EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Helena Vieira Qui Nov 03 2016, 17:05

Após muitos anos desde criança a absorver as doutrinas das TJ cheguei á conclusão ( nessa altura não havia net para compartilhar, pesquisar e procurar outros com as mesmas dúvidas), que o deus da Bíblia não era o deus que eu queria acreditar.
Desde cedo foi-me ensinado que jeová, sem dó nem piedade destruiria no armagedom todas as criancinhas que seus pais não tivessem escutado a palavra de deus. Lembro-me de ainda criança perguntar aos meus pais : então e aquelas pessoas que vivem nas tribos amazónicas e que nunca ouviram falar de Jeová, elas e seus filhinhos vão ser destruidos? meus pais gaguejavam e não sabiam o que responder.
Mais tarde, já adolescente coloquei esta questão:" A acreditar no que diz a bíblia, foi jeová e não o diabo quem trouxe todo o mal ao mundo. Senão vejamos:
Foi jeová quem colocou Adão e Eva no dito jardim do Éden e também foi jeová quem colocou a dita árvore do conhecimento do bem e do mal, isto ainda antes de Satanás tentar Eva. É a mesma coisa que eu colocar 2 crianças fechadas numa sala com 2 luzes brilhantes em que uma não faz nada, mas a outra faz com que sejam electrocutadas. Logo quem colocou o mal e o pecado desejável não foi satanás ,. mas jeová!!!!!!!!!!!!!! ainda por cima jeová vingou-se de uma forma terrível, pois não bastou castigar apenas Adão e Eva, mas ele de forma vingativa e cruel teria que castigar toda a sua descendência até aos dias de hoje!...........como poderia eu adorar um deus assim!!!!! Leiam na bíblia as guerras santas em o o teu senhor jeová dos exércitos incentiva á morte, destruição e despojos dos povos que adoravam outros deuses, incluindo as criancinhas, os jovens, etc etc é só procurarem no antigo testamento. Nada diferente do que fez a Inquisição ou os Jheadistas islâmicos!!!!
a que conclusão eu cheguei!!!!!.............o resto voçês já sabem...............entre outras coisas que me iriam ocupar imensas páginas... eu simplesmente por estar a pensar por mim mesma e a questionar era um instrumento do diabo.

Gostaria que alguém deixasse aqui a sua opinião.
Muito respeitosamente agradeço a todos os participantes.
Helena Vieira
Helena Vieira
Membros
Membros

Mensagens : 58
Likes : 13
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 61
Localização : área metropolitana Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Kristy123 Qui Nov 03 2016, 20:00

Olá Helena Vieira,

Teria algumas opiniões sobre este assunto, mas resumindo, acho que a maior parte das pessoas que tiveram desde pequenos ou durante alguns largos anos contacto com as TJ e que posteriormente se tornaram umas e que á posteriori se afastam desta seita, a maioria deixa inevitavelmente de acreditar em Deus.

Vou ser directa e frontal: esta seita é uma das mais destrutivas a nível mental e torna alguns bastante insensíveis e de forma errada, que apresenta um Deus essencialmente vingador e cruel.

Os ensinamentos incutidos no cérebro é como uma droga viciante ou é equivalente a um cancro que se propaga na mente e dificilmente se consegue ficar totalmente limpo.
A saída que muitos encontram é mesmo esta: quero ficar limpo de tudo isto e por isso não posso mais acreditar em Deus.
Para mim isto pode ser sinal de mais uma vitória para esta seita....

Aprende-se a ser insensível ao lidar com o próximo e aplaudam a ostracização e ao ensinar que 99% da humanidade irá morrer no armagedom, sem dó nem piedade, e consegue tornar estas cenas de aniquilamento de grande conforto e até de alegria para muitos.

Esta seita aniquila a alma e o espírito..

Aprendi que o tal de Deus das TJ é mesmo um Deus muito mau....  
E é nesse Deus Jeová que alguns ainda continuam a acreditar! affraid

E para mim Deus - esta Força Espiritual - não é mesmo nada disso.

Deus é AMOR e os seres humanos é que são horríveis e odiosos!
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Juba Qui Nov 03 2016, 20:08

Concordo com ambas.

Cada humano, encerra em si, tanto de bom como de mau.

A mesma pessoa que comete as maiores atrocidades, tem, em si, a capacidade de exibir um ou mais gestos, genuínamente, bondosos e vice-versa.

Deus é amor? Pode ser mas, ao mesmo tempo é vingativo e capaz de acções que, até a nós humanos imperfeitos nos choca.

Facto congruente com a ideia de que o Homem foi feito à imagem dele.
Juba
Juba
Membros
Membros

Mensagens : 195
Likes : 28
Data de inscrição : 06/06/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Itamar Castro Sex Nov 04 2016, 07:57

Tudo o de que estou convencido é de que ninguém conhece este ou isto que o linguajar dos humanos no orbe terrestre chama de Deus.
Acho pretencioso dizer que Deus é assim ou assado, sobretudo se o que se toma como base para tanto é algum livro dito sagrado ou ensinos de denominações religiosas. Não deixo de achar intrigante o que a Bíblia diz: "Todos vós sois deuses", mas não me interesse por interpretações.

Vamos à vida como ela é, gente! Very Happy
Itamar Castro
Itamar Castro

Mensagens : 89
Likes : 25
Data de inscrição : 02/09/2016
Idade : 61
Localização : Luxemburgo

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Kristy123 Sex Nov 04 2016, 20:08

No espaço, em que o ser humano se movimenta, existem  leis universais de equilíbrio cosmico e como tal,  existe sempre o oposto de tudo. E o tudo faz um todo!  Eu também posso questionar: porque existe dia e noite? Não era melhor haver só tardes!  E porque existe quente e frio? Não era mais práticos haver só morno? E porque existe o branco e o preto? Não era mais fácil haver só o cinzento? E porque o ser humano tem sempre um lado bom e um lado mau?

Então agora eu vos questiono:
Não  era melhor sermos todos feitos sem conseguirmos ser "bom" ou "mau". Não teria sido melhor,  se não tivéssemos que decidir por nós próprios e era preferível sermos tipo robô, sem ter que estar a pensar ou a tomar decisão nas nossas vidas que por vezes não são as mais acertadas?
E a minha resposta aqui é : não!
E sabem porquê?
Porque somente uma força cósmica perfeita e justa e de amor completo nos criou de forma a podermos DECIDIR qual lado queremos mais desenvolver e é por isso que temos uma Alma e um Espírito em nós e o Livre Arbítrio!
E por conseguinte, esta força universal nos deixa decidir por nós próprios e não obriga ninguém a adorá-lo!
Esta força, nunca obrigou ninguém a fazer guerras ou a destruir o planeta e a matar pessoas! Aqui quem é vingativo ou perverso são as próprias pessoas e Deus não influencia  em nada no decorrer das acções dos humanos e por isso a responsabilidade é mesmo só do ser humano, que na sua imperfeição arranja um culpado: Deus
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Convidado Sex Nov 04 2016, 22:36

Se Deus, na sua suposta infinita bondade, criou o mundo, os humanos, os animais, e tudo o que existe para o suposto proveito do homem, para logo depois o por à prova (não se esqueçam da famosa árvore que Deus, disse a Adão para não mexer nela), é porque é um Deus medricas, sem confiança, e com medo de alguma coisa.

Se Deus aceita que mulheres grávidas e crianças, inocentes no seu entendimento daquilo que se passa ao seu redor, morram de forma horríveis em nome de um propósito que hoje em dia não faz sentido, então é estúpido.

Se Deus precisa de enviar o seu próprio filho para mostrar à humanidade em quem supostamente manda de forma autoritária (vejam o Deus de "amor" no Antigo testamento) porque afinal tem de mostrar algo que deixou mais confusa a maioria da humanidade até aos dias de hoje, então é um gajo que sinceramente não percebe a ponta de um corno daquilo que quer.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 05 2016, 11:48

Olá Vermute,

Mas quem é este cajo (<-- como dizes), que é um grande estúpido, medricas, que não sabe o que quer e que não percebe mesmo nada do assunto?
Sabes onde ele está e consegues arranjar o numero de telemóvel dele? Se quiseres, vamos lá os dois, e damos-lhe um grande tareia.
Já viste a lata dele... fica lá no bem bom e até envia de forma autoritária outros para se sacrificarem....  
Ele não merece crédito nenhum e deveria era ser aniquilado, porque ele não se importa com a morte definitiva das pessoas.
Sim, porque quando nós morremos, não há mais nada, porque somos somente uma matéria morta.  Sleep

Bom era mesmo haver algo de sobrenatural... Estás a ver....
Assim, algo que esteja acima de tudo e de todos e que conseguisse dar-nos uma escolha de caminho.
Alguém que não nos obrigasse a nada e que nos deixasse decidir o que quiséssemos fazer, sem impor a sua autoridade. Alguém com um senso de justiça suprema que, nos deixa escolher o caminho que queremos seguir e que a partir daí, consequentemente a responsabilidade e os efeitos das nossas decisões seria mesmo só nossa. Porque seria um pouco foleiro, estarmos a culpabilizá-lo por aquilo que nós próprios fizemos de errado, por assim o querer. E se a nossa escolha for errada, então este algo sobrenatural, não deveria intervir nas minhas decisões, de outra forma, não estaria a ser justo e a estar a respeitar as minhas decisões, as quais eu teria que assumir.

E mesmo assim, o mais "fixe" seria mesmo haver algo sobrenatural que conseguisse fazer com que tudo de errado que eu tivesse feito, fosse perdoado....
Mas isto, já era a pedir de mais, porque "tipos" desses não existem! Quem é que se iria sacrificar Ele próprio pelos meus erros? Ninguém! Esquece.....
Não há nada disso... estamos sozinhos no universo.... bounce

Bom era mesmo a possibilidade de haver algo sobrenatural..... Se houvesse este algo sobrenatural, que até me "limpava" dos meus erros, e que me desse uma nova oportunidade de vida, (porque nesta vida, tendo exemplos do "bom" e do "mau", eu tolamente continuar por vezes a fazer o "mau")  então eu acreditaria nesta força!
E eu só poderia acreditar nessa força, se fosse mesmo Ele a morrer por mim!
Olha, Vermute, bora lá procurá-lo!  tass bem
Chama lá por ele....  Eu sei, que dizes, que ele não fala contigo e não te responde....  
Mas ainda bem que assim o é, porque se não, terias que ser internado no hospício, por estares a ouvir vozes  affraid  
Tens que arranjar aí uma outra tática para comunicares com ele.   Suspect
Tens que falar baixinho, porque ele não é surdo. O melhor aínda é não dizeres nada.... Pensa comunicando!  cheers
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Helena Vieira Sáb Nov 05 2016, 16:52

Meus queridos foristas, muito obrigado por deixarem aqui as vossas opiniões que eu tanto prezo de ler.
Claro que me identifico com a opinião do "vermute", sem desconsiderar as outras.
pretendo apenas aqui reforçar que não acredito no Deus da Bíblia, por tudo o que acima referi e por muitas outras coisas que não se enquadram neste tópico, mas isso não implica que não acredite numa energia criativa , inteligente a qual busco há muitos anos.
Mais uma vez, obrigado a todos.
Helena Vieira
Helena Vieira
Membros
Membros

Mensagens : 58
Likes : 13
Data de inscrição : 27/10/2016
Idade : 61
Localização : área metropolitana Porto

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por SenorRodriguezG Qua Nov 09 2016, 01:58

Kristy123 escreveu:OTeria algumas opiniões sobre este assunto, mas resumindo, acho que a maior parte das pessoas que tiveram desde pequenos ou durante alguns largos anos contacto com as TJ e que posteriormente se tornaram umas e que á posteriori se afastam desta seita, a maioria deixa inevitavelmente de acreditar em Deus.

Vou ser directa e frontal: esta seita é uma das mais destrutivas a nível mental e torna alguns bastante insensíveis e de forma errada, que apresenta um Deus essencialmente vingador e cruel.

Não tenho grandes bases para apoiar o que vou dizer e vou apenas expressar a minha opinião/teoria. Também concordo com a Kristy, tipicamente uma TJ assim que deixa de estar "formatada" começa a analisar toda a história bíblica não com o filtro que vem nas publicações TJ onde as análises são frias e tendenciosas, visto que despojam o texto de qualquer análise perante uma compaixão humana e focalizam o texto para uma lição insignificante qualquer como mostrar que o publicador devia pregar mais. Uma TJ vive sob esse filtro e cria barreiras para nunca tentar questionar em demasia a justiça de uma passagem biblíca, com o receio de estar a entrar em "caminhos pantanosos" ou estar a cometer o grave erro de "minar a sua fé" (terminologia TJ).
No entanto, assim que uma TJ começa a fazer uma análise livre e honesta dos relatos da bíblia, é impossível não ficar indiferente ao que lê. A pessoa até fica surpresa por sentir que andou tantos anos a ler esses versículos e só agora conseguir ver a aberração do que estava lá escrito!

Uma das coisas que na minha opinião diferencia as TJ de outras religiões é que têm um conhecimento bíblico acima da média. Enquanto outras religiões cristãs focalizam mais a sua atenção para os valores do cristianismo e para o novo testamento, as TJ orgulham-se de querer analisar "profundamente" a bíblia na integra e nenhum versículo pode ser "deixado de lado". Muitos daqui devem recordar-se do quão "interessante" era assistir aquelas designações de leitura onde o "coitado" ia para tribuna ler durante vários minutos uma longa listagem de nomes, ou então alguns versículos com leis mais arcaicas do livro de levítico sobre a "impureza da mulher" e saía de lá todo vermelho tongue

Helena Vieira, se analisares tópicos mais antigos vais encontrar muitos textos a mostrar essa incongruência entre o Deus amoroso que de certa forma é divulgado por Cristo, e o Deus mesquinho, vingativo, homofóbico, misógino, etc. etc. (de certa forma muito à imagem dos homens que viveram há séculos atrás e que escreveram esses livros) que é apresentado no velho testamento. Conseguir encontrar um equilíbrio entre essas "duas personagens" tão distintas é um exercício que para mim é completamente impossível.
SenorRodriguezG
SenorRodriguezG
Membros
Membros

Mensagens : 456
Likes : 90
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 33
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Altar Qua Nov 09 2016, 10:38

acho que as religiões não sabem muito bem quem é Deus, a ICAR também incluída

existem que apresentam uma visão mais distorcida e outra mais aproximada, mas na verdade Deus é um mistério para o homem




Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por SenorRodriguezG Qua Nov 09 2016, 16:05

Altar, então para ti qual é o objetivo do antigo testamento? É apenas um documento histórico que regista o passado daquele povo semítico e a sua interpretação das deidades?
SenorRodriguezG
SenorRodriguezG
Membros
Membros

Mensagens : 456
Likes : 90
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 33
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Altar Qui Nov 10 2016, 08:59

SenorRodriguezG escreveu:Altar, então para ti qual é o objetivo do antigo testamento? É apenas um documento histórico que regista o passado daquele povo semítico e a sua interpretação das deidades?

o objectivo é mostrar que desde que nascemos ( criação no génesis ) somos sempre tentados pelo mundo e pelo diabo e temos um longo caminho a percorrer ( libertação do egipto e 40 anos no deserto ) até chegarmos à vida plena com Deus no seu reino ( terra prometida onde mana leite e mel )

o resto são histórias avulsas que mostram por exemplo que por muito difíceis que sejam as agruras da vida, os sofrimentos e etc, não devemos desanimar e nunca devemos renunciar a Deus ( exemplo do livro de Jó )





Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por SenorRodriguezG Sex Nov 18 2016, 16:05

A questão altar é que se tudo resume-se basicamente a esse conflito cósmico entre o bem e o mal, sendo que de um lado o mal é representado pela figura do Diabo, o opositor que deseja que os humanos vivam segundo os seus desejos e que não adorem a Deus, e que do outro lado encontra-se a figura divina representada na bíblia especialmente no velho testamento, a distância entre as duas personagens não é assim tão evidente.

É que o lado que representa o bem, é um ser cujo carácter, temperamento, sentimento de justiça e bondade, são altamente questionáveis e de certa forma até se contradizem completamente com os valores que são atribuídos a essa personagem no novo testamento.

Repara, de um lado Jesus acabou por pregar sobre um Deus, inclusivo e perdoador e que conseguia mostrar valores de justiça superiores, onde os valores humanistas eram valorizados. Exemplo: condenação dos fariseus por quererem obedecer de uma forma cega a um dos mandamentos diretos de Deus sobre o trabalho ao sábado (repara que não era uma lei criada pelos humanos, vinha diretamente dos 10 mandamentos que Deus), onde desconsideravam o valor da melhoria das condições de uma vida humana (curas milagrosas).
No outro lado tens um Deus para qual o valor da vida humana é muito questionável, pois não se retraiu de fazer com que animais selvagens despedaçassem 42 crianças que fizeram pouco com a ausência de cabelo de um dos seus profetas. Ou que não se importava que o seu povo estivesse a sofrer pesadas baixas em batalha (perdas de vidas humanas que estavam a lutar pela sua nação e pela sua família) caso um dos seus "homens escolhidos" não estivesse a fazer a figura ridícula de manter os braços erguidos no ar (Êxodo 17). Ou então o exemplo de uma justiça muito tendenciosa quando foi no caso do rei Davi, nada de muito diferente do que seria esperado de uma justiça corrupta e humana que favorecia os mais influentes e poderosos. Este homem segundo a lei devia ser condenado à morte, além de cometer adultério e abusar da sua posição, conspirou diretamente para cometer assassinato, mas qual foi a pena que Deus atribuiu a tal homem? Ele continuo vivo, com o mesmo cargo privilegiado de rei enquanto houve uma grande perda de outras vidas humanas incluindo algumas inocentes, como o tal bebé fruto da relação ilícita que não chegou a nascer... enfim há tantos relatos que a pessoa podia perder-se num enorme texto...

A conclusão é que se a pessoa quiser ter o Deus retratado no antigo testamento, como a referência moral do que é "bem" terá de questionar-se profundamente sobre o quão evoluídos são os seus valores humanistas e o seu senso de justiça.
Assim como a igreja católica e outras religiões começaram a desconsiderar o peso histórico dos relatos bíblicos do livro de génesis, com o evoluir da nossa sociedade, acho que não vai demorar muito para praticamente começarem a restringir-se exclusivamente aos relatos do novo testamento/cristianismo e ignorarem tudo o resto...
SenorRodriguezG
SenorRodriguezG
Membros
Membros

Mensagens : 456
Likes : 90
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 33
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso  ? Empty Re: O Deus da bíblia é cruel, possessivo, vingativo e nada misericordioso ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos