EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por António Madaleno Sáb Set 27 2014, 20:22

A Despertai! de Dezembro de 2014 traz um assunto pertinente sobre os transtornos mentais. Podem fazer download do artigo aqui.
Na página 6 existe uma lista de 9 conselhos que a pessoa com estes problemas deveria levar em consideração.

Realço o conselho 8º que diz:
"Não se isole. Passe tempo com pessoas em quem confia e que se importam com você."

As perguntas que deixo para consideração são:


  • E quando os problemas psicológicos e mentais são derivados do isolamento e da ostracização criados pelas pessoas que o doente tinha como "amigos"?
  • E quando esse isolamento e ostracização são impostos também pelos membros da família devido o doente ter abandonado ou sido expulso da religião?
  • Não indica esta lista que a religião das Testemunhas de Jeová sabe muito bem os transtornos mentais que cria naqueles que um dia deixam de ser Testemunhas de Jeová?
  • Não mostra esta lista que a Organização das Testemunhas de Jeová é culpada de inúmero sofrimento emocional e psicológico, até mesmo aumentando os números de doentes com este problema na sociedade?
  • Não revela também que o isolamento e ostracização são na verdade uma arma apontada à cabeça dos possíveis desertores da religião e uma clara chantagem em relação a estes?


Deixo à vossa consideração!

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais 1oFo1b
Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Yp1mCU


Última edição por TJ Curioso em Dom Set 28 2014, 17:07, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por River raid Dom Set 28 2014, 16:52

Li com atenção este tópico, até porque seu autor tem formação superior que lhe permite ter uma visão diferente de um leigo, como eu.

Na verdade, este tópico poderá servir para ajudar muitas TJ´s que nos visitam e sentem a carga mental provocada directa ou indirectamente pelo modo de vida TJ.
O sistema doutrinário das Testemunhas de Jeová cria condições para que surja sintomatologia relacionada com doença mental, que por fim, se manifestará de diversas formas sendo a mais comum a depressão, falta de auto estima e quiçá, suicídio.

Estes factores também não ajudam:

- casamentos "apressados" ou "arranjados" entre famílias;
- pressão para fazer horas para colocar no relatório;
- pecados menores "ocasionais" (tipo dizer um palavrão);
- falta de atenção por parte dos anciãos quando há necessidade disso;
- pedido indirecto de donativos;
- falta de entreajuda entre irmãos;
- calunias;
- teocracia ditatorial;

Pessoalmente, acho que o artigo da Despertai é uma hipocrisia de todo o tamanho. Porém, a Despertai é mais virada para o público em geral, logo, funciona como "porta de entrada" para pessoas verdadeiras que buscam seriamente a Deus mas acabam por encontrar uma empresa americana do ramo religioso.








avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por gregdagangue Dom Set 28 2014, 23:52

"Falta de entreajuda entre irmãos". Isso é verdadeiro, existe muita resistência por parte da irmandade para tomar a iniciativa em expressar generosidade para com os menos afortunados em seu meio. Sempre é preciso que o tal "corpo de ancião" decida quem deve receber algum tipo de ajuda financeira. É uma droga, para tudo tem que ter um comitê para dizer o que os "retardados" irmãos tem que fazer. Neutral Neutral
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por António Madaleno Dom Out 19 2014, 02:23

A propósito deste artigo leiam este texto que explora um pouco mais a incoerência entre aquilo que a Organização ensina dentro do Salão e aquilo que ela deixa transparecer para o público:

http://jwsurvey.org/news/watchtowers-advice-on-mental-health-a-tale-of-two-religions
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por gregdagangue Dom Out 19 2014, 17:31

Li o artigo e achei muito bom, de uma lógica inquestionável mais verdadeira e razoável, que deixou o fictício "grande médico" com o estetoscópico ( se é que se escreve assim o nome do instrumento de avaliação cardíaca, se não desculpem) na mão. Pela incoerências no uso na incoerente regra "dois pesos, duas medidas", o corpo governante vai cada vez 'queimando' sua imagem já bem desgastada. tass bem
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por estudante eterno Seg Out 20 2014, 19:55

TJ Curioso escreveu:A Despertai! de Dezembro de 2014 traz um assunto pertinente sobre os transtornos mentais. Podem fazer download do artigo aqui.
Na página 6 existe uma lista de 9 conselhos que a pessoa com estes problemas deveria levar em consideração.

Realço o conselho 8º que diz:
"Não se isole. Passe tempo com pessoas em quem confia e que se importam com você."

As perguntas que deixo para consideração são:


  • E quando os problemas psicológicos e mentais são derivados do isolamento e da ostracização criados pelas pessoas que o doente tinha como "amigos"?
  • E quando esse isolamento e ostracização são impostos também pelos membros da família devido o doente ter abandonado ou sido expulso da religião?
  • Não indica esta lista que a religião das Testemunhas de Jeová sabe muito bem os transtornos mentais que cria naqueles que um dia deixam de ser Testemunhas de Jeová?
  • Não mostra esta lista que a Organização das Testemunhas de Jeová é culpada de inúmero sofrimento emocional e psicológico, até mesmo aumentando os números de doentes com este problema na sociedade?
  • Não revela também que o isolamento e ostracização são na verdade uma arma apontada à cabeça dos possíveis desertores da religião e uma clara chantagem em relação a estes?


Deixo à vossa consideração!


Sinceramente, ainda sou do tempo em que ir ao psicólogo era sinal de fraqueza espiritual. Hoje em dia, as coisas mudaram nesse aspecto. Talvez um dia se perceba que a ostracização tem efeitos nefastos e se decida alijeirar as regras a esse respeito. Eu acredito nisso.
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por António Madaleno Seg Out 20 2014, 23:03

Uma das coisas que fiquei sabendo recentemente, é que num grande hospital psiquiátrico deste país existem muitas Testemunhas de Jeová que estão tendo apoio psiquiátrico devido a perturbações mentais.

E atenção que isto não foi dito como "conversa de amigos" e sim por alguém com conhecimento da situação.

Bate certo com isto.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por TJ esclarecido Ter Out 21 2014, 00:10

TJ Curioso escreveu:Uma das coisas que fiquei sabendo recentemente, é que num grande hospital psiquiátrico deste país existem muitas Testemunhas de Jeová que estão tendo apoio psiquiátrico devido a perturbações mentais.

E atenção que isto não foi dito como "conversa de amigos" e sim por alguém com conhecimento da situação.

Bate certo com isto.

Na "minha" congregação existem presentemente 2 casos de internamento numa unidade de saúde mental.
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por estudante eterno Ter Out 21 2014, 08:53

TJ Curioso escreveu:Uma das coisas que fiquei sabendo recentemente, é que num grande hospital psiquiátrico deste país existem muitas Testemunhas de Jeová que estão tendo apoio psiquiátrico devido a perturbações mentais.

E atenção que isto não foi dito como "conversa de amigos" e sim por alguém com conhecimento da situação.

Bate certo com isto.


Infelizmente também conheço essa realidade. E não duvides que uma boa parte de TJ's e ex-TJ's sofrem de crises de ansiedade, depressão, psicoses, delírios, etc...
estudante eterno
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por antonio1965 Ter Out 21 2014, 09:09

TJ esclarecido escreveu:
TJ Curioso escreveu:Uma das coisas que fiquei sabendo recentemente, é que num grande hospital psiquiátrico deste país existem muitas Testemunhas de Jeová que estão tendo apoio psiquiátrico devido a perturbações mentais.

E atenção que isto não foi dito como "conversa de amigos" e sim por alguém com conhecimento da situação.

Bate certo com isto.

Na "minha" congregação existem presentemente 2 casos de internamento numa unidade de saúde mental.


Quando Jesus esteve na terra ele pode aperceber-se que, do ponto de vista espiritual, o povo comum estava ‘sobrecarregado’ por muitas tradições de homens. Por isso ele disse o seguinte a respeito dos escribas e fariseus: “Amarram cargas pesadas e as põem nos ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos nem a movê-las com o dedo." (Mateus 23:4)

Não faz hoje o mesmo o corpo governante das Testemunhas de Jeová? Até que ponto as regras impostas pelo corpo governante não tem funcionado como uma sobrecarga sem sentido?

Por isso, Jesus podia dizer: “Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve.” (Mateus 11:28-30) Relativamente ao homens que tomam a dianteira se fala deles do seguinte modo: “Cada um deles terá de mostrar ser como abrigo contra o vento e como esconderijo contra o temporal.” (Isaías 32:2)

Se a religião das Testemunhas de Jeová pudesse proporcionar este revigoramento aos seus membros quer através do seu ensino quer através do apoio que os anciãos deviam dar, estou certo que o número de casos de depressão poderia baixar.
antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por gregdagangue Ter Out 21 2014, 22:00

São fatos dessa natureza que me fazem repensar a revolta que mostrava certo forista deste fórum (nosso amigo, Lixo tóxico) que me perdoe a ausencia , quando dizia que esta seita tem um vínculo com o "coisa ruim". Também para produzir tanto estrago psicológico, dá até para pensar que sim. Twisted Evil Morrer a rir Morrer a rir
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por Índigo Qui Out 23 2014, 11:17

Quando me afastei só faltou ser internada como doente mental!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por so Qui Out 23 2014, 14:43

Não deve ser por acaso que a ORG tem as revistas do publico e as para as TJ. Assim passa uma informação para fora com o que o publico quer ouvir para poder enganar os incautos, para dentro outra revista com um ensino bem diferente para poder manter presos os que forma enganados.
so
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1982
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por gregdagangue Qui Out 23 2014, 18:27

A propósito. dos nove itens sugeridos pelo "olhar clínico" da comissão editorial do brooklyn, eu até concordo com os sete primeiros itens. Por que os dois últimos são bem tipicamente cretinos e "puxa a brasa para o arenque da torre" As considerações do TJC, estão certíssimas, afinal em quem de lá da orga ou da família uma pessoa desassociada ou dissociada vai encontrar apoio e ajuda para seus males depressivos e angustiantes? ... Idea Question Question
gregdagangue
gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 68
Localização : boa vista/roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais Empty Re: Artigo da Despertai sobre Transtornos Mentais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos