EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ellen Page assume homossexualidade

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por António Madaleno Sáb Fev 15 2014, 13:54

Num discurso emocionado, a jovem atriz revela a sua homossexualidade. Um bonito discurso...


António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por EstudanteCurioso Dom Fev 16 2014, 12:25

Nada contra mas.....que desperdicio lol! 
avatar
EstudanteCurioso
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 27
Data de inscrição : 03/11/2011
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Convidado Dom Fev 16 2014, 12:30

EstudanteCurioso escreveu:Nada contra mas.....que desperdicio lol! 

Nem contra nem a favor, mas curiosamente este tipo de observação é recorrente.
Será que os(as) únicos(as) que se aproveitam ou são gay's/lésbicas, ou já estão arrumados(as), i.e. juntos ou casados?  Twisted Evil 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Kristy123 Dom Fev 16 2014, 12:48


Então e os solteiro(as) não se aproveitam?...
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por DoC Dom Fev 16 2014, 13:07

EstudanteCurioso escreveu:Nada contra mas.....que desperdicio lol! 

Não será desperdício para alguém, ou melhor, alguma. Wink

 Morrer a rir 
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por DoC Dom Fev 16 2014, 13:14

Investigando a Torre escreveu:
EstudanteCurioso escreveu:Nada contra mas.....que desperdicio lol! 

Nem contra nem a favor, mas curiosamente este tipo de observação é recorrente.
Será que os(as) únicos(as) que se aproveitam ou são gay's/lésbicas, ou já estão arrumados(as), i.e. juntos ou casados?  Twisted Evil 

IT

Era uma brincadeira do EstudanteCurioso, segundo interpretei, por ele achar a catraia jeitosa. Morrer a rir

Claro que há muito quem se aproveite bem em todo lado, mas a tendência comum é "desejar" mais aquilo que não se pode ter (ou por que a outra pessoa já tem alguém ou por que não joga no mesmo campeonato, if you know what I mean). Morrer a rir
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Convidado Dom Fev 16 2014, 13:27

Kristy123 escreveu:
Então e os solteiro(as) não se aproveitam?...

Obviamente que sim!  Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Índigo Dom Fev 16 2014, 13:46

DoC escreveu:

Era uma brincadeira do EstudanteCurioso, segundo interpretei, por ele achar a catraia jeitosa. Morrer a rir

Claro que há muito quem se aproveite bem em todo lado, mas a tendência comum é "desejar" mais aquilo que não se pode ter (ou por que a outra pessoa já tem alguém ou por que não joga no mesmo campeonato, if you know what I mean). Morrer a rir

O fruto proibido é sempre o mais desejado!!!  Wink 
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por EstudanteCurioso Dom Fev 16 2014, 13:58

DoC escreveu:
Investigando a Torre escreveu:
EstudanteCurioso escreveu:Nada contra mas.....que desperdicio lol! 

Nem contra nem a favor, mas curiosamente este tipo de observação é recorrente.
Será que os(as) únicos(as) que se aproveitam ou são gay's/lésbicas, ou já estão arrumados(as), i.e. juntos ou casados?  Twisted Evil 

IT

Era uma brincadeira do EstudanteCurioso, segundo interpretei, por ele achar a catraia jeitosa. Morrer a rir

Claro que há muito quem se aproveite bem em todo lado, mas a tendência comum é "desejar" mais aquilo que não se pode ter (ou por que a outra pessoa já tem alguém ou por que não joga no mesmo campeonato, if you know what I mean). Morrer a rir

Eu percebi DoC  Wink ....é bem verdade como diz o velho ditado "a galinha da vizinha é melhor que a minha"
avatar
EstudanteCurioso
Membros
Membros

Mensagens : 184
Likes : 27
Data de inscrição : 03/11/2011
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por River raid Dom Fev 16 2014, 21:29

Marketing... nada mais do que marketing.

Ainda é uma simples xavalita... que segue os conselhos do Gestor de Carreira.

Daqui a (por exemplo) mais dois anos ela afirma que é tudo mentira, foi só "uma fase da adolescência" e ganha mais alguns milhões em entrevistas nomeadamente em revistas da especialidade.

Aposto que será assim porque já aconteceu no passado (Brooke Shields, etc...).
Os EUA têm milhões de conservadores e fanáticos religiosos, quando alguém famoso muda de "lado" e se revela afinal "hetero" é aplaudido pela opinião pública.

Mesmo que seja mentira...

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Índigo Dom Fev 16 2014, 22:26

River raid escreveu:Marketing... nada mais do que marketing.

Ainda é uma simples xavalita... que segue os conselhos do Gestor de Carreira.

Daqui a (por exemplo) mais dois anos ela afirma que é tudo mentira, foi só "uma fase da adolescência"  e ganha mais alguns milhões em entrevistas nomeadamente em revistas da especialidade.

Aposto que será assim porque já aconteceu no passado (Brooke Shields, etc...).
Os EUA têm milhões de conservadores e fanáticos religiosos, quando alguém famoso muda de "lado" e se revela afinal "hetero" é aplaudido pela opinião pública.

Mesmo que seja mentira...


Concordo com o que disseste menos nesta parte porque apesar de não parecer, afinal a xavalita já tem 26 anos!  Wink 
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Qui Fev 20 2014, 15:13

Eu só não sabia que ser gay dava direito a aplausos.

Então agora sempre que me cruzar com alguém gay, devo parar e aplaudir?... Geralmente apalude-se alguém que fez algo de mérito, de relevante para a comunidade; bem, se ser gay, se só por se ser gay já é em si um mérito...  então pronto, aqui vai o meu aplauso para todos os gays e lésbicas e etc., etc., e tal:

 aplausos
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por António Madaleno Qui Fev 20 2014, 15:45

mjp escreveu:Eu só não sabia que ser gay dava direito a aplausos.

Então agora sempre que me cruzar com alguém gay, devo parar e aplaudir?... Geralmente apalude-se alguém que fez algo de mérito, de relevante para a comunidade; bem, se ser gay, se só por se ser gay já é em si um mérito...  então pronto, aqui vai o meu aplauso para todos os gays e lésbicas e etc., etc., e tal:

 aplausos

Não me parece que o aplauso tenha sido por ela ser gay, mas sim pela coragem em assumir publicamente essa inclinação sexual.


Última edição por TJ Curioso em Qui Fev 20 2014, 15:46, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Convidado Qui Fev 20 2014, 15:46

mjp escreveu:Eu só não sabia que ser gay dava direito a aplausos.

Então agora sempre que me cruzar com alguém gay, devo parar e aplaudir?... Geralmente apalude-se alguém que fez algo de mérito, de relevante para a comunidade; bem, se ser gay, se só por se ser gay já é em si um mérito...  então pronto, aqui vai o meu aplauso para todos os gays e lésbicas e etc., etc., e tal:

 aplausos

Tu esse teu "mau feitio"...  Morrer a rir 

 aplausos 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Qui Fev 20 2014, 18:55

TJ Curioso escreveu:
mjp escreveu:Eu só não sabia que ser gay dava direito a aplausos.

Então agora sempre que me cruzar com alguém gay, devo parar e aplaudir?... Geralmente apalude-se alguém que fez algo de mérito, de relevante para a comunidade; bem, se ser gay, se só por se ser gay já é em si um mérito...  então pronto, aqui vai o meu aplauso para todos os gays e lésbicas e etc., etc., e tal:

 aplausos

Não me parece que o aplauso tenha sido por ela ser gay, mas sim pela coragem em assumir publicamente essa inclinação sexual.


Pela coragem? Mas é preciso coragem para assumir a sua inclinação sexual? No país dela, ela corre algum risco por assumir essa sua inclinação sexual?

Pronto, eu assumo: eu assumo publicamente que sou heterossexual! Venham daí as palmas...  Vénia  (isto sou eu a agradecer-vos as palmas pela minha coragem.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Qui Fev 20 2014, 18:57

Investigando a Torre escreveu:
mjp escreveu:Eu só não sabia que ser gay dava direito a aplausos.

Então agora sempre que me cruzar com alguém gay, devo parar e aplaudir?... Geralmente apalude-se alguém que fez algo de mérito, de relevante para a comunidade; bem, se ser gay, se só por se ser gay já é em si um mérito...  então pronto, aqui vai o meu aplauso para todos os gays e lésbicas e etc., etc., e tal:

 aplausos

Tu esse teu "mau feitio"...  Morrer a rir 

 aplausos 

IT


Se pedir só um autógrafo o meu mau feito fica um bocadinho melhor?...  Morrer a rir 
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Convidado Qui Fev 20 2014, 18:58

mjp escreveu:Pela coragem? Mas é preciso coragem para assumir a sua inclinação sexual? No país dela, ela corre algum risco por assumir essa sua inclinação sexual?

Pronto, eu assumo: eu assumo publicamente que sou heterossexual! Venham daí as palmas...  Vénia  (isto sou eu a agradecer-vos as palmas pela minha coragem.

Não somente pelo país onde vive, mas também pelo dinheiro que deve ter, o facto de alguns não aceitarem a sua homossexualidade deve dar-lhe uns abalos que eu nem sequer imagino...  Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

De facto, estas manifestações exteriores por vezes agoniam-me!  pale 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por DoC Sex Fev 21 2014, 18:08

mjp escreveu:Pela coragem? Mas é preciso coragem para assumir a sua inclinação sexual? No país dela, ela corre algum risco por assumir essa sua inclinação sexual?

Pronto, eu assumo: eu assumo publicamente que sou heterossexual! Venham daí as palmas...  Vénia  (isto sou eu a agradecer-vos as palmas pela minha coragem.

Não é assim mjp. A psicologia do coming out é muito complexa por que envolve várias fases e fatores e muitas vezes correm-se riscos. Nem todos os riscos envolvem ser-se preso, multado, espancado ou executado.

Tu não precisas assumir a tua heterossexualidade por que os outros assumem-na à cabeça por ti. Se fosse ao contrário sentirias na pele o que estou a dizer.
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Sex Fev 21 2014, 21:29

DoC escreveu:
mjp escreveu:Pela coragem? Mas é preciso coragem para assumir a sua inclinação sexual? No país dela, ela corre algum risco por assumir essa sua inclinação sexual?

Pronto, eu assumo: eu assumo publicamente que sou heterossexual! Venham daí as palmas...  Vénia  (isto sou eu a agradecer-vos as palmas pela minha coragem.

Não é assim mjp. A psicologia do coming out é muito complexa por que envolve várias fases e fatores e muitas vezes correm-se riscos. Nem todos os riscos envolvem ser-se preso, multado, espancado ou executado.

Tu não precisas assumir a tua heterossexualidade por que os outros assumem-na à cabeça por ti. Se fosse ao contrário sentirias na pele o que estou a dizer.


DoC, vocês vêm fantasmas e perseguições em tudo o que é sítio.

Deixa-me contar-te uma pequena história:

Eu nasci em Lisboa, mas por razões de família, passei óptimas e prolongadas férias no Algarve, numa terra outrora encantadora (há quem diga que ainda é... mas desde que faleceram os meus avós e pai, deixei de lhe achar muita graça) cheia de festas e romarias, com alguma riqueza proveniente da actividade piscatória e agrícola e que, imagina, até tinha armazéns de fornecimento de materiais agrícolas e piscatórios, fabricas de conservas e de gelo. Enfim, era uma terra em expansão económica em que até finais dos anos setenta, se não estou em erro, até maternidade tinha.

As pessoas conheciam-se todas, para além de que a esmagadora maioria dos habitantes eram católicos de encher a igreja até às costuras, fosse pelas festas da aldeia, fosse pelos Domingos comuns. Ricos e pobres, cultos e analfabetos, a aldeia era uma comunidade que vivia em torno de si mesmo e da sua actividade económica e comercial.  Portanto, para além de rica e em desenvolvimento, era também uma terra relativamente conservadora nos hábitos e costumes.

Por qualquer razão que me escapa, a terra sempre albergou no seu seio um considerável número de homossexuais. Claro que nos anos 60 e 70, existiam sempre aqueles adolescentes meio imbecis que faziam chacota do jeito efeminado de alguns deles. mas nem por isso o mais famoso café/restaurante da terra deixava de ter por dono um senhor que por todos era estimado, pertencente a uma família de Olhão que desenvolveu lá o seu negócio durante mais de 40 anos, segundo me lembro de me dizerem. Ainda eu não era nascido e já ele lá estava. O próprio sacristão, embora casado, não era capaz de esconder as suas tendências homossexuais e até se sabia com quem se relacionava. Mas mais... outros mais da minha idade também não deixavam de ser aceites e respeitados pela esmagadora maioria da sociedade. Já te falei de uma prima minha que, pertencendo a uma das famílias mais conhecidas da terra (ainda que vivendo em Lisboa) se divorciou há muitos anos e vive com a sua companheira desde que praticamente me lembro... e sempre que lá vai por razões da sua vida pessoal frequenta os locais em que as "elites" destas terras se reunem para tomar o seu café, ou jogar às cartas, clubes que nasceram privados mas que hoje abrem as portas quer a sócios quer a não sócios.

Todos puderam levar a cabo as suas vidas sem serem prejudicados ou discriminados por qualquer razão que se prendesse com as suas inclinações sexuais.

Entretanto os anos passaram, os tempos mudaram e um dia venho a saber que um amigo meu se havia divorciado da mulher, com quem tem dois filhos do casamento. Atalhando razões: hoje ela vive com uma amiga (conheço as duas) na casa onde vivia com o marido e que é dos pais dela; todos nos falamos e cumprimentamos, até conversamos no meio da rua quando há razão para tal, como toda a gente faz, sem se vislumbrar o mínimo traço de censura ou ostracização.

Portanto, se numa terra com estas características as pessoas vivem as suas vidas em liberdade ( e muito bem para para elas) e sem recearem quaisquer actos de censura ou represália social, queres tu convencer-me que numa cidade como Lisboa ou Londres ou Nova York, quem se assume como gay ou lésbica, necessita de uma grande coragem para enfrentar a sociedade e temer qualquer género de represália?

O que esta menina do vídeo faz, tão só e simplesmente, é a propaganda de uma forma alternativa de vida e nada mais.

Lá vem o IT dizer (ou então vai pensar) que este é o meu tema preferido! É tão preferido como qualquer outro que seja polémico e que de alguma forma seja a manifestação de mais uma imposição de uma vertente de transformação social que ainda está longe de se provar como boa para a sociedade e que traz consigo ideologias subjacentes ainda muito mal estudadas, ou pelo menos, ainda muito pouco divulgadas.

Olha, é como o neo liberalismo económico e financeiro,  que eu já apelidei como um "neo feudalismo" tecnológico. Novas formas de estar e de conceber as relações sociais, todas ao abrigo das leis emanadas pelos nossos legítimos representantes democraticamente eleitos, mas cujos resultados de igualdade e dignidade social e oportunidades de desenvolvimento pessoal e social ainda estão por provar. Aliás, os desastrosos resultados desse desenvolvimento bem orquestrado pelos lobbies do capitalismo internacional está bem patente na miséria em que o nosso país se afunda... e, sobre isso, aqui, neste fórum, nem uma linha se escreve.

Outro assunto que me é particularmente interessante: o sistema de ensino e a que se destina a "nova educação/formação" académica.

Outro ainda: para que serve o Estado, se não cumpre com a sua função equilibradora das desigualdades sociais.

Enfim, muitos mais seriam os assuntos que também costumo conversar fora daqui (aliás, todos estes menos o tal que é o "meu preferido").

Como vês, sobre todos eles teria também alguma coisa a dizer, mas como esses tópicos não se abrem, ou quando eu os abro... morrem depressa... vou-me ficando neste bate-papo com o DoC, que como insiste em trazer-me sempre alguma novo aspecto sobre este assunto, acabo por não resistir e levar-lhe também outras visões menos persecutórias da nova realidade do "modus vivendi" gay.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por Convidado Sex Fev 21 2014, 21:46

mjp escreveu:Lá vem o IT dizer (ou então vai pensar) que este é o meu tema preferido! É tão preferido como qualquer outro que seja polémico e que de alguma forma seja a manifestação de mais uma imposição de uma vertente de transformação social que ainda está longe de se provar como boa para a sociedade e que traz consigo ideologias subjacentes ainda muito mal estudadas, ou pelo menos, ainda muito pouco divulgadas.

Desta vez não! Só para dizer que gostei desta tua abordagem do problema.

Como vês, sobre todos eles teria também alguma coisa a dizer, mas como esses tópicos não se abrem, ou quando eu os abro... morrem depressa... vou-me ficando neste bate-papo com o DoC, que como insiste em trazer-me sempre alguma novo aspecto sobre este assunto, acabo por não resistir e levar-lhe também outras visões menos persecutórias da nova realidade do "modus vivendi" gay.

Tens de perceber e aceitar o facto de que este não é o objectivo do Fórum, se bem que não me repugne a abordagem de outros assuntos de carácter generalista, que nada tenha que ver com as Testemunhas de Jeová.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Sex Fev 21 2014, 22:00

Investigando a Torre escreveu:

Tens de perceber e aceitar o facto de que este não é o objectivo do Fórum, se bem que não me repugne a abordagem de outros assuntos de carácter generalista, que nada tenha que ver com as Testemunhas de Jeová.

IT

Mas claro que percebo, IT!

O fórum tem a sua finalidade e isso não está, nem esteve, nem nunca poderá estar em causa. Isso é mais que óbvio e a função que cumpre e bem, é visível pelos resultados no número cada vez maior de foristas.

Mas como tu próprio dizes, há off tópics também muito interessantes que poderiam ser explorados por mais foristas com vantagens a vários níveis para todos os participantes.

Eu é que cada vez que entro em conversa com o DoC, já me sinto um pouco envergonhado...  Embarassed   Morrer a rir 
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por DoC Sáb Fev 22 2014, 19:21

mjp, atenta ao facto de eu te te ter respondido objetivamente ao seguinte:

mjp escreveu:Pela coragem? Mas é preciso coragem para assumir a sua inclinação sexual? No país dela, ela corre algum risco por assumir essa sua inclinação sexual?

As situações que tu conheces, não foram vividas por ti. Antes, eu vivi essa situação (coming out) na pele e conheço certamente um número maior de pessoas que o viveram em termos idênticos, tanto no Porto como em Lisboa. Perguntas tu (em claro tom de negação) se é preciso coragem para assumir a sua orientação (não inclinação) sexual? Eu nunca contei a minha história a esse nível aqui mas respondo-te com um óbvio "sim".

Se os meus pais souberem, como vão reagir? Vão-me rejeitar? Vão expulsar-me de casa?
Que vai dizer o resto da minha família? Como vão passar a encarar-me?
E os amigos? Continuarão a ser meus amigos? Continuarão a ser os mesmos comigo?

Perdoa-me a comparação, mas entendo que dizer que não é preciso coragem nem envolver riscos assumir a sua orientação sexual é idêntico a dizer que romper com as TJ (religião) não exige coragem e que alguém pode fazê-lo sem riscos, como tanto apregoa o CG.

mjp, eu passei por algumas situações menos boas (sem surpresas, no seio TJ) que nunca contei aqui mas de uma forma geral nunca tive problemas sérios (até agora). Sei que acabo por ser um felizardo nesse aspeto por que conheço casos de amigos que passaram um bocado bem mais amargo. Em qualquer dos casos os medos e os riscos estão lá, isso é inegável mjp, quer os vejas quer não (o medo não se vê mas a pessoa sente-o).

Felizmente a situação social tem vindo a melhorar rapidamente e é cada vez mais fácil e menos temerosa assumir perante a família e os amigos (por que estes, como parte da sociedade, já evoluíram nesse sentido) a orientação sexual que todos assumiram por defeito ser heterossexual. Ainda não chegámos à situação que é justa e igual para todos, mas há notavelmente muitas melhorias.

Queria terminar por comentar diretamente a tua última frase, a nova realidade do "modus vivendi" gay.

O "modus vivendi" gay (tal como eu o interpretei de ti) só existe na tua cabeça. Ser homossexual não subscreve um "modus vivendi" assim como não o faz ser heterossexual. Parece-me haver uma ideia subjacente na tua expressão que é a de que a homossexualidade diz mais sobre uma pessoa do que diz a heterossexualidade e isto não é em ponto nenhum verdade, naturalmente. A orientação sexual não define a personalidade, os valores, nem a forma de viver de alguém. Deves conhecer tantos homossexuais quanto eu conheço japoneses e (talvez) baseias essa ideia no que vês em fotos, filmes, televisão, etc. Eu conheço pessoalmente dezenas de homossexuais, "filhos de muita mãe", com formas de viver e de estar na vida diferentes entre si e comuns às centenas de heterossexuais que conheço. "Modus vivendi" gay? Não sei o que isso é. Gostava no entanto que pudesses, por gentileza, esclarecer acerca disso, do que queres concretamente dizer com isso.

Abraço,
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Sáb Fev 22 2014, 19:58

Significado de modus vivendi :

Modo de viver. Convênio provisório entre nações, feito quase sempre através de permuta de notas diplomáticas.

Geralmente, um convénio entre partes que, em campos antagónicos, se adaptam para viverem em paz.


Quando me refiro ao "modus vivendi" gay, refiro-me a essa pacificação social que vem permitindo aos homossexuais e lésbicas o seu lugar na sociedade sem que sofram qualquer tipo de represálias legais ou sociais, como escrevi: "levar-lhe ( a ti, DoC) também outras visões menos persecutórias da nova realidade do "modus vivendi" gay." Se preferires, desta nova realidade pacificadora entre a sociedade em geral e a dita minoria gay.

Quis dar-te exemplos variados de como a sociedade não é, neste caso e nos dias de hoje, e na experiência que contei, de ontem também, tão hostil a esta nova realidade  social que vem introduzindo profundas brechas no tecido familiar, numa sociedade cada vez mais moldável e receptiva de forma acrítica a mudanças desta e de outras naturezas, cujas razões não vêm agora ao caso.

É pacífico em tudo o que tenho lido (e só e exclusivamente em virtude desta nossa conversa) que quer quem está pró ou quem está contra o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo e suas inevitáveis consequências legais, nomeadamente a adopção e a co-adopção, são unânimes em concordar que o conceito de família ganha um significado que até então lhe era desconhecido e que essas alterações não podem deixar de implicar reformulações de conceitos milenares, quer do ponto de vista político, social, jurídico e, mesmo, filosófico.

E é aqui, e só aqui, que eu tenho batido o pé: um desvirtuamento conceptual desnecessário e intelectualmente desonesto. Mas sobre isso já estamos fartos de falar.

Agora conceitos são conceitos, formulações técnicas nestas áreas valem o que valem, e pessoas são pessoas. E cada pessoa terá em função da sua própria personalidade e ambiente social envolvente a sua própria experiência e história de vida. Mas isso não é só apanágio da minoria gay (escrevo minoria mas sem qualquer juizo de valor nessa medida); todas as minorias, sejam elas de que natureza forem, sejam-no por séculos ou pela mera partilha de um espaço num local de trabalho, enfrentam sempre resistências  mais ou menos prolongadas no tempo, em função da sua posição de desvantagem real ou de natureza preconceituosa.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por DoC Sáb Fev 22 2014, 20:17

Tinha interpretado de outra forma, mas já entendi. Smile

Li algo no teu último comentário que também gostava que me pudesses explicar, naquilo a que te referes:

mjp escreveu:...esta nova realidade social que vem introduzindo profundas brechas no tecido familiar...

Assumo que não estejas a falar nem do casamento nem a da co-adoção/adoção, mas sim da co-habitação social pacífica entre indivíduos de orientações sexuais diferentes. Certo? Em caso afirmativo por que achas que isso tem como consequência profundas brechas no tecido familiar?

Outro assunto: o conceito da família tem vindo a ganhar um significado novo na sociedade e eu estou inteiramente de acordo contigo. A minha pergunta para ti sobre isto é: na tua opinião a que achas que se deve isso? Quais são as causas?
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ellen Page assume homossexualidade Empty Re: Ellen Page assume homossexualidade

Mensagem por mjp Sáb Fev 22 2014, 21:22

DoC escreveu:Tinha interpretado de outra forma, mas já entendi. Smile

Li algo no teu último comentário que também gostava que me pudesses explicar, naquilo a que te referes:

mjp escreveu:...esta nova realidade social que vem introduzindo profundas brechas no tecido familiar...

Assumo que não estejas a falar nem do casamento nem a da co-adoção/adoção, mas sim da co-habitação social pacífica entre indivíduos de orientações sexuais diferentes. Certo? Em caso afirmativo por que achas que isso tem como consequência profundas brechas no tecido familiar?

Essa é a questão a que venho "fugindo" quase desde o início. A questão é complexa e abrange vários aspectos do que até há poucas décadas se entendia por tecido familiar (ou qualquer expressão com o mesmo sentido).

Em minha modesta opinião, e só no papel de observador atento, sem introduzir nessa observação qualquer tipo de juízo de valor, quem efectivamente iniciou o desvirtuamento, ou se quisermos uma palavra menos forte, a descaracterização, do instituto do casamento e da instituição família foi a própria sociedade heterossexual, e isto por razões de ordem tão variadas que vão das culturais e morais (falo aqui no ocidente, claro), às mudanças no papel social da mulher e sua inerente igualdade, a libertação sexual através de novas formas de olhar a sexualidade ajudada por instrumentos de técnicas  medicinais químicas ou mecânicas, que libertaram não só a mulher mas, indirectamente, também o homem, de indesejadas gravidezes; a chamada revolução sexual, o advento das ciências psicológicas e psiquiatricas e a sua forte tomada de posição face a uma visão da vida sexual sem determinados tabús, como essenciais para uma vida mais feliz e equilibrada, a própria sociedade de consumo, industrializada e posteriormente cada vez mais tecnológica, num crescendo muito acelerado, mexeu de forma muito profunda com tudo o que envolvia aquela noção de casamento e família e, és suficientemente inteligente para não me obrigares agora a entrar em todos esses detalhes e interferências de variedadas naturezas, desde as políticas às económicas, influenciando e mesmo determinando as jurídicas, no papel central, quase que nuclear da família "clássica" na sociedade moderna até finais da década de 80, mais ou menos.

Assim, as uniões heterossexuais deixaram de revestir contornos de grande durabilidade, o planeamento dos filhos ficou muito dependente de factores económicos e financeiros mas, a vida sexual das pessoas, dentro ou fora do casamento continuou a fazer-se de forma cada vez mais descomprometida em função daquilo que, até meados do Séc XX, era visto como o modelo de família, a saber, dois seres de sexo diferente que se uniam num vínculo que se desejava permanente e com vista à procriação. Este volte face na vida sexual das pessoas, pelas razões já apontadas e outras mais que se tornaria agora fastidioso estar a enumerar, arrastaram consigo mudanças muito profundas na própria noção, forma e  substância da família clássica, heterossexual e com determinadas funções e finalidades sociais.

Daí que eu me incline para esta análise inicial: foi a própria sociedade heterossexual que, de alguma forma, "assaltou" em primeiro lugar essa noção, até então mais ou menos estática, do conceito tradicional de casamento e família.

No entanto, todas essas mudanças ainda que profundas ocorreram de forma mais ou previsível, mais ou menos controlável por um sistema jurídico talhado para legislar sobre aquela determinada realidade que, embora em profunda e acelererada mutação, não deixava de se enquadrar numa determinada matriz de contornos relativamente nítidos e, portanto, mais fáceis de se enquadrarem num cenário ainda relativamente conservador. Mas, sem dúvida, pelo menos para mim, que o instituto casamento perdeu muito do seu significado social às mãos da própria sociedade heterossexual e a família, como consequência, passou a ganhar diversos contornos, mas sempre como extensões da primitiva família proveniente de um casamento heterossexual.

A introdução neste conceito, chamemos-lhe ainda "conservador" do casamento e da família, de um elemento que nunca fez parte da sua matriz inicial, ainda que muito mutante ao longo dos séculos, que é o conceito da família dos "afectos", vindo em inevitável reboque desse tal elemento "casamento entre pessoas do mesmo sexo" é que, a bem dizer, vem por um fim abrupto a um anterior conceito que sempre evolui de forma mais ou previsível e natural e abre portas a uma qualquer noção de família cujo único elemento aglutinador passa a ser "os afectos". A mudança é demasiado súbita, pouco previsível e de desenlace a ser percebido só no futuro, ou seja, de desenlace imprevisível.

Outro assunto: o conceito da família tem vindo a ganhar um significado novo na sociedade e eu estou inteiramente de acordo contigo. A minha pergunta para ti sobre isto é: na tua opinião a que achas que se deve isso? Quais são as causas?
Penso que já abordei de forma geral, na questão anterior, muitas das causas onde se procurar, não de forma isolada, mas concorrente, as razões para tal fenómeno social.

Penso que expûs o meu pensamento em traços largos, mas de forma a não me atribuirem juizos de valor ou qualquer crítica velada a esta nova realidade. Pretendi simplesmente, ao responder às questões que amavelmente me puseste, expôr o meu ponto de vista a respeito destas mudanças, como quem se coloca de fora e assiste a uma peça de teatro ou a um filme.

Agora se quiseres precisar de forma mais pormenorizada mais algum aspecto, sabes que tenho sempre um enorme prazer em conversar contigo, desde que não leiam aquilo que não escrevo...  Wink
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos