EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esclarecimentos sobre o Paganismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por hocosi Sáb Ago 10 2013, 14:04

Os Adeptus do Paganismo, Neo-Paganismo, Bruxaria, Wicca, etc:

• Não acreditam nem adoram o que os Cristãos conhecem como Satã ou Demônio; O Paganismo surgiu a muito tempo e os seus praticantes tentam reviver as crenças de um período que remonta aos primórdios da humanidade, um período muito anterior ao Cristianismo. O diabo foi uma criação do Cristianismo e não tem absolutamente nada a ver com as crenças pagãs.

• A Wicca ou outra forma de paganismo, não é, não será e nem nunca foi um culto e/ou uma seita, culto, é o nome de uma celebração onde fiéis seguem cegamente um líder, no paganismo não há a presença de líderes, portanto não confundam.

• Não sacrificam animais ou seres humanos em seus ritos; os animais, assim como todo ser vivo é respeitado e adorado pelos pagãos portanto não se faz nada de mal com eles, o respeito é uma das metas do paganismo.

• Não acreditam num ponto de vista dualístico de opostos absolutos, como por exemplo: de "bem contra o mal". Pagãos acreditam que todas as coisas existem em seu próprio lugar, e que nós devemos nos empenhar em dinamizar o balanço e a harmonia.

Não odeiam ou desprezam os Cristãos, a Bíblia, Jesus Cristo, os Islâmicos, o Alcorão, Maomé ou qualquer outra expressão religiosa. Ao contrário, advogam o direito à plena liberdade de expressão religiosa para todas as pessoas, independente de credo ou denominação; Simplesmente acreditam em outras deidades.

• Não são sexualmente anticonvencionais (embora o respeito à diversidade, inclusive a sexual, seja um valor importante para eles);

• Não encorajam o abuso de drogas e orgias sexuais durante seus ritos privados ou públicos; Não há exigências ou qualquer proibição dentro da filosofia pagã. Aqueles que seguem uma dieta vegetariana, ou quem se abstém de álcool, cigarro, etc...fazem isso por escolha própria, não pela fé que segue. Mas nos ritos não são muito bem vindos.

Além disso vale lembrar que:

• Os pagãos não submetem outras pessoas à suas crenças e idéias. Portanto nunca um pagão ou Bruxo baterá em sua porta para vender livros e divulgarem "a palavra".

• Todos os praticantes de Wicca são neo-pagãos, mas nem todos os neo-pagãos são praticantes de Wicca.
 
• Todos os praticantes de Wicca são bruxos, mas nem todos os bruxos são praticantes de Wicca.

• Não tem como ser Pagão e continuar seguindo os ensinamentos e caminhos de outra religião fora das vertentes pagãs, pois são ensinamentos e crenças totalmente opostos!

O Paganismo é um legítimo, coerente e responsável caminho espiritual e está envolvido com a sacralização de todas as coisas, ao respeito a toda forma de vida e ao amor e honra a família e amigos.

http://www.adeptus.xpg.com.br/equivocoscomuns.html

Acho que me vou converter ao paganismo.Morrer a rir affraid


Última edição por TJ Curioso em Sáb Ago 10 2013, 15:55, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : correcção ortográfica/Criação de parágrafos)
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por hocosi Sáb Ago 10 2013, 14:17

Na perspectiva cristã, o termo foi historicamente usado para englobar todas as religiões não-abraâmicas.2 3 O termo "pagão" é uma adaptação cristã do "gentio" do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental,4 comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como kafir (كافر) e mushrik no Islã. O historiador Peter Brown observa:

A adoção da palavra latina paganus pelos cristãos como um termo pejorativo abrangente para politeístas, representa uma vitória imprevista e, singularmente, de longa duração de um grupo religioso, com o uso de uma gíria do latim originalmente desprovida de significado religioso. A evolução ocorreu apenas no Ocidente latino e em conexão com a igreja latina. Em outra parte, "heleno" ou "gentios" (ethnikos) manteve-se a palavra "pagão"; e paganos continuou como um termo puramente secular, com toques de inferioridade.5

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paganismo

Existe uma Federação Internacional do Paganismo com representação em Portugal.

VER AQUI
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por hocosi Qua Abr 13 2016, 20:28

Mitologia portuguesa

A mitologia portuguesa é herdeira de um caldeirão de povos e culturas, com mitologias bastante diversas entre si, que deixaram um fértil legado imaginário.

Alguns dos deuses que nossos antepassados adoravam.


Atégina - Deusa Tripla: da Natureza, da Cura e Infernal. Identificada pelos romanos por Prosepina, daí ser considerada mais tarde, de Deusa Infernal, que desaparece no Submundo para depois renascer. Deusa de Turóbriga (Betúria Céltica), sede do seu culto, provém do céltico Ate- (irlandês antigo Aith) e gena, que significa Renascida , sendo uma Deusa da fertilidade e dos frutos da terra, que renascem todos os anos, portanto ligada à Terra e ao Renascimento. Era-lhe também prestado um culto devotio, que consistia em invocar, através de certas fórmulas, divindades para prejudicar alguém (da simples praga até à morte). Era, contudo, também Deusa Curadora, como comprovam muitas inscrições. Tal como Endovélico, poderá ter sido a divindade principal de uma Trindade, a sul do Tejo, juntamente com um Arenito (Deus da Força) e de Quangeio(?) (Deus da Fertilidade).

Ares Lusitani – Deus adorado a Norte do Tejo. Os Lusitanos, segundo Tito Lívio e Estrabão, sacrificavam um bode e cavalos de guerra. É possível que exista uma estreita analogia entre a iniciação cavaleiresca e a simbólica do cavalo como veículo da demanda espiritual. Neste sentido, o cavalo era o símbolo do guerreiro, daquele que se eleva ao céu pelo seu triunfo ou pelo seu sacrifício.

Bandonga – Deusa conhecida por uma inscrição que contém uma interessante referência a um indivíduo de nome Celtius, podendo aqui referir não tanto um nome próprio mas mais um nome de proveniência étnica, isto é, “dos Celtas”. O nome da Deusa parece comprovar esta teoria, pois Band significa em celta “ordenar” ou “proibir”, mas também um prefixo feminino (ainda hoje usado na Irlanda, com por exemplo em Banshee).

Bormanico – Deus ou Génio tutelar das águas termais; equivalente a Esculápio. O seu nome significa “faço ferver”, isto é, a água que brota nas caldas. Esta entidade pode ter um carácter iniciatório. Com efeito, «na água tudo se “dissolve”, toda a “forma” se desintegra, a toda a “história” é abolida (…) A imersão equivale, no plano humano, à morte e no plano cósmico, à catástrofe (dilúvio) que dissolve periodicamente o mundo no oceano primordial (…) As águas possuem a virtude da purificação, de regeneração e de renascimento, porque mergulhado nela “morre” e, erguendo-se das águas, é semelhante a uma criança sem pecados e sem “história”, capaz de receber uma nova revelação (Eduardo Amarante, 1991).

Cariocecus – Deus Lusitano da Guerra, equivalente a Marte (Ares). Segundo Estrabão, “ofereciam um Bode e os prisioneiros e cavalos (de guerra?)”. Como é sabido, os Lusitanos: “Tinham presságios da inspecção das vísceras dos prisioneiros de guerra, para o que os cobrem com saios…; cortando a mão direita dos cativos, consagram-nas aos Deuses”.

Durbedicus – Nome decomposto em Durb (irl. ant. drucht, “orvalho”) + ed + icus, estes últimos sufixos comuns entre os celtas. Seria assim, “o Deus que goteja”, ou seja, um Deus ligado à àgua, de uma fonte ou do rio Avus, que passa perto de Ronfe, onde a inscrição foi encontrada.

Endovélico - O mais conhecido dos Deuses Antigos da Lusitânia, semelhante ao Deus celta Sucellus (lê-se Suke-los) de cujo o culto existem vestígios. O seu templo no outeiro de S. Miguel da Mota, perto de Terena no Concelho do Alandroal, no Alentejo, foi estudado abundantemente. Investigações recentes mostram que Endovellico está presente numa área geográfica maior do que se julgava e revelaram inclusive novos locais de culto de origem nitidamente indo-europeia, pelo que a atribuição de Endovellicus aos celtas é por muitos aceite. Leite de Vasconcelos explicou que o nome céltico Andevellicus, compara-o com nomes galeses e bretões, dando-lhe o significado “o Deus Muito Bom” curiosamente o mesmo espíteto do deus irlandês Dagda. Atribui-se-lhe a característica de Deus tópico do outeiro onde seu culto se realizava e também de um Deus da Terra e da Natureza. De origens antigas, foi no período celta que melhor se definiu (e daí o seu nome céltico), tendo os romanos prestado homenagem e culto, como se comprova pelos numerosos ex-votos por eles deixados. Endovélico poderá ter sido o Deus principal de uma Trindade juntamente comAtégina e um Runesocesius. As provas arqueológicas remetem-nos para uma divindade do mundo subterrâneo dotada para a profecia e protectora da vida após a morte. Arcanjo Miguel assume, posteriormente, o papel de Endovélico, como patrono de Portugal (Lusitânia).

Mars Cariociecus – Divindade local, cujo culto se fazia na região da Galiza (Tuy). Leite de Vasconcelos esgrime entre a hipótese do elemento cario provir do celta corio que significa corpo de tropas.

Navia - ou Nabia, Deusa tal como Tongoenabiagus, é uma divindade da Água, associada a rios, pois existem vários com esse nome em alguns lugares em que apareceram as inscrições onde também passam rios. Significa “água corrente”

Nantosvelta (Gaulesa) – Deusa da Natureza; esposa de Sucellus.

Runesocesius – Deus da região eborense referido como Runesus Cesius, sendo a segunda partícula um epíteto. Atribuem-lhe origem céltica e significa “O Misterioso” do irlandês antigo Run-, “mistério”, e/ou de “armado de dardo”, que seria o seu epíteto segundo um mote celta. Ora, “O misterioso” pode ser considerado “O Deus”, sendo assim Runesocesius “O Deus dos Dardos” ou “O Misterioso armado do Dardo”. O seu carácter guerreiro é indiscutível.

Sucellus (Gaulês) – Deus da Agricultura, das Forestas e das bebidas alcoólicas (é muitas vezes representado a carregar um barril de cerveja, (suspenso numa estaca), e um martelo de Deus. A sua consorte é Nantosvelta.

Tongoenabiagus – Deus da(s) fonte(s) dos juramentos, (o seu nome significa Deus da fonte que se jura). Existe na cidade de Braga uma fonte dedicada a este Deus, pelas promessas feitas junto da mesma. Compreende-se, portanto, que se fizeram juramentos por Ele, junto da fonte(s) da sua Invocação. E quem jurava, diria pouco mais ou menos o que num texto antigo da Irlanda acerca do festim de Bricriu (Fled Bricrend) se diz: “tong a toing mo thuath” (juro o que jura o meu povo). Compreende-se assim, que se fizessem juramentos por Tongenabiago, junto da fonte da sua invocação.

Trebaruna – Divindade inicialmente doméstica, passando depois para a sua função mais conhecida de Deusa Guerreira, da batalha e da morte em batalha. Muitas inscrições referem-se a esta característica da nossa deusa. O nome, explica-o d´Arbois de Jubainville, eminente celtista do princípio do século, porTrebo + runa, isto é, “Segredo da casa”.

Turiacus – Divindade dos Gróvios (povo de Entre-o-Douro-e-Minho), decompõe o nome em Turius +
acus, e compara-o com uma inscrição irlandesa (Tor í rí no tighearna). É um Deus Poderoso, relativo ao poder, pois tor, significa, Rei ou Senhor.

http://portugalpagao.open-board.com/t161-deuses-lusitanicos
https://sites.google.com/site/osgrandesmisterios/mi/mitologia-galaica-e-lusitana
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por HALDYS Qua Abr 13 2016, 21:26

ou Nabia, Deusa tal como Tongoenabiagus, é uma divindade da Água, associada a rios, pois existem vários com esse nome em alguns lugares em que apareceram as inscrições onde também passam rios. Significa “água corrente”
sinto me uma deusa
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por hocosi Qua Abr 13 2016, 22:31

nubia escreveu:ou Nabia, Deusa tal como Tongoenabiagus, é uma divindade da Água, associada a rios, pois existem vários com esse nome em alguns lugares em que apareceram as inscrições onde também passam rios. Significa “água corrente”
sinto me uma deusa

Nabia era a deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana. O rio Navia, na Galiza, o rio Neiva, perto de Braga (antiga capital da Galécia) e o rio Nabão que passa por Tomar, no centro de Portugal, foram baptizados em sua homenagem. Nabia era especialmente adorada entre os Brácaros, tal como é comprovado pelas inscrições epigráficas em língua céltica da Fonte do Ídolo em Braga (Bracara Augusta) e latina de Marecos (Penafiel).

http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/2012/09/nabia.html
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por JaFuiTJ Qui Abr 14 2016, 16:06

Muito interessante, boa pesquisa Sr. hocosi, parabéns!

aplausos
JaFuiTJ
JaFuiTJ
Membros
Membros

Mensagens : 252
Likes : 73
Data de inscrição : 19/02/2016
Idade : 52
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por EdenOne Qui Abr 14 2016, 18:34

hocosi escreveu:Nabia era a deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana.

E depois temos "NABO", o deus lusitano invocado pelos desajeitados, ás vezes referido no sentido majestático na literatura coloquial como "ganda Nabo!".

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

EdenOne
EdenOne
EdenOne
Moderador
Moderador

Mensagens : 598
Likes : 133
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 52
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por hocosi Qui Abr 14 2016, 20:54

EdenOne escreveu:
hocosi escreveu:Nabia era a deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana.

E depois temos "NABO", o deus lusitano invocado pelos desajeitados, ás vezes referido no sentido majestático na literatura coloquial como "ganda Nabo!".

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

EdenOne

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por JaFuiTJ Qui Abr 14 2016, 21:29

Que grande hortaliça!! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
JaFuiTJ
JaFuiTJ
Membros
Membros

Mensagens : 252
Likes : 73
Data de inscrição : 19/02/2016
Idade : 52
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimentos sobre o Paganismo  Empty Re: Esclarecimentos sobre o Paganismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos