EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marxismo e Moral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Marxismo e Moral Empty Marxismo e Moral

Mensagem por António Madaleno Sex Jun 07 2013, 13:10

Recebido e partilhado. Para reflexão.

MARXISMO E MORAL

"Os comunistas não pregam absolutamente nenhuma moral" - Karl Marx

O amoralismo atribuído a Marx por muitos estudiosos é mera decorrência dos seus escritos. Na prática tal amoralidade revelou-se não só na corrupção dos estados comunistas mas também na degradação moral introduzida no mundo pela cultura marxista da Escola de Frankfurt. E é essa a razão por que, embora as teses de Marx sobre o colapso do capitalismo se tenham vindo a confirmar, o marxismo não consegue encontrar uma solução para o mundo.

Tudo se origina da filosofia materialista absoluta adotada pelo marxismo, a qual considera que é a sociedade que determina a consciência dos homens, assim lhes negando livre-arbítrio e capacidade moral, quais robôs ao sabor dos regimes económicos.
"Moral, religião, metafísica e todo o resto da ideologia perdem independência. São os homens que, ao desenvolverem a produção e as relações materiais, alteram os seus pensamentos e o produto dos seus pensamentos. Não é a consciência que determina a vida, é sim a vida que determina a consciência. Os comunistas não pregam absolutamente nenhuma moral. Eles não colocam ao povo o requisito moral de se amarem uns aos outros e não serem egoístas." Marx e Engels. A Ideologia Alemã. 1846. Cap. 1 e 3.

Marx criticava a hipocrisia da moral cristã bem como os "socialismos moralistas" que apenas apelavam para boas intenções e não mudavam nada. Mas para ele a moral completava-se na luta política pela justiça, precisamente a parte que as religiões negligenciavam, e nunca foi apresentada uma moral proletária.

Assim o proletariado foi arvorado em ídolo salvador da humanidade, e o que quer que o servisse era bom, e tudo o que fosse contra ele era mau. A conquista do poder era o objetivo principal pois apenas isso seria considerado pela história. Era uma moral da força acima dos princípios. E porque sem homens morais não é possível construir uma sociedade moral, caiu-se num ciclo vicioso.

Na base deste erro, como aliás de todos os erros das ideologias, está a rejeição do judaísmo e da sua ética, a pequena-grande falha que paralisa os partidos de esquerda. A verdade tem sido a luta milenar dos judeus e fora do judaísmo não pode haver completa moral.

Sem dúvida o homem possui livre arbítrio em função do seu espírito e não pode ser compreendido como um mero efeito da natureza e da história. Parafraseando Bertrand Russell: "É um estranho mistério que a natureza tenha criado um filho ainda sujeito ao seu poder mas com conhecimento do bem e do mal. Apenas a ele pertence esta liberdade e a superioridade em relação às forças que controlam sua vida exterior." A Free Man’s Worship (1903). E como diz o Talmude (Berakhot 33b): "Tudo está no poder dos céus, exceto o temor dos céus."

O traço mais constante nos escritos judaicos é a paixão pela justiça, nenhuma crítica social moderna iguala em seriedade a denúncia dos profetas. Essa é a única base sólida para os ideais de liberdade e igualdade e para a prática da democracia. E só no discernimento da espiritualidade pode o socialismo encontrar uma base e uma dinâmica para substituir o materialismo que o tem desencaminhado.

Quem não acredita no bem não concebe que o povo judeu se tenha sacrificado pela justiça, que seja sua missão histórica trazer moral ao mundo. E é por isso que tantas forças se polarizam contra ele. Mas se não crermos no bem não podemos lutar por uma sociedade melhor. Se ainda existem pessoas assim, o que cada vez é mais raro, tal é a herança de Abraão.

Com a tecnologia hoje existente seria fácil organizar um mundo feliz se apenas os homens quisessem, se não houvesse corrupção. O homem é capaz dos maiores crimes mas também de grandes atos de amor, tudo depende da ideologia em que é educado, e atualmente o que preside ao mundo é a ideologia do mal.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Marxismo e Moral Empty Re: Marxismo e Moral

Mensagem por Staufenberg Sáb Jun 08 2013, 03:43

O colapso do capitalismo se confirmou conforme profetizado por Marx? Em que país o autor vive, na Coréia do Norte? A história mostrou que a única maneira de uma nação se desenvolver é o capitalismo. Não vejo nenhum sinal de colapso.

"E só no discernimento da espiritualidade pode o socialismo encontrar uma base e uma dinâmica para substituir o materialismo que o tem desencaminhado."

O materialismo desencaminha o socialismo? Parafraseando von Mises: 'o socialismo presenteia a medicridade'. Socialismo é um cancer, que apesar de sofrer um golpe duro com a queda do muro de Berlim, continua se alastrando no mundo. Ele tomou outras caras, como por exemplo: o welfare state. Ou "distribuição de renda", frase que o governo esquerdista gosta de usar no Brasil. De qualquer maneira, não é a falta de moral que desencaminha o socialismo. O socialismo é o problema principal, é a premissa sobre a qual se constroem as outras ideias.

TJ Curioso, recomento leitura do artigo nesse link, O filósofo Olavo de Carvalho fala sobre o socialismo ser mal interpretado. http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/14191-debilidades.html





Staufenberg
Staufenberg
Membros
Membros

Mensagens : 64
Likes : 11
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos