EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Bíblia Ilustrada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty A Bíblia Ilustrada

Mensagem por Convidado Qui Set 19 2013, 00:01

Não meus amigos, não me refiro a uma qualquer versão/tradução contemporânea da Bíblia ilustrada como existem muitas por aí, refiro-me ao facto das Escrituras originais poderem ter sido concebidas com ilustrações.

Por vezes sou mesmo muito doido, mas já imaginaram como isso poderia contribuir para a resolução de alguns dos grandes "mistérios" que fazem com que algumas religiões os utilizem como dogmas de fé?

Porque é que, quem escreveu as Escrituras originais não se socorreram desta facilidade para transmitir muitas das ideias concernentes à mensagem "divina"?

Como acham que por exemplo poderiam ter traduzido por uma qualquer ilustração o "deus trino", o "inferno" e outras doutrinas mirabolantes defendidas até à exaustão por alguns extremistas religiosos porque inexistentes de forma clara naquilo que se encontra escrito, e que permanecem autênticos mistérios até aos dias de hoje?

Deixo à discussão...

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por mjp Qui Set 19 2013, 00:18

Investigando a Torre escreveu:Não meus amigos, não me refiro a uma qualquer versão/tradução contemporânea da Bíblia ilustrada como existem muitas por aí, refiro-me ao facto das Escrituras originais poderem ter sido concebidas com ilustrações.

Por vezes sou mesmo muito doido, mas já imaginaram como isso poderia contribuir para a resolução de alguns dos grandes "mistérios" que fazem com que algumas religiões os utilizem como dogmas de fé?

Porque é que, quem escreveu as Escrituras originais não se socorreram desta facilidade para transmitir muitas das ideias concernentes à mensagem "divina"?

Como acham que por exemplo poderiam ter traduzido por uma qualquer ilustração o "deus trino", o "inferno" e outras doutrinas mirabolantes defendidas até à exaustão por alguns extremistas religiosos porque inexistentes de forma clara naquilo que se encontra escrito, e que permanecem autênticos mistérios até aos dias de hoje?

Deixo à discussão...

IT
Portanto, a ideia é tua. Não houve qualquer ilustração ou qualquer ilustração em qualquer pergaminho antigo... como se perderam... impossível comprovar essa possibilidade. Tu é que sugeres que tal ideia pudesse ter ocorrido aos escritores... é, assim, certo?

Bem, se é assim, porque razão tal ideia também não ocorreu a Moisés para ilustrar o dilúvio ou a divisão das águas no mar Vermelho ou dos Juncos ou do Jordão, por exemplo? ( isto se foi Moisés quem escreveu o Génesis... mas o autor é irrelevante neste ponto)

Pois aí está uma pergunta para a qual não conheço resposta. Sinceramente, não vejo também grande relevância na pergunta/ideia em função do que se debate a respeito de algumas doutrinas que se constituíram em dogmas.

E, para falar com toda a franqueza, em que é que uns desenhos poderiam influenciar as pessoas a aceitar mais ou menos uma determinada concepção de uma determinada natureza divina?... Tal até poderia ter efeitos muito mais nefastos que vantajosos para essa causa... só assim, de repente, ocorreram-me alguns: a cópia poderia ser menos exacta que só as letras e contribuir para uma adulteração mais breve no tempo do original, a especulação da interpretação artística é muito mais subjectiva que a da escrita e por aí fora...
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por Convidado Qui Set 19 2013, 00:29

mjp escreveu:Portanto, a ideia é tua. Não houve qualquer ilustração ou qualquer ilustração em qualquer pergaminho antigo... como se perderam... impossível comprovar essa possibilidade. Tu é que sugeres que tal ideia pudesse ter ocorrido aos escritores... é, assim, certo?
Sim a ideia é minha, eu sou mesmo um idiota!
Se fosse eu a escrever algo do género, poderia ter utilizado alguma iluminura, esboço, desenho, sei lá... para tentar transmitir algo que me fosse na alma, mas que não conseguia transmitir por palavras.

Acho que isso poderia ser vital para esclarecer quem mais tarde lesse o que escrevi.

Porque acham que tal nunca aconteceu com nenhum dos escritores dos livros que compõem a actual Bíblia?
Nunca vos ocorreu que tal fosse possível?
É que nenhum, nenhum mesmo dos escritores esboçou esta possibilidade... nem uma cruzinha!!! Exclamation  Cruz 
Não sei se estão a entender onde eu quero chegar!!!

IT


Última edição por Investigando a Torre em Qui Set 19 2013, 00:35, editado 5 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por mjp Qui Set 19 2013, 00:29

Também há a considerar que quem escreveu o Novo Testamento (refiro-me agora mais a este) não escreveu a pensar que ele seria traduzido para um futuro distante...

Foi escrito para a época. Como quem escreve hoje uma carta ou faz um relato para contemporâneos ou pouco mais que contemporâneos.

Nenhum escritor do NT pensou que a volta de Cristo pudesse só ocorrer num futuro tão longuínquo para eles.

E há muita evidência histórica e de intrepretação bíblica que sustentam esta minha afirmação.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por mjp Qui Set 19 2013, 13:25

A Bíblia Ilustrada LA20120430AC0015-ROMA-ROME-CATACOMBS-CATACUMBAS

Sec II. ano 101-200
http://laeti.photoshelter.com/image/I0000Lj6qPc08IHg


Vocês são muito chatos! Morrer a rir 

Mas eu também! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

IT, meu caro e estimado IT , citando-te:(...) outras doutrinas mirabolantes defendidas até à exaustão por alguns extremistas religiosos porque inexistentes de forma clara naquilo que se encontra escrito (...).

Este presente é para ti... Very Happy  deste teu dedicado amigo e defensor de mirabolantes doutrinas... Morrer a rir 

Sobre a Trindade... deixa-me pensar, homem! Quem sabe um lunático cristão, preso nalguma masmorra no séc I ou II ou III, enquanto esperava para ser devorado no Circo Máximo, terá feito um desenhinho; também... tinha de distrair o espírito, que dizem que aquilo era frio, húmido e lúgrebe como uma gruta subaquática... e talvez os carcereiros não estivissem com disposição de ir buscar uns lápis de cores...Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

Que pena que aqueles que, aos pés da Cruz, permaneceram até à exalação do último suspiro de Cristo, não tivessem aproveitado apra tirar uma fotografias... Evil or Very Mad
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por Convidado Qui Set 19 2013, 13:53

mjp,

Obrigado pelo boneco!
Não era bem isto a que eu me referia, mas à falta da veia artística de algum dos escritores de um dos livros da bíblia, pergunto:
"A ser autêntico este fresco, o que quis o seu autor transmitir?"

Agora...
mjp escreveu:Que pena que aqueles que, aos pés da Cruz, permaneceram até à exalação do último suspiro de Cristo, não tivessem aproveitado para tirar uma fotografias... Evil or Very Mad
isto é que era mesmo uma bomba!
Certamente poderia ficar desmistificado o mito da Estaca de Tortura, para além da enorme descoberta que seria para a época a da fotografia! Evil or Very Mad

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por mjp Qui Set 19 2013, 14:15

Exemplo de como muito cedo no cristianismo já se recorria à intercessão dos Apóstolos. Há mais antigas, mas esta foi a primeira que me apareceu.

A Bíblia Ilustrada GRAFITOS

Tens muito por onde escolher... aqui.
https://www.google.pt/search?q=as+maiores+catacumbas+crist%C3%A3s&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=RfY6UoZU7o7sBse4gMAL&ved=0CC0QsAQ&biw=1280&bih=899&dpr=1#imgdii=_


Desenhos tão antigos sobre a Trindade, nunca me ocorreu ir pesquisar... não sou tão idiota como tu... Morrer a rir  estou a brincar, hã?...

Aonde tu queres chegar... é que não há viagens no tempo para podermos ir lá testemunhar toda aquela Hstória. Mas se assim fosse, se tal fosse necessário... não tínhamos nunca certeza de nada.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por mjp Seg Set 23 2013, 15:10

Simbolos
Peixe    


Uma das representações da simbologia cristã mas não pela figura peixe e sim pelas iniciais das palavras em grago, ichtus, significa " Jesus Cristo de Deus Filho Salvador."

Âncora


Este simbolo é a representação da salvação pela firmeza da fé


A Bíblia Ilustrada Ancora_catacumba



Sei que há muitíssimas inscrições e representações nos locais por onde passavam ou onde eram obrigados a permanecer os primeiros cristãos.

A Bíblia ilustrada, como propões, IT, como forma dos escritores do NT tentarem passar uma representação do que acreditavam, teria, sem dúvida, ajudado a clarificar alguns dogmas que mais tarde se desenvolveram na dogmática cristã.

A Trindade, entre outros, seria um deles. Não encontro nada desse tipo de representação na net mas, um destes dias, tentarei falar sobre esse assunto com quem lida, viaja e investiga diariamente este género de assuntos. Provavelmente receberei a resposta que neste momento estou a pensar: naquele tempo, dificilmente se preocupavam com esse género de representação do Sagrado. O simbolismo cristão acompanhou a revelação em função do que era possível à época e o simbolismo tinha duas vertentes principais: uma, a identificação, para se reconhecerem no meio de um mundo hostil, outra de carácter mais simbólico, para fortalecimento em épocas de maior perseguição, sem que isso assumisse qualquer carácter de idolatria (esta última afirmação, desde a última vírgula, é minha).

A Trindade começa a ser representada muito mais tarde, mas os apóstolos e Maria, desde muito, muito cedo; praticamente já ao fechar do segundo século, a partir de meados do anos 100, quando a terceira e quarta geração, digamos assim para facilitar, começa a perder o contacto testemunhal directo com os apóstolos e seus mais estreitos seguidores. A primeira representação da Virgem com o Menino, ainda existente, pode ser vista no mural da Catacumba de Priscila, em Roma, na qual Maria aparece sentada e amamentando Jesus, que por sua vez inclina sua cabeça como que para olhar para o observador. http://pt.wikipedia.org/wiki/Madona

A Bíblia Ilustrada Madonna_catacomb
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

A Bíblia Ilustrada Empty Re: A Bíblia Ilustrada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos