EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Filino Rupro Seg Jun 02 2014, 14:27

IrmaoEmCristo escreveu:
Filino Rupro escreveu:TIAGO 2:19 diz: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

O que há para responder, afinal?
O escritor faz uma apologia da fé com obras e neste versículo em particular admite que a crença ou a fé, não é suficiente para adquirir uma "boa consciência". Quer a palavra "demônios" se aplica a humanos ou a criaturas espirituais não faz a mais pequena diferença ao argumento elaborado. Contudo, a passagem fica difícil de perceber se "demônios" forem considerados como humanos, porque a argumentação sai enfraquecida.

Claramente os demónios não são humanos, o estudo dessa palavra no NT, (ver o meu estudo em uma das respostas), mostra que os demónios eram considerados ser os deuses pagãos e seus ídolos. Claro pode discordar mas não vejo alternativa dazendo esse estudo da palavra "daimonion".

"Claramente" é palavra do amigo e não minha. Se "...os demónios [são] deuses pagãos e seus ídolos" como podem 'crer' ou 'estremecer'? É que crer e acreditar são capacidades de pessoas vivas (nem discuto aqui se espirituais ou não), o que na sua argumentação implicaria dizer que os "deuses pagãos e seus ídolos" estavam vivos, eram pessoas! (Isso contradiz outra passagem de Paulo, em que ele diz que os ídolos não são nada.)

Portanto, discordo da sua interpretação da passagem e a alternativa mais simples é de que Tiago estaria a referir-se a criaturas espirituais iníquas. Presumo que Tiago e Paulo comungariam das mesmas ideias, ambos sendo cristãos do mesmo ramo e Paulo afirma em Efésios 6:12: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Nota: Acrescentei o sublinhado.

Permito-me concluir que tanto Tiago como Paulo, acreditavam em demónios no sentido comum do termo.

Em relação a exorcismos, possessão e temas afins, não levantei o tema pelo que me irá desculpar, mas acho a despropósito ir por aí, pelo menos por agora e vou abster-me de comentar.
Estou apenas a cingir-me nesta saudável troca de pontos de vista, a um exercício de exegese, que aliás será útil a todos, quer aos que buscam uma esperança na Bíblia, quer apenas aqueles que estão interessados na Verdade e nada mais do que isso.

Também gostaria de referir que não busco ser catequizado e portanto qualquer esforço de proselitismo é desnecessário, pelo que lhe suplico que debata apenas em termos de exegese.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por River raid Seg Jun 02 2014, 14:27

Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:Já agora outra questão, como vocês explicam os fenómenos relacionados com aparições, tipo poltergheist, manifestações do mundo espiritual em que pessoas são atacadas físicamente, etc.?

E não vale a pena dizeres que são processos mentais, pois conheço vários casos pessoalmente de experiências e posso garantir que foram reais e não apenas imaginação.
Então, mas já não falámos aqui no Fórum destes "filmes"?  Twisted Evil  Morrer a rir 

IT

Não tenho nenhuma vergonha em afirmar pés juntos que alguns desses fenómenos aconteceram comigo, em criança e adolescência.
Foi extremamente desagradável. Uma das lições que tirei foi a de que essas "entidades" alimentam-se de nossos medos.

Talvez seja por isso que existem religiões "cristãs" que chegam ao ponto dar mais relevo a Satanás do que a Deus. Esta afirmação não é mentira, por exemplo todos sabemos da existência de artigos inteiros nas Sentinelas em que Satanás é descrito com pormenores! O diabo é o melhor amigo da maior parte das religiões.
Por vezes, quase que o glorificam, tal a admiração! Aliás, não existe revista Sentinela ou Despertai que não refira satanás. Vai na volta andaram todos juntos na escola...

Acho que essas entidades do mal são mesmo reais, têm sentimentos e experimentam a consciência de estarem vivos.
Também compreendo a posição dos cristadelfianos. Considerar a inexistência de espíritos maus pode ser uma defesa em si mesma contra esses espíritos porque eles agem preferencialmente em ambientes e pessoas que creiam neles.

Acho que a descrença em demónios pode fortalecer as defesas da pessoa contra a influência directa deles. Retira-lhes importância.
É por isso que aqueles que acreditam (têm FÉ) estão mais sujeitos às influências do mal do que aqueles que não acreditam.


Última edição por River raid em Seg Jun 02 2014, 14:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescento, revisão)
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Convidado Seg Jun 02 2014, 17:07

TJ Curioso escreveu:
Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:Já agora outra questão, como vocês explicam os fenómenos relacionados com aparições, tipo poltergheist, manifestações do mundo espiritual em que pessoas são atacadas físicamente, etc.?

E não vale a pena dizeres que são processos mentais, pois conheço vários casos pessoalmente de experiências e posso garantir que foram reais e não apenas imaginação.
Então, mas já não falámos aqui no Fórum destes "filmes"?  Twisted Evil  Morrer a rir 

IT

Lembraste-te do tópico?  Wink

Talvez ESTE

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Convidado Seg Jun 02 2014, 17:10

River raid escreveu:Acho que a descrença em demónios pode fortalecer as defesas da pessoa contra a influência directa deles. Retira-lhes importância.
É por isso que aqueles que acreditam (têm FÉ) estão mais sujeitos às influências do mal do que aqueles que não acreditam.  

Olha que bom!
Agora é que eu me recuso a acreditar MESMO!  Morrer a rir 
River raid... só tu, mas és capaz de ter alguma razão, em face da meu sentimento agnóstico.  Suspect 

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Kristy123 Seg Jun 02 2014, 17:21

Talvez eu diria :

Eu recuso-me acreditar MESMO neles, mas sei que eles podem existir...
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por River raid Seg Jun 02 2014, 17:24

IT

"eles" fogem de ti a sete pés... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Kristy123 Seg Jun 02 2014, 17:28

River raid,

sem dúvida... Morrer a rir Morrer a rir Twisted Evil
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por António Madaleno Seg Jun 02 2014, 17:30

Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:
Investigando a Torre escreveu:
TJ Curioso escreveu:Já agora outra questão, como vocês explicam os fenómenos relacionados com aparições, tipo poltergheist, manifestações do mundo espiritual em que pessoas são atacadas físicamente, etc.?

E não vale a pena dizeres que são processos mentais, pois conheço vários casos pessoalmente de experiências e posso garantir que foram reais e não apenas imaginação.
Então, mas já não falámos aqui no Fórum destes "filmes"?  Twisted Evil  Morrer a rir 

IT

Lembraste-te do tópico?  Wink

Talvez ESTE

IT

IrmãoemCristo, convido-te a ler o tópico que o IT relembrou acima.  Smile
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por IrmaoEmCristo Seg Jun 02 2014, 17:57

Tenho que dar uma olhada. É tipo Buffy a caçadora de vampiros?  Laughing 
IrmaoEmCristo
IrmaoEmCristo

Mensagens : 56
Likes : 2
Data de inscrição : 30/05/2014
Idade : 50
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por António Madaleno Seg Jun 02 2014, 18:01

IrmaoEmCristo escreveu:Tenho que dar uma olhada. É tipo Buffy a caçadora de vampiros?  Laughing 

Ya...  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Crixus Seg Jun 02 2014, 18:35

Olá desculpem la estar me a meter na conversa Razz . mas afinal o que são os cristodelfianos (Espero estar a escrever bem) ? e como relegião cristã nao creem no DIabo e nos demonios? è que segundo a teologia cristã, e o novo testamente comprova isso, o diabo e os demonios sao reais e nao abstratos.


Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por António Madaleno Seg Jun 02 2014, 18:45

Crixus escreveu:Olá desculpem la estar me a meter na conversa Razz. mas afinal o que são os cristodelfianos (Espero estar a escrever bem) ? e como relegião cristã nao creem no DIabo e nos demonios? è que segundo a teologia cristã, e o novo testamente comprova isso, o diabo e os demonios sao reais e nao abstratos.

Terás de ler desde o início onde o nosso amigo explica a sua posição doutrinal sobre o assunto. Aqui podes saber um pouco mais deste movimento religioso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristadelfianos
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Crixus Seg Jun 02 2014, 22:23

TJ Curioso escreveu:
Crixus escreveu:Olá desculpem la estar me a meter na conversa Razz. mas afinal o que são os cristodelfianos (Espero estar a escrever bem) ? e como relegião cristã nao creem no DIabo e nos demonios? è que segundo a teologia cristã, e o novo testamente comprova isso, o diabo e os demonios sao reais e nao abstratos.

Terás de ler desde o início onde o nosso amigo explica a sua posição doutrinal sobre o assunto. Aqui podes saber um pouco mais deste movimento religioso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristadelfianos

Muchas gracias TJC
Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem" - Página 2 Empty Re: Minha resposta sobre Tiago 2:19 - "Demónios acreditam e estremecem"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos