EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por Kristy123 Qui Out 23 2014, 16:12

Misha Anouk nasceu em 1981 em Gibraltar. Tem nacionalidade britânica e foi morar para a Alemanha com 3 anos, onde cresceu e viveu até 2010. Saiu da seita das TJ com 20 anos e diz ser agnóstico. Actualmente vive e trabalha como autor em Viena e escreve artigos sobre o controle de consciência, teorias de conspiração, desenvolvimentos e acontecimentos políticos e sociais e fenómenos Media-sociais.
Ele é o fundador de um blog que se chama: indub.io

http://indub.io/blog/category/glaube-religion/zeugen-jehovas/

O seu livro actual vai ser lançado amanhã, dia 24 de Outubro, que se chama:
“Goodbye, Jehova!” Como consegui deixar a seita mais conhecida do mundo.
Este livro retrata a história de vida da sua infância e adolescência como Testemunha de Jeová e faz uma análise profunda da Organização.
-----------------
Retirado do Site de: INDUB.IO e escrito por Misha Anouk

Achei este artigo interessante :

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Tomando em consideração os dados abaixo referidos, cria-se uma base para discussão:
1 Evidentemente, isso não se aplica a todas as pessoas religiosas
2 Evidentemente, também não é válido UNICAMENTE a pessoas religiosas,
mas aplica-se a todas as correntes ideológicas
3 Evidentemente, existem muitas críticas injustificadas e insultos, polémicas e ameaças.
Mas não é disso que se está a falar. Escusado será dizer, que estas são inaceitáveis.

O que vocês acham? :
Por que razão algumas pessoas se sentem pessoalmente atacada, por críticas legítimas da sua religião, ao invés de lidar objectivamente com ela?

Hipótese 1:
Se você se sente atacado por criticarem a sua fé, a meu ver, pode estar implícito com sérias dúvidas que tenha. Em seguida, a sua fé não pode ser particularmente forte, porque a fé raramente está dependente de fatos. Assim também a fé deveria ser imune a críticas. Ainda assim, se ficar ofendido, então, poderá ser um indicador de teimosia ou desafio ou talvez mesmo frustração, porque através da circunstância de ser alvo de crítica, poderá vir a ter dúvidas, agitação e não ter uma defesa factual.

Hipótese 2:
Se você se sente atacado por criticarem a sua fé, pode estar implícito com uma falta de confiança em Deus, ou mesmo dúvida da Sua existência. De acordo com o entendimento religioso, Deus é suposto ser a entidade mais poderosa no universo conhecido. A Bíblia está repleta de exemplos, onde Deus activamente se vira contra os ateus e agitadores. Se dermos credibilidade à bíblia, percebemos que o próprio Deus se sabe defender. Por conseguinte, Deus não depende de pessoas, que defendam sua honra. Especialmente porque em Romanos 12:19 é referido, que o privilégio de vingança é expressamente reivindicada por Deus. Se as pessoas religiosas se sentem atacadas por receberem críticas legítimas sobre a sua religião, por exemplo, pela afirmação de que Deus não existe, então fico com a ideia de que eles próprios duvidam do seu Deus e da sua capacidade de se defender a Ele próprio.

Encontro um fundamento para estas hipóteses, baseando-me na minha própria história.

Eu próprio era um crente e eu cresci num ambiente estritamente religioso. Muitas das vezes
ficava ofendido, se alguém criticava a minha religião. Em retrospectiva, foi provavelmente porque a minha religião fazia parte da minha própria personalidade. Como um fluir de uma parte para outra.
Por conseguinte, a minha fé fazia tanto parte de mim, ao ponto de eu considerar uma crítica à minha religião ao mesmo tempo, uma crítica a mim próprio. A crença é parte do "eu".
A crítica de uma crença, é por conseguinte percebida como uma crítica à própria pessoa.

Mas eu só posso falar por mim.
Por que vocês acham que algumas pessoas religiosas ficam ofendidas tão rapidamente, quando criticam a sua religião?
(Micha Anouk)

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por Altar Qui Out 23 2014, 21:20

é uma pergunta interessante

mas acho que vocês sabem melhor a resposta do que eu

pertencer a um sistema é o mesmo que identificar-se com ele, fazer parte dele

sempre que esse sistema é atacado, é como se atacassem a nossa casa

e se a casa ruir, imagino o choque tremendo

comparo esse choque com aquele que há dias me preocupou com o "Sonho de uma criança", no off-topic, sobre o futebol, sobre o meu próprio filho

como é que le vai reagir se o sonho dele cair aos pés e não for profissional de futebol ???? é que as probabilidades estão todas contra ele...

cair desamparado é o pior que pode acontecer, deve ser horrível

e cada qual reage de maneira diferente, eu como outsider noto isso

uns nota-se que já abandonaram há muito, o tempo cura tudo, outros mais recentemente
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por River raid Sex Out 24 2014, 16:43

Acho que o sentimento que algumas religiões provocam nas pessoas é similar ao nacionalismo ou ao fanatismo desportivo, por exemplo, no futebol.

No outro dia passei perto do Dragão, era dia de jogo (SCP) e as imediações pareciam uma zona de guerra.

O Mal existe mesmo, é latente. Manifesta-se conforme as condições e ambiente, trazendo à tona o pior de cada um de nós. Aliás, na minha opinião, esse é um dos principais pecados da Torre porque através da desassociação ela prejudica todos os envolvidos:

- a congregação fica mais "fria";

- o desassociado sente-se excluído e traído por aqueles que pensou serem seus amigos;

- o "pecado" não fica "resolvido" porque ninguém está lá para ajudar;


avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por gregdagangue Sáb Dez 13 2014, 20:48

Muito pertinente a colocação: "Deus sabe se defender"... E a bíblia está repleta de expressões que claramente indicam que de maneira alguma Deus fosse inapetente para lidar com críticos ou ofensores. Mas, os as 'lobotomizadas' tjotas ainda insistem em tomar as "dores de Deus" em seus ridículos "arroubos" de puritanismo e histeria diante de quem pensa diferente delas ou que não submete-se servilmente ao seu inescrupuloso 'escravo fiel'. Briga
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por gregdagangue Sáb Dez 13 2014, 20:55

O comportamento passional religioso das tjotas evidencia-se quando costumam fazer perguntas como esta: 'Como você acha que jeová se sente, por causa...disso, ou aquilo?'.Ou quando querem 'chantagear' os jovens...'Pense no quanto MAGOARIA a jeová manter contatos amigáveis com aqueles a quem ele reprova?'...Olha só o MANIQUEISMO na parada aí...Só mesmo uma seita tendenciosa e falaciosa como as tjotas. Twisted Evil Twisted Evil
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por Samuel de Medeiros Sáb Dez 13 2014, 21:51

gregdagangue escreveu:Muito pertinente a colocação: "Deus sabe se defender"... E a bíblia está repleta de expressões que claramente indicam que de maneira alguma Deus fosse inapetente para lidar com críticos ou ofensores. Mas, os as 'lobotomizadas' tjotas ainda insistem em tomar as "dores de Deus" em seus ridículos "arroubos" de puritanismo e histeria diante de quem pensa diferente delas ou que não submete-se servilmente ao seu inescrupuloso 'escravo fiel'. Briga



"D.us sabe se defender mas eu mesmo nunca entendí coisas como essas escritas na Escritura:

"Dai ao Eterno, ó filhos dos poderosos, dai ao Eterno glória e força.-  Salmos 29 Como dar força a D.us?  Varias vezes no texto hebraico é dito para dar Força a D'us...  lol!  mas os Tradutores não Traduzem como diz o texto hebraico literalmente. O Salmos 68.34 Diz Dai força D.us sobre Israel seu orgulho ...As Traduções Traduzem algo como "Atribuam fortaleza a D.us ...


Acho que pessoas religiosas se tornam agressivas quando sua religião é questionada porque elas temem perder suas verdades e o sentido que deram a vida através delas ...
Samuel de Medeiros
Samuel de Medeiros
Membros
Membros

Mensagens : 33
Likes : 3
Data de inscrição : 20/05/2014
Idade : 45
Localização : João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Por que algumas...

Mensagem por gregdagangue Dom Dez 14 2014, 01:49

Samuel de Medeiros escreveu:
gregdagangue escreveu:Muito pertinente a colocação: "Deus sabe se defender"... E a bíblia está repleta de expressões que claramente indicam que de maneira alguma Deus fosse inapetente para lidar com críticos ou ofensores. Mas, os as 'lobotomizadas' tjotas ainda insistem em tomar as "dores de Deus" em seus ridículos "arroubos" de puritanismo e histeria diante de quem pensa diferente delas ou que não submete-se servilmente ao seu inescrupuloso 'escravo fiel'. Briga



"Deus sabe se defender mas eu mesmo nunca entendí coisas como essas escritas na Escritura:

"Dai ao Eterno, ó filhos dos poderosos, dai ao Eterno glória e força.-  Salmos 29 Como dar força a Deus?  Varias vezes no texto hebraico é dito para dar Força a Deus...  lol!  mas os Tradutores não Traduzem como diz o texto hebraico literalmente. O Salmos 68.34 Diz Dai força Deus sobre Israel seu orgulho ...As Traduções Traduzem algo como "Atribuam fortaleza a Deus ...


Acho que pessoas religiosas se tornam agressivas quando sua religião é questionada porque elas temem perder suas verdades e o sentido que deram a vida através delas ...
Amigo, talvez o termo "dai força a Deus" seja no sentido de ATRIBUIR a Deus a força, como ela residindo somente nele no sentido mais pleno. NÃO que os "filhos dos poderosos", talvez anjos, sei lá..., se juntem para tornar Deus mais forte. Desculpa aí, eu estou só explicando na maneira limitada que eu conheço um pouco do assunto. Um abraço. tass bem
















gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal? Empty Re: Porque algumas pessoas levam a crítica da sua religião de forma tão pessoal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos