EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Usar Barba!

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Filino Rupro Qua Set 03 2014, 09:59

Acho que muitas das posições da Torre, apenas reflectem o conservadorismo americano.
Acaba sendo cómico, que rejeitam o "mundo" e depois seguem-no tão de perto.



Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por António Madaleno Seg Set 29 2014, 10:53

Parece que a proibição da barba não é exclusivo das Testemunhas de Jeová. Vejam esta notícia sobre um protesto de alunos Mórmons:

Students Protest Mormon University's Beard Ban
http://abcnews.go.com/US/wireStory/students-protests-mormon-universitys-beard-ban-25808271


Última edição por TJ Curioso em Seg Set 29 2014, 12:37, editado 1 vez(es)


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por antonio1965 Seg Set 29 2014, 12:09

Agora só faço a barba quando me apetece ... quando estava na Organização tinha que ter mais cuidado. Quando já estava numa de desleixo organizacional, apareci numa reunião de anciãos com o sup de circuito (Carlos A******) com uma barba de 3 dias. Ele não me disse nada, mas ver a cara dele valeu a pena.



antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por antónio silva Ter Set 30 2014, 22:48

Se tivermos problemas de pele, podemos usar barba durante o período de tratamento.
Claro que nos perguntam se está tudo bem, quando aparecemos barbudos.
Todos nos olham de lado.
NOTA: não é a barba ou a sua falta que nos salva.
antónio silva
antónio silva

Mensagens : 124
Likes : 11
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Usar barba

Mensagem por gregdagangue Ter Set 30 2014, 23:46

antónio silva escreveu:Se tivermos problemas de pele, podemos usar barba durante o período de tratamento.
Claro que nos perguntam se está tudo bem, quando aparecemos barbudos.
Todos nos olham de lado.
NOTA: não é a barba ou a sua falta que nos salva.

"Não é barba ou a sua falta que nos salva"... Taí, esta citação tua ANTÓNIO SILVA, tem todo sentido, e é isto mesmo, usa quem quer e gosta. Não acho que simbolize alguma coisa ou realce o caráter de uma pessoa. tass bem
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Pesquisador Qui Out 02 2014, 19:08

TJ Curioso escreveu:A questão da barba é das limitações mais tolas que a Watchtower impõe aos seus adeptos, graças aos ditames do "Juíz" Rutherford, que desejando eliminar quaisquer traços de seguidores de Russell (que usava barba) impôs esta norma.


(...)
Assim, a Organização usa o AT para umas coisas e esquece-o para outras, impondo a seus adeptos uma norma que para além de não ser coerente, torna-se perfeitamente destituída de lógica, até mesmo do ponto de vista doutrinal.

Esta norma (cortar a barba) torna-se o primeiro passo para se eliminar quaisquer traços de individualidade, conformando o indivíduo a um modelo esteriotipado com a aparência de "homem de negócios", que na realidade, já nem corresponde ao modelo seguido hoje em dia.

Se antigamente ter a barba por cortar poderia ser um sinal de rebeldia ou inconformismo na sociedade (até mesmo de opção política), hoje em dia já não o é.


Como sempre o TJ Curioso se delonga em comentários que nada dizem á verdadeira adequação. O Corpo Governante não impõe absolutamente nada quando a impedir alguém que venha desejar ser testemunha de Jeová ou mesmo uma delas, use barba. É permitido se batizar e fazer apresentação na tribuna, não importando o uso da barba.

Por causa disso é que são encontradas em alguns países algumas poucas testemunhas que com predileção ao uso da barba, assim se mostram em sua aparência.  Aquele que quiser usar o fará sem problemas em qualquer lugar no mundo. Pelos comentários aqui feitos, poucos sabiam disso. Isso chama-se conhecimento organizacional.

Vejamos agora as mutas criticas que receberei.
Pesquisador
Pesquisador
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 1
Data de inscrição : 17/10/2013
Idade : 47
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por gregdagangue Qui Out 02 2014, 19:46

Muito interessante a explicação do PESQUISADOR, só que na região aqui onde eu me congregava, ai de algum varão que tirasse a "gracinha" de deixar a barba crescer..., não importa o quanto ele jurasse que iria usá-la de modo escovinha, bem podada, não tem conversa: BARBA, SIMPLESMENTE NÃO PODE, por que é coisa de mundano. Daí, todo mundo bem escanhoado, bem dentro do 'figurino teocraciano da orga. tass bem
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Paulo Neto Qui Out 02 2014, 19:59

Pesquisador escreveu:
TJ Curioso escreveu:A questão da barba é das limitações mais tolas que a Watchtower impõe aos seus adeptos, graças aos ditames do "Juíz" Rutherford, que desejando eliminar quaisquer traços de seguidores de Russell (que usava barba) impôs esta norma.


(...)
Assim, a Organização usa o AT para umas coisas e esquece-o para outras, impondo a seus adeptos uma norma que para além de não ser coerente, torna-se perfeitamente destituída de lógica, até mesmo do ponto de vista doutrinal.

Esta norma (cortar a barba) torna-se o primeiro passo para se eliminar quaisquer traços de individualidade, conformando o indivíduo a um modelo esteriotipado com a aparência de "homem de negócios", que na realidade, já nem corresponde ao modelo seguido hoje em dia.

Se antigamente ter a barba por cortar poderia ser um sinal de rebeldia ou inconformismo na sociedade (até mesmo de opção política), hoje em dia já não o é.


Como sempre o TJ Curioso se delonga em comentários que nada dizem á verdadeira adequação. O Corpo Governante não impõe absolutamente nada quando a impedir alguém que venha desejar ser testemunha de Jeová ou mesmo uma delas, use barba. É permitido se batizar e fazer apresentação na tribuna, não importando o uso da barba.

Por causa disso é que são encontradas em alguns países algumas poucas testemunhas que com predileção ao uso da barba, assim se mostram em sua aparência.  Aquele que quiser usar o fará sem problemas em qualquer lugar no mundo. Pelos comentários aqui feitos, poucos sabiam disso.


Isso é mentira, mentira...mas que grande mentira.

Só em alguns países é que a ORGA permite a barba e em outros pêra ou cavanhaque, penso que é assim que chamam aí no Brasil.

De resto nos outros países é vetado o uso da barba.

*** w76 15/2 pp. 116-117 par. 9 Não se deixe enlaçar por modas e diversões ***
Maneiras extremas de usar o cabelo ou barba também podem facilmente levar alguém ao laço do Diabo e fazer outros tropeçar. Por exemplo, um jovem nos Estados Unidos fazia bom progresso no seu estudo da Bíblia e sentiu-se induzido a acompanhar uma Testemunha experiente na pregação aos outros das boas coisas que aprendeu da Bíblia. Desde cedo na vida, deixara sua barba crescer, e, visto que alguns na comunidade comercial usavam barba, achava que usar uma na pregação aos outros seria em geral aceitável. Mas, ao falar com uma senhora, apenas pôde apresentar-se, quando ela disse: “Eu lamento muito, meu jovem, mas não quero ficar envolvida na revolta dos estudantes.” Depois disso, nenhuma explicação bastou para desfazer o mal-entendido. Depois de a palestra terminar com o fechar da porta, ele perguntou à Testemunha experiente o que tinha acontecido. Foi convidado a considerar sua aparência em relação ao que afirmava ser, servo de Deus. Não querendo ser responsável nem mesmo por uma pessoa tropeçar, ao ponto de perder o caminho para a vida eterna, este novo publicador do Reino cortou a barba. Estaria disposto a fazer ajustes iguais ou similares, se a sua aparência desse a impressão errônea em certa localidade?

Isso chama-se falta de conhecimento ORGAnizacional...
.




Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por River raid Qui Out 02 2014, 20:18

Certamente que ninguém te criticará como pessoa, excepto se deres motivos para isso, conforme aconteceu no passado.

Gostei muito de teu post, excepto a parte em que criticaste o TJ Curioso.

Considero a frase "Como sempre o TJ Curioso se delonga em comentários que nada dizem á verdadeira adequação." um comentário infeliz e próprio do "pesquisador" de antigamente.

A verdade é que continuas entre nós, caso contrário não terias postado, Diferentemente da Torre, aqui existe certa medida de liberdade.

Da minha parte, dou-te as minhas boas vindas e até seria interessante uma nova "apresentação" do "Pesquisador".

Cumprimentos










avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por gregdagangue Qui Out 02 2014, 20:25

ELLIPSIS meu caro, nem cavanhaque aqui pelo norte do Brasil pode usar, o 'povo da fé' cai encima de quem ousa quebrar os paradigmas da "ordem capilar" torreana. Para se ter uma ideia, até usar bigode cheio, mas com as pontas aparadas, o pessoal implica. No meu caso foram muitos anos que eu tive que me contentar em usar apenas bigode, e isto com muita luta, por que eu ressaltei que como em minha identidade funcional eu era identificado com essa característica e a norma do serviço era que eu tinha que preservar a opção.
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por António Madaleno Qui Out 02 2014, 22:26

Pesquisador como sabes bem a pressão para alguém que deseja entrar nas TJ e tem barba é enorme. Embora alguém possa ser batizado usando barba (é a excepção e não a regra), ainda assim na maior parte do mundo isto é encarado com desconfiança e até mesmo penalizações.

Alguém com barba dificilmente pode ter partes na tribuna, ser ancião ou servo ministerial. Repito: Na maior parte do mundo.

Conheço um caso pessoalmente em que a pessoa para se batizar foi extremamente pressionada para desfazer a barba, o que acabou por fazer.
É daquelas regras que embora não estando escritas preto no branco, é a norma vigente!

Como sempre a tua defesa da Organização cega-te para as evidências que estão à vista de todos.

Para quem quiser pesquisar no fórum americano sobre este tema, constatará que a norma é vigente e sobejamente reconhecida em todo o mundo:

http://www.jehovahs-witness.net/Search?cx=partner-pub-4963413421914369%3Ag5in7s-4bz3&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=beard&sa=Search&siteurl=www.jehovahs-witness.net%2FSearch&ref=www.jehovahs-witness.net%2F&ss=607j95479j5


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por antónio silva Qui Out 02 2014, 23:33

"Por causa disso é que são encontradas em alguns países algumas poucas testemunhas que com predileção ao uso da barba, assim se mostram em sua aparência.  
Aquele que quiser usar o fará sem problemas em qualquer lugar no mundo. Pelos comentários aqui feitos, poucos sabiam disso. Isso chama-se conhecimento organizacional. Vejamos agora as mutas criticas que receberei."(sic)

Sobre isto tenho a dizer que tenho tantos anos de "verdade" como alguns foristas têm de vida e não tenho dúvidas, pela minha vivência, posição, conhecimento e participação em diversas situações congregacionais, que a barba é, em Portugal, proibida. Aliás, a norma é mundial, salvo pouquíssimos casos.
antónio silva
antónio silva

Mensagens : 124
Likes : 11
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 63
Localização : braga

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Pesquisador Sex Out 03 2014, 17:22

ellipsis escreveu:
TJ Curioso escreveu: O Corpo Governante não impõe absolutamente nada quando a impedir alguém que venha desejar ser testemunha de Jeová ou mesmo uma delas, use barba. É permitido se batizar e fazer apresentação na tribuna, não importando o uso da barba.


(...)
Por causa disso é que são encontradas em alguns países algumas poucas testemunhas que com predileção ao uso da barba, assim se mostram em sua aparência.  Aquele que quiser usar o fará sem problemas em qualquer lugar no mundo. Pelos comentários aqui feitos, poucos sabiam disso.


Isso é mentira, mentira...mas que grande mentira.

Só em alguns países é que a ORGA permite a barba e em outros pêra ou cavanhaque, penso que é assim que chamam aí no Brasil.

De resto nos outros países é vetado o uso da barba.

*** w76 15/2 pp. 116-117 par. 9 Não se deixe enlaçar por modas e diversões ***
Maneiras extremas de usar o cabelo ou barba também podem facilmente levar alguém ao laço do Diabo e fazer outros tropeçar. Por exemplo, um jovem nos Estados Unidos fazia bom progresso no seu estudo da Bíblia e sentiu-se induzido a acompanhar uma Testemunha experiente na pregação aos outros das boas coisas que aprendeu da Bíblia. Desde cedo na vida, deixara sua barba crescer, e, visto que alguns na comunidade comercial usavam barba, achava que usar uma na pregação aos outros seria em geral aceitável. Mas, ao falar com uma senhora, apenas pôde apresentar-se, quando ela disse: “Eu lamento muito, meu jovem, mas não quero ficar envolvida na revolta dos estudantes.” Depois disso, nenhuma explicação bastou para desfazer o mal-entendido. Depois de a palestra terminar com o fechar da porta, ele perguntou à Testemunha experiente o que tinha acontecido. Foi convidado a considerar sua aparência em relação ao que afirmava ser, servo de Deus. Não querendo ser responsável nem mesmo por uma pessoa tropeçar, ao ponto de perder o caminho para a vida eterna, este novo publicador do Reino cortou a barba. Estaria disposto a fazer ajustes iguais ou similares, se a sua aparência desse a impressão errônea em certa localidade?

Isso chama-se falta de conhecimento ORGAnizacional...
.


Não há qualquer violação duma lei bíblica usar barba. O corpo governante não é inflexível. Não obstante, se uma roupa, ornamento ou o uso da barba faz outros tropeçarem, impedindo-os de aprenderem o que é correto, torne-se apropriado emitir orientações quanto a tais individualidades. Isso segue o principio bíblico de não fazer ninguém tropeçar. É isso o que a experiencia da w76 15/2 pp. 116-117 par. 9 quer indicar. Não se relata ali diretriz organizacional, Sr. Ellipsis. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Interessante que profissões seguem algo parecido. No geral, médicos devem usar vestimenta branca. É um praxe. Poderão fazer ao contrário em clinica própria. Em tribunais, juízes também devem usar roupa apropriada ao que ali se desenvolverá, chamada toga.  Nesta mesma linha, uma pessoa que desejar ser ancião ou servo ministerial deverá seguir o praxe organizacional -, não usar barba e usar roupa social. Alguém que se torna médico estará inseparavelmente envolvido com vestimenta branca. O mesmo pode-se afirmar dos juízes e a toga.

Embora podendo-se tornar servo de Jeová em qualquer lugar do mundo, ninguém poderá assumir privilégios como ancião ou servo ministerial se não aderir ao praxe organizacional na vestimenta e o não uso da barba, semelhante ao juízes que em julgamento não poderão rejeitar a toga.

A proibição em qualquer lugar do mundo quanto ao uso da barba é somente para quem quer ser ancião ou servo ministerial. Se ocorre em Portugal uma proibição para todas as testemunhas, isso é por conta dos anciãos e não norma do corpo governante. Também não penalização para aquele que usar a barba sem deter privilégios maiores.


Última edição por Pesquisador em Sex Out 03 2014, 17:31, editado 2 vez(es)
Pesquisador
Pesquisador
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 1
Data de inscrição : 17/10/2013
Idade : 47
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Paulo Neto Sex Out 03 2014, 17:27

Pesquisador escreveu: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!



Não existe nenhum texto bíblico que diga que é errado fumar. No entanto nenhuma TJ fuma.

Existe os tais princípios que por vezes são mais regras...



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por River raid Sex Out 03 2014, 19:44

Pesquisador:

- e se eu te disser que NÃO USAR BARBA é tão pagão como um simples aniversário ou festejar um natal (festas Saturninas) tu acreditas?

Qual foi a civilização que fomentou o corte da barba de modo a diferenciar-se de outros povos?




avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por DoC Sex Out 03 2014, 20:13

Não há qualquer violação duma lei bíblica usar barba. O corpo governante não é inflexível. Não obstante, se uma roupa, ornamento ou o uso da barba faz outros tropeçarem, impedindo-os de aprenderem o que é correto, torne-se apropriado emitir orientações quanto a tais individualidades. Isso segue o principio bíblico de não fazer ninguém tropeçar.

Isto é verdade. Tal como é verdade que a barba é vista (pelas TJ no geral) como pedra de tropeço. Ora está criada a regra!

Esta é a forma característica da JW.org criar regras a partir de pós de vento, ou seja, a partir do nada. E procurar argumentar contra aquilo que toda gente que é, ou já foi, TJ sabe, é vender banha de cobra.


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por António Madaleno Sex Out 03 2014, 22:17

Pesquisador escreveu:
Não há qualquer violação duma lei bíblica usar barba. O corpo governante não é inflexível. Não obstante, se uma roupa, ornamento ou o uso da barba faz outros tropeçarem, impedindo-os de aprenderem o que é correto, torne-se apropriado emitir orientações quanto a tais individualidades. Isso segue o principio bíblico de não fazer ninguém tropeçar. É isso o que a experiencia da w76 15/2 pp. 116-117 par. 9 quer indicar. Não se relata ali diretriz organizacional, Sr. Ellipsis. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Exatamente Pesquisador! Não existe nenhuma lei bíblica ou princípio bíblico que leve à conclusão que um cristão deva desfazer a barba. E agora pergunto eu:

Existem leis ou princípios divinos que levem à conclusão que os homens devem usar barba ou pelo menos infiram que não deve haver uma proibição?


Vejamos dois textos:

Levítico 19:27
“‘Não deveis cortar curtas as vossas madeixas laterais ao redor, e não deves destruir a extremidade de tua barba."

Levítico 21:5
"Não devem fazer calva nas suas cabeças e não devem rapar a extremidade da sua barba, e não devem fazer incisão na sua carne."


Estes textos indicam que do ponto de vista de Jeová, a barba não deveria ser rapada e quando isto acontecia por alguma razão era caso de vergonha na comunidade, até mesmo sendo praticado em ocasiões de luto e lamento profundo.

É verdade que podes dizer que isso era no tempo da Lei Mosaica e que agora não estamos mais debaixo dessa lei. Mas existe um princípio, certo? 
Pelo menos deveria impedir que se proibisse alguém de não desfazer a barba caso o desejasse.

É engraçado que neste aspeto a Organização não dá qualquer importância ao espírito da Lei ou aos princípios envolvidos. Mas como é apanágio da mesma, não é coerente quando existem outras coisas em questão.
Por exemplo com respeito às tatuagens.

Ela desincentiva (para não dizer proíbe) alguém fazer uma tatuagem e jamais alguém reputado na congregação pensará fazer uma tatuagem por mais que o gostasse de fazer e sofrerá penalizações caso o faça (mesmo que discreta). 

Porquê?
Vejamos o argumento:

A Bíblia só fala uma vez sobre tatuagens, em Levítico 19:28, que diz: “Não deveis fazer tatuagem em vós.” Deus deu essa proibição à nação de Israel, e isso os separava dos povos vizinhos que marcavam a pele com os nomes ou símbolos de seus deuses. (Deuteronômio 14:2) Embora a Lei dada a Israel não se aplique aos cristãos, vale a pena levar em consideração o princípio no qual essa lei foi baseada.
=ab55c078-61a1-4a07-8387-cb27cfc1d98c&insight[search_result_index]=0]http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/biblia-diz-sobre-tatuagens/#?insight[search_id]=ab55c078-61a1-4a07-8387-cb27cfc1d98c&insight[search_result_index]=0


Como é fácil de perceber, NESTE CASO a Organização recorre à Lei Mosaica recordando que o uso de tatuagens ou marcas na carne era proibido por Deus no antigo Israel. Salienta até mesmo que "embora a Lei dada a Israel não se aplique aos cristãos, vale a pena levar em consideração o princípio no qual essa lei foi baseada".

Sendo assim, porque "levar em consideração o princípio no qual essa lei foi baseada" no caso das tatuagens (e outros casos) e não fazer o mesmo no caso da barba? Há coerência?
Tanto num caso como noutro o uso de ambos são aceites e toleráveis nas sociedades modernas em que vivemos, por isso, as razões muitas vezes avançadas de que tais usos podem prejudicar a nossa imagem perante a sociedade onde estamos inseridos é falsa (a não ser nos casos extremistas dos seus usos).


Pesquisador escreveu:Interessante que profissões seguem algo parecido. No geral, médicos devem usar vestimenta branca. É um praxe. Poderão fazer ao contrário em clinica própria. Em tribunais, juízes também devem usar roupa apropriada ao que ali se desenvolverá, chamada toga.  Nesta mesma linha, uma pessoa que desejar ser ancião ou servo ministerial deverá seguir o praxe organizacional -, não usar barba e usar roupa social. Alguém que se torna médico estará inseparavelmente envolvido com vestimenta branca. O mesmo pode-se afirmar dos juízes e a toga.

Embora podendo-se tornar servo de Jeová em qualquer lugar do mundo, ninguém poderá assumir privilégios como ancião ou servo ministerial se não aderir ao praxe organizacional na vestimenta e o não uso da barba, semelhante ao juízes que em julgamento não poderão rejeitar a toga.

A proibição em qualquer lugar do mundo quanto ao uso da barba é somente para quem quer ser ancião ou servo ministerial. Se ocorre em Portugal uma proibição para todas as testemunhas, isso é por conta dos anciãos e não norma do corpo governante. Também não penalização para aquele que usar a barba sem deter privilégios maiores.

Nós não estamos a falar de modelos de vestimenta usados em empresas ou outras áreas da sociedade tais como tribunais ou hospitais. Mesmo nesses locais onde existe uma roupa apropriada que distingue a classe, o uso pessoal de barba, penteados, etc. é deixada ao critério dos mesmos. Se estivéssemos a falar apenas no uso do fato e gravata este argumento até se poderia enquadrar.

Supostamente estamos a falar de algo tão pessoal e tão distintivo do indivíduo como o uso ou não de barba. Se esta é a religião verdadeira e não apenas uma empresa comercial em que os seus vendedores têm de ter determinada roupa ou aspeto no uso das suas profissões, qual é a lógica?

Porquê proibir alguém de usar uma barba aparada e moderada, que não escandalize ninguém? O segredo é a moderação e não a proibição!


Última edição por TJ Curioso em Sex Out 03 2014, 23:17, editado 3 vez(es)


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por River raid Sex Out 03 2014, 22:36

O Hitler, Estaline, Himmler, Mendel, Pinochet, Al Capone, também usava fato e gravata...
Sem falar nos políticos e bancários actuais, na minha opinião, os maiores ladrões de todos os tempos.

Gostei desta:


"Supostamente estamos a falar de algo tão pessoal e tão distintivo do indivíduo como o uso ou não de barba. Se esta é a religião verdadeira e não apenas uma empresa comercial em que os seus vendedores têm de ter determinada roupa ou aspeto no uso das suas profissões, qual é a lógica?

Porquê proibir alguém de usar uma barba aparada e moderada, que não escandalize ninguém? O segredo é a moderação e não a proibição!"

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por TJ esclarecido Sex Out 03 2014, 23:28


Os meus pais, já TJ's já na década de 60 e que viviam num outro país da Europa, contam que se recordam de anciãos (servos de congregação como então se chamavam) usarem barba.
No entanto, segundo o meu pai, a pouco e pouco, e sem qualquer orientação especifica da Orga, foram deixando de usar por se começar a associar o uso da barba a determinadas ideologias políticas. scratch



"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por EDUSLZ1802 Dom Out 05 2014, 19:47

Bom comigo foi assim:::

Depois que fui readmitido falei pra minha mae (pioneira regular) e meu pai (ancião):

-"Gente, quero fazer uma tatuagem!"

Obviamente eles arregalaram os olhos e falaram: -" Tu tas louco? ". Ae minha mae pegou a TNM e abriu em Levíticos 19:28 "E não vos deveis fazer cortes na carne em prol duma alma falecida e não deveis fazer tatuagem em vós. Eu sou Jeová." E disse que era pecado, que eu poderia ser desassociado de novo.

Depois que ela leu e pedi pra ela ler agora Levíticos 19:27 "Não deveis cortar curtas as vossas madeixas laterais ao redor, e não deves destruir a extremidade de tua barba". E disse: -" Oras, aqui está dizendo que não se pode tirar a barba, é pecado, então pq nenhuma TJ tem? Pq se obedece Leviticos 19:28 e não Leviticos 19:27?

Obviamente nenhum dos 2 souberam responder Shocked e o pai flw: -"Corpo é teu,tu faz o que quiseres com ele"

Pouco dias depois saiu no site dzendo q fazer tattoo não é errado, é "questão de consciência", depois disso uso barba curta em reuniões, campo e afins... ninguem fala nada Razz


Ah! E a tattoo sai em breve tb hehehe (desculpa levar para esse lado mas é que um assunto levou a outro)


EDUSLZ1802
EDUSLZ1802

Mensagens : 4
Likes : 0
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 31
Localização : Sao Luis

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por gregdagangue Dom Out 05 2014, 21:16

Sinal dos tempos, a orga torna-se mais liberal. Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Usar barba...

Mensagem por gregdagangue Dom Out 05 2014, 21:29

Também pudera, após 10 longos anos de "deleitoso" Afair com a ONU, o 'REMOÇADO' corpo governante, agora com cabeças mais jovens, deverá dar um novo verniz em seu interpretativo das questões que lhe serão apresentadas. Particularmente eu espero que eles não fiquem tão "bonzinhos" assim com os "cães apóstatas", isso seria demais, querer a essa altura do 'campeonato' estender a mão da parceria e da compreensão, que isso NUNCA aconteça, continue a espoliar e atacar os apóstatas  d. orga, continue nos insultando, com aqueles insultos típicos: doentes mentais, "gangrena" e etc... e tal. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por antonio1965 Seg Out 06 2014, 09:43

River raid escreveu:O Hitler, Estaline, Himmler, Mendel, Pinochet, Al Capone, também usava fato e gravata...
Sem falar nos políticos e bancários actuais, na minha opinião, os maiores ladrões de todos os tempos.


Acho que pela primeira vez não estou de acordo contigo ... os bancários não fazem parte da lista dos maiores ladrões de todos os tempos. Agora se me falares de banqueiros, a história já é outra ...



antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por antonio1965 Seg Out 06 2014, 09:51

Numa das congregações onde servi um ancião foi assistir aos congressos internacionais a França e ficou entusiasmado ao ver que os seus irmãos em França podiam usar barba, inclusive os anciãos.

Quando regressou a Portugal, lá vinha ele todo empolgado com a sua barbicha. O problema aconteceu quando o Sup de Circuito, o nosso estimado José V******, descobriu e disse: "Então mas o homem está parvo?". E lá teve que cortar a barbicha senão era desqualificado ...

Na última congregação onde servi era habitual recebermos a visita de irmãos que estavam em França e uma dessas irmãs era casada com um ancião que também usava barba. Cheguei a comentar isso e ele apenas sorria ....





antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Crixus Seg Out 06 2014, 13:28

Essa dualidade de critérios é que me espanta... é que em portugal um ancião pode ser desculificado se tiver barba, na frança ou num país nordico já pode. Nao entendo...



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Usar Barba! - Página 3 Empty Re: Usar Barba!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos