EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por António Madaleno Seg Jul 15 2013, 16:36

Ler o artigo aqui:

http://www.sciencedaily.com/releases/2013/07/130712084501.htm
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por so Seg Jul 15 2013, 16:59

As TJ são o exemplo de como esse estudo está certo.
Tanto as que estão dentro como as que saem no inicio notasse que não é fácil.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Ana Cláudia Seg Jul 15 2013, 20:27

Diagnóstico
psicológico das seitas:

(...) Tão intensas são as
pressões exercidas desse modo que o campo de atenção do iniciado nas seitas se
reduz por completo, o qual se converte em um ser sumamente influenciável.
Abandona a liberdade que possuía antes de ingressar na seita e está disposto a
aceitar todas as ordens incondicionalmente. Trata-se de um estado de
consciência tal que se assemelha a um estado de transe. Valendo-se de reuniões
intermináveis e um pilha de doutrinas para manter e fortalecer a receptividade
do iniciado, os proselitistas tentam levar a cabo uma profunda transformação
ideológica. Com o tempo, o iniciado assume o estilo de vida da seita, e a visão
de mundo que ele tinha antes de ingressa na seita passa a ser uma lembrança
distante, em parte esquecida, em parte anulada.
Obviamente os líderes não perdem a oportunidade de enumerar os castigos para os
que desobedecem. A redenção e a salvação estão reservadas aos crentes e
praticantes convencidos; para os que os deixam está reservado sofrimento
eterno.
Chega o dia em que a mente do devoto parece estar dividida, gerando uma segunda
personalidade que lhe é imposta pela seita, a qual começa a conseguir alguma
autonomia, lutando contra a personalidade anterior para ocupar o primeiro
plano. Pouco a pouco, essa pessoa continua sendo convertida em outro homem
diferente do que era...
O transtorno psicológico que se pode desencadear é do tipo psicótico, o qual
corresponde a um transtorno conhecido no DSM-III*.
As alterações que ocorrem com os membros de uma seita após abandoná-la são:
- estress pós-traumático
- reações esquizóides
- ansiedade
- fobias
- reações de estress em forma de traumas físicos
- falta de apetite pela perda de ideais e objetivos anteriores
- deterioração da memória e do funcionamento intelectual
- problema na formulação do pensamento
- depressão que vem da perda de amigos e de um projeto de salvação
- desconfiança em si mesmo por ter-se deixado manipular e temor da própria
autonomia
- dificuldade para estabelecer relações sociais entre iguais...

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Fonte:http://gospelbrasil.topicboard.net/t2687-diagnostico-psicologico-armadilhas-das-seitas
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 18:28

Boa tarde caros foristas, administradores, moderadores, e pessoas que estão de visita simplesmente. Venho anunciar o regresso aos comentários depois de uma retirada "forçada".

Um bem haja a todos vós.
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por mjp Ter Jul 16 2013, 18:30

Maurício Silva escreveu:Boa tarde caros foristas, administradores, moderadores, e pessoas que estão de visita simplesmente. Venho anunciar o regresso aos comentários depois de uma retirada "forçada".

Um bem haja a todos vós.


Saúdo o teu regresso!

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 18:31

Atena escreveu:Diagnóstico
psicológico das seitas:

(...) Tão intensas são as
pressões exercidas desse modo que o campo de atenção do iniciado nas seitas se
reduz por completo, o qual se converte em um ser sumamente influenciável.
Abandona a liberdade que possuía antes de ingressar na seita e está disposto a
aceitar todas as ordens incondicionalmente. Trata-se de um estado de
consciência tal que se assemelha a um estado de transe. Valendo-se de reuniões
intermináveis e um pilha de doutrinas para manter e fortalecer a receptividade
do iniciado, os proselitistas tentam levar a cabo uma profunda transformação
ideológica. Com o tempo, o iniciado assume o estilo de vida da seita, e a visão
de mundo que ele tinha antes de ingressa na seita passa a ser uma lembrança
distante, em parte esquecida, em parte anulada.
Obviamente os líderes não perdem a oportunidade de enumerar os castigos para os
que desobedecem. A redenção e a salvação estão reservadas aos crentes e
praticantes convencidos; para os que os deixam está reservado sofrimento
eterno.
Chega o dia em que a mente do devoto parece estar dividida, gerando uma segunda
personalidade que lhe é imposta pela seita, a qual começa a conseguir alguma
autonomia, lutando contra a personalidade anterior para ocupar o primeiro
plano. Pouco a pouco, essa pessoa continua sendo convertida em outro homem
diferente do que era...
O transtorno psicológico que se pode desencadear é do tipo psicótico, o qual
corresponde a um transtorno conhecido no DSM-III*.
As alterações que ocorrem com os membros de uma seita após abandoná-la são:
- estress pós-traumático
- reações esquizóides
- ansiedade
- fobias
- reações de estress em forma de traumas físicos
- falta de apetite pela perda de ideais e objetivos anteriores
- deterioração da memória e do funcionamento intelectual
- problema na formulação do pensamento
- depressão que vem da perda de amigos e de um projeto de salvação
- desconfiança em si mesmo por ter-se deixado manipular e temor da própria
autonomia
- dificuldade para estabelecer relações sociais entre iguais...

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Fonte:http://gospelbrasil.topicboard.net/t2687-diagnostico-psicologico-armadilhas-das-seitas


Atena, antes de mais nada boa tarde. Fizeste uma citação muito interessante. Podes enquadrá-la no assunto em questão pelas tuas palavras?
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Ana Cláudia Ter Jul 16 2013, 19:50

Maurício Silva escreveu:


Atena, antes de mais nada boa tarde. Fizeste uma citação muito interessante. Podes enquadrá-la no assunto em questão pelas tuas palavras?

Boa tarde. Porquê?

Não vislumbro necessidade.

Fique á vontade para as enquadrar como achar melhor.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 19:56

Atena escreveu:
Maurício Silva escreveu:


Atena, antes de mais nada boa tarde. Fizeste uma citação muito interessante. Podes enquadrá-la no assunto em questão pelas tuas palavras?

Boa tarde. Porquê?

Não vislumbro necessidade.

Fique á vontade para as enquadrar como achar melhor.


Eu Faço isso com muitos textos, e dão-me cada cacetada...

Mas pronto, obrigado por compartilhar connosco o bellissimo texto pelo excelente copy paste que fez.
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Paulo Neto Ter Jul 16 2013, 19:58

Maurício Silva escreveu:[
Eu Faço isso com muitos textos, e dão-me cada cacetada...

Porque será... ?Hmmmm... 
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 20:00

ellipsis escreveu:
Maurício Silva escreveu:[
Eu Faço isso com muitos textos, e dão-me cada cacetada...

Porque será... ?Hmmmm... 


Talvez porque equilíbrio e direito de expressão não rima com ditadura?
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Ana Cláudia Ter Jul 16 2013, 20:11

Maurício,

Faço aqui uma declaração a todos para que existam duvidas. Por mim o Maurício não estava neste forum, por várias razões sendo a principal o especial prazer que lhe reconheço em desconversar. Gosta de "picar" e provocar e no fim de se fazer de vitima. Queixa-se muito de falta de liberdade de expressão mas adora fazer uso dessa mesma liberdade para provocar os outros.

Não é de hoje. Já levamos um curso de Mauricio há bastante tempo com os devidos interregnos para férias.

Eu assumo a minha posição pessoal: não falo consigo, no exercício pleno da minha liberdade. É o melhor para todos e para o forum.

Pode continuar a elogiar-me dizendo que sei fazer óptimos copy paste que não terá resposta á sua provocação.

Já tentei falar consigo de forma razoável noutras ocasiões e o resultado foi sempre o mesmo: nenhum. Assumo o meu fracasso e desisto.

Fique bem.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 20:14

Atena escreveu:Maurício,

Faço aqui uma declaração a todos para que existam duvidas. Por mim o Maurício não estava neste forum, por várias razões sendo a principal o especial prazer que lhe reconheço em desconversar. Gosta de "picar" e provocar e no fim de se fazer de vitima. Queixa-se muito de falta de liberdade de expressão mas adora fazer uso dessa mesma liberdade para provocar os outros.

Não é de hoje. Já levamos um curso de Mauricio há bastante tempo com os devidos interregnos para férias.

Eu assumo a minha posição pessoal: não falo consigo, no exercício pleno da minha liberdade. É o melhor para todos e para o forum.

Pode continuar a elogiar-me dizendo que sei fazer óptimos copy paste que não terá resposta á sua provocação.

Já tentei falar consigo de forma razoável noutras ocasiões e o resultado foi sempre o mesmo: nenhum. Assumo o meu fracasso e desisto.

Fique bem.

Não vejo aqui fracasso nenhum da sua parte. Apenas acho que cada ideia deve ser bem fundamentada, explanada, e equilibrada, no bom senso do termo.

Tem a sua opinião, e nada mais tenho a dizer.
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Paulo Neto Ter Jul 16 2013, 20:23

Continuemos com o tópico.

Mauricio menos... muito menos.Evil or Very Mad 
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 20:26

ellipsis escreveu:Continuemos com o tópico.

Mauricio menos... muito menos.Evil or Very Mad 


Muito menos? Já fui insultado de uma forma muito mais baixa, impedido de replicar legalmente de forma equilibrada e expulso sem razão por várias opiniões, muitas delas dadas de forma completamente equilibrada e ainda me criticam?
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por hocosi Ter Jul 16 2013, 20:45

Olá Maurício. Da minha parte sê bem-vindo de volta. Pelo que li em alguns dos teus comentários a alguns tópicos pareceu-me que entraste mesmo para desconversar. Tens alguma razão para isso?

Eu sou de opinião de que muitas vezes na ânsia de nos expressarmos ou de anunciar algo aqui no fórum, corremos o risco de estarmos a divulgar alguma notícia que não corresponde à verdade. Isto acontece porque, ou não conhecemos todos os dados do assunto ou porque lemos e transmitimos o que lemos noutros fóruns ou blogues pessoais e que não passam de interpretações ou modos de ver as coisas.

Existe no entanto um fator que precisas levar em conta. É que muitos de nós aqui já fomos ou ainda somos anciãos nas congregações. Conhecemos por dentro o modus operandi da Organização. Conhecemos muitas das cartas confidenciais que não estão acessíveis aos publicadores em geral. Sabemos bem como funcionam as comissões judicativas e como ao longo dos anos de forma astuciosa a Organização tem introduzido novos ensinos, novas interpretações e como funciona nas questões financeiras.

Por isso o meu conselho, se o aceitares é: da mesma maneira como não devemos ser precipitados em julgar antes de ouvir, não condenes antes de ouvires todos os pormenores. Se tiveres dúvidas questiona, mas não menosprezes as artimanhas desta Organização que se especializou em controlar as pessoas.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Maurício Silva Ter Jul 16 2013, 20:52

hocosi escreveu:Olá Maurício. Da minha parte sê bem-vindo de volta. Pelo que li em alguns dos teus comentários a alguns tópicos pareceu-me que entraste mesmo para desconversar. Tens alguma razão para isso?

Eu sou de opinião de que muitas vezes na ânsia de nos expressarmos ou de anunciar algo aqui no fórum, corremos o risco de estarmos a divulgar alguma notícia que não corresponde à verdade. Isto acontece porque, ou não conhecemos todos os dados do assunto ou porque lemos e transmitimos o que lemos noutros fóruns ou blogues pessoais e que não passam de interpretações ou modos de ver as coisas.

Existe no entanto um fator que precisas levar em conta. É que muitos de nós aqui já fomos ou ainda somos anciãos nas congregações. Conhecemos por dentro o modus operandi da Organização. Conhecemos muitas das cartas confidenciais que não estão acessíveis aos publicadores em geral. Sabemos bem como funcionam as comissões judicativas e como ao longo dos anos de forma astuciosa a Organização tem introduzido novos ensinos, novas interpretações e como funciona nas questões financeiras.

Por isso o meu conselho, se o aceitares é: da mesma maneira como não devemos ser precipitados em julgar antes de ouvir, não condenes antes de ouvires todos os pormenores. Se tiveres dúvidas questiona, mas não menosprezes as artimanhas desta Organização que se especializou em controlar as pessoas.


Hocosi:

Assim como a organização das Testemunhas de Jeová se especializou em controlar as pessoas submissas às suas leis, este fórum tem agido de forma repressora em muitos casos.

Veja o caso da Atena, que apagou dois dos meus comentários sem qualquer justificação.

Tem de arranjar colaboradores mais inteligentes, da próxima.
avatar
Maurício Silva
Forista desativado

Mensagens : 550
Likes : 43
Data de inscrição : 20/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Paulo Neto Ter Jul 16 2013, 21:06

Mauricio Silva escreveu:Veja o caso da Atena, que apagou dois dos meus comentários sem qualquer justificação.

Mauricio em vez de dizer coisas sem sentido esforce-se a ser um forista mais qualitativo. E não estrague tópicos de apresentação com trolagem. E  respeite a pessoas em vez de ser nojento de língua. ( tu sabes a que me refiro) Este fórum tem regras e são para se cumprir,MAIS NADA Twisted Evil 

Queres um conselho, segue o conselho do meu amigo hocosi que por sinal é um excelente conselho. Pena que não tens a capacidade de o absorver.

As mensagens de MP que recebestes são para teu bem. Queres justificações utiliza as MP´s.

Mensagens tuas que visem destabilizar serão APAGADAS (Movidas)

AH é verdade a Atena não apagou nada, pois ela não tem ferramentas para tal. Quem apagou foi eu.

Ellipsis
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo Empty Re: Crescer dentro de uma seita/culto religioso afeta negativamente o indíviduo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos