EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Japão perde 500 congregações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Japão perde 500 congregações

Mensagem por Paulo Neto Sáb Mar 01 2014, 16:05

Segundo o Fórum americano o Japão está em pleno declínio no que diz respeito à ORGA.

Ou seja , desde 1999 a ORGA no Japão perdeu cerca de 500 congregações.

Lá no fórum americano este assunto começou assim...

Do the math:

1998 - 3,802 congregations (1999 Yrbook figure)
(drum roll, please)

2001 - 3,305 congregations (as per WT observer figures)

The organization in Japan has lost almost 500
congregations since 1999.

Holy S**t!

Alguém tem mais informações a este respeito?



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por DoC Sáb Mar 01 2014, 18:15

Anuário de 1999 - 3732 congregações.
Anuário de 2013 - 3055 ...

Em 14 anos o Japão perdeu 677 congregações.


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Paulo Neto Sáb Mar 01 2014, 18:30

DoC escreveu:Anuário de 1999 - 3732 congregações.
Anuário de 2013 - 3055 ...

Em 14 anos o Japão perdeu 677 congregações.

Neste artigo de Estudo - http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20140515/avancando-com-organizacao-de-jeova/

Eles mostram os aumentos, mas escondem a todo o custo estas noticias. Está é a nossa função, porque a ORGA não é honesta com ela mesma.



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por DoC Sáb Mar 01 2014, 18:44

Já agora veja-se a evolução da "obra" na Europa, durante o ano de 2012.

+10 Azerbeijão
+5 Albânia
+5 Bulgária
+4 Bielorrússia
+4 Islândia
+2 Chipre
+2 Geórgia
+2 Gibraltar
+2 Irlanda
+2 Lituânia
+2 Noruega
+1 Bélgica
+1 Dinamarca
+1 Espanha
+1 França
+1 Itália
+1 Malta
+1 Reino Unido
+1 Suíça

+0 Açores
+0 Alemanha
+0 Andorra
+0 Arménia
+0 Áustria
+0 Croácia
+0 Eslovénia
+0 Grécia
+0 Letónia
+0 Macedónia
+0 Madeira
+0 Países Baixos
+0 Polónia
+0 Portugal
+0 República Checa
+0 Moldávia
+0 Roménia
+0 Sérvia
+0 Suécia
+0 Ucrânia
-1 Bósnia e Herzegovina
-1 Eslováquia
-1 Estónia
-1 Finlândia
-1 Hungria
-1 Luxemburgo
-2 Montenegro


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por DoC Sáb Mar 01 2014, 18:46

ellipsis escreveu:Neste artigo de Estudo - http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20140515/avancando-com-organizacao-de-jeova/

Eles mostram os aumentos, mas escondem a todo o custo estas noticias. Está é a nossa função, porque a ORGA não é honesta com ela mesma.

"POR QUE A ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ PROSPERA HOJE
6, 7. (a) De onde vêm as pessoas que compõem a “grande multidão”? (b) Que aumentos têm ocorrido em anos recentes?"

De onde?

De países sobretudo em desenvolvimento e/ou onde a religião ainda tem um papel principal.


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por River raid Sáb Mar 01 2014, 20:13

Os japoneses são inteligentes e disciplinados. Como povo talvez sejam dos mais interessantes do mundo. Estão presentes na nossa vida através das TIC.

Os japoneses que caem na propaganda TJ pouco a pouco vão descobrindo que trabalham para uma empresa do ramo religioso, discriminatória e ofensiva que visa a propagação de ideais americanos.

Imaginem uma TJ japonesa na pregação dizendo que "todas as crenças são erradas excepto a nossa".

Na sociedade japonesa tal atitude é considerada como falta de educação porque não se deve criticar as crenças de cada um.
Eu compreendo que. no início, a Sociedade tenha sido bem recebida por alguns japoneses devido ao modo de vida espartano e disciplina.
Acredito que o trabalho de "pregação" foi facilitado pela derrota do Japão na 2ª Guerra.

Como é costume, a religião TJ somente prega em países com liberdade religiosa ou sob domínio ocidental. Absolutamente nada a ver com o exemplo dado pelos apostolos que pregaram e sofreram na pele as consequências de espalharem a Verdade de Jesus.

Gostava muito de saber se o CG prega na Coreia do Norte, China, etc...  Morrer a rir  Morrer a rir 
Tá quieto... affraid 

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por estudante eterno Sáb Mar 01 2014, 23:45

River raid escreveu:Os japoneses são inteligentes e disciplinados. Como povo talvez sejam dos mais interessantes do mundo. Estão presentes na nossa vida através das TIC.

Os japoneses que caem na propaganda TJ pouco a pouco vão descobrindo que trabalham para uma empresa do ramo religioso, discriminatória e ofensiva que visa a propagação de ideais americanos.

Imaginem uma TJ japonesa na pregação dizendo que "todas as crenças são erradas excepto a nossa".

Na sociedade japonesa tal atitude é considerada como falta de educação porque não se deve criticar as crenças de cada um.
Eu compreendo que. no início, a Sociedade tenha sido bem recebida por alguns japoneses devido ao modo de vida espartano e disciplina.
Acredito que o trabalho de "pregação" foi facilitado pela derrota do Japão na 2ª Guerra.

Como é costume, a religião TJ somente prega em países com liberdade religiosa ou sob domínio ocidental. Absolutamente nada a ver com o exemplo dado pelos  apostolos que pregaram e sofreram na pele as consequências de espalharem a Verdade de Jesus.

Gostava muito de saber se o CG prega na Coreia do Norte, China, etc...  Morrer a rir  Morrer a rir 
Tá quieto... affraid 

 


Não tem nada a ver com isso. Trabalhei numa empresa com clientes japoneses regularmente. Estive 2 semanas em Saitama, numa feira internacional e a convite de um dos clientes. Tive o prazer de visitar este país tão organizado na sua desorganização. Um povo interessante, inteligente à sua maneira. Com as suas manias, a sua maneira de viver a vida, o seu racismo (chocou-me as pessoas tratarem me sr gaijin, que depois percebi ser um calão que significa qualquer coisa como "verme estrangeiro"), a sua culinária e a sua cultura. Estive em 3 congregações, estive em contacto com algumas testemunhas japonesas e brasileiras. E pude abordar o assunto do decréscimo com eles.

Interessante que o Japão apresentava sempre altas taxas de crescimento até 1999 ou 2000, ano em que estagnou e começou lentamente a decrescer até hoje. Bem a explicação foi sempre a mesma: os japoneses funcionam muito bem em grupo. Naquele país, o individualismo não é muito bem visto. Também por isso os japoneses estão tão ligados a líderes.

Um dos líderes do movimento das tj no Japão faleceu no final da década de 90. Parece que aquele homem era literalmente idolatrado por muitas tj japonesas, e por ser um "líder" que estava na filial e que era muito bem visto por muitos anciãos em muitas congregações as suas opiniões eram vistas como opiniões de um Deus. Dizem que algumas das suas opiniões iam contra algumas regras de Brooklyn, mas como o crescimento era alto e as opiniões também não eram muito contrárias aquilo que Brooklyn ensinava, então fechava-se os olhos e estava tudo bem, em nome do crescimento.

Este foi um dos aspectos. O outro foi que, como a ORGA desincentiva o ensino superior, e como o Japão é um dos países do mundo onde se dá mais importância ao ensino (cerca de 75 % dos jovens seguem um curso universitário naquele país), e onde para se conseguir um trabalho praticamente em qualquer área tem de se ter um diploma de nível superior (por exemplo, para fazer limpezas num centro comercial, é necessário 2 a 3 anos de universidade obrigatoriamente), não existem muitas hipóteses para um jovem TJ. Ou torna-se pioneiro, porque arranjar um full-time sem diploma será muito complicado, ou vai para o ensino superior. Tem sido um verdadeiro dilema para os jovens, segundo aquilo que me foi contado.

Outro aspecto tem sido o facto de os japoneses encararem o casamento, ainda hoje, como um contrato. E acreditem, e isto nota-se mesmo entre as TJ, não é de muito bom grado casar a filha do papá japonês com um toino que não tem diploma. Um pouco estúpido, confesso. Mas os japoneses são assim, têm a mania dos doutores, numa escala ainda maior do que no nosso Portugal.

Foram estas as dificuldades sentidas pelas TJ no Japão, que não ajudam em nada o crescimento e a fixação de jovens na ORGA.

Inteligentes River Raid? Acredita, não são mais do que tu e eu. O que esperas, num país onde se pode comprar cuecas de raparigas usadas numa máquina de venda automática? (Tentei procurar quando lá fui mas não encontrei).

Abraço.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Paulo Neto Dom Mar 02 2014, 11:45

EE gostei da tua explicação ou ponto de vista.

Todavia a ORGA tem por habito saber respeitar e ultrapassar as ideias ou costumes de cada país, excepto quando estes costumes esbarram nas crenças Jeovistas.

Por isso eu acho que a razão de tal decréscimo não é só pelas razões que opinaste. Desconfio que há muito mais envolvido.



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Índigo Dom Mar 02 2014, 12:55

ellipsis escreveu: Desconfio que há muito mais envolvido.

Queres partilhar do que desconfias??  Wink 


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por António Madaleno Dom Mar 02 2014, 12:58

Para mim a questão da universidade é realmente uma forte razão para o decréscimo nas novas gerações de TJ, não apenas no Japão, mas em todo o mundo.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Paulo Neto Dom Mar 02 2014, 14:51

Índigo escreveu:
ellipsis escreveu: Desconfio que há muito mais envolvido.

Queres partilhar do que desconfias??  Wink 

Lembro-me que quando entrei na apostasia no Brasil havia uma forista que tinha um blog de nome rosazul. Infelizmente muitos dos endereços postados lá foram desactivados pela ORGA. Pois ela incomodava muito com os seus artigos.

Ao que parece ela vivia no Japão e o que ela falava sobre o ambiente das TJ não era muito favorável. Principalmente depois da mudança da Geração 1914.

Como já foi dito aqui de outra forma os japoneses são mais coerentes naquilo que acreditam. A ORGA com a mudança radical que fez com a geração catorze pisou o risco. Os japoneses são muito reservados e tal mudança foi radical demais para tal cultura. Eu acho que foi a partir daqui que muitos abriram os olhos e mandaram a ORGA dar uma curva.

Como a nossa cultura não é assim tão reservada "aceitamos" tais mudanças de bom grado.



Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por DoC Dom Mar 02 2014, 15:48

Houve algo entre meados e o fim da década de 90 que mudou o destino do crescimento no número de TJ.

Alguém sabe o que aconteceu?


DoC
DoC
DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por River raid Dom Mar 02 2014, 18:40

Doc, eis minha opinião:

- Pessoas com vontade de mudar e denunciar os podres das religiões através do advento da Internet.

Quanto mais perfeita uma religião se considera pior será para ela mesma.

Todavia penso que a maior parte das religiões ditas "cristãs" são claramente Paulinas porque seguem os ensinamentos de Paulo, não os de Jesus...

Talvez caiba a cada qual examinar os Evangelhos e discernir onde os ensinamentos de Jesus entram em conflito com os ensinamentos - directrizes - de Paulo.


avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por estudante eterno Seg Mar 03 2014, 18:37

Convém relembrar que o Japão e os japoneses têm uma forma de viver a religião um pouco peculiar. Por exemplo, não é incomum ver um japonês a praticar a sua adoração num templo xintoísta de manhã e à tarde, fazer exactamente a mesma coisa num templo budista. Tudo isto pensando que é um dos países menos activos a nível religioso.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Crixus Qui Mar 06 2014, 21:50

Deixem me dar a minha humilde e talvez ignorante opinião. Razz

Do que vejo nos Japoneses, eles sao muito dados a Modas, talvez durante algum tempo houvesse a moda de Ser TJ, que no inicio do Seculo XXI tenha mudado. E com isso tambem eles mudaram. Como disse o Estudante Eterno talvez a Morte desse tal Lider TJ tenha contribuido para isso....



Crixus
Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por mjp Qui Mar 06 2014, 22:35

Eu ainda não comentei neste tópico, mas para que não restem dúvidas, embora não consiga formular uma opinião com pés e cabeça a respeito desse decréscimo, quero deixar bem expresso a minha satisfação por esse resultado. Só tenho pena Twisted Evil  por ainda lá existirem tantas... Twisted Evil
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por DarkCat Sex Mar 07 2014, 12:48

Acho que o motivo poderá ser explicado pela quantidade de ateus e agnósticos que lá vivem, ora dêm uma olhada neste mapa: Japão perde 500 congregações MAPA+DE+ATEUS

Reparem que o Japão tem uma das maiores taxas de agnosticismo e ateísmo do mundo (entre 60% a 70%), que creio ser a causa da grande perda de congregações, afinal num pais em que cada vez menos sentido faz seguir uma religião é normal que até as TJs sintam o rombo nos seus números. E mais, acho que essa diminuição tem tendência a continuar durante os próximos anos.
Em relação a inteligência japonesa digo-vos que o Japão tem uma média de QI de 105, uma das maiores já registrada.


Japão perde 500 congregações 8NFXA5Rtce
"Há duas coisas que nos dão ideia do infinito, o universo e a estupidez humana. Mas acerca do universo ainda não adquiri certeza absoluta."
Albert Einstein
DarkCat
DarkCat
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 355
Likes : 21
Data de inscrição : 17/08/2013
Idade : 30
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por River raid Sáb Mar 08 2014, 22:26

A constante presença nas revistas de pessoas com aparência oriental sugere que a Torre está muito interessada em dar-lhes a volta... o departamento de marketing está de parabéns!

Trata-se de um mercado muito interessante para a empresa americana porque imaginem que 1% dos japoneses se tornava TJ... seria uma mina de ouro!
Além do aspecto económico existe a vertente da aculturação, neste caso, a propagação da cultura americana pró-puritana dos anos 50 o que abriria a porta para algumas empresas de outros ramos (que não o religioso) tais como "mcRonalds" (eu sei escrever o nome da empresa de hambúrgueres, não sei é se o posso fazer) , hábitos e costumes ocidentais, etc...

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por estudante eterno Sáb Mar 08 2014, 23:22

River raid escreveu:A constante presença nas revistas de pessoas com aparência oriental   sugere que a Torre está muito interessada em dar-lhes a volta... o departamento de marketing está de parabéns!

Trata-se de um mercado muito interessante para a empresa americana porque imaginem que 1% dos japoneses se tornava TJ... seria uma mina de ouro!
Além do aspecto económico existe a vertente da aculturação, neste caso, a propagação da cultura americana pró-puritana dos anos 50 o que abriria a porta para algumas empresas de outros ramos (que não o religioso) tais como "mcRonalds" (eu sei escrever o nome da empresa de hambúrgueres, não sei é se o posso fazer) , hábitos e costumes ocidentais, etc...

 


Ó meu filho, podes escrever Mc Donalds à vontade! Very Happy Ninguém te encrimina... Para quem diz asneiras de vez em quando, não sei o que te retém de escreveres o nome de empresas multinacionais de restauração rápida! Very Happy Queres ver? Burger King, Wendy's, Pizza Hut, Ali Kebab...

Sabes, existem outros povos com os olhos em bico! Não são só os japoneses meu filho Smile

Hás de me explicar isso da propagação da cultura pró-puritana dos anos 50, que nah percebi  Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 
É que não sei se te lembras, mas foi a partir dos anos 50 que a sociedade americana começou a desenvolver-se em termos sociais e sexuais...

Mas essa do puritanismo tens mesmo de me explicar, River Raid, o Ronald Mcdonald també agradece  cheers 
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Convidado Sáb Mar 08 2014, 23:36

estudante eterno escreveu:Ó meu filho, podes escrever Mc Donalds à vontade! :DNinguém te encrimina... Para quem diz asneiras de vez em quando, não sei o que te retém de escreveres o nome de empresas multinacionais de restauração rápida! :DQueres ver? Burger King, Wendy's, Pizza Hut, Ali Kebab...

Caro Amigo,

Todos nós dizemos asneiras de vez em quando...

Trate os outros foristas com o máximo de respeito, por favor!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por estudante eterno Sáb Mar 08 2014, 23:43

Investigando a Torre escreveu:
estudante eterno escreveu:Ó meu filho, podes escrever Mc Donalds à vontade! :DNinguém te encrimina... Para quem diz asneiras de vez em quando, não sei o que te retém de escreveres o nome de empresas multinacionais de restauração rápida! :DQueres ver? Burger King, Wendy's, Pizza Hut, Ali Kebab...

Caro Amigo,

Todos nós dizemos asneiras de vez em quando...

Trate os outros foristas com o máximo de respeito, por favor!

IT


Ok, ok, não resisti IT Very Happy
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Japão perde 500 congregações Empty Re: Japão perde 500 congregações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos