EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Convidado Ter Fev 28 2012, 00:05

Não raro ouvimos da parte das Testemunhas de Jeová expressões do tipo:
Faz X anos que estou na "verdade"
ou a pergunta recorrente:
Há quantos anos está a(o) irmã(o) na "verdade"?

Este é um artifício de linguagem para não dizerem abertamente que estão "na organização".

O CG sempre muito pronto a condenar tudo o que se assemelhe ou cheire a "idolatria" ou algo parecido, nunca se pronunciou quanto a esta imprecisão de linguagem, até porque lhe convém que a Organização se confunda com a VERDADE...

Assim, podemos considerar um vitupério este silêncio atroz e ao mesmo tempo ensurdecedor sobre a dicotomia organização/verdade porque:

Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 28 2012, 00:15

Muitas das diretrizes da Torre de Vigia se assemelham ao livro 1984 de George Orwel. Associar a palavra "verdade" a "Torre" é nada mais que:

O objetivo da implantação do novo idioma é reduzir o vocabulário ao extremo para diminuir a capacidade de pensamento, tornando as pessoas vulneráveis ao Partido. A eliminação de sinônimos, fusão de palavras tornava a relativização impossível. As novas palavras que foram criadas tinham a intenção de tornar várias obsoletas.
A cada edição do dicionário de novilíngua menos vocabulários estavam presentes. Assim o duplipensamento fica mais fácil de ser absorvido.
Duplipensar é um termo da novilíngua (newspeak). Uma redução do idioma inglês usado oficialmente e baseado em unir e destruir palavras para que o pensamento fosse cada vez mais igual. A cada edição o dicionário de novilíngua diminuia, e, a resistência ao Partido na mesma proporção.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Paulo Neto Ter Fev 28 2012, 17:41

De facto as TJ se acham donos da verdade.

Todos infelizmente conhecemos a forma que as TJ têm de olhar de dentro para fora.

Acham-se superiores a tudo e a todos. Mas eu não os condeno, pois eles não conseguem se dar conta que estão servindo a uma organização e inocentemente dizem este tipo de frases que têm um teor muito podre.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Regis Medina Ter Fev 28 2012, 17:57

Eu também vejo que isso se da por uma forma agressiva de doutrinação.
Mas testemunhas de Jeová não estão sozinhas em serem donas da mais pura verdade.
Adventistas, Mórmons, Cientologia, diversas correntes cristãs afirmam isso, assim também como o Islã e suas diversas seitas, o Judaísmo, principalmente o hassidim e tantos outros portadores da unica verdade verdadeira que é simplesmente chamada por todos eles de: Estar na verdade. Já trabalhei com muitos evangélicos que usam esse termo da mesma forma que as TJs, é irônico.

Parece-me que a verdade teológica é realmente verdadeira na cabeça de cada um.


Ps: Eu já tinha ouvido esse termo de outros grupos antes de ser TJ. Desconfio que as TJs assimilaram esse "esta na verdade" de outras religiões.
Regis Medina
Regis Medina
Membros
Membros

Mensagens : 320
Likes : 6
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 53
Localização : Araçoiaba da Serra S.P. Brasil

http://exjeovaceticos.foro.bz/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 28 2012, 19:46

A doutrinação e apropriação de uma verdade vai além das questões religiosas. Basta vermos brigas entre torcidas de futebol (cada uma defendendo seu time), partidos políticos colocando-se como a "solução" para o desenvolvimento, ou seja, o ato de "demonizar" o outro é algo que está presente em várias esferas da nossa sociedade!
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Paulo Neto Ter Fev 28 2012, 19:52

Regis Medina escreveu:

Ps: Eu já tinha ouvido esse termo de outros grupos antes de ser TJ. Desconfio que as TJs assimilaram esse "esta na verdade" de outras religiões.

Eu acredito perfeitamente que tenha sido isso que tenha acontecido.

Afinal as TJ não são originais como fazem querer parecer...!!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 28 2012, 19:54

Desde que o mundo é mundo já dizia um personagem brasileiro (Chacrinha):
Nada se cria...tudo se copia! Very Happy
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por liberto Ter Fev 28 2012, 19:56

lol e pior é quando dizem: X nao nasceu na verdade?? Que frase estranha!! Sim a palavra "verdade" serve para suavizar e enganar a mente de às tjs de que realmente servem a uma organizaçao humana e que estao nela!!
Acham se os justos o resto é escumalha, por incrivel que pareça, continuo a conviver com alguns tjs mesmo de modo limitado, e nao vejo qualquer diferença entre mim, os meus colegas e elas!! Diferença só na altura das festividades, porque de comportamento nem dá para ver essa diferençae quantos pecados eu sei que outros colegas meus me contam!!Ui, hipocrisia no salao do reino e quando tao juntos, gabam se de ter a verdade, mas todos la dentro sabem que nao agem segundo o que dizem!!
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 28 2012, 20:04

liberto escreveu:lol e pior é quando dizem: X nao nasceu na verdade?? Que frase estranha!! Sim a palavra "verdade" serve para suavizar e enganar a mente de às tjs de que realmente servem a uma organizaçao humana e que estao nela!!
Acham se os justos o resto é escumalha, por incrivel que pareça, continuo a conviver com alguns tjs mesmo de modo limitado, e nao vejo qualquer diferença entre mim, os meus colegas e elas!! Diferença só na altura das festividades, porque de comportamento nem dá para ver essa diferençae quantos pecados eu sei que outros colegas meus me contam!!Ui, hipocrisia no salao do reino e quando tao juntos, gabam se de ter a verdade, mas todos la dentro sabem que nao agem segundo o que dizem!!
Essas frases e esse comportamento liberto parece servir para diminuir a "frustração" de o Armagedom não vir. Quando nos sentimos especiais e os escolhidos tendemos a não achar nossa vida de escravos da Torre tão ruim. Me lembro do meu instrutor dizendo que quando chegava uma autoridade política no Brasil representando o presidente de um determinado país, todos respeitavam e o representante tinha muito poder. Aí ele complementou: imagina nós que representamos o próprio Jeová na Terra! Shocked
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Paulo Neto Ter Fev 28 2012, 20:08

pascoalnaib escreveu:

Me lembro do meu instrutor dizendo que quando chegava uma autoridade política no Brasil representando o presidente de um determinado país, todos respeitavam e o representante tinha muito poder. Aí ele complementou: imagina nós que representamos o próprio Jeová na Terra! Shocked

Nossa tanto egocentrismo seu instrutor possuia... Aliás eu acho que são todos assim... eu foi assim... Vómito
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Ter Fev 28 2012, 20:14

Essa arrogância para mim tinha e tem uma finalidade. Se formos analisar com calma uma TJ que realmente segue todos as regras da Torre de Vigia (tipo não cursar faculdade ou não ter emprego que atrapalhe a reunião), a mesma não vai ser uma pessoa de muitas posses, ou seja, não vai ter uma vida tão confortável financeiramente. Muitos tem empregos de meio expediente ou não são realizados nas coisas ditas do mundo e aí só restam os "privilégios" nas congregações, que passam a ser os alvos e objetivos da vida daquela pessoa. Já que no "mundo" ganho um salário de passar fome, aqui na congregação posso ser um ancião que manda em todo mundo. Existe uma necessidade de compensar.
ellipsis escreveu:
pascoalnaib escreveu:

Me lembro do meu instrutor dizendo que quando chegava uma autoridade política no Brasil representando o presidente de um determinado país, todos respeitavam e o representante tinha muito poder. Aí ele complementou: imagina nós que representamos o próprio Jeová na Terra! Shocked

Nossa tanto egocentrismo seu instrutor possuia... Aliás eu acho que são todos assim... eu foi assim... Vómito
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Paulo Neto Ter Fev 28 2012, 21:14

pascoalnaib escreveu: Já que no "mundo" ganho um salário de passar fome, aqui na congregação posso ser um ancião que manda em todo mundo. Existe uma necessidade de compensar.

Muitos ao sentirem a sensação de poder, mudam a olhos vistos. E estes muitas das vezes nem em casa mandam, mas mas a sensação de poder enche-lhes o ego....
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por pascoalnaib Qua Fev 29 2012, 23:37

ellipsis cita:
Muitos ao sentirem a sensação de poder, mudam a olhos vistos. E estes muitas das vezes nem em casa mandam, mas mas a sensação de poder enche-lhes o ego....
E o pior é que um ancião é um cargo que deveria ser de aconselhamento e de apoio espiritual, mas é transformado pela Torre de Vigia num cargo de "favores".
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estar na "Verdade" ou Estar na Organização? Empty Re: Estar na "Verdade" ou Estar na Organização?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos