EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais uma vítima da doutrina do sangue

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por António Madaleno Seg Out 20 2014, 12:36

Mais uma vítima da doutrina do sangue 10639656

Leiam aqui:

http://www.stuff.co.nz/national/health/10639363/Jehovahs-Witness-bled-to-death-after-surgery


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por River raid Seg Out 20 2014, 15:57

O mundo perdeu mais uma rapariga (31 anos) talvez cheia de vida, sonhos e esperança tudo por causa duma seita malévola, satânica, radical, extremista e ilegítima.

Malévola: Porque seus governantes sabem muito bem que se equivocaram. Comer sangue não é o mesmo que transfundir.

Satânica: a religião TJ está moldada ao "espírito do mundo" que tanto diz combater. Ela é venda de propriedades, negócios duvidosos com tabaco e armamento, investimentos, etc... Jesus disse "Misericórdia quero e não sacrifício". O Diabo é chamado de "enganador" e "opositor", sendo o orgulho um de seus defeitos. A Torre ao não liberar a doutrina do sangue demonstra orgulho negativo.


Extremista porque são radicais e ilegítima porque se auto-afirma como representante de Deus. Aliás, a arrogância é levada ao extremo porque batizaram Deus com um novo nome tornando-o numa marca registada.




avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por TJ esclarecido Seg Out 20 2014, 16:57


Mais uma triste história, no entanto se bem percebi, trata-se duma ex-TJ, ... é estranho não?


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Kristy123 Ter Dez 09 2014, 19:40

O Jornal da Colombia "El Espectador" fala sobre o início de debates sobre a questão das TJ recusam transfusões de sangue

http://www.elespectador.com/noticias/elmundo/se-atiza-debate-eeuu-caso-de-testigo-de-jehova-se-nego-articulo-530776

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por River raid Ter Dez 09 2014, 19:53

Kristy123 escreveu:O Jornal da Colombia "El Espectador" fala sobre o início de debates sobre a questão das TJ recusam transfusões de sangue

http://www.elespectador.com/noticias/elmundo/se-atiza-debate-eeuu-caso-de-testigo-de-jehova-se-nego-articulo-530776


Há com cada uma...

A falecida TJ foi alvo de um transplante de rim doado pela filha e foi avisada que necessitava de transfusão em caso de remissão (rejeição do orgão pelo corpo).

O corpo entrou em remissão, os medicos disseram que era imperativo uma transfusão e... nada, nem sequer o marido autorizou.

Ainda por cima a família culpou os médicos, dizendo que actuaram tarde demais, o que não é verdade porque os médicos avisaram de antemão
quais os procedimentos a efectuar em caso de emergência.
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por gregdagangue Ter Dez 09 2014, 20:22

É, quando não há orientação perita, quem sofre é o povo. A insistência farisaica do corpo governante em manter a "todo custo" suas 'regras', excluindo toda e qualquer razoabilidade só vai resultar em situações drásticas como esta. Explodindo
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por gregdagangue Qua Dez 10 2014, 02:46

Pessoas honestas ponderam estes sucessivos e sensatamente devem se questionar a respeito da religião a que pertencem e seus "frutos". Há um ditado que diz, quando um navio está prestes a afundar, os primeiros a pular na água são os ratos. Será que os ratos, tem-se mostrado mais "esperto" do que 'algumas' pessoas? Que as pessoas desta seita notem bem o rumo sem norte que sua 'organização' está tomando. pale
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por antonio1965 Qua Dez 10 2014, 08:30

Sendo ela uma ex-tj importaria saber o que esteve na base para a recusa do sangue.



antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Kristy123 Dom Fev 22 2015, 14:33

http://allafrica.com/stories/201502210438.html
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Kristy123 Ter Jun 23 2015, 20:53


Em Ghana: Morre mais uma Testemunha de Jeová depois de rejeitar
uma transfusão de sangue

http://allafrica.com/stories/201506231495.html
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por gregdagangue Ter Jun 23 2015, 21:13

Mais uma vida inocente a ser demandada das mãos  do 'escravo infiel , despótico e imprudente, graças ao seu doutrinário insano que obriga os seguidores da seita a RENUCIAR ao seu próprio direito a vida, sob pena de serem EXCOMUNGADOS se aceitar uma transfusão de sangue para salvar a vida. Evil or Very Mad
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por TJ esclarecido Ter Out 18 2016, 09:22

No passado dia 12, Éloïse Dupuis, uma jovem de 27 anos do Quebec Canadá, morre por recusar uma transfusão de sangue ao sofrer uma hemorragia na sequência duma cesariana para dar à luz o seu primeiro filho.
Uma absurda interpretação da Bíblia e lei criminosa do CG que deixa um bebé privado dos braços e do colo da sua mãe.

Fonte: http://www.tvanouvelles.ca/2016/10/14/une-jeune-mere-temoin-de-jehovah-meurt-au-bout-de-son-sang



"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Ter Out 18 2016, 11:12

De pensar que tive a mesma atitude mas, felizmente, mais sorte que ela ....

Isto que acontece é mais ou menos um sacrifício mas, esses terminaram com a morte de Jesus logo, é a desvalorização total do sacrifício de Jesus!!
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Ter Out 18 2016, 11:35

Agora, muito provavelmente, a família vai canalizar todo o amor que tinha pela jovem para as actividades do "reino", numa ânsia doentia pelo dia em que poderão abraçá-la, novamente.

A criança crescerá sem mãe mas, no meio deste ambiente de inquietude, debaixo da "chantagem":

"Não queres conhecer a tua mãe? Então tens que te dedicar às coisas de Jeová. Não o podes abandonar. Já imaginaste como vai ser quando a tua mãe voltar? De certeza vai perguntar por ti?" etc. etc. etc.

Também já vi familiares mais velhos antes de morrerem pedirem aos cônjuges e aos filhos jovens que nunca abandonem a organização.

Promessas que só causam desordem mental nas pessoas jovens que ficam presas a juras feitas a pessoas que amavam mas, já não estão e que, com a idade adulta, percebem que não conseguem cumprir mas, querem e vão-se esforçando, para lá do limite do, psicologicamente, saudável.


Última edição por Juba em Ter Out 18 2016, 11:41, editado 1 vez(es)
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Kristy123 Ter Out 18 2016, 11:37

Muita culpa de sangue têm os principais responsáveis desta organização nas mãos! Sad
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Ter Out 18 2016, 11:45

Kristy123 escreveu:Muita culpa de sangue têm os principais responsáveis desta organização nas mãos! Sad

Completamente verdade!

Elas até podem ter acertado, em parte, na interpretação sobre a babilónia.
Será religião, talvez mas, a ser, serão todas, incluindo a deles.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Kristy123 Ter Out 18 2016, 16:36

Sim,  Juba, concordo.

Simbolizando a Babilonia a grande, todas as religiões, sem exceção, podem ser uma grande mer...    
Queria dizer meretriz Wink

Mas existem umas mais inofensivas que outras. Dentro do leque de todas as religiões, existem umas mais SUBTILMENTE sacraficiais, tais como aquelas que 'recomendam' atitudes como acima descritas.

Obediência a esse tal de deus (deste sistema que aparece em forma de luz) aumenta a força e prazer nestas atitudes, até porque gosta de sangue. affraid
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Ter Out 18 2016, 18:29

Eu estou em crer que, há muita TJ a acreditar que nunca ninguém morreu na sequência de uma recusa de transfusão.

E, depois, há aquelas tipo "agarrem-me que eu vou-me a ele".
Ou seja, dizem que não querem mas, ficam desejando que a sua pseudo vontade não seja respeitada: "eu digo que não quero mas, se os médicos me derem é problema deles", como quem diz quem peca são eles. Só que, às vezes, como foi este o caso têm azar.

Comentei esta notícia com uma TJ e a reacção indica essa atitude: "Pois, nesses países deixam morrer as pessoas. Há uns tempos, acho que, na Inglaterra, também deixaram morrer uma pessoa TJ. Deixaram-na, de parte, sem lhes darem já muita atenção e morreu."
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Itamar Castro Qua Out 19 2016, 07:25

Juba escreveu:Agora, muito provavelmente, a família vai canalizar todo o amor que tinha pela jovem para as actividades do "reino", numa ânsia doentia pelo dia em que poderão abraçá-la, novamente.

O pior de tudo é que isto é muito provável que aconteça. No
Itamar Castro
Itamar Castro

Mensagens : 89
Likes : 25
Data de inscrição : 02/09/2016
Idade : 61
Localização : Luxemburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Itamar Castro Qua Out 19 2016, 07:32

Mais uma vítima de vítimas no sagrado altar das mentiras intocáveis do CoDesgov. Silêncio

Aconteceu algo muito parecido aqui no Luxemburgo anos atrás. A jovem mãe de gêmeos morreu, um bebé morreu, o outro sobrou para contar a triste história.

O que mais me revoltou foi saber que o tempo todo uma comissão de urubus carniceiros, mais fétidos que a carniça sobre a qual sobrevoam, pressionou a família e a gestante a guardar a dita integridade a esse deus. E a integridade moral? E a integridade familiar? E a integridade da dignidade de pensar por si? E a integridade da liberdade cristã? What a Face
Itamar Castro
Itamar Castro

Mensagens : 89
Likes : 25
Data de inscrição : 02/09/2016
Idade : 61
Localização : Luxemburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por HALDYS Qua Out 19 2016, 20:35

triste. E o pai da criança? será que no intimo nao sente remorsos por ter aceite que sua esposa recusasse a transfusao ? bem sabemos que "sangue nao salva vidas" mas para repor os niveis perdidos...ajuda a salvar a vida sim.
Ja tive um familiar que quando estava internado um irmao veio me logo falar da questao do sangue.Isso revoltou me e eu ainda era TJ mas esse irmao ainda nem tinha percebido de que problema de saúde se tratava apenas sabia que meu familiar estava internado mas ja me falava sobre informar os médicos sobre a recusa.
A fé (ou a crendice) das TJ é tanta que, mesmo perante a morte nao abrem os olhos.Continuam a orar oram antes para Deus proteger e se a pessoa morrer na mesma, nao se passa nada continuam a orar.
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por TJ esclarecido Qui Out 20 2016, 00:01

TJ esclarecido escreveu:No passado dia 12, Éloïse Dupuis, uma jovem de 27 anos do Quebec Canadá, morre por recusar uma transfusão de sangue ao sofrer uma hemorragia na sequência duma cesariana para dar à luz o seu primeiro filho.
Uma absurda interpretação da Bíblia e lei criminosa do CG que deixa um bebé privado dos braços e do colo da sua mãe.

Fonte: http://www.tvanouvelles.ca/2016/10/14/une-jeune-mere-temoin-de-jehovah-meurt-au-bout-de-son-sang

 

Mais desenvolvimentos da notícia em canais de TV:





"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por PenaBranca Qui Out 20 2016, 17:23

Triste, mas tão triste! Sad
Uma jovem tão cheia de vida morrer por uma mentira! Uma criança crescerá sem o amor da mãe com todos os traumas inerentes, o pai terá de encontrar nova esposa ou ficará eternamente viúvo à espera que a esposa seja ressuscitada. Mad De certeza tentarão coloca-lo nas assembleias a contar como a esposa era um exemplo e como aguarda a sua ressureição para que conheça o seu filho!

Isto doi-me na alma especialmente pois a minha própria mãe disse-me que devia deixar morrer o meu filho caso nenhum medico operasse sem sangue.
A minha melhor amiga disse que era melhor deixar o meu filho morrer pois a verdadeira vida era no novo mundo de jeová.
Sim o meu filho foi operado e hoje é saudavel, nunca olharia para trás!

Isto é de uma revolta que me repugna até ao mais intimo do meu ser...
PenaBranca
PenaBranca
Membros
Membros

Mensagens : 273
Likes : 44
Data de inscrição : 22/05/2015
Idade : 64
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Qui Out 20 2016, 19:58

Não costumo contar esta história, porque ainda me arrepia e porque não é motivo de orgulho mas, cá vai.

Faz amanhã 11 anos, assumi uma decisão que me podia ter custado a vida.

Tinha 28 anos (mais um que esta jovem que faleceu) e, minutos depois do nascimento da minha filha, o diagnóstico: hemorragia interna.

Rodeada por médicos e anestesistas, reafirmei, o que já tinha declarado quando dei entrada no hospital, que não queria nenhuma transfusão, mesmo que, viesse a estar em perigo de vida.

Olhei para minha bebé e só tinha vontade de chorar, convencida de que ia morrer mas, não havia tempo, a azáfama da equipa era grande, como que numa corrida contra o tempo.

Ao meu marido que não é TJ e, julgo nem se ter apercebido bem da gravidade da situação, queria dizer: “cuida dela” mas, as palavras não saíram.

Até adormecer na anestesia, só pensava: “senhor Jeová lembre-se de mim, por favor, no dia da ressurreição”.
Nem sei explicar, ...
Eu tinha consciência do que é morrer mas, ...
Juro que não sei.

Felizmente, acordei. Tive sorte.

Entrei com hemoglobina a 12, saí com ela a 8 e sem forças para me aguentar em pé. Não sei se cheguei a estar em risco. Acho que não mas, nem questionei. Só queria sair dali.

Todos me lançavam olhares de recriminação. Uma enfermeira confrontou-me verbalmente: “Acha que algum Deus ficaria satisfeito se morresse e deixasse a sua filha bebé?” Eu nem respondi. Só queria que ela fizesse o que tinha a fazer sem se enervar muito porque, na minha situação, qualquer pequeno erro, podia ser muito mau, para mim.

Por muito tempo, senti-me feliz por não ter vacilado na minha fé.

Mas, na verdade, teria morrido por uma norma tudo menos biblica.



P.S.

Testemunhas activas que visitem este portal, pesquisem.
Quem dá sangue não está a dar a vida por ninguém (porque não morre), por isso, o seu sangue não é sagrado e, deste modo, poder-se-á continuar a considerar Jesus como o salvador, sem problema nenhum, porque não houve nenhum desrespeito.
Desrespeito e pecado é morrer, havendo tratamento que salva, porque a isso chama-se suicídio passivo.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Juba Qui Out 20 2016, 20:09

PenaBranca escreveu:Triste, mas tão triste! Sad
Uma jovem tão cheia de vida morrer por uma mentira! Uma criança crescerá sem o amor da mãe com todos os traumas inerentes, o pai terá de encontrar nova esposa ou ficará eternamente viúvo à espera que a esposa seja ressuscitada.  Mad  De certeza tentarão coloca-lo nas assembleias a contar como a esposa era um exemplo e como aguarda a sua ressureição para que conheça o seu filho!

Isto doi-me na alma especialmente pois a minha própria mãe disse-me que devia deixar morrer o meu filho caso nenhum medico operasse sem sangue.
A minha melhor amiga disse que era melhor deixar o meu filho morrer pois a verdadeira vida era no novo mundo de jeová.
Sim o meu filho foi operado e hoje é saudavel, nunca olharia para trás!

Isto é de uma revolta que me repugna até ao mais intimo do meu ser...

Eu acho que o pensamento bloqueia. Há consciência das coisas mas, é como se não pertencêssemos a esse filme, agimos com frieza e desprezo pela vida . Não consigo explicar.

Deus não permitiu que Moisés matasse o filho.
O único que permitiria a morte de seu filho seria ele próprio.
Logo, a atitude que é exigida, no caso dos filhos, não é bíblica.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma vítima da doutrina do sangue Empty Re: Mais uma vítima da doutrina do sangue

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos