EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Condor Qua Fev 27 2013, 14:00

Li o texto abaixo, concordo com tudo e gostei do modo como é exposto, de forma que o partilho.

A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam
que alguém lhes diga o que fazer
e que querem ser guiados.
A espiritualidade é para
os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade convida-te
a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa.
A espiritualidade diz-lhe: "aprenda com o erro"..

A religião reprime tudo, faz-te falso.
A espiritualidade transcende tudo,
faz-te verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.

A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana,
é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União.

A religião procura-o para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos
de um livro sagrado.
A espiritualidade busca
o sagrado em todos os livros.

A religião alimenta-se do medo.
A espiritualidade alimenta-se
na Confiança e na Fé.
A religião fá-lo viver no pensamento.
A espiritualidade fá-lo Viver na Consciência..

A religião ocupa-se com o fazer.
A espiritualidade ocupa-se com Ser.
A religião alimenta o ego.
A espiritualidade nos faz Transcender.

A religião faz-nos renunciar ao mundo.
A espiritualidade faz-nos viver em Deus,
não renunciar a Ele.
A religião é adoração.
A espiritualidade é Meditação.

A religião sonha com a glória e com o paraíso.
A espiritualidade nos faz viver
a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no futuro.
A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa mente.
A espiritualidade liberta nossa Consciência.
A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade faz-nos conscientes da vida eterna.

A religião promete para depois da morte.
A espiritualidade é encontrar Deus
em Nosso Interior durante a vida.


"Tomei consciência que as minhas verdades, construídas ao longo de anos, foram as minhas prisões - não a minha liberdade" - Condor
Condor
Condor
Membros
Membros

Mensagens : 367
Likes : 41
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 60
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por so Qua Fev 27 2013, 15:00

aplausos aplausos aplausos
Gostei


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Luna Qua Fev 27 2013, 15:28

Amei!



Luna
Luna
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 370
Likes : 20
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 40
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Ana Cláudia Qua Fev 27 2013, 16:27

Gostei muito.

Obrigada pela partilha Condor!
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Paulo Neto Qua Fev 27 2013, 19:05

Obrigado Condor por partilhares com todos nós.

É de facto um texto muito interessante. Interessante, porque vai de acordo com a minha maneira de pensar.

Eu posso ter uma religião e não praticar religiosidade.
Mas eu posso ser religioso e não ter religião.

Há uma grande diferença entre religião e religiosidade.



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por mjp Qua Fev 27 2013, 19:33

Condor escreveu:Li o texto abaixo, concordo com tudo e gostei do modo como é exposto, de forma que o partilho.


Texto interessante com o qual não concordo nos seguintes aspectos:

A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.....................................(muitas dúvidas)
A religião é para os que dormem....................................(muitas dúvidas)
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam
que alguém lhes diga o que fazer
e que querem ser guiados..............................................(discordo absolutamente)
A espiritualidade é para
os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade convida-te
a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.........................(as questões só incitam a procurar respostas e não a paralizar-nos pelo medo de não as encontrar ou de errarmos o caminho)

A religião ameaça e amedronta.......................................(os fracos de espírito)
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa.................................(redutor em excesso)
A espiritualidade diz-lhe: "aprenda com o erro"..

A religião reprime tudo, faz-te falso......................................(discordo em absoluto)
A espiritualidade transcende tudo,
faz-te verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.............................( a espiritualidade individualiza-nos, ou entao tornar-nos-ia em deuses... perigoso!)

A religião inventa.................................................................(por vezes)
A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona....................................(não necessariamente)
A espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana,
é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras...................................( dificil comentar em duas palavras tanta contradição no conteúdo do verso em relaçao aos postulados acima nos próprios versos)
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União........................................(por vezes)

A religião procura-o para que acredite.
A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos
de um livro sagrado.
A espiritualidade busca
o sagrado em todos os livros.

A religião alimenta-se do medo...........................................(por vezes. Eu nunca senti medo! deve haver mais por aí)
A espiritualidade alimenta-se
na Confiança e na Fé.
A religião fá-lo viver no pensamento.
A espiritualidade fá-lo Viver na Consciência.

A religião ocupa-se com o fazer.
A espiritualidade ocupa-se com Ser.
A religião alimenta o ego.....................................................(por vezes)
A espiritualidade nos faz Transcender......................................(t)

A religião faz-nos renunciar ao mundo...................................(só quem quiser)
A espiritualidade faz-nos viver em Deus,
não renunciar a Ele.
A religião é adoração.
A espiritualidade é Meditação...............................................(m)

A religião sonha com a glória e com o paraíso.
A espiritualidade nos faz viver
a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no futuro.
A espiritualidade vive no presente.

A religião enclausura nossa mente...........................................(tantos religiosos não enclausurados)
A espiritualidade liberta nossa Consciência..................................(c)
A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade faz-nos conscientes da vida eterna.

A religião promete para depois da morte......................................(nalgumas coisas)
A espiritualidade é encontrar Deus
em Nosso Interior durante a vida.
....................................(n,i)

Posso ter despercebido qualquer discordancia minha com o poema/texto.



mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por hocosi Qua Fev 27 2013, 20:48

Médicos e hospitais começam a adotar a espiritualidade e a esperança como recursos para o combate de doenças... VER AQUI



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por pascoalnaib Qua Fev 27 2013, 21:14

O grande perigo é não perceber quando a espiritualidade vira religião.

Porém, para mim a religião não é algo somente negativo.


http://extestemunhasdejeova.blogspot.com.br


https://plus.google.com/u/0/+PascoalNaib1/posts


http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por hocosi Qua Fev 27 2013, 21:23

pascoalnaib escreveu:O grande perigo é não perceber quando a espiritualidade vira religião.

Porém, para mim a religião não é algo somente negativo.

Aqui costuma-se dizer que "com a fé um aflito amarrra-se nem que seja a um pau em brasas". A fé das pessoas é muito poderosa. Quando se houve falar em milagres muitas vezes esses milagres aconteceram mesmo. E esses milagres acontecem independentemente da religião que a pessoa tenha.



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por pascoalnaib Qua Fev 27 2013, 21:30

hocosi escreveu:
pascoalnaib escreveu:O grande perigo é não perceber quando a espiritualidade vira religião.

Porém, para mim a religião não é algo somente negativo.

Aqui costuma-se dizer que "com a fé um aflito amarrra-se nem que seja a um pau em brasas". A fé das pessoas é muito poderosa. Quando se houve falar em milagres muitas vezes esses milagres aconteceram mesmo. E esses milagres acontecem independentemente da religião que a pessoa tenha.
Com certeza. Mesmo sendo agnóstico e sem fé (mas, invejo quem tem) acredito piamente que existem "coisas" além da nossa capacidade cognitiva.


http://extestemunhasdejeova.blogspot.com.br


https://plus.google.com/u/0/+PascoalNaib1/posts


http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por hocosi Qua Fev 27 2013, 21:39

pascoalnaib escreveu:
hocosi escreveu:
pascoalnaib escreveu:O grande perigo é não perceber quando a espiritualidade vira religião.

Porém, para mim a religião não é algo somente negativo.

Aqui costuma-se dizer que "com a fé um aflito amarrra-se nem que seja a um pau em brasas". A fé das pessoas é muito poderosa. Quando se houve falar em milagres muitas vezes esses milagres aconteceram mesmo. E esses milagres acontecem independentemente da religião que a pessoa tenha.
Com certeza. Mesmo sendo agnóstico e sem fé (mas, invejo quem tem) acredito piamente que existem "coisas" além da nossa capacidade cognitiva.

Minha esposa dissociada diz também muitas vezes que inveja quem tem fé, que gostava de acreditar em alguma coisa. Mas depois da desilusão que foi ter conhecido as Testemunhas de Jeová é difícil acreditar em mais alguém. Podemos dizer que Deus não tem culpa das mentiras e da fraude cometida pelos homens. Temos a Bíblia. Sim. Mas acreditar num livro por conta própria? Fazendo a nossa interpretação? Porquê(pergunto eu) um livro sagrado dá margem a tantas interpretações diferentes?



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Ana Cláudia Qua Fev 27 2013, 22:15

hocosi escreveu:

Minha esposa dissociada diz também muitas vezes que inveja quem tem fé, que gostava de acreditar em alguma coisa. Mas depois da desilusão que foi ter conhecido as Testemunhas de Jeová é difícil acreditar em mais alguém. Podemos dizer que Deus não tem culpa das mentiras e da fraude cometida pelos homens. Temos a Bíblia. Sim. Mas acreditar num livro por conta própria? Fazendo a nossa interpretação? Porquê(pergunto eu) um livro sagrado dá margem a tantas interpretações diferentes?

Partilho essa inveja que a tua esposa tem. Acho que a fé ajuda muito a levar a vida, a encarar os problemas. Gostava de ter, mas não tenho.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por pascoalnaib Qua Fev 27 2013, 22:21

hocosi cita:
Minha esposa dissociada diz também muitas vezes que inveja quem tem fé, que gostava de acreditar em alguma coisa.
Pois é, esse é meu dilema: sem fé, mas ao mesmo tempo acreditando que existe algo a mais.
O grande obstáculo é como acessar esse "mistério" ou "divino" sem ter que utilizar da fé, oração etc. Fica difícil para mim. Já tentei orar, mas não vou para frente. É muito estranho e forçado.


http://extestemunhasdejeova.blogspot.com.br


https://plus.google.com/u/0/+PascoalNaib1/posts


http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por António Madaleno Qua Fev 27 2013, 23:48

Gostei muito do texto Condor. Obrigado.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Condor Qui Fev 28 2013, 10:46

Para mim este foi um texto em que me revi na íntegra, é assim que penso, é assim que vejo a religião e a espiritualidade.

Na verdade o que me levou a afastar da ORGA foi sem dúvida um aumento de espiritualidade que resultou das minhas experiências de vida. Fui aos poucos e poucos percebendo que a crença é algo muito superficial, pelo menos em comparação com a espiritualidade. Até então eu considerava-me uma pessoa de forte fé, logo pensava que era muito espiritual, e por causa disso raramente faltava as reuniões, fazia o máximo dentro da organização, e assim por diante. Mas dentro de mim havia um profundo vazio, um grande descontentamento, uma frustração profunda que me consumia aos poucos e poucos.

Algumas das experiências que passei levaram-me a conhecer bem de perto a Deus, não o Deus como eu o tinha aprendido... que por um lado era amor, mas por outro era ciumento, colérico, julgador e um fogo destruidor. Absolutamente nada disso, conheci um Deus que é AMOR, amor incondicional. Sei, agora por experiência, que não importa o que eu ou outros possamos falar sobre Ele, jamais a palavra escrita, ou falada, pode descrever o sentimento, a emoção da própria experiência. É preciso vivê-la e quando isso acontece não é mais necessário qualquer crença, nem sequer qualquer fé.

Da mesma forma como ninguém discute: "eu acredito que esta árvore existe". Ela é tão real que não faz sentido discutir a sua existência. Agora podemos imaginar ter esta abordagem com alguém que não tenha qualquer um dos 5 sentidos a funcionar. Essa pessoa não vê a árvore, não a sente se a abraçar, se colocar a língua não sente, se cheirar não sente... esta pessoa poderá desenvolver a crença, ou não, da existência da árvore. Precisa de ter fé que num dia sol, que ele também não sente, possa abrigar-se debaixo da árvore que ele não vê. Mas por mais conhecimento empírico que dê a esta pessoa, isso jamais conseguirá trazer ao seu coração aquilo que a experiência proporciona.

Direi então que com Deus, com o mundo espiritual, com tudo aquilo que está além dos nossos 5 sentidos... acontece o mesmo.

Há uma frase célebre do poeta espanhol, António Machado, trata-se de um verso que se integra num poema mais vasto da sua obra "Cantares" da qual vale a pena transcrever um extracto:

"Caminhante, as tuas pegadas
São o caminho e nada mais;
Caminhante não há caminho,
O caminho faz-se ao andar.
Ao andar faz-se o caminho
E ao olhar-se para atrás,
Vê-se a senda que jamais,
Se há-de voltar a pisar.
Caminhante não há caminho,
Somente sulcos no mar."


O caminho começa com a experiência do caminhante ciente que se conhece ao caminhar. O eixo fundamental deste caminhar é a corporalidade da experiência. Há um sentido duplo entre o caminho e o caminhar, em que o corpo “está-no-meio”.

Suspendamos por um momento o nosso apego (a nossa convicção natural profundamente enraizada) à existência de um caminho pré-estabelecido antes de começarmos a caminhar. Não existe nenhum caminho prévio que fundamente o nosso caminhar. É que o apego persevera no engano, na ignorância. Só assim se compreende que continuemos a acreditar que existe um caminho antes de começarmos a caminhar. O facto de não existir um caminho pré-estabelecido antes de caminharmos não significa que não existe um caminho ao caminharmos. O caminho faz-se a caminhar. Por conseguinte, neste sentido, há um caminho. Existe caminho. O que não existe é caminho fora do caminhar. E entre caminho e caminhar está o caminhante, o Eu.

Concluindo e baralhando, para mim pelo menos, a espiritualidade é o caminho que se faz ao caminhar.

Um abraço a todos.


"Tomei consciência que as minhas verdades, construídas ao longo de anos, foram as minhas prisões - não a minha liberdade" - Condor
Condor
Condor
Membros
Membros

Mensagens : 367
Likes : 41
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 60
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Fidel Apostate Qui Fev 28 2013, 10:55

Condor escreveu:Li o texto abaixo, concordo com tudo e gostei do modo como é exposto, de forma que o partilho.

A religião não é apenas uma, são centenas.
A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam
que alguém lhes diga o que fazer
e que querem ser guiados.
A espiritualidade é para
os que prestam atenção à sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade convida-te
a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta.
A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa.
A espiritualidade diz-lhe: "aprenda com o erro"..

A religião reprime tudo, faz-te falso.
A espiritualidade transcende tudo,
faz-te verdadeiro!
A religião não é Deus.
A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus...

Muito bom amigo, de facto a religião trouxe-nos isso mesmo... muita religiosidade e pouca espiritualidade!

Abraço,
Fidel



"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Crystal Qui Fev 28 2013, 14:14

Condor escreveu:Li o texto abaixo, concordo com tudo e gostei do modo como é exposto, de forma que o partilho.

Vou "levar" comigo. É incrível os textos que descobres... concordo em absoluto com o que o texto diz! Obrigada por partilhares Smile

Um beijinho






Crystal
Crystal

Mensagens : 310
Likes : 37
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 55
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

espiritualidade - RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE Empty Re: RELIGIÃO VS. ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos