EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É errado roubar

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

É errado roubar  Empty É errado roubar

Mensagem por so Qui Abr 18 2013, 11:07

O novo video da ORG para ensinar que não se deve roubar
Apreciem e comentem

http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/criancas/torne-se-amigo-de-jeova/videos/errado-roubar/
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Paulo Neto Qui Abr 18 2013, 17:50

so escreveu: O novo video da ORG para ensinar que não se deve roubar
Apreciem e comentem

http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/criancas/torne-se-amigo-de-jeova/videos/errado-roubar/

É interessante o video. Mas fiquei desiludido. Pois o miúdo só não roubou, porque queria ser amigo de Jeová e não porque roubar é um ato errado.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por mjp Sex Abr 19 2013, 00:44

O video não arranca no meu pc... mas a avaliar pelo comentário do ellipsis, a questão ética e moral é apresentada de forma intimamente ligada à adoração.

Em princípio, pessoalmente, não encontro nisso, como ponto de partida, razão para críticas profundas. Para uma criança filha de não crentes, por exemplo, a razão estruturante para não roubar será, de forma geral, das duas uma: ou pelo incutimento do medo da punição pela autoridade (Deus, neste caso, é substituído na autoridade humana paternal ou estatal) ou pelo prazer que se deriva de fazer o que está certo, que pode ser através de uma recompensa dos pais (Deus que recompensa o bem), ou pela promoção da auto satisfação no íntimo da criança para que esta se aperceba que sabe distinguir o certo do errado; esta última, em minha opinião, parece ser a mais didáctica, pela profundidade do enraízamento no espírito da criança em obedecer à sua própria consciência.

O problema com a ligação destes princípios morais com a adoração, só poderá arrastar efeitos nefastos, caso Deus seja apresentado como a tal autoridade exclusivamente punidora e não como a fonte do que é correcto e bom, de forma a que a criança encontre dentro de si essas manifestações das leis divinas e tenha prazer em discerni-las e em segui-las.

Mas, como disse, o meu pc não arranca com o video.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por hocosi Sáb Abr 20 2013, 21:31

Quando se perguntou a Buda que preceitos deveriam ser observados como normas de conduta. Ele deu dez mandamentos muito similares aos da lei “ mosaica”:
I. Não matar.
II. Não roubar.
III. Não falar mal dos outros.
IV. Não mentir.
V. Não ingerir alimentos antes das horas pré-fixadas e se abster de bebidas alcólicas.
VI. Não assistir a festas e espetáculos.
VII. Abster-se de perfumes, unguentos, adornos e grinaldas.
VIII. Não cobiçar nada de ninguém.
IX. Evitar o conforto de leitos macios.
X. Abster-se de receber esmolas em dinheiro.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por hocosi Sáb Abr 20 2013, 21:39



O princípio da vida clama por valores como a cooperação, a integração e formação de parcerias. É necessário que as regras sejam permeadas por justiça, solidariedade e igualdade. Os seres humanos partilham necessidades, apetites e sensações.
Porque roubar, mentir, ou assassinar é errado? Porque isso não é coisa que gostaríamos que nos fizessem. Porque fazermos estas coisas prejudicaria os nossos semelhantes. Porque roubaria a paz da comunidade em que se vive.






hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Ter Abr 23 2013, 01:10

muitos aqui bem que gostariam de ver o moleque roubando, né??
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por António Madaleno Ter Abr 23 2013, 11:43

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:muitos aqui bem que gostariam de ver o moleque roubando, né??

Fala por ti Eddie. Aqui creio que todos encaram o roubo como uma prática errada, não apenas do ponto de vista religioso, mas também social.
Esse tipo de insinuações, apenas revela como a mente de algumas pessoas encaram quem não concorda com eles. Lamentável.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Goran Ter Abr 23 2013, 14:56

TJ Curioso escreveu:
EDDIE SKULL MORGAN escreveu:muitos aqui bem que gostariam de ver o moleque roubando, né??

Fala por ti Eddie. Aqui creio que todos encaram o roubo como uma prática errada, não apenas do ponto de vista religioso, mas também social.
Esse tipo de insinuações, apenas revela como a mente de algumas pessoas encaram quem não concorda com eles. Lamentável.

Ora nem mais!! Assino por baixo.

Goran
Goran
Goran
Membros
Membros

Mensagens : 84
Likes : 19
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por so Ter Abr 23 2013, 15:20

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:muitos aqui bem que gostariam de ver o moleque roubando, né??

O que eu queria é que o moleque soubesse que roubar socialmente é errado que não precisa ser amigo da ORG para não roubar
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qua Abr 24 2013, 00:18

não é por ai não tj turioso, por trás do titulo do tópico há um sarcasmo, todos sabem que herdamos a imperfeição, admitindo que o pivete pegasse um doce [ roubo qualificado ] muitos aqui iriam dizer: tá vendo?? a org ensina como roubar!! nada tenho contra as tjs mas, gente, salta aos olhos um censo de inconformismo, ira evolta por parte de muitos aqui, relaxem, deixem os caras pregar, afinal os `lideres`dizem: se errarmos, nós prestaremos conta a Jeová... então amigos....
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por António Madaleno Qua Abr 24 2013, 08:03

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:não é por ai não tj turioso, por trás do titulo do tópico há um sarcasmo, todos sabem que herdamos a imperfeição, admitindo que o pivete pegasse um doce [ roubo qualificado ] muitos aqui iriam dizer: tá vendo?? a org ensina como roubar!! nada tenho contra as tjs mas, gente, salta aos olhos um censo de inconformismo, ira evolta por parte de muitos aqui, relaxem, deixem os caras pregar, afinal os `lideres`dizem: se errarmos, nós prestaremos conta a Jeová... então amigos....

É o teu ponto de vista Eddie.

Este fórum serve para comentar e analisar com sentido crítico tudo o que provém da Organização. Com "sentido crítico" não significa que não se concorde com alguma coisa só por não concordar. Significa avaliar as coisas pelo seu mérito, pela sua lógica e pela sua razão de ser.

Significa não ser como certas pessoas que dizem "amém" a tudo o que vem da organização, simplesmente porque acreditam que ela é o "canal de Deus".
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por residente Qua Abr 24 2013, 14:36

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:não é por ai não tj turioso, por trás do titulo do tópico há um sarcasmo

Sarcástico foi o teu primeiro comentário.. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Mateus 7:3
residente
residente
Membros
Membros

Mensagens : 77
Likes : 6
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 39
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qua Abr 24 2013, 17:57

Eu não fui sarcástico, fui real!! repito: muitos aqui sim, sim senhor, bem que gostariam de um outro final do vídeo em questão, e tem mais, não é necessário estar associado a nenhuma religião ou organização para se saber que é errado roubar, o grande fiasco do tópico, repetindo "fiasco" foi que muitos ficaram frustrados com um final não esperado pois todos que respeitam e praticam a justiça é desde criança que se aprende, agora se o seu objetivo era outro ao criar o tópico eu lamento não ter e nem terá um outro final.
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Convidado Qua Abr 24 2013, 18:27

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:não é por ai não tj turioso, por trás do titulo do tópico há um sarcasmo...
Bom, se existe sarcasmo ele mesmo é incutido pela Watchtower, uma vez que o título do tópico é nem mais nem menos que o título dado pela Watchtower ao seu vídeo.

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:...agora se o seu objetivo era outro ao criar o tópico eu lamento não ter e nem terá um outro final.
De acordo com a maioria dos comentários acima, também partilho da opinião de que seria preferível o video ter um outro final, mais de acordo com os valores sociais e morais e menos pelo medo de um Deus.

O final do video deixa-me entender que, se eu não acreditar num Deus, seja ele Jeová ou outro, vou poder roubar à vontade sem qualquer peso na minha consciência?
Obviamente que não, porque os valores morais se sobrepõem independentemente de eu acreditar em Deus ou não.

No entanto, o que o Corpo Desgovernado TJ quis dizer foi “Se acreditares da Watchtower” (já se tornou um hábito) não deves roubar, utilizando para isso o subterfúgio de “Jeová”, uma vez que para esses senhores, crer na Watchtower é rigorosamente o mesmo que crer em Jeová uma vez que eles são guiados por esse seu Deus fantasma.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Crixus Qua Abr 24 2013, 19:31

Levanto uma questão? Roubar em ultima necessidade, como para matar a fome, será etica ou moralmente errado? Tenho pensado muito nisto, principlamente nestes dias de crise.
Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Paulo Neto Qua Abr 24 2013, 19:31

EDDIE SKULL MORGAN lamento mas os seus comentários acima não fazem sentido nenhum e tu chegas a contradizer-te...

EDDIE SKULL MORGAN escreveu: não é necessário estar associado a nenhuma religião ou organização para se saber que é errado roubar

EDDIE SKULL MORGAN escreveu: todos sabem que herdamos a imperfeição

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:o grande fiasco do tópico, repetindo "fiasco" foi que muitos ficaram frustrados com um final não esperado

Final? Tu andas é a viajar na maionese. Eu nunca esperaria o tal final que tu insinuas, isso é ridículo.

E como já comentei acima ...


ellipsis escreveu:
É interessante o video. Mas fiquei desiludido. Pois o miúdo só não roubou, porque queria ser amigo de Jeová e não porque roubar é um ato errado.









Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qui Abr 25 2013, 18:25

Crixus escreveu:Levanto uma questão? Roubar em ultima necessidade, como para matar a fome, será etica ou moralmente errado? Tenho pensado muito nisto, principlamente nestes dias de crise.


tipo....os fins justificam os meios??
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qui Abr 25 2013, 18:27

ellipsis escreveu:EDDIE SKULL MORGAN lamento mas os seus comentários acima não fazem sentido nenhum e tu chegas a contradizer-te...

EDDIE SKULL MORGAN escreveu: não é necessário estar associado a nenhuma religião ou organização para se saber que é errado roubar

EDDIE SKULL MORGAN escreveu: todos sabem que herdamos a imperfeição

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:o grande fiasco do tópico, repetindo "fiasco" foi que muitos ficaram frustrados com um final não esperado

Final? Tu andas é a viajar na maionese. Eu nunca esperaria o tal final que tu insinuas, isso é ridículo.

E como já comentei acima ...


ellipsis escreveu:
É interessante o video. Mas fiquei desiludido. Pois o miúdo só não roubou, porque queria ser amigo de Jeová e não porque roubar é um ato errado.







ahhh tá. conta outra que a gente acredita, tá??
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Qui Abr 25 2013, 19:17

Investigando a Torre escreveu:
EDDIE SKULL MORGAN escreveu:não é por ai não tj turioso, por trás do titulo do tópico há um sarcasmo...
Bom, se existe sarcasmo ele mesmo é incutido pela Watchtower, uma vez que o título do tópico é nem mais nem menos que o título dado pela Watchtower ao seu vídeo.

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:...agora se o seu objetivo era outro ao criar o tópico eu lamento não ter e nem terá um outro final.
De acordo com a maioria dos comentários acima, também partilho da opinião de que seria preferível o video ter um outro final, mais de acordo com os valores sociais e morais e menos pelo medo de um Deus.

O final do video deixa-me entender que, se eu não acreditar num Deus, seja ele Jeová ou outro, vou poder roubar à vontade sem qualquer peso na minha consciência?
Obviamente que não, porque os valores morais se sobrepõem independentemente de eu acreditar em Deus ou não.

No entanto, o que o Corpo Desgovernado TJ quis dizer foi “Se acreditares da Watchtower” (já se tornou um hábito) não deves roubar, utilizando para isso o subterfúgio de “Jeová”, uma vez que para esses senhores, crer na Watchtower é rigorosamente o mesmo que crer em Jeová uma vez que eles são guiados por esse seu Deus fantasma.

IT

bem isso está sua visão, pois até mesmo as escrituras nos ensinam que não devemos roubar, creio que a org com este vídeo queira incutir já nas crianças o quanto é errado praticar esse fato, na minha opinião, eu disse ma minha opinião, a org agiu corretamente e olha que eu não sou um TJs.
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Paulo Neto Qui Abr 25 2013, 20:05

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:

bem isso está sua visão, pois até mesmo as escrituras nos ensinam que não devemos roubar, creio que a org com este vídeo queira incutir já nas crianças o quanto é errado praticar esse fato, na minha opinião, eu disse ma minha opinião, a org agiu corretamente e olha que eu não sou um TJs.

Eheheheheheheh....tu andas mesmo de rastos... é preciso um livro para dizer para não roubar.

Agora digo eu conta outra, deves ter parado na segunda-feira e ninguem te avisou.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Convidado Qui Abr 25 2013, 21:09

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:bem isso está sua visão, pois até mesmo as escrituras nos ensinam que não devemos roubar, creio que a org com este vídeo queira incutir já nas crianças o quanto é errado praticar esse fato, na minha opinião, eu disse ma minha opinião, a org agiu corretamente e olha que eu não sou um TJs.
E olhe que, quem der uma vista de olhos no seu blog ninguém pensaria o contrário, ou então está a cometer plágio das publicações da Watchtower. Evil or Very Mad

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por pipoca Qui Abr 25 2013, 23:16

Penso temos que perceber porque uma criança rouba ,eu sou contra o roubo pelo o mínimo que seja.
Mas nunca poderia condenar uma criança uma família com filhos que nao tem um pão que vá ao hipermercado e leve sem pagar ou coma sem pagar.
Quem tem filhos é fácil perceber o desespero de um pai ou de uma mae querer dar uma simples sopa e não poder dar,mas em fim....
pipoca
pipoca
Membros
Membros

Mensagens : 544
Likes : 28
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 49
Localização : lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por so Sex Abr 26 2013, 08:55

Investigando a Torre escreveu:
EDDIE SKULL MORGAN escreveu:bem isso está sua visão, pois até mesmo as escrituras nos ensinam que não devemos roubar, creio que a org com este vídeo queira incutir já nas crianças o quanto é errado praticar esse fato, na minha opinião, eu disse ma minha opinião, a org agiu corretamente e olha que eu não sou um TJs.
E olhe que, quem der uma vista de olhos no seu blog ninguém pensaria o contrário, ou então está a cometer plágio das publicações da Watchtower. Evil or Very Mad

IT

Mais uma coisa a Bíblia também diz que mentir é errado Evil or Very Mad

Um blog com o nome "noticias do reino" faz-me lembrar qualquer coisa Hmmmm...

Acorda EDDIE SKULL MORGAN
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN Sáb Abr 27 2013, 14:23

acredita que a palavra "reino" é referência às tjs? então rasgue a sua bíblia, pois toda a base dela é sobre o reino de quem?? e eu tenho que acordar, sou plagiador e surfo na maionese?? que bom, pelo menos eu acredito em algum reino.
EDDIE SKULL MORGAN
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Mensagens : 308
Likes : 1
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 45
Localização : são paulo-sp

http://noticias-do-reino.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por mjp Sáb Abr 27 2013, 14:33

EDDIE SKULL MORGAN escreveu:acredita que a palavra "reino" é referência às tjs? então rasgue a sua bíblia, pois toda a base dela é sobre o reino de quem?? e eu tenho que acordar, sou plagiador e surfo na maionese?? que bom, pelo menos eu acredito em algum reino.

Eddie, admiro muito quem dá a cara pelo que acredita, independentemente de estar de acordo ou não com o que cada um acredita.

É mais fácil, destruir que construir... é mais fácil assumir que nada se pode saber, que procurar respostas... é mais fácil cair no está tudo bem e cada um que se sirva de acordo o que lhe apetece ou convém, que dizer frontalmente NÃO a certas ideias que só servem a quem se move na sombra.

Eddie, não ligue aos intelectos superiores... descubra por si mesmo e defenda aquilo em que acredita e não se importe com algumas críticas... Foi criticado? Então foi porque incomodou.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

É errado roubar  Empty Re: É errado roubar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos