EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que te "segura" dentro da ORG?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por River raid Sex Jun 06 2014, 22:14

Palavras sábias! Tua coragem é um exemplo.
Realmente mais vale viver a vida sem dar satisfações a humanos que se julgam porta-vozes de Deus.

No fundo são tão ou mais imperfeitos que todos nós.



avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 09:38

"O que te segura dentro da ORGA?" Um excelente tópico na minha opinião. Penso que quem participar poderá meditar um pouco para entender o que realmente faz com que muita gente ainda continue nesta organização religiosa, ou noutra qualquer...

Penso que no meu caso, são as pessoas que amo que são o principal motivo de eu ainda continuar activo. E penso que realmente as pessoas que nós amamos valem a pena, valem a pena esse sacrifício. Se é certo ou não,não sei cada individuo tem uma concepção diferente do certo e do errado e portanto cada um terá a sua opinião. Uns acharão simplesmente ridículo, outros acharão que é uma prova de quanto aqueles que amamos realmente fazem a diferença nas nossas escolhas e na nossa vida.

Eu não sacrifico a minha liberdade pessoal quando continuo cá dentro, porque tenho cabeça para pensar. E agir? Bem, eu também não concordo com a forma de governar presente no nosso país, mas também não posso pegar numa arma e matar toda a gente na Assembleia da Républica... Iria resolver alguma coisa? Não. Tenho de conviver com este governo. as circunstâncias me obrigam a isso. Se sou menos inteligente? Não, de todo.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Jun 07 2014, 09:57

O que vos segura?
A família? Os amigos? O medo?
Os amigos serão realmente amigos? Ou são amigos condicionais? Serão amigos de "se"? SE fores TJ somos amigos, SE fores forte espiritualmente somos amigos, SE fores á pregação somos amigos, SE comentares na reunião somos amigos???
A família é com amor também condicionado? Condicionado ás escolhas? Ás decisões? Ás opiniões? Ás convicções? Ou és como eu ou não te amo?

São estes amigos que queremos? É a esta família que devemos não magoar?

Do medo: medo de quê? De perder a única forma de vida que se conhece? De não ter capacidade de reinvenção? De ficar só? Ou de tomar  as rédeas da vida nas próprias mãos? De decidir pela própria cabeça e de ter vontade própria? De ser único responsável pelas escolhas feitas?

Deixo para quem queira pensar nas respostas. Eu infelizmente há muito que respondi a todas.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 10:06

O grande problema é muita gente não entende que todos os relacionamentos existentes na face da terra se baseiam em interesses, sejam eles quais forem.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Jun 07 2014, 10:23

estudante eterno escreveu:O grande problema é muita gente não entende que todos os relacionamentos existentes na face da terra se baseiam em interesses, sejam eles quais forem.
Desenvolve por favor.
Em que medida é que o meu relacionamento com a minha mãe se baseia em interesses?
E com as minhas filhas?
E com o meu avô?
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 10:41

Atena escreveu:
estudante eterno escreveu:O grande problema é muita gente não entende que todos os relacionamentos existentes na face da terra se baseiam em interesses, sejam eles quais forem.
Desenvolve por favor.
Em que medida é que o meu relacionamento com a minha mãe se baseia em interesses?
E com as minhas filhas?
E com o meu avô?


Qualquer mãe deseja para os seus filhos e para as suas filhas o melhor do mundo. E o que será o melhor do mundo? Bem, para algumas pessoas talvez seja que os filhos sejam bem sucedidos na vida a nível monetário, ou então que sejam pessoas bem formadas, ou então que tenham um casamento feliz, com filhos, ou não, tudo isso dependerá de cada pessoa. Esses são os interesses.

Agora vamos supor que como uma mãe, criando um filho até à adolescência, nota que o próprio filho toma atitudes que não são do agrado da mãe. Achas que alguma mãe teria agrado em que o filho se tornasse um alcóolico, um viciado em drogas, ou no caso da filha, que se tornasse a maior prostituta das redondezas? De certeza que não. E porquê? Porque a sociedade onde vives não aprova essas atitudes. Os interesses desta sociedade passam por ser bem sucedido a nível pessoal. Ter uma boa casa, um bom carro, meter os filhos a estudar numa boa universidade... cada pessoa terá o seu ideal, os seus interesses para a sua família.

Achas que uma mãe,se soubesse que de antecedência que a filha quando crescesse seria uma vadia, levando uma vida de drogas e protituição quereria ter uma filha? De certeza que a maioria não. Porque os interesses são outros...

Aceitarias conviver regularmente com uma pessoa que te tratasse mal, te cuspisse na cara, te ofendesse a ti e a tua própria família? Claro que não... Porquê? Porque tens interesses. Para ti, assim como a maioria, um amigo será aquele que te apoia, te ajuda quando necessitas, e não te trata mal. Ainda estão os interesses.

Se alguém próximo da tua família fosse toxicodependente, e quisesse por questão pessoal continuar nessa vida, tenho quase a certeza que com o tempo, irias te afastar, assim como faz a esmagadora maioria das pessoas. Porquê? Porque o teu interesse é que um toxicodependente não tivesse contacto regular com as tuas filhas, porque poderia ser perigoso... Interesses...
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Jun 07 2014, 11:18

estudante eterno escreveu:
Achas que uma mãe,se soubesse que de antecedência que a filha quando crescesse seria uma vadia, levando uma vida de drogas e protituição quereria ter uma filha? De certeza que a maioria não. Porque os interesses são outros...
Meu caro, existe uma enorme diferença entre mãe e progenitora. Uma mãe ama incondicionalmente. Pode não aprovar as escolhas, as decisões, as opiniões, mas isso não põe em causa o amor.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por António Madaleno Sáb Jun 07 2014, 11:39

Estudante eterno, não vejo como o teu comentário encaixa naquilo que a Atena falou.

Misturas conceitos diferentes: amor parental e interesses ou objectivos.

Um pai pode amar muito um filho e sonhar ou perspetivar que ele um dia será médico ou engenheiro ( ou outra coisa qualquer). Mas deixará ele de amar ou se dar com o filho caso ele não siga os objectivos deste?

Dificilmente. E sabemos que caso isso aconteça, é porque este pai ou mãe sofre de um qualquer problema emocional.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 11:41

Atena escreveu:
estudante eterno escreveu:
Achas que uma mãe,se soubesse que de antecedência que a filha quando crescesse seria uma vadia, levando uma vida de drogas e protituição quereria ter uma filha? De certeza que a maioria não. Porque os interesses são outros...
Meu caro, existe uma enorme diferença entre mãe e progenitora. Uma mãe ama incondicionalmente. Pode não aprovar as escolhas, as decisões, as opiniões, mas isso não põe em causa o amor.


Se não aprova as escolhas não ama incondicionalmente  tass bem tass bem 

Amar incondicionalmente implica mais do que aceitar todas as escolhas: significa saber viver bem com elas, e qualquer mãe, ou a maioria que soubesse que o fulho ou a filha seguisse caminho "menos bons", não aceitaria de todo as escolhas dos mesmos. Como poderia amá-los incondicionamente (independentemente da condição?)
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Jun 07 2014, 11:44

estudante eterno escreveu:
Atena escreveu:
estudante eterno escreveu:
Achas que uma mãe,se soubesse que de antecedência que a filha quando crescesse seria uma vadia, levando uma vida de drogas e protituição quereria ter uma filha? De certeza que a maioria não. Porque os interesses são outros...
Meu caro, existe uma enorme diferença entre mãe e progenitora. Uma mãe ama incondicionalmente. Pode não aprovar as escolhas, as decisões, as opiniões, mas isso não põe em causa o amor.


Se não aprova as escolhas não ama incondicionalmente  tass bem tass bem 

Amar incondicionalmente implica mais do que aceitar todas as escolhas: significa saber viver bem com elas, e qualquer mãe, ou a maioria que soubesse que o fulho ou a filha seguisse caminho "menos bons", não aceitaria de todo as escolhas dos mesmos. Como poderia amá-los incondicionamente (independentemente da condição?)
Não vamos conseguir encontrar entendimento porque temos conceitos diferentes.

Dou um exemplo:

A minha filha bate num colega na escola, sem razão. Eu desaprovo a atitude, ralho, e ponho de castigo. Não aprovo a escolha dela! Significa isto que não a amo incondicionalmente? Não!

Significa que apesar de a amar incondicionalmente, não amo a atitude dela.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 11:44

TJ Curioso escreveu:Estudante eterno, não vejo como o teu comentário encaixa naquilo que a Atena falou.

Misturas conceitos diferentes: amor parental e interesses ou objectivos.

Um pai pode amar muito um filho e sonhar ou perspetivar que ele um dia será médico ou engenheiro ( ou outra coisa qualquer). Mas deixará ele de amar ou se dar com o filho caso ele não siga os objectivos deste?

Dificilmente. E sabemos que caso isso aconteça, é porque este pai ou mãe sofre de um qualquer problema emocional.

Não sei se tens filhos, mas vou ser muito directo ( e por favor não me leves a mal, mas penso que quando pensamos em nós próprios ao invés de só pensar nos outros, podemos chegar a conclusões interessantes):

Tens um filho... Aos 18 anos, ele torna-se consumidor de heroina, e viola uma criança... Vai para a prisão, onde cumpre a sua pena... Depois disso volta para o mundo da droga. Terias interesse ou não em que saisse dessa vida? O teu amor paternal não estaria implícito no interesse que terias para o teu filho, ou seja sair dessa vida?
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 11:45

Atena escreveu:
estudante eterno escreveu:
Atena escreveu:
estudante eterno escreveu:
Achas que uma mãe,se soubesse que de antecedência que a filha quando crescesse seria uma vadia, levando uma vida de drogas e protituição quereria ter uma filha? De certeza que a maioria não. Porque os interesses são outros...
Meu caro, existe uma enorme diferença entre mãe e progenitora. Uma mãe ama incondicionalmente. Pode não aprovar as escolhas, as decisões, as opiniões, mas isso não põe em causa o amor.


Se não aprova as escolhas não ama incondicionalmente  tass bem tass bem 

Amar incondicionalmente implica mais do que aceitar todas as escolhas: significa saber viver bem com elas, e qualquer mãe, ou a maioria que soubesse que o fulho ou a filha seguisse caminho "menos bons", não aceitaria de todo as escolhas dos mesmos. Como poderia amá-los incondicionamente (independentemente da condição?)
Não vamos conseguir encontrar entendimento porque temos conceitos diferentes.

Dou um exemplo:

A minha filha bate num colega na escola, sem razão. Eu desaprovo a atitude, ralho, e ponho de castigo. Não aprovo a escolha dela! Significa isto que não a amo incondicionalmente? Não!

Significa que apesar de a amar incondicionalmente, não amo a atitude dela.


Tens um conceito diferente, e eu respeito isso. Respeito a tua opinião, embora seja diferente da minha.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Jun 07 2014, 11:50

estudante eterno escreveu:
TJ Curioso escreveu:Estudante eterno, não vejo como o teu comentário encaixa naquilo que a Atena falou.

Misturas conceitos diferentes: amor parental e interesses ou objectivos.

Um pai pode amar muito um filho e sonhar ou perspetivar que ele um dia será médico ou engenheiro ( ou outra coisa qualquer). Mas deixará ele de amar ou se dar com o filho caso ele não siga os objectivos deste?

Dificilmente. E sabemos que caso isso aconteça, é porque este pai ou mãe sofre de um qualquer problema emocional.

Não sei se tens filhos, mas vou ser muito directo ( e por favor não me leves a mal, mas penso que quando pensamos em nós próprios ao invés de só pensar nos outros, podemos chegar a conclusões interessantes):

Tens um filho... Aos 18 anos, ele torna-se consumidor de heroina, e viola uma criança... Vai para a prisão, onde cumpre a sua pena... Depois disso volta para o mundo da droga. Terias interesse ou não em que saisse dessa vida? O teu amor paternal não estaria implícito no interesse que terias para o teu filho, ou seja sair dessa vida?
Desculpa-me meter a colher.
É obvio que o pai tem esse interesse, mas não belisca o amor. São de esferas diferentes, o interesse e o amor. O amor é independente do resto, por isso é incondicional.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por António Madaleno Sáb Jun 07 2014, 11:52

estudante eterno escreveu:
TJ Curioso escreveu:Estudante eterno, não vejo como o teu comentário encaixa naquilo que a Atena falou.

Misturas conceitos diferentes: amor parental e interesses ou objectivos.

Um pai pode amar muito um filho e sonhar ou perspetivar que ele um dia será médico ou engenheiro ( ou outra coisa qualquer). Mas deixará ele de amar ou se dar com o filho caso ele não siga os objectivos deste?

Dificilmente. E sabemos que caso isso aconteça, é porque este pai ou mãe sofre de um qualquer problema emocional.

Não sei se tens filhos, mas vou ser muito directo ( e por favor não me leves a mal, mas penso que quando pensamos em nós próprios ao invés de só pensar nos outros, podemos chegar a conclusões interessantes):

Tens um filho... Aos 18 anos, ele torna-se consumidor de heroina, e viola uma criança... Vai para a prisão, onde cumpre a sua pena... Depois disso volta para o mundo da droga. Terias interesse ou não em que saisse dessa vida? O teu amor paternal não estaria implícito no interesse que terias para o teu filho, ou seja sair dessa vida?

Claro que sim. Mas não percebo a aplicação destes exemplos no contexto religioso e mais uma vez saliento que amor e interesses ou objetivos podem ir no mesmo sentido, mas são em si mesmos independentes na sua génese.


Última edição por TJ Curioso em Sáb Jun 07 2014, 11:55, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Setubalense Sáb Jun 07 2014, 11:54

Interessante, muito interessante. O Setubalense nem se vai meter, senão ou entra mosca ou sai asneira.  Morrer a rir   Morrer a rir   Morrer a rir 

Está feito o comentário.
Setubalense
Setubalense
Membros
Membros

Mensagens : 681
Likes : 49
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 59
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por estudante eterno Sáb Jun 07 2014, 12:08

TJ Curioso escreveu:
estudante eterno escreveu:
TJ Curioso escreveu:Estudante eterno, não vejo como o teu comentário encaixa naquilo que a Atena falou.

Misturas conceitos diferentes: amor parental e interesses ou objectivos.

Um pai pode amar muito um filho e sonhar ou perspetivar que ele um dia será médico ou engenheiro ( ou outra coisa qualquer). Mas deixará ele de amar ou se dar com o filho caso ele não siga os objectivos deste?

Dificilmente. E sabemos que caso isso aconteça, é porque este pai ou mãe sofre de um qualquer problema emocional.

Não sei se tens filhos, mas vou ser muito directo ( e por favor não me leves a mal, mas penso que quando pensamos em nós próprios ao invés de só pensar nos outros, podemos chegar a conclusões interessantes):

Tens um filho... Aos 18 anos, ele torna-se consumidor de heroina, e viola uma criança... Vai para a prisão, onde cumpre a sua pena... Depois disso volta para o mundo da droga. Terias interesse ou não em que saisse dessa vida? O teu amor paternal não estaria implícito no interesse que terias para o teu filho, ou seja sair dessa vida?

Claro que sim. Mas não percebo a aplicação destes exemplos no contexto religioso e mais uma vez saliento que amor e interesses ou objetivos podem ir no mesmo sentido, mas são em si mesmos independentes na sua génese.


Estes exemplo vieram a propósito de um comentário da Atena, mais nada... Eu só disse que qualquer relacionamento se baseava em interesses, e daí a conversa seguiu outro caminho.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty O que te segura dentro da org

Mensagem por gregdagangue Sáb Jun 07 2014, 17:36

garanto que nao é pelas "verdades reveladas dos velhotes" mas principalmente pelo medo de ser encarado pela "amorosa fraternidade" da congregaçao como um pária amaldiçoado, um anomalo esquisito e também por achar que tudo esta perdido por agora nao mais fazer parte da editora internacional. Na melhor das hipoteses, quem sabe, permanecer a fim de manter as aparencias das 'vestes torreanas'.
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Convidado Dom Jun 08 2014, 16:52

Porque este tópico já estava uma grande salganhada, o mesmo foi dividido para  AQUI, sendo que neste tópico deverá continuar a discussão do assunto inicial.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Filino Rupro Seg Jun 09 2014, 12:17

Estar "dentro" ou "fora", não é o importante. O importante é ser feliz.

Agora esta consciência de que o 'mundo' em que acreditavamos era um engano, é cá um sopapo!
A primeira consequência é desconfiarmos da nossa inteligência, da nossa capacidade de avaliação.
A segunda consequência é qual é o caminho agora? Se numa primeira instância o mais lógico parece ser o de ajudar outros a "abrir os olhos", isso não serve para preencher o vazio. Portanto trata-se de refazer uma vida, como acontece depois de uma guerra ou de um terramoto violento. Ninguém assuma que é fácil.
E perdoem-me o reparo, mas às vezes acho as análises um bocado levianas. Cada situação é diferente, por cada um é diferente também.
Uns viram a mesa e até partem para a chapada, outros pedem dissociação, outros pura e simplesmente abandonam, outros ficam dentro num exercício de hipocrisia. Mas francamente, quantas decisões difíceis!
Esta Orga "rouba-nos" o que temos de mais íntimo. Deixa-nos despidos até à alma.
Nada nos "segura" lá dentro a não ser essa vergonha íntima, de que nos deixáos enganar e não sabemos o que fazer agora. Esse é o dilema com que cada um de nós se depara ou deparou.
Foram decisões tomadas ou a tomar em circunstâncias profundamente penosas.
Há que mostrar compreensão e compaixão.
E às vezes, parece-me notar (e desculpem se estou redondamente enganado) uma espécie de superioridade moral, porque se tomou esta ou aquela decisão. Eu até compreendo, porque depois da humilhação de ser enganado, é preciso reconstruir a auto-estima.
Compreendam, mesmo os que não gostam, que somos todos vítimas, mesmo que o grau varie.

Não é as vítimas que queremos julgar...
...é a elas que queremos ajudar.
É para isso que serve este fórum. Porque senão serve para isso, para ajudar, então para que serve?

Um grande abraço, a todos os que chegam a esta praia, no dia D.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por António Madaleno Seg Jun 09 2014, 12:19

Excelente Filino! É esse mesmo o espírito!
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por hocosi Seg Jun 09 2014, 13:39

Caro Filino, este teu comentário define bem o que eu penso sobre o estar ou não estar dentro da Torre de Vigia. Eu no principio (quando deixei a Organização) pensei que estaria disposto a andar de casa em casa para denunciar o engano e conto do vigário que é tornar-se Testemunha de Jeová.

Mas com o tempo cheguei à conclusão que se a pessoa se sente bem lá dentro quem sou eu para lhe "fazer a cabeça" e fazer com que saia de lá? A razão é esta, e eu já tenho dito isto muitas vezes: EU NÃO TENHO, EM SENTIDO ESPIRITUAL, NADA MELHOR PARA LHE OFERECER.

Portanto, se alguém começa a abrir os olhos e a fazer indagações nós podemos ajudar com as informações que possuímos. Tal pessoa, se tomar a decisão de sair não estará sozinha. Mas ela terá também que arcar com a responsabilidade de tal ação. Desprezo da família que fica, abandono dos companheiros de crença, sentimento de uma vida gasta ao serviço de uma trapaça e sem saber o caminho a tomar em sentido religioso.

Eu tenho experimentado tudo isso desde há 11 anos. Como me sinto? Bem. Sei que vou morrer como todos os demais, religiosos ou não. Pelo menos não vivo de ilusões e procuro viver minha vida da melhor maneira. Não me tornei pior nem melhor do que era antes de ser Testemunha de Jeová. E no entanto o fui por 30 anos.

Sobre Deus? Não estou muito preocupado. Daqui a uns anos retornarei ao pó.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Filino Rupro Seg Jun 09 2014, 15:29

Como te compreendo amigo hocosi.

Confesso contudo que ainda me persegue a atormentadora questão que me fez 'engolir o anzol' da Torre: Porque existimos?

Smile
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Iluminada Ter Jun 10 2014, 18:45

Como já referi na minha apresentação, cresci "na verdade", dado que toda a minha família próxima (pais, irmãos, avós, primos) é constituída por TJ's. Entre estes estão alguns pioneiros regulares, anciãos, servos ministeriais, o que significa que são todos bastante activos e exemplares dentro da Org.

Por volta dos meus 10 anos inscrevi-me na escola do ministério e tornei-me publicadora, seguindo os passos dos meus irmãos e aquilo que eu tinha conhecido durante toda a minha existência.
Nunca dei o passo do baptismo, apesar da constante pressão durante toda a minha infância e adolescência, tendo quase cedido à mesma só para que esta parasse de vez e conseguisse orgulhar os meus pais de alguma forma.

Hoje marco presença regular nas reuniões, assembleias e congressos devido à chantagem emocional dos meus pais, pois ainda moro com eles. Cada vez mais essas horas que passo sentada na assistência por mera formalidade parecem infinitas eternidades, causadoras de vários ataques de ansiedade e uma revolta constante.
Sou ainda publicadora, apesar de já não sair ao campo há algum tempo, porque a minha mãe, ao não querer que eu fique formalmente inactiva, relata algumas horas fictícias nas minhas costas.

Resumindo... Apesar de não ser baptizada e não ter de recear o afastamento total da minha família, porque parcial irá sempre existir, a chantagem emocional imposta pela minha família desde o início da minha vida é o que ainda me "segura" dentro da Org. Ao longo dos anos tem sido totalmente impossível para mim escapar, devido aos problemas que surgiriam.

Estou segura apenas 'fisicamente' e temporariamente, dado que os meus valores, personalidade e objectivos de vida diferem totalmente do que é incutido nesta prisão emocional denominada de Testemunhas de Jeová.
Iluminada
Iluminada
Membros
Membros

Mensagens : 25
Likes : 4
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 34
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por António Madaleno Ter Jun 10 2014, 18:53

Iluminada escreveu:Como já referi na minha apresentação, cresci "na verdade", dado que toda a minha família próxima (pais, irmãos, avós, primos) é constituída por TJ's. Entre estes estão alguns pioneiros regulares, anciãos, servos ministeriais, o que significa que são todos bastante activos e exemplares dentro da Org.

Por volta dos meus 10 anos inscrevi-me na escola do ministério e tornei-me publicadora, seguindo os passos dos meus irmãos e aquilo que eu tinha conhecido durante toda a minha existência.
Nunca dei o passo do baptismo, apesar da constante pressão durante toda a minha infância e adolescência, tendo quase cedido à mesma só para que esta parasse de vez e conseguisse orgulhar os meus pais de alguma forma.

Hoje marco presença regular nas reuniões, assembleias e congressos devido à chantagem emocional dos meus pais, pois ainda moro com eles. Cada vez mais essas horas que passo sentada na assistência por mera formalidade parecem infinitas eternidades, causadoras de vários ataques de ansiedade e uma revolta constante.
Sou ainda publicadora, apesar de já não sair ao campo há algum tempo, porque a minha mãe, ao não querer que eu fique formalmente inactiva, relata algumas horas fictícias nas minhas costas.

Resumindo... Apesar de não ser baptizada e não ter de recear o afastamento total da minha família, porque parcial irá sempre existir, a chantagem emocional imposta pela minha família desde o início da minha vida é o que ainda me "segura" dentro da Org. Ao longo dos anos tem sido totalmente impossível para mim escapar, devido aos problemas que surgiriam.

Estou segura apenas 'fisicamente' e temporariamente, dado que os meus valores, personalidade e objectivos de vida diferem totalmente do que é incutido nesta prisão emocional denominada de Testemunhas de Jeová.

Iluminada, nem imaginas a angústia que sinto ao ler relatos como o teu. Ninguém devia ser obrigado a adorar a Deus, contrário aos seus sentimentos e crenças, conforme a própria Organização hipocritamente já apresentou numa Despertai! sobre alguém que deseja mudar de religião.

Para além da pessoa se sentir presa num mundo que já não é o seu, desempenha um papel exatamente contrário àquilo que ela é no íntimo. Isto prejudica o indivíduo do ponto de vista psicológico, mas também emocional.

Apenas te posso desejar coragem e força para manteres o equilíbrio até ao dia em que te possas libertar.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Índigo Ter Jun 10 2014, 19:16

Filino Rupro escreveu:Estar "dentro" ou "fora", não é o importante. O importante é ser feliz.

Agora esta consciência de que o 'mundo' em que acreditavamos era um engano, é cá um sopapo!
A primeira consequência é desconfiarmos da nossa inteligência, da nossa capacidade de avaliação.
A segunda consequência é qual é o caminho agora? Se numa primeira instância o mais lógico parece ser o de ajudar outros a "abrir os olhos", isso não serve para preencher o vazio. Portanto trata-se de refazer uma vida, como acontece depois de uma guerra ou de um terramoto violento. Ninguém assuma que é fácil.
E perdoem-me o reparo, mas às vezes acho as análises um bocado levianas. Cada situação é diferente, por cada um é diferente também.
Uns viram a mesa e até partem para a chapada, outros pedem dissociação, outros pura e simplesmente abandonam, outros ficam dentro num exercício de hipocrisia. Mas francamente, quantas decisões difíceis!
Esta Orga "rouba-nos" o que temos de mais íntimo. Deixa-nos despidos até à alma.
Nada nos "segura" lá dentro a não ser essa vergonha íntima, de que nos deixáos enganar e não sabemos o que fazer agora. Esse é o dilema com que cada um de nós se depara ou deparou.
Foram decisões tomadas ou a tomar em circunstâncias profundamente penosas.
Há que mostrar compreensão e compaixão.
E às vezes, parece-me notar (e desculpem se estou redondamente enganado) uma espécie de superioridade moral, porque se tomou esta ou aquela decisão. Eu até compreendo, porque depois da humilhação de ser enganado, é preciso reconstruir a auto-estima.
Compreendam, mesmo os que não gostam, que somos todos vítimas, mesmo que o grau varie.

Não é as vítimas que queremos julgar...
...é a elas que queremos ajudar.
É para isso que serve este fórum. Porque senão serve para isso, para ajudar, então para que serve?

Um grande abraço, a todos os que chegam a esta praia, no dia D.
Lindo Filino.

Um Like e um beijinho pra ti.
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O que te "segura" dentro da ORG? - Página 2 Empty Re: O que te "segura" dentro da ORG?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos