EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Qui Abr 17 2014, 14:18

Shalom chaverim!

Vcs podem até chegar a entender e depois optar por não aceitar meus conceitos, eu repeito oK!

Por exemplo, veja esta formula matemática do pão:

Farinha x agua x azeite x sal = pão = 1x1x1x1=1
(que é diferente disto: 1+1+1+1 = 4)

Ou seja, vc precisa de 4 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado pão, caso ao contrario, o pão não vem a existencia

Toda farinha que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a farinha que compoem o pão é pão!

Toda azeite que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a azeite que compoem o pão é pão!

Toda agua que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a agua que compoem o pão é pão!
Toda sal que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a sal que compoem o pão é pão!

Agora,como D’us nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos D’us de uma forma semelhante a nos, por exemplo:

AZZI  X  palavra do AZZI  X  espirito do AZZI  =  ser humano AZZI  =  1x1x1=1 (ECHAD).
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)

Ou seja, vc precisa de 3 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado LAERCIO AZZI

Todo AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! mas o AZZI que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Toda palavra de AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! Mas a palavra do AZZI que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Toda espirito de AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! mas o espirito de AZZI  que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Como a minha palavra “AZZI” e o meu espírito “AZZI” na palavra “AZZI” procedem de mim, então eu digo que eu sou o pai da minha palavra, pois, pai significa “origem”

Com D'us é a mesma coisa!!!!!!!

Pai YHWH  X  Palavra de YHWH  X  Espirito de YHWH  =  Ehohim YHWH (D'us)  =  1x1x1=1 (ECHAD).
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)

Ou seja, são 3 elementos singulares (Pai, Palavra, Espirito) para formar 1 único elemento composto chamado Elohim YHWH

Toda pai que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o pai que compoem YHWH é YHWH!

Toda verbo que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o verbo que compoem YHWH é YHWH!

Toda espirito que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o espirito que compoem YHWH é YHWH!

Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:

Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM

Concorda?

Shalom chaverim!

A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade composta (plural):

(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade simples (singular):

(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...

Mas porque foi usado “ECHAD” neste versículo abaixo, ao invés de “YACHID” como foi usado em Gênesis 22: 2, por exemplo:

(Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."

Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.

Veja outro versiculo onde é usado ECHAD para citar UM ser humano qualquer:

(Eclesiastes 4:8.) - Há UM (ECHAD) homem que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

Quanto a este versículo de  Gênesis 22: 2.

(Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).

Ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, NÃO esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho.

Veja outros exemplos semelhantes abaixo:

(Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).

(Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).

(Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).

D'us é isto:

Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH
= 1x1x1=1 = ECHAD.

E eu de uma forma semelhante a Deus sou isto:

AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI
= 1x1x1=1 = ECHAD.


Shalom!
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por River raid Qui Abr 17 2014, 14:54

As suas intenções podem até ser as melhores do mundo mas se algo de bom se aprende ao saír duma religião manipuladora é identificar os sinais de outras religiões que talvez se enquadrem nessa área (manipulação, coacção, esquemas, etc...).

Acredito que o mesmo tenha acontecido à maior parte dos foristas.

Um dos aspectos positivos de  SAÍR do mundo da manipulação religiosa é a de ficarmos com uma espécie "sexto sentido". Rapidamente se detecta quem quer manipular, que é manipulado e quem lá está na religião só para não se chatear ou porque tem seus interesses. Suas intenções parecem sinceras mas "gato escaldado de água fria tem medo". Peço-lhe que acredite que não digo isto com maldade.

Desde que li sua apresentação fiquei com expectativa em vê-lo a comentar outros tópicos. O debate sadio é sempre interessante.

Bem haja e fique com Deus.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Qui Abr 17 2014, 15:13

Irei colocar aqui informação sobre estas duas palavras hebraicas que irão demonstrar como esta argumentação trinitarista é mais um dos argumentos falaciosos usados por quem defende a Trindade.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por Convidado Qui Abr 17 2014, 15:47

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Echad_zps78eba4a2 X Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Yachid_zps9b2c5aa9

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por Kristy123 Qui Abr 17 2014, 15:57

Shalom, Azzi,

Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH (D'us) = 1x1x1=1 (ECHAD)

Eu até concordo...


Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sex Abr 18 2014, 14:42

azzi, em resposta a este tópico coloco aqui informação pertinente que já tinha usado em outras discussões sobre o uso destas duas palavras e a forma como são distorcidas para encaixar na doutrina da Trindade.

Em primeiro lugar, Echad é uma unidade composta ou plural dependendo do contexto em que é usada. É usada da mesma maneira que em português se usa a palavra “um(a)”.

Em português, pode dizer-se que é uma mobília ou uma cadeira, etc. A palavra hebraica Yachid e a palavra Echad são usadas de forma idêntica, senão igual dependendo do contexto.

A palavra echad em Génesis 2:24 não assume o significado de “uma só  substância”, conforme a doutrina da Trindade quer fazer crer. O homem e a mulher continuam a ser independentes um do outro, até mesmo a poderem separar-se. Não se tornam uma só entidade, da mesma forma que Jeová e Cristo não são um só Deus.

Passemos então a analisar em pormenor o uso da palavra echad em Deut. 6:4 e ver se o ponto de vista trinitarista é correcto.

Em primeiro lugar, é difícil defender a idéia de que Moisés estava a expressar a “idéia” da Trindade ao proclamar o Shema judaico usando a palavra hebraica echad, citado até aos dias de hoje pelos judeus.

A ideia normalmente usada é “que se fosse como querem as TJs, Deuteronômio 6:4 teria obrigatoriamente que usar a palavra que denota unidadade absoluta "yahîd"”.

É como se me estivesse a dizer que Moisés, tinha a noção de que Jeová era uma pluralidade de pessoas formando um só Deus. Mas Moisés nunca poderia ter decidido usar Yachid ou Echad de forma a aprovar ou desaprovar a Trindade, pois ele não tinha qualquer conceito trinitário, nenhum conceito de “três em um”.
É forçar um argumento ao extremo.

Se analisarmos o livro de Deuteronômio, escrito por Moisés e de acordo com o Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible, veremos que Moisés escreveu a palavra “um” 21 vezes, só neste livro bíblico.

Destas 21 vezes, ele escreveu “um” usando a palavra echad, 20 vezes. (Veja Deut. 1:23; 4:42; 6:4; 12:14; 13:29; 15:7; 17:6; 19:5; 19:11; 19:15; 21:15; 23:16; 24:5; 25:5; 25:11(2x); 28:7; 28:25; 28:64; 32:30.)

Em alguns destes textos, a palavra echad é usada como “um” no sentido único, não plural sendo usada para descrever vários humanos, uma cidade e um portão.

Estava Moisés fazendo um uso especial da palavra echad, marcando uma distinção inequívoca entre o que era uma pluralidade de coisas e o que era apenas e literalmente uma única coisa? Não.

A palavra echad usada por Moisés é usada de forma a identificar ora uma única coisa, uma cidade, um portão, um humano, ora uma pluralidade de coisas. Não existe nenhum uso especial da palavra echad por Moisés.

É claro que Moisés usou a palavra echad para se referir a Deus como sendo um só. Ele usou essa mesma palavra, quase sempre, inclusive para se referir a coisas singulares e não unidades plurais. De facto Moisés, usou em 95% dos textos de Deut. esta mesma palavra.

Assim, não existe base alguma para defender a sua posição. Teria sido mais estranho se Moisés não tivesse usado esta palavra para Deus, pois é a palavra que ele quase sempre usou como “um”, quer no sentido único ou plural.

Note o que admite Gregory Boyd, professor de teologia e trinitarista:
"Even weaker [than the argument for Elohim] is the argument that the Hebrew word for "one" (echad) used in the Shema...refers to a unified one, not an absolute one. Hence some Trinitarians have argued, the Old Testament has a view of a united Godhead. It is, of course, true that the meaning of the word may in some contexts denote a unified plurality (eg Gen. 2:24, they shall become one flesh). But this really proves nothing. An examination of the Old Testament usage reveals that  the word echad is as capable of various meanings as our English word one. The context must determine whether a numerical or unified singularity is intended." Oneness Pentecostals and the Trinity, 47, 48

E para provar que a palavra echad, pode e é usada nas Escrituras para se referir a uma única pessoa, basta abrir a Bíblia em Isaías 51:2 e Ezequiel 33:24 e ver como a palavra echad é usada para referir-se a Abraão como sendo o único homem a quem Jeová, chamou e a quem lhe deu a terra como promessa.

Deixo aqui também a definição do dicionário Strong sobre esta mesma palavra.

H259

אחד

'echâd

ekh-awd'

A numeral from H258; properly united, that is, one; or (as an ordinal) first: - a, alike, alone, altogether, and, any (-thing), apiece, a certain [dai-] ly, each (one), + eleven, every, few, first, + highway, a man, once, one, only, other, some, together.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Sex Abr 18 2014, 19:47

Shalom TJcurioso

A questão é a seguinte:

Nestes versículos abaixo a palavra hebraica “ECHAD” como sendo unidade composta [plural]

• (Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO (ECHAD) Senhor" (aqui se trata de unidade composta).

• (Gênesis 2: 24) - nos é dito que o homem e a mulher (duas pessoas) se tornaram UMA (ECHAD) só carne (aqui se trata de unidade composta).

• (Números 13: 23) - nós somos informados que os espiões retornaram do vale de Escol e cortaram um ramo no qual pendia um ÚNICO (ECHAD) cacho de uvas. Quantas uvas têm este ÚNICO cacho de uvas, somente uma? Não, várias uvas (unidade composta).

• (Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."


Nestes versículos abaixo a palavra hebraica “YACHID” como sendo unidade simples [singular]

• (Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).

• (Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).

• (Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).

• (Gênesis 22: 2) – Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...(aqui se trata de unidade simples).

Tal como eu já postei, a minha explicação na utilização de ECHAD e YACHID é esta, por exemplo:

Como D’us nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos D’us de uma forma semelhante a nos, por exemplo:

AZZI  X  palavra do AZZI  X  espirito do AZZI  =  ser humano AZZI  =  1x1x1=1 (ECHAD).
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)
Ou seja, vc precisa de 3 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado LAERCIO AZZI

Com D'us é a mesma coisa!!!!!!!

Pai YHWH  X  Palavra de YHWH  X  Espirito de YHWH  =  Ehohim YHWH (D'us)  =  1x1x1=1 (ECHAD).
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)
Ou seja, vc precisa de 3 elementos singulares específicos [Pai, Palavra e Espirito] para formar 1 único elemento composto chamado YHWH

Outro exemplo:
Observe estes versículos:  Gênesis 22: 2, e Deuteronômio 17:6

(Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."

Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.

Ao contrario de:
(Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).

Observe que ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, NÃO esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho. Ou seja, o contexto é diferente!!!!

Agora eu quero saber qual é a regra que vc utiliza?
Por exemplo, qual é o correto?

Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai ECHAD.
Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM

Ou

Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai YACHID.
Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM

Porque?
Qual deve ser o contexto basico?
Qual é a tua explicação com relação a estes versículos:  Gênesis 22: 2, e Deuteronômio 17:6
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sex Abr 18 2014, 20:29

azzi, penso que a explicação que dei anteriormente está suficientemente clara para explanar o meu ponto de vista. Aliás, ponto de vista pelo qual até mesmo eruditos trinitaristas concordam.

As palavras hebraicas que usas para tentar provar que Deus é uma unidade composta vale 0, do ponto de vista do hebraico e do contexto bíblico.

É preciso usar de argumentos muito elaborados para desvirtuar o significado e uso destas duas palavras.

Volta a ler o que escrevi.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Sex Abr 18 2014, 23:35

TJ Curioso escreveu:azzi, penso que a explicação que dei anteriormente está suficientemente clara para explanar o meu ponto de vista. Aliás, ponto de vista pelo qual até mesmo eruditos trinitaristas concordam.

As palavras hebraicas que usas para tentar provar que Deus é uma unidade composta vale 0, do ponto de vista do hebraico e do contexto bíblico.

É preciso usar de argumentos muito elaborados para desvirtuar o significado e uso destas duas palavras.

Volta a ler o que escrevi.

Já li e não vi uma explicação para a questão que levantei e solicito:

Qual é a tua explicação com relação a estes versículos que se referem a pessoas e que ora usam YACHID [por exemplo: Gênesis 22: 2, Jeremias 6: 26, Amós 8: 10, Provérbios 4: 3] e ora usam ECHAD [por exemplo: Deuteronômio 17:6, Isaías 51:2 e Ezequiel 33:24]
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 19 2014, 00:03

azzi escreveu:
TJ Curioso escreveu:azzi, penso que a explicação que dei anteriormente está suficientemente clara para explanar o meu ponto de vista. Aliás, ponto de vista pelo qual até mesmo eruditos trinitaristas concordam.

As palavras hebraicas que usas para tentar provar que Deus é uma unidade composta vale 0, do ponto de vista do hebraico e do contexto bíblico.

É preciso usar de argumentos muito elaborados para desvirtuar o significado e uso destas duas palavras.

Volta a ler o que escrevi.

Já li e não vi uma explicação para a questão que levantei e solicito:

Qual é a tua explicação com relação a estes versículos que se referem a pessoas e que ora usam YACHID [por exemplo: Gênesis 22: 2, Jeremias 6: 26, Amós 8: 10, Provérbios 4: 3] e ora usam ECHAD [por exemplo: Deuteronômio 17:6, Isaías 51:2 e Ezequiel 33:24]

Não percebo porque insistes em encontrar um significado especial nestas duas palavras, quando elas são usadas no hebraico intercambiavelmente para denotar ora um sentido singular ora plural (como no caso da palavra Echad).

Nada nesses textos apresenta qualquer significado místico, como queres fazer apresentar. E na minha explicação já demonstrei que a palavra Echad é usada tanto para referir unidades compostas como coisas singulares.

Quando dizes:

(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO (ECHAD) Senhor" (aqui se trata de unidade composta).

Partes do pressuposto que queres provar, ou seja, afirmas à partida que esse texto fala de uma unidade composta apenas porque tem a palavra hebraica Echad. E conforme eu expliquei:

Se analisarmos o livro de Deuteronômio, escrito por Moisés e de acordo com o Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible, veremos que Moisés escreveu a palavra “um” 21 vezes, só neste livro bíblico.

Destas 21 vezes, ele escreveu “um” usando a palavra echad, 20 vezes. (Veja Deut. 1:23; 4:42; 6:4; 12:14; 13:29; 15:7; 17:6; 19:5; 19:11; 19:15; 21:15; 23:16; 24:5; 25:5; 25:11(2x); 28:7; 28:25; 28:64; 32:30.)

Em alguns destes textos, a palavra echad é usada como “um” no sentido único, não plural sendo usada para descrever vários humanos, uma cidade e um portão.

Estava Moisés fazendo um uso especial da palavra echad, marcando uma distinção inequívoca entre o que era uma pluralidade de coisas e o que era apenas e literalmente uma única coisa? Não.

A palavra echad usada por Moisés é usada de forma a identificar ora uma única coisa, uma cidade, um portão, um humano, ora uma pluralidade de coisas. Não existe nenhum uso especial da palavra echad por Moisés.

É claro que Moisés usou a palavra echad para se referir a Deus como sendo um só. Ele usou essa mesma palavra, quase sempre, inclusive para se referir a coisas singulares e não unidades plurais. De facto Moisés, usou em 95% dos textos de Deut. esta mesma palavra.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Sáb Abr 19 2014, 04:50

A questão é que vc não me esclareceu dentro do contexto o porque nestes versiculos abaixo é usado YACHID ao inves de ECHAD ja que ECHAD significa tambem unidade absoluta.

(Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).

(Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).

(Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).

(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...(aqui se trata de unidade simples).
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 19 2014, 09:49

azzi, o que tinha dizer sobre o assunto está dito. Se não percebes o que já expliquei (talvez por defeito meu), aconselho-te a pesquisares mais. Talvez um bom dicionário hebraico te possa ajudar.


Última edição por TJ Curioso em Sáb Abr 19 2014, 22:21, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por hocosi Sáb Abr 19 2014, 10:31

1x1x1x1=1 Morrer a rirBasketball



[img]Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Ivbo05[/img]
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por Convidado Sáb Abr 19 2014, 10:44

hocosi escreveu:1x1x1x1=1 Morrer a rirBasketball
E olha como parecem todos felizes!
O pai vem do trabalho... nessa altura parece que existia.  Arrow 
A mãe faz o serviço de casa... nessa altura as mulheres parece que tinham alguma ocupação!  Morrer a rir 
E a criança brinca...  Smile 
O outro lá no canto, não sei bem o que faz mas deve ser algo de útil...  Suspect 

Será que é um vislumbre do paraíso terreno?  Evil or Very Mad 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por hocosi Sáb Abr 19 2014, 10:56

Investigando a Torre escreveu:
hocosi escreveu:1x1x1x1=1 Morrer a rirBasketball
E olha como parecem todos felizes!
O pai vem do trabalho... nessa altura parece que existia.  Arrow 
A mãe faz o serviço de casa... nessa altura as mulheres parece que tinham alguma ocupação!  Morrer a rir 
E a criança brinca...  Smile 
O outro lá no canto, não sei bem o que faz mas deve ser algo de útil...  Suspect 

Será que é um vislumbre do paraíso terreno?  Evil or Very Mad 

IT

Deus fazia parte do grupo de carrascos. Parece que os descendentes estão aí bem ativos e apostados em voltar a pôr tudo como antes.
Qualquer dia não há equação que nos livre da santíssima trindade.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 19 2014, 22:28

Vamos lá aprender a numeração em hebraico de 1 a 10. Azzi, qual é o primeiro número hebraico no vídeo?

António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 19 2014, 22:32

Vê este vídeo também que poderá a explicar esta questão.

António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Seg Abr 21 2014, 14:51

Shalom TJcurioso

A palavra "echad" em hebraico funciona exatamente da mesma maneira que a palavra "um" em português. Em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam uma mobília de jantar," ou então: "Há um centavo em minha mão." Desses dois exemplos, é fácil ver como a palavra "um" pode significar várias coisas em uma, como é o caso da mobília, ou apenas uma, no caso do centavo.

A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo? A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, PELO CONTEXTO.

"Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um" também é uma unidade composta e é puro monoteísmo.

VC não crê que vc tem uma palavra e tem um espírito???
VC não crê que vc é o pai [origem] da tua palavra???
VC não crê que Vc, a tua palavra e o teu espírito são UM = ECHAD.???


Agora,como Deus nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos Deus de uma forma semelhante a nos, portanto:

Deus é isto:
Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.

E eu de uma forma semelhante sou isto:
AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.


Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:

Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM


Shalom!
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Seg Abr 21 2014, 15:57

azzi, quando os hebreus recitavam o Shema, assim como os seus desdentes recitam o Shema hoje em dia, o significado atribuído ao numeral 1 (Echad), não é a atribuição filosófica/mística que fazes.

Para eles, Deus é igual a 1 pessoa. Nada mais! Até mesmo nas visões dos profetas, Deus é observado como sendo 1 pessoa e não 3, que juntas, formam aquilo que os israelitas encaravam como Deus. Temos como exemplo, a visão de Daniel cap.7, onde o Antigo de Dias é descrito com atributos antropomórficos de um homem idoso, e onde nessa descrição nada faz qualquer paralelismo com aquilo que mencionas.

"Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele."
– Daniel 7:9-13



YHVH, na Bíblia sempre é retratado como sendo 1 pessoa. Não 2 ou 3. É com esta mentalidade que os israelitas se achegavam a Ele em oração e proclamavam o Shema. Este Deus, era em tudo diferente dos deuses politeístas das nações, onde alguns deles assumiam várias formas e composições, até mesmo bem próximas do que hoje é entendido e aceite no dogma da Trindade.

Era essa a mentalidade também dos primeiros cristãos judeus, para quem Deus era o Pai, a quem deviam adorar com "toda a sua alma, mente e força", assim como Jesus havia enfatizado. Era a este Deus, que havia enviado Seu Filho que teria de ser dada toda a glória e a quem toda a criação, no futuro, enalteceria como seu Criador.

Vejo que começas por reconhecer que a palavra echad é usado como uma coisa singular (1) e não apenas como uma composição de várias coisas. Penso que neste aspeto este tópico já serviu de ajuda.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por azzi Seg Abr 21 2014, 21:04

Shalom TJcurioso!

Se vc ler atentamente minha postagem vc não terá dificuldade de entender isto:

Assim como a minha palavra é a minha imagem, e expressão exata da minha pessoa, e o meu espírito é a manifestação do meu agir, e ambos (a minha palavra e o meu espírito) procedem de uma única origem que sou eu, e os três (eu, a minha palavra e o meu espírito) se fazem UM [echad] único ser humano que sou eu.

Da mesma forma, segundo a bíblia sagrada, alem de Jesus ser a imagem e expressão exata de Deus (Cl 115, Hb 1:3), é também a Palavra de Deus que é Deus (Jo 1:1, Ap 19:13) e o Espírito Santo de Deus, que é Deus (Jo 4:24, At 5:3 e 4; 2ºCo 3:17 e 18), é a manifestação do seu agir, e ambos (a Palavra de Deus e o  Espírito de Deus) procedem de uma única origem que é Deus (o Pai), e os três (o Pai, a Palavra e o Espírito) são UM (1) único Deus chamado no plural (superlativo) de Adonai Elohim YHWH-shua.

Só que tem um grande detalhe importantissimo, nós, que somos seres humanos limitados, não temos o poder de conceber para a nossa propria palavra e nem para o nosso proprio espirito de terem vidas neles mesmos.

Mas, ao contrario de Deus, e como absolutamente nada é impossível para Deus, então, assim como o Pai celestial tem vida eterna em si mesmo tornando-se desta forma uma pessoa, também, o Pai celestial concedeu para a propria Palavra dEle, que no caso é o Filho [Yeshua], ter vida eterna em si mesmo para que o filho [Yeshua] pudesse de fato da-la a nós lá na cruz (conf. João 5: 26, Jo 10:17), tornando-se assim a propria Palavra de Deus uma outra pessoa que constitui o proprio Deus.

Da mesma forma o Pai também concedeu ao Espirito dEle ter vida eterna em si mesmo, tornando-o uma outra pessoa, tanto é que, o Espírito Santo comporta-se com varias atitudes que são atributos exclusivos de ações normais de uma pessoa comum, por exemplo:

O Espirito Santo tem:

Inteligência (1ºCo 2:9 a 11).
Vontade própria (1ºCo 12:11).
Sensibilidade (Rm 14:17; Ef 4:30).
Ensina (Jo 14:26; Lc 12:12).
Testifica (Jo 15:26).
Guia (Jo 16:13; Rm 8:14).
Convence (Jo 16:7 a 9).
Contente (Gn 6:3).
Ordena e dirige (At 10:19; 11:12; 13:2).
Intercede (Rm 8:26).
Fala (Hb 3:7 a 10; At 10:19; 13:2; 21:11; Mt 10:20).
Clama (Gl 4:6).
Ama (Rm 15:30).
Toma decisões e administra (1ºCo 12:11).
Pode ser entristecido (Ef 4:30; Is 63:10; At 7:51).
Proibi, põe obstáculo (At 16: 6 e 7; Rm 8:9).
Através dele fomos comprados (At 20:28).
É mencionado entre outras pessoas (At 15:28).
É Salvador (Tt 3:5).
É Criador (Jó 33:4; Sl 33:6; Sl 104:30).
É Rei, pois empossa em alguem para reinar (1ºSm 15:1).
Sabe e atinge as profundezas de Deus (1ºCo 2:10 e 11).


Shalom!
azzi
azzi
Membros
Membros

Mensagens : 43
Likes : 0
Data de inscrição : 16/09/2013
Idade : 37
Localização : 7 lagoas mg

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por António Madaleno Seg Abr 21 2014, 21:17

azzi, eu entendo seus argumentos. Simplesmente não concordo com eles e já expliquei o porquê. Não tenho mais nada a acrescentar. Wink
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Shema Ysrael - ECHAD  X  YACHID Empty Re: Shema Ysrael - ECHAD X YACHID

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos