EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por António Madaleno Sáb Out 12 2013, 14:25

É cada vez mais notório a nível mundial, que irmãos que servem em cargos de responsabilidade estão entregando suas designações.
A que acham que se deve esta situação? Acham que são as mudanças doutrinais que estão perturbando as suas consciências ou é o controle e fanatismo cada vez mais apertado que está esgotando estes homens e suas famílias? Serão as duas situações ou haverão outros factores?


Para quem não leu ainda estas mensagens dirigidas a quem serve nas congregações, agora é uma boa altura:

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t2045-que-atitude-tomarao-mensagem-a-todos-os-anciaos?highlight=mensagem

Uma mensagem a todos os anciãos / servos ministeriais que nos visitam
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t1378-uma-mensagem-a-todos-os-anciaos-servos-ministeriais-que-nos-visitam?highlight=mensagem


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por River raid Dom Out 13 2013, 16:49

Arrepiante...
 
Que grande dilema!
 
Ser leal a Deus e seus princípios justos ou a uma organização humana?
 
Proteger ou não proteger as crianças?
 
A desculpa é sempre  a mesma: "não vituperar o nome de Jeová".
 
Mesmo que o nome de Deus fosse exatamente esse - Jeová -  a ORG não tem a patente nem a marca registada do proprio Deus conforme quer fazer crêr aos incautos.
 
Tampouco andar a bater às portas é marca registada. Há mais quem o faça.
 
Entrei em templos de outras religiões e nota-se que há ali algo de sagrado,paz (excepto a IURD, aquilo é mesmo só para fazer dinheiro) ... nunca senti tal paz  dentro de um salão do reino, para mim é o mesmo que entrar no escritório lá do trabalho. Num salão só vejo dureza, frivolidade, enfim, um verdadeiro Inferno de Dante "Abandonai toda a esperança".
 
Tenho pena, tantos e tantos recursos que esta religião de xicos espertos possui e nada para melhorar este mundo.
 
Neste momento olho pela minha janela e vejo uma igreja da ICAR. Naquele espaço cabiam uns 30 salões... mas há mais assistência no Salão do que na Igreja.  A ICAR tampouco ajuda em proximidade, bastava acabar com o celibato e talvez crescesse expoentecialmente.
 
O Cg afirma para casos de pedofilia ques e deve colocar o assunto nas mãos de Jeová?
Não entendo, quando se faz um pedido em oração dizem-nos para fazermos tudo o que for preciso de acordo com esse pedido de modo a receber desde que esteja de "acordo com a vontade de Deus".
Existe aqui um paradoxo que penso valer a pena explorar ainda mais: em situações muito graves como a pedofilia o CG orienta para fazer o inverso do parágrafo anterior, deixar andar não é?
Sendo assim o ancião poderia agir de acordo com uma simples oração: PRENDER O CULPADO. Levá-lo à justiça.
 
Ou seja, por exemplo eu sou ancião e eu oro e faço tudo para que meu pedido seja atendido. Sendo ancião, teria os recursos necessários para que minha oração fosse atendida, certo?

"Se alguem sabe o bem que pode fazer e mesmo assim não o faz isso é pecado para ele".


Portanto, não há cá desculpas. Todos sabemos que infelizmente os anciãos pecam muito ao proteger o CG das embrulhadas dos fieis.

Por exemplo, nos crimes de índole sexual raramente surgem 2 testemunhas. O silêncio e quietude fazem parte do ambiente que pode despoletar um crime desse tipo. Ninguém viola, sodomiza ou pedofilia outro ser humano em público. A covardia faz parte do processo.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Altar Seg Out 14 2013, 19:46

TJ Curioso escreveu:É cada vez mais notório a nível mundial, que irmãos que servem em cargos de responsabilidade estão entregando suas designações.
A que acham que se deve esta situação? Acham que são as mudanças doutrinais que estão perturbando as suas consciências ou é o controle e fanatismo cada vez mais apertado que está esgotando estes homens e suas famílias? Serão as duas situações ou haverão outros factores?


Para quem não leu ainda estas mensagens dirigidas a quem serve nas congregações, agora é uma boa altura:

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t2045-que-atitude-tomarao-mensagem-a-todos-os-anciaos?highlight=mensagem

Uma mensagem a todos os anciãos / servos ministeriais que nos visitam
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t1378-uma-mensagem-a-todos-os-anciaos-servos-ministeriais-que-nos-visitam?highlight=mensagem
Existem anciãos e servos ministeriais que visitam este fórum ? não são só ex-TJs ou perto de se tornarem ?



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Ana Cláudia Seg Out 14 2013, 19:54

Altar escreveu:Existem anciãos e servos ministeriais que visitam este fórum ? não são só ex-TJs ou perto de se tornarem ?
Há pelo menos um ancião no activo. E mais haverá mais que não se acusam... Smile 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Altar Seg Out 14 2013, 20:00

Atena escreveu:
Altar escreveu:Existem anciãos e servos ministeriais que visitam este fórum ? não são só ex-TJs ou perto de se tornarem ?
Há pelo menos um ancião no activo. E mais haverá mais que não se acusam... Smile 
um ansião é o equivalente TJ a um pároco(padre) que cuida de uma paróquia na ICAR, não é ?



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Ana Cláudia Seg Out 14 2013, 20:05

Altar escreveu:
Atena escreveu:
Altar escreveu:Existem anciãos e servos ministeriais que visitam este fórum ? não são só ex-TJs ou perto de se tornarem ?
Há pelo menos um ancião no activo. E mais haverá mais que não se acusam... Smile 
um ansião é o equivalente TJ a um pároco(padre) que cuida de uma paróquia na ICAR, não é ?
Pode-se fazer essa comparação...

Vou tentar explicar: Uma congregação (equivalente a uma paróquia) tem X anciãos, um deles é o presidente. São eles que tomam a liderança do rebanho que são os outros todos. Depois a cima deles há o superintendente de circuito (são zonas que agrupam congregações) e o superintendente de distrito, destes não conheço o equivalente na ICAR.

Estes respondem a Betel que é a sede do pais.

Acho que não cometi nenhuma imprecisão, se cometi corrijam por favor.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Paulo Neto Seg Out 14 2013, 20:07

Atena escreveu:
Altar escreveu:Existem anciãos e servos ministeriais que visitam este fórum ? não são só ex-TJs ou perto de se tornarem ?
Há pelo menos um ancião no activo. E mais haverá mais que não se acusam... Smile 
Há mais do que um ancião ativo....



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Ana Cláudia Seg Out 14 2013, 20:09

ellipsis escreveu:
Há mais do que um ancião ativo....
Enquanto estava a escrever só me lembrei de um agora já me lembrei de mais. Wink 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Índigo Seg Out 14 2013, 20:19

Atena escreveu:Depois a cima deles há o superintendente de circuito (são zonas que agrupam congregações) e o superintendente de distrito, destes não conheço o equivalente na ICAR.

Penso que no caso da ICAR, o Bispo tem as funções de um SD.


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por River raid Seg Out 14 2013, 21:46


River escreveu:

"Ou seja, por exemplo eu sou ancião e eu oro e faço tudo para que meu pedido seja atendido. Sendo ancião, teria os recursos necessários para que minha oração fosse atendida, certo?"

Eu dei um exemplo. Coloquei-me no lugar de um ancião e mais nada.
Não sou ancião nenhum aliás nem batizado sou.

Alguém sublinhou essa frase "faço tudo para que meu pedido seja atendido".

O que eu quiz dizer faz parte de uma SUPOSIÇÃO e é muito simples: alguém na congregação com uma posição "superior" - UM ANCIÃO - veria suas orações atentidas mais rapidamente uma vez que julgam-se OS SUPRASUMOS DA VERDADE! Mesmo que tais orações fossem em "favor de outros".

Se alguém acha que eu sou um espião da STV pode tirar o cavalinho da chuva. Serão mais imaturos do que o search.

Caso necessario enviarei meus dados por mp.

Não tenho nada a esconder.




avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Ana Cláudia Seg Out 14 2013, 21:54

River,estou baralhada! Não percebi nada deste teu ultimo post...
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por TJ esclarecido Seg Out 14 2013, 21:59

Atena escreveu:

Vou tentar explicar: Uma congregação (equivalente a uma paróquia) tem X anciãos, um deles é o presidente. São eles que tomam a liderança do rebanho que são os outros todos. Depois a cima deles há o superintendente de circuito (são zonas que agrupam congregações) e o superintendente de distrito, destes não conheço o equivalente na ICAR.

Estes respondem a Betel que é a sede do pais.

Acho que não cometi nenhuma imprecisão, se cometi corrijam por favor.
Cara Atena,

Tá-se mesmo a ver que já não frequentas as reuniões há muito tempo.
Já não há presidente. Essa função foi substituída por "coordenador".
Acabou-se assim o lobby do presidente e a sua primeira dama. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Ana Cláudia Seg Out 14 2013, 22:04

TJ esclarecido escreveu:Cara Atena,

Tá-se mesmo a ver que já não frequentas as reuniões há muito tempo.
Já não há presidente. Essa função foi substituída por "coordenador".
Acabou-se assim o lobby do presidente e a sua primeira dama. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Estou desactualizada, graças a deus Morrer a rir Morrer a rir 

Fez este verão 11 anos que entrei num salão pela ultima vez!
E olha que nessa altura tinha uma primeira dama das boas... Evil or Very Mad 
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por River raid Seg Out 14 2013, 22:16

Atena escreveu:River,estou baralhada! Não percebi nada deste teu ultimo post...
Deixa lá, eu tambem não... foi um mal entendido.

Hoje não estou nos meus dias... sorry!

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por hibridizado Qua Out 16 2013, 15:23

Atena escreveu:
ellipsis escreveu:
Há mais do que um ancião ativo....
Enquanto estava a escrever só me lembrei de um agora já me lembrei de mais. Wink 
Fui ancião até alguns meses atrás. Depois de quase 30 anos servindo como tal.

Por que deixei? Minha consciência não deixava-me mais em paz. Perceber que minha vida estava a ser 100% controlada e regida por homens falhos e que não se importam, junto com o aumento da percepção dos erros doutrinais foram para mim a gota d'água.
hibridizado
hibridizado

Mensagens : 359
Likes : 16
Data de inscrição : 28/04/2012
Idade : 68
Localização : Pasárgada

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por António Madaleno Qua Out 16 2013, 16:39

hibridizado escreveu:
Atena escreveu:
ellipsis escreveu:
Há mais do que um ancião ativo....
Enquanto estava a escrever só me lembrei de um agora já me lembrei de mais. Wink 
Fui ancião até alguns meses atrás. Depois de quase 30 anos servindo como tal.

Por que deixei? Minha consciência não deixava-me mais em paz. Perceber que minha vida estava a ser 100% controlada e regida por homens falhos e que não se importam, junto com o aumento da percepção dos erros doutrinais foram para mim a gota d'água.
Só te posso dar os parabéns por seguires a tua consciência. Fizeste aquilo que eu também fiz há uns poucos anos atrás. Agora sinto-me livre e mais feliz, em paz com a minha consciência.

Espero que este fórum te tenha ajudado nessa decisão.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Índigo Qua Out 16 2013, 19:19

hibridizado escreveu:Fui ancião até alguns meses atrás. Depois de quase 30 anos servindo como tal.

Por que deixei? Minha consciência não deixava-me mais em paz. Perceber que minha vida estava a ser 100% controlada e regida por homens falhos e que não se importam, junto com o aumento da percepção dos erros doutrinais foram para mim a gota d'água.
Parabéns! É preciso coragem para tal decisão! Wink 


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por TJ esclarecido Qua Out 16 2013, 21:55

Em boa hora o TJ Curioso lançou à discussão este tema.

De facto, a chamada crise de vocações não é exclusividade da ICR como se quer fazer crer.

Pelo que sei, também a Igreja Adventista do 7º dia se queixa do mesmo e provavelmente outras igrejas evangélicas mas o que está a acontecer nas TJs não era expectável há alguns anos atrás.

Conheço um bom número de homens muito válidos que durante anos e anos serviram como anciãos e acabaram por abdicar, ou porque abriram os olhos ou porque se fartaram das guerras, guerrinhas e lutas pelo poder no seio dos corpos de anciãos, muitos deles continuando a servir de forma humilde como simples publicadores.

Algumas congregações que conheço habituadas a um muito razoável nível de ensino que perderam estes homens como anciãos, estão agora entregues a homens mal preparados, com pouca instrução secular (conforme recomendação da própria STV) e o resultado são reuniões monótonas, enfadonhas e dum nível de ensino que até dá dó.

A par destes existe, também é verdade, uma nova geração de miúdos que estão a ser designados servos ministeriais, mas na sua maioria ávidos de protagonismo e notoriedade, cuja única motivação é impressionar as garotas da congregação. Muitos destes nunca chegarão a ser designados anciãos porque esbarram-se pelo caminho.

Muitos outros que poderiam servir capaz e seriamente como anciãos, simplesmente não querem; chamem a isso crise de vocação, crise de consciência ou outra coisa qualquer.


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por António Madaleno Qua Out 16 2013, 23:04

TJ esclarecido o teu comentário acerta na mouche. Eu acredito que os melhores, os mais corretos e com mais consciência acabam por abdicar, porque não conseguem ser hipócritas e fingir acreditar em doutrinas e procedimentos organizacionais que já consideram errados.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Fidel Apostate Qui Out 17 2013, 13:47

TJ esclarecido escreveu:Em boa hora o TJ Curioso lançou à discussão este tema.

De facto, a chamada crise de vocações não é exclusividade da ICR como se quer fazer crer.

Pelo que sei, também a Igreja Adventista do 7º dia se queixa do mesmo e provavelmente outras igrejas evangélicas mas o que está a acontecer nas TJs não era expectável há alguns anos atrás.

Conheço um bom número de homens muito válidos que durante anos e anos serviram como anciãos e acabaram por abdicar, ou porque abriram os olhos ou porque se fartaram das guerras, guerrinhas e lutas pelo poder no seio dos corpos de anciãos, muitos deles continuando a servir de forma humilde como simples publicadores.

Algumas congregações que conheço habituadas a um muito razoável nível de ensino que perderam estes homens como anciãos, estão agora entregues a homens mal preparados, com pouca instrução secular (conforme recomendação da própria STV) e o resultado são reuniões monótonas, enfadonhas e dum nível de ensino que até dá dó.

A par destes existe, também é verdade, uma nova geração de miúdos que estão a ser designados servos ministeriais, mas na sua maioria ávidos de protagonismo e notoriedade, cuja única motivação é impressionar as garotas da congregação. Muitos destes nunca chegarão a ser designados anciãos porque esbarram-se pelo caminho.

Muitos outros que poderiam servir capaz e seriamente como anciãos, simplesmente não querem; chamem a isso crise de vocação, crise de consciência ou outra coisa qualquer.

Sem dúvida TJ Esclarecido, assino por baixo o teu comentário.

Abraço,
Fidel



"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por antonio1965 Qui Out 17 2013, 13:51

Fidel Apostate escreveu:
TJ esclarecido escreveu:Em boa hora o TJ Curioso lançou à discussão este tema.

De facto, a chamada crise de vocações não é exclusividade da ICR como se quer fazer crer.

Pelo que sei, também a Igreja Adventista do 7º dia se queixa do mesmo e provavelmente outras igrejas evangélicas mas o que está a acontecer nas TJs não era expectável há alguns anos atrás.

Conheço um bom número de homens muito válidos que durante anos e anos serviram como anciãos e acabaram por abdicar, ou porque abriram os olhos ou porque se fartaram das guerras, guerrinhas e lutas pelo poder no seio dos corpos de anciãos, muitos deles continuando a servir de forma humilde como simples publicadores.

Algumas congregações que conheço habituadas a um muito razoável nível de ensino que perderam estes homens como anciãos, estão agora entregues a homens mal preparados, com pouca instrução secular (conforme recomendação da própria STV) e o resultado são reuniões monótonas, enfadonhas e dum nível de ensino que até dá dó.

A par destes existe, também é verdade, uma nova geração de miúdos que estão a ser designados servos ministeriais, mas na sua maioria ávidos de protagonismo e notoriedade, cuja única motivação é impressionar as garotas da congregação. Muitos destes nunca chegarão a ser designados anciãos porque esbarram-se pelo caminho.

Muitos outros que poderiam servir capaz e seriamente como anciãos, simplesmente não querem; chamem a isso crise de vocação, crise de consciência ou outra coisa qualquer.
Sem dúvida TJ Esclarecido, assino por baixo o teu comentário.

Abraço,
Fidel
Também assino por baixo ...



antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por António Madaleno Qui Nov 07 2013, 00:17

TJ Curioso escreveu:É cada vez mais notório a nível mundial, que irmãos que servem em cargos de responsabilidade estão entregando suas designações.
A que acham que se deve esta situação? Acham que são as mudanças doutrinais que estão perturbando as suas consciências ou é o controle e fanatismo cada vez mais apertado que está esgotando estes homens e suas famílias? Serão as duas situações ou haverão outros factores?


Para quem não leu ainda estas mensagens dirigidas a quem serve nas congregações, agora é uma boa altura:

Que Atitude Tomarão? (mensagem a todos os anciãos)
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t2045-que-atitude-tomarao-mensagem-a-todos-os-anciaos?highlight=mensagem

Uma mensagem a todos os anciãos / servos ministeriais que nos visitam
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t1378-uma-mensagem-a-todos-os-anciaos-servos-ministeriais-que-nos-visitam?highlight=mensagem
Recebi há poucos dias, uma mensagem no fórum brasileiro, de um ancião ainda no activo que ao ler estes dois tópicos, fez uma profunda reflexão na sua vida "teocrática" e está "vai não vai" para entregar os cargos. A sua consciência acusou estas mensagens de modo muito particular.

Conhecem casos similares entre os vossos conhecimentos?


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por TJ esclarecido Seg Jun 09 2014, 00:12

Reactivei este tópico criado pelo TJC que abordou a questão do crescente número de anciãos que, por razões de consciência, têm renunciado e entregue as suas designações.

Foi dito que para além dos que renunciaram, muitos outros que poderiam servir como anciãos ou servos ministeriais, não o querem por se aperceberem da falta de honestidade e aos muitos podres da ORG.

Estou convencido que, neste momento, deverá haver muitas congregações com falta de número suficiente de homens para tomar a dianteira e essa situação deve estar a preocupar o CG.

Isso é bem evidente na Sentinela de estudo de Agosto 2014 no artigo com o tema “Volte e fortaleça seus irmãos”.
Reparem no apelo que é feito aos que entregaram por vontade própria as suas designações e aos que por uma razão qualquer foram removidos:


‘Volte e fortaleça seus irmãos’
Pedro chorou amargamente após ter negado a Jesus. Esse apóstolo ainda teria de se esforçar muito para recuperar seu equilíbrio espiritual; mesmo assim, Jesus quis usá-lo para ajudar outros. Por isso, Jesus lhe disse: “Uma vez que tiveres voltado, fortalece os teus irmãos.” (Luc.22:32,54-62) Com o tempo, Pedro se tornou um dos pilares da congregação cristã do primeiro século. (Gál.2:9) De modo similar, alguém que já serviu como ancião pode assumir de novo essa responsabilidade e sentir alegria em fortalecer a espiritualidade de seus irmãos.
Alguns que serviam como anciãos foram removidos e por isso talvez se sintam um fracasso. Julio, [Alguns nomes foram mudados.] que serviu como ancião num país sul-americano por mais de 20 anos, disse: “Preparar discursos, visitar os irmãos e pastorear membros da congregação ocupava boa parte do meu tempo. De repente, tudo isso se foi, deixando um vazio na minha vida. No geral, foi um período traumático.” Hoje, Julio serve de novo como ancião.


“CONSIDERAI TUDO COM ALEGRIA”
O discípulo Tiago escreveu: “Considerai tudo com alegria, meus irmãos, ao enfrentardes diversas provações.” (Tia.1:2) Tiago estava se referindo a provações que resultam de perseguição e de nossa imperfeição. Ele mencionou, dentre outras coisas, desejos egoístas e atos de favoritismo. (Tia.1:14; 2:1; 4:1,2,11) Quando Jeová nos disciplina, isso pode ser doloroso. (Heb.12:11) Mas provações assim não precisam tirar nossa alegria.
Mesmo se tivermos sido removidos de uma posição de responsabilidade na congregação, ainda temos a oportunidade de avaliar a qualidade de nossa fé e de mostrar nosso amor a Jeová. Também podemos refletir em quais eram nossas motivações. Será que pensávamos em nosso próprio benefício? Ou alcançamos esse privilégio por causa de nosso amor a Deus e nossa convicção de que a congregação pertence a ele e merece ser cuidada com carinho? (Atos 20:28-30) Ex-anciãos que alegremente continuam a prestar serviço sagrado provam a todos, incluindo a Satanás, que seu amor por Jeová é verdadeiro.
Quando o Rei Davi foi disciplinado por cometer pecados graves, ele aceitou a repreensão e foi perdoado. Davi cantou: “Feliz é aquele cuja revolta é perdoada, cujo pecado é coberto. Feliz é o homem a quem Jeová não imputa erro, e em cujo espírito não há engano.” (Sal.32:1,2) A disciplina refinou Davi e sem dúvida fez dele um melhor pastor para o povo de Deus.
Em geral, irmãos que voltam a servir como anciãos se tornam pastores melhores. “Hoje entendo melhor como cuidar daqueles que cometeram algum erro”, comentou um ancião que passou por isso. Outro ancião disse: “Agora dou muito mais valor ao meu privilégio de servir aos irmãos.”




VOCÊ PODE VOLTAR?
“[Jeová] não ralhará para sempre”, escreveu o salmista. (Sal.103:9) Então não precisamos pensar que Deus nunca mais confiará em alguém que cometeu um erro grave. “Fiquei muito decepcionado comigo mesmo por causa do meu erro”, diz Ricardo, que perdeu os privilégios depois de servir muitos anos como ancião. “Por um bom tempo, meus sentimentos de inutilidade me impediram de voltar a servir aos irmãos como ancião. Eu achava que nunca mais voltaria a ser uma pessoa de confiança. Mas, como eu gostava de ajudar outros, conseguia dirigir estudos bíblicos, encorajar os irmãos no Salão do Reino e trabalhar com eles no ministério de campo. Isso me ajudou a recuperar a confiança, e hoje sirvo novamente como ancião.”
Guardar ressentimento pode impedir um irmão de servir como ancião. É muito melhor ser como Davi, que tinha fugido do invejoso Rei Saul. Ele se recusou a se vingar de Saul, até mesmo quando surgiram oportunidades para isso. (1 Sam.24:4-7; 26:8-12) Davi ficou extremamente abatido quando soube que Saul havia morrido numa batalha, e descreveu a ele e seu filho Jonatã como pessoas “amáveis” e “agradáveis”. (2 Sam.1:21-23) Davi não guardou ressentimento.
Se você acha que foi vítima de um mal-entendido ou de uma injustiça, não permita que o ressentimento domine seus pensamentos. Por exemplo, quando William perdeu seus privilégios depois de servir por cerca de 30 anos como ancião na Grã-Bretanha, ele ficou ressentido com alguns anciãos. O que o ajudou a recuperar seu equilíbrio? “Ler o livro de Jó me animou”, disse ele. “Se Jeová ajudou Jó a fazer as pazes com seus três companheiros, quanto mais ele me ajudaria a fazer as pazes com os anciãos cristãos!” — Jó 42:7-9.




DEUS ABENÇOA OS QUE VOLTAM A SERVIR COMO PASTORES
Se você decidiu entregar o privilégio de pastorear o rebanho de Deus, seria bom considerar por que fez isso. Você se sentia sobrecarregado com seus problemas? Será que outras coisas se tornaram mais importantes na sua vida? Ficou desanimado por causa das imperfeições de outros? Não importa o motivo, lembre-se de que você tinha mais condições de ajudar os outros quando servia como ancião. Seus discursos os fortaleciam, seu exemplo os encorajava e suas visitas de pastoreio os ajudavam a perseverar em suas provações. Seu trabalho como ancião fiel alegrava o coração de Jeová, assim como o seu. — Pro.27:11.
Jeová tem ajudado homens a recuperar sua alegria e seu desejo de tomar a dianteira na congregação. Se você entregou seu privilégio de ancião ou foi removido, pode novamente ‘procurar alcançar o cargo de superintendente’. (1 Tim.3:1) Paulo ‘não cessava de orar’ para que os cristãos colossenses ficassem cheios do conhecimento exato da vontade de Deus. Assim, eles poderiam ‘andar dignamente de Jeová com o fim de lhe agradar plenamente’. (Col.1:9,10) Se você voltar a ter o privilégio de servir como ancião, recorra a Jeová em busca de força, paciência e alegria. Nestes últimos dias, o povo de Deus precisa do apoio espiritual de pastores amorosos. Você está qualificado e disposto a fortalecer seus irmãos?


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Índigo Seg Jun 09 2014, 00:34

O desespero é tão grande que estão a ir buscar os que estão na prateleira.


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por gregdagangue Seg Jun 09 2014, 02:44

acredito que isto tem sido gerado pelos sucessivos escandalos envolvendo a torrisca, embora haja muitos anciaos que nem queiram tomar conhecimento por acharem que é obra do satanas, jorrando um rio de calunias contra a toda pura orga, enfim existem as razoes para este 'portento estranho' estar a acontecer,daí faço a pergunta que um forista faz: 'o barco da torre tá afundando'?
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos Empty Re: Anciãos/Servos Ministeriais estão entregando os seus cargos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos