EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem é o Alfa e o Ómega?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Dom Jan 18 2015, 17:52

Eu sou.... O Alfa e o Ómega, o primeiro e o último, o Todo-Poderoso

Quem é o Alfa e o Ômega?

A expressão “Alfa e Ômega” aparece apenas em trechos no livro de Apocalipse.

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e Ómega é a última letra.

Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto:

“Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22. 13),

significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania.
Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ómega).
Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas.

Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse:

"Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele. Sim, amém. "Eu sou o Alfa e o Ómega", diz Jeová Deus, "aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:7, 8 )

Se Jesus Cristo é apresentado como "o Alfa e o Ómega" e "o primeiro e o último", enquanto a Tradução do Novo Mundo também diz que Deus Jeová é "o alfa e o ómega" e "o primeiro e o último", as testemunhas de Jeová devem admitir também que Jesus Cristo é o Todo-Poderoso Deus - ou então ignorar as Escrituras.

Use a sua própria Bíblia, a Tradução do Novo Mundo:

O texto de Apocalipse 1:7,8 citado acima diz que alguém "está vindo".
Quem?
O versículo 7 diz que alguém que foi "trespassado".
Quem foi trespassado quando foi pregado para morrer? Jesus!
Mas o versículo 8 diz que o Deus Jeová é quem "está vindo".
É possível que existam dois que estão vindo?   Não!
O versículo 8 refere-se a "aquele que está vindo".
Apocalipse 1:8 diz claramente que o Deus Jeová é o Alfa e o Ómega.
Agora note o que ele diz em Apocalipse 22:12,13:
"Eis que venho depressa... Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o último..."

Então, o Deus Jeová está vindo depressa.
Mas note a resposta dada a ele quando diz isto novamente:

"Sim, venho depressa". "Amém! Vem, Senhor Jesus" (22:20)

Quem está falando em Apocalipse 2:8?

"Estas coisas diz aquele, o primeiro e o último que estava morto e passou a viver ..."

É Jesus !

Quem Jesus declarou ser quando chamou a si mesmo "o primeiro e o último?"
Foi desta maneira que o Deus Todo-Poderoso se identificou no Antigo Testamento.
Jesus sabia que o apóstolo João, autor de Apocalipse, e mais tarde todos os leitores da Bíblia se lembrariam destes versículos:

"...Eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus..." (Is.48:12,13).

E "...eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador" (Is.43:10,11)

“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Is 44. 6)

Note também que a expressão o primeiro e o último é usada em referência a Deus Jeová em Apocalipse 22:13:

"Eu sou o Alfa e o Ômega,o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim."

Ainda João também recorda:

"... E ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos..." (Apoc. 1:17,18).

Relembro que leu na sua própria Bíblia que o Deus Jeová é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ómega, o primeiro e o último, e o único salvador.
E também leu que nosso Salvador Jesus Cristo é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ómega, o primeiro e o último, e o único Salvador.

Se tiver dificuldade em chegar à conclusão certa, a saber, que Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso,
leia Colossenses 2:9:

"Porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina", ou,
de acordo com a Imprensa Bíblica Brasileira, "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade".

Então: volto a perguntar:

Quem é o Alfa e o Ómega?
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por António Madaleno Dom Jan 18 2015, 19:09

Sobre este tópico, coloco aqui um comentário que já havia dado antes aqui.

TJCurioso por essa forma de ver as coisas, também vais dizer que o Alfa e o Omega de Rev. 1:8 se refere a Jeová como a ORGA tenta dizer que é.

Ellipsis gostava de voltar a este texto para poder esclarecer melhor o que me leva a acreditar que Revelação 1:8 refere-se ao Deus e Pai de Jesus e não ao próprio Jesus, porque não forneci na primeira resposta uma base satisfatória para isso.

Começo por dizer que este é um dos textos prediletos para alguém que acredita que Jesus deva ser reconhecido como Deus, parte de uma trindade ou neste caso parte daquilo que chamamos Deus.

Em primeiro lugar, vejamos como a passagem é descrita na JFA (revista e corrigida):

Rev 1:8: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Rev 1:9:  Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Rev 1:10: Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

Rev 1:11: que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.

Ao contrário do que muitos afirmam, não creio que a designação de Alfa e Ômega no versículo 8, sejam atribuídas a Jesus. Não nos esqueçamos de que a mensagem dada por Jesus a João, é uma revelação dada por DEUS a Jesus Cristo, conforme mostra o versículo 1.

Sendo assim, nas declarações de João, Jesus e DEUS são ao longo do livro do Apocalipse intercaladas, devendo o leitor estar atento ao contexto e às expressões usadas para perceber quem está proferindo as declarações.

Assim, o versículo 8 usa este título Alfa e Ômega, usando a expressão grega kyrios ho Theos, em português “Senhor o Deus”. Ora, visto João logo no versículo 1 ter descrito a Jesus como recebendo a revelação de ho Theos, em português “o Deus”, não existe margem para dúvida de quem fala se expressa aqui é aquele que deu a revelação a Jesus, a saber O DEUS. A designação Todo-Poderoso reforça esta conclusão, pois apenas ho Theos tem ao longo do NT esta designação ímpar.

A esta conclusão chegam alguns dos eruditos bíblicos ao considerarem o título de Alfa e Ômega, usados nesta passagem.
Possuo o compêndio Albert Barnes Notes on the Bible que afirma:

I am Alpha and Omega - These are the first and the last letters of the Greek alphabet, and denote properly the first and the last. So in Rev_22:13, where the two expressions are united, “I am Alpha and Omega, the beginning and the end, the first and the last.” So in Rev_1:17, the speaker says of himself, “I am the first and the last.” Among the Jewish rabbis it was common to use the first and the last letters of the Hebrew alphabet to denote the whole of anything, from beginning to end. Thus, it is said, “Adam transgressed the whole law, from ‘Aleph (א) to Taw (תּ).” “Abraham kept the whole law, from ‘Aleph (א) to Taw (תּ).” The language here is what would properly denote “eternity” in the being to whom it is applied, and could be used in reference to no one but the true God. It means that he is the beginning and the end of all things; that he was at the commencement, and will be at the close; and it is thus equivalent to saying that he has always existed, and that he will always exist. Compare Isa_41:4, “I the Lord, the first, and with the last”; Isa_44:6, “I am the first, and I am the last; and beside me there is no God”; Isa_48:12, “I am he; I am the first, I also am the last.” There can be no doubt that the language here would be naturally understood as implying divinity, and it could be properly applied to no one but the true God. The obvious interpretation here would be to apply this to the Lord Jesus; for: (a) It is he who is spoken of in the verses preceding, and (b) There can be no doubt that the same language is applied to him in Rev_1:11. As there is, however, a difference of reading in this place in the Greek text, and as it can not be absolutely certain that the writer meant to refer to the Lord Jesus specifically here, this cannot be adduced with propriety as a proof-text to demonstrate his divinity. Many mss., instead of “Lord,” κυρίος  kurios, read “God,” Θεὸς  Theos and this reading is adopted by Griesbach, Tittman, and Hahn, and is now regarded as the correct reading. There is no real incongruity in supposing, also, that the writer here meant to refer to God as such, since the introduction of a reference to him would not be inappropriate to his manifest design. Besides, a portion of the language used here, “which is, and was, and is to come,” is what would more naturally suggest a reference to God as such, than to the Lord Jesus Christ. See Rev_1:4.

The object for which this passage referring to the “first and the last - to him who was, and is, and is to come,” is introduced here evidently is, to show that as he was clothed with omnipotence, and would continue to exist through all ages to come as he had existed in all ages past, there could be no doubt about his ability to execute all which it is said he would execute.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Dom Jan 18 2015, 20:08

TJC,

Bebe lá um ICE TEA e lê outra vez....
Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Seg Fev 02 2015, 17:20

Para quem quiser ler : tass bem

http://avoidjw.org/2014/12/is-jesus-god/
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Fidel Apostate Ter Fev 03 2015, 08:33

Há quem defenda que o Ómega (ponto, Deus) é isto:

http://www.momentumsaga.com/2014/05/ponto-omega.html
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por estudante eterno Ter Fev 03 2015, 19:28

Essa eu sei! Se for em Portugal, o Alfa será um dos comboios que circulam nas nossas lindas vias férreas... Se for em Itália, será uma marca de carros... Se for na Grécia, será uma letra do alfabeto grego...

Quanto Ómega, também sei o que é! É uma marca suiça de relógios, muito bonitos por acaso... Aqui vai o site para quem não quiser perder tempo a decifrar enigmas malucos de um João maluco e velho que tinha visões e andava a passar o tempo dele a escrever sobre os sonhos marados que tinha, peço desculpa se ofendo alguém...

http://www.omegawatches.com/pt/
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por River raid Ter Fev 03 2015, 19:42

Fidel Apostate escreveu:Há quem defenda que o Ómega (ponto, Deus) é isto:

http://www.momentumsaga.com/2014/05/ponto-omega.html


O Site faz referencia às series Stargate, uma das minhas preferidas.

Fui e sou assíduo espectador das séries de ficção americanas. Essas séries e filmes não surgem por "acaso", existem sempre sinais reveladores
(por exemplo,antes de Obama ser eleito surgiram alguns Presidentes americanos negros nos filmes de Hollywood, Morgan Freeman foi um deles).  

Poucos anos antes de termos tablets a série americana Stargate Atlantis (na mesma linha de Stargate Universe)  já demonstrava tablets  tinha como ferramentas  de trabalho comuns.

O site também faz referência à Cristosfera, uma espécie de atmosfera espiritual interligada com o divino. Sendo verdade, acho que todas as pessoas sinceras de todas as religiões não dependem de nenhuma organização religiosa repressiva mas sim podem se renovar espiritualmente naquelas entidades que prometem e dão amor e esperança.


Quem é o Alfa e o Ómega? Th?id=HN.608035767475767846&pid=15
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Calvinista Qua Fev 04 2015, 01:50

TJ Curioso escreveu:Sobre este tópico, coloco aqui um comentário que já havia dado antes aqui.

TJCurioso por essa forma de ver as coisas, também vais dizer que o Alfa e o Omega de Rev. 1:8 se refere a Jeová como a ORGA tenta dizer que é.

Ellipsis gostava de voltar a este texto para poder esclarecer melhor o que me leva a acreditar que Revelação 1:8 refere-se ao Deus e Pai de Jesus e não ao próprio Jesus, porque não forneci na primeira resposta uma base satisfatória para isso.

Começo por dizer que este é um dos textos prediletos para alguém que acredita que Jesus deva ser reconhecido como Deus, parte de uma trindade ou neste caso parte daquilo que chamamos Deus.

Em primeiro lugar, vejamos como a passagem é descrita na JFA (revista e corrigida):

Rev 1:8: Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Rev 1:9:  Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Rev 1:10: Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

Rev 1:11: que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.

Ao contrário do que muitos afirmam, não creio que a designação de Alfa e Ômega no versículo 8, sejam atribuídas a Jesus. Não nos esqueçamos de que a mensagem dada por Jesus a João, é uma revelação dada por DEUS a Jesus Cristo, conforme mostra o versículo 1.

Sendo assim, nas declarações de João, Jesus e DEUS são ao longo do livro do Apocalipse intercaladas, devendo o leitor estar atento ao contexto e às expressões usadas para perceber quem está proferindo as declarações.

Assim, o versículo 8 usa este título Alfa e Ômega, usando a expressão grega kyrios ho Theos, em português “Senhor o Deus”. Ora, visto João logo no versículo 1 ter descrito a Jesus como recebendo a revelação de ho Theos, em português “o Deus”, não existe margem para dúvida de quem fala se expressa aqui é aquele que deu a revelação a Jesus, a saber O DEUS. A designação Todo-Poderoso reforça esta conclusão, pois apenas ho Theos tem ao longo do NT esta designação ímpar.

A esta conclusão chegam alguns dos eruditos bíblicos ao considerarem o título de Alfa e Ômega, usados nesta passagem.
Possuo o compêndio Albert Barnes Notes on the Bible que afirma:

I am Alpha and Omega - These are the first and the last letters of the Greek alphabet, and denote properly the first and the last. So in Rev_22:13, where the two expressions are united, “I am Alpha and Omega, the beginning and the end, the first and the last.” So in Rev_1:17, the speaker says of himself, “I am the first and the last.” Among the Jewish rabbis it was common to use the first and the last letters of the Hebrew alphabet to denote the whole of anything, from beginning to end. Thus, it is said, “Adam transgressed the whole law, from ‘Aleph (א) to Taw (תּ).” “Abraham kept the whole law, from ‘Aleph (א) to Taw (תּ).” The language here is what would properly denote “eternity” in the being to whom it is applied, and could be used in reference to no one but the true God. It means that he is the beginning and the end of all things; that he was at the commencement, and will be at the close; and it is thus equivalent to saying that he has always existed, and that he will always exist. Compare Isa_41:4, “I the Lord, the first, and with the last”; Isa_44:6, “I am the first, and I am the last; and beside me there is no God”; Isa_48:12, “I am he; I am the first, I also am the last.” There can be no doubt that the language here would be naturally understood as implying divinity, and it could be properly applied to no one but the true God. The obvious interpretation here would be to apply this to the Lord Jesus; for: (a) It is he who is spoken of in the verses preceding, and (b) There can be no doubt that the same language is applied to him in Rev_1:11. As there is, however, a difference of reading in this place in the Greek text, and as it can not be absolutely certain that the writer meant to refer to the Lord Jesus specifically here, this cannot be adduced with propriety as a proof-text to demonstrate his divinity. Many mss., instead of “Lord,” κυρίος  kurios, read “God,” Θεὸς  Theos and this reading is adopted by Griesbach, Tittman, and Hahn, and is now regarded as the correct reading. There is no real incongruity in supposing, also, that the writer here meant to refer to God as such, since the introduction of a reference to him would not be inappropriate to his manifest design. Besides, a portion of the language used here, “which is, and was, and is to come,” is what would more naturally suggest a reference to God as such, than to the Lord Jesus Christ. See Rev_1:4.

The object for which this passage referring to the “first and the last - to him who was, and is, and is to come,” is introduced here evidently is, to show that as he was clothed with omnipotence, and would continue to exist through all ages to come as he had existed in all ages past, there could be no doubt about his ability to execute all which it is said he would execute.
Se achas que Rev.1:8 se refere a Deus o Pai e sendo certo que este verso bíblico faz alusão àquele que virá, explica-nos então onde nos fala a Bíblia da vinda gloriosa, literal e visível do Pai?Que eu saiba em parte alguma.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Qua Fev 04 2015, 14:40

SEM A MENOR DÚVIDA :
QUEM VEM ?!?!?!    


יהוה  
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Qua Fev 04 2015, 18:20

Quem concorda comigo?

No espaço cósmico (celestial)
só existe UM ÚNICO TRONO
pertencente ao Deus Soberano, Todo Poderoso =


Quem é o Alfa e o Ómega? Ob_344fd568456c2c2dbdba5b068d29b96a_ihvh_zps411989a6[/URL]

E no qual o Pai está sentado à esquerda do Filho!
Idea Idea
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por António Madaleno Qua Fev 04 2015, 18:42

Deixo aqui um artigo que resume muito bem aquilo que já escrevi anteriormente aqui e noutros fóruns.

Kristy lê e dá a tua opinião:

http://www.mentesbereanas.org/lisalfa.html
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Calvinista Qui Fev 05 2015, 01:29

TJ Curioso escreveu:Deixo aqui um artigo que resume muito bem aquilo que já escrevi anteriormente aqui e noutros fóruns.

Kristy lê e dá a tua opinião:

http://www.mentesbereanas.org/lisalfa.html
 TJc:fiz-te uma pergunta bastante clara e objectiva, à qual tu, em lugar de responderes em conformidade, optaste por inserir um link que não nos elucida quanto à questão por mim colocada.Porque a verdade é esta: em parte alguma das Escrituras é feita referência a uma suposta vinda pessoal, visível e literal de Deus Pai.E desafio aqui qualquer forista a provar o contrário quanto a este ponto.Aquele que vem ou virá, segundo Rev. 1:8, não é outro senão Cristo.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Calvinista Qui Fev 05 2015, 01:34

Kristy123 escreveu:Quem concorda comigo?

No espaço cósmico (celestial)
só existe UM ÚNICO TRONO
pertencente ao Deus Soberano, Todo Poderoso =


Quem é o Alfa e o Ómega? Ob_344fd568456c2c2dbdba5b068d29b96a_ihvh_zps411989a6[/URL]

E no qual o Pai está sentado à esquerda do Filho!
Idea Idea

Eu concordo.Basta ler Rev. 22:1,3.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Convidado Qui Fev 05 2015, 09:33

Calvinista escreveu:
Kristy123 escreveu:Quem concorda comigo?

No espaço cósmico (celestial)
só existe UM ÚNICO TRONO
pertencente ao Deus Soberano, Todo Poderoso =


Quem é o Alfa e o Ómega? Ob_344fd568456c2c2dbdba5b068d29b96a_ihvh_zps411989a6[/URL]

E no qual o Pai está sentado à esquerda do Filho!
Idea Idea

Eu concordo.Basta ler Rev. 22:1,3.

Se fosse assim tão simplista do género "basta ler isto e/ou aquilo" não havia tanta disputa! tass bem

Pois eu não concordo, porque seguindo o conceito de qualquer crente numa divindade, Deus não é um Deus de desordem... e o que o que as denominadas Escrituras "inspiradas" fazem mais é provocar desordem e desunião entre crentes e supostos crentes, do que ordem e paz!

A Bíblia é uma compilação de livros confusos, supersticiosos e místicos de forma propositada para provocar dissensão, e não a palavra dum Deus vivo com uma mensagem determinada para o homem.
Por isso, é impossível através desse livro chegar ao conhecimento dum qualquer Deus, seja ele uno, trino ou de qualquer outra natureza.  tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Calvinista Qui Fev 05 2015, 11:57

Investigando a Torre escreveu:
Calvinista escreveu:
Kristy123 escreveu:Quem concorda comigo?

No espaço cósmico (celestial)
só existe UM ÚNICO TRONO
pertencente ao Deus Soberano, Todo Poderoso =


Quem é o Alfa e o Ómega? Ob_344fd568456c2c2dbdba5b068d29b96a_ihvh_zps411989a6[/URL]

E no qual o Pai está sentado à esquerda do Filho!
Idea Idea

Eu concordo.Basta ler Rev. 22:1,3.

Se fosse assim tão simplista do género "basta ler isto e/ou aquilo" não havia tanta disputa! tass bem

Pois eu não concordo, porque seguindo o conceito de qualquer crente numa divindade, Deus não é um Deus de desordem... e o que o que as denominadas Escrituras "inspiradas" fazem mais é provocar desordem e desunião entre crentes e supostos crentes, do que ordem e paz!

A Bíblia é uma compilação de livros confusos, supersticiosos e místicos de forma propositada para provocar dissensão, e não a palavra dum Deus vivo com uma mensagem determinada para o homem.
Por isso, é impossível através desse livro chegar ao conhecimento dum qualquer Deus, seja ele uno, trino ou de qualquer outra natureza.  tass bem

IT

Mas qual disputa, IT? Quer-me parecer que está a tomar a nuvem por Juno. A verdade é que o conjunto de igrejas e seitas antitrinitarianas, unitarianas e arianas, jeovistas ou não, tudo somado dá uns escassos cinco por cento do universo nominalmente cristão, na melhor das hipóteses.Não oferece dúvidas a ninguém que têm uma mísera representatividade no seio da Cristandade. Tal como já aqui disse, não passam de meia dúzia de gatos pingados.
Quanto às controvérsias artificiais que os nossos prezados foristas aqui têm levantado sobre temas como este, procurando favorecer os pontos de vista  jeovistas arianos, não passam disso mesmo, de polémicas artificiais que não resistem a um confronto sério com o ensino das Escrituras.E o pior cego é aquele que não quer ver.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Qui Fev 05 2015, 13:46

Calvinista,
Obrigada pela tua resposta sobre a questão que coloquei sobre quem está sentado no "ÚNICO TRONO".  tass bem


IT,
Olha, eu também concordo contigo quando dizes, que é verdade que este tema não é assim tão simplista do género "basta ler isto e/ou aquilo". Existem coisas no nosso íntimo, que não são faladas ou lidas, mas têm que ser sentidas!! Sim, e DEUS também é um Deus de Ordem e está tudo muito bem separado e junto!  tass bem
Desde que se continue a acreditar Nele!  tass bem
E o ser humano é que complica e não tem o entendimento suficiente…

TJ Curioso:
Agradeço o envio do site dos “Mentesbereanas”, que também é interessante.
E não será menos interessante do que este: “4Jehovah.org”

Ora vê::
http://4jehovah.org/pt-pt/perguntas-para-as-testemunhas-de-jeova-sobre-o-deus-verdadeiro-e-a-trindade/#fn1b

http://4jehovah.org/pt-pt/a-divindade-de-jesus-cristo/

Retirei deste Site dois parágrafos, que merecem o seu destaque:  Exclamation

“ CEGUEIRA ESPIRITUAL: Satanás, “o deus deste mundo,” tem cegado a mente das Testemunhas de Jeová para que não possam ver a “Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). Nós temos de nos lembrar que estamos envolvidos numa batalha espiritual pelas suas mentes e corações. Esta batalha transcende o mero entendimento intelectual.

“ As Testemunhas de Jeová não têm o Espírito Santo. A Sociedade Torre de Vigia ensinou-lhes que a “adoção” espiritual e o privilégio de ser “nascido de novo” está reservado apenas a 144.000 pessoas. Visto que a maioria das Testemunhas de Jeová não fazem parte deste grupo, é provável que os seus amigos Testemunhas de Jeová não pensem que podem ser nascidos de novo. Enquanto rejeitarem o Novo Pacto, eles se excluem a si próprios da vida eterna (João 6:53). Além disso, Romanos 8:8-9 e 14, demonstra que sem o Espírito Santo, que é recebido por “adoção”, as pessoas não podem ser guiadas pelo Espírito de Deus e sem a liderança do Espírito Santo, seus amigos não podem dizer “Jesus é Senhor / Jeová” (1 Coríntios 12:3). Pode ver a situação delicada em que seus amigos Testemunhas de Jeová se encontram?
A crença da Torre de Vigia de que Jesus não é Deus, retém as Testemunhas de Jeová da salvação"


Vocês perceberam bem a profundidades, o significado e as consequências abordados nestes dois parágrafos?!?!?

Tenho a dizer que a própria palavra "Trindade" torna-se um pouco assustadora para muitos e só por sí, pode até ser rejeitada. E também posso-vos dizer, que não diria que sou trinitarista. Eu acho que temos que aprender a tentar ver tudo com outros olhos e de outra forma...   Idea

Para quem acredita no Deus da Biblia, ou seja, no Pai e no Filho, provavelmente deverá pedir também ajuda ao E.Santo para que se consiga perceber melhor toda esta complexidade e para se conseguir ter um “click mental” que te ajudará a perceber melhor a complexidade e grandiosidade do Deus verdadeiro, ao qual estamos a orar… porque a essência Dele nunca deixou de ser a mesma: Pai/Filho/E.Santo! Uma oração pode ser dirigida a qualquer um destes elementos porque são iguais = IHVH

Gostaria de vos dizer que a pesquisa sobre todos os temas relacionados com a real Divindade de Cristo, a verdadeira essência do ÚNICO DEUS Todo Poderoso, do Criados deste (e/ou de outros) sistema(s) foram aqueles que me fizeram compreender melhor os mistérios e a verdadeira essência de Deus = IHVH
Sim, na altura, eu pedi ajuda…. e foi esse “click mental” que me ajudou a perceber um pouco mais a verdadeira essência e complexidade de Deus, de tal forma, que para mim, seria inconcebível de continuar a acreditar nos ensinamentos errados das TJ  (que para mim entram no campo da blasfêmea!) pelo que foi incontornável e decisivo eu ter-me afastado definitivamente das TJ !!!!!  tass bem

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por António Madaleno Qui Fev 05 2015, 14:00

Kristy obrigado pelos links. Conheço bem a matéria porque fui eu que a traduzi. Wink

No entanto, creio que a crença da Trindade é algo separado da crença em Cristo como mediador do Novo Pacto (mediador entre quem?).

Eu não tenho tido tempo nem paciência para me alongar neste tema. No entanto, percebo que a crença na Trindade é algo que não é um ensino taxativo da Bíblia (muito pelo contrário) e levou séculos a desenvolver-se dentro da Igreja.

Devido a isto, não considero necessário que um cristão acredite nela para ser salvo. Certamente que os primitivos cristãos estavam longe de tal entendimento sobre a natureza de Deus e no entanto o foram.

Outra coisa que é preciso ter em mente é a questão da representatividade.

A Bíblia é clara em afirmar que Jesus é o mais alto representante de Deus e a sua entrada em Jerusalém em Pentecostes demonstra isso através da boca dos presentes.

O mesmo acontece na sua 2° vinda para julgamento. Jesus representa a Deus como rei executador dos propósitos divinos e por isso pode-se dizer que Deus virá, pois ele está representado por Seu Filho.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Qui Fev 05 2015, 15:17

TJ Curioso,

Pois eu já sabia, que tu conhecias bem a matéria…  Morrer a rir  Morrer a rir

Tu és um espetáculo!  tass bem  Wink

Sim, agora também não me vou alongar mais com este tema!
Por hoje chega e já foi mais que suficiente para que alguém venha a ter interesse em pesquisar mais sobre isto…

E qualquer dia volto à carga…  affraid

Só mais uma coisinha…  Sleep

- O “desenvolvimento” da crença da Trindade da Igreja para aqui não é relevante!

- O ÚNICO MEDIADOR DE TODA A HUMANIDADE é Cristo (Filho) !

- Um dos caminhos para uma salvação passa por conhecer Cristo e não foi por acaso que os primitivos cristãos o quiseram apedrejar, porque sabiam perfeitamente o que Jesus estava a dizer sobre Ele próprio! (João 10:33)
E muita coisa Ele terá dito, que não foi escrita!  

- Jesus (Filho) é o único MEDIADOR e o único caminho (a porta certa por qual se deverá passar) que conduz ao Pai. Se a humanidade não consegue perceber que somente por Jesus existe uma salvação : de humano para humano, também ninguém pense que existe uma via directa que o humano possa usar, para chegar a Deus.  

- Quem não souber pelo menos reconhecer a verdadeira essência do Filho, muito menos conseguirá reconhecer a verdadeira essência do Pai e não chega ao Pai (está muito longe de nós...).

- Uma parte integrante do próprio Deus = IHVH desceu à terra e fez-se representar na Terra. Foi o próprio Deus, o Rei, o Criador que deu a cara! Ele (Deus Filho) fez-se visível em forma humana para que o ser humano o conseguisse ver! E apresentou-se e fez-se representar na terra somente durante 33 anos para cumprir uma missão….  E na terra tiveram que lhe dar um nome: Jesus.
Depois cumprido o objectivo, voltou ao seu estado habitual: uma parte integrante de IHVH !!!

E quem virá num todo? :
O REI, o único que executa todos os propósitos divinos :
Com certeza que será: IHVH (PAI/FILHO/E.Santo)
Sim, o clímax de toda essa Força espiritual Divina!
Será mesmo Este que se irá fazer representar a Ele próprio!
Uma completa e íntegra representação de IHVH



Olha, mas até lá... desejo-vos uma boa tarde!
Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Convidado Qui Fev 05 2015, 16:16

Kristy123 escreveu:IT,
Olha, eu também concordo contigo quando dizes, que é verdade que este tema não é assim tão simplista do género "basta ler isto e/ou aquilo". Existem coisas no nosso íntimo, que não são faladas ou lidas, mas têm que ser sentidas!! Sim, e DEUS também é um Deus de Ordem e está tudo muito bem separado e junto!  tass bem
Desde que se continue a acreditar Nele!  tass bem
E o ser humano é que complica e não tem o entendimento suficiente

Pois... é como eu digo, então para quê entrar em "discussões" estéreis e sem sentido sobre "Deus"! tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Kristy123 Qui Fev 05 2015, 16:24

IT,

Pois, é como tu dizes....
Não vale a pena entrar em "discussões" estéreis e sem sentido sobre "Deus".
Aqui neste espaço não!  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir

Então queres mesmo discutir comigo?  tongue
Pode ser sobre um tema que te interesse mais  Question
Olha, escolhi este, gostas ? :

http://vrgdl.blogspot.pt/2011/11/o-pum-da-vaca-e-camada-de-ozonio.html
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Convidado Sex Fev 06 2015, 18:13

Calvinista escreveu:Mas qual disputa, IT? Quer-me parecer que está a tomar a nuvem por Juno. A verdade é que o conjunto de igrejas e seitas antitrinitarianas, unitarianas e arianas, jeovistas ou não, tudo somado dá uns escassos cinco por cento do universo nominalmente cristão, na melhor das hipóteses.Não oferece dúvidas a ninguém que têm uma mísera representatividade no seio da Cristandade. Tal como já aqui disse, não passam de meia dúzia de gatos pingados.
Quanto às controvérsias artificiais que os nossos prezados foristas aqui têm levantado sobre temas como este, procurando favorecer os pontos de vista  jeovistas arianos, não passam disso mesmo, de polémicas artificiais que não resistem a um confronto sério com o ensino das Escrituras.E o pior cego é aquele que não quer ver.

Meu Caro Calvinista ,

Sem querer entrar nas tais "disputas estéreis" certamente entenderá que não está  falar com nenhum ignorante na matéria!

Desculpe, mas o que escreveu acima não passa duma falácia, pois de outra forma que necessidade existiria perante uns actuais e desprezíveis cinco por cento de desajustados espiritualmente em relação à "natureza" de Deus existentes no universo conforme refere, ter havido a necessidade de no ano 325 DC se realizar um Concílio por parte da Igreja de Roma para colocar um ponto final na questão, sem sucesso diga-se em abono da verdade? E certamente por essa altura, os tais cinco por cento seriam bem menos significativos em número do que actualmente.

De qualquer das formas, deixe-me dar-lhe somente uns pequenos esclarecimentos em relação a essa doutrina pagã.

A crença na trindade é um sistema pagão que surgiu muito antes da Igreja de Roma e suas sucedâneas.

Por que é que a comunidade dita cristã parou nas três partes duma suposta Trindade, quando poderiam também haver mais partes na unidade composta de Deus?

A razão é que as principais divindades das outras religiões, na sua grande maioria também derivavam do conceito de unidade na diversidade de três "pessoas" ou seres.

Só a título de exemplo:
Babilônia: [1] Belios [2] Ena e [3] Anu;
Índia: [1] Brahma [2] Vishnu e [3] Shiva;
Roma: [1] Júpiter [2] Juno e [3] Minerva;
Grécia: [1] Zeus] [2] Apolo e [3] Hermes.

A comunidade cristã adoptou a sua própria Trindade composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, sem levar em conta o Espírito da Mentira, o Malvado e o Destruidor, para não mencionar a sarça ardente.

O judaísmo ensina que Deus é Um e indivisível, e isso é encontrado claramente nas Escrituras hebraicas.
Isaías 44:6 nos diz o seguinte: “Assim diz o Eterno, Rei de Israel e seu Redentor, o Eterno dos exércitos: ‘Eu sou primeiro e Eu sou o último; e além de Mim, não há Deus’.” Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o primeiro”, significa que Deus não tem nenhum pai. Quando Isaías nos diz que Deus falava significa que Deus não tem nenhum filho literal. Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o último”, “além de Mim, não há Deus”, significa que Deus não compartilha ser Deus com nenhuma outra divindade, ou semi-deus, ou outras pessoas, de modo que o conceito trinitário para Deus é uma idiotice.

Esta é a razão pela qual é dito nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20:3: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Ainda que se imagine que Ele é Deus ou Deuses, não se pode tê-los diante de Deus. Não rogue a eles para alcançar a Deus, e não rogue em seus nomes.

Os cristãos podem dizer: “Este é o teu Deus”, porém a última vez que ouvimos algo semelhante foi em Êxodo 32:4, quando os ex-escravos confeccionaram o bezerro de ouro e disseram: “Estes são teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egipto” (Êxodo 32:4).

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Calvinista Sex Fev 06 2015, 23:09

Investigando a Torre escreveu:
Calvinista escreveu:Mas qual disputa, IT? Quer-me parecer que está a tomar a nuvem por Juno. A verdade é que o conjunto de igrejas e seitas antitrinitarianas, unitarianas e arianas, jeovistas ou não, tudo somado dá uns escassos cinco por cento do universo nominalmente cristão, na melhor das hipóteses.Não oferece dúvidas a ninguém que têm uma mísera representatividade no seio da Cristandade. Tal como já aqui disse, não passam de meia dúzia de gatos pingados.
Quanto às controvérsias artificiais que os nossos prezados foristas aqui têm levantado sobre temas como este, procurando favorecer os pontos de vista  jeovistas arianos, não passam disso mesmo, de polémicas artificiais que não resistem a um confronto sério com o ensino das Escrituras.E o pior cego é aquele que não quer ver.

Meu Caro Calvinista ,

Sem querer entrar nas tais "disputas estéreis" certamente entenderá que não está  falar com nenhum ignorante na matéria!

Desculpe, mas o que escreveu acima não passa duma falácia, pois de outra forma que necessidade existiria perante uns actuais e desprezíveis cinco por cento de desajustados espiritualmente em relação à "natureza" de Deus existentes no universo conforme refere, ter havido a necessidade de no ano 325 DC se realizar um Concílio por parte da Igreja de Roma para colocar um ponto final na questão, sem sucesso diga-se em abono da verdade? E certamente por essa altura, os tais cinco por cento seriam bem menos significativos em número do que actualmente.

De qualquer das formas, deixe-me dar-lhe somente uns pequenos esclarecimentos em relação a essa doutrina pagã.

A crença na trindade é um sistema pagão que surgiu muito antes da Igreja de Roma e suas sucedâneas.

Por que é que a comunidade dita cristã parou nas três partes duma suposta Trindade, quando poderiam também haver mais partes na unidade composta de Deus?

A razão é que as principais divindades das outras religiões, na sua grande maioria também derivavam do conceito de unidade na diversidade de três "pessoas" ou seres.

Só a título de exemplo:
Babilônia: [1] Belios [2] Ena e [3] Anu;
Índia: [1] Brahma [2] Vishnu e [3] Shiva;
Roma: [1] Júpiter [2] Juno e [3] Minerva;
Grécia: [1] Zeus] [2] Apolo e [3] Hermes.

A comunidade cristã adoptou a sua própria Trindade composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, sem levar em conta o Espírito da Mentira, o Malvado e o Destruidor, para não mencionar a sarça ardente.

O judaísmo ensina que Deus é Um e indivisível, e isso é encontrado claramente nas Escrituras hebraicas.
Isaías 44:6 nos diz o seguinte: “Assim diz o Eterno, Rei de Israel e seu Redentor, o Eterno dos exércitos: ‘Eu sou primeiro e Eu sou o último; e além de Mim, não há Deus’.” Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o primeiro”, significa que Deus não tem nenhum pai. Quando Isaías nos diz que Deus falava significa que Deus não tem nenhum filho literal. Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o último”, “além de Mim, não há Deus”, significa que Deus não compartilha ser Deus com nenhuma outra divindade, ou semi-deus, ou outras pessoas, de modo que o conceito trinitário para Deus é uma idiotice.

Esta é a razão pela qual é dito nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20:3: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Ainda que se imagine que Ele é Deus ou Deuses, não se pode tê-los diante de Deus. Não rogue a eles para alcançar a Deus, e não rogue em seus nomes.

Os cristãos podem dizer: “Este é o teu Deus”, porém a última vez que ouvimos algo semelhante foi em Êxodo 32:4, quando os ex-escravos confeccionaram o bezerro de ouro e disseram: “Estes são teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egipto” (Êxodo 32:4).

IT



Caro IT,


As questões que coloca, dariam pano para mangas. Por isso, vou responder-lhe de forma sucinta.

A necessidade de convocar um Concílio de Niceia que, foi aliás, o primeiro concílio ecuménico da História da Igreja, resultou precisamente do surgimento de uma heresia cristológica, a ariana, no caso vertente,  cuja cristologia era, até então, praticamente desconhecida no seio da Igreja até então. O único precedente histórico mais próximo terá sido o de Luciano de Antioquia, no séc. III, o qual,  viria a abjurar a sua peculiar cristologia (idêntica à Ariana) e a regressar à ortodoxia.
A  convocação do concílio surgiu precisamente da necessidade de corrigir Ario, procurando fazer regressar os seus adeptos à Cristologia anterior. Porque se entendia que as suas teses punham em causa aspectos soteriológicos essenciais.
Quando eu falo dos cinco por cento (da totalidade dos professos cristãos) refiro-me à situação actual e não à da época em que teve lugar o Concílio de Niceia. Nessa altura os cristãos, globalmente considerados, não iriam além dos 10% da população total do Império (na sua maioria pagã) e ignora-se quantos seriam os adeptos de Ario.
Mas o facto é que o partido Ariano foi derrotado em Niceia, e dizem os Historiadores, que a causa de Ario, tal como ele a apresentara ficou irremediavelmente comprometida. Quem no-lo diz é Kenneth Scott Latourette, professor de História Oriental da Universidade de Yale e autoridade na matéria.
Ario, apesar de ter recebido apoio de alguns Bispos, acabou por ter de rever a sua cristologia  (idêntica à que ainda hoje é professada pela STV) e passou a predicar (ele e os seus adeptos posteriores) uma espécie de via média entre aquela que fora a sua doutrina inicial e a que veio e ser aprovada em Niceia.  A controvérsia ainda se manteria no parte oriental do Império por mais algumas décadas, tendo a parte ocidental sido poupada à controvérsia.

“A crença na trindade é um sistema pagão que surgiu muito antes da Igreja de Roma e suas sucedâneas”.


Isto é o que consta da literatura da STV e de algumas igrejas e seitas unitárias e antitrinitarianas. A STV. aliás, não tem cessado de inundar o Mundo religioso com este tipo de chavões.
Mas agora pergunto-lhe:em que se fundamenta tal tese? Onde, quando e como é que os cristãos dos primeiros séculos terão supostamente adoptado tais crenças pagãs ou de origem pagã?É algo que nem os corifeus do Jeovismo nem  ninguém consegue explicar adequadamente. Trata-se, tão somente, de uma retórica embusteira que apenas procura desarmar os defensores do Trinitarismo. E é de uma falta de seriedade total. Nem o IT nem ninguém nos vai conseguir demonstrar  como é que as primitivas comunidades cristãs terão supostamente adoptado a doutrina da Trindade inspiradas no paganismo. Convém não esquecer que os cristãos dos primeiros séculos abominavam a idolatria, sacrificando, não raro, as suas vidas, por se negarem a prestar culto ao Imperador. Se fossem assim tão permeáveis ao paganismo, a sua atitude seria bem diversa. Como iriam, aliás, então adoptar ideias pagãs numa matéria tão fundamental e sensível como esta?
Como decerto sabe, a STV embora encha a boca com a palavra verdade, não hesita em mentir descaradamente sempre que tem vantagem nisso.
Mas há mais:se os cristãos foram alegadamente infectados pelo paganismo, tê-lo-ão sido logo no séc. I d.C , porque Paulo, p. ex.º, usa com frequência fórmulas trinitárias nas suas epístolas, tal como o autor do Evangelho de Mateus, na fórmula baptismal de Mt. 28:19 . E eu pergunto:terá Paulo andado pela Índia ou pela Mesopotâmia?Terá Cristo frequentado os sacerdotes do Antigo Egipto?São suposições perfeitamente gratuitas aquelas que a STV faz neste particular e que o IT aqui retoma. Pouco fiáveis.Nada credíveis. Tão pouco firmes quanto o frágil jirau unitariano jeovista e os seus falsos esquemas proféticos. E as tríades pagãs são constituídas por três deuses, separados e diferentes; em geral Pai, Mãe e Filho. Algo bem diferente da Trindade cristã.

Por que é que a comunidade dita cristã parou nas três partes duma suposta Trindade, quando poderiam também haver mais partes na unidade composta de Deus?”

Com o devido respeito, esta sua afirmação além de disparatada e risível, revela o seu profundo desconhecimento sobre o tema. Não existem partes no conceito trinitário de Deus. Aliás, já tive ocasião de responder a afirmações como a que faz acima, nas respostas às “51 perguntas sobre a Trindade”. Se quer saber mais, aconselho-o a pesquisar na net ou a adquirir literatura alusiva ao tema.

“A razão é que as principais divindades das outras religiões, na sua grande maioria também derivavam do conceito de unidade na diversidade de três "pessoas" ou seres”.

Está errado, IT. As divindades triádicas de certas religiões antigas consistem em três deuses, separados e diferentes, como a tríade egípcia ou babilónica. Não admitem o conceito de uma Unidade essencial na diversidade de várias pessoas.
Aliás, o que diz depõe contra a sua tese, já que não se vislumbra nenhuma unidade de Ser nos exemplos por si apresentados.

“A comunidade cristã adoptou a sua própria Trindade composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, sem levar em conta o Espírito da Mentira, o Malvado e o Destruidor, para não mencionar a sarça ardente.”

Isso é outra opinião puramente subjectiva que não tem como provar. Mas quem sabe se não terá o IT recebido alguma revelação particular sobre o tema? Se for este o caso não siga os passos da tríade Russel-Rutherford-Knorr, os verdadeiros arautos e corifeus do Russelismo-Jeovismo, por que estes criaram uma organização e uma forma de cristianismo marginal nada admirável.

“O judaísmo ensina que Deus é Um e indivisível, e isso é encontrado claramente nas Escrituras hebraicas.
Isaías 44:6 nos diz o seguinte: “Assim diz o Eterno, Rei de Israel e seu Redentor, o Eterno dos exércitos: ‘Eu sou primeiro e Eu sou o último; e além de Mim, não há Deus’.” Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o primeiro”, significa que Deus não tem nenhum pai. Quando Isaías nos diz que Deus falava significa que Deus não tem nenhum filho literal. Quando Isaías nos diz que Deus falava “Sou o último”, “além de Mim, não há Deus”, significa que Deus não compartilha ser Deus com nenhuma outra divindade, ou semi-deus, ou outras pessoas, de modo que o conceito trinitário para Deus é uma idiotice.



Olhe IT: idiotice é dissertar-se sobre aquilo que se desconhece, com a agravante de se distorcer conceitos. O que o IT disse acima, só demonstra que para além de não estar muito familiarizado com  o Judaísmo, torce as Escrituras à medida das suas conveniências. Convido-o a comparar Isaías 44:6 com Apoc. 1:17; 2:8 e 22:13. E veja como o seu unitarismo serôdio soçobra.

É perfeitamente natural que o Judaísmo rejeite a Trindade, uma vez que entende que o Novo Testamento é literatura espúria.E para quem não saiba, o Judaísmo ortodoxo não se baseia exlusivamente nas Escrituras, usa o Talmude e o Midrash como exposição autoritativa sobre a Bíblia Hebraica.




E para quem achar que o Trinitarismo foi uma inovação decorrente do Concílio de Niceia, pergunto:quando e como é que os Cristãos no período anterior à conversão de Constantino, ensinavam que o Verbo Divino era uma criatura e o Espírito Santo uma força activa, à semelhança do que certos unitarianos , particularmente os jeovistas, ensinam hoje?Que eu saiba , só um:Luciano de Antioquia, secundado por Ário no séc. IV. Não conheço outro caso.

Antes de terminar e, para quem não saiba, há mais de duas décadas atrás a  STV, publicou um livrinho intitulado "Should you believe in the Trinity?".Esta obreta, entre outras particularidades, primava por fazer citações fora do contexto de muitos Pais da Igreja dos primeiros séculos da nossa Era, na tentativa de demonstrar que eles não ensinavam a Trindade. Com o tempo, o embuste foi denunciado,e a STV desmacarada.  De tal modo a situação se tornou tão insustentável para a STV, que esta acabou por  deixar de imprimir o livro e retirou-o de circulação.
avatar
Calvinista
Forista desativado

Mensagens : 238
Likes : 7
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por António Madaleno Sáb Fev 07 2015, 01:27

Sobre esta temática aconselho fortemente a leitura deste livro:

http://www.amazon.com/When-Jesus-Became-God-Christianity/dp/0156013150


Outro livro recentemente lançado e que também lança luz sobre esta temática é este (espero comprar e também ler em breve):

http://www.harpercollins.com/9780061778186/how-jesus-became-god

Ao contrário do que afirmas Calvinista, aquilo que hoje se considera ortodoxo a nível do cristianismo com respeito à divindade de Jesus, não existia nas primeiras dezenas de anos a seguir à sua morte.
Colocar Jesus numa posição igualitária àquilo que os Judeus (e o próprio Jesus e seus discípulos) consideravam ser o Único Deus Verdadeiro foi algo que se desenvolveu e jamais foi ensinado no início do movimento cristão, que foi durante muitos anos apenas mais uma corrente do judaísmo, mas com forte conotação messiânica e daí o termo "cristãos" (messiânicos).

Para estes primitivos cristãos, Jesus era um mensageiro de Deus. Não um mensageiro qualquer como é óbvio, mas um ser que nasceu para trazer ao mundo uma mensagem do Pai Celestial. O termo "Filho de Deus" tinha assim uma conotação mais ligada ao messianismo do que propriamente um sentido divino ou doutrinal.

As coisas não são tão lineares como queres fazer crer e o primeiro livro que mencionei revela isso muito bem.

Com respeito à fórmula batismal, é de interesse notar que em todas as passagens onde ocorrem batismos tal fórmula jamais é usada. Apenas se diz que as pessoas são batizadas em nome de Jesus.
Existem até mesmo aqueles que afirmam que tal fórmula foi acrescentada à posteriori, depois do conceito trinitário estar desenvolvido, mas não tenho bases para afirmar que foi assim.

Mas que o NT apenas fala das pessoas serem batizadas e curadas em nome de Jesus, lá isso é um facto.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 07 2015, 09:22

Caro Calvinista,

Obrigado pelo seu esforço para me tentar elucidar recorrendo a velhos chavões e frases batidas sobre um assunto que até para os trinitários é um "mistério"!

Longe de mim discordar concordando consigo, mas se existe uma matéria sobre a qual as TJ, e não só, são mais lineares no seu conceito, é a rejeição do dogma trinitário.

De qualquer das formas, este assunto já foi amplamente discutido em outros tópicos aqui no fórum e se bem estará recordado, quando entrei nessa "discussão" com o mjp, deixei bem patente a minha opinião a esse respeito, pelo que aconselho a sua revisão.

Porque não em vez da Trindade, pensarmos num Deus a quatro, cinco, seis ou mais pessoas e ou semi-deuses, seres ou outras entidades.

Tal como na terra os crentes entendem que a vida não apareceu por acaso, também é de crer que a outro(s) nível nada acontece por ACASO!

Assim, a crença na mera existência de um Deus criador de tudo e mais alguma coisa aparecendo do NADA, não passa duma teoria fora de qualquer escrutínio.

Se quer saber a minha opinião, e já a expressei aqui algures, dum ponto de vista dum crente e não dum mero agnóstico que sou, DEUS é uma família à qual todos nós viremos a pertencer um dia, de modo que no limite todos nós poderemos um dia vir a pertencer a essa entidade - DEUS - !

Mas, não creia em mim, pois não passo dum louco que não aceita a limitação de Deus a 3 pessoas, antes continue a viver na ilusão que detém a verdade absoluta sobre um assunto que admite desconhecer.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por River raid Sáb Fev 07 2015, 13:42

Desculpem meter-me na conversa mas não me parece que o Espírito Santo seja somente uma "força ativa". Esta entidade bíblica é demasiado desvalorizada pela liderança TJ.

Será que essa liderança TJ não estará afastando outros de Deus querendo "monopolizar" o Espirito Santo, como se o acesso ao mesmo fosse privilégio dos ungidos? E que dizer do único pecado imperdoável?

Durante meus anos de estudo o assunto nunca me foi explicado com clareza, sempre foi dúbio e por vezes evitado. Houve uma ocasião que pedi a um ancião que orasse por mim pedindo o Espirito Santo, ele olhou para mim como se eu tivesse dito alguma blasfémia.

Uma coisa é certa: sou da opinião que existe um esforço no sentido de desencorajar as  TJ´s comuns a não pedirem "a sabedoria que vem de cima" através do Espirito Santo.  

Aliás, as traduções da Bíblia sobre o assunto - bastante confusas - não abonam à descoberta da Verdade sobre este assunto fundamental.

Talvez não haja "Trindade" nem Unitarismo, talvez Deus seja simplesmente... Deus Criador, algo tão elevado e fora de compreensão que faz-se necessário estas entidades para que surja Sua manifestação perante o ser humano.

Alguns criticam a Trindade porque dizem ser um mistério... que um Deus pessoal (humanizado) é mais lógico.

A matéria escura é lógica? A anti-matéria é lógica? Poder-se-á racionalizar a energia escura, a força dominante no Universo cujos cientistas, do alto do seu poleiro, admitem que não sabem o que é?

Porquê racionalizar Deus?

Deus a Moisés foi bem claro: EU SOU AQUELE QUE SOU, como quem diz, "Moisés,queres saber meu nome? Não tens nada a ver com isso."
Até porque Deus dar-se a si mesmo um nome próprio seria rebaixar-se perante os outros falsos deuses da antiguidade!

Em Pedro, a Bíblia refere "palavras demasiados belas e inefaveis as quais estão vedadas aos homens." Talvez o Nome esteja nessas "palavras" mas uma coisa é certa: se Deus quisesse que Seu Nome fosse conhecido ao longo das Eras não haveria Igreja nenhuma que o tivesse impedido (refiro-me á justificação da Torre, que os catolicos tentaram apagar o nome de Deus).

Desculpem a confusão a escrever mas estou com pressa... se alguém quisr corrigir esteja à vontade.
Obrigado


avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é o Alfa e o Ómega? Empty Re: Quem é o Alfa e o Ómega?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos