EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Espírito Santo, é Deus?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Convidado Qua Out 16 2013, 21:51

mjp escreveu:Nunca se sabe! A respeito de quê?... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
Em querer aprender grego agora...

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por mjp Qua Out 16 2013, 22:00

Investigando a Torre escreveu:
mjp escreveu:Nunca se sabe! A respeito de quê?... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
Em querer aprender grego agora...

IT
Vou tentar desmentir aquele dito que diz: burro velho não aprende línguas! Morrer a rir 

Mas a sério, IT, curiosamente ou não, senti essa falta quando saí das TJ. Mas foram-se metendo outras coisas pelo caminho. Depois, quando comecei a analisar as Escrituras de outra forma, voltei a sentir essa necessidade, mas lá fui tapando essa lacuna com algumas informações de quem percebe do assunto. Só que eu não sou de andar atrás de ninguém... e acabei por desligar essa ideia.

Mas continuo a achar que faz falta. O grego. Não tanto o hebraico. Pois no NT está mesmo, do meu ponto de vista, a chave para tudo o que se relaciona com o entendimento da Bíblia e, corolariamente, o cristianismo.

Tive de dar alguns saltos lógicos e, noutros casos, que recorrer a uma interpretação mais flexível. Mas em todo caso fui-me apoiando no que de mais fiável me foi aparecendo... e por fiável coloquei de lado logo os autores protestantes, embora logo, seja neste caso, uma força de expressão. Fui pondo de lado... por razões não só bíblicas mas também históricas e por doutrinas protestantes, mesmo das mais clássicas, sem pés nem cabeça, como a predestinação calvinista e outras do género.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Qua Out 16 2013, 22:48

mjp, faz como eu. Adquire uns bons dicionários bíblicos (ex. Strong/Vine), uns comentários bíblicos, etc.

Com isso já te ajuda e pode servir para iniciares as tuas pesquisas.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por mjp Qua Out 16 2013, 22:56

TJ Curioso escreveu:mjp, faz como eu. Adquire uns bons dicionários bíblicos (ex. Strong/Vine), uns comentários bíblicos, etc.

Com isso já te ajuda e pode servir para iniciares as tuas pesquisas.
tass bem  depois eu explico-te melhor. Obrigado.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Altar Dom Out 20 2013, 15:14

O que somos nós ?! esta é uma pergunta bastante pertinente

Somos só corpo ?! o nosso EU é apenas o corpo ?!

Diz a bíblia que fomos criados à sua imagem, mas existem 2 :

1) imagem singular
2) imagem composta

-----------
na primeira hipótese há um problema :

arrancam-me as duas pernas e continuo a ter consciência do EU

arrancam-me os braços e continuo a ter consciência do EU

tiram-me os intestinos, coração ou pulmões, ligam-me a uma máquina e continuo a ter consciência do EU

ode está o EU ? no cérebro vão dizer muitos

mas então no hemisfério direito ou esquerdo ?

https://www.youtube.com/watch?v=z7TcugWqyaI

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1306591/Skateboarder-makes-miraculous-recovery-doctors-saw-half-skull.html

só para dar uns exemplos, existem casos médicos bastante documentados, são raros mas existem

se sou apenas carne e ossos, feito à imagem singular de Deus, ao morrer morre tudo aqui que SOU, como vai Ele ressuscitar-me ? com base em quê ?

os muçulmanos dizem que é com base num osso

--------

Na segunda hipótese quer dizer que somos mais do que simples corpos

Há uma alma e espírito dentro de nós, somos imagem de um Deus que é composto numa única entidade

o nosso corpo morre mas o nosso EU sobrevive

a ressurreição é apenas a reconstrução corpórea, Jesus ressuscitado nem foi logo reconhecido, é o que diz a bíblia

questões complicadas, hein ?
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Dom Out 20 2013, 17:36

Altar, segundo alguns físicos quânticos o nosso cérebro funciona apenas como receptor da consciência e não como a sua origem. Estes afirmam que a nossa "mente" não é precessada a nível físico, mas fora do plano físico e depois recepcionada pelo cérebro.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Altar Dom Out 20 2013, 18:05

TJ Curioso escreveu:Altar, segundo alguns físicos quânticos o nosso cérebro funciona apenas como receptor da consciência e não como a sua origem. Estes afirmam que a nossa "mente" não é precessada a nível físico, mas fora do plano físico e depois recepcionada pelo cérebro.
Pensei até que recusasses a ciência, ou alguns aspectos dela, agora vens com uma vertente da ciência que até é bastante perigosa para um criacionista - a física quântica

Sabes que uma partícula subatómica pode surgir do nada ?! já se comprovou isso, não é portanto ficção

Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem

No mundo quântico, partículas surgem do nada e desaparecem. Esse micromundo é oscilante, assimétrico, caótico, descontínuo, imprevisível. Uma terra sem lei. Ou melhor, uma terra com uma única lei: a da probabilidade

Por isso muitos cientistas ou físicos retiram Deus das suas equações, mas tu ao entrares também nesta realidade colocas em perigo toda a tua crença criacionista, mais até do que eu

É que tudo se rege pela incerteza e probabilidades ao nível subatómico

é interessante esta discussão, se quiseres continuar...
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Dom Out 20 2013, 18:11

Devias ler este livro 

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5Xpv56y8baM5VBcVlesaYU18U7Lg7KSPX&width=440

Sinopse
Deus Não Morreu é uma fascinante visita guiada pela ciência, pela consciência moral, pela existência e pela experiência de Deus. Amit Goswami, Professor de Física na Universidade do Oregon, mostra aos leitores que a existência de Deus pode encontrar-se em pistas reveladas pela ciência da física quântica. Goswami ajuda os leitores a libertarem-se de uma perspectiva Newtoniana e materialista da realidade e a alterarem a sua forma de pensar — e de experimentarem — a natureza da realidade, a existência de almas, o poder dos sonhos, a universalidade do amor e a própria mente divina.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Altar Dom Out 20 2013, 18:15

TJ Curioso escreveu:

Devias ler este livro ...

parece bastante interessante e desejava mesmo de o ler

mas eu não resisto em perguntar

olha o título "Deus não morreu", é sobre quem ?! Jesus ?!

Morrer a rir 
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Dom Out 20 2013, 20:43

Altar escreveu:
TJ Curioso escreveu:

Devias ler este livro ...

parece bastante interessante e desejava mesmo de o ler

mas eu não resisto em perguntar

olha o título "Deus não morreu", é sobre quem ?! Jesus ?!

Morrer a rir 
Não é sobre Jesus. É sobre a noção de Deus, enquanto causa primária da existência. Ele tenta demonstrar como a física quântica prova a existência de Deus. É claro que a noção dele de Deus, não se rege pela idéia judaico-cristã.

É um livro complexo mas interessante. Posso emprestar-to se quiseres.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Altar Seg Out 21 2013, 20:46

TJ Curioso escreveu:
Altar escreveu:
TJ Curioso escreveu:

Devias ler este livro ...

parece bastante interessante e desejava mesmo de o ler

mas eu não resisto em perguntar

olha o título "Deus não morreu", é sobre quem ?! Jesus ?!

Morrer a rir 
Não é sobre Jesus. É sobre a noção de Deus, enquanto causa primária da existência. Ele tenta demonstrar como a física quântica prova a existência de Deus. É claro que a noção dele de Deus, não se rege pela idéia judaico-cristã.

É um livro complexo mas interessante. Posso emprestar-to se quiseres.
obrigadão

Eh pá, também estou para conhecer o mjp, que tal juntarmo-nos e almoçarmos um dia destes em Lisboa durante a semana ? ou também pode ser um cafézinho e um bolinho Morrer a rir 
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por mjp Seg Out 21 2013, 21:12

Altar escreveu:
TJ Curioso escreveu:
Altar escreveu:
TJ Curioso escreveu:

Devias ler este livro ...

parece bastante interessante e desejava mesmo de o ler

mas eu não resisto em perguntar

olha o título "Deus não morreu", é sobre quem ?! Jesus ?!

Morrer a rir 
Não é sobre Jesus. É sobre a noção de Deus, enquanto causa primária da existência. Ele tenta demonstrar como a física quântica prova a existência de Deus. É claro que a noção dele de Deus, não se rege pela idéia judaico-cristã.

É um livro complexo mas interessante. Posso emprestar-to se quiseres.
obrigadão

Eh pá, também estou para conhecer o mjp, que tal juntarmo-nos e almoçarmos um dia destes em Lisboa durante a semana ? ou também pode ser um cafézinho e um bolinho Morrer a rir 

Pode ser um cafézinho (dispenso o bolinho a menos que esteja em crise de  açúcar Morrer a rir porque nesse caso seria mesmo um bolo inteiro, daqueles de bolacha com café e barrados com manteiga, como a minha avó fazia que atiravam para lá da Lua com qualquer bolo desses de bolacha de meia tijela que só de olhar para eles se perde toda a vontade ).

Problema são os horários. Os meus horários são os horários que melhor servem os clientes, que arranjam sempre maneira de me tramarem os meus horários que deixam assim de ser meus e passam a ser os deles. Perceberam?

Bem, e que tal vocêm dizerem o local e a hora e eu logo vejo se sim se não, em função do que expliquei atrás, menos a questão do bolo de bolacha; ou seja, o bolo de bolacha nada tem  a ver com os meus horários. O que tem a ver com os meus horários é o que eu explico depois do bolo de bolacha e que tem a ver com os clientes. Não que o bolo de bolacha tenha a ver com os clientes. Bem até pode ter. Tenho clientes que têm pastelarias onde fabricam bolos de bolacha e aí os horários desses clientes, embora nada tenham a ver com os bolos de bolacha que fabricam, acabam por ser clientes que independentemente seja lá do que for, acabam por serem eles a fazerem os meus horários. Os meus horários é que não podem interferir com os meus clientes que fabricam os bolos de bolacha. Perceberam?

Com isto esclarecido, marquem lá a hora e o local, mas tentem não acertar com os horários que os meus clientes me fazem... Cool
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Seg Out 21 2013, 23:15

Oh mjp consegues dizer tanta coisa que espremido dá tão pouca coisa...

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

Por mim é só uma questão de se combinar o dia e hora por MP. Não aqui.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por mjp Seg Out 21 2013, 23:26

TJ Curioso escreveu:Oh mjp consegues dizer tanta coisa que espremido dá tão pouca coisa...

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

Por mim é só uma questão de se combinar o dia e hora por MP. Não aqui.

Estava a aparvalhar... percebeste? Morrer a rir 

Sim, claro, por MP. Mas a verdade é mesmo aquela dos horários durante a semana (não do bolo de bolacha Morrer a rir ).

E tu até sabes que eu aos Sábados ando em andanças de carácter particular... tem sido uma estafa!...

Por tudo isto (que não o bolo de bolacha Morrer a rir ) o melhor é serem vocês a marcar e a comunicarem-me a decisão final. Eu, depois, logo vejo se me consigo encaixar.



mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Ter Out 22 2013, 00:45

Conversa copiada daqui, de modo a estar enquadrada no tópico criado para debater a personalidade e divindade do Espírito Santo.

Calvinista escreveu:
TJ Curioso escreveu:
mjp escreveu:Os teólogos e doutores da Igreja debruçam-se mais sobre a questão da Divindade de Jesus Cristo, pois não imaginavam esta "invenção" tejoteana do Espírito Santo (espírito santo) ser uma força. E este fórum é de formados em espírito santo e não em Espírito Santo.
mjp esta declaração demonstra ignorância sobre este assunto. Desde quando foram as TJ que "imaginaram" o Espírito Santo como sendo uma força? Por acaso sabes qual é o conceito judaico, desde há milhares de anos, sobre o Espírto Santo de Deus? Vê AQUI.

por acaso sabes qual o conceito do primitivo cristianismo sobre o que era o Espírito Santo? Incluindo até mesmo os Pais da Igreja?

Vê o que diz este erudito trinitarista:

[i]"The language of the New Testament permits the Holy Spirit to be understood as an impersonal force or influence...
Estás a faltar à verdade mais uma vez e nem sequer tens a menor ideia do que os Pais da Igreja ensinavam àcerca do Espírito Santo.Limitas-te a fazer citações fora do contexto que nem sequer são feitas directamente das obras dos autores que citas, mas antes de obretas da tua idolatrada STV. Não é por acaso que o trecho que citas tem reticências.Foi assim citado porque se a citação fosse feita na íntegra nos levaria a conclusões bastante diferentes.

Mas já que fazes essas alegações, desafio-te a provares por textos claros dos Pais da Igreja o que afirmas em 1), designadamente que os mesmo Pais ensinassem que o Espírito Santo era uma energia impessoal ou "força activa".Duvido muito que o consigas.
Quanto ao que dizes em 2) é certo que a palavra "pneuma" (espírito) é do género neutro.Qualquer gramática demonstra que todo o pronome usado em vez deste deste substantivo ("pneuma"),no caso vertente, terá de se ser neutro.
No entanto os escritores bíblicos do Novo Testamento em vez de usarem o pronome neutro em lugar do substantivo neutro "pneuma", contrariaram deliberadamente a regra gramatical e usaram pronomes masculinos.Isto mostra que consideravam o Espírito Santo como uma Pessoa e não como uma coisa.
Em Jo. 16.13-14 usa-se o pronome demonstrativo masculino em vez do substantivo pneuma.Este mesmo pronome pessoal ( ἐκεῖνος = aquele) é usado duas vezes nestes versos, uma no vrs. 13 "Aquele" e outra no v. 14 "Ele me glorificará".
Em Jo. 15.26 e Ef. 1:14 o pronome relativo masculino também é usado em relação ao substantivo neutro "pneuma" = Espírito.O mesmo acontece em Jo. 16:7-8.Este afastamento das regras normais da gramática no que respeita ao uso de várias espécies de pronomes, é prova significativa da existência real do Espírito Santo como Pessoa.Aliás, se o Espírito Santo não fosse uma Pessoa e uma Pessoa Divina não faria qualquer sentido que fosse incluído na fórmula baptismal de Mat. 28:19, ao mesmo nível de dignidade do Pai e do Filho.E se o Pai e o Filho são Pessoas, como as próprias TJ admitem porque razão não o deveria ser também o Espírito Santo?Mais:as TJ que baptizam usando a fórmula baptismal de Mat. 28: 19, deveriam optar por outra mais a seu contento, baptizando em nome " de Jeová, de um deus e da força activa".Seria bem mais honesto.  

Em relação a  3)  posso até admitir em tese geral o que aí dizes, mas o facto é que esse argumento não prova nada nem num sentido nem no outro.Logo, o seu valor probatório é nulo.

Quanto a 4): os "hereges" aí citados eram os Montanistas, e não pelo facto de acreditarem na Divindade do Espírito Santo, porque esta crença era comum à Igreja desse tempo, mas por se considerarem como um grupo de eleitos imbuídos de um profetismo muito peculiar e rejeitarem a comunhão com a Igreja Universal desse tempo.

Quanto a 5) não entendo de que corrente visão do Espírito Santo falas, e quanto a 6) é mais uma afirmação gratuita e falaciosa da tua parte e da tua STV, como tantas outras.Aguardamos as tais citações (truncadas como é habitual).
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Calvinista Ter Out 22 2013, 13:41

TJ Curioso escreveu:
Investigando a Torre escreveu:

1) É tratado por ELE - ekeinos - em João 16:14 e Efe. 1:14
Para começar, gostava apenas de mencionar que esta declaração é incorreta. O pronome no grego ekeinos usado em relação ao Espírito Santo é neutro.

O dicionário Strong define assim:

G1565

ἐκεῖνος
ekeinos
ek-i'-nos

From G1563; that one (or [neuter] thing); often intensified by the article prefixed: - he, it, the other (same), selfsame, that (same, very), X their, X them, they, this, those. See also G3778.

Como a língua portuguesa (assim como a inglesa), não possui um pronome equivalente é traduzido como "Ele". Mas o leitor grego facilmente entenderia que não se estava a referir a um ser pessoal, mas a algo neutro, sem género.
Desculpa mas não é isso que lá está."That one" que é pronome demonstrativo pessoal, tanto pode ser traduzido por "ele" , como pode ser usado na forma neutra:"that thing", algo bem diferente da tua conclusão.O que Strong quis salientar é que o citado pronome no grego tanto pode ser neutro como pessoal, mas mais geralmente pessoal.E que quando aplicado ao Espírito Santo em Jo.16:13-14 e Efés. 1:14, o pronome relativo masculino "Ele" (ekeinos)é usado em relação ao substantivo neutro "Pneuma".Já em Jo. 16: 13-14 é usado um pronome demonstrativo masculino em vez do substantivo "pneuma", referente ao E. Santo. Aliás, se Strong tivesse esse entendimento gramatical que tu lhe atribuis, porque razão endossaria ele a doutrina da Personalidade  e da Divindade do Espírito Santo? Teria ele adoptado um postulado gramatical oposto às suas concepções teológicas?
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Calvinista Sáb Mar 29 2014, 21:11

Investigando a Torre escreveu:Para não desviar os tópicos onde se discute a teoria da Trindade, que normalmente se resumem às pessoas do Pai e do Filho, como se toda a teoria se resumisse ao esclarecimento dessa questão, decidi abrir este tema paralelo para tratar única e exclusivamente da questão relacionada com o Espírito Santo.

Todos nós sabemos qual o conceito jeovista de que o Espírito Santo/espírito santo (ES) é a força activa que emana do Pai, não se tratando por isso mesmo duma "pessoa".

Importa ressalvar que este conceito não é um exclusivo das TJ, mas defendido de forma muito vincada por este grupo religioso, fazendo com que por esta via se distinga dos demais a par de outras doutrinas particulares.

****************************

Em justaposição a esta corrente de que o ES não é uma pessoa, aparecem aqueles que acham que se trata duma pessoa distinta dentro da teoria da "Santíssima Trindade", basicamente pelas seguintes razões:

1) É tratado por ELE - ekeinos - em João 16:14 e Efe. 1:14
2) É Agente - parakletos - podendo significar advogado, consolador, amparador, confortador, instrutor, patrão, guia - em João 14:16,26; 15:26; 16:7 e 1 João 2:1
3) É uma pessoa distinta da de Cristo, como se pode ler em João 16:7. E, se o ES fosse a força activa de Deus e não uma pessoa, não tinha nada que esperar que Cristo fosse para poder vir, porque como força activa estaria em toda a parte e também aqui na terra.
4) Ora por nós - Rom. 8:26,27
5) É outro consolador - Cristo é um consolador! Se o ES é outro consolador e se Cristo é um consolador, o ES é idêntico a Cristo. Se Cristo é pessoa, o ES também o é. João 14:16
6) O nome dele é colocado entre o nome de outras duas pessoas. Atos 11:28; Mat. 28:19; 2 Cor. 13:13
7) Actua enfim, como tendo personalidade (ensina, convence, fala, impede, intercede, perscruta, administra, é blasfemado e difamado, é tentado, é resistido, é entristecido, guia).

Por todas estas razões, coloco aqui à vossa consideração tratar este tema com a seriedade que o assunto merece, deixando no final esta pergunta:

O que falta ao ES para que as TJ passem a encará-lo como uma pessoa, a não ser a falta de visibilidade física?

IT
Para completar o que já foi dito e ajudar a "dar cabo" do dislate jeovista neste ponto, deixo à consideração de todos os seguintes textos:
Em Actos 5:3,4: "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?   (...) Não mentiste aos homens, mas a Deus".
E também em Actos 28:25,26 que alude a Isaías 6:9-10, o Espírito  Santo é descrito como sendo o próprio Jeová, embora se distinga pessoalmente dEle.

Há um bem conhecido argumento jeovista tão risível como o seguinte:
Será que uma Pessoa pode ficar cheia de outra Pessoa, segundo as Escrituras?
RESPOSTA:É claro que sim.Basta ler  Efésios 1:23:" a plenitude daquele (Jesus) que enche todas as coisas".Ou Cristo não será uma Pessoa?

Mas podemos decerto invocar outros argumentos em apoio da Divindade do Espírito Santo
a) A conhecida fórmula baptismal de Mat.28:19: note-se que a consagração só pode ser feita a uma Pessoa Divina
b) Em Marcos 3:28,30 fala-se da blasfémia contra o Espírito Santo, como pecado imperdoável,o que indica que o Espírito Santo é Deus, pois só se pode blasfemar de Deus.
c) Em I Cor. 3:16 e 6:19 vemos que as expressões "templo de Deus" e "templo do Espírito Santo" são equivalentes.Na realidade só a Deus se pode dedicar um templo.
d) Em I Cor. 2:10 é-nos dito que só o Espírito de Deus compreende as coisas de Deus.Se compararmos com Jo. 1:18 veremos como o conhecimento íntimo e exaustivo da Divindade é exclusivo das Pessoas Divinas.
e) O Espírito Santo que é o Espírito de Deus,segundo Rom. 8:11 vivifica espiritualmente, ou seja, infunde nos remidos o "zoé" ou vida eterna.Ora, a fonte da vida eterna é o próprio Deus como se pode verificar comparando Rom. 1:18 com Jo. 1:4 e 5:26.
f) Com base em II Cor. 3:16,17 e 18 se infere a Unidade de Ser e Essência entre o Espírito Santo e Cristo:" O Senhor (Jesus) é o Espírito. e onde está o Espírito do Senhor (Jesus) aí há liberdade."
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Calvinista Sáb Mar 29 2014, 22:23

TJ Curioso escreveu:Devias ler este livro 

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5Xpv56y8baM5VBcVlesaYU18U7Lg7KSPX&width=440

Sinopse
Deus Não Morreu é uma fascinante visita guiada pela ciência, pela consciência moral, pela existência e pela experiência de Deus. Amit Goswami, Professor de Física na Universidade do Oregon, mostra aos leitores que a existência de Deus pode encontrar-se em pistas reveladas pela ciência da física quântica. Goswami ajuda os leitores a libertarem-se de uma perspectiva Newtoniana e materialista da realidade e a alterarem a sua forma de pensar — e de experimentarem — a natureza da realidade, a existência de almas, o poder dos sonhos, a universalidade do amor e a própria mente divina.
Deus "não morreu" pelo simples facto de que o Homem é um animal religioso.Quem diz isto não sou eu: é a antropologia cultural.E por esse facto há-de buscar perenemente a transcendência que lhe falta.Esta ideia da morte de Deus foi muito ventilada nos anos 60  e 70 do século XX,embora as suas origens fossem muito anteriores.As ideologias então preponderantes (o marxismo e ou o materialismo dialético assim o impunham).Todavia verificou-se um regresso à espiritualidade.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por River raid Seg Mar 31 2014, 15:57

Calvinista:

Aprendi da "pior maneira" que o objectivo do fórum não é "malhar" nas TJ´s numa base individual.

Claro que por vezes há que fazer ligação entre as doutrinas e as pessoas que as praticam. É uma linha muito ténue mas lembra-te que a maior parte dos foristas ama seus  irmãos ou ex-irmãos. Muitos passaram uma vida lá dentro!

O que é a mais absoluta verdade é que neste fórum acredita-se que as Testemunhas de Jeová são vítimas duma organização religiosa americana e fundamentalista. Estamos aqui para ensinar, depurar e amar a Verdade , não a "verdade" imposta por empresas religiosas mas sim a "Verdade" do coração, explanado a Vida e suas facetas.

Ajudar a proteger a sociedade portuguesa de perigos desnecessários é um dever cívico.

Claro que cada um acredita no que quiser, hipoteticamente, eu até posso acreditar que Deus é um pedaço de erva do vizinho, estou no meu direito. Mas quando milhares de pessoas são doutrinalmente assassinadas devido a falsas doutrinas promovidas por uma empresa religiosa (o sangue, a pressão que leva ao suicídio, alcoolismo, violência doméstica, CRIANÇAS em risco) então trata-se de dever cívico alertar a sociedade. Basta salvar um bebé filho de TJ´s e que precise de sangue para tudo valha a pena!

A coisa piora quando a manipulação mental é levada ao extremo (pais que expulsam os filhos, separações, divórcios, depressões e morte) porque o fiel comum é levado a sentir que está desagradando a um Deus que não é - de todo -  Jeová, mas sim a Organização que diz "promovê-lo"... se Deus necessitasse de empresas religiosas não seria Deus, certo?

Deus não necessita de agentes de publicidade disfarçados de religião.
Ele é muito superior a isso.
Conforta-me acreditar que um dia os homens que utilizam Seu Nome irão pagar por isso.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por mjp Seg Mar 31 2014, 18:37

River raid escreveu:
Conforta-me acreditar que um dia os homens que utilizam Seu Nome irão pagar por isso.

A mim conforta-me acreditar que Deus sabe o que faz e que ninguém que O ame e O sirva de coração será abandonado. Gosto sempre mais de ver estas coisas pelo lado mais belo e elevado da questão.

Porque razão havemos de olhar para Deus como Alguém que um dia punirá? Que lá vem escrito, vem. Mas a condenação vem sempre descrita para um universo de pessoas indeterminado: os que isto, os que aquilo, aqueles que não isto ou aqueles que não aquilo, etc, etc, etc.

Quanto ao resto, até coloquei um "gosto".
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Kristy123 Seg Mar 31 2014, 18:57

Ora, aqui está mais um livro que eu gostava de ler... Smile
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Convidado Ter Abr 01 2014, 22:50

Agora que o tópico foi limpo... (já não era sem tempo, pois só não o fiz hoje por manifesta falta de tempo e oportunidade), agradece-se que possam prosseguir com comentários que acrescentem algo de positivo.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Kristy123 Seg Abr 14 2014, 20:47

Ehyeh-Asher-Ehyeh - EU SOU: BI - TRI - TUTTI

Ehyeh-Asher-Ehyeh -
BI-sexual :
- sou masculino e feminino, porque os homens e as mulheres foram  feitos à minha imagem. Todas as característica e qualidades MASCULINAS E FEMININAS do ser humano, provêem de MIM.
- Consigo conceber, duplicar, gerar

Ehyeh-Asher-Ehyeh -
TRI-nitário :

- sou algo invisível, uma força, um espírito santo e obviamente consigo transformar e alterar o meu estado em mortal e imortal...

Ehyeh-Asher-Ehyeh -
TUTTI :
- sou omnipotente, omnisciente, omni......  TUTTI

EU SOU O QUE SOU....


E se ainda não percebeste, que com as tuas limitações humanas  NUNCA terás a capacidade de ME perceber na totalidade, não te preocupes muito com isso.... porque EU o quis assim...

e TENTA fazar o melhor daquilo que EU vos disse NA TERRA.

Só isto.... e é tão difícil... não é!?!!??
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Jaffar Dom Dez 07 2014, 13:44

E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Mateus 12:32

Sei que esta dúvida pode não ser muito relacionado com o tópico em questão mas gostava de saber se possivel o que é pecar/falar contra o Espirito Santo ?
Jaffar
Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 56
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por António Madaleno Dom Dez 07 2014, 23:47

Jaffar escreveu:
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Mateus 12:32

Sei que esta dúvida pode não ser muito relacionado com o tópico em questão mas gostava de saber se possivel o que é pecar/falar contra o Espirito Santo ?

Falar contra o Espírito Santo poderá envolver vários aspetos, mas acima de tudo envolve falar contra ou renegar aquilo que o Espírito Santo revelou através das Sagradas Escrituras. Visto que o Espírito Santo emana do próprio Deus e é uma extensão do seu próprio Ser, falar contra o Espírito Santo é o mesmo que falar contra Jeová, Aquele que envia o Seu Espírito.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

 O Espírito Santo, é Deus? - Página 2 Empty Re: O Espírito Santo, é Deus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos