EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que doutrinas TJ ainda defende?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Convidado Dom Fev 17 2013, 10:26

Prezados Foristas,

Numa discussão inter-religiosa que doutrinas jeovistas antigas ou recentes, estariam inclinados em defender?

Qual a doutrina fundamental das TJ que não se importaria de defender até à exaustão?

Neste dia chuvoso, fica aberta a discussão...

Atenção: Doutrinas, não regras!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por António Madaleno Dom Fev 17 2013, 10:41

Particularmente, penso que mesmo as doutrinas da Organização que continuo a achar que estão em harmonia com as Escrituras como um todo, têm elementos doutrinais "particulares" e alheios às Escrituras.

Apenas um exemplo:

Continuo a acreditar que Jesus e o Pai, bem como o Espírito Santo não fazem parte de uma Trindade.
Neste aspeto, de modo geral, creio que a visão de que Deus é igual a uma pessoa (Pai) repassa todas as Escrituras, de Gênesis a Revelação.

No entanto, mesmo aqui, a idéia de Jesus ser um mero anjo, neste caso o arcanjo Miguel, não tem qualquer base bíblica e vai além do que as Escrituras claramente dizem.
Mesmo Jesus não sendo parte da divindade (YHWH), ainda assim ele é chamado de D/deus pelo evangelista João, o que indica que ele não é um anjo, por mais poderoso que este seja.

Acredito também na restauração da Terra, à sua condição original, partindo do pressuposto que as profecias messiânicas apontam para esta restauração.
Com respeito a outros pontos, tenho algumas dúvidas e por isso não as apresento.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por hocosi Dom Fev 17 2013, 11:24

Investigando a Torre escreveu:Prezados Foristas,

Numa discussão inter-religiosa que doutrinas jeovistas antigas ou recentes, estariam inclinados em defender?

Qual a doutrina fundamental das TJ que não se importaria de defender até à exaustão?

Neste dia chuvoso, fica aberta a discussão...

Atenção: Doutrinas, não regras!

IT

Caro IT,
Nesta altura é difícil para mim defender alguma doutrina jeovista, muito menos até à exaustão. As doutrinas jeovistas são demasiado mutáveis. O que hoje é "verdade" amanhã já não é, pois a "luz clareia mais e mais" de tal forma que nos cega para qualquer pretensa doutrina verdadeira. Além disso, a realidade é que a maioria dos que deixam de ser Testemunhas de Jeová tendem a não acreditar em nada de concreto, de tão enganados que foram. Mesmo que acreditem em alguma doutrina da Bíblia não deixam de o fazer com a sua fé (apenas e só isso).
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por hocosi Dom Fev 17 2013, 11:38

Veja-se este paradoxo.
Para justificar a Tradução do Novo Mundo as Testemunhas de Jeová afirmam que os líderes religiosos adulteraram as Escrituras para fazerem adequa-las às suas doutrinas.
Por sua vez os líderes religiosos hoje afirmam que as Testemunhas de Jeová criaram a sua própria tradução para adequa-la às suas doutrinas. Em que ficamos?
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Luna Dom Fev 17 2013, 18:06

Deixei de acreditar nas doutrinas biblicas, pois como existe a biblia cristã, existe inumeros livros religiosos....e qual deles o verdadeiro?
Baseio me atualmente em factos (talvez seja isso...) que sao completamente diferentes ao que as t.j. defendem.... (ai se a minha mae me ouvisse.....)
Luna
Luna
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 370
Likes : 20
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 40
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Paulo Neto Dom Fev 17 2013, 18:35

Sinceramente não defendia nenhuma. Todavia sou de acordo, que a veneração de imagens é algo errado. Do meu ponto de vista ver uma pessoa pedindo ajuda a uma imagem construída pelo próprio homem é algo absurdo.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Convidado Dom Fev 17 2013, 19:30

Paulo, pois, estando em pé no meio do Areópago, disse:

“Homens de Atenas, eu observei que em todas as coisas pareceis mais dados ao temor das deidades do que os outros. Por exemplo, passeando e observando cuidadosamente os vossos objetos de veneração, encontrei também um altar em que tinha sido escrito: ‘A um Deus Desconhecido.’ Portanto, aquilo a que sem o saber dais devoção piedosa, isso é o que eu vos publico.
Atos 17:22-23 - TNM

Como sabem, porque já o tenho exposto aqui, considero-me um agnóstico, i.e. não acredito por si só na existência de Deus, mas não nego essa possibilidade, uma vez que tal se encontra num patamar que me é racionalmente inacessível.

Partindo deste princípio, não me custa aceitar algumas doutrinas como passíveis de serem verdadeiramente discutidas num plano que ultrapassa o meu ser.

Das várias doutrinas defendidas pelas TJ, aquela que talvez mereça a minha melhor compreensão, embora um pouco divergente da forma como é exposta pela Organização tem que ver com a Trindade, ou a inexistência dela.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Sara Mel Dom Fev 17 2013, 21:42

Bom no meu caso, como a minha dialéctica interna me levou ao ateísmo, tudo o que diz respeito a doutrina religiosa está fora do meu âmbito de compreensão...

Portanto, doutrina religiosa, não defendo nenhuma. Mas, colocando a hipótese académica, que seria crente em deus e na bíblia como livro sagrado, tenho a certeza que teria o entendimento do Hocosi.... é que está visto, que na torre, o que é hoje verdade, amanhã se calhar já não é! O espírito santo não é bem certo! Ainda não sabe o que quer!!!! Very Happy

Depois temos os princípios morais, aí não há exclusividade na torre, basta vivermos numa tradição judaico-cristã, para os adquirir naturalmente!

D:
Sara Mel
Sara Mel
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 2743
Likes : 96
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por elektra Dom Fev 17 2013, 22:50

Pois, eu neste momento não defendo nada...Acho que fiquei com tanta apatia ao que é religioso que não iria defender nada... Defendo outras coisas que para mim são mais importantes. O amor, a amizade, a felicidade..
elektra
elektra
Membros
Membros

Mensagens : 148
Likes : 10
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Marize Qua Fev 20 2013, 01:13

Estava aqui a pensar no que podia escrever, pois estava certa de que deveria haver algo...mas a verdade é que não me ocorre nada Morrer a rir

Marize
Marize

Mensagens : 15
Likes : 2
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por antonio1965 Qua Fev 20 2013, 09:08

Embora continue a acreditar em Deus e na sua palavra, neste momento também me recuso a defender o que quer seja que que a ORGA diz.
antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por romancito Qua Fev 20 2013, 20:55

Bem, do pouco conhecimento que tenho da matéria, e eu sendo Agnóstico virado mais para o ateísmo, parece que a doutrina mais defendível possa ser a da Trindade.

Como é do conhecimento geral nas bíblias tejotas existe em João 1:1 uma manipulação descarada da "tradução". Mesmo assim, penso que esta doutrina da Org é mais aceitável do meu ponto de vista.
romancito
romancito

Mensagens : 10
Likes : 0
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por mjp Dom Fev 24 2013, 22:30

Uma proposta muito difícil, esta.

As doutrinas religiosas na cristandade, costumam, grosso modo, fazer parte de um sistema de doutrinas interdependentes. Isolar uma e defende-la torna-se complicado, pois deslindada a primeira mentira doutrinária, um grande número delas sucumbem por arrasto. E sustentar uma doutrina fora do todo, torna-se quase sempre contraditório.

Mas vou arriscar uma: a virgindade de Maria, mãe de Jesus, e a concepção de Jesus por intermédio do Espírito Santo. O nascimento imaculado de Jesus é nuclear para toda a dogmática em torno da sua Pessoa.

Poderá haver outras, mas depois torna-se complicado defender a tese sem cair em contradições muito dificeis de ultrapassar.

mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por gregdagangue Sáb Set 27 2014, 04:49

NENHUMA, doutrina ensinada pelas tjotas para mim tem algum significado, o que não significa que eu me considere ateu ou agnóstico. Gosto da leitura da bíblia em qualquer tradução , EXCETO a tradução do novo mundo, hoje tenho uma compreensão mais clara sobre Deus e seu modo de agir, (claro, despojado do modo de pensar bitolado pela torre) pois o deus que eles pregam é tirânico e possessivo.
quanto a pregar de porta em porta, para mim nada mais é do que uma forma de passar por idiota. tass bem
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Kristy123 Sáb Set 27 2014, 17:13

Eu já não consigo encontrar nenhumas doutrinas jeovistas que eu estaria inclinada a querer defender.

Doutrinas das Testemunhas de Jeová:
1. Sua igreja é auto-proclamada profeta de Deus,
The Watchtower, April 1, 1972, p. 197.
2. Eles alegam ser o único caminho para o Deus verdadeiro,
The Watchtower, Feb. 15, 1981, p. 19.
3. O Espírito Santo é uma força ativa impessoal de Deus,
The Watchtower, June 1, 1952, p. 24.
4. Somente os membros da sua igreja serão salvos,
The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30.
5. Jesus foi um anjo que se tornou um homem,
The Watchtower, May 15, 1963, p. 307.
6. Jesus foi o único homem perfeito, mas não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306.
7. Jesus não voltou da morte em seu corpo físico,
Awake! July 22, 1973, p. 4.
8. Jesus foi ressucitado "não como criatura humana, mas um espírito." Let God be True, p. 276.
9. Jesus não morreu em uma cruz mas em um poste,
Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 89-90.
10. Jesus retornou à terra, invisivelmente, em 1914,
The Truth Shall Make You Free, p. 300.
11. A Trindade não existe,
Let God be True, p. 101-100.
12. O Espírito Santo é uma força, não viva,
Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407.
13. Boas obras são necessárias para a salvação,
Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152.
14. A alma cessa sua existência na morte,
Let God be True, p. 59, 60, 67.
15. Não existe inferno de fogo onde os condenados serão punidos, Let God be True, p. 79, 80.
16. Somente 144.000 Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121.
17. Transfusão de sangue é pecado,
Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73.
18. A cruz é um símbolo pagão e não deve ser usada,
Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 90-92.
19. A salvação é pela fé e pelo que você fizer,
Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152.
20. É possível perder a sua salvação,
Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359.
21. Eles também rejeitam o voto, saudar a bandeira, cantar os hinos nacionais ou celebrar o Natal e aniversários. Também recusam-se a servir às forças armadas.

http://carm.org/languages/portuguese/doutrinas-das-testemunhas-de-jeov%C3%A1

Referente ao ponto 5:
O Arcanjo Miguel talvez seja o maior de todos os anjos. Miguel é o único anjo na Bíblia que é chamado de "Arcanjo" (Judas versículo 9). O Arcanjo Miguel, porém, é apenas um anjo. Ele não é Deus. A clara distinção no poder e autoridade de Miguel e de Jesus pode ser vista através da comparação de Mateus 4:10, onde Jesus repreende Satanás, com Judas, versículo 9, onde o Arcanjo Miguel "não se atreveu a proferir juízo infamatório" contra Satanás e chama o Senhor para repreendê-lo. Jesus é Deus encarnado (João 1:1,14). O Arcanjo Miguel é um anjo poderoso, mas ainda só um anjo.

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-Arcanjo-Miguel.html#ixzz3EWjgMAfS

http://www.mentesbereanas.org/jesusemiguel.html

Relativamente aos pontos 3, 6, 11, 12:

Então quem é o Salvador?
Eu . . . é que sou Jeová, e além de mim não há salvador’”? (Isaías 43:10, 11

- O Pai é Deus de Jesus
- Jesus (na terra, em estado carnal) é o Filho de Deus, não Deus Filho

- Jesus defendeu Sua pré-existência aplicando-Se a mesma expressão referente a Jeová no Velho Testamento: Êxodo. 3:14 e João 8:58 (F.Almeida). O termo grego EGO EIMI significa “eu sou” e não “eu tenho sido” como alguns traduzem. O resultado dessa Sua declaração foi que os judeus tentaram apedrejá-Lo porque entenderam bem o que Ele quis dizer com aquela expressão (ver vs. 59).

Como diz o salmista: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim é sobremodo elevado, não posso atingir” (Sal.139:6)

Relativamente ao ponto 14:
O ser humano não é uma alma... Ele TEM UMA ALMA

Para mim, os pontos acima destacados
(Divindade de Cristo, Alma, a essência divina e completa de IHWH)
foram os que me levaram a afastar definitivamente das TJ, porque considero tais
doutrinas aplicadas e deturpadas umas das mais gravissimas,
preferindo não querer continuar a compactuar com
ensinamentos de heresia, anti-cristã, basfêmia e pecado contra o Espirito Santo.
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Que doutrinas TJ ainda defende? Empty Re: Que doutrinas TJ ainda defende?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos