EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As ovelhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

As ovelhas Empty As ovelhas

Mensagem por hocosi Seg Fev 04 2013, 20:57

Há mais de 30 anos eu fazia um estudo bíblico a um senhor na altura com cerca de 50 anos. Penso que já morreu. Numa parte do estudo em que se falava das ovelhas num contexto bíblico ele disse-me: "sim, mas a ovelha é um animal muito estúpido". Eu nunca dei grande valor a este comentário. No entanto nunca me saiu da cabeça.

A Bíblia especialmente nos evangelhos fala sobre as ovelhas e de Jesus como sendo o pastor das ovelhas. A Watchtower nas suas publicações fazem alusão às ovelhas, às outras ovelhas.

Achei interessante este artigo extraído do livro: “Deus onde estás?”. Sublinhei os aspetos que acho merecem a nossa reflexão.

1. A vida de uma ovelha depende muito do tipo de pastor que ela tem. Se a ovelha tiver um pastor malvado e cruel, provavelmente sofrerá e sua vida será difícil. Ou se o pastor for preguiçoso e não tomar conta da ovelha, ela pode passar fome e até morrer de inanição!

Mas se o pastor for delicado e corajoso, e não pensar primeiro em si mesmo, a ovelha será saudável, forte, satisfeita e feliz.

2. Mais do que qualquer outro tipo de animal, as ovelhas precisam de atenção e cuidado. O pastor precisa proteger as ovelhas de tigres, lobos, cães e ladrões. O pastor precisa proteger suas ovelhas o tempo todo do dia e da noite. (E sabe, Deus é o pastor, e o protege o tempo todo também!)

3. As ovelhas são animais tímidos e medrosos. Elas se apavoram com muita facilidade, e esse medo as impede de fazer muitas coisas que são boas para elas.

4. As ovelhas têm “mentalidade de massa” – elas têm “instinto de turba”. Elas farão o que todas as outras ovelhas estiverem fazendo! Se uma ovelha se apavora e corre, todas as outras correm junto, sabendo ou não porque estão correndo.

5. As ovelhas são animais de hábito. Elas gostam de seguir as mesmas trilhas vez após vez. Continuarão pastando na mesma terra até praticamente destruir o pasto – e comerão grama ruim!

6. As ovelhas são conhecidas como animais muito teimosos. Elas precisam de um pastor para guiá-las no rumo certo.

7. As ovelhas são animais muito estúpidos, obtusos. Elas às vezes simplesmente ficarão paralisadas se houver perigo por perto. Às vezes elas nem sequer tentarão correr em busca de segurança; entrarão em pânico e nem mesmo balirão.

8. É fácil saber quem é o dono da ovelha porque, normalmente, o pastor põe em suas ovelhas uma marca na orelha. Essas marcas são semelhantes e feitas à brasa. A orelha das ovelhas é cortada. Cada pastor põe a mesma marca em todas as suas ovelhas.

9. As ovelhas não se deitarão para descansar a menos que:

a. não estejam com medo

b. estejam de bem com todas as outras ovelhas

c. não estejam sendo molestadas por nenhuma mosca ou inseto

d. não estejam famintas

10. As ovelhas dão “cabeçadas” umas nas outras. Elas seguem também uma certa ordem de “cabeceamento”. A ovelha mais velha em geral tem posição mais alta de poder. Se uma ovelha mais jovem estiver comendo num trecho de grama que a mais velha deseje, ela cabeceará a mais jovem para tira-la dali! A mais jovem fará exatamente a mesma coisa com aquelas que forem mais novas do que ela. Mas quando o pastor chega perto, as ovelhas se esquecem do motivo pelo qual estavam brigando e se comportam bem.
11. A ovelha precisa de terra boa para se alimentar ou ficará faminta! Se a ovelha ficar com fome, ela se manterá em pé e não sairá à procura de alimento para satisfazer sua fome. As ovelhas não podem dormir se estiverem com fome, e não adianta nada para o dono se ficarem nessa condição. Elas ficam nervosas e perturbadas com muita facilidade, e se não se alimentarem com comida certa, qualquer coisa as perturbará.

12. As ovelhas são perturbadas por muitos insetos diferentes –

todos os tipos de moscas, pernilongos, borrachudos e outros insetos voadores. Muitos desses insetos miram direto o focinho das ovelhas! Se entrarem no focinho, eles podem pôr ovos. Quando esses ovos se desenvolvem, as larvas entram nas passagens do focinho e causam inchaço, irritações e às vezes cegueira. As ovelhas baterão a cabeça contra árvores e pedras para tentar fazer com que esses insetos parem de perturbá-las, e às vezes isso pode matá-las. Outras ovelhas sacudirão a cabeça por horas e horas. Algumas correrão até simplesmente caírem de tanto correr. A primeira vez que um bom pastor vê isso acontecendo com suas ovelhas, ele coloca óleo na cabeça da ovelha e em torno do focinho. Isso acalmará as ovelhas.

13. As ovelhas precisam de água! O corpo da ovelha tem 70% de água, de forma que a água tem muita relação com quanta saúde e força a ovelha tem. As ovelhas obtêm água principalmente de três lugares:

a. fontes e ribeiros

b. poços fundos

c. orvalho na relva (Sim, orvalho na relva!)

As ovelhas conseguem passar sem beber água, por longos períodos, se tiverem acesso ao orvalho da grama, bem cedinho, antes que o sol o evapore.

14. As ovelhas podem ficar “abatidas”. Isto significa que elas ficam viradas de costas e não podem levantar-se de novo por si mesmas. Se o pastor não vier rapidamente até a ovelha, ela pode morrer! Quando o pastor encontra uma ovelha nessa posição, ele fala suavemente com ela e esfrega suas pernas para restaurar a circulação. A ovelha se torna “abatida” porque está à procura de um lugar macio, porque está com lã demais ou porque simplesmente estás gorda demais!

15. No aprisco – o lugar onde as ovelhas dormem – o pastor se deita na entrada ou porta para guardá-las. Se ladrões ou predadores tentarem entrar e ferir as ovelhas, têm de passar por cima do pastor – porque ele é a porta.

Depois de ler “O QUE AS OVELHAS ENSINAM”, faça uma das maneiras como você se relaciona com o que acabou de aprender. De que forma você se parece com as ovelhas?

Extraído do livro: “Deus onde estás?”

Autor: Kay Arthur
http://www.shemaisrael.com.br/contos/hcf_final.htm

Eu não sei se quero ser ovelha! E vocês?
Quando eu pertencia à religião Católica o padre costumava dizer na missa: vós sois uma cambada de carneiros encarneirados atrás uns dos outros. Nem carneiro quero ser. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por António Madaleno Seg Fev 04 2013, 23:45

A Bíblia quando usa a expressão ovelhas, é no contexto, das pessoas que permitem serem guiadas pelo 'pastor excelente' Jesus Cristo.

Que outro animal se adequaria melhor, senão uma ovelha que segue o pastor para onde quer que ele vá?

Ser cristão é exatamente tornar Jesus o seu guia, o seu pastor. A mansidão e a humildade necessária para isso só é comparável à de um animal conhecido nos tempos bíblicos - a ovelha.

Não nos esqueçamos que os israelitas eram maioritariamente um povo de agricultores e pastores.

Por isso, acho a imagem transmitida pela 'ovelha' como apropriada para o fim a que se destinava.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Ter Fev 05 2013, 13:27

TJ Curioso escreveu:A Bíblia quando usa a expressão ovelhas, é no contexto, das pessoas que permitem serem guiadas pelo 'pastor excelente' Jesus Cristo.

Que outro animal se adequaria melhor, senão uma ovelha que segue o pastor para onde quer que ele vá?

Ser cristão é exatamente tornar Jesus o seu guia, o seu pastor. A mansidão e a humildade necessária para isso só é comparável à de um animal conhecido nos tempos bíblicos - a ovelha.

Não nos esqueçamos que os israelitas eram maioritariamente um povo de agricultores e pastores.

Por isso, acho a imagem transmitida pela 'ovelha' como apropriada para o fim a que se destinava.

Caro TJ Curioso,
Eu entendo o disseste, mas onde hoje se encontra o rebanho de Jesus Cristo? Onde estão os herdeiros e depositários dos ensinos de Cristo? Nas igrejas da Cristandade? Na Watchtower? A ovelhas, conforme foi dito têm certas caracteristicas que eu não quero ter neste momento. Não desejo ser mais enganado por falsos pastores que se apresentam como detentores da verdade e do cristianismo conforme ensinado por Cristo.

Um abraço.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Fidel Apostate Ter Fev 05 2013, 13:37

hocosi escreveu:
TJ Curioso escreveu:A Bíblia quando usa a expressão ovelhas, é no contexto, das pessoas que permitem serem guiadas pelo 'pastor excelente' Jesus Cristo.

Que outro animal se adequaria melhor, senão uma ovelha que segue o pastor para onde quer que ele vá?

Ser cristão é exatamente tornar Jesus o seu guia, o seu pastor. A mansidão e a humildade necessária para isso só é comparável à de um animal conhecido nos tempos bíblicos - a ovelha.

Não nos esqueçamos que os israelitas eram maioritariamente um povo de agricultores e pastores.

Por isso, acho a imagem transmitida pela 'ovelha' como apropriada para o fim a que se destinava.

Caro TJ Curioso,
Eu entendo o disseste, mas onde hoje se encontra o rebanho de Jesus Cristo? Onde estão os herdeiros e depositários dos ensinos de Cristo? Nas igrejas da Cristandade? Na Watchtower? A ovelhas, conforme foi dito têm certas caracteristicas que eu não quero ter neste momento. Não desejo ser mais enganado por falsos pastores que se apresentam como detentores da verdade e do cristianismo conforme ensinado por Cristo.

Um abraço.

De facto hocosi o que eu acho é que certamente a questão está no pastor, daí que as palavras de Pedro ressoem muitas vezes na minha cabeça:

(João 6:68-69) . . .Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, para quem havemos de ir? Tu tens declarações de vida eterna; 69 e nós cremos e viemos a saber que tu és o Santo de Deus.”

Ou seja para quem e não para onde, sendo esse onde um lugar cheio de maus pastores, no fundo "seguidores de seguidores", não de Cristo o Pastor Excelente.

Abraço,
Fidel


Última edição por Fidel Apostate em Ter Fev 05 2013, 13:39, editado 1 vez(es)
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por António Madaleno Ter Fev 05 2013, 13:38

hocosi escreveu:
TJ Curioso escreveu:A Bíblia quando usa a expressão ovelhas, é no contexto, das pessoas que permitem serem guiadas pelo 'pastor excelente' Jesus Cristo.

Que outro animal se adequaria melhor, senão uma ovelha que segue o pastor para onde quer que ele vá?

Ser cristão é exatamente tornar Jesus o seu guia, o seu pastor. A mansidão e a humildade necessária para isso só é comparável à de um animal conhecido nos tempos bíblicos - a ovelha.

Não nos esqueçamos que os israelitas eram maioritariamente um povo de agricultores e pastores.

Por isso, acho a imagem transmitida pela 'ovelha' como apropriada para o fim a que se destinava.

Caro TJ Curioso,
Eu entendo o disseste, mas onde hoje se encontra o rebanho de Jesus Cristo? Onde estão os herdeiros e depositários dos ensinos de Cristo? Nas igrejas da Cristandade? Na Watchtower? A ovelhas, conforme foi dito têm certas caracteristicas que eu não quero ter neste momento. Não desejo ser mais enganado por falsos pastores que se apresentam como detentores da verdade e do cristianismo conforme ensinado por Cristo.

Um abraço.

Amigo, estamos em sintonia! Foi por isso que eu mencionei, especificamente, que os semelhantes a 'ovelhas' seguem a Cristo, não a outros humanos.

Quando alguém passa a seguir as doutrinas particulares de um qualquer grupo religioso: seus dogmas, cartilha doutrinária e práticas, ele na realidade, deixou de ser uma 'ovelha' de Cristo e passou a ser parte do rebanho desse grupo, estando sujeito aos líderes desse grupo religioso.

Ser cristão é diferente. É ter uma relação pessoal com Cristo, "estar em Cristo" (TNM diz "união com Cristo) e não precisar de outro intermediário para ditar regras pessoais ou doutrinais.

Se fores realmente uma 'ovelha' do ponto de vista cristão, não te sujeitarás jamais a outro pastor, a não ser a Jesus Cristo.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Ter Fev 05 2013, 13:49

escreveu:

TJ Curioso
Quando alguém passa a seguir as doutrinas particulares de um qualquer grupo religioso: seus dogmas, cartilha doutrinária e práticas, ele na realidade, deixou de ser uma 'ovelha' de Cristo e passou a ser parte do rebanho desse grupo, estando sujeito aos líderes desse grupo religioso.

Não entendo estas tuas palavras.
Quando alguém passa a seguir ...

Quando é que passamos a seguir? Quando deixamos a Igreja Católica e nos tornamos TJ ? Ou é quando deixamos as TJ e voltamos para a Igreja Católica ou qualquer outra de que faziamos parte?

...deixou de ser uma 'ovelha' de Cristo...

Novamente pergunto: quando é que fizemos isso?

hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por António Madaleno Ter Fev 05 2013, 14:12

hocosi na minha perspetiva quando alguém se vincula a determinado grupo religioso como se este fosse em si mesmo um caminho para salvação, tendo para isso que seguir determinadas normas e preceitos, doutrinas e práticas impostas pela religião, ela torna-se escrava de homens.

Creio que a maioria das pessoas se encontra nesta situação.

António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Qua Fev 06 2013, 20:17

TJ Curioso escreveu:hocosi na minha perspetiva quando alguém se vincula a determinado grupo religioso como se este fosse em si mesmo um caminho para salvação, tendo para isso que seguir determinadas normas e preceitos, doutrinas e práticas impostas pela religião, ela torna-se escrava de homens.

Creio que a maioria das pessoas se encontra nesta situação.


E antes? Se pertencia por tradição a alguma religião era escravo de quem? Não será que antes era escravo de uns e depois passou a tornar-se escravo de outros?
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por António Madaleno Qua Fev 06 2013, 20:49

hocosi escreveu:
TJ Curioso escreveu:hocosi na minha perspetiva quando alguém se vincula a determinado grupo religioso como se este fosse em si mesmo um caminho para salvação, tendo para isso que seguir determinadas normas e preceitos, doutrinas e práticas impostas pela religião, ela torna-se escrava de homens.

Creio que a maioria das pessoas se encontra nesta situação.


E antes? Se pertencia por tradição a alguma religião era escravo de quem? Não será que antes era escravo de uns e depois passou a tornar-se escravo de outros?

hocosi, sinceramente não percebo a dificuldade em entender aquilo que escrevi.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Qua Fev 06 2013, 21:01

TJ Curioso escreveu:
hocosi escreveu:
TJ Curioso escreveu:hocosi na minha perspetiva quando alguém se vincula a determinado grupo religioso como se este fosse em si mesmo um caminho para salvação, tendo para isso que seguir determinadas normas e preceitos, doutrinas e práticas impostas pela religião, ela torna-se escrava de homens.

Creio que a maioria das pessoas se encontra nesta situação.


E antes? Se pertencia por tradição a alguma religião era escravo de quem? Não será que antes era escravo de uns e depois passou a tornar-se escravo de outros?

hocosi, sinceramente não percebo a dificuldade em entender aquilo que escrevi.

Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Convidado Qua Fev 06 2013, 21:05

hocosi escreveu:Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço
Sim, fizeste-te entender!
Então do teu ponto de vista, qual o redil e qual o pastor ao qual nos devemos juntar e seguir, HOJE?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Qua Fev 06 2013, 21:06

Investigando a Torre escreveu:
hocosi escreveu:Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço
Sim, fizeste-te entender!
Então do teu ponto de vista, qual o redil e qual o pastor ao qual nos devemos juntar e seguir, HOJE?

IT

Eu não sei! Para mim, daquilo que conheço, as religiões são produto da inventividade humana.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por hocosi Qua Fev 06 2013, 21:18

hocosi escreveu:
Investigando a Torre escreveu:
hocosi escreveu:Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço
Sim, fizeste-te entender!
Então do teu ponto de vista, qual o redil e qual o pastor ao qual nos devemos juntar e seguir, HOJE?

IT

Eu não sei! Para mim, daquilo que conheço, as religiões são produto da inventividade humana.

Mas eu estava à espera que alguém respondesse às minhas perguntas, não que me devolvessem as perguntas que fiz.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Paulo Neto Qua Fev 06 2013, 22:24

hocosi escreveu:

Mas eu estava à espera que alguém respondesse às minhas perguntas, não que me devolvessem as perguntas que fiz.

São influências jeovistas das reuniões da escola teocrática... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Fidel Apostate Qua Fev 06 2013, 22:35

ellipsis escreveu:
hocosi escreveu:

Mas eu estava à espera que alguém respondesse às minhas perguntas, não que me devolvessem as perguntas que fiz.

São influências jeovistas das reuniões da escola teocrática... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


Por acaso lembrei-me do mesmo... estes maneirismos nunca mais nos passam... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por elektra Qua Fev 06 2013, 22:36

É curioso....nunca tinha pensado dessa forma! A comparação que é feita com as TJ, cabe que nem uma luva!! Morrer a rir
elektra
elektra
Membros
Membros

Mensagens : 148
Likes : 10
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por António Madaleno Qua Fev 06 2013, 23:43

hocosi escreveu:Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço

hocosi, eu percebo perfeitamente a tua questão. Como já disse antes, se nós nos filiarmos a uma determinada confissão religiosa esperando que seja ela o caminho para a salvação, estamos a tornar-nos cativos da mesma.

Deixamos de ser 'ovelhas' de Cristo, tendo a ele como mediador e pastor e permitimo-nos a ser levados pelas consciências de outros. Os discípulos verdadeiros de Cristo, estão espalhados certamente pelas milhares de confissões religiosas existentes ou até mesmo fora delas.

Como dizia Pedro a Cornélio, "reconheço, na verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer povo, quem o teme e põe em prática a justiça, lhe é agradável".

Creio que Jesus olha principalmente para a motivação de coração de cada um de nós e não se pertencemos à confissão A, B ou C.

Mas visto que Jesus é o único a quem podemos chamar de mediador entre Deus e os homens, o "Caminho, a Verdade e a Vida", então alguém que se apega a determinada religião, como se a prática exclusiva desta seja o real caminho para a salvação, está na verdade a invalidar o sacrifício de Cristo. Isto acontece, porque o está a substituir por uma doutrina ou práticas ritualísticas, achando que o papel de Jesus Cristo é insuficiente para garantir a salvação de alguém.

Não nos esqueçamos que o NT, apresenta a mensagem cristã de um modo bem simples: "crê no Senhor Jesus e serás salvo".

Para ter esta expectiva de vida eterna, e ser uma 'ovelha' no rebanho de Cristo (espalhado por todo o mundo), não necessariamente tem de se pertencer a uma confissão religiosa, caso não sinta essa necessidade. O que não invalida que o faça, caso deseje.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Setubalense Qui Fev 07 2013, 16:43

já agora e sem querer fugir muito do tema, e a propósito de ovelhas, rebanho , grande multidão e 144.000, cá vai mais um video.
Está em Castelhano, mas percebe-se bem.

Setubalense
Setubalense
Membros
Membros

Mensagens : 681
Likes : 49
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 59
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Maurício Silva Sáb Fev 09 2013, 13:11

hocosi escreveu:
Investigando a Torre escreveu:
hocosi escreveu:Eu não tenho dificuldade em entender o que dizes. A minha dificuldade é em entender é como podemos deixar de ser escravos de homens se somos filiados numa religião, seja ela por tradição ou por adoção. Por outra palavras onde está o redil, onde está o rebanho onde se juntam as ovelha do Cristo qual pastor?

Não me venham dizer que basta seguir os ensinamentos conforme estão escritos. Não me venham dizer que podemos ser cristãos à nossa maneira, segundo a nossa visão das coisas porque aì perdesse o conceito de rebanho ou de redil.

Fiz-me entender?

Um abraço
Sim, fizeste-te entender!
Então do teu ponto de vista, qual o redil e qual o pastor ao qual nos devemos juntar e seguir, HOJE?

IT

Eu não sei! Para mim, daquilo que conheço, as religiões são produto da inventividade humana.


É interessante que todas as organizações religiosas começam sempre, ou quase sempre, de duas formas distintas:

A primeira acontece quando um profeta, uma pessoa que afirma ter contacto com o divino dá a sua certeza quanto aquilo que é "certo" e errado. Nesse caso, o jogo psicológico, a "verdade" e a afirmação pessoal passam a estar centralizadas nessa mesma pessoa. Temos o caso de Maomé, temos o caso de Buda, temos o caso de Moisés, de Jesus, de José do Egipto, de Paulo, e de vários senhores que formaram e formam seitas. Todos eles afirmaram, por outras palavras, "sou o escolhido, o Special one, aquele que tem uma relação especial com o divino por isso, confiem em mim, que tenho a pura "verdade".

A segunda forma distinta acontece quando existe uma dissidência de uma religião, e posteriormente, há uma ramificação para a formação de uma nova religião, associação ou organização. Temos o caso da formação das religiões protestantes, das testemunhas de Jeová, e de muitos ramos saídos das ditas "principais religiões". Engraçado que no segundo ponto em questão, há quase sempre, de inicio, uma afirmação de sinceridade para com os potenciais crentes. Existe o estudo aplicado das principais doutrinas, existe a vontade de criar uma entidade que possa ser "mais pura", menos centralizada sobre o poder efectivo, algo que existe em grande escala nas principais religiões em redor do mundo.

Mas tudo isto é de curta duração. A ganância, o desejo de poder é sempre mais forte, e tudo não passa de uma roda para enganar aqueles que acreditam fielmente em fábulas.

Religiões, para que te quero? Precisaremos realmente delas?
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

As ovelhas Empty Re: As ovelhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos