EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por António Madaleno Qua maio 29 2013, 17:06

Todos sabem como a Organização rejeita qualquer coisa que "cheire" a espiritismo ou ligado a poderes considerados sobrenaturais. Ao longo dos anos, temos visto que as mentalidades têm vindo a mudar e que terapias que no passado eram encaradas com desconfiança, são hoje em dia bem aceites e até mesmo praticadas em hospitais (ex. reiki). Ver AQUI.

Algumas das Terapias alternativas, ou como os praticantes delas acham mais correto: Terapias complementares são:

Acupuntura
Aromaterapia
Arte terapia
Auriculoterapia
Ayurveda
Biodança
Bioenergologia
Cromoterapia
Fitoterapia
Florais de Bach
Homeopatia
Iridologia
Magnetoterapia
Musicoterapia
Quiropraxia
Reflexologia
Reiki
Tratamento espiritual
Medicina ortomolecular
Cinesiologia aplicada
Medicina natural
Técnica metamórfica

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_alternativa

Qual é a vossa experiência relativamente a tais terapias e se elas vos têm ajudado física, emocional e espiritualmente. Lembremo-nos de ao comentar, respeitar a opinião do próximo e não sermos dogmáticos nas nossas afirmações.

Lembremo-nos que nada pode superar a experiência pessoal do indivíduo.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Ana Cláudia Qua maio 29 2013, 18:38

Eu tive excelentes resultados com a Homeopatia no tratamento das minhas amigdalites. O maior período em estive sem amigdalites foi quando fiz um tratamento homeopatia, levando em conta que faço amigdalites cerca de 3 vezes por ano e estive 2 anos sem nenhuma foi brilhante! (conheço todas as objecções a esta terapia)

Fiz massagem Ayurvedica de relaxamento, gostei mas não achei nada de extraordinário.

E sou cliente habitual de um Osteopata que faz milagres ás minhas costas.

Vantagens físicas posso relatar, espirituais não...
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por hocosi Qua maio 29 2013, 21:01

Algumas das Terapias alternativas, ou como os praticantes delas acham mais correto: Terapias complementares são:

Ou são alternativas ou são complementares. Quando vamos a uma "ervanária" e pedimos algo para determinado problema, normalmente o suposto remédio normalmente apenas diz "suplemento alimentar". É um pouco como com o CG. Dizem que faz bem mas não se querem comprometer.

Para mim a maioria destas chamadas terapias alternativas não são mais do que placebos. Fazem bem a quem acredita nelas.

Eu recentemente recorri à acupuntura por causa de problemas em adormecer. Tenho peso de consciência por participar num fórum de apóstatas. Morrer a rir

Não posso dizer que me fez bem nem mal. Eu tinha que continuar a tomar comprimidos pois no dia seguinte tinha que trabalhar.

Algumas destas chamadas terapias alternativas têm sido permitidas nos hospitais porque os médicos sabem bem a importância de se tratar o indivíduo como um todo. E o estado mental e emocional é muito importante no processo da cura.


hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Paulo Neto Qua maio 29 2013, 21:25

Se hoje estou aqui no mundo dos vivos, é devido a uma das terapias que mencionaste.

Quando a medicina tradicional não tinha cura para mim, a terapia alternativa mostrou o contrário.

Quando eu foi dado como curado, a congregação dizia que foi Jeová, mas eu sabia que Deus não tinha nada a ver com isso.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Ana Cláudia Qua maio 29 2013, 21:30

ellipsis escreveu:Se hoje estou aqui no mundo dos vivos, é devido a uma das terapias que mencionaste.

Quando a medicina tradicional não tinha cura para mim, a terapia alternativa mostrou o contrário.

Quando eu foi dado como curado, a congregação dizia que foi Jeová, mas eu sabia que Deus não tinha nada a ver com isso.

Tu és um Milagre!!! Deus seja louvado!!! Morrer a rir Morrer a rir

Agora a serio... podes contar um bocadinho mais?
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Paulo Neto Qua maio 29 2013, 21:35

Até posso, mas não aqui por motivos óbvios.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Ana Cláudia Qua maio 29 2013, 21:37

ellipsis escreveu:Até posso, mas não aqui por motivos óbvios.

Claro! Falamos ao almoço.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Paulo Neto Qua maio 29 2013, 21:41

Atena escreveu:
ellipsis escreveu:Até posso, mas não aqui por motivos óbvios.

Claro! Falamos ao almoço.

Olha, boa ideia. tass bem
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por hocosi Qua maio 29 2013, 22:03

Atena escreveu:Eu tive excelentes resultados com a Homeopatia no tratamento das minhas amigdalites. O maior período em estive sem amigdalites foi quando fiz um tratamento homeopatia, levando em conta que faço amigdalites cerca de 3 vezes por ano e estive 2 anos sem nenhuma foi brilhante! (conheço todas as objecções a esta terapia)

Fiz massagem Ayurvedica de relaxamento, gostei mas não achei nada de extraordinário.

E sou cliente habitual de um Osteopata que faz milagres ás minhas costas.

Vantagens físicas posso relatar, espirituais não...

Sobre a Homeopatia. http://scienceblogs.com.br/socialmente/2011/09/homeopatia-e-plausibilidade/#more-381
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por António Madaleno Qua maio 29 2013, 22:12

No caso da homeopatia posso também confirmar que resulta. Conheço casos familiares e amigos que seguiram esta linha de tratamentos e foi a única coisa que resultou, quando a medicina tradicional falhou.

E não se tratou de coisas ligeiras. Um dos casos a doença era hepática e à pessoa foi diagnosticado alguns meses de vida caso não fizesse um transplante. Fazia inclusivamente encefalopatias.

Já lá vão +10 anos e a pessoa está viva, tomando os medicamentos homeopáticos e com os cuidados de alimentação normais para o caso.

Por isso, posso dizer que sim. Resulta.

Agora, assim como na medicina tradicional existem bons e maus terapeutas. Existem oportunistas e terapeutas conscenciosos e extremamente profissionais e dedicados.

Como tudo na vida.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Luna Qui maio 30 2013, 22:53

Está provado que quem se trata com métodos alternativos, é mais bem sucedido na continuação do tratamento e nao tem "efeitos secundários" como é o caso de tratamentos a base ansiolíticos e antidepressivos (este é apenas um exemplo..)
Fala a voz da experiência.
Luna
Luna
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 370
Likes : 20
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 40
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por António Madaleno Qui Jun 06 2013, 15:01

Artigo interessante e científico sobre acunpuntura e reiki.

Acupuntura e reiki agora têm explicação científica
Ler AQUI
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por hocosi Qui Jun 06 2013, 19:52

Como acontece com outros assuntos, existem muitas contradições sobre os benefícios deste ou daquele tratamento.

Infelizmente muito daquilo que lemos faz parte de publicidade visando a enformação das pessoas.

Exemplo: os vendedores de frangos do aviário querem incrementar o negócio. Criam um artigo para publicação, citando A mais B que a carne de frango é a melhor e que faz bem à saúde.

Nas medicinas alternativas, ou complementares é igual. Há os a favor e os contra. E há os promotores que publicam artigos a favor ou contra.

Exemplo: acupuntura. Num artigo sobre o assunto lemos sobre a eficácia e os riscos:

Os resultados apontados por essas revisões são repletos de contradições e inconsistências entre si: além da maior parte das revisões terem uma série de problemas metodológicos que comprometem a validade de suas conclusões e das mesmas apresentaram poucos detalhes, o único tratamento que obteve efeitos positivos unânimes para mais de uma das revisões sistemáticas de alta qualidade foi o de dores no pescoço, sendo que todos os outros tiveram resultados contraditórios e inconsistentes – alguns encontravam efeito significativo, outros não, outros encontravam efeitos relativos.

Além disso, 95 casos de efeitos adversos foram identificados, entre eles infecções, traumas em órgãos, 5 mortes e outros efeitos adversos (para mais detalhes basta dar uma olhada no artigo). A conclusão dos autores é que poucas evidências realmente convincentes foram encontradas na análise das revisões de literatura e que a “acupuntura continua associada com sérios efeitos adversos” (Ernst, Lee e Choi, 2011). Os autores também recomendam que os acupunturistas sejam adequadamente treinados na técnica para que seja diminuido o número de efeitos adversos identificados no estudo.

http://scienceblogs.com.br/socialmente/2011/05/acupuntura-eficacia-e-riscos/#more-250
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por hocosi Qui Jun 06 2013, 19:57

Sobre o Reiki:
A ciência prevê isto, porque o Reiki assenta em noções pré-cientificas acerca de entidades e conceitos que sabemos não existirem com um grau de confiança elevado. Não estão nos modelos cientificos que permitem explicar e prever tantas outras coisas.

Por isso, embora existam poucos estudos rigorosos, num contexto de pouca plausibilidade, e sendo que eles suportam a previsão de que o Reiki não tem efeitos que a si possam ser unicamente atribuido, a conclusão que merece confiança é de que o Reiki não se distingue de placebo.

http://cronicadaciencia.blogspot.pt/2012/05/consideracoes-sobre-eficacia-do-reiki.html
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Paulo Neto Sáb Jul 13 2013, 11:33

Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por mjp Sáb Jul 13 2013, 12:33

ellipsis escreveu:


Uma hora e dez minutos para curar a minha vida? Não vale a pena tentar ver o video... vou precisar de mais um bocadinho de tempo! Morrer a rir 
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Kevin Keller Dom Jul 14 2013, 13:45

Como sabes amigo, ando a experimentar tudo um pouco, posso dizer-te que este ano comecei com aulas de meditação, e fiz o nível 1 de Reiki, em breve espero fazer o nível 2. No sábado passado fui a um dia aberto no IMT (Instituto de Medicina Tradicional) onde tive umas noções de Aromaterapia, Ayurveda, Reflexologia, Shiatsu e Maxobostão. Nessa mesma noite ainda fui a um evento de Yoga ao ar livre. Na segunda fui cobaia no mesmo IMT para uma massagem Ayurveda. E tenho um convite para Biodança. Posso dizer-te que noto uma grande diferença em mim. Paz interior, um outro modo de encarar a vida. É certo que há doenças físicas impossíveis de se curar com métodos alternativos, mas que estes podem aliviar e até mesmo mudar o modo como encaramos os problemas, isso sem dúvida. Felizmente já existem hospitais que utilizam o reiki e a ciência já constatou alguns benefícios da meditação. Há pouco tempo na tvi falaram que o Hospital Santa Maria usa a hipnose como alternativa a anestesias! Penso que tudo está no poder da nossa mente.
Kevin Keller
Kevin Keller
Membros
Membros

Mensagens : 268
Likes : 23
Data de inscrição : 08/12/2012
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por MariaL Ter Jul 16 2013, 19:00

Kevin Keller escreveu:Como sabes amigo, ando a experimentar tudo um pouco, posso dizer-te que este ano comecei com aulas de meditação, e fiz o nível 1 de Reiki, em breve espero fazer o nível 2. No sábado passado fui a um dia aberto no IMT (Instituto de Medicina Tradicional) onde tive umas noções de Aromaterapia, Ayurveda, Reflexologia, Shiatsu e Maxobostão. Nessa mesma noite ainda fui a um evento de Yoga ao ar livre. Na segunda fui cobaia no mesmo IMT para uma massagem Ayurveda. E tenho um convite para Biodança. Posso dizer-te que noto uma grande diferença em mim. Paz interior, um outro modo de encarar a vida.

Olá Kevin, já sabes da minha curiosidade por estas temáticas.
Queres desenvolver um pouco mais?
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura Empty Re: Terapias alternativas - Charlatanismo ou práticas eficazes de tratamento e cura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos