EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mensagem de uma TJ no facebook

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 07 2012, 01:27

Nas vésperas do Memorial, deixei um comentário no grupo Testemunhas de Jeová sobre a forma errada como as TJ encaram esta ocasião, bem como a necessidade e o simbolismo de comer do pão e beber do vinho como símbolo de fé no resgate de Jesus.

Ontem, surgiu uma mensagem pessoal no meu facebook de uma TJ, pioneira, que amavelmente me escreveu o seguinte:

Esse é pra vc tj curioso ...é interessante notar como vc não acredita no que fazemos sendo que o seu proprio nome no face é TJ CURIOSO!!! Sabe nós como Testemunhas de Jeová respeitamos todas as religiões e não a difamamos publicamente por que seguimos a bíblia não a homens e de acordo com joão 13:34,35 somos amor..Referente a comemoração quero te elogiar pelo conhecimento de saber realmente o significado da comemmoração..parabéns, mas referente a sua dúvida não fique só em determinado texto biblico nós testemunhas de jeová seguimos 2 Timóteo 3:16 Cremos que TODA A ESCRITURA é inspirada por Deus que é Jeová então nesse mesmo assunto que explicou sobre o por que todos não participam não ganharam a vida vou te explicar...Esse pacto como disse de João 22:29 que jesus fez A todos os discipulos, estavam sendo convidados.e Hj também, só participam os que tem sido chamado por ele nesse "Pacto para o Reino"Quantos participariam?Jesus disse não nós, em Lucas 12:32 Apenas um pequeno rebanho que é retratado em Revelação 14:1-3 que seria um número limitado de 144.000...Ao explicar poderia usar textos bíblicos também não Tj curioso? Além dO mais Sabe o que está escrito em João 6:40?Repare que quando Jesus menciona para ter vida disse que os que comessem e bebessem teria "vida eterna" Já em joão 6:54 mais se leu o relato Todo, no versículo 40 ele disse "que todo aquele que observa o filho e EXERCE FÉ nele tem vida eterna,portanto é razoável que o "comer sua carne e beber seu sangue" em sentido Figurativo seja por se EXERCER FÉ no poder redentor da carne e do sangue de Jesus,dados em sacríficio.Exige-se que todos os que ganharão a plenitude da vida,quer nos CÉUS com Cristo,quer no PARAÍSO terrestre,EXERÇAM TAL FÉ.Obrigado e espero que compareça com a bíblia para entender antes de criticar,se não deixe-nos seguir a cristo,conforme manda as escrituras!!! E não somo s proibidos de ter redes sociais avisa pro seu amigo obrigada!!

É claro que não ia deixar escapar uma oportunidade como essas de responder e dizer o que penso.
Escrevi o seguinte em resposta:

Querida -------------------------, agradeço as suas palavras. Quero que saiba que a sua sinceridade mostra que é uma pessoa de fé e amor a Deus. Eu também o sou, acredite.

O meu nickname é TJ Curioso porque infelizmente na nossa religião não existe a possibilidade de discordar quando percebemos que algo não está bem ou simplesmente é contrário ao que a Bíblia EXPLICITAMENTE ensina.

Quando afirma que nós "Testemunhas de Jeová respeitamos todas as religiões e não as difamamos publicamente", sabe bem que isso não é assim.

Na nossa pregação levamos uma mensagem clara às pessoas, embora não de forma direta.

A nossa mensagem indireta é: "Vocês estão estão errados. As vossas religiões ensinam doutrinas falsas e são na verdade, uma armadilha de Satanás para afastar as pessoas de Deus. As vossas religiões estão cheias de fornicadores, pedófilos, idólatras. Os vosso líderes religiosos são falsos e buscam o lucro egoísta. Por isso, Deus promete acabar com a religião falsa. E claro, NÓS somos a única religião verdadeira, aquela que vai ser salva no dia de ira de Deus."

Esta mensagem implícita naquilo que ensinamos, ora de forma direta ou indireta, acaba por difamar outras religiões e grupos religiosos , que têm tanto amor a Deus e a Cristo, como as TJ.

Eles também acreditam que a Bíblia é inspirada por Deus. Então o que faz diferir as TJ de outras religiões e grupos?

O mesmo que acontece em todas as religiões e movimentos religiosos: o entendimento dos textos bíblicos. Ou melhor, a interpretação dos textos bíblicos.

A questão que se pode levantar é: Se é uma questão de interpretação, quem nos garante que nós estejamos certos em TUDO e eles errados em tudo? Ou vice-versa?

Porventura será o meio termo. Nós temos entendimentos corretos numas coisas e eles noutras.

A prova disso, são as mudanças doutrinais pelas quais as TJ passam quase anualmente (sendo a última, a questão do entendimento da palavra 'geração'). Quanto a mim esta última explicação é a maior aberração que já foi inventada. Acredito que só chegaram a este entendimento agora, para dar a possibilidade de dar mais uns anos de 'folga', àquela que foi a geração "que não passaria" de 1914.

Não sei se ainda é do seu tempo, mas este ensino já teve uma dezena de interpretações desde a sua origem. A que durou mais tempo foi a ideia de que aqueles que presenciaram o início do sinal dos últimos dias começados em 1914, estariam vivos para ver o fim. Claro... onde já vai essa geração!

Assim, como temos estado errados nesse entendimento e continuamos (bem como em outros), acredito sinceramente que com respeito à forma como celebramos o memorial também estamos errados... e de que forma!

Para começar, o discurso do memorial incute quase um pavor mórbido em comer do pão e do vinho, como se fosse um sacrilégio fazê-lo! Grande parte do discurso gira em torno de quem pode comer e beber, com inúmeras cautelas e avisos sobre a seriedade desse ato.

Algo que Jesus disse simplesmente: "Fazei isso em memória de mim"! Todos os seus discípulos ficaram debaixo dessa ordem.

As TJ também participavam dos emblemas, até que o 2º Presidente da Sociedade, "Juíz" Rutherford trouxe um novo entendimento sobre o assunto, dizendo que apenas um pequeno grupo o poderia fazer.

Ou seja, algo que Jesus disse que TODOS deveriam fazer, um homem imperfeito, não inspirado por Deus veio proibir. Concorda com isso?

Como expressei no meu comentário, o comer do pão e do vinho nada tem a ver com a esperança celestial! É apenas um símbolo de que se aceita o resgate de Cristo. Nada mais! Pode até estar implícita essa esperança, como sempre foi o entendimento cristão, mas não de forma direta.

Jesus jamais disse que apenas um pequeno grupo dos seus discípulos o poderia fazer e os seus discípulos após ele, jamais disseram o contrário!

Aliás, a celebração da Refeição Noturna era uma prática considerada normal e frequente entre os cristãos do 1º e 2º séculos. Se você pesquisar um pouco de história religiosa verá que a celebração da Refeição Noturna não era considerada um ato quase "mágico" ou "superticioso" como hoje em dia é encarado pela cristandade e também entre as TJ.

Era uma refeição normal. Uma refeição de comunhão entre os crentes, que lembravam assim o sacrifício de Jesus na cruz (sim, cruz! Esse é outro ensino que foi distorcido por Rutherford).

Com respeito aos textos usados para apoiar a ideia de que apenas um pequeno grupo, pode comungar do pão e do vinho é apenas uma associação de ideias, partindo de um pressuposto errado.

Quando Jesus fala de um pequeno rebanho, ele não estava a distinguir classes de cristãos. Apenas estava a tranquilizar o seu pequeno grupo de seguidores perante as adversidades que eles iriam enfrentar (Lucas 12:32).

Esse mesmo "pequeno rebanho" de seguidores, eram mesmo pequenos comparados com todos aqueles que lhes iriam opôr. No entanto, Jesus confirma a eles que apesar de tudo o que puderem passar, eles terão o reino como recompensa. TODOS os cristãos e não apenas alguns.

É claro que quando Jesus disse a frase sobre "comer o seu corpo e beber o seu sangue" ele estava a falar de modo figurativo. Isso é óbvio!

A minha questão prende-se com o simbolismo associado a comer LITERALMENTE dos simbolos do corpo e sangue de Jesus.

Comer deles SIMBOLIZA aceitar o seu corpo e o seu sangue dados por nós em resgate. NADA MAIS!

Não entenda todas estas palavra como crítica. Elas são o resultado de muita pesquisa e oração.

Concorda comigo que a palavra de Deus, deve assumir maior importância do que o entendimento doutrinal de humanos imperfeitos, certo?

A melhor maneira de fazer isso é por deixá-la falar, de forma simples e explícita.

Repare que para se chegar ao entendimento que a "Grande Multidão" não pode tomar dos emblemas, recorre-se a textos que nada dizem sobre o assunto, e que lidos no seu contexto acabam por dizer exatamente o contrário.

Dou-lhe apenas um exemplo, porque existem mais:

No discurso, é sempre dito, assim como foi dito novamente desta vez, que Judas Iscariotes saiu ANTES da celebração noturna. A questão que se levanta é:

É isso que dizem EXPLICITAMENTE as Escrituras Sagradas?
Se você comparar os diversos evangelhos, verá que NENHUM afirma isso. NENHUM diz que Judas saiu ANTES da celebração.

No entanto, existe um evangelho que EXPLICITAMENTE afirma que Judas estava presente!

Leia Lucas 22:14-21.

O que diz o evangelho de Lucas? Estava ou não estava Judas presente na refeição noturna do Senhor? Como os primitivos cristãos entenderiam esse aspeto ao ler esse evangelho?

Segundo esse evangelho, quando é que Jesus menciona que existiria um traidor entre eles? Antes da refeição ou após ela?

Espero que medite nestas palavras e não leve a mal o que escrevi. Todos nós temos o direito dado por Deus de entender a sua palavra.

O grande erro da religião organizada é criar dogmas, doutrinas e obrigar os seus membros a aceitá-las cegamente, sem capacidade de crítica.

Foi o que aconteceu com as Igrejas da Cristandade (católica e protestante) e veja ao que isso levou - à morte de milhares de pessoas, perseguidas não pela sua rebeldia contra Deus, mas pelo amor à verdade bíblica e àquilo que acreditavam estar certo.

A organização que tanto exalta os feitos desses "hereges" e rebeldes doutrinais das outras religiões, ameaça com "morte social" aqueles que dentro dela ameacem discordar de algum assunto, mesmo que se veja claramente como anti-bíblico. Dou apenas alguns exemplo:

- a mediação de Cristo apenas para um pequeno número de seguidores, ao contrário do que a Bíblia explicitamente ensina.

- Recusar determinadas fracções de sangue, ao passo que se aceita outras, sem qualquer base bíblica para o fazer. Mais uma questão de interpretação "à la carte."

- Negar a milhões de pessoas o ensino claro de que TODOS os cristãos (não disse 'pessoas boas', o que é diferente) vão para o céu, assim como Jesus prometeu a TODOS os seus discípulos.

- Ensinar que a Grande Multidão descrita em Revelação não é vista no céu por João, quando o contexto mostra exatamente o contrário, assim como o grego bíblico também indica no uso de palavras (veja a TNM com referências no cap. 7:15, nota de rodapé da palavra TEMPLO).

Estas são apenas algumas questões importantes.

Desculpe o "testamento", mas quis expressar aquilo que penso sobre este assunto.

Com amor cristão
TJ Curioso


Ao que ela me respondeu:

Obrigada pela explicação mais não concordo e espero que jeová o perdoe um abraço

Pois é. A atitude julgadora das TJ em acção. Escrevi-lhe então em resposta:

----------------, porque Jeová haveria de ter de me perdoar? Eu não expressei nada de errado em relação ao que Bíblia ensina.

Conforme já disse, a diferença de interpretações não são base para Jeová julgar adversamente alguém. Ele olha para o que a pessoa é no coração.

Jesus deu mais enfâse ao espírito da lei, do que à letra da lei (que é o que a organização faz). Mesmo que a pessoa tenha perspetivas e entendimentos errados, ainda assim, se depositar fé em Jesus ela será salva.

Se não fosse assim, as TJ bem como todos os outros que se afirmam cristãos não teriam esperança de vida. Só Jeová pode julgar.

Espero que pesquise por si só, em vez de confiar cegamente no que alguém afirma. A verdade está disponível para toda a gente. E ela não é uam organização religiosa. È o próprio Senhor Jesus e a sua mensagem.

Com amor cristão
TJ Curioso


Ela respondeu por fim:

ok não estou julgando..pra finalizar ..como já tem o entendimento use de maneira correta finalizo abraços até mais

The END
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Paulo Neto Sáb Abr 07 2012, 11:20

Como sempre TJ Curioso o teus textos são directos e objectivos, todavia, acho que tu erraste ao mostrar que já foste TJ. Pois a pessoa em questão não te tinha identificado como tal. A partir do momento que ela te identificou como alguém com conhecimento bíblico TJ, ela te identificou como um apóstata e a partir daí ela só queria fechar o dialogo, como é aconselhada pelo CG.

Na minha opinião quando conseguimos estes diálogos, devemos nos identificar como alguém que lê muito a bíblia e mostramos interessados e com o dialogo tentar abrir a mente das pessoas TJ. Quando nos identificamos como alguém que já foi ou é TJ, mas critica a santa ORGA fechamos a porta ao dialogo.

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Convidado Sáb Abr 07 2012, 11:57

ellipsis escreveu:Como sempre TJ Curioso o teus textos são directos e objectivos, todavia, acho que tu erraste ao mostrar que já foste TJ. Pois a pessoa em questão não te tinha identificado como tal. A partir do momento que ela te identificou como alguém com conhecimento bíblico TJ, ela te identificou como um apóstata e a partir daí ela só queria fechar o dialogo, como é aconselhada pelo CG.

Na minha opinião quando conseguimos estes diálogos, devemos nos identificar como alguém que lê muito a bíblia e mostramos interessados e com o dialogo tentar abrir a mente das pessoas TJ. Quando nos identificamos como alguém que já foi ou é TJ, mas critica a santa ORGA fechamos a porta ao dialogo.
Ellipsis,

Tens alguma razão naquilo que dizes, mas nem sempre as coisas funcionam dessa maneira.
Pela experiência que tenho de mais de 20 anos como "apóstata" o TJ Curioso quanto a mim esteve bem, mesmo que tenha contribuído para um encerrar da conversa, quanto mais rápido melhor.
Ficou no entanto a semente, e penso que pela forma clara como foram explanados os assuntos, ela vai meditar nisso e quem sabe, chegar a uma conclusão mais óbvia.

A explicação do TJ Curioso foi direccionada, daí a minha opinião de que esteve bem, no entanto para outras "audiências" convém de facto moderar o discurso no que toca a "revelar" o nosso histórico em termos de convicções religiosas.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 07 2012, 12:24

Ellipsis, tens alguma razão naquilo que dizes, e eu mesmo fiquei na dúvida se revelava que era ou tinha sido TJ.

No entanto, nesta situação específica, o meu objetivo foi mostrar que existem TJ que não estão de acordo com todos os ensinos do CG, e que existem bases sólidas e bíblicas para discordar de alguns assuntos.

Penso que assim, deixei alguns pontos específicos para ela pesquisar por ela própria e a não confiar cegamente no que lhe dizem.

Se lhe dissesse que era simplesmente uma pessoa com algum conhecimento, ela provavelmente iria pensar:

"Coitado, ele não conhece a verdade e por isso tem um conceito errado sobre as TJ e as nossas crenças, etc."

Assim, na cabeça dela, ficou a certeza de que sendo eu TJ, e com muito conhecimento do assunto, tinha pelo menos argumentos fortes para discordar.

Vamos ver se no futuro não dará frutos! Wink
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Paulo Neto Sáb Abr 07 2012, 12:28

Investigando a Torre escreveu:

Ficou no entanto a semente, e penso que pela forma clara como foram explanados os assuntos, ela vai meditar nisso e quem sabe, chegar a uma conclusão mais óbvia.

IT

Só faltou deixar duas revistinhas... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 07 2012, 13:02

Podes crer… lolol
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por TJ esclarecido Sáb Abr 07 2012, 13:40

Com todo o respeito pelas opiniões do Ellipsis e do IT permitam-me atribuír nota máxima ao TJ Curioso pela forma digna como frontal e diretamente respondeu à TJ que o interpelou.
Vestiu a pele que realmente tem. Assumiu-se como alguém ainda TJ, que não aceita de forma cega as explicações, o que a ORGA e o EFD determinam, que discorda de ensinos e doutrinas da STV, mostrou respeito pela Bíblia e usou-a para mostrar que alguns ensinos e doutrinas da TORRE não têm suporte e facilmente caem por terra.
Percebe-se a reacção da pioneira, mas acredito que ela vai ficar a pensar e facilmente perceberá que muitos TJs ainda no activo têm os olhos bem abertos, vêm os erros da ORGA, estão desapontados, sentem-se ludibriados.
Para ela poderá ser aqui apenas o despertar e o começo dum processo de busca e averiguação de algumas coisas.
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Paulo Neto Sáb Abr 07 2012, 14:01

TJ esclarecido escreveu:
Para ela poderá ser aqui apenas o despertar e o começo dum processo de busca e averiguação de algumas coisas.

Estamos aqui para a receber e ajudar. tass bem
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por António Madaleno Sáb Abr 07 2012, 15:09

Mandei-lhe à pouco uma última mensagem. Espero que ela siga o conselho.


Obrigado -------------------------.

Se alguma vez necessitar de desabafar ou tiver algum tipo de questionamento que deseje fazer e que não tem à vontade para fazer no Salão, está à vontade comigo.

Existem 2 fóruns que gostava que pesquisasse. Creio que tem liberdade pessoal para o fazer, se a sua consciência o permitir.

Pode criar um nickname e nem precisa de revelar pormenores sobre a sua pessoa.

http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php?&sid=ed32a856c81166902a866eeb10f56fb5

https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/

Desejo-lhe td de bom! E até um dia destes.
Não se esqueça:

"Amados, não acrediteis em toda a expressão inspirada, mas provai as expressões inspiradas para ver se se originam de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora." - 1 João 4:1
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por liberto Dom Abr 08 2012, 18:36

TJcurioso os meus parabens pela sua explanaçao!!
acredito que esta tj pioneira vai ficar a pensar e vai por outros a pensar quando for a procura de respostas aos anciaos.. talvez daqui a uns tempos será nossa companheira de serviço aqui no fórum!!
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Jose Garcia Qua Abr 11 2012, 17:32

TJ Curioso, 100% fiel a Verdade e Fiel a si próprio ... É perciso fazer as TJs sinceras raciocionar a base das Escrituras sem a doutrinação tendenciosa. Isso não é apostasia da Fé Cristã ... Encorajar as TJs que amam a Verdade, a buscar a Verdade ... a conhecer os factos ou todos os factos ...
aplausos
Jose Garcia
Jose Garcia

Mensagens : 63
Likes : 1
Data de inscrição : 27/09/2011
Idade : 51
Localização : Portugal

http://testemunhas.wikia.com/wiki/Página_principal

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Regis Medina Qua Abr 11 2012, 18:18

TJ Curioso, embora eu não acredite na inspiração bíblica, acredito que sua abordagem bíblica é muito eficaz em fazer um TJ se questionar do que minha abordagem ateísta.
Digo porque acredito que ela teria efeito sobre mim no meu tempo TJ em pelo menos pesquisar e te responder a ponto de me sentir honestamente satisfeito e se isso não fosse possível um grande problema se iniciaria.
Não é honesta com sua fé uma TJ que se vira a um argumento valido.
Regis Medina
Regis Medina
Membros
Membros

Mensagens : 320
Likes : 6
Data de inscrição : 04/10/2011
Idade : 53
Localização : Araçoiaba da Serra S.P. Brasil

http://exjeovaceticos.foro.bz/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem de uma TJ no facebook Empty Re: Mensagem de uma TJ no facebook

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos