EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espero que o céu exista!

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Espero que o céu exista! - Página 3 Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Seg Ago 19 2013, 22:52

ellipsis escreveu:
mjp escreveu:

E tanto assim é, que fiquei na expectativa de ver aqui algumas teses da vossa parte, ellipsis incluído, sustentadas nalguma coisa que eu não tivesse lido ou me tivesse escapado ou mesmo de algo que eu tivesse interpretado mal nos textos que apresentei!
Meu querido amigo o meu tempo é escasso e tenho que o saber dividir da melhor forma. Mas não penses que eu me esqueci de ti.

Deves saber que eu sou de ideia fixas e que não sou influenciável. Eu penso por mim pela minha cabeça e não digo aquilo que leio ou escuto. O que te vou dizer é e tão somente a minha maneira de pensar.

Á milhares de anos que a humanidade diz "Acreditamos na existência de Deus". Porém essa crença não pode criar um Deus, se não existir. A crença não faz diferença nenhuma. Se acreditamos num Deus, naturalmente paramos de buscar. Para quê buscar e demandar quando já acreditamos.
Por isso é que todas as religiões enfatizam a . Para que a humanidade pare de buscar.

A fé é um bloqueio. A busca significa que ainda duvidamos, ainda não temos a certeza. A fé significa que "temos" a certeza absoluta de que Deus existe, por exemplo, não vale a pena indagar.

Ora esta ideia da fé tem sido usada para destruir simplesmente argumentos, inteligência e fomentar o medo.
Se não acreditamos em Deus temos o inferno ou no nosso caso o armagedom. Se acreditamos, temos o paraíso.
O Cristão continua a ver Cristo, o Hindu continua a ver Krisnha, o Budista continua a ver o Buda. Para toda esta gente tem-se usado métodos psicológicos simples: Deve rezar (orar) continuamente... Tenham fé...  blá, blá blá...

Para mim como gnóstico, não preciso de medo, do inferno ou armagedom, não preciso de prémios (recompensas). Isso são coisas usadas pelos governos e pelas religiões para reprimir o animal que existe dentro de nós. Eu transcendo a animalidade... haverá melhor recompensa possível?
É uma beatitude tal, é um tal êxtase tornar-me realmente humano que não há necessidade de mais nada.

Ser Gnosticísta é ser LIVRE!!!!
Agradeço-te não te teres esquecido de mim.Very Happy 

Não fiz questão de uma resposta pessoal, apenas de referências que me ajudassem a raciocinar sobre o assunto "espiritualidade" e sobre as razões que vos levam a pensar assim. Fiquei esclarecido nesta conversa a "quatro": eu, tu, a MariaL e a Atena. Peço desculpa aos outros que foram também intervindo, mas tornava-se impossível acompanhar todos os comentáros.

Podes ou podem pensar que a minha finalidade quando intervenho nalguns tópicos é a de ganhar um debate ou impor uma determinada visão; se pensam isso, ainda me conhecem muito mal, o que também é perfeitamente natural. Penso mesmo que se pensam isso de mim, então pensam que eu sou o mais ingénuo dos homens...

Na verdade o que eu pretendo é perceber outras formas de pensar e de ver o mundo, perceber em cima de que base se constroem certas opiniões, sobretudo, o que é perfeitamente natural, suponho eu, quando elas divergem significativamente da minha.

Alguns (poucos)  temas aqui debatidos por nós, são alvo de algumas conversas particulares, pois a maioria dos meus amigos pessoais sabem que eu participo neste fórum e, algumas vezes, o meu espanto face a algumas posições é tamanho, que necessito de aferir o diapasão pelo qual formulo algumas das minhas opiniões. O resultado dessas minhas conversas fora do fórum é irrelevante, pois não traio nenhum anonimato. O que acabo de dizer serve só como "prova", se a quiserem aceitar como tal, que o meu interesse nalguns debates é mesmo e só perceber porque se pensa desta forma e não de outra.

Como muitos aqui sabem, praticamente desde o início que deixei mais ou menos claro algumas das minhas posições; se outras não deixei ou não vou deixando tão claras, prende-se tal facto, tão simplesmente, com uma resposta que dei este fim-de-semana numa conversa em grupo, a propósito da necessidade de se fazerem, de quando em vez, alguns "balanços" a respeito das nossas vidas:

- Estou sempre a fazer "balanços".
- Diários? Como consegues?
- Não digo diários, mas muito frequentes. Como? Não sei! Sei que os faço quase que instintivamente...

Quanto ao que escreves, pois meu caro amigo, eu penso que sabes que eu respeito todas as opções pessoais. Argumentar ideias e linhas de pensamento é outra coisa; penso, também, que isso é claro. Eu sei que alguns procuram "provocar-me" ( no bom sentido da palavra) mas, será que eu também não faço o mesmo?...

Quanto à tua opção "gnosticista", pois muito me surpreendes. A menos que te estejas a referir também a uma "outra" interpretação do termo "gnosticismo", ou talvez eu não tenha entendido o que para ti significa ser "Gnóstico". Mas, isto, é "aprender até morrer".

Características gerais (do gnosticismo).

"Não existe um sistema gnóstico único e uniforme. No entanto, há semelhanças suficientes para justificar uma caracterização geral, lembrando que nem todo sistema inclui todos os elementos e nesses termos. Estas características são particulares ao gnosticismo cristão (de forma antagônica ou não à figura de Cristo):
A estimativa do mundo, devido ao que precede, como uma falha ou produto de um "erro", mas, possivelmente, benévolo na medida do que o limite material permitir.
A introdução de um deus criador distinto ou demiurgo, que é uma ilusão e depois emanação a partir do único mônada ou fonte. Este segundo deus é um deus menor, inferior ou falso. Esse deus criador é comumente referido como o demiourgós.19 . O demiurgo gnóstico apresenta semelhanças com as figuras de Platão em Timeu e A República. No primeiro caso, o Demiurgo é uma figura central, um criador benevolente do universo que trabalha para tornar o universo tão benevolente quanto possível dentro do que as limitações da matéria permitirão, neste último, a descrição de um desejo "leonino" no modelo de pisquê de Sócrates tem semelhança com as descrições do demiurgo como tendo a forma de um leão, a passagem relevante de A República foi encontrada dentro da Biblioteca de Nag Hammadi.
Jesus é identificado por alguns gnósticos como uma encarnação do Ser Supremo para trazer a gnōsis para a terra. Entre os mandeístas, Jesus foi considerado um mšiha kdaba ou "falso messias", que perverteu os ensinamentos que lhe foram confiados por João Batista.22 . Outras tradições identificam Maniqueu e Sete), como o terceiro filho de Adão e Eva, como a figura de salvação.
Desejo de conhecimento especial e íntimo dos segredos do universo. A salvação gnóstica era da ignorância e não do pecado. O conhecimento não era apenas o meio de salvação, era a única real salvação. O conhecimento era o conhecimento do verdadeiro self, seu lugar no Pleroma e um retorno de lá."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo

Se leres o artigo todo, percebes ainda melhor a razão da minha surpresa.

Se me puderes dar uma qualquer referência do significado que para ti ganha a palavra "gnosticismo", fico, como sempre, aliás, grato, pois eu também não tenho tempo para ir a "todas".


Um abraço

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! - Página 3 Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Paulo Neto Sex Set 20 2013, 18:50

mjp escreveu:

Quanto à tua opção "gnosticista", pois muito me surpreendes. A menos que te estejas a referir também a uma "outra" interpretação do termo "gnosticismo", ou talvez eu não tenha entendido o que para ti significa ser "Gnóstico". Mas, isto, é "aprender até morrer".
Meu querido amigo, um mês depois respondo-te a esta questão, mas sinceramente tinha me esquecido, mas o teu tópico que abriste com uma pergunta para os Ateus, lembrou-me esta questão e aqui estou eu para te responder e talvez surpreender.

O Gnosticismo significa saber próprio.Há dois tipos de saber. Um é emprestado... de livros, professores, dos pais, do ambiente ou da sociedade em que se vive. E inconscientemente vamos absorvendo todas essas coisas. E isto não se trata de um saber que lhe dá o gnosticismo e sim um falso substituto do verdadeiro saber que pode muito bem ser um empecilho.
O verdadeiro saber é a descoberta da verdade, do amor,da compaixão, de tudo o que é grande na vida humana, ou seja, por si próprio.

O Gnosticista  deve seguir o seu próprio âmago,  largar pensamentos, imaginação, emoções, sentimentos, ou seja, tudo o que seja obstáculo.

Esta é a minha forma de ver o Gnosticismo. E é esta que para já eu vivo.

Espero que o céu exista! - Página 3 142221781



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! - Página 3 Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por mjp Sex Set 20 2013, 20:57

ellipsis escreveu:
mjp escreveu:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo



Ellipsis escreveu:
Esta é a minha forma de ver o Gnosticismo. E é esta que para já eu vivo.

Espero que o céu exista! - Página 3 142221781
Meu caro ellipsis, eu não venho a este fórum para contradizer ninguem! Eu só aqui venho para partilhar informação, receber informação, cooperar com o fórum na medida das minhas possibilidades e, como já uma vez disse, já ganhei muito mais aqui que alguma vez poderei retribuir... Por vezes defendo posições, naturalmente, digo eu... por outras tento "sacudir" as pessoas, pois não me posso -nem quero - despir do meu "eu" e, quando o faço, é plenamente convicto que o faço no bem sentido da palavra.


Última edição por Atena em Sex Set 20 2013, 21:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição da citação)
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Espero que o céu exista! - Página 3 Empty Re: Espero que o céu exista!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos