EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Debate sobre a questão do sangue

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por pipoca Sex Dez 28 2012, 11:14

Sofri um aborto com quatro meses de gestação,a perda de sangue foi tão grande que no hospital falaram comigo que tinha de levar transfusão de sangue,se não o fizesse, morreria.
Não tinha tempo para poder falar sobre plasma,bla,bla,eu só queria ficar bem.
E então levei a transfusão,que hoje não me arrependo nada .
Com esta decisão,tempos mais tarde deu-me muitos problemas .O meu ex marido por vingança denunciou-me,mas esqueceu de falar porque tive o aborto,bom,mas isso não interessa nada.
Claro que fui chamada a uma "comichão" e não fui "encarcerada "porque os embrulhei dizendo que só soube do que me tinha acontecido quando acordei.



pipoca
pipoca
Membros
Membros

Mensagens : 544
Likes : 28
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 49
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Índigo Sex Dez 28 2012, 13:41


Pipoca, o teu ex era mesmo do piorio! Ainda bem k te livraste dele ...

Tens mesmo mtas marcas do tratamento maravilhoso que a ORG dá! Sad


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por open mind Sex Dez 28 2012, 15:02

Boa tarde
Bem pipoca, como mulheres, sabemos o quanto um aborto é frustante, e quanto doí, mesmo quem não passou pela situação, como eu, tem bem essa noção. Só por si, sem mais contornos, a questão é horrivel, mas és uma grande mulher pois associado a tudo isto ainda suportaste a maldade de alguém que supostamente adora a DEUS...imagina se não???? De facto, isto transporta-me para uma situação que tomo contacto com regularidade...Certa ou não, a religião ainda assim consegue travar muitas das maldades de certos seres humanos, pelo medo que têm do julgamento final, não por a compaixão ao próximo, mas medo das consequências divinas, não vá Deus ser mauzinho para eles, como eles são para os outros...Aí a justiça dívina!!!!, mas a indole ruím, consegue ainda assim e muitas vezes superar este receio e já está....a maldade feita. Atençao, que também conheço lá dentro gente impecável, que acredita piamente em tudo e tentam apenas ser cumpridores. Há de tudo, como na Farmácia, o erro é pensar-se que não. Esse teu ex está mais chegado ao diabo que a Deus...desculpa....mas a maldade magoa-me...



open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por open mind Sex Dez 28 2012, 15:07

Desculpa, esqueci-me de te felicitar pela tua decisão, hoje estarias morta, horrivel, não??? Supostamente o médico não permitiria....Mas ainda bem que escolheste viver....



open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por pipoca Sex Dez 28 2012, 22:54

Obrigado pelo conforto!
Mas os anciaos em vez de se preocupar de repreender o meu ex marido pelo o que tinha feito(que nao quero falar porque foi muito feio)só se preocuparam em tentar descubrir a verdade se tinha recebido sangue ou nao.
Eu parvinha ainda me desloquei ao hospital para tentar perceber se essas informaçoes estavam ao alcançe de algum" investigador".
Passei algumas noite sem dormir com problemas de consciencia Cruz vs Torre ,mas hoje tenho a certeza que fiz bem,porque hoje sou feliz Very Happy
pipoca
pipoca
Membros
Membros

Mensagens : 544
Likes : 28
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 49
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Índigo Sex Dez 28 2012, 23:54


Pipoca

Então perdeste o bebé por causa daquele animal???? Evil or Very Mad


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por pipoca Sáb Dez 29 2012, 22:27

Sim, tudo por culpa dele...
Foi tudo muito difícil,mas essa foi de umas das poucas coisas que ele fez e tenho de dizer que é filho de pai ,de tio,de irmão ancião,todos muitos espirituais inclusive ele .
Mas vocês acreditam só por minutos é que sinto raiva dele ,sinto mais pelos os meus país por nunca permitirem que me divorcia-se dele por causa da religião.
Mas tudo passa.. sunny ou tenta passar....................



pipoca
pipoca
Membros
Membros

Mensagens : 544
Likes : 28
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 49
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Índigo Seg Dez 31 2012, 01:07


Pipoca fico triste de saber que sofreste tanto com esse animal!

Mas tudo passa, tudo passará! Wink

Amanhã é um novo dia! flower


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Dream5 Seg Dez 31 2012, 18:20

O mais giro disto tudo é que a luz clareia mais e mais, e daqui a bem pouco tempo já se pode levar tudo,mas o que já foram....que se lixe....vêm na proxima reciclagem...



Dream5
Dream5
Membros
Membros

Mensagens : 1009
Likes : 94
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 50
Localização : palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por António Madaleno Seg Dez 31 2012, 18:23

Dream5 escreveu: O mais giro disto tudo é que a luz clareia mais e mais, e daqui a bem pouco tempo já se pode levar tudo,mas o que já foram....que se lixe....vêm na proxima reciclagem...

Claro! Mas a idéia é mesmo essa. À medida que as gerações vão mudando, as doutrinas gradualmente também mudam, mas de forma subtil. É por isso que ainda hoje, apesar das TJ levarem 100% do sangue nas suas formas fraccionadas, a maioria das TJ afirmam a plenos pulmões:

"Nós não aceitamos sangue."

No entanto, é a própria organização que agora usa o termo "transfusão de sangue total", porque na realidade, a prática mostra que aceitam sangue sim, mas na forma fraccionada.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Dream5 Seg Dez 31 2012, 19:06

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 599755_417212415013586_834029939_n

agora entendo porque Rotherford era contra as transfusões de sangue......



Dream5
Dream5
Membros
Membros

Mensagens : 1009
Likes : 94
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 50
Localização : palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por open mind Seg Dez 31 2012, 19:28

bom, do dream 5 não se podia esperar outra coisa



open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por mjp Ter Jan 01 2013, 18:04

Dream5 escreveu:Debate sobre a questão do sangue - Página 2 599755_417212415013586_834029939_n

agora entendo porque Rotherford era contra as transfusões de sangue......


Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por mjp Ter Jan 01 2013, 18:07

TJ Curioso escreveu:
Dream5 escreveu: O mais giro disto tudo é que a luz clareia mais e mais, e daqui a bem pouco tempo já se pode levar tudo,mas o que já foram....que se lixe....vêm na proxima reciclagem...

Claro! Mas a idéia é mesmo essa. À medida que as gerações vão mudando, as doutrinas gradualmente também mudam, mas de forma subtil. É por isso que ainda hoje, apesar das TJ levarem 100% do sangue nas suas formas fraccionadas, a maioria das TJ afirmam a plenos pulmões:

"Nós não aceitamos sangue."

No entanto, é a própria organização que agora usa o termo "transfusão de sangue total", porque na realidade, a prática mostra que aceitam sangue sim, mas na forma fraccionada.


E lá se vai a ideia propagandista da STV, que a verdade de Deus, não muda. Pois não, mas eles sim...
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por so Qua maio 01 2013, 17:51

Este video muito interessante .



Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por so Qua maio 01 2013, 18:06

A ilustração que este senhor da comissão de liga hospitalar dá é de "bradar" aos céus . (ao primeiro minuto e trinta segundos)




E ao minuto 6 , é de doidos .


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por António Madaleno Qua maio 01 2013, 20:36

so escreveu:A ilustração que este senhor da comissão de liga hospitalar dá é de "bradar" aos céus . (ao primeiro minuto e trinta segundos)




E ao minuto 6 , é de doidos .

Realmente, coitado do filho dele... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por so Qui maio 02 2013, 10:32

Por "falar em comissão de liga hospitalar (CLH)" , muito recentemente aqui em portugal morreu uma TJ num hospital . Não sei qual foi a cidade sei que o problema foi o de sempre o sangue , e sei que os hospitais portugueses praticamente cortaram relações com a CLH .
Alguém sabe alguma coisa ?


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por António Madaleno Qui maio 02 2013, 14:57

so escreveu:Por "falar em comissão de liga hospitalar (CLH)" , muito recentemente aqui em portugal morreu uma TJ num hospital . Não sei qual foi a cidade sei que o problema foi o de sempre o sangue , e sei que os hospitais portugueses praticamente cortaram relações com a CLH .
Alguém sabe alguma coisa ?

Desconheço. Sad


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Altar Seg maio 06 2013, 11:38

Isto do sangue foi uma das coisas que me me deixou logo desconfiado relativamente às TJ



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Paulo Neto Seg maio 06 2013, 14:04

so escreveu:Por "falar em comissão de liga hospitalar (CLH)" , muito recentemente aqui em portugal morreu uma TJ num hospital . Não sei qual foi a cidade sei que o problema foi o de sempre o sangue , e sei que os hospitais portugueses praticamente cortaram relações com a CLH .
Alguém sabe alguma coisa ?

Também desconheço, mas seria bom apurar mais informações sobre isso.
SO assim como tiveste conhecimento deste assunto, ve-lá se consegues mas detalhes.



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Goran Seg maio 06 2013, 19:10

ellipsis escreveu:
so escreveu:Por "falar em comissão de liga hospitalar (CLH)" , muito recentemente aqui em portugal morreu uma TJ num hospital . Não sei qual foi a cidade sei que o problema foi o de sempre o sangue , e sei que os hospitais portugueses praticamente cortaram relações com a CLH .
Alguém sabe alguma coisa ?

Também desconheço, mas seria bom apurar mais informações sobre isso.
SO assim como tiveste conhecimento deste assunto, ve-lá se consegues mas detalhes.

Não sei em que Hospital terá sido mas em Coimbra quase de certeza que não foi...O meu pai está ligado à CLH nos HUC e não se sabe de nada...
Goran
Goran
Membros
Membros

Mensagens : 84
Likes : 19
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por so Ter maio 07 2013, 08:35

Isso se deu tenho 100% de certeza , mas o que se passou de concreto não sei , mas venho a saber.


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Ana Cláudia Qui maio 09 2013, 11:16

Mais um exemplo:

Jovem é impedido de fazer transfusão de sangue e acaba morrendo
Policiais do Piauí investigam um fato polêmico ocorrido em Teresina. De acordo com o jornalista Feitosa Costa, um rapaz foi baleado, vítima de um assalto, sendo levado ao HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

Precisando de uma transfusão de sangue, um religioso não permitiu que o rapaz recebesse sangue de outra pessoa e, sem passar pela transfusão, o jovem morreu.

A informação foi dada pelo jornalista Feitosa Costa, durante o quadro "Bancada Piauí", no programa Balanço geral - 2ª edição, com apresentação de Douglas Corideiro. Feitosa comentou ainda que há mais 3 mortes nessas condições que estão sendo investigadas.

A situação polêmica já aconteceu no Brasil em outros momentos. Em 2008, por exemplo, o jovem Joaquim Raimundo Neto, de 23 anos, metalúrgico de Catalão, a 255 quilômetros de Goiânia (GO), se recusou a ser submetido a uma transfusão de sangue por insistência da mãe dele, morrendo em São Paulo (SP)

Joaquim sofria de leucemia mielóida aguda e poderia ser salvo por intermédio de um transplante de medula, mas segundo o Diário da manhã de Goiânia, na época, não passou pelo processo pertencer à seita Testemunha de Jeová, que não permite esse tipo de procedimento.

Já em 2006, de acordo com o Diário Catarinense, a Polícia Civil de Florianópolis passou a investigar as circunstâncias da morte da jovem de 19 anos, também seguidora da religião Testemunha de Jeová, que recusou-se a realizar transfusão de sangue. Ela morreu em decorrência de uma leucemia na última segunda-feira à noite no Hospital Celso Ramos, na capital de Santa Catarina.

O Ministério Público de Santa Catarina participou da investigação por meio da assessoria de imprensa em conjunto à Polícia Civil , além da apuração do Cremesc (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina), que abriu uma sindicância.
IN: http://180graus.com/noticias/jovem-morre-apos-ser-proibido-de-realizar-transfusao-no-pi

A parte que destaco diz que houve uma recusa em receber um transplante de medula. pergunto:

Os transplantes de medula também são "proibidos"? Ou será uma operação que exige transfusão e por isso não a fazem? Perdoem-me a ignorancia...
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por António Madaleno Qui maio 09 2013, 11:24

Atena, à luz atual da doutrina da Organização, não é proibido. Aqui está o artigo que aborda essa questão.


*** w84 15/11 pp. 31-32 Perguntas dos Leitores ***

▪ Poderia o cristão consentir num transplante de medula óssea, uma vez que o sangue é produzido na medula?

Os médicos realizam a maior parte dos transplantes de medula óssea por extrair parte da medula dum doador (amiúde um parente próximo) e depois injetá-la ou transfundi-la no doente. Fazem isso na esperança de que o enxerto de medula chegue às cavidades medulares e depois desempenhe normalmente sua função. Em geral, este procedimento só é considerado em casos críticos (tais como de anemia aplástica ou leucemia aguda), pois há reconhecidos riscos em se preparar uma pessoa para um enxerto de medula e em tratá-la depois.

Conforme a própria pergunta observa, os glóbulos vermelhos do sangue são produzidos na medula de certos ossos tais como as costelas, o esterno e o osso pélvico. Portanto, é compreensível por que, à luz da proibição bíblica do sangue, surge a pergunta quanto a se o cristão pode ou não consentir num enxerto de medula óssea humana.

A Bíblia diz claramente que os servos de Deus devem ‘abster-se de sangue’. (Atos 15:28, 29; Deuteronômio 12:15, 16) Mas, uma vez que os glóbulos vermelhos se originam da medula óssea, classificam as Escrituras a medula de sangue? Não. De fato, menciona-se o tutano (medula) animal como qualquer outro tipo de carne que podia ser comida. Isaías 25:6 diz que Deus preparará para seu povo um banquete que inclui “pratos bem azeitados, cheios de tutano”. Os procedimentos normais de abate e sangramento nunca retiram todas as células sangüíneas da medula. Contudo, uma vez sangrada a carcaça, então qualquer parte do seu tecido pode ser usada para alimentação, inclusive a medula.

Naturalmente, a medula usada nos transplantes humanos de medula procede de doadores vivos, e a medula retirada pode conter algum sangue. Portanto, o cristão teria de resolver por si mesmo se — para ele — o enxerto de medula óssea constituiria simples carne ou tecido não sangrado. Além disso, visto que o enxerto de medula é uma forma de transplante, deve-se considerar os aspectos bíblicos do transplante de órgãos humanos. Consulte “Perguntas dos Leitores” da nossa edição de 1.° de setembro de 1980. Por fim, ao escrever no livro Princípios de Harrison de Medicina Interna (Atualização I, 1981, página 138, em inglês), o dr. D. E. Thomas observa que “praticamente todos os recebedores de transplante de medula precisarão de transfusões de plaquetas”, e muitos recebem “papa de hemácias”. Portanto, o cristão deve considerar com que questões adicionais se confrontará caso se submeta a um transplante de medula. — Provérbios 22:3.

Embora seja necessário nesta questão uma decisão pessoal, os comentários da Bíblia a respeito do sangue e da medula (tutano) devem ajudar a pessoa a tomar a decisão.



"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Debate sobre a questão do sangue - Página 2 Empty Re: Debate sobre a questão do sangue

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos