EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O ensino superior mais uma vez

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por deuclick Seg Jun 09 2014, 22:20

Setubalence, até acho que é esse o  motivo principal da Org. desincentivar o ensino superior. Só não entendo porque sempre se diz, como mencionaste : "Não convém à STV que as TJ acordem para pensamentos e raciocínios mais elaborados de modo a mante-los na formatação watctoweriana.

Eu só tenho o 9º ano e acordei e como eu há muitos que não precisam de andar a cursar universidade para abrirem os olhos, é só preciso ser curioso e não comer tudo o que se pôe à frente e pensar mas pensar...

È só a minha opinião não leves a mal. Wink
deuclick
deuclick
Membros
Membros

Mensagens : 205
Likes : 14
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 63
Localização : Centro Sul

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Setubalense Seg Jun 09 2014, 23:01

Deuclik, desculpa se te induzi a entender algo que não estava nos meus planos.
Também não tenho formação superior e não foi por isso que deixei de abrir os olhos.
Vou tentar explicar.
O ensino superior (enquanto “matéria” leccionada) e o ambiente (professores, colegas, outros), não são digamos assim, um garante para que uma pessoa tenha mais capacidade de raciocínio do que outra que tenha um grau académico inferior e isto aplica-se também a largar a Orga. Isto dava aqui debates, argumentos e muito mais.
Encurtando, vou-te dar dois exemplos.
Imagina que há duas equipas de futebol, uma com jogadores de topo mundial e outra com jogadores de segunda linha. Em principio, quando se defrontarem, ganha a que é considerada melhor equipa e digo em principio porque pode ganhar a equipa que é vista como mais fraca.
Suponhamos que há uma corrida automóvel qualquer entre um Ferrari e um Ford focus, corrida com curvas e retas, em principio ganha o corredor que tem o Ferrari, mas pode acontecer que ganhe o do focus, tudo é possível.
E isto porquê? Porque há inúmeros outros fatores.
Depende de que pessoa é, lógico que se for alguém muito fechado em si e de mente curta, nem com estudos lá vai, se for alguém com outros “andamentos”, na certa que toda a ambiência universitária e estudos, creio não prejudicar mas alavancar o que já era bom.
A Orga por via das dúvidas, tenta cortar as pernas, ou seja, desaconselha fortemente a universidade.
Olha, por alguma razão havia muito analfabetismo no antigo regime, Salazar queria que o povo andasse de olhos fechados.
P.S. Quanto mais não seja, no horizonte da Orga está ainda o tempo e o dinheiro gasto na universidade que pode ser canalizado para beneficio da Orga (afinal este sistema de coisas está ao virar da esquina).


"A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito"
Ernest Renan
Setubalense
Setubalense
Membros
Membros

Mensagens : 681
Likes : 49
Data de inscrição : 11/12/2012
Idade : 59
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Filino Rupro Ter Jun 10 2014, 10:45

Muito bem Setubalense! Levas um like!



Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por so Ter Jan 27 2015, 15:35

O mal dizer do ensino superior continua,

http://jwsurvey.org/cedars-blog/tonys-jw-broadcasting-rant-against-higher-education-a-masterclass-in-cult-propaganda

Gostei do comentário do Cedars.


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por VilmarBatista Ter Jan 27 2015, 15:48

Fiz faculdade e não creio que a pessoa se desvie por conta do ambiente. Vi varios filhos de anciãos na faculdade com vida dupla e nada aconteceu pq eram filhos de anciãos. Se não tivesse feito faculdade estaria trabalhando apenas para sobreviver.
VilmarBatista
VilmarBatista

Mensagens : 5
Likes : 0
Data de inscrição : 12/03/2014
Idade : 44
Localização : Sul do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Filino Rupro Qua Jan 28 2015, 14:15

São contra a "educação superior" e depois pedem advogados para prestar serviço no Departamento Legal da nova sede!
Cá para mim não passam daquilo que sempre foram: HIPÓCRITAS!

Não deviam ter era ninguém a oferecer-se, que era para provarem do seu próprio remédio!



Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Serpico Qua Jan 28 2015, 18:37

Basicamente os dois argumentos principais contra o Ensino Superior são:

1) Exposição a perigos espirituais(descrença em Deus) e morais (bebedeiras e sexo)

2)materialismo

Em relação ao 1º argumento, realmente um estudante universitário fica exposto a certos perigos espirituais que não os iria ter se tivesse a ser pioneiro ou a trabalhar, mas esses perigos já existiam durante o ensino secundário...mas pinta-se um quadro de exagero...até parece que ir estudar é a mesma coisa que viver em Sodoma...

Falando por experiência própria, quando andava a tirar o curso até sentia mais aceitação por parte dos meus colegas quando me identificava me como Tj do que no secundário...isto deve-se ao clima que existe de termos mente aberta a novos ensinos e experiências. Em relação às bebedeiras e imoralidades depende exclusivamente do jovem...não vai haver ninguém a meter um charro na mão ou enfiar cerveja pela goela abaixo...nem tampouco as raparigas ficam de repente ninfomaníacas...existe sim um ambiente de festa, mas os jovens participam se quiserem e se participarem fazem o que quiserem...não há imposições.

Aliás tinha colegas meus sem serem Tj´s que pareciam Tj´s....nem todos os estudantes são bêbados sedentos por sexo...

O ponto chave é que um jovem que sai de casa dos pais tem "trela solta" e vai sentir vontade de ter novas experiências...mas essa vontade parte da pessoa em si...não vem de ser alguém a forçar a pessoa até cometer um pecado...

Em relação ao 2º argumento do materialismo, é um bocado relativo.

Até parece que os jovens Tj´s que não vão estudar para a universidade, automaticamente tornam-se pioneiros regulares?! Não, a maior parte começa logo é a vida laboral!

E qual é a diferença entre estudar e estar a trabalhar se se calhar até fazem as mesmas horas de pregação?

Já para não falar do facto que algumas profissões só se conseguem tendo um curso superior...e desincentivar a tirar um curso superior é a mesma coisa que estar a dizer: "é melhor não seres médico, contabilista, advogado, engenheiro, professor, enfermeiro, farmacêutico etc..."

Com o actual panorama económico, os estudantes começam a tirar cursos que realmente gostam...em vez de irem para uma área que é bem remunerada...essa época já passou. E ao tarem sucessivamente a desincentivar o ensino superior vão passar a ideia que um jovem Tj tem certos caminhos barrados.

E depois ouvem-se estas experiências nos congressos: "não ter ido estudar foi a melhor opção por que agora o que se vê mais é licenciados no desemprego, e eu com o meu curso tecnico tenho muitas ofertas de emprego blá blá blá..." Isto é bullshit...

Um jovem quanto mais formação tiver mais hipóteses tem de encontrar trabalho...

E tudo bem que quem tem um curso técnico também consegue encontrar trabalho...mas não consegue nunca ser bem remunerado...porque isso é outra coisa que se esquecem...trabalhar num emprego "operário" ou a part time num país com boa economia (ex América, Inglaterra, França, Alemanha) não é a mesma coisa do que trabalhar num país igual ao nosso...

Mas prontos o que conta realmente é a motivação de cada um e apesar de tudo a Organização diz que é decisão pessoal ir estudar.

E realmente para estarem a ser incisivos neste aspecto é porque sai muito jovem da organização quando entra no ensino superior...mas eu atribuo esse abandono à vontade do jovem...agora o catalisador pode ser ou não ir para a universidade.

Eu pessoalmente penso que seja sair de casa dos pais...

Abraços a todos!
Serpico
Serpico

Mensagens : 28
Likes : 9
Data de inscrição : 20/01/2015
Idade : 35
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por River raid Qua Jan 28 2015, 21:41

Serpico, teu comentário vale 5 estrelas!!!!

Realmente o Ensino Superior europeu reflecte tua postagem, onde as pessoas são tolerantes e educadas e abertas a novas experiências, respeitando as religiões e crenças individuais.

Porém, a realidade universitária que o egoísta CORPO GOVERNANTE conhece diz respeito somente à realidade americana.

Eles escrevem as Sentinelas sem levar em consideração outras realidades de outros países!

Para eles a América é o ponto de referência social no qual pautam suas doutrinas.

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por António Madaleno Qua Jan 28 2015, 22:04

O problema do Corpo Governante é que o Ensino Superior ensina a ter um sentido crítico e objetividade com respeito àquilo que sabemos. Nada é inquestionável e nada é encarado como definitivo.

A ciência é um continuum de conhecimento acumulado ao longo de séculos e que procura sempre descobrir novos caminhos e tentar novas descobertas. Para além disso, o conhecimento adquirido nas universidades dão a bagagem suficiente um jovem pensar por si mesmo e não ir atrás do que simplesmente outros dizem.

Tudo pode ser avaliado, escrutinhado e pesquisado.

Este é o medo do Corpo Governante, assim como de outras autoridades religiosas tais como em países islâmicos e grupos de alto controle.

Já diz o ditado: "Conhecimento é poder."


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por River raid Qua Jan 28 2015, 22:42


Concordo, TJ Curioso, especialmente com esta frase:

"Tudo pode ser avaliado, escrutinhado e pesquisado."

Acho que essa curiosidade e sede de conhecimento são daquelas "características" que nos faz humanos e à imagem de Deus.

É como dizes:

"Conhecimento é poder."





avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Fidel Apostate Qui Jan 29 2015, 10:19

TJ Curioso escreveu:O problema do Corpo Governante é que o Ensino Superior ensina a ter um sentido crítico e objetividade com respeito àquilo que sabemos. Nada é inquestionável e nada é encarado como definitivo.

A ciência é um continuum de conhecimento acumulado ao longo de séculos e que procura sempre descobrir novos caminhos e tentar novas descobertas. Para além disso, o conhecimento adquirido nas universidades dão a bagagem suficiente um jovem pensar por si mesmo e não ir atrás do que simplesmente outros dizem.

Tudo pode ser avaliado, escrutinhado e pesquisado.

Este é o medo do Corpo Governante, assim como de outras autoridades religiosas tais como em países islâmicos e grupos de alto controle.

Já diz o ditado: "Conhecimento é poder."

Nem mais TJC, nem mais!



"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Ana Cláudia Qui Jan 29 2015, 16:14

"conhecimento é saber que o tomate é uma fruta, sabedoria é não o colocar na salada de frutas"
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por River raid Qui Jan 29 2015, 16:37

Tomate em saladas de frutas:

http://cybercook.com.br/receita-de-salada-com-frutas-r-1-141.html

rsrsrsrsrsrrsrsrs

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Destemido Qui Jan 29 2015, 22:52

... Olá amigos :

Li com muito interesse tudo o que postaram sobre este tema, que considero ser uma perfeita aberração.
Em primeiro lugar, porque considero que tal decisão è exclusiva do próprio, considerando que por volta da época a que está obrigado a tomá-la ele ou ela já é maior de idade, e por extensão também a seus pais que em principio serão quem suporta o custo.
Quanto aos diversos perigos associados tão amplamente divulgados, não passam de simples serradura para os olhos de quem se recusa a enxergar, pois que para cair em tudo o que é mencionado, basta existir como pessoa, esteja na faculdade, no mercado de trabalho, ou até na própria congregação, ou não conhecemos nós muitos santinhos, pioneiros e outros, que fizeram tudo e mais alguma coisa, e não andavam na faculdade. Ora por favor, não me contem histórias.
Além do mais, a hipocrisia é tão grande que dá vómitos.
Ensino superior não, diz a S T V, pois é praticamente sinonimo de algo diabólico. Contudo como alguém já disse e bem, servem-se deles e alimentam-se deles. MAIS, PERGUNTEM A QUEM QUISER SER VERDADEIRO:
O actual advogado que está servindo no betel, de nome Raul, como é que se tornou advogado ? Não foi cursando a faculdade ?
Mais. Quem lhe pagou os estudos, seja, quem lhe pagou o curso na faculdade ? De fonte credível, o próprio Betel. Ou se quiserem e para ser mais rigoroso, todos os totos, ( perdoem-me a expressão ) pois não gostaria de ser ofensivo para quem quer que seja. Porem, se pais anciãos concordarem que seus filhos frequentem um curso superior, poderão até perder o tão prezado privilegio.
Por favor, só podem estar a brincar com tanta inocência. Que aproveitamento mais impróprio de Deus, na busca do interesse do que se tornou uma grande empresa, ou seja uma grandiosa multinacional. Que grande hipocrisia !
... Um forte abraço a todos vós amigos...



Destemido
Destemido
Membros
Membros

Mensagens : 95
Likes : 43
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 73
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por DoC Qui Jan 29 2015, 23:01

TJ Curioso escreveu:O problema do Corpo Governante é que o Ensino Superior ensina a ter um sentido crítico e objetividade com respeito àquilo que sabemos. Nada é inquestionável e nada é encarado como definitivo.

É isto tudo!!!

Acrescento só que, além disso, tudo o que é afirmado tem de ser comprovado/demonstrado, caso contrário é considerado opinião/especulação/imaginação.


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por TJ esclarecido Sex Jan 30 2015, 01:47

Destemido escreveu:
( . . . )
Porem, se pais anciãos concordarem que seus filhos frequentem um curso superior, poderão até perder o tão prezado privilegio.
 

Parece que o tema “ensino superior” está ainda longe de esgotar e a culpa é da Orga que volta e meia lá vem com mais uma achega.
É verdade que a Orga tem dado indicações aos SC e corpos de anciãos para que seja feita a reavaliação das qualificações dos anciãos que deixem os seus filhos entrar no ensino universitário.

Não sei se alguém conhece algum ancião que tenha sido removido. Eu pessoalmente não conheço nenhum e eu mesmo sou exemplo disso que enquanto ainda ancião tive 2 filhos na universidade e nunca senti que a minha “designação” estivesse ameaçada embora algumas vezes tivesse desejado que implicassem comigo, por eu já andar com alguma vontade de bater com a porta.
Também por parte dos SC, SD e a própria filial não senti qualquer mudança de atitude para comigo tendo-me mantido em outras designações que por razões óbvias não vou aqui mencionar.

Conhecendo outros casos idênticos, confesso contudo que sinto alguma estranheza ao ver SC e corpos de anciãos parecerem desconsiderar as orientações que referi acima e/ou faltar-lhes a coragem para as pôr em prática; … porque será?



"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty O ensino superior mais uma vez

Mensagem por VilmarBatista Sex Jan 30 2015, 09:40

TJ esclarecido escreveu:
Destemido escreveu:
( . . . )
Porem, se pais anciãos concordarem que seus filhos frequentem um curso superior, poderão até perder o tão prezado privilegio.
 

Parece que o tema “ensino superior” está ainda longe de esgotar e a culpa é da Orga que volta e meia lá vem com mais uma achega.
É verdade que a Orga tem dado indicações aos SC e corpos de anciãos para que seja feita a reavaliação das qualificações dos anciãos que deixem os seus filhos entrar no ensino universitário.

Não sei se alguém conhece algum ancião que tenha sido removido. Eu pessoalmente não conheço nenhum e eu mesmo sou exemplo disso que enquanto ainda ancião tive 2 filhos na universidade e nunca senti que a minha “designação” estivesse ameaçada embora algumas vezes tivesse desejado que implicassem comigo, por eu já andar com alguma vontade de bater com a porta.
Também por parte dos SC, SD e a própria filial não senti qualquer mudança de atitude para comigo tendo-me mantido em outras designações que por razões óbvias não vou aqui mencionar.

Conhecendo outros casos idênticos, confesso contudo que sinto alguma estranheza ao ver SC e corpos de anciãos parecerem desconsiderar as orientações que referi acima e/ou faltar-lhes a coragem para as pôr em prática; … porque será?


Eu mesmo já participei em desqualificar 01 ancião e 02 servos por cursarem falculdade, pois uma referencia orientadora de 2001 e a EMR de abril de 2007 fazem referencia a desqulificação por perder reuniões devido a faculdade. O ks ainda cita que o ancião ou servo tem o dever moral de deixar o privilegio, o que é logico nunca fazem. O fato é que está cada mais dificil arrumar desculpem a palavra, "trouxas" para deixar a familia, emprego, e outros afazeres para ter "privilegios". Enquabto eu fiz faculdade tive muita pressão na congregação pois varios membros de minnha familia são anciãos, porem, quando argumentava que no futuro eu tivesse dificuldade de ter um emprego e sustentar a familia, ningem dizia : "confie em Deus", pois sabem que dinheiro não vem do céu.
VilmarBatista
VilmarBatista

Mensagens : 5
Likes : 0
Data de inscrição : 12/03/2014
Idade : 44
Localização : Sul do Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Perepetchenov Seg Fev 02 2015, 23:24

VilmarBatista escreveu:
Eu mesmo já participei em desqualificar 01 ancião e 02 servos por cursarem falculdade, pois uma referencia orientadora de 2001 e a EMR de abril de 2007 fazem referencia a desqulificação por perder reuniões devido a faculdade. O ks ainda cita que o ancião ou servo tem o dever moral de deixar o privilegio, o que é logico nunca fazem.
Desconheço quais são as orientações específicas, mas o meu irmão frequenta a faculdade e foi designado SM poucos meses depois de entrar no curso. Pelo que dizes, em muitos casos o motivo de desqualificação será mais a falta de assiduidade às reuniões do que a entrada na faculdade em si, embora também dependa muito da interpretação que os corpos de Anciãos fazem e o modo como encaram o tema.
Perepetchenov
Perepetchenov
Membros
Membros

Mensagens : 61
Likes : 12
Data de inscrição : 13/08/2014
Idade : 28
Localização : Camarate

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por bereano Seg Fev 02 2015, 23:40

TJ Curioso escreveu:O problema do Corpo Governante é que o Ensino Superior ensina a ter um sentido crítico e objetividade com respeito àquilo que sabemos. Nada é inquestionável e nada é encarado como definitivo.

A ciência é um continuum de conhecimento acumulado ao longo de séculos e que procura sempre descobrir novos caminhos e tentar novas descobertas. Para além disso, o conhecimento adquirido nas universidades dão a bagagem suficiente um jovem pensar por si mesmo e não ir atrás do que simplesmente outros dizem.

Tudo pode ser avaliado, escrutinhado e pesquisado.

Este é o medo do Corpo Governante, assim como de outras autoridades religiosas tais como em países islâmicos e grupos de alto controle.

Já diz o ditado: "Conhecimento é poder."



Concordo plenamente com o que disses-te.

O CG basicamente desaconselha a universidade por MEDO.
Medo que as pessoas possam aprender a pensar.

Alguém que pense por si próprio é uma ameaça para as TJ's.
Logo não estudes ... assim não aprendes a pensar e se não souberes pensar serás um TJ exemplar



bereano
bereano
Membros
Membros

Mensagens : 111
Likes : 6
Data de inscrição : 12/12/2012
Idade : 40
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

O ensino superior mais uma vez - Página 2 Empty Re: O ensino superior mais uma vez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos