/pt/religiao/conteudo-agregado/santo-sudario-inexplicavel-imagem-tridimensional-5807293350281216
Altar- Membros
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Re: Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
ninguém presenciou o momento da ressurreição
os apóstolos já o encontraram ressuscitado, e reparem num pormenor : nem o reconheciam, parecia algo diferente
julgo que o corpo de Cristo terá sofrido alguma "explosão atómica", cada átomo do seu corpo deverá ter sofrido uma alteração espetacular
os apóstolos já o encontraram ressuscitado, e reparem num pormenor : nem o reconheciam, parecia algo diferente
julgo que o corpo de Cristo terá sofrido alguma "explosão atómica", cada átomo do seu corpo deverá ter sofrido uma alteração espetacular
Altar- Membros
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Re: Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
Com todo o respeito pelos que crêem mas nestas coisas existem sempre outros a rebater.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343252-18580,00-AS+EVIDENCIAS+DE+QUE+O+SANTO+SUDARIO+E+UMA+FARSA.html
http://ceticismo.net/religiao/a-falsificacao-do-sudario-de-turim/
http://super.abril.com.br/historia/o-santo-sudario-e-autentico
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343252-18580,00-AS+EVIDENCIAS+DE+QUE+O+SANTO+SUDARIO+E+UMA+FARSA.html
http://ceticismo.net/religiao/a-falsificacao-do-sudario-de-turim/
http://super.abril.com.br/historia/o-santo-sudario-e-autentico
TJ esclarecido- Forista desativado
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Re: Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
Nunca levei fé na holografia do sudário.
gregdagangue- Membros
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Re: Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional
Altar escreveu:
Mais uma vez, a ciência descarta a possibilidade de falsificação...
Mais uma vez, a ciência prova que houve falsificação.
Afinal, o tecido que se encontra na Catedral de Turim desde o século XIV não serviu para cobrir Jesus Cristo após a sua crucificação. A descoberta é de uma equipa de cientistas da Universidade John Moores de Liverpool, no Reino Unido, e da Universidade de Pavia, em Itália, após a análise forense das manchas de sangue presentes no manto.
A investigação teve por base não a análise do próprio sangue, mas sim as diferentes possibilidades dos locais onde as manchas surgiriam, se o sudário estivesse a cobrir um homem crucificado.
Os cientistas descobriram que marcas só podiam ter sido deixadas por alguém que se conseguisse mexer e não pelo corpo imóvel de Jesus: só algumas delas são compatíveis com a posição em que um corpo crucificado se encontra, enquanto as outras não encaixam de forma nenhuma.
Para a análise, os cientistas forenses utilizaram o corpo de um homem vivo e simularam a sua crucificação. Utilizando sangue verdadeiro e sintético, e recriando a crucificação ao colocar o corpo em várias posições - os braços foram dispostos de várias formas, por exemplo -, os investigadores perceberam que poucas marcas de sangue poderiam ser de um homem crucificado.
Duas manchas encontradas no local do manto onde estaria a mão esquerda da pessoa coberta só podiam pertencer a alguém que se encontrasse de pé, com os braços a fazer um ângulo de cerca de 45 graus, o que suporta a teoria do Santo Sudário.
A marca de sangue na zona frontal do tórax - que diz-se ter sido feita pela sua perfuração com a Lança do Destino durante a crucificação, segundo a tradição da Igreja Católica - também corresponde à imagem de Cristo crucificado, mas o mesmo já não acontece às manchas relativas ao antebraço, já que os braços deveriam ter uma posição completamente diferente, quase verticais, acima da cabeça.
Em relação à região lombar, as manchas que aparecem são "totalmente irrealistas", lê-se no artigo publicado na revista científica Journal of Forensic Sciences. Se a pessoa estivesse deitada e coberta com o manto, o sangue proveniente da perfuração do tórax teria de se acumular, mais tarde, nas omoplatas e não na zona dos rins, como se verificou, o que pode representar a artificialidade deste objeto.
Para os cientistas forenses, este é um "produto artístico" que vai ao encontro de análises anteriores, que defendiam que o manto tinha sido produzido já durante a Idade Média.
Mas as dúvidas em relação à autenticidade do Santo Sudário são ainda mais antigas. O bispo francês Pierre d'Arcis foi uma das primeiras pessoas a expressar as suas reservas quanto à veracidade deste manto. Em 1389, escreveu uma carta ao Papa Urbano VI a referir que o manto de linho teria sido pintado a pena, de forma a atrair os fiéis. Nessa carta, contava ainda que o bispo que o antecedeu, Henrique de Poitiers, tinha descoberto a mentira e que tinha conseguido uma confissão do artista que tinha produzido a peça.
Fonte
Última edição por hocosi em Qua Jul 18 2018, 12:01, editado 1 vez(es)
hocosi- Moderador
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