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Mensagem por Regis Medina Qui Fev 23 2012, 14:27

Gostaria de reproduzir aqui uma pesquisa de meu amigo ERREVE sobre uma incursão mau sucedida da Sociedade Torre de Vigia em desenvolver um calendário próprio para as Testemunhas de Jeová.
Por ter sido uma das coisas mais mirabolantes e engraçadas que vi no mundo TJ creio que merece ser conhecido por outros esse trabalho de pesquisa que ele publicou noCéticos ex Testemunhas de Jeová


Mais uma da dupla dinâmica Rutherford e Clayton J. Woodworth. Vamos às citações:
O Calendário de Jeová Deus
1935 assistiu a uma breve tentativa das Testemunhas de Jeová para adotar um novo calendário livre de toda conexão com nomes derivados do paganismo.

O Anuário de 1935 publicou uma tabela, sem muita explicação mostrando "O Ano do Resgate de Jeová de 1903". O Anuário dizia: "Uma série de artigos explicativos aparecerão em The Golden Age. Aguardem por eles".

Então, A Sentinela de 1 de março de 1935, pg. 80 (em inglês) referia-se a essa vindoura série de artigos da The Golden Age e dizia: "ora, desde o retorno do Senhor Jesus Cristo e sua entronização e do ajuntamento de seus fiéis seguidores, parece ser o tempo apropriado para um entendimento mais claro dos propósitos de Deus conforme expressos em sua Palavra, e isto inclui a maneira de medir o tempo. Parece apropriado e oportuno que devamos tentar determinar definitivamente e publicar a maneira correta de medir o tempo.

Os números da The Golden Age de 13 e 27 de março e de 10 de abril daquele ano continham uma série de artigos intitulados "A Segunda Mão na Maneira de Deus Medir o Tempo" que era complementado por "Uma Explicação Referente a uma Mudança Completa do Calendário, com Sugestões de Como o Calendário de Jeová Deus Pode Ser Usado Fácil e Naturalmente Sem Qualquer Confusão". os artigos foram escritos por Clayton J. Woodworth, editor da revista The Golden Age.

Tal mudança dramática do calendário nunca "levantou voo" entre as Testemunhas de Jeová. O aparente apoio de Rutherford ao "Calendário de Jeová Deus" diminuiu, e em 1 de maio de 1935, A Sentinela (página 142, em inglês) achou apropriado "dar uma nota de alerta" de que havia o "perigo de dar importância a isto e excluir assuntos de maior peso". Esta última declaração não se referia ao Calendário como sendo de Jeová Deus, mas dizia: "As declarações da The Golden Age não são dogmáticas, mas são dignas da devida e séria consideração".

Até onde é do meu conhecimento não há qualquer outra menção disto na literatura da Watchtower. Para os que se interessarem, os artigos envolvidos foram colecionados num único pdf:

http://www.catholic-forum.com/members/popestleo/Jehovah's%20Calendar.pdf

A primeira parte da série foi compartilhada aqui no fórum por Charles Chasson. Peço desculpas por alguns problemas com alguns dos "scans" da segunda e terceira partes da série. As velhas Golden Age não estavam em boa forma. Foram impressa em papel muito barato e digitalizá-las não foi fácil. O texto, entretanto, deve estar legível.


CABASILAS. "The Calendar of Jehovah God". Disponível em: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/beliefs/124676/1/The-Calendar-of-Jehovah-God Acesso em: 18/12/10

O arquivo .pdf com o Calendário proposto e a digitalização das revistas onde o calendário foi discutido contém apenas a matéria publicada nas revistas referentes ao Calendário. A digitalização das 3 revistas The Golden Age completas podem ser obtidas, por quem desejar, no seguinte endereço:

http://www.catholic-forum.com/members/popestleo/g35MAR13-APR10.pdf

Como este é um assunto que eu também nunca soube de nenhum comentário a respeito pela STV, dou graças aos deuses que o tal calendário não tenha sido adotado. O comentário a seguir é pertinente:

Woodworth, editor da The Golden Age, foi o principal arquiteto do calendário proposto, mas Rutherford, inicialmente, também participou. Não há dúvida de que Rutherford autorizou sua inclusão no Anuário[/i de 1935 e também autorizou anúncio para a série de artigos da [i]The Golden Age em A Sentinela de 01 de março (em inglês). M. J. Penton provavelmente está correto quando diz que Rutherford teve "o bom senso" de não impor às Testemunhas este calendário. Talvez ele tenha finalmente compreendido que este calendário iria fazê-los parecer muito esquisitos. Talvez ele e Woodworth tenham se desentendido. Mas, se Rutherford não tivesse mudado de ideia, este calendário poderia estar em vigor até hoje entre as TJs.

CABASILAS. "The Calendar of Jehovah God". Disponível em: http://www.jehovahs-witness.net/watchtower/beliefs/124676/1/The-Calendar-of-Jehovah-God Acesso em: 18/12/10.

Seguem as imagens do calendário. A primeira, foi extraída do pdf citado e a segunda é uma tradução que eu fiz para melhor compreensão de quem vier aqui consultar esta matéria.

Calendário das Testemunhas de Jeová Calendario_en
O Calendário de Jeová Deus

Calendário das Testemunhas de Jeová Calendario_pt
O Calendário de Jeová Deus (tradução)


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Mensagem por Regis Medina Qui Fev 23 2012, 14:34

Por exemplo:

Se o calendário TJ tivesse ido em frente, hoje seria 23 do mês de Vida (2° mês do anoa) no dia de semana da Vida (quinto dia da semana)


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Mensagem por Convidado Qui Fev 23 2012, 17:23

Muito interessante o tema deste tópico.
Nunca me tinha detido neste particular, talvez porque me tenha passado um pouco ao lado, embora tivesse em tempos idos tomado contacto com esta iniciativa.
Não existe dúvida que no espírito dos adeptos rutherfordistas, aquilo que imaginaram para as TJ e para a Watchtower como instituição era algo completamente diferente daquilo que Russell desejava. Os rurherfordistas queriam formar uma escola de pensamento diferente e em certa medida tiveram êxito.

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