EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Crixus Ter Jun 25 2013, 21:12

so uma pergunta o gajo tinha quantos anos?
Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Sara Mel Ter Jun 25 2013, 21:41

Crixus escreveu:so uma pergunta o gajo tinha quantos anos?

18/19....

Sara Mel
Sara Mel
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 2743
Likes : 96
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Crixus Ter Jun 25 2013, 22:00

Porco.....  Por muito que se possa tentar explicar que possa ou nao ser uma coisa qualquer edipiana ou outra coisa do género, eu nao consigo conceber como é que alguem pode fazer uma coisas dessas, desculpem mas nao me entra. E sim Sara es sem duvida grande......

Bem se fosse com a minha filha tb resolvia as coisas em família mas ele nunca mais via a dele....
Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Índigo Qua Jun 26 2013, 00:16

Sara Mel escreveu:
Quanto à sua pergunta final, vou responder directamente aqui, apesar de nunca o ter feito antes: fui molestada aos 6 anos por 1 filho de 1 ancião e tudo ficou no magnifico segredo dos deuses! Capisce?

E respondendo às perguntas que possam vir após este comentário: foi tudo resolvido entre as famílias, era miúda, não me lembro de muito e não tenho traumas.... sou boa a resolver os meus assuntos!

Sara admiro-te muito! Embarassed

Mas infelizmente, ao contrário de ti, conheço TJ's que foram abusadas dentro da ORG e ficaram com traumas, uma delas ainda não conseguiu arrumar este assunto. Talvez porque foram abusadas até à adolescência, e também porque esta continua na ORG e tem de dar de caras com o abusador como se nada fosse, porque tudo foi enconberto pelos anciãos.

As outras duas, devido ao que aconteceu ao chegarem à idade adulta afastaram-se da ORG, e desejo que como tu tenham conseguido arrumar essa passagem nas suas vidas!

Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qua Jun 26 2013, 07:27

é inacreditável, vcs são uns amorecos rs rs rs rs!! nunca ninguém os contestou por acaso?? sim, pois basta eu fazer uma pergunta do tipo que afeta aquele calo na sola do pé e pronto, já se manifestam que sou isso e aquilo, que fico em cima do muro, que sou parvo [ sei lá que droga é isso ] que os deixo irritados, cadê a calma, a paciência de " suportar uns aos outros " que aprenderam lá, hein? meus amigos, se acaso julgam que me divirto por irritá-los garanto-lhes que não é meu objetivo, é que abrem uns tópicos que é a cara de vcs e onde cada um sabe a resposta pois vcs estavam do outro lado, até parece que abrem uns tópicos de propósito do tipo " vamos lavar a roupa suja " e isso pra nós não passa de um baita dum 171 e é difícil engolir, e frustrados com a reação que lhes causo me atiram pedras de todos os lados, mas uma coisa é certa: pedófilos existe em todo lugar, como é um fato isolado, por aqui nunca ouví isso e nem ví alguém apontar "lá vai um tj pedófilo" talvez os daqui levem a religião a sério...essa é a minha opinião, agora, o que é um culto?? aqui pra nós um culto nada mais é do que uma pregação ao ar livre, com sistema de som, na porta de uma residência e de preferência à noitinha, é claro que só os assembléianos e pentecostais praticam tais cultos, é esse o tal culto?
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qua Jun 26 2013, 07:33

uma pergunta a Sara Mel.... olá darling, sem ofensas ok, numa boa: é difícil alguém, mas muito difícil mesmo de indicar fulano ou beltrano quando estes causam algum dano no seio da congregação, me refiro a gente graúda do tipo ancião.... pois é, sua mãe deve ter passado ou ainda passa maus bocados devido a essa situação, não é??
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por António Madaleno Qua Jun 26 2013, 08:24

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:é inacreditável, vcs são uns amorecos rs rs rs rs!! nunca ninguém os contestou por acaso?? sim, pois basta eu fazer uma pergunta do tipo que afeta aquele calo na sola do pé e pronto, já se manifestam que sou isso e aquilo, que fico em cima do muro, que sou parvo [ sei lá que droga é isso ] que os deixo irritados, cadê a calma, a paciência de " suportar uns aos outros " que aprenderam lá, hein? meus amigos, se acaso julgam que me divirto por irritá-los garanto-lhes que não é meu objetivo, é que abrem uns tópicos que é a cara de vcs e onde cada um sabe a resposta pois vcs estavam do outro lado, até parece que abrem uns tópicos de propósito do tipo " vamos lavar a roupa suja " e isso pra nós não passa de um baita dum 171 e é difícil engolir, e frustrados com a reação que lhes causo me atiram pedras de todos os lados, mas uma coisa é certa: pedófilos existe em todo lugar, como é um fato isolado, por aqui nunca ouví isso e nem ví alguém apontar "lá vai um tj pedófilo" talvez os daqui levem a religião a sério...essa é a minha opinião, agora, o que é um culto?? aqui pra nós um culto nada mais é do que uma pregação ao ar livre, com sistema de som, na porta de uma residência e de preferência à noitinha, é claro que só os assembléianos e pentecostais praticam tais cultos, é esse o tal culto?

Eddie a palavra CULTO que se está a usar, não tem a conotação de ofício religioso, mas de SEITA ou religião sectária e controladora (controle mental).

Leia este artigo. Pode ser que entenda melhor o que está envolvido:

O QUE É UMA SEITA?— Factores-Chave que você deve saber acerca de Seitas e Controle Mental
http://4witness.org/testemunhas-de-jeova/pt-cult.php

O problema não é alguém contestar. Isso é bom para expôr os erros e problemas dentro da religião. O problema É A FORMA como o faz, muitas vezes sem nexo ou articulação lógica e num tom jocoso, a roçar a falta de respeito.

Talvez seja assim que se fala por aí no Brasil, mas aqui em Portugal não gostamos dessa falta de educação. Se não consegue entender isso, talvez seja melhor deixar este fórum. Não sei se sabe existe um fórum brasileiro. Talvez se dê melhor por lá.

http://extestemunhasdejeova.net/forum/index.php?sid=a520bac3f3a7cdd4632078019c756549

O Eddie vem sendo avisado disso ao tempo e persiste no mesmo padrão. Ou é falta de capacidade sua para fazer melhor (o que eu acredito), ou está mesmo interessado em destabilizar este fórum.

Prefere assim ser banido e sair como alguém que não se soube comportar corretamente com outros num espaço público?
Já não seria o primeiro e certamente não será o último.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Kimba Qua Jun 26 2013, 09:28

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:é inacreditável, vcs são uns amorecos rs rs rs rs!! nunca ninguém os contestou por acaso?? sim, pois basta eu fazer uma pergunta do tipo que afeta aquele calo na sola do pé e pronto, já se manifestam que sou isso e aquilo, que fico em cima do muro, que sou parvo [ sei lá que droga é isso ] que os deixo irritados, cadê a calma, a paciência de " suportar uns aos outros " que aprenderam lá, hein? meus amigos, se acaso julgam que me divirto por irritá-los garanto-lhes que não é meu objetivo, é que abrem uns tópicos que é a cara de vcs e onde cada um sabe a resposta pois vcs estavam do outro lado, até parece que abrem uns tópicos de propósito do tipo " vamos lavar a roupa suja " e isso pra nós não passa de um baita dum 171 e é difícil engolir, e frustrados com a reação que lhes causo me atiram pedras de todos os lados, mas uma coisa é certa: pedófilos existe em todo lugar, como é um fato isolado, por aqui nunca ouví isso e nem ví alguém apontar "lá vai um tj pedófilo" talvez os daqui levem a religião a sério...essa é a minha opinião, agora, o que é um culto?? aqui pra nós um culto nada mais é do que uma pregação ao ar livre, com sistema de som, na porta de uma residência e de preferência à noitinha, é claro que só os assembléianos e pentecostais praticam tais cultos, é esse o tal culto?

Já lhe foi explicado por mais do que uma pessoa que a alusão à pedofilia que se faz aqui tem a ver com o encobrimento da mesma por parte da organização. No entanto, persiste na provocação. Como quero acreditar que não é burro, só pode estar a fazer-se de burro, o que é ainda pior.
Kimba
Kimba
Membros
Membros

Mensagens : 704
Likes : 89
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 49
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por mjp Qua Jun 26 2013, 11:37

Kimba escreveu:Já lhe foi explicado por mais do que uma pessoa que a alusão à pedofilia que se faz aqui tem a ver com o encobrimento da mesma por parte da organização. No entanto, persiste na provocação. Como quero acreditar que não é burro, só pode estar a fazer-se de burro, o que é ainda pior.


Kimba, o que o Eddie pretende é tentar provocar-nos. Não faço a mínima ideia da razão da motivação por detrás de tal atitude. Mas geralmente, essas pessoas sofrem de problemas psicológicos... são brigões, gozões, instáveis, no fundo são pessoas com sérios problemas emocionais e fazem, no anonimato, aquilo que nunca teriam coragem de fazer numa situação pessoal.

Nestas situações o melhor é mesmo não responder. Não é não responder ao Eddie (que ele precisa muito que se lhe responda), é não responder à parte do comentário que contém a provação...

E concordo contigo, Kimba! Ele não é burro... ele é outra coisa !Wink
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Sara Mel Qua Jun 26 2013, 15:32

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:uma pergunta a Sara Mel.... olá darling, sem ofensas ok, numa boa: é difícil alguém, mas muito difícil mesmo de indicar fulano ou beltrano quando estes causam algum dano no seio da congregação, me refiro a gente graúda do tipo ancião.... pois é, sua mãe deve ter passado ou ainda passa maus bocados devido a essa situação, não é??

My dear Eddie, ;)

pergunta difícil essa, muito difícil!

Isto foi no início dos anos 80. Venho de uma família muito tradicional, que ainda tinha em cima o facto de fazer parte de uma organização fechada!

Quando se soube o que é que o rapaz me fazia, foi um terremoto na minha casa...

Ele era empregado do meu pai, numa pequena oficina que o meu pai tinha!
Eu circulava livremente por todo lado, vivia num lugar pequeno e não tinha perigos.....havia confiança no rapaz, portanto nunca houve medos...

Quando se soube, fui eu que contei na minha inocência, meu caro, os meus pais ficaram doidos! Chamaram os pais do rapaz, lembro-me q o pai (ancião) lhe bateu!

Bom, aquilo foi tudo abafado e eu nunca mais o vi e aquela família NUNCA mais foi à minha congregação.... nunca mais os vi durante muitos, muitos anos.

Eu acabei por ter muita sorte, porque se eu já era amada, sou a mais nova de 4 irmãos, passei a sentir esse amor de forma mais intensa.... até já adulta! Isso depois teve as suas desvantagens! Porque queria viver e a protecção ainda lá estava! Consequências....

Aquele assunto morreu... nunca mais se falou no que aconteceu. respondendo sobre a minha mãe, Eddie, eu nunca toquei no assunto. Nunca... e jamais o farei! Hoje tem 80 anos e espero que esteja varrido da memória dela!

Anos mais tarde tinha eu uns 16/17 anos, batem à porta da minha casa... Vou ver e era o irmão mais novo do rapaz! Eu conhecia-o! Obviamente, o irmão não sabia de nada! Tinha vindo à procura do meu irmão, jogavam futebol na mesma equipa! Chamo o meu irmão e qd ele vê quem é, fica perturbado!
Teve a coragem de me perguntar se estava td bem comigo.... eu disse que sim, que já tinha aquilo resolvido só tinha a curiosidade de saber o nome dele! Tinha acabado por esquecer! E achei piada, porque o meu irmão não queria dizer... tive q insistir!

Quero frisar que não vitima! resolvi-me bem! Há sempre sequelas, mas nada que eu não consiga resolver! Sei que nem todos são assim e tenho pena!

E sim Eddie, infelizmente pedófilos há em todo lado! Mas a politica da organização não é a correcta, entendes? Imagina que eu tinha ficado com o trauma de os pais terem abafado o assunto? Não tenho traumas pq a família juntou-se à minha volta! Entendes? Se fosse ao meu filho, eu não permitia q se silenciasse..... a politica de lidar com o problema é que está errada...
Sara Mel
Sara Mel
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 2743
Likes : 96
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qua Jun 26 2013, 22:55

valeu Sara, apreciei tua sinceridade, abraços...
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty segredos

Mensagem por claricemedeiros8989 Qui Jun 27 2013, 05:11

Dizer o que exatamente as tjs escondem ou não acho que não é tão simples assim, principalmente casos como de pedófilos, todos nós escondemos algumas coisas, principalmente aquilo que sabemos que de nada vai ajudar contar pra pessoas erradas. E convenhamos tem algumas coisas que dificilmente encontraremos a pessoa certa.

Digo isso pq pelo conhecido das tjs elas tem dificuldades em deixar em segredo coisas erradas em função de cobranças e da vida teoricamente aberta que todas levam no dia a dia entre elas. Os casos de pedofilia no mundo das estatisticas elas certamente não são as campeãs.

Anonimamente as coisas são bem mais fáceis, mas na vida real é muito mais complicado.
claricemedeiros8989
claricemedeiros8989

Mensagens : 24
Likes : 1
Data de inscrição : 07/04/2013
Idade : 48
Localização : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Ana Cláudia Qui Jun 27 2013, 10:12

claricemedeiros8989 escreveu:Os casos de pedofilia no mundo das estatisticas elas certamente não são as campeãs.


O problema desta afirmação é que não a conseguimos comprovar.

Sabendo a politica organizacional de abafar casos de pedofilia é óbvio que as estatísticas ficam comprometidas.

Lembram-se de um documentário de uma cadeia de televisão americana que falava sobre os ficheiros escondidos na sede mundial com nomes de pedofilios? Pois assim não há estatísticas que resistam...
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por MariaL Qui Jun 27 2013, 15:46

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:é inacreditável, vcs são uns amorecos rs rs rs rs!! nunca ninguém os contestou por acaso?? sim, pois basta eu fazer uma pergunta do tipo que afeta aquele calo na sola do pé e pronto, já se manifestam que sou isso e aquilo, que fico em cima do muro, que sou parvo [ sei lá que droga é isso ] que os deixo irritados, cadê a calma, a paciência de " suportar uns aos outros " que aprenderam lá, hein? meus amigos, se acaso julgam que me divirto por irritá-los garanto-lhes que não é meu objetivo, é que abrem uns tópicos que é a cara de vcs e onde cada um sabe a resposta pois vcs estavam do outro lado, até parece que abrem uns tópicos de propósito do tipo " vamos lavar a roupa suja " e isso pra nós não passa de um baita dum 171 e é difícil engolir, e frustrados com a reação que lhes causo me atiram pedras de todos os lados,


Olá Eddie,

É sempre bom colocarmo-nos no lugar dos outros (creio que há uns dias a Atena, disse esta frase) e foi o que eu fiz, depois de ter lido este comentário e sim, confesso sem nenhum problema, de ter ficado irritada.

Coloquei-me no lugar de uma TJ, ou ex-TJ ou simpatizante, não interessa, no lugar de uma pessoa emocionalmente ligada às TJ que entra aqui no fórum, lê apenas este tópico e não conhece os foristas.
Percebi, com grande alegria cheers que é fácil para mim fazer o exercício mecânico de pensar como uma TJ mas que já me é difícil sentir como elas. Mas de qualquer forma, continuo a perceber que esta questão da pedófilia seja muito, muito difícil de digerir. Mas contra factos, não há argumentos. O que queremos é que as pessoas fiquem o tempo suficiente para conhecer os factos ou se não, que os vão procurar a outros lugares e estas manobras do Eddie, têm o efeito contrário. Transmitem uma ideia que , não corresponde à realidade , principalmente a quem já vinha de pé atrás e se calhar não volta cá mais. E é isso que me irrita! Não é o facto de sermos contestados. Podem contestar à vontade, nós não dizemos que recebemos o espírito santo nem que somos especialmente iluminados. O que me irrita é que sejam passadas mensagens erradas.

O Eddie não chegou agora. Esse tema da pedofilia já foi debatido e comentado inúmeras vezes e por isso o Eddie sabe, ou se não sabe, deveria saber que aquilo que disse não é verdade. Estão aí páginas e páginas escritas em outros tópicos para o provar.

É verdade que nós – termo que não define nenhum grupo organizado, como por vezes alguns gostam de achar que somos – partilhamos a mesma visão, pelo menos em determinados aspectos, sobre a organização WatchTower. É normal que os que entram aqui e expressam uma visão diferente se sintam desacompanhados, estavam à espera de quê? Mas discordar não é atirar pedras. Pessoalmente, acho que o fórum só tem a ganhar com a diversidade de opiniões e gostaria muito que mais TJ activas participassem e colocassem aqui os seus argumentos – não provocações.

O que é expectável é que leiam antes de falar para depois não fazerem críticas vazias, simplesmente porque são falsas.

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:agora, o que é um culto?? aqui pra nós um culto nada mais é do que uma pregação ao ar livre, com sistema de som, na porta de uma residência e de preferência à noitinha, é claro que só os assembléianos e pentecostais praticam tais cultos, é esse o tal culto?

Há 2 anos atrás eu também não sabia o que era um culto e ficava super ofendida quando ouvia dizer que as TJ são um culto.

Exite um modelo para definir cultos, chamado BITE:

Behavior Control (controle de comportamento)
Information Control (controle de informação)
Thought Control (controle de pensamento)
Emotional Control (controle emocional)

E isto encaixa como uma luva no modo de funcionar da WatchTower.

Fui rever os tópicos mais antigos sobre cultos, que recomendo ao Eddie, se quiser saber mais em:

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t942-controle-mental-exercido-pela-organizacao-das-testemunhas-de-jeova?highlight=manipula%C3%A7%C3%A3o+mental

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t516-excelente-video-sobre-o-modelo-bite-grupos-de-controle-mental?highlight=manipula%C3%A7%C3%A3o+mental
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Ana Cláudia Qui Jun 27 2013, 17:53

Marial como Sempre: aplausos
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por hocosi Qui Jun 27 2013, 19:31

Os dicionários da Língua Portuguesa definem CULTO como:

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
culto
adj.
1. Cuidado, esmerado, polido, civilizado, ilustrado.
s. m.
2. Forma pela qual se presta homenagem à divindade.
3. Cerimónias. religiosas; forma externa (de qualquer religião).
4. Acto.. religioso dominical (nas igrejas protestantes).
5. [Figurado]  Veneração; respeito.
6. Amor intenso.
liberdade de cultos: reconhecimento oficial do livre exercício de todas as religiões.
Dicionário Prático ilustrado Lello

s.m.(lat. Cultu). Homenagem à divindade=o culto divino.
Religião: culto católico, culto protestante.
Forma externa da religião: as cerimónias do culto.
Veneração: ter o culto da verdade.
Lexico
Dicionário português online


Significado de culto
Adj.
Que tem instrução: uma pessoa culta
Subst. m.
Conjunto de práticas religiosas
Sinónimos: adoração, douto, erudito, homenagem, ilustrado, letrado, literato, luminar, sábio e veneração.
Eu não sei onde foram buscar outras definições.
Todas as religiões são ou praticam o seu culto. As testemunhas de Jeová não são diferentes.

Definirem se uma religião é ou não um culto baseado nas suas práticas não me parece correto. Todas ,repito, todas as religiões e/ou seitas têm os seus "telhados de vidro".
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por mjp Qui Jun 27 2013, 20:02

Tens toda a razão, meu caro hocosi! Ah! pois tens...

A questão é que a língua evolui...Morrer a rir (onde é que eu já li isto?). E, à palavra culto, tem vindo a ser associado um significado pejorativo que a relaciona com as seitas... Não é bem nem é mal... é a língua que evolui! Resta é saber ao sabor de que ventos e marés...

Tenho as minhas teorias... mas isso fica para depois (como se vocês já não soubessem!) Morrer a rir
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por hocosi Qui Jun 27 2013, 20:18

Até porque o próprio vídeo começa: cultos, perigosos cultos religiosos. Não se coloca a questão de ser ou não ser um culto.

O que por si só se subentende que há cultos religiosos que são perigosos. Haverá alguns que não são? Estou certo de que o culto que algumas pessoas prestam a Deus não é perigoso e é sincero.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por mjp Qui Jun 27 2013, 20:25

hocosi escreveu:Até porque o próprio vídeo começa: cultos, perigosos cultos religiosos. Não se coloca  a questão de ser ou não ser um culto.

O que por si só se subentende que há cultos religiosos que são perigosos. Haverá alguns que não são?
Estou certo de que o culto que algumas pessoas prestam a Deus não é perigoso e é sincero.

Eu também não estou a ver aquela velhinha que vai até ao seu lugar de culto, tornar-se, assim de repente, num perigoso e letal franco atirador... mas, sei lá! Quando o pessoal "ateima", vá-se lá contrariar os seus "nobres ideais"...Evil or Very Mad

mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por hocosi Qui Jun 27 2013, 21:05

mjp escreveu:
hocosi escreveu:Até porque o próprio vídeo começa: cultos, perigosos cultos religiosos. Não se coloca  a questão de ser ou não ser um culto.

O que por si só se subentende que há cultos religiosos que são perigosos. Haverá alguns que não são?
Estou certo de que o culto que algumas pessoas prestam a Deus não é perigoso e é sincero.

Eu também não estou a ver aquela velhinha que vai até ao seu lugar de culto, tornar-se, assim de repente, num perigoso e letal franco atirador... mas, sei lá! Quando o pessoal "ateima", vá-se lá contrariar os seus "nobres ideais"...Evil or Very Mad


As velhinhas não mas quem sabe um velhinho seja perigoso? Morrer a rir
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por mjp Qui Jun 27 2013, 21:07

hocosi escreveu:
mjp escreveu:
hocosi escreveu:Até porque o próprio vídeo começa: cultos, perigosos cultos religiosos. Não se coloca  a questão de ser ou não ser um culto.

O que por si só se subentende que há cultos religiosos que são perigosos. Haverá alguns que não são?
Estou certo de que o culto que algumas pessoas prestam a Deus não é perigoso e é sincero.

Eu também não estou a ver aquela velhinha que vai até ao seu lugar de culto, tornar-se, assim de repente, num perigoso e letal franco atirador... mas, sei lá! Quando o pessoal "ateima", vá-se lá contrariar os seus "nobres ideais"...Evil or Very Mad


As velhinhas não mas quem sabe um velhinho seja perigoso? Morrer a rir

Morrer a rirMorrer a rirMorrer a rir talvez, quem sabe? Mas olha que há umas velhotas terríveis... Morrer a rir
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por António Madaleno Qui Jun 27 2013, 22:54

Penso que esta definição e explicação sobre a palavra "cult" em inglês (seita em português), define melhor aquilo de que se acusa as TJ:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cult
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por deuclick Sex Jun 06 2014, 22:46

Encontrei um blog onde mostra 10 sinais que podemos analizar se estamos a participar de um culto ou seita, achei interessante, e que venham as TJ dizer que isto não lhes assenta como uma luva.

Vejam que é muito bom mesmo.

Aqui vai um dos sinais para abrir o apetite  Smile 


3 - "Love Bombing"
Os cultos praticam essa forma de controle mental através do falso amor. No instante em que você ingressa em um culto, ganha novos amigos. Será abraçado e todos irão querer falar com você. Para alguém que é solitário ou chegou recentemente a uma localidade estranha é maravilhoso. Entretanto, depois de um tempo esse “amor” torna-se condicional em relação a sua performance e/ou como será avaliado em relação às normas latentes ao culto.


Tirado deste blog: http://cinegnose.blogspot.pt/2013/09/dez-sinais-de-que-voce-participa-de-um.html


deuclick
deuclick
Membros
Membros

Mensagens : 205
Likes : 14
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 63
Localização : Centro Sul

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por António Madaleno Sáb Jun 07 2014, 00:13

Leiam este artigo (aqui) e depois comparem com a vossa experiência pessoal...

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 E4a1
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por deuclick Sáb Jun 07 2014, 10:16

TJ Curioso escreveu:Leiam este artigo (aqui) e depois comparem com a vossa experiência pessoal...

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 E4a1


E sobre o assunto que eu mencionei acima tens algo a dizer, gostava de saber a tua opinião!
deuclick
deuclick
Membros
Membros

Mensagens : 205
Likes : 14
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 63
Localização : Centro Sul

Ir para o topo Ir para baixo

São as Testemunhas de Jeová um Culto? - Página 2 Empty Re: São as Testemunhas de Jeová um Culto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos